SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  15
SAMBA
Samba ,[object Object]
O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos) e acompanhados por violão e cavaquinho.
Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. O termo samba é de origem africana e tem seu significado ligado às danças típicas tribais do continente. ,[object Object]
OliveiraV. (2001, p.14) menciona que:  "Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)."      De acordo com o autor, a dança tanto tinha características lúdicas como ritualísticas, em que havia manifestações de alegria pela caça e pesca ou dramatizações pelos nascimentos e funerais.      Nanni (2003, p.7) confirma isto quando cita que:   "As danças, em todas as épocas da história e/ou espaço geográfico, para todos os povos é representação de suas manifestações, de seus 'estados de espírito', por meio de emoções, de expressão e comunicação do ser e de suas características culturais."
O primeiro samba gravado no Brasil foi  Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga. Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc. Outros importantes sambistas de todos os tempos: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo.
Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo      O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, é neste estilo, pois tem origem no maxixe.  Já o samba de roda, surgido na Bahia no século XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro. No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor. Entre os paulistas, o samba ganha uma conotação de mistura de raças. Com influência italiana, as letras são mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espaço no estilo do samba de São Paulo.
  Há várias classificações de samba, e o samba segundo o livro “A dança no contexto da Educação Física “ é uma dança representativa que são aquelas manifestações de dança que representam a relação entre o mítico, o religioso e os costumes de um grupo social, como danças étnicas, raciais, folclóricas e populares. São danças familiares, sociais e festivas, tendo como finalidade o lúdico, o amoroso e o educativo.O samba também pode se classificar como dança sensuais e regionais
Samba na escola Desenvolver a integração social; O bem estar e a construção da cultura de paz; Importância da cultura afro-brasileira; A afirmação da nossa identidade étnica e racial; Através das atividades lúdicas e musicalidade rítmica do samba e na poesia,com isso aprendemos a valorizar os momentos importantes da dança e da musica.
  O COLETIVO DE AUTORES (1992) concorda quando diz que a dança é um conteúdo da Educação Física escolar, assim como o jogo, o esporte, a ginástica e a capoeira também o são. E defendem o ensino de dança na Educação Física escolar desde a educação infantil até o ensino médio
¨ A dança é o corpo transfigurando-se em formas. ¨ MerleauPonty ¨ Todo ser humano tem no movimento uma necessidade natural e espontânea, indispensável à vida.¨ Daisy Barros
Para Hanna- a dança é um comportamento humano constituído a parti de sequências de movimentos e gestos corporais diferenciados de atividades motoras usuais. Tais movimentos e gestos são organizados culturalmente, atendem a propósitos e intencionalidades dos dançarinos e têm valor inerentemente estético.
O corpo é movido por intenções provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestacões. Essa capacidade de o indivíduo sentir e utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação com o mundo chamamos de corporeidade.
A importância e o significado da Educação Física implica em reflexões sobre seus paradigmas, pois se vive numa sociedade dinâmica e entende-se que essa área deve contemplar múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos por esta sociedade, a respeito do corpo, assim como afirma Pinheiro (2004 p.32):  "A Educação Física desenvolvida de forma consciente, respeita as diferenças (...), ou seja, as individualidades de cada um e não dicotomiza o ser humano, não separando o corpo físico do mental, entendo que ambos funcionam de modo integral".
Fonte: Livro: Dança o enigma do movimento Livro: Reflexões sobre o Corpo www.suapesquisa.com/samba/livros_samba http://www.projetohistoriadosamba.org/ http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:jr6DL9y0g3YJ:www.efdeportes.com/efd85/danca.htm+danca+na+educacao+fisica&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br

Contenu connexe

Tendances (20)

Samba Bárbara e Isabela
Samba Bárbara e IsabelaSamba Bárbara e Isabela
Samba Bárbara e Isabela
 
Samba canção
Samba cançãoSamba canção
Samba canção
 
Samba ana luiza e breno
Samba ana luiza e brenoSamba ana luiza e breno
Samba ana luiza e breno
 
Samba além do carnaval
Samba além do carnavalSamba além do carnaval
Samba além do carnaval
 
Presentaci+¦n1 samba
Presentaci+¦n1 sambaPresentaci+¦n1 samba
Presentaci+¦n1 samba
 
Samba
SambaSamba
Samba
 
Samba breno e leonardo higa
Samba breno e leonardo higaSamba breno e leonardo higa
Samba breno e leonardo higa
 
