SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  19
O QUE PENSAM OS DOCENTES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO?  Luciana Mendonça - UFRJ / NUTES ABED -201 0 Um estudo de caso  com profissionais participantes do curso “ A Internet da Educação: Recursos e Aplicações”
OBJETIVO  ,[object Object],ABED -2010
CONTEXTO DO ESTUDO ,[object Object],http://ltc.nutes.ufrj.br/avte/sme/
A  INTERNET NA EDUCAÇÃO: RECURSOS E APLICAÇÕES  O curso  é produto  de pesquisas acadêmicas e foi adaptado das versões anteriores “  A Internet no Ensino Superior: Recursos e Aplicações ” desenvolvido como processo de formação dos profissionais envolvidos com a educação em ciências e saúde.
A  INTERNET NA EDUCAÇÃO: RECURSOS E APLICAÇÕES  Aj uste do curso aos interesses e necessidades dos docentes participantes, realizado pela equipe pedagógica e tecnológica do curso composto por três momentos: 1º  – análise do perfil para o levantamento das possíveis alterações no ambiente; 2º  – seleção de novos materiais para o curso e contextualização dos textos para reflexão; 3º  – inserção do novo material, testagem de todos os recursos do AVTE e cadastro dos participantes.  As atividades a serem desenvolvidas em cada módulo continuaram com o mesmo objetivo e estratégias.
QUESTÕES NORTEADORAS ,[object Object],[object Object],[object Object],ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias na Educação: dos caminhos trilhados aos atuais desafios. Bolema: Rio Claro, Ano 21, nº 29, p. 99-129, 2008. VALENTE, J. A. Diferentes usos do computador na educação.  Disponível em: <http://upf.tche.br/%7Ecarolina/pos/valente
QUESTÕES NORTEADORAS ,[object Object],[object Object],ERTMER, P. A. Teacher Pedagogical Beliefs: The Final Frontier in Our Quest for Technology Integration? ETR&D, vol. 53, no.4, p. 25-39, 2005. LABRUNIE, M. G. L. TICs na Escola: Uma tipologia sobre as práticas. Rio de Janeiro: UERJ, 2007. Disponível  :  www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/e7marlab.pdf  Acesso em 22 dez. 2008. GIANOLLA, R.  Informática na Educação: Representações sociais do cotidiano .  3ª. Ed. São Paulo: Cortez, ISSBN 85-249-1212-X, 2006.
A Análise de Conteúdo das falas transcritas: O referencial teórico metodológico adotado pelo estudo ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],BARDIN, L.  Análise de Conteúdo . Lisboa: Edições 70, 4ª. Edição, 2009. MINAYO, M. C.  O desafio do conhecimento : pesquisa qualitativa em saúde. 11ª. Ed. São Paulo: HUCITEC, 2008.
Etapas Procedimentos Justificativa Estratégias Autor 1º.  Pré Análise Transcrição do Áudio Para ter acesso ao discurso falado, todos os áudios dos três encontros presenciais foram transcritos literalmente. *Transcrever literalmente os áudios, pontuando as pausas e posicionamentos destacados pelos participantes. Bardin (2009); Minayo (2008). Codificação Para manter o anonimato dos docentes, diferenciar o discurso destes dos pesquisadores e iniciar a sinalização das temáticas recorrentes. *Ocultar os nomes dos participantes; *Codificar os participantes; *Sinalizar as múltiplas temáticas recorrentes. Bardin (2009); Leitura Flutuante Leituras sucessivas das transcrições em busca de recorrências nas falas. *Leitura horizontal (Inúmeras leituras dos textos); *Leitura transversal (Leitura Crítica do texto, destacando as ideias principais do discurso dos participantes). Bardin (2009); Minayo (2008). 2º. Exploração do Material Formação das Expressões Chaves Fragmentos selecionados do discurso que melhor descrevem e representam seu conteúdo. *Sinalizar em cada diálogo os assuntos abordados para a composição das idéias centrais; *Destacar as expressões chaves representativas do conteúdo do discurso docente. Bardin (2009); Organização das expressões chaves em ideias centrais (temas) Organizar as expressões em temáticas amplas, ideias centrais, emergidas do discurso docente em fórmulas sintéticas que descrevem as percepções. *Organizar as expressões de acordo com o conteúdo apresentado pelo discurso; *Reler criticamente a organização das expressões; *Evidenciar as ideias centrais contidas nas expressões e organizá-las em eixos de análise (de acordo com a intenção do discurso). Bardin (2009); Minayo (2008). 3º.  O tratamento dos dados obtidos e interpretação Análise de conteúdo do discurso docente Analisar criticamente as falas dos participantes, buscando identificar as percepções acerca o uso das TICs nas práticas de ensino. A partir dos eixos de análise, os temas emergidos da fala docente, aprofundar a compreensão das percepções docentes. Bardin (2009); Minayo (2008).
O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino?
Categorias de análise Definição Subcategorias Significados atribuídos às TICs nas práticas de ensino dos docentes. Percepções acerca o uso educacional das TICs, bem como relato de atividades pedagógicas consideradas bem sucedidas e as dificuldades encontradas. ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Fatores institucionais em relação ao uso das TICs. Questões administrativas que impossibilitam o uso das TICs no cotidiano educacional. ,[object Object],[object Object],Necessidades em relação à formação continuada docente a distância para o uso das TICs. Falas embasadas nas experiências vivenciadas em EaD mediada pelas TICs, salientados as principais características que o processo formativo deve possuir. ,[object Object],[object Object],[object Object],Percepções em relação ao uso dos recursos tecnológicos pelos alunos Descrições acerca a diversidade demográfica dos alunos da rede e necessidades para a melhoria do desempenho acadêmico. ,[object Object],[object Object],Perfil e necessidades dos participantes da pesquisa em relação ao uso das TICs. Descrições sobre o papel docente dos participantes como educadores da rede municipal e relatos sobres como usam as TICs diferenciadamente.  Saberes em relação às práticas de uso das TICs pelos docentes da rede. Relatos de experiências no uso das TICs como os demais professores da rede.
O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino?  Infelizmente a gente tem uma propaganda de escola com laboratório de informática... Na essência a gente tem em 10 escolas um com laboratório, se estiver cuidado. Esta é a realidade. Então quer dizer, isso não está acontecendo e está sendo propagado. Tem laboratórios lindos e maravilhosos fechados com chave.  [P3, fala retirada do primeiro encontro presencial]. A gente precisa de ajuda precisa de formação continuada e suporte pedagógico para o uso destas novas tecnologias. Precisa de alguém dentro do laboratório para auxiliar o professor que tem medo(...) [P9, fala retirada do primeiro encontro presencial (A)].   Mas a dificuldade a gente percebe, pelo que a gente conversa, às vezes coisas elementares: salvar arquivo... Eu dei aula para um grupo de professores que antes diziam que tinham que aprender a desligar o computador. Para você ver o estágio... então a gente tem gente B e C .. Tem estes obstáculos  [P12, fala retirada do segundo encontro presencial (A)].
O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino?  (...) assim, propor atividades coletivas, em pares, em grupos... Mas para você construir mesmo essa cultura  [de uso das TICs]  e para não se sentir tão sozinho.  [P3, fala retirada do segundo encontro presencial (B)]. Aí você traz tudo que for mais atrativo ... e nada! Ele não quer saber de nada, nada interessa a ele. Peço: clica ali... E ele nem sabe pegar no mouse. Eu falo: levanta o mouse e ele até levanta, mas da cadeira. Tem aluno que não sabe nem o básico e nem quer saber  [P11, fala retirada do segundo encontro presencial (A)].  
O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino?  (...) coisa que foi ressaltada e precisamos refletir é nesta cultura de EaD. Você entra no ambiente todo o dia, nem que você não participe, mas que você acompanhe (...)  [P21, fala retirada do segundo encontro presencial (A)]. Aí quando me vejo estou enrolada em monte de coisas, com várias janelas abertas e perdida no que tenho que fazer. Ainda tem as informações que não servem para nada...  [P9, fala retirada do primeiro encontro presencial]. A gente pode ser comunicar com qualquer pessoa de qualquer lugar a qualquer hora, isso é uma grande mudança  [P23, fala retirada do segundo encontro presencial (A)].  
O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino?  Tem professor que pensa: tá tudo na internet! E eu digo tá mesmo, mas você tem que aprender a selecionar. Se não seu aluno chega aqui com a informação completamente errada e como ele vai aprender a selecionar a certa?  [P24, fala retirada do segundo encontro presencial (A)].
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino?
[object Object],[object Object],[object Object],O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino?
Considerações Finais ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Considerações Finais ,[object Object],[object Object],[object Object]

