SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  20
PEQUENA  HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO  DO MUNICÍPIO DE POMERODE ESCOLA E.B.M. “PROF. VIDAL FERREIRA” ALUNOS DA 8ª SERÍE PROFESSOR JOÃO A. SOARES DOS SANTOS  http://projetopomeranosnobrasil.blogspot.com/ PROJETO DE INTERCAMBIO ETNICO-CULTURAL ENTREE AS CIDADES  DE COLONIZAÇÃO POMERANA:  POMERODE/SC E SÂO LOURENÇO DO SUL/RG
Pomerode Mapa do estado de Santa Catarina
Escola Prof. Vidal Ferreira Ficar localizada aqui -  4 km do centro da cidade Mapa da Cidade de Pomerode Centro
O primeiro projeto colonial com a presença de imigrantes alemães em Santa Catarina foi instalado em 1829 pelo Governo Provincial e foi denominado de Colônia de São Pedro de Alcântara.
A partir de 1836, o estado de Santa Catarina  permitiu colonização por empresa particular, companhia brasileira ou estrangeira. Deste modo as  algumas famílias alemãs migraram da Colônia São Pedro de Alcântara para as terras próximas do atual município de Gaspar, no Vale do Itajaí.
Antes da chegada do imigrantes alemães , as margens do rio Itajaí-Açú foram ocupadas espontaneamente por caboclos ou luso-brasileiros, esparsos ou reunidos em pequenos povoados de Itajaí até a região da atual Blumenau.
Fundação da Colônia Blumenau em 02 de setembro de 1850 como sendo um empreendimento particular de colonização, organizado pelo farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau no Vale do Itajaí Dr. Blumenau
Chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães à  Colônia Blumenau,  em 2 de Setembro de 1850 – Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
Em 1859, Dr. Blumenau vendeu o empreendimento particular ao Governo Imperial, pois se encontrava arruinado financeiramente com o projeto colonial.  D. Pedro II nomeou diretor administrativo da colônia. Como diretor organizou a administração, contratou mais funcionários e modificou propaganda na Alemanha e na Áustria para aumentar o número de imigrantes para o Vale do Itajaí.  A abertura de novas estradas impulsionou a expansão para além dos limites da sede da colônia sempre margeando o rio Itajaí-Açú e os seus afluentes e o povoamento se estendeu por todo o Vale do Itajaí
O Vale do Rio do Testo (rio afluente do Rio Itajaí – margem esquerda - onde está localizado o município de Pomerode) fazia parte do território da Colônia Blumenau e sua colonização começou efetivamente em 1861. Para este vale vieram imigrantes de muitos Estados Alemães, como de Baden, da Prússia, de Schleswig-Holstein e Mecklemburgo, mas a maioria eram da Pomerânia: do distrito de Belgard no vale do rio Persante, das aldeias de Pollnow, Bulgrin, Varzin, Quisbernow e Belz; do distrito de Regenwalde no vale do rio Rêga, das aldeias de Teschendorf e Jarchlin. Para este Vale também vieram algumas famílias alemãs da Colônia São Pedro de Alcântara assim como italianos e poloneses depois de 1875.
O ano de 1863 é tomado como marco inicial da história de Pomerode, pois foi o ano em que se estabeleceu na localidade de Ribeirão Luebke a família do imigrante pomerano João Fernando Luebke, que foi a única família vinda nesse ano para a região localidade de Ribeirão Luebke  Centro de Blumenau Centro de Pomerode
O mapa da Colônia e Blumenau de 1850-1883, data nome de Pommeroda  em 1865 na área que hoje é conhecida como o centro do município. Entretanto, nos registros documentais, quando se faz referência a esta área colonial encontra-se o nome de Rio do Testo.
No Vale do Rio do Testo, assim como em outros lugares da Colônia Blumenau, os imigrantes e seus descendentes enfrentaram na mata virgem um clima e um solo que lhes eram desconhecidos. Desenvolveram atividades para as quais não estavam habituados.
Da terra tiravam o sustento, adaptaram seus hábitos culinários aos alimentos tropicais e colocaram em prática o que sabiam fazer. Dotados de habilidades técnicas, foram oleiros, carpinteiros, tanoeiros, funileiros, entre outros ofícios, pequenos trabalhadores da indústria doméstica, e também responsáveis pelo surgimento das incipientes indústrias familiares, embrionárias de empreendimentos que se projetaram nos diversos segmentos econômicos .
As tradições, a cultura e os costumes que trouxeram de sua terra natal foram adaptados para o novo ambiente e surgiu a partir daí a cultura teuto-brasileira ou cultura brasileira de origem alemã. De modo geral, estruturaram a comunidade no tripé:  ESCOLA-RELIGIÃO-ASSOCIAÇÕES RECREATIVAS .
A maioria dos imigrantes do Rio do Testo era da religião luterana, mas também havia aqueles que professavam o catolicismo
A escola foi organizada em seu meio, uma vez que o governo Imperial e Provincial não lhes oferecia nenhum sistema educacional capaz de atendê-los em seus núcleos coloniais.
Para ter uma vida recreativa organizaram Schützenverein, ou Sociedades de Atiradores. Estes eram espaços de lazer nos quais além da competição de tiro, eram promovidos também bailes, encontros de corais, apresentações teatrais, bolão, ginástica .
Em toda a vida comunitária e familiar, o principal elo de ligação entre o Brasil e a Alemanha foi a manutenção do idioma alemão através da oralidade e da literatura impressa.  Entretanto, toda a estrutura comunitária moldada nos padrões alemães trazidos com a imigração e perpetuada por longos anos pelos descendentes no Vale do Rio do Testo foi abruptamente interrompida com a aplicação da Campanha de Nacionalização em 1937.  Este tema pode ser aprofundado  através do documentário  “ Sem Palavras” Todos os setores da vida foram afetados, desde a vivência familiar até as atividades sociais e culturais, pois o principal meio de comunicação entre as pessoas estava proibido de ser exercido. Tudo o que revelava ser alemão deveria ser abandonado, silenciado e esquecido.
Rio do Testo foi elevado à categoria de Distrito de Blumenau em  26 de janeiro de 1934.  Na final da década de 1950, a população percebeu que havia condições de o Distrito de Rio do Testo transformar-se em município e exigiu das lideranças políticas locais a emancipação político-administrativa.  O município foi oficialmente instalado, em 21 de janeiro de 1959.   O nome escolhido foi Pomerode, como homenagem aos imigrantes alemães, a maioria dos quais veio do Estado Alemão da Pomerânia na segunda metade do século XIX, para aqui no Vale do Rio do Testo tornar-se dono de um pedaço de terra.

Contenu connexe

Similaire à História da colonização de Pomerode por imigrantes alemães

Similaire à História da colonização de Pomerode por imigrantes alemães (20)

COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RS
COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RS COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RS
COLONIZAÇÃO ALEMÃ NO RS
 
Matrizes culturais iv blog
Matrizes culturais iv blogMatrizes culturais iv blog
Matrizes culturais iv blog
 
001 deutsch a1 - alemães no brasil
001   deutsch a1 - alemães no brasil001   deutsch a1 - alemães no brasil
001 deutsch a1 - alemães no brasil
 
Mini museu
Mini museuMini museu
Mini museu
 
Domingos martins
Domingos martins Domingos martins
Domingos martins
 
0104 5970-hcsm-2015005000006
0104 5970-hcsm-20150050000060104 5970-hcsm-2015005000006
0104 5970-hcsm-2015005000006
 
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnica
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnicaHistória de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnica
História de Santa Catarina: imigração e pluralidade étnica
 
São Paulo
São PauloSão Paulo
São Paulo
 
Cultura Alemã Projeto Minha Terra
Cultura Alemã Projeto Minha TerraCultura Alemã Projeto Minha Terra
Cultura Alemã Projeto Minha Terra
 
Famlia hubner
Famlia hubnerFamlia hubner
Famlia hubner
 
Famlia hubner
Famlia hubnerFamlia hubner
Famlia hubner
 
O brasil e suas etnias
O brasil e suas etniasO brasil e suas etnias
O brasil e suas etnias
 
Imigracao
ImigracaoImigracao
Imigracao
 
Breve HistóRico De Santo André
Breve HistóRico De Santo AndréBreve HistóRico De Santo André
Breve HistóRico De Santo André
 
A comunicação no brasil colônia
A comunicação no brasil colôniaA comunicação no brasil colônia
A comunicação no brasil colônia
 
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOS
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOSSÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOS
SÃO JOSÉ 2050 OLHANDO PARA O FUTURONOS SEUS 300 ANOS
 
Revista história 2013
Revista história 2013Revista história 2013
Revista história 2013
 
A colônia de Rio Uvá: várias histórias em uma só.pdf
A colônia de Rio Uvá: várias histórias em uma só.pdfA colônia de Rio Uvá: várias histórias em uma só.pdf
A colônia de Rio Uvá: várias histórias em uma só.pdf
 
Pirabeiraba 150 anos
Pirabeiraba 150 anosPirabeiraba 150 anos
Pirabeiraba 150 anos
 
Attachment 1720682897
Attachment 1720682897Attachment 1720682897
Attachment 1720682897
 

Plus de midiasvidal

Dia do professor
Dia do professorDia do professor
Dia do professormidiasvidal
 
Aniversário do diretor Marcos
Aniversário do diretor MarcosAniversário do diretor Marcos
Aniversário do diretor Marcosmidiasvidal
 
Dia do Secretário 2013
Dia do Secretário 2013Dia do Secretário 2013
Dia do Secretário 2013midiasvidal
 
Conscientização ambiental – a terra pede socorro
Conscientização ambiental – a terra pede socorroConscientização ambiental – a terra pede socorro
Conscientização ambiental – a terra pede socorromidiasvidal
 
Nossos fantoches trabalhando a conscientização ambiental
Nossos fantoches trabalhando a conscientização ambientalNossos fantoches trabalhando a conscientização ambiental
Nossos fantoches trabalhando a conscientização ambientalmidiasvidal
 
Construindo brinquedos1ºano
Construindo brinquedos1ºanoConstruindo brinquedos1ºano
Construindo brinquedos1ºanomidiasvidal
 
Teatro defantoches
Teatro defantochesTeatro defantoches
Teatro defantochesmidiasvidal
 
Conscientização
ConscientizaçãoConscientização
Conscientizaçãomidiasvidal
 
Instrumentos preparados
Instrumentos preparadosInstrumentos preparados
Instrumentos preparadosmidiasvidal
 
Semana da Pátria
Semana da PátriaSemana da Pátria
Semana da Pátriamidiasvidal
 
Novos Instrumentos Fanfarra
Novos Instrumentos FanfarraNovos Instrumentos Fanfarra
Novos Instrumentos Fanfarramidiasvidal
 
Palestra Sobre Música
Palestra Sobre MúsicaPalestra Sobre Música
Palestra Sobre Músicamidiasvidal
 
Aula de ciências
Aula de ciênciasAula de ciências
Aula de ciênciasmidiasvidal
 
Palestra sexualidade
Palestra sexualidadePalestra sexualidade
Palestra sexualidademidiasvidal
 

Plus de midiasvidal (20)

Dia do professor
Dia do professorDia do professor
Dia do professor
 
Aniversário do diretor Marcos
Aniversário do diretor MarcosAniversário do diretor Marcos
Aniversário do diretor Marcos
 
Dia do Secretário 2013
Dia do Secretário 2013Dia do Secretário 2013
Dia do Secretário 2013
 
Conscientização ambiental – a terra pede socorro
Conscientização ambiental – a terra pede socorroConscientização ambiental – a terra pede socorro
Conscientização ambiental – a terra pede socorro
 
Nossos fantoches trabalhando a conscientização ambiental
Nossos fantoches trabalhando a conscientização ambientalNossos fantoches trabalhando a conscientização ambiental
Nossos fantoches trabalhando a conscientização ambiental
 
Construindo brinquedos1ºano
Construindo brinquedos1ºanoConstruindo brinquedos1ºano
Construindo brinquedos1ºano
 
Flores
FloresFlores
Flores
 
Teatro defantoches
Teatro defantochesTeatro defantoches
Teatro defantoches
 
Novos bebedores
Novos bebedoresNovos bebedores
Novos bebedores
 
Conscientização
ConscientizaçãoConscientização
Conscientização
 
Instrumentos preparados
Instrumentos preparadosInstrumentos preparados
Instrumentos preparados
 
Semana da Pátria
Semana da PátriaSemana da Pátria
Semana da Pátria
 
Maquetes
MaquetesMaquetes
Maquetes
 
Fungos 6º Ano
Fungos 6º AnoFungos 6º Ano
Fungos 6º Ano
 
Desenhos Artes
Desenhos ArtesDesenhos Artes
Desenhos Artes
 
Novos Instrumentos Fanfarra
Novos Instrumentos FanfarraNovos Instrumentos Fanfarra
Novos Instrumentos Fanfarra
 
Livros novos
Livros novosLivros novos
Livros novos
 
Palestra Sobre Música
Palestra Sobre MúsicaPalestra Sobre Música
Palestra Sobre Música
 
Aula de ciências
Aula de ciênciasAula de ciências
Aula de ciências
 
Palestra sexualidade
Palestra sexualidadePalestra sexualidade
Palestra sexualidade
 

Dernier

PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalSilvana Silva
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 anoAdelmaTorres2
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptAlineSilvaPotuk
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...LuizHenriquedeAlmeid6
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxIsabellaGomes58
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasRicardo Diniz campos
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 

Dernier (20)

PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
637743470-Mapa-Mental-Portugue-s-1.pdf 4 ano
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
Slides Lição 3, Betel, Ordenança para congregar e prestar culto racional, 2Tr...
 
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptxQUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
QUARTA - 1EM SOCIOLOGIA - Aprender a pesquisar.pptx
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecasMesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
Mesoamérica.Astecas,inca,maias , olmecas
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 

História da colonização de Pomerode por imigrantes alemães

  • 1. PEQUENA HISTÓRIA DA COLONIZAÇÃO DO MUNICÍPIO DE POMERODE ESCOLA E.B.M. “PROF. VIDAL FERREIRA” ALUNOS DA 8ª SERÍE PROFESSOR JOÃO A. SOARES DOS SANTOS http://projetopomeranosnobrasil.blogspot.com/ PROJETO DE INTERCAMBIO ETNICO-CULTURAL ENTREE AS CIDADES DE COLONIZAÇÃO POMERANA: POMERODE/SC E SÂO LOURENÇO DO SUL/RG
  • 2. Pomerode Mapa do estado de Santa Catarina
  • 3. Escola Prof. Vidal Ferreira Ficar localizada aqui - 4 km do centro da cidade Mapa da Cidade de Pomerode Centro
  • 4. O primeiro projeto colonial com a presença de imigrantes alemães em Santa Catarina foi instalado em 1829 pelo Governo Provincial e foi denominado de Colônia de São Pedro de Alcântara.
  • 5. A partir de 1836, o estado de Santa Catarina permitiu colonização por empresa particular, companhia brasileira ou estrangeira. Deste modo as algumas famílias alemãs migraram da Colônia São Pedro de Alcântara para as terras próximas do atual município de Gaspar, no Vale do Itajaí.
  • 6. Antes da chegada do imigrantes alemães , as margens do rio Itajaí-Açú foram ocupadas espontaneamente por caboclos ou luso-brasileiros, esparsos ou reunidos em pequenos povoados de Itajaí até a região da atual Blumenau.
  • 7. Fundação da Colônia Blumenau em 02 de setembro de 1850 como sendo um empreendimento particular de colonização, organizado pelo farmacêutico alemão Hermann Bruno Otto Blumenau no Vale do Itajaí Dr. Blumenau
  • 8. Chegada do primeiro grupo de imigrantes alemães à  Colônia Blumenau,  em 2 de Setembro de 1850 – Fonte: Arquivo Histórico José Ferreira da Silva.
  • 9. Em 1859, Dr. Blumenau vendeu o empreendimento particular ao Governo Imperial, pois se encontrava arruinado financeiramente com o projeto colonial. D. Pedro II nomeou diretor administrativo da colônia. Como diretor organizou a administração, contratou mais funcionários e modificou propaganda na Alemanha e na Áustria para aumentar o número de imigrantes para o Vale do Itajaí. A abertura de novas estradas impulsionou a expansão para além dos limites da sede da colônia sempre margeando o rio Itajaí-Açú e os seus afluentes e o povoamento se estendeu por todo o Vale do Itajaí
  • 10. O Vale do Rio do Testo (rio afluente do Rio Itajaí – margem esquerda - onde está localizado o município de Pomerode) fazia parte do território da Colônia Blumenau e sua colonização começou efetivamente em 1861. Para este vale vieram imigrantes de muitos Estados Alemães, como de Baden, da Prússia, de Schleswig-Holstein e Mecklemburgo, mas a maioria eram da Pomerânia: do distrito de Belgard no vale do rio Persante, das aldeias de Pollnow, Bulgrin, Varzin, Quisbernow e Belz; do distrito de Regenwalde no vale do rio Rêga, das aldeias de Teschendorf e Jarchlin. Para este Vale também vieram algumas famílias alemãs da Colônia São Pedro de Alcântara assim como italianos e poloneses depois de 1875.
  • 11. O ano de 1863 é tomado como marco inicial da história de Pomerode, pois foi o ano em que se estabeleceu na localidade de Ribeirão Luebke a família do imigrante pomerano João Fernando Luebke, que foi a única família vinda nesse ano para a região localidade de Ribeirão Luebke Centro de Blumenau Centro de Pomerode
  • 12. O mapa da Colônia e Blumenau de 1850-1883, data nome de Pommeroda em 1865 na área que hoje é conhecida como o centro do município. Entretanto, nos registros documentais, quando se faz referência a esta área colonial encontra-se o nome de Rio do Testo.
  • 13. No Vale do Rio do Testo, assim como em outros lugares da Colônia Blumenau, os imigrantes e seus descendentes enfrentaram na mata virgem um clima e um solo que lhes eram desconhecidos. Desenvolveram atividades para as quais não estavam habituados.
  • 14. Da terra tiravam o sustento, adaptaram seus hábitos culinários aos alimentos tropicais e colocaram em prática o que sabiam fazer. Dotados de habilidades técnicas, foram oleiros, carpinteiros, tanoeiros, funileiros, entre outros ofícios, pequenos trabalhadores da indústria doméstica, e também responsáveis pelo surgimento das incipientes indústrias familiares, embrionárias de empreendimentos que se projetaram nos diversos segmentos econômicos .
  • 15. As tradições, a cultura e os costumes que trouxeram de sua terra natal foram adaptados para o novo ambiente e surgiu a partir daí a cultura teuto-brasileira ou cultura brasileira de origem alemã. De modo geral, estruturaram a comunidade no tripé: ESCOLA-RELIGIÃO-ASSOCIAÇÕES RECREATIVAS .
  • 16. A maioria dos imigrantes do Rio do Testo era da religião luterana, mas também havia aqueles que professavam o catolicismo
  • 17. A escola foi organizada em seu meio, uma vez que o governo Imperial e Provincial não lhes oferecia nenhum sistema educacional capaz de atendê-los em seus núcleos coloniais.
  • 18. Para ter uma vida recreativa organizaram Schützenverein, ou Sociedades de Atiradores. Estes eram espaços de lazer nos quais além da competição de tiro, eram promovidos também bailes, encontros de corais, apresentações teatrais, bolão, ginástica .
  • 19. Em toda a vida comunitária e familiar, o principal elo de ligação entre o Brasil e a Alemanha foi a manutenção do idioma alemão através da oralidade e da literatura impressa. Entretanto, toda a estrutura comunitária moldada nos padrões alemães trazidos com a imigração e perpetuada por longos anos pelos descendentes no Vale do Rio do Testo foi abruptamente interrompida com a aplicação da Campanha de Nacionalização em 1937. Este tema pode ser aprofundado através do documentário “ Sem Palavras” Todos os setores da vida foram afetados, desde a vivência familiar até as atividades sociais e culturais, pois o principal meio de comunicação entre as pessoas estava proibido de ser exercido. Tudo o que revelava ser alemão deveria ser abandonado, silenciado e esquecido.
  • 20. Rio do Testo foi elevado à categoria de Distrito de Blumenau em 26 de janeiro de 1934. Na final da década de 1950, a população percebeu que havia condições de o Distrito de Rio do Testo transformar-se em município e exigiu das lideranças políticas locais a emancipação político-administrativa. O município foi oficialmente instalado, em 21 de janeiro de 1959. O nome escolhido foi Pomerode, como homenagem aos imigrantes alemães, a maioria dos quais veio do Estado Alemão da Pomerânia na segunda metade do século XIX, para aqui no Vale do Rio do Testo tornar-se dono de um pedaço de terra.