SAMBA- TURMA 3003
SAMBA- TURMA 3003SAMBA- TURMA 3003
SAMBA- TURMA 3003
 
Samba Choro
Samba ChoroSamba Choro
Samba Choro
 
Samba beatriz araujo e carolina
Samba beatriz araujo e carolinaSamba beatriz araujo e carolina
Samba beatriz araujo e carolina
 
Jogo Samba
Jogo SambaJogo Samba
Jogo Samba
 
ApresentaçãO SAmba2
ApresentaçãO SAmba2ApresentaçãO SAmba2
ApresentaçãO SAmba2
 
Trabalho de artes - SAMBA
Trabalho de artes - SAMBATrabalho de artes - SAMBA
Trabalho de artes - SAMBA
 
Roteiro de estudo ARTE - Ensino Fundamental
Roteiro de estudo ARTE - Ensino FundamentalRoteiro de estudo ARTE - Ensino Fundamental
Roteiro de estudo ARTE - Ensino Fundamental
 
História do axé_(1)
História do axé_(1)História do axé_(1)
História do axé_(1)
 
Pagode
PagodePagode
Pagode
 
Pagode
PagodePagode
Pagode
 
SLIDES – 100 ANOS DE SAMBA.
SLIDES – 100 ANOS DE SAMBA.SLIDES – 100 ANOS DE SAMBA.
SLIDES – 100 ANOS DE SAMBA.
 
PLANO DE AULA – PRIMEIRA REPÚBLICA PELO SAMBA – PRODUÇÃO DE PARÓDIAS.
PLANO DE AULA – PRIMEIRA REPÚBLICA PELO SAMBA – PRODUÇÃO DE PARÓDIAS.PLANO DE AULA – PRIMEIRA REPÚBLICA PELO SAMBA – PRODUÇÃO DE PARÓDIAS.
PLANO DE AULA – PRIMEIRA REPÚBLICA PELO SAMBA – PRODUÇÃO DE PARÓDIAS.
 
Axe
AxeAxe
Axe
 

Similaire à Origens e estilos do samba brasileiro

A dança como resgate cultural
A dança como resgate cultural A dança como resgate cultural
A dança como resgate cultural Naiá Covas
 
Danças nacionais populares joana
Danças nacionais populares joanaDanças nacionais populares joana
Danças nacionais populares joanaJorge Luiz Queiroz
 
Que bloco e esse articulo Karen Gomez 2017.pdf
Que bloco e esse articulo Karen Gomez 2017.pdfQue bloco e esse articulo Karen Gomez 2017.pdf
Que bloco e esse articulo Karen Gomez 2017.pdfClaudioCardenas16
 
Dança como manifestação cultural artística.
Dança como manifestação cultural artística.Dança como manifestação cultural artística.
Dança como manifestação cultural artística.ChristianMoura18
 
Musicalização - Formação para RMDs - dia 24/04/2014
Musicalização - Formação para RMDs - dia 24/04/2014Musicalização - Formação para RMDs - dia 24/04/2014
Musicalização - Formação para RMDs - dia 24/04/2014Lismara de Oliveira
 
Aspectos Culturais de Bom Jardim Maranhão
Aspectos Culturais de Bom Jardim   MaranhãoAspectos Culturais de Bom Jardim   Maranhão
Aspectos Culturais de Bom Jardim MaranhãoAdilson P Motta Motta
 
Presenças africanas
Presenças africanasPresenças africanas
Presenças africanasprimeiraopcao
 
Manifestações artísticas 1º trimestre por simone helen drumond de carvalho
Manifestações artísticas   1º trimestre por simone helen drumond de carvalhoManifestações artísticas   1º trimestre por simone helen drumond de carvalho
Manifestações artísticas 1º trimestre por simone helen drumond de carvalhoSimoneHelenDrumond
 
Roteiro danças maio_2011
Roteiro danças maio_2011Roteiro danças maio_2011
Roteiro danças maio_2011bartolomeu1551
 
Projeto mais um bamba ademir e convidados
Projeto mais um bamba ademir e convidadosProjeto mais um bamba ademir e convidados
Projeto mais um bamba ademir e convidadosAdemir da Silva
 
Apresentação1 aula danças
Apresentação1   aula dançasApresentação1   aula danças
Apresentação1 aula dançasAnnete Melo
 

Similaire à Origens e estilos do samba brasileiro (20)

Danca anos finais2
Danca anos finais2Danca anos finais2
Danca anos finais2
 
História da dança
História da dançaHistória da dança
História da dança
 
Música
MúsicaMúsica
Música
 
A dança como resgate cultural
A dança como resgate cultural A dança como resgate cultural
A dança como resgate cultural
 
Danças nacionais populares joana
Danças nacionais populares joanaDanças nacionais populares joana
Danças nacionais populares joana
 
Que bloco e esse articulo Karen Gomez 2017.pdf
Que bloco e esse articulo Karen Gomez 2017.pdfQue bloco e esse articulo Karen Gomez 2017.pdf
Que bloco e esse articulo Karen Gomez 2017.pdf
 
Dança
DançaDança
Dança
 
Dança
DançaDança
Dança
 
Dança como manifestação cultural artística.
Dança como manifestação cultural artística.Dança como manifestação cultural artística.
Dança como manifestação cultural artística.
 
RITMO DANÇA.pdf
RITMO DANÇA.pdfRITMO DANÇA.pdf
RITMO DANÇA.pdf
 
Musicalização - Formação para RMDs - dia 24/04/2014
Musicalização - Formação para RMDs - dia 24/04/2014Musicalização - Formação para RMDs - dia 24/04/2014
Musicalização - Formação para RMDs - dia 24/04/2014
 
Aspectos Culturais de Bom Jardim Maranhão
Aspectos Culturais de Bom Jardim   MaranhãoAspectos Culturais de Bom Jardim   Maranhão
Aspectos Culturais de Bom Jardim Maranhão
 
Presenças africanas
Presenças africanasPresenças africanas
Presenças africanas
 
Manifestações artísticas 1º trimestre por simone helen drumond de carvalho
Manifestações artísticas   1º trimestre por simone helen drumond de carvalhoManifestações artísticas   1º trimestre por simone helen drumond de carvalho
Manifestações artísticas 1º trimestre por simone helen drumond de carvalho
 
C.A. 04
C.A. 04C.A. 04
C.A. 04
 
1 médio 2ªetapa
1 médio   2ªetapa1 médio   2ªetapa
1 médio 2ªetapa
 
Danças folclóricas
Danças folclóricasDanças folclóricas
Danças folclóricas
 
Roteiro danças maio_2011
Roteiro danças maio_2011Roteiro danças maio_2011
Roteiro danças maio_2011
 
Projeto mais um bamba ademir e convidados
Projeto mais um bamba ademir e convidadosProjeto mais um bamba ademir e convidados
Projeto mais um bamba ademir e convidados
 
Apresentação1 aula danças
Apresentação1   aula dançasApresentação1   aula danças
Apresentação1 aula danças
 

Origens e estilos do samba brasileiro

  • 2.
  • 3. O samba surgiu da mistura de estilos musicais de origem africana e brasileira. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos) e acompanhados por violão e cavaquinho.
  • 4.
  • 5. OliveiraV. (2001, p.14) menciona que: "Uma das atividades físicas mais significativas para o homem antigo foi a dança. Utilizada como forma de exibir suas qualidades físicas e de expressar os seus sentimentos, era praticada por todos os povos, desde o paleolítico superior (60.000 a.C.)."     De acordo com o autor, a dança tanto tinha características lúdicas como ritualísticas, em que havia manifestações de alegria pela caça e pesca ou dramatizações pelos nascimentos e funerais.     Nanni (2003, p.7) confirma isto quando cita que: "As danças, em todas as épocas da história e/ou espaço geográfico, para todos os povos é representação de suas manifestações, de seus 'estados de espírito', por meio de emoções, de expressão e comunicação do ser e de suas características culturais."
  • 6. O primeiro samba gravado no Brasil foi  Pelo Telefone, no ano de 1917, cantado por Bahiano. A letra deste samba foi escrita por Mauro de Almeida  e Donga. Na década de 1970 e 1980, começa a surgir uma nova geração de sambistas. Podemos destacar: Paulinho da Viola, Jorge Aragão, João Nogueira, Beth Carvalho, Elza Soares, Dona Ivone Lara, Clementina de Jesus, Chico Buarque, João Bosco e Aldir Blanc. Outros importantes sambistas de todos os tempos: Pixinguinha, Ataulfo Alves, Carmen Miranda (sucesso no Brasil e nos EUA), Elton Medeiros, Nelson Cavaquinho, Lupicínio Rodrigues, Aracy de Almeida, Demônios da Garoa, Isaura Garcia, Candeia, Elis Regina, Nelson Sargento, Clara Nunes, Wilson Moreira, Elizeth Cardoso, Jacob do Bandolim e Lamartine Babo.
  • 7. Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo O samba baiano é influenciado pelo lundu e maxixe, com letras simples, balanço rápido e ritmo repetitivo. A lambada, por exemplo, é neste estilo, pois tem origem no maxixe.  Já o samba de roda, surgido na Bahia no século XIX, apresenta elementos culturais afro-brasileiros. Com palmas e cantos, os dançarinos dançam dentro de uma roda. O som fica por conta de um conjunto musical, que utiliza viola, atabaque, berimbau, chocalho e pandeiro. No Rio de Janeiro, o samba está ligado à vida nos morros, sendo que as letras falam da vida urbana, dos trabalhadores e das dificuldades da vida de uma forma amena e muitas vezes com humor. Entre os paulistas, o samba ganha uma conotação de mistura de raças. Com influência italiana, as letras são mais elaboradas e o sotaque dos bairros de trabalhadores ganha espaço no estilo do samba de São Paulo.
  • 8. várias classificações de samba, e o samba segundo o livro “A dança no contexto da Educação Física “ é uma dança representativa que são aquelas manifestações de dança que representam a relação entre o mítico, o religioso e os costumes de um grupo social, como danças étnicas, raciais, folclóricas e populares. São danças familiares, sociais e festivas, tendo como finalidade o lúdico, o amoroso e o educativo.O samba também pode se classificar como dança sensuais e regionais
  • 9. Samba na escola Desenvolver a integração social; O bem estar e a construção da cultura de paz; Importância da cultura afro-brasileira; A afirmação da nossa identidade étnica e racial; Através das atividades lúdicas e musicalidade rítmica do samba e na poesia,com isso aprendemos a valorizar os momentos importantes da dança e da musica.
  • 10.   O COLETIVO DE AUTORES (1992) concorda quando diz que a dança é um conteúdo da Educação Física escolar, assim como o jogo, o esporte, a ginástica e a capoeira também o são. E defendem o ensino de dança na Educação Física escolar desde a educação infantil até o ensino médio
  • 11. ¨ A dança é o corpo transfigurando-se em formas. ¨ MerleauPonty ¨ Todo ser humano tem no movimento uma necessidade natural e espontânea, indispensável à vida.¨ Daisy Barros
  • 12. Para Hanna- a dança é um comportamento humano constituído a parti de sequências de movimentos e gestos corporais diferenciados de atividades motoras usuais. Tais movimentos e gestos são organizados culturalmente, atendem a propósitos e intencionalidades dos dançarinos e têm valor inerentemente estético.
  • 13. O corpo é movido por intenções provenientes da mente. As intenções manifestam-se através do corpo, que interage com o mundo, que dá uma resposta para o corpo, que informa a mente através de seus órgãos sensoriais, que, analisando as respostas obtidas do ambiente, muda ou reafirma suas intenções, utilizando o corpo para novas manifestacões. Essa capacidade de o indivíduo sentir e utilizar o corpo como ferramenta de manifestação e interação com o mundo chamamos de corporeidade.
  • 14. A importância e o significado da Educação Física implica em reflexões sobre seus paradigmas, pois se vive numa sociedade dinâmica e entende-se que essa área deve contemplar múltiplos conhecimentos produzidos e usufruídos por esta sociedade, a respeito do corpo, assim como afirma Pinheiro (2004 p.32): "A Educação Física desenvolvida de forma consciente, respeita as diferenças (...), ou seja, as individualidades de cada um e não dicotomiza o ser humano, não separando o corpo físico do mental, entendo que ambos funcionam de modo integral".
  • 15. Fonte: Livro: Dança o enigma do movimento Livro: Reflexões sobre o Corpo www.suapesquisa.com/samba/livros_samba http://www.projetohistoriadosamba.org/ http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:jr6DL9y0g3YJ:www.efdeportes.com/efd85/danca.htm+danca+na+educacao+fisica&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&source=www.google.com.br
  • 16.
  • 17. MELISSA ROCHA DO SANTOS GERALDO CA:22457666