Contenu connexe

Tendances

Apresentação do pré-projecto Doutoramento
Apresentação do pré-projecto DoutoramentoApresentação do pré-projecto Doutoramento
Apresentação do pré-projecto Doutoramentolfroque
 
Três de Maio - Taísa Soares Valdameri
Três de Maio - Taísa Soares ValdameriTrês de Maio - Taísa Soares Valdameri
Três de Maio - Taísa Soares ValdameriCursoTICs
 
Apresentação pré projeto de Doutoramento
Apresentação pré projeto de DoutoramentoApresentação pré projeto de Doutoramento
Apresentação pré projeto de DoutoramentoSusana Lemos
 
Santana do Livramento - Maribel Pires da Rosa
Santana do Livramento - Maribel Pires da RosaSantana do Livramento - Maribel Pires da Rosa
Santana do Livramento - Maribel Pires da RosaCursoTICs
 
Janessa aline zappe
Janessa aline zappeJanessa aline zappe
Janessa aline zappeequipetics
 
Competências digitais dos docentes do ensino superior
Competências digitais dos docentes do ensino superiorCompetências digitais dos docentes do ensino superior
Competências digitais dos docentes do ensino superiorSusana Lemos
 
Santana do Livramento - Maria Francisca Ilha Hardem Neves
Santana do Livramento - Maria Francisca Ilha Hardem NevesSantana do Livramento - Maria Francisca Ilha Hardem Neves
Santana do Livramento - Maria Francisca Ilha Hardem NevesCursoTICs
 
Apresentação do Projeto de Doutoramento (em seminário) - junho de 2012
Apresentação do Projeto de Doutoramento (em seminário) - junho de 2012Apresentação do Projeto de Doutoramento (em seminário) - junho de 2012
Apresentação do Projeto de Doutoramento (em seminário) - junho de 2012Susana Lemos
 
Apresentação do Programa Proinfo
Apresentação do Programa ProinfoApresentação do Programa Proinfo
Apresentação do Programa Proinfocarmelitalh
 
Três de Maio - Mercia Maria Vogel
Três de Maio - Mercia Maria VogelTrês de Maio - Mercia Maria Vogel
Três de Maio - Mercia Maria VogelCursoTICs
 
Três de Maio - Osmar Sipmann
Três de Maio - Osmar SipmannTrês de Maio - Osmar Sipmann
Três de Maio - Osmar SipmannCursoTICs
 
Apresentação Lidiane
Apresentação LidianeApresentação Lidiane
Apresentação Lidianejorgellss
 
Educação Digital - Proinfo Integrado
Educação Digital - Proinfo IntegradoEducação Digital - Proinfo Integrado
Educação Digital - Proinfo IntegradoAdriana Sousa
 
Uso das tics na ed. superior
Uso das tics na ed. superiorUso das tics na ed. superior
Uso das tics na ed. superiorsauloaugustodnb
 

Tendances (20)

Apresentação do pré-projecto Doutoramento
Apresentação do pré-projecto DoutoramentoApresentação do pré-projecto Doutoramento
Apresentação do pré-projecto Doutoramento
 
Três de Maio - Taísa Soares Valdameri
Três de Maio - Taísa Soares ValdameriTrês de Maio - Taísa Soares Valdameri
Três de Maio - Taísa Soares Valdameri
 
752 3812-1-pb
752 3812-1-pb752 3812-1-pb
752 3812-1-pb
 
Apresentação pré projeto de Doutoramento
Apresentação pré projeto de DoutoramentoApresentação pré projeto de Doutoramento
Apresentação pré projeto de Doutoramento
 
Santana do Livramento - Maribel Pires da Rosa
Santana do Livramento - Maribel Pires da RosaSantana do Livramento - Maribel Pires da Rosa
Santana do Livramento - Maribel Pires da Rosa
 
Trends and innovations
Trends and innovationsTrends and innovations
Trends and innovations
 
Slides Proinfo
Slides ProinfoSlides Proinfo
Slides Proinfo
 
Janessa aline zappe
Janessa aline zappeJanessa aline zappe
Janessa aline zappe
 
Projeto de Tese
Projeto de TeseProjeto de Tese
Projeto de Tese
 
Dissertação
DissertaçãoDissertação
Dissertação
 
Competências digitais dos docentes do ensino superior
Competências digitais dos docentes do ensino superiorCompetências digitais dos docentes do ensino superior
Competências digitais dos docentes do ensino superior
 
Santana do Livramento - Maria Francisca Ilha Hardem Neves
Santana do Livramento - Maria Francisca Ilha Hardem NevesSantana do Livramento - Maria Francisca Ilha Hardem Neves
Santana do Livramento - Maria Francisca Ilha Hardem Neves
 
Apresentação do Projeto de Doutoramento (em seminário) - junho de 2012
Apresentação do Projeto de Doutoramento (em seminário) - junho de 2012Apresentação do Projeto de Doutoramento (em seminário) - junho de 2012
Apresentação do Projeto de Doutoramento (em seminário) - junho de 2012
 
Apresentação do Programa Proinfo
Apresentação do Programa ProinfoApresentação do Programa Proinfo
Apresentação do Programa Proinfo
 
Três de Maio - Mercia Maria Vogel
Três de Maio - Mercia Maria VogelTrês de Maio - Mercia Maria Vogel
Três de Maio - Mercia Maria Vogel
 
Três de Maio - Osmar Sipmann
Três de Maio - Osmar SipmannTrês de Maio - Osmar Sipmann
Três de Maio - Osmar Sipmann
 
Tic
TicTic
Tic
 
Apresentação Lidiane
Apresentação LidianeApresentação Lidiane
Apresentação Lidiane
 
Educação Digital - Proinfo Integrado
Educação Digital - Proinfo IntegradoEducação Digital - Proinfo Integrado
Educação Digital - Proinfo Integrado
 
Uso das tics na ed. superior
Uso das tics na ed. superiorUso das tics na ed. superior
Uso das tics na ed. superior
 

En vedette

Jornal V Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJ
Jornal V Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJJornal V Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJ
Jornal V Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJAdriana Rocha
 
Jornal da FETAEP edição 122 - Novembro e Dezembro de 2014
Jornal da FETAEP edição 122 - Novembro e Dezembro de 2014Jornal da FETAEP edição 122 - Novembro e Dezembro de 2014
Jornal da FETAEP edição 122 - Novembro e Dezembro de 2014FETAEP
 
Apresentacao sem titulo
Apresentacao sem tituloApresentacao sem titulo
Apresentacao sem tituloIgor Sena
 
Exclusão dos acidentes de trajeto do cálculo do FAP
Exclusão dos acidentes de trajeto do cálculo do FAPExclusão dos acidentes de trajeto do cálculo do FAP
Exclusão dos acidentes de trajeto do cálculo do FAPsindimig
 
Sintia apresentação
Sintia apresentaçãoSintia apresentação
Sintia apresentaçãosintiaat
 
Ciudades actuales-FINLANDIA
Ciudades actuales-FINLANDIACiudades actuales-FINLANDIA
Ciudades actuales-FINLANDIAximenasosamotta
 
Zeeshan Quddos IGC Main.
Zeeshan Quddos IGC Main.Zeeshan Quddos IGC Main.
Zeeshan Quddos IGC Main.ZEESHAN QUDDOS
 
Pie diabético
Pie diabéticoPie diabético
Pie diabéticomarte03
 
Programación Cultural Mes de Octubre
Programación Cultural Mes de Octubre Programación Cultural Mes de Octubre
Programación Cultural Mes de Octubre boletinmusa
 
25 de mayo esc bernal 2013
25 de mayo esc bernal 201325 de mayo esc bernal 2013
25 de mayo esc bernal 2013vegaadri
 
Curso de TICS
Curso de TICSCurso de TICS
Curso de TICSrosilenes
 

En vedette (20)

Taller noveno
Taller novenoTaller noveno
Taller noveno
 
Jornal V Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJ
Jornal V Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJJornal V Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJ
Jornal V Festa da Flor & Café de Bom Jardim/RJ
 
Jornal da FETAEP edição 122 - Novembro e Dezembro de 2014
Jornal da FETAEP edição 122 - Novembro e Dezembro de 2014Jornal da FETAEP edição 122 - Novembro e Dezembro de 2014
Jornal da FETAEP edição 122 - Novembro e Dezembro de 2014
 
Licão 03 vi editor
Licão 03 vi editorLicão 03 vi editor
Licão 03 vi editor
 
Apresentacao sem titulo
Apresentacao sem tituloApresentacao sem titulo
Apresentacao sem titulo
 
Exclusão dos acidentes de trajeto do cálculo do FAP
Exclusão dos acidentes de trajeto do cálculo do FAPExclusão dos acidentes de trajeto do cálculo do FAP
Exclusão dos acidentes de trajeto do cálculo do FAP
 
Jornal ..5
Jornal   ..5Jornal   ..5
Jornal ..5
 
Semanadaleitura2010
Semanadaleitura2010Semanadaleitura2010
Semanadaleitura2010
 
Dash1
Dash1Dash1
Dash1
 
Apresentação
ApresentaçãoApresentação
Apresentação
 
Sintia apresentação
Sintia apresentaçãoSintia apresentação
Sintia apresentação
 
Ciudades actuales-FINLANDIA
Ciudades actuales-FINLANDIACiudades actuales-FINLANDIA
Ciudades actuales-FINLANDIA
 
Zeeshan Quddos IGC Main.
Zeeshan Quddos IGC Main.Zeeshan Quddos IGC Main.
Zeeshan Quddos IGC Main.
 
Pie diabético
Pie diabéticoPie diabético
Pie diabético
 
Rtar
RtarRtar
Rtar
 
Prueba de escritorio
Prueba de escritorioPrueba de escritorio
Prueba de escritorio
 
Programación Cultural Mes de Octubre
Programación Cultural Mes de Octubre Programación Cultural Mes de Octubre
Programación Cultural Mes de Octubre
 
25 de mayo esc bernal 2013
25 de mayo esc bernal 201325 de mayo esc bernal 2013
25 de mayo esc bernal 2013
 
Curso de TICS
Curso de TICSCurso de TICS
Curso de TICS
 
Manual Digital
Manual DigitalManual Digital
Manual Digital
 

Similaire à Percepções Docentes sobre TICs

Restinga Sêca - Taiza de Andrade Machado Lopes
Restinga Sêca - Taiza de Andrade Machado LopesRestinga Sêca - Taiza de Andrade Machado Lopes
Restinga Sêca - Taiza de Andrade Machado LopesCursoTICs
 
EAC - MICROSOF TEAMS COMO AVA (2).doc
EAC - MICROSOF TEAMS COMO AVA (2).docEAC - MICROSOF TEAMS COMO AVA (2).doc
EAC - MICROSOF TEAMS COMO AVA (2).docDouglasBressan3
 
Vildaine simões taschetto
Vildaine simões taschettoVildaine simões taschetto
Vildaine simões taschettoequipetics
 
Programa Supervisao 08 09 Sobre Tic
Programa Supervisao 08 09 Sobre TicPrograma Supervisao 08 09 Sobre Tic
Programa Supervisao 08 09 Sobre TicTEODORO SOARES
 
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APP INVENTOR COMO UM OBJET...
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APP INVENTOR COMO UM OBJET...UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APP INVENTOR COMO UM OBJET...
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APP INVENTOR COMO UM OBJET...Ângelo de Medeiros
 
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de ProfessoresA Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professorescidacandine
 
Tecnologias e Metodologias Ativas no Ensino de Química
Tecnologias e Metodologias Ativas no Ensino de QuímicaTecnologias e Metodologias Ativas no Ensino de Química
Tecnologias e Metodologias Ativas no Ensino de QuímicaBruno Leite
 
Atuação docente na era das tecnologias digitais: produção e uso de materiais ...
Atuação docente na era das tecnologias digitais: produção e uso de materiais ...Atuação docente na era das tecnologias digitais: produção e uso de materiais ...
Atuação docente na era das tecnologias digitais: produção e uso de materiais ...Elaine Teixeira
 
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)William Santana
 
EDU670_1_2 - TEMA 02 - Novos papéis para os atores do cenário educacional.pdf
EDU670_1_2 - TEMA 02 -  Novos papéis para os atores do cenário educacional.pdfEDU670_1_2 - TEMA 02 -  Novos papéis para os atores do cenário educacional.pdf
EDU670_1_2 - TEMA 02 - Novos papéis para os atores do cenário educacional.pdfssusere9b125
 
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)Laura Albino da Silva
 
Cristiane back weber
Cristiane back weber Cristiane back weber
Cristiane back weber equipetics
 

Similaire à Percepções Docentes sobre TICs (20)

Restinga Sêca - Taiza de Andrade Machado Lopes
Restinga Sêca - Taiza de Andrade Machado LopesRestinga Sêca - Taiza de Andrade Machado Lopes
Restinga Sêca - Taiza de Andrade Machado Lopes
 
Comunicação na educação
Comunicação na educaçãoComunicação na educação
Comunicação na educação
 
EAC - MICROSOF TEAMS COMO AVA (2).doc
EAC - MICROSOF TEAMS COMO AVA (2).docEAC - MICROSOF TEAMS COMO AVA (2).doc
EAC - MICROSOF TEAMS COMO AVA (2).doc
 
Vildaine simões taschetto
Vildaine simões taschettoVildaine simões taschetto
Vildaine simões taschetto
 
Banner monica
Banner monicaBanner monica
Banner monica
 
1381 8
1381 81381 8
1381 8
 
Programa Supervisao 08 09 Sobre Tic
Programa Supervisao 08 09 Sobre TicPrograma Supervisao 08 09 Sobre Tic
Programa Supervisao 08 09 Sobre Tic
 
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APP INVENTOR COMO UM OBJET...
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APP INVENTOR COMO UM OBJET...UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APP INVENTOR COMO UM OBJET...
UM ESTUDO DE CASO SOBRE A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA APP INVENTOR COMO UM OBJET...
 
Accao de formacao
Accao de formacaoAccao de formacao
Accao de formacao
 
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de ProfessoresA Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
A Sociedade Conectada - Caminhos para Formação de Professores
 
Atividade 1.4 tics
Atividade 1.4 ticsAtividade 1.4 tics
Atividade 1.4 tics
 
Tecnologias e Metodologias Ativas no Ensino de Química
Tecnologias e Metodologias Ativas no Ensino de QuímicaTecnologias e Metodologias Ativas no Ensino de Química
Tecnologias e Metodologias Ativas no Ensino de Química
 
Atuação docente na era das tecnologias digitais: produção e uso de materiais ...
Atuação docente na era das tecnologias digitais: produção e uso de materiais ...Atuação docente na era das tecnologias digitais: produção e uso de materiais ...
Atuação docente na era das tecnologias digitais: produção e uso de materiais ...
 
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
 
EDU670_1_2 - TEMA 02 - Novos papéis para os atores do cenário educacional.pdf
EDU670_1_2 - TEMA 02 -  Novos papéis para os atores do cenário educacional.pdfEDU670_1_2 - TEMA 02 -  Novos papéis para os atores do cenário educacional.pdf
EDU670_1_2 - TEMA 02 - Novos papéis para os atores do cenário educacional.pdf
 
AFIRSE Aprender Digital.pptx
AFIRSE Aprender Digital.pptxAFIRSE Aprender Digital.pptx
AFIRSE Aprender Digital.pptx
 
Apresentacao Doutorado
Apresentacao DoutoradoApresentacao Doutorado
Apresentacao Doutorado
 
Pa Bere 2003
Pa   Bere   2003Pa   Bere   2003
Pa Bere 2003
 
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
Tics investigativas-110204174633-phpapp01 (1)
 
Cristiane back weber
Cristiane back weber Cristiane back weber
Cristiane back weber
 

Dernier

Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptxthaisamaral9365923
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasCasa Ciências
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Centro Jacques Delors
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -Aline Santana
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMVanessaCavalcante37
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxKtiaOliveira68
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasillucasp132400
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxkarinedarozabatista
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumPatrícia de Sá Freire, PhD. Eng.
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasCassio Meira Jr.
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Mary Alvarenga
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADOcarolinacespedes23
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?Rosalina Simão Nunes
 

Dernier (20)

Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
“Sobrou pra mim” - Conto de Ruth Rocha.pptx
 
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de PartículasRecurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
Recurso Casa das Ciências: Sistemas de Partículas
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
Apresentação | Eleições Europeias 2024-2029
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
DESAFIO LITERÁRIO - 2024 - EASB/ÁRVORE -
 
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEMCOMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
COMPETÊNCIA 1 DA REDAÇÃO DO ENEM - REDAÇÃO ENEM
 
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptxOrações subordinadas substantivas (andamento).pptx
Orações subordinadas substantivas (andamento).pptx
 
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 BrasilGoverno Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
Governo Provisório Era Vargas 1930-1934 Brasil
 
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptxAD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
AD2 DIDÁTICA.KARINEROZA.SHAYANNE.BINC.ROBERTA.pptx
 
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comumUniversidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
Universidade Empreendedora como uma Plataforma para o Bem comum
 
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULACINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
CINEMATICA DE LOS MATERIALES Y PARTICULA
 
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e EspecíficasHabilidades Motoras Básicas e Específicas
Habilidades Motoras Básicas e Específicas
 
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
Orientação Técnico-Pedagógica EMBcae Nº 001, de 16 de abril de 2024
 
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
Grupo Tribalhista - Música Velha Infância (cruzadinha e caça palavras)
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADOactivIDADES CUENTO  lobo esta  CUENTO CUARTO GRADO
activIDADES CUENTO lobo esta CUENTO CUARTO GRADO
 
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
E agora?! Já não avalio as atitudes e valores?
 

Percepções Docentes sobre TICs

  • 1. O QUE PENSAM OS DOCENTES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NAS PRÁTICAS DE ENSINO? Luciana Mendonça - UFRJ / NUTES ABED -201 0 Um estudo de caso com profissionais participantes do curso “ A Internet da Educação: Recursos e Aplicações”
  • 2.
  • 3.
  • 4. A INTERNET NA EDUCAÇÃO: RECURSOS E APLICAÇÕES O curso é produto de pesquisas acadêmicas e foi adaptado das versões anteriores “ A Internet no Ensino Superior: Recursos e Aplicações ” desenvolvido como processo de formação dos profissionais envolvidos com a educação em ciências e saúde.
  • 5. A INTERNET NA EDUCAÇÃO: RECURSOS E APLICAÇÕES Aj uste do curso aos interesses e necessidades dos docentes participantes, realizado pela equipe pedagógica e tecnológica do curso composto por três momentos: 1º – análise do perfil para o levantamento das possíveis alterações no ambiente; 2º – seleção de novos materiais para o curso e contextualização dos textos para reflexão; 3º – inserção do novo material, testagem de todos os recursos do AVTE e cadastro dos participantes. As atividades a serem desenvolvidas em cada módulo continuaram com o mesmo objetivo e estratégias.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9. Etapas Procedimentos Justificativa Estratégias Autor 1º. Pré Análise Transcrição do Áudio Para ter acesso ao discurso falado, todos os áudios dos três encontros presenciais foram transcritos literalmente. *Transcrever literalmente os áudios, pontuando as pausas e posicionamentos destacados pelos participantes. Bardin (2009); Minayo (2008). Codificação Para manter o anonimato dos docentes, diferenciar o discurso destes dos pesquisadores e iniciar a sinalização das temáticas recorrentes. *Ocultar os nomes dos participantes; *Codificar os participantes; *Sinalizar as múltiplas temáticas recorrentes. Bardin (2009); Leitura Flutuante Leituras sucessivas das transcrições em busca de recorrências nas falas. *Leitura horizontal (Inúmeras leituras dos textos); *Leitura transversal (Leitura Crítica do texto, destacando as ideias principais do discurso dos participantes). Bardin (2009); Minayo (2008). 2º. Exploração do Material Formação das Expressões Chaves Fragmentos selecionados do discurso que melhor descrevem e representam seu conteúdo. *Sinalizar em cada diálogo os assuntos abordados para a composição das idéias centrais; *Destacar as expressões chaves representativas do conteúdo do discurso docente. Bardin (2009); Organização das expressões chaves em ideias centrais (temas) Organizar as expressões em temáticas amplas, ideias centrais, emergidas do discurso docente em fórmulas sintéticas que descrevem as percepções. *Organizar as expressões de acordo com o conteúdo apresentado pelo discurso; *Reler criticamente a organização das expressões; *Evidenciar as ideias centrais contidas nas expressões e organizá-las em eixos de análise (de acordo com a intenção do discurso). Bardin (2009); Minayo (2008). 3º. O tratamento dos dados obtidos e interpretação Análise de conteúdo do discurso docente Analisar criticamente as falas dos participantes, buscando identificar as percepções acerca o uso das TICs nas práticas de ensino. A partir dos eixos de análise, os temas emergidos da fala docente, aprofundar a compreensão das percepções docentes. Bardin (2009); Minayo (2008).
  • 10. O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino?
  • 11.
  • 12. O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino? Infelizmente a gente tem uma propaganda de escola com laboratório de informática... Na essência a gente tem em 10 escolas um com laboratório, se estiver cuidado. Esta é a realidade. Então quer dizer, isso não está acontecendo e está sendo propagado. Tem laboratórios lindos e maravilhosos fechados com chave. [P3, fala retirada do primeiro encontro presencial]. A gente precisa de ajuda precisa de formação continuada e suporte pedagógico para o uso destas novas tecnologias. Precisa de alguém dentro do laboratório para auxiliar o professor que tem medo(...) [P9, fala retirada do primeiro encontro presencial (A)].   Mas a dificuldade a gente percebe, pelo que a gente conversa, às vezes coisas elementares: salvar arquivo... Eu dei aula para um grupo de professores que antes diziam que tinham que aprender a desligar o computador. Para você ver o estágio... então a gente tem gente B e C .. Tem estes obstáculos [P12, fala retirada do segundo encontro presencial (A)].
  • 13. O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino? (...) assim, propor atividades coletivas, em pares, em grupos... Mas para você construir mesmo essa cultura [de uso das TICs] e para não se sentir tão sozinho. [P3, fala retirada do segundo encontro presencial (B)]. Aí você traz tudo que for mais atrativo ... e nada! Ele não quer saber de nada, nada interessa a ele. Peço: clica ali... E ele nem sabe pegar no mouse. Eu falo: levanta o mouse e ele até levanta, mas da cadeira. Tem aluno que não sabe nem o básico e nem quer saber [P11, fala retirada do segundo encontro presencial (A)].  
  • 14. O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino? (...) coisa que foi ressaltada e precisamos refletir é nesta cultura de EaD. Você entra no ambiente todo o dia, nem que você não participe, mas que você acompanhe (...) [P21, fala retirada do segundo encontro presencial (A)]. Aí quando me vejo estou enrolada em monte de coisas, com várias janelas abertas e perdida no que tenho que fazer. Ainda tem as informações que não servem para nada... [P9, fala retirada do primeiro encontro presencial]. A gente pode ser comunicar com qualquer pessoa de qualquer lugar a qualquer hora, isso é uma grande mudança [P23, fala retirada do segundo encontro presencial (A)].  
  • 15. O que pensam os Docentes em relação ao uso das TICs nas práticas de ensino? Tem professor que pensa: tá tudo na internet! E eu digo tá mesmo, mas você tem que aprender a selecionar. Se não seu aluno chega aqui com a informação completamente errada e como ele vai aprender a selecionar a certa? [P24, fala retirada do segundo encontro presencial (A)].
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19.