SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  20
Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
Biblioteca Digital na Saúde
Biblioteca digital  é a  biblioteca  constituída por  documentos  primários, que são digitalizados quer sob a forma material ( disquetes ,  CD-ROM ,  DVD ), quer  em linha  através da  Internet , permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de  organização informação , conservando a integridade dos  documentos  digitalizados. composta por serviços e recursos cujo objectivo é seleccionar, organizar e distribuir a  Segundo Leiner (1988), " Uma biblioteca digital é a  colecção  de serviços e de objectos de  informação , com  organização , estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos de  informação , disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico /  digital ."
Uma biblioteca digital permite o acesso remoto através de um  computador  com ligação em  rede  e, ao mesmo tempo, a sua utilização simultânea por diversos utilizadores, onde estes podem encontrar em suporte  digital  os produtos e serviços característicos de uma biblioteca física. Através dela é também possível utilizar de forma integrada diferentes suportes de registo de informação ( texto ,  som ,  imagem ). As bibliotecas digitais eliminam as barreiras físicas e a distância, factores que desde sempre limitaram o âmbito das bibliotecas físicas – biblioteca sem muros. Porém, estas bibliotecas sofrem de outros tipos de limitações, nomeadamente a nível da sua temática. Assim, a Internet, meio por excelência de transmissão da  informação  neste contexto, comporta diferentes aspectos únicos, como sendo a capacidade de  memória , a transportabilidade e a ubiquidade da  informação . A biblioteca digital pode ser também designada por  biblioteca   electrónica  ( eletrônica  no  Brasil ),  biblioteca sem muros  ou  biblioteca virtual .
Prescrição Electrónica de Medicamentos
Nas palavras do Dr. António Pedro Machado, um dos coordenadores adjuntos do Centro de Ambulatório do CHLN: “a adaptação da receita médica à forma electrónica é o primeiro passo para a modernização da prescrição e cedência de medicamentos. No futuro, todo o processo será electrónico, desde a prescrição e transmissão electrónica da receita até à liquidação das comparticipações. Noutras palavras: estamos a modernizar”. Esta nova aplicação informática - que teve início em simultâneo com a inauguração do Centro de Ambulatório a 2 de Outubro de 2006 - traz óbvias vantagens para todos os intervenientes neste processo: médicos, utentes e farmacêuticos. Antes do mais “a diminuição do erro inerente à leitura incorreta da escrita nas receitas manuscritas - o que, só por si, justifica este formato electrónico - mas também o facto da informação dirigida ao doente ser mais completa por não poder haver omissão da posologia. Mas há outras vantagens: como a marcação da próxima consulta ser feita pelo médico, no sistema informático e este formato de prescrição dispensar vinhetas e carimbos, o doente, após a consulta, pode dirigir-se para o exterior sem necessitar de mais filas de espera. Também a renovação do receituário está facilitada para o médico através da utilização de uma aplicação que contém o histórico das prescrições do doente”.
Mas há outras vantagens: como a marcação da próxima consulta ser feita pelo médico, no sistema informático e este formato de prescrição dispensar vinhetas e carimbos, o doente, após a consulta, pode dirigir-se para o exterior sem necessitar de mais filas de espera. Também a renovação do receituário está facilitada para o médico através da utilização de uma aplicação que contém o histórico das prescrições do doente”. No futuro, será possível que o médico tenham informação “on line” relativa às interacções farmacológicas potencias com os fármacos que prescreve bem como um alerta sobre os efeitos adversos medicamentosos, o que muito contribuirá para prevenir a iatrogenia medicamentosa. A utilização de suporte electrónico torna mais rigoroso e agiliza o processo de prescrição e traz ganhos importantes em conforto para o doente e em eficiência para os médicos e para a instituição.
          implementação da Prescrição de Medicamentos Electrónica para Ambulatório no Centro Hospitalar lisboa Norte visa simplificar o processo de registo de medicamentos ao Utente, utilizandor eficazmente o formulário do Centro Hospitalar. A qualquer momento será possível saber quem prescreve, quando e, em que contexto, através de fornecimento da informação  online  ao Utilizador. Com base no  Desktop  do Médico é possível aceder ao histórico do Utente, efectuar a prescrição de medicamento, de uma forma simples e intuitiva, por:  
 
