SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  21
Télécharger pour lire hors ligne
ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL SALA DE RECURSO  2007 ALUNO FELIPE DALMOLIN  8ª SÉRIE  “C” PROF: MARIA DA LUZ ALMEIDA
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],PROJETO  AQUARELA  DO  BRASIL  2
I - Identificação:  1.Título do projeto: Aquarela do Brasil 2. Tema: A arte de ler, escrever e interpretar. 3. Autores: Professora Maria da Luz Almeida da Silva e alunos da Sala de Recurso de 5ª a 8ª  do Ensino Fundamental. 4. Orientadora: Maria da Luz Almeida da Silva – Professora Dinamizadoras:  Erotildes Cristina e Evely. 5. Parcerias: Equipe NTE – Terra Nova do Norte, Direção e Coordenação da Escola Estadual 12 de Abril 6. Unidade Escolar: Escola Estadual 12 de Abril 7. Série: 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. 8. Turma: Única  Nº de alunos 17  9. Turno: Matutino e Vespertino 10. Período: 27/07 a 29/11/2007.  
II - Justificativa: "Os estudantes jovens e adultos provenientes das camadas de menor poder aquisitivo dificilmente têm acesso, depois de alfabetizados, a uma grande variedade de livros ou textos literários, seja por desconhecimento da multiplicidade de gêneros, seja por impossibilidade financeira de adquirir as obras. Portanto a escola é um ambiente privilegiado, muitas vezes o único para que o aluno entre em contato com a dimensidade de textos escritos na nossa cultura" (Salto para o Futuro: Educação de Jovens e Adultos, 100, pág 42) Grandes são as dificuldades encontradas  pelos alunos que freqüentam a Sala de Recurso estão desmotivados, desanimados, então partindo desta necessidade de criar novas experiências e aproveitando o Projeto “Aquarela” realizado no 1° semestre deste ano resolvi dar continuidade, porém utilizando outros textos bem como a música para “Aquarela do Brasil”.     
Foi pensando em reverter esta situação, seguindo orientações de ações pré-estabelecidas no PPP da Escola que, decidimos propor a realização de um projeto capaz de envolver alunos e professores, proporcionando métodos e dinâmicas diferenciados do cotidiano dos alunos. Além disso, os alunos não gostam de ler e escrever. Recebemos, muitas vezes, alunos despreparados e aparentemente desestimulados a fazerem uma leitura ou em produzirem um texto.  Para que assim, possam sair da rotina, tão característica das aulas atuais, tornando-as mais interessantes, prazerosas e aptas o suficiente para concretizar nossas metas e melhoria do aprendizado.
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
IV –  Problematização           Dúvidas           Como escrever  textos diversos, músicas e poemas?           Que tipo de texto é esse?           Como e para que eles servem?           É possível descobrir o ciclo vital de qualquer ser vivo?           Como pontuar e acentuar direito?           Como escrever certo?           Como fazer rimas e poesias?           Como aprender a escrever palavras difíceis?           Como as poesias são feitas?           Como usar os parágrafos?           Certezas    
      Temos dificuldades na leitura e interpretação de textos. ·        Não sabemos escrever textos com intenções definidas . ·        Sabemos escrever bilhetes,  textos informais e cartas. ·        Temos dificuldades na pontuação. ·        A leitura é importante para criar textos. ·        A poesia mexe com o sentimento das pessoas.  
          Disciplinas envolvidas:             Português, Artes, Ciências  e História e Geografia.
V  -  Recursos necessários:     Papel bobina, camurça, folha chamex, lápis, lápis de cor, cola glitter, giz de cera, cartolina, tesoura, cola, fita adesiva, aparelho de som, CD, vídeo cassete, fita de vídeo, computador, Internet, poesias e musicas  de diversos autores, livros de literatura, textos variados, impressora.
VI - Metodologia: Iniciaremos o nosso projeto com os textos para trabalhar em sala. Seguida o roteiro planejado, faremos o levantamos das dúvidas e certezas. Partindo dos questionamentos e anseios dos alunos, a professora orientadora do projeto e a dinamizadora, Reestruturaram as ações já planejadas a serem desenvolvidas durante a realização do projeto, fizeram a adequação dos conteúdos a serem trabalhados de acordo com o currículo de 5ª a 8ª série. Consultaram o livro didático - verificando como ele também poderia ser utilizado e propuseram novas ações a serem realizadas. As seguintes ações foram planejadas para serem desenvolvidas durante todo o projeto, podendo ser modificadas sempre que houver necessidades.      1º - Leitura individual e em grupo de poemas e músicas : Retirados de livros de Língua Portuguesa. Atividades explorando a linguagem coloquial, regional e culta padrão, e também comparações entre os títulos dos poemas apresentados, assim como sua estrutura.      2º - Leitura e declamação do poema Paraíso, de José Paulo Paes, do livro Poemas para Brincar. Através dele realizaremos atividades para sanar dúvidas existentes sobre a distinção de poemas e poesias, sobre a estrutura dos textos poéticos, além de introduzir o estudo das rimas, versos, estrofes etc...    
3º - Leitura, Interpretação e canto da música “A casa”, de Vinícius de Morais. E leitura, interpretação e declamação do poema ‘A casa e seu dono’. Exploraremos por meio dos textos as diferentes formas de se escrever poemas, as diferenças entre outros tipos de textos e a fixação de rimas. Em seqüência, os alunos farão um texto descrevendo como é sua casa e as semelhanças e diferença entre a dele e a do poema de Vinícius de Morais. Para finalizar esta etapa, solicitaremos a criação de um poema com o tema que desejarem.      4º - Leitura, Interpretação e canto da música “Aquarela Brasileira” de Silas de Oliveira. Para sensibilizar a imaginação dos alunos, mostrando-os a simplicidade de se fazer Arte. Por terem gostado da música e da mensagem que ela lhes passou, o nome do projeto também ficou definido como Aquarela.      5º - Uso da Internet, no site:  http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/ .  Neste site os alunos conhecerão um pouco mais sobre os trava-línguas, as parlendas, lendas e ditados e frases populares. E selecionarão duas parlendas a serem apresentadas. Explorando a língua portuguesa,  História e Geografia,  sobre o Folclore Brasileiro .
6º - A fim de sanar mais uma dúvida (como aprender a escrever palavras difíceis?), utilizaremos O Poema o “Cravo Brigou com a Rosa”, para explicações sobre os encontros vocálicos.  Escolheremos dois alunos para dramatizarem o cravo e a rosa, no momento em que os demais alunos estiverem cantando.  7º - Distribuição em classe de textos variados, com o objetivo de monitorar a leitura individual e coletiva, possibilitando, aos alunos, uma melhora significativa. Interpretação e Ensino da gramática aliada aos textos selecionados. Será feitos o estudo dos substantivos, simples, compostos e coletivos, fonemas e letras, dígrafos, hiato e tritongo, encontros consonantais e vocálicos. Todos os conceitos e exemplos a serem trabalhados serão retirados destes textos, pelos alunos com auxilio do professor.    
8º - Uso do livro didático para conceituar o que é uma narrativa e quais seus elementos. Utilização de uma história muda, existente no mesmo livro, para se trabalhar a produção de uma narrativa.      9º - Uso de DVD.  Após assistirem, o aluno, com o auxilio da professora de Língua Portuguesa, identificarão os elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, narrador de 1ª e 3ª pessoa. E em seguida farão sua própria narrativa. 10º-Uso da Internet no site:  http://www.mundodehistorias.hpg.ig.com.br/ . Os alunos escolherão uma história para lerem e posteriormente, em sala, também farão coletivamente, uma outra narrativa.
11º  - Uso do livro didático para conceituar o que é uma descrição e quais são suas características principais. Após a leitura e explicação do conteúdo, o professor solicitará aos alunos que descrevam um objeto e depois, que descrevam uma pessoa. E através da descrição desta pessoa, eles produzirão uma história.      12º - A música “O ABC do sertão”, de Zé Dantas e Luiz Gonzaga, será lido, interpretado, declamado, cantado e utilizado na introdução do estudo sobre a tonicidade das palavras.  O estudo do conteúdo visará sanar dúvidas existentes dos alunos sobre acentuação das palavras e cumprimento do currículo. Posteriormente, se fará a fixação do conteúdo através de atividades.      13º - Utilização do aplicativo Word na criação, ilustração, correção, leitura e de um poema feito por cada aluno.      14º - Produção de uma história coletivamente. A professora desenhará no quadro desenhos em seqüência, e em seguida, todos os alunos interpretarão para que seja feita uma história oral, com todos da classe. 15º - Leitura, interpretação e produção de cartas enigmáticas.
16º - Utilização do aplicativo Power Point e Paint na criação de cartas enigmáticas. Os alunos auxiliados pela dinamizadora e professora, utilizarão o ClipArt e Paint para ilustrações, além de colocaram efeitos de animação, como som e movimento no texto e desenhos. 17º - Trabalho em grupo. A professora  distribuirá diversas gravuras entre os grupos e solicitará a eles que escrevam as características das ilustrações; reforçando assim o aprendizado sobre os adjetivos. Posteriormente, os alunos farão produções textuais, utilizando os adjetivos retirados das ilustrações. Atividades de fixação. 18º - Produção de histórias em quadrinhos. A apresentação e explicação de histórias em quadrinhos, aos alunos, serão realizadas através do uso do livro didático. Através de produções destas histórias pelos alunos, a professora introduzirá conceitos e exemplos da utilização de parágrafos e dos diálogos. E auxiliará os alunos na montagem de uma história em quadrinhos, reforçando o aprendizado da leitura, interpretação, uso de onomatopéias, ortografia, verbos, diálogos e representação gráfica.   Posteriormente se fará atividades de fixação.
19º - Finalização para o Projeto Aquarela - Os alunos criarão um livro virtual no programa Power Point e por meio deste livro, se trabalhará todos os conteúdos já mencionados, acrescentando-se os tempos verbais e suas conjugações. A prioridade se dará à coerência textual, correção gramatical, criatividade, uso dos recursos tecnológicos disponíveis no programa, ilustrações concernentes aos temas apresentados e explanações claras do trabalho que realizaram. 20º - Finalização Geral com apresentação dos trabalhos a comunidade escolar: “Aquarela do Brasil” e exposição dos trabalhos realizados no Laboratório de Informática Educacional (LIED) e relatos de experiência dos alunos sobre o projeto. Convidaremos os professores participantes, coordenadores, dinamizador, diretoria e equipe do CIEI (Centro de Informática Educativa Inclusiva) – Para assistirem as apresentações finais.
VII – Avaliação     A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua, e o acompanhamento dos ritmos e processos de aprendizagem dos alunos, dando oportunidades de desenvolver atividades que objetivam resolver suas dúvidas e progredir em seu aprendizado. Selecionamos cinco critérios fundamentais: Interesse, freqüência, participação nas atividades individuais e em grupo, esforço e capacidade de resolução dos problemas encontrados.
BIBLIOGRAFIA   Paes, José Paulo.”Poemas para Brincar” São Paulo: Ática, 1990.   Zé Dantas e Luiz Gonzaga,  “música ABC do Sertão”   Fábulas de Esopo   Viver, Aprender. Volumes 1, 2 e 3  Educação de Jovens e Adultos “livro didático” http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/   http://www.mundodehistorias.hpg.ig.com.br/   www.youtube.com.br
Aquarela Brasileira Fernanda Abreu  //  Composição: Silas de Oliveira Vejam essa maravilha de cenário É um episódio relicário Que o artista num sonho genial Escolheu para este carnaval E o asfalto como passarela Será a tela do Brasil em forma de aquarela Passeando pelas cercanias do Amazonas Conheci vastos seringais   No Pará, a ilha de Marajó E a velha cabana do Timbó Caminhando ainda um pouco maisDeparei com lindos coqueirais Estava no Ceará, terra de Irapuã De Iracema e Tupã  E fiquei radiante de alegria Quando cheguei na Bahia Bahia de Castro Alves, do acarajé Das noites de magia, do candomblé Depois de atravessar as matas do Ipú Assisti em Pernambuco A festa do frevo e do maracatu Brasília tem o seu destaque Na arte, na beleza, arquitetura Feitiço de garoa pela serra São Paulo engrandece a nossa terra Do leste, por todo o Centro-Oeste Tudo é belo e tem lindo matiz No Rio dos sambas e batucadas Dos malandros e mulatas De requebros febris Brasil, essas nossas verdes matas Cachoeiras e cascatas De colorido sutil E este lindo céu azul de anil  Emoldura em aquarela o meu Brasil

Contenu connexe

Tendances

Oficina de Poemas
Oficina de PoemasOficina de Poemas
Oficina de Poemaselzsd
 
Sequencia lilian rosi_glaucia
Sequencia lilian rosi_glauciaSequencia lilian rosi_glaucia
Sequencia lilian rosi_glauciaJozi Mares
 
Projeto Lendas Urbanas
Projeto Lendas UrbanasProjeto Lendas Urbanas
Projeto Lendas Urbanasmarlenekruger
 
Sequência didática piada
Sequência didática piadaSequência didática piada
Sequência didática piadaProfessora Cida
 
10 projeto literatura, conecendo os principais autores
10 projeto literatura, conecendo os principais autores10 projeto literatura, conecendo os principais autores
10 projeto literatura, conecendo os principais autoresjuniorfuleragem
 
235267232 4-ano-projeto-varal-de-poesias-1
235267232 4-ano-projeto-varal-de-poesias-1235267232 4-ano-projeto-varal-de-poesias-1
235267232 4-ano-projeto-varal-de-poesias-1Ana Chantal
 
Sequencia didatica alzira
Sequencia didatica alziraSequencia didatica alzira
Sequencia didatica alziraMarisa Seara
 
Projeto poetas na escola
Projeto poetas na escolaProjeto poetas na escola
Projeto poetas na escolaEunice Vieira
 
Relatório da sequência didática orient. joziane
Relatório da sequência didática orient. jozianeRelatório da sequência didática orient. joziane
Relatório da sequência didática orient. jozianeJozi Mares
 
Formação olimpíada de língua portuguesa
Formação  olimpíada de língua portuguesaFormação  olimpíada de língua portuguesa
Formação olimpíada de língua portuguesaGyam Karlo
 
Estou postando duas sequências didáticas
Estou postando duas sequências didáticasEstou postando duas sequências didáticas
Estou postando duas sequências didáticasrobilene
 
Roda de leitura era uma vez uma bruxa
Roda de leitura era uma vez uma bruxaRoda de leitura era uma vez uma bruxa
Roda de leitura era uma vez uma bruxaDenise Oliveira
 
Sequência didática quer brincar de pique esconde
Sequência didática   quer brincar de pique escondeSequência didática   quer brincar de pique esconde
Sequência didática quer brincar de pique escondeNaysa Taboada
 
Humor na sala de aula (apresentação)
Humor na sala de aula (apresentação)Humor na sala de aula (apresentação)
Humor na sala de aula (apresentação)lscosta2007
 
Sequência didática: O Leão e o Ratinho
Sequência didática: O Leão e o RatinhoSequência didática: O Leão e o Ratinho
Sequência didática: O Leão e o RatinhoShirley Lauria
 
Sequencia didática rozana
Sequencia didática rozanaSequencia didática rozana
Sequencia didática rozanaMarisa Seara
 
PROJETO: FÁBULAS NA SALA DE AULA - ESCOLA GENIVAL NUNES DA COSTA - VILHENA/RO
PROJETO: FÁBULAS NA SALA DE AULA - ESCOLA GENIVAL NUNES DA COSTA - VILHENA/ROPROJETO: FÁBULAS NA SALA DE AULA - ESCOLA GENIVAL NUNES DA COSTA - VILHENA/RO
PROJETO: FÁBULAS NA SALA DE AULA - ESCOLA GENIVAL NUNES DA COSTA - VILHENA/ROPenha Kiffer
 
Sequência gabriela 1
 Sequência gabriela 1 Sequência gabriela 1
Sequência gabriela 1Marisa Seara
 

Tendances (20)

Oficina de Poemas
Oficina de PoemasOficina de Poemas
Oficina de Poemas
 
Sequencia lilian rosi_glaucia
Sequencia lilian rosi_glauciaSequencia lilian rosi_glaucia
Sequencia lilian rosi_glaucia
 
Slides olimpíadas de língua portuguea
Slides  olimpíadas de língua portugueaSlides  olimpíadas de língua portuguea
Slides olimpíadas de língua portuguea
 
5.1 sequência..
5.1 sequência..5.1 sequência..
5.1 sequência..
 
Projeto Lendas Urbanas
Projeto Lendas UrbanasProjeto Lendas Urbanas
Projeto Lendas Urbanas
 
Sequência didática piada
Sequência didática piadaSequência didática piada
Sequência didática piada
 
10 projeto literatura, conecendo os principais autores
10 projeto literatura, conecendo os principais autores10 projeto literatura, conecendo os principais autores
10 projeto literatura, conecendo os principais autores
 
235267232 4-ano-projeto-varal-de-poesias-1
235267232 4-ano-projeto-varal-de-poesias-1235267232 4-ano-projeto-varal-de-poesias-1
235267232 4-ano-projeto-varal-de-poesias-1
 
Sequencia didatica alzira
Sequencia didatica alziraSequencia didatica alzira
Sequencia didatica alzira
 
Projeto poetas na escola
Projeto poetas na escolaProjeto poetas na escola
Projeto poetas na escola
 
Relatório da sequência didática orient. joziane
Relatório da sequência didática orient. jozianeRelatório da sequência didática orient. joziane
Relatório da sequência didática orient. joziane
 
Formação olimpíada de língua portuguesa
Formação  olimpíada de língua portuguesaFormação  olimpíada de língua portuguesa
Formação olimpíada de língua portuguesa
 
Estou postando duas sequências didáticas
Estou postando duas sequências didáticasEstou postando duas sequências didáticas
Estou postando duas sequências didáticas
 
Roda de leitura era uma vez uma bruxa
Roda de leitura era uma vez uma bruxaRoda de leitura era uma vez uma bruxa
Roda de leitura era uma vez uma bruxa
 
Sequência didática quer brincar de pique esconde
Sequência didática   quer brincar de pique escondeSequência didática   quer brincar de pique esconde
Sequência didática quer brincar de pique esconde
 
Humor na sala de aula (apresentação)
Humor na sala de aula (apresentação)Humor na sala de aula (apresentação)
Humor na sala de aula (apresentação)
 
Sequência didática: O Leão e o Ratinho
Sequência didática: O Leão e o RatinhoSequência didática: O Leão e o Ratinho
Sequência didática: O Leão e o Ratinho
 
Sequencia didática rozana
Sequencia didática rozanaSequencia didática rozana
Sequencia didática rozana
 
PROJETO: FÁBULAS NA SALA DE AULA - ESCOLA GENIVAL NUNES DA COSTA - VILHENA/RO
PROJETO: FÁBULAS NA SALA DE AULA - ESCOLA GENIVAL NUNES DA COSTA - VILHENA/ROPROJETO: FÁBULAS NA SALA DE AULA - ESCOLA GENIVAL NUNES DA COSTA - VILHENA/RO
PROJETO: FÁBULAS NA SALA DE AULA - ESCOLA GENIVAL NUNES DA COSTA - VILHENA/RO
 
Sequência gabriela 1
 Sequência gabriela 1 Sequência gabriela 1
Sequência gabriela 1
 

Similaire à Projeto Aquarela ApresentaçãO 2007

Cinema e literatura na escola
Cinema e literatura na escola Cinema e literatura na escola
Cinema e literatura na escola Ida Maria Marins
 
Cinema e literatura na escola
Cinema e literatura na escola Cinema e literatura na escola
Cinema e literatura na escola Ida Maria Marins
 
PORTFÓLIO POETA DAS MORENINHAS 1º SEMESTRE DE 2014
PORTFÓLIO POETA DAS MORENINHAS 1º SEMESTRE DE 2014PORTFÓLIO POETA DAS MORENINHAS 1º SEMESTRE DE 2014
PORTFÓLIO POETA DAS MORENINHAS 1º SEMESTRE DE 2014Weruska Dutra
 
Quem souber que conte outra
Quem souber que conte outraQuem souber que conte outra
Quem souber que conte outracassab96
 
Apresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contoApresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contomarcia cristina
 
Apresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contoApresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contomarcia cristina
 
Apresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contoApresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contomarcia cristina
 
Projeto generos[1]carol e patric ia
Projeto generos[1]carol e patric iaProjeto generos[1]carol e patric ia
Projeto generos[1]carol e patric iaCarol Costa
 
Poesia projeto
Poesia projetoPoesia projeto
Poesia projetovanyeroger
 
Apresentaçãp projeto de leitura nos anos iniciais
Apresentaçãp projeto de leitura nos anos iniciaisApresentaçãp projeto de leitura nos anos iniciais
Apresentaçãp projeto de leitura nos anos iniciaisleao162010
 
Projeto elania (3
Projeto elania (3Projeto elania (3
Projeto elania (3elaniasf
 
Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escola...
Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escola...Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escola...
Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escola...Gisele Lima
 
Reescrevendo histórias
Reescrevendo históriasReescrevendo histórias
Reescrevendo históriasNeemias
 
Mídias na educação - plano de aula
Mídias na educação -   plano de aulaMídias na educação -   plano de aula
Mídias na educação - plano de aulaConceição Rosa
 
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012Ðouglas Rocha
 

Similaire à Projeto Aquarela ApresentaçãO 2007 (20)

Cinema e literatura na escola
Cinema e literatura na escola Cinema e literatura na escola
Cinema e literatura na escola
 
Cinema e literatura na escola
Cinema e literatura na escola Cinema e literatura na escola
Cinema e literatura na escola
 
PORTFÓLIO POETA DAS MORENINHAS 1º SEMESTRE DE 2014
PORTFÓLIO POETA DAS MORENINHAS 1º SEMESTRE DE 2014PORTFÓLIO POETA DAS MORENINHAS 1º SEMESTRE DE 2014
PORTFÓLIO POETA DAS MORENINHAS 1º SEMESTRE DE 2014
 
Quem souber que conte outra
Quem souber que conte outraQuem souber que conte outra
Quem souber que conte outra
 
Apresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contoApresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um conto
 
Apresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contoApresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um conto
 
Apresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um contoApresentação do projeto quem conta um conto
Apresentação do projeto quem conta um conto
 
Projeto generos[1]carol e patric ia
Projeto generos[1]carol e patric iaProjeto generos[1]carol e patric ia
Projeto generos[1]carol e patric ia
 
Projeto educacional
Projeto educacionalProjeto educacional
Projeto educacional
 
Projeto de Literatura e Redação
Projeto de Literatura e RedaçãoProjeto de Literatura e Redação
Projeto de Literatura e Redação
 
Poesia projeto
Poesia projetoPoesia projeto
Poesia projeto
 
Apresentaçãp projeto de leitura nos anos iniciais
Apresentaçãp projeto de leitura nos anos iniciaisApresentaçãp projeto de leitura nos anos iniciais
Apresentaçãp projeto de leitura nos anos iniciais
 
Projeto elania (3
Projeto elania (3Projeto elania (3
Projeto elania (3
 
Projeto leitura
Projeto leituraProjeto leitura
Projeto leitura
 
Voando Mais Alto 2023 - 1ª ESTAÇÃO.pptx
Voando Mais Alto 2023 - 1ª ESTAÇÃO.pptxVoando Mais Alto 2023 - 1ª ESTAÇÃO.pptx
Voando Mais Alto 2023 - 1ª ESTAÇÃO.pptx
 
Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escola...
Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escola...Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escola...
Biblioteca escolar e projeto pedagógico: uma proposta de integração em escola...
 
Reescrevendo histórias
Reescrevendo históriasReescrevendo histórias
Reescrevendo histórias
 
Mídias na educação - plano de aula
Mídias na educação -   plano de aulaMídias na educação -   plano de aula
Mídias na educação - plano de aula
 
25112014012203 1 leitura
25112014012203 1 leitura25112014012203 1 leitura
25112014012203 1 leitura
 
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012
PROJETO LEITURA E ESCRITA 2012
 

Plus de Mara Almeida

Boas Vindas E Saude Pagina 03
Boas Vindas E Saude Pagina   03Boas Vindas E Saude Pagina   03
Boas Vindas E Saude Pagina 03Mara Almeida
 
Entrevistas Pagina 02
Entrevistas Pagina   02Entrevistas Pagina   02
Entrevistas Pagina 02Mara Almeida
 
ApresentaçãO Pagina 01
ApresentaçãO  Pagina   01ApresentaçãO  Pagina   01
ApresentaçãO Pagina 01Mara Almeida
 
Capa Jornal Pagina
Capa Jornal  PaginaCapa Jornal  Pagina
Capa Jornal PaginaMara Almeida
 
Projeto DicionáRio Saboroso Eja I Segemento 1ª, 2ª E 3ª Fases
Projeto DicionáRio Saboroso Eja  I Segemento 1ª, 2ª E 3ª FasesProjeto DicionáRio Saboroso Eja  I Segemento 1ª, 2ª E 3ª Fases
Projeto DicionáRio Saboroso Eja I Segemento 1ª, 2ª E 3ª FasesMara Almeida
 
Apresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoApresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoMara Almeida
 
Apresentação Sala de recurso
Apresentação Sala de recursoApresentação Sala de recurso
Apresentação Sala de recursoMara Almeida
 
Apresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoApresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoMara Almeida
 
Projeto Interdisciplinar Jeniffer Hespanha, Lauani E Keliane 6ª A
Projeto Interdisciplinar Jeniffer Hespanha,  Lauani E Keliane 6ª AProjeto Interdisciplinar Jeniffer Hespanha,  Lauani E Keliane 6ª A
Projeto Interdisciplinar Jeniffer Hespanha, Lauani E Keliane 6ª AMara Almeida
 
Apresentação Projeto Interdisciplinar Ciencias e Saude das Alunas
Apresentação Projeto Interdisciplinar Ciencias e Saude  das AlunasApresentação Projeto Interdisciplinar Ciencias e Saude  das Alunas
Apresentação Projeto Interdisciplinar Ciencias e Saude das AlunasMara Almeida
 
ApresentaçãO Sala De Recurso 2008
ApresentaçãO Sala De Recurso 2008ApresentaçãO Sala De Recurso 2008
ApresentaçãO Sala De Recurso 2008Mara Almeida
 

Plus de Mara Almeida (11)

Boas Vindas E Saude Pagina 03
Boas Vindas E Saude Pagina   03Boas Vindas E Saude Pagina   03
Boas Vindas E Saude Pagina 03
 
Entrevistas Pagina 02
Entrevistas Pagina   02Entrevistas Pagina   02
Entrevistas Pagina 02
 
ApresentaçãO Pagina 01
ApresentaçãO  Pagina   01ApresentaçãO  Pagina   01
ApresentaçãO Pagina 01
 
Capa Jornal Pagina
Capa Jornal  PaginaCapa Jornal  Pagina
Capa Jornal Pagina
 
Projeto DicionáRio Saboroso Eja I Segemento 1ª, 2ª E 3ª Fases
Projeto DicionáRio Saboroso Eja  I Segemento 1ª, 2ª E 3ª FasesProjeto DicionáRio Saboroso Eja  I Segemento 1ª, 2ª E 3ª Fases
Projeto DicionáRio Saboroso Eja I Segemento 1ª, 2ª E 3ª Fases
 
Apresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoApresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de Recurso
 
Apresentação Sala de recurso
Apresentação Sala de recursoApresentação Sala de recurso
Apresentação Sala de recurso
 
Apresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de RecursoApresentação Sala de Recurso
Apresentação Sala de Recurso
 
Projeto Interdisciplinar Jeniffer Hespanha, Lauani E Keliane 6ª A
Projeto Interdisciplinar Jeniffer Hespanha,  Lauani E Keliane 6ª AProjeto Interdisciplinar Jeniffer Hespanha,  Lauani E Keliane 6ª A
Projeto Interdisciplinar Jeniffer Hespanha, Lauani E Keliane 6ª A
 
Apresentação Projeto Interdisciplinar Ciencias e Saude das Alunas
Apresentação Projeto Interdisciplinar Ciencias e Saude  das AlunasApresentação Projeto Interdisciplinar Ciencias e Saude  das Alunas
Apresentação Projeto Interdisciplinar Ciencias e Saude das Alunas
 
ApresentaçãO Sala De Recurso 2008
ApresentaçãO Sala De Recurso 2008ApresentaçãO Sala De Recurso 2008
ApresentaçãO Sala De Recurso 2008
 

Dernier

Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974AnaRitaFreitas7
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxtaloAugusto8
 
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdfRitoneltonSouzaSanto
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresEu Prefiro o Paraíso.
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino FilosofiaLucliaResende1
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiMary Alvarenga
 
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaO-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaTeresaCosta92
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosAgrela Elvixeo
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -Mary Alvarenga
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxPatriciaFarias81
 
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfItaloAtsoc
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalidicacia
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxLuzia Gabriele
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXHisrelBlog
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegrafernando846621
 
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)profesfrancleite
 

Dernier (20)

Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
Trabalho DAC História 25 de Abril de 1974
 
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptxApresentação sobrea dengue educação.pptx
Apresentação sobrea dengue educação.pptx
 
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdfAbordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
Abordagem 1. Análise textual (Severino, 2013).pdf
 
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
1. CIENCIAS-HUMANAS-GLOBALIZAÇÃO, TEMPO E ESPAÇO-V1.pdf
 
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptxSlides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
Slides Lição 1, CPAD, O Início da Caminhada, 2Tr24, Pr Henrique.pptx
 
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de GestoresComo fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
Como fazer um Feedback Eficaz - Comitê de Gestores
 
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofiaaula 1.pptx Ementa e  Plano de ensino Filosofia
aula 1.pptx Ementa e Plano de ensino Filosofia
 
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegyptiCruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
Cruzadinha da dengue - Mosquito Aedes aegypti
 
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus SousaO-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
O-P-mais-importante.pptx de Maria Jesus Sousa
 
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES MonelosPeixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
Peixeiras da Coruña. O Muro da Coruña. IES Monelos
 
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdfAbordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
Abordagem 3. Análise interpretativa (Severino, 2013)_PdfToPowerPoint.pdf
 
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti  -
Poema sobre o mosquito Aedes aegipyti -
 
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptxRessonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
Ressonancia_magnetica_basica_slide_da_net.pptx
 
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdfARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
ARTE BARROCA E ROCOCO BRASILEIRO-min.pdf
 
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacionalarte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
arte retrato de um povo - Expressão Cultural e Identidade Nacional
 
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsxDepende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
Depende De Nós! José Ernesto Ferraresso.ppsx
 
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARXA CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
A CONCEPÇÃO FILO/SOCIOLÓGICA DE KARL MARX
 
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegraTermo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
Termo de audiência de Mauro Cid na ìntegra
 
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
AS REBELIÕES NA AMERICA IBERICA (Prof. Francisco Leite)
 
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS(42-ESTUDO - LUCAS)  DISCIPULO  DE JESUS
(42-ESTUDO - LUCAS) DISCIPULO DE JESUS
 

Projeto Aquarela ApresentaçãO 2007

  • 1. ESCOLA ESTADUAL 12 DE ABRIL SALA DE RECURSO 2007 ALUNO FELIPE DALMOLIN 8ª SÉRIE “C” PROF: MARIA DA LUZ ALMEIDA
  • 2.
  • 3. I - Identificação:  1.Título do projeto: Aquarela do Brasil 2. Tema: A arte de ler, escrever e interpretar. 3. Autores: Professora Maria da Luz Almeida da Silva e alunos da Sala de Recurso de 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. 4. Orientadora: Maria da Luz Almeida da Silva – Professora Dinamizadoras: Erotildes Cristina e Evely. 5. Parcerias: Equipe NTE – Terra Nova do Norte, Direção e Coordenação da Escola Estadual 12 de Abril 6. Unidade Escolar: Escola Estadual 12 de Abril 7. Série: 5ª a 8ª do Ensino Fundamental. 8. Turma: Única Nº de alunos 17 9. Turno: Matutino e Vespertino 10. Período: 27/07 a 29/11/2007.  
  • 4. II - Justificativa: "Os estudantes jovens e adultos provenientes das camadas de menor poder aquisitivo dificilmente têm acesso, depois de alfabetizados, a uma grande variedade de livros ou textos literários, seja por desconhecimento da multiplicidade de gêneros, seja por impossibilidade financeira de adquirir as obras. Portanto a escola é um ambiente privilegiado, muitas vezes o único para que o aluno entre em contato com a dimensidade de textos escritos na nossa cultura" (Salto para o Futuro: Educação de Jovens e Adultos, 100, pág 42) Grandes são as dificuldades encontradas pelos alunos que freqüentam a Sala de Recurso estão desmotivados, desanimados, então partindo desta necessidade de criar novas experiências e aproveitando o Projeto “Aquarela” realizado no 1° semestre deste ano resolvi dar continuidade, porém utilizando outros textos bem como a música para “Aquarela do Brasil”.    
  • 5. Foi pensando em reverter esta situação, seguindo orientações de ações pré-estabelecidas no PPP da Escola que, decidimos propor a realização de um projeto capaz de envolver alunos e professores, proporcionando métodos e dinâmicas diferenciados do cotidiano dos alunos. Além disso, os alunos não gostam de ler e escrever. Recebemos, muitas vezes, alunos despreparados e aparentemente desestimulados a fazerem uma leitura ou em produzirem um texto. Para que assim, possam sair da rotina, tão característica das aulas atuais, tornando-as mais interessantes, prazerosas e aptas o suficiente para concretizar nossas metas e melhoria do aprendizado.
  • 6.
  • 7.
  • 8. IV – Problematização          Dúvidas          Como escrever textos diversos, músicas e poemas?          Que tipo de texto é esse?          Como e para que eles servem?          É possível descobrir o ciclo vital de qualquer ser vivo?          Como pontuar e acentuar direito?          Como escrever certo?          Como fazer rimas e poesias?          Como aprender a escrever palavras difíceis?          Como as poesias são feitas?          Como usar os parágrafos?          Certezas    
  • 9.      Temos dificuldades na leitura e interpretação de textos. ·        Não sabemos escrever textos com intenções definidas . ·        Sabemos escrever bilhetes, textos informais e cartas. ·        Temos dificuldades na pontuação. ·        A leitura é importante para criar textos. ·        A poesia mexe com o sentimento das pessoas.  
  • 10.          Disciplinas envolvidas:            Português, Artes, Ciências e História e Geografia.
  • 11. V - Recursos necessários:     Papel bobina, camurça, folha chamex, lápis, lápis de cor, cola glitter, giz de cera, cartolina, tesoura, cola, fita adesiva, aparelho de som, CD, vídeo cassete, fita de vídeo, computador, Internet, poesias e musicas de diversos autores, livros de literatura, textos variados, impressora.
  • 12. VI - Metodologia: Iniciaremos o nosso projeto com os textos para trabalhar em sala. Seguida o roteiro planejado, faremos o levantamos das dúvidas e certezas. Partindo dos questionamentos e anseios dos alunos, a professora orientadora do projeto e a dinamizadora, Reestruturaram as ações já planejadas a serem desenvolvidas durante a realização do projeto, fizeram a adequação dos conteúdos a serem trabalhados de acordo com o currículo de 5ª a 8ª série. Consultaram o livro didático - verificando como ele também poderia ser utilizado e propuseram novas ações a serem realizadas. As seguintes ações foram planejadas para serem desenvolvidas durante todo o projeto, podendo ser modificadas sempre que houver necessidades.     1º - Leitura individual e em grupo de poemas e músicas : Retirados de livros de Língua Portuguesa. Atividades explorando a linguagem coloquial, regional e culta padrão, e também comparações entre os títulos dos poemas apresentados, assim como sua estrutura.     2º - Leitura e declamação do poema Paraíso, de José Paulo Paes, do livro Poemas para Brincar. Através dele realizaremos atividades para sanar dúvidas existentes sobre a distinção de poemas e poesias, sobre a estrutura dos textos poéticos, além de introduzir o estudo das rimas, versos, estrofes etc...    
  • 13. 3º - Leitura, Interpretação e canto da música “A casa”, de Vinícius de Morais. E leitura, interpretação e declamação do poema ‘A casa e seu dono’. Exploraremos por meio dos textos as diferentes formas de se escrever poemas, as diferenças entre outros tipos de textos e a fixação de rimas. Em seqüência, os alunos farão um texto descrevendo como é sua casa e as semelhanças e diferença entre a dele e a do poema de Vinícius de Morais. Para finalizar esta etapa, solicitaremos a criação de um poema com o tema que desejarem.     4º - Leitura, Interpretação e canto da música “Aquarela Brasileira” de Silas de Oliveira. Para sensibilizar a imaginação dos alunos, mostrando-os a simplicidade de se fazer Arte. Por terem gostado da música e da mensagem que ela lhes passou, o nome do projeto também ficou definido como Aquarela.     5º - Uso da Internet, no site: http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/ . Neste site os alunos conhecerão um pouco mais sobre os trava-línguas, as parlendas, lendas e ditados e frases populares. E selecionarão duas parlendas a serem apresentadas. Explorando a língua portuguesa, História e Geografia, sobre o Folclore Brasileiro .
  • 14. 6º - A fim de sanar mais uma dúvida (como aprender a escrever palavras difíceis?), utilizaremos O Poema o “Cravo Brigou com a Rosa”, para explicações sobre os encontros vocálicos. Escolheremos dois alunos para dramatizarem o cravo e a rosa, no momento em que os demais alunos estiverem cantando. 7º - Distribuição em classe de textos variados, com o objetivo de monitorar a leitura individual e coletiva, possibilitando, aos alunos, uma melhora significativa. Interpretação e Ensino da gramática aliada aos textos selecionados. Será feitos o estudo dos substantivos, simples, compostos e coletivos, fonemas e letras, dígrafos, hiato e tritongo, encontros consonantais e vocálicos. Todos os conceitos e exemplos a serem trabalhados serão retirados destes textos, pelos alunos com auxilio do professor.    
  • 15. 8º - Uso do livro didático para conceituar o que é uma narrativa e quais seus elementos. Utilização de uma história muda, existente no mesmo livro, para se trabalhar a produção de uma narrativa.     9º - Uso de DVD. Após assistirem, o aluno, com o auxilio da professora de Língua Portuguesa, identificarão os elementos da narrativa: personagens, tempo, espaço, narrador de 1ª e 3ª pessoa. E em seguida farão sua própria narrativa. 10º-Uso da Internet no site: http://www.mundodehistorias.hpg.ig.com.br/ . Os alunos escolherão uma história para lerem e posteriormente, em sala, também farão coletivamente, uma outra narrativa.
  • 16. 11º - Uso do livro didático para conceituar o que é uma descrição e quais são suas características principais. Após a leitura e explicação do conteúdo, o professor solicitará aos alunos que descrevam um objeto e depois, que descrevam uma pessoa. E através da descrição desta pessoa, eles produzirão uma história.     12º - A música “O ABC do sertão”, de Zé Dantas e Luiz Gonzaga, será lido, interpretado, declamado, cantado e utilizado na introdução do estudo sobre a tonicidade das palavras. O estudo do conteúdo visará sanar dúvidas existentes dos alunos sobre acentuação das palavras e cumprimento do currículo. Posteriormente, se fará a fixação do conteúdo através de atividades.     13º - Utilização do aplicativo Word na criação, ilustração, correção, leitura e de um poema feito por cada aluno.     14º - Produção de uma história coletivamente. A professora desenhará no quadro desenhos em seqüência, e em seguida, todos os alunos interpretarão para que seja feita uma história oral, com todos da classe. 15º - Leitura, interpretação e produção de cartas enigmáticas.
  • 17. 16º - Utilização do aplicativo Power Point e Paint na criação de cartas enigmáticas. Os alunos auxiliados pela dinamizadora e professora, utilizarão o ClipArt e Paint para ilustrações, além de colocaram efeitos de animação, como som e movimento no texto e desenhos. 17º - Trabalho em grupo. A professora distribuirá diversas gravuras entre os grupos e solicitará a eles que escrevam as características das ilustrações; reforçando assim o aprendizado sobre os adjetivos. Posteriormente, os alunos farão produções textuais, utilizando os adjetivos retirados das ilustrações. Atividades de fixação. 18º - Produção de histórias em quadrinhos. A apresentação e explicação de histórias em quadrinhos, aos alunos, serão realizadas através do uso do livro didático. Através de produções destas histórias pelos alunos, a professora introduzirá conceitos e exemplos da utilização de parágrafos e dos diálogos. E auxiliará os alunos na montagem de uma história em quadrinhos, reforçando o aprendizado da leitura, interpretação, uso de onomatopéias, ortografia, verbos, diálogos e representação gráfica.   Posteriormente se fará atividades de fixação.
  • 18. 19º - Finalização para o Projeto Aquarela - Os alunos criarão um livro virtual no programa Power Point e por meio deste livro, se trabalhará todos os conteúdos já mencionados, acrescentando-se os tempos verbais e suas conjugações. A prioridade se dará à coerência textual, correção gramatical, criatividade, uso dos recursos tecnológicos disponíveis no programa, ilustrações concernentes aos temas apresentados e explanações claras do trabalho que realizaram. 20º - Finalização Geral com apresentação dos trabalhos a comunidade escolar: “Aquarela do Brasil” e exposição dos trabalhos realizados no Laboratório de Informática Educacional (LIED) e relatos de experiência dos alunos sobre o projeto. Convidaremos os professores participantes, coordenadores, dinamizador, diretoria e equipe do CIEI (Centro de Informática Educativa Inclusiva) – Para assistirem as apresentações finais.
  • 19. VII – Avaliação     A avaliação escolhida prioriza a observação diária e contínua, e o acompanhamento dos ritmos e processos de aprendizagem dos alunos, dando oportunidades de desenvolver atividades que objetivam resolver suas dúvidas e progredir em seu aprendizado. Selecionamos cinco critérios fundamentais: Interesse, freqüência, participação nas atividades individuais e em grupo, esforço e capacidade de resolução dos problemas encontrados.
  • 20. BIBLIOGRAFIA   Paes, José Paulo.”Poemas para Brincar” São Paulo: Ática, 1990.   Zé Dantas e Luiz Gonzaga, “música ABC do Sertão” Fábulas de Esopo   Viver, Aprender. Volumes 1, 2 e 3 Educação de Jovens e Adultos “livro didático” http://www.brasilfolclore.hpg.ig.com.br/   http://www.mundodehistorias.hpg.ig.com.br/   www.youtube.com.br
  • 21. Aquarela Brasileira Fernanda Abreu // Composição: Silas de Oliveira Vejam essa maravilha de cenário É um episódio relicário Que o artista num sonho genial Escolheu para este carnaval E o asfalto como passarela Será a tela do Brasil em forma de aquarela Passeando pelas cercanias do Amazonas Conheci vastos seringais No Pará, a ilha de Marajó E a velha cabana do Timbó Caminhando ainda um pouco maisDeparei com lindos coqueirais Estava no Ceará, terra de Irapuã De Iracema e Tupã E fiquei radiante de alegria Quando cheguei na Bahia Bahia de Castro Alves, do acarajé Das noites de magia, do candomblé Depois de atravessar as matas do Ipú Assisti em Pernambuco A festa do frevo e do maracatu Brasília tem o seu destaque Na arte, na beleza, arquitetura Feitiço de garoa pela serra São Paulo engrandece a nossa terra Do leste, por todo o Centro-Oeste Tudo é belo e tem lindo matiz No Rio dos sambas e batucadas Dos malandros e mulatas De requebros febris Brasil, essas nossas verdes matas Cachoeiras e cascatas De colorido sutil E este lindo céu azul de anil Emoldura em aquarela o meu Brasil