Imagem da aplicação utilizada na prescrição electrónica de medicamentos
Como nota, convém referir que, em todo o Centro Hospitalar Lisboa Norte, paralelamente ao arranque da dose unitária evolui-se para este processo de prescrição. O rastreamento total do circuito do medicamento completa-se com a prescrição  online , seguida da correspondente validação pelo Farmacêutico e o registo da administração no sistema informático, pelo pessoal de enfermagem. Este projecto será alargado progressivamente aos vários serviços à medida que for alterado o método de distribuição. Está igualmente previsto o inicio da prescrição electrónica de medicamentos nas consultas externas, quer para os medicamentos a levantar na farmácia de ambulatório do Hospital de Santa Maria, quer na farmácia de oficina.
Telemedicina
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS –  http://www.who.org ), Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.
Serviços de Saúde On-Line
As consultas on-line já são uma realidade no nosso país. Até agora, a maioria das iniciativas em telemedicina em Portugal estavam restritas a sites puramente informativos e dirigidos ao público em geral.  No nosso país já existem sites dirigidos especificamente  · a médicos: Cidade Médica Virtual;  · a profissionais de saúde em geral: ClínicaViva  · e ao público em geral: o Canal de Saúde do Sapo, o VivaSaudável e VivaNaturalmente  De todos, destaca-se desde logo o Médicos Na Internet pelo seu público-alvo mais abrangente e que vai desde os diferentes profissionais de saúde até ao público em geral. A última edição da revista Exame destaca a inovação introduzida no mundo das tecnologias da informação pela empresa Médicos Na Internet: o pagamento dos serviços de saúde prestados on-line. Este projecto foi avançado pelo site Saúde Na Internet. Neste portal, os serviços são pagos desde o primeiro dia, algo que ainda nenhum dos concorrentes directos assumiu. O Saúde Na Internet aposta no aconselhamento on-line e o pagamento varia com a urgência do pedido, sendo feito com cartão de crédito. A taxa dos serviços é reduzida para os membros do site da Médicos Na Internet.
A Médicos Na Internet não fica por aqui e já está a apostar noutras vertentes do serviço de saúde: a televisão interactiva através de uma parceria com a SIC, com o programa Médicos 24 a dar os primeiros passos.  Ainda nenhum destes sites faz verdadeiras consultas on-line; unicamente prestam serviços de aconselhamento médico on-line em que os médicos respondem a questões ou dúvidas. Em caso de dúvida, o próprio médico encaminha o cibernauta para uma consulta com o seu médico assistente.  Para já, estes serviços não substituem a consulta presencial e a Associação Médica Mundial defende mesmo que o médico não pode tornar-se um anónimo para o doente e que a relação de confiança médico-paciente é fundamental.
Sistemas de Gestão de Doentes Hospitalares
Sistema de informação  (S.I.): é um sistema, automatizado ou manual, que inclua pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para recolher, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o utilizador. Normalmente é composto por Software (Símbolos e Linguagem, Modelo computacional) e por Hardware.
Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico
Os Sistemas de Apoio à Decisão Clínica (SADC) são aplicações desenhadas para auxiliar os médicos na tomada de decisões de diagnóstico e de terapêutica nos cuidados a doentes. Esta definição abrangente poderia incluir aplicações muito pouco específicas como livros electrónicos ou bases de dados de artigos científicos. Assim, uma definição mais exacta considera apenas os sistemas que consistem numa base de conhecimento e num mecanismo de inferência e que utilizando dados clínicos recolhidos geram recomendações específicas para o cada caso específico.

Contenu connexe

Similaire à tic

As tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
As tecnologias de Informação e Comunicação na SaúdeAs tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
As tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
missmiracema
 
E saude brasil
E saude brasilE saude brasil
E saude brasil
UniJorge
 
Grupo 3 trabalho inovacao e tecnologias moveis
Grupo 3 trabalho inovacao e tecnologias moveisGrupo 3 trabalho inovacao e tecnologias moveis
Grupo 3 trabalho inovacao e tecnologias moveis
Dra. Camila Hamdan
 

Similaire à tic (20)

saude digital.pdf
saude digital.pdfsaude digital.pdf
saude digital.pdf
 
MedPlus Web
MedPlus WebMedPlus Web
MedPlus Web
 
TIC
TICTIC
TIC
 
INFORMÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM.pptx
INFORMÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM.pptxINFORMÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM.pptx
INFORMÁTICA APLICADA A ENFERMAGEM.pptx
 
DocPad - saúde online
DocPad - saúde onlineDocPad - saúde online
DocPad - saúde online
 
As tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
As tecnologias de Informação e Comunicação na SaúdeAs tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
As tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
 
SAÚDE 4^LLLLLLLLJ Inteligência artificial e saúde digital.docx
SAÚDE 4^LLLLLLLLJ Inteligência artificial e saúde digital.docxSAÚDE 4^LLLLLLLLJ Inteligência artificial e saúde digital.docx
SAÚDE 4^LLLLLLLLJ Inteligência artificial e saúde digital.docx
 
Case - Henrique Silva
Case - Henrique Silva Case - Henrique Silva
Case - Henrique Silva
 
Impacto das tecnologias da informação na saúde
Impacto das tecnologias da informação na saúdeImpacto das tecnologias da informação na saúde
Impacto das tecnologias da informação na saúde
 
Aula IV: Informática em Saúde- UnB-FGA/Gama
Aula IV: Informática em Saúde- UnB-FGA/GamaAula IV: Informática em Saúde- UnB-FGA/Gama
Aula IV: Informática em Saúde- UnB-FGA/Gama
 
Sistema ZELOUS de Gestão On-Line de Diabetes Tipo 1
Sistema ZELOUS de Gestão On-Line de Diabetes Tipo 1Sistema ZELOUS de Gestão On-Line de Diabetes Tipo 1
Sistema ZELOUS de Gestão On-Line de Diabetes Tipo 1
 
WE2VIDEO - Soluções para a Telemedicina
WE2VIDEO - Soluções para a TelemedicinaWE2VIDEO - Soluções para a Telemedicina
WE2VIDEO - Soluções para a Telemedicina
 
Benefícios da Implementação de Softwares para Gestão em Clínicas Oftalmológicas.
Benefícios da Implementação de Softwares para Gestão em Clínicas Oftalmológicas.Benefícios da Implementação de Softwares para Gestão em Clínicas Oftalmológicas.
Benefícios da Implementação de Softwares para Gestão em Clínicas Oftalmológicas.
 
Informática em saúde na uniplac
Informática em saúde na uniplacInformática em saúde na uniplac
Informática em saúde na uniplac
 
E saude brasil
E saude brasilE saude brasil
E saude brasil
 
linkedcare - a primeira aplicação que liga médicos e cidadãos de forma segura...
linkedcare - a primeira aplicação que liga médicos e cidadãos de forma segura...linkedcare - a primeira aplicação que liga médicos e cidadãos de forma segura...
linkedcare - a primeira aplicação que liga médicos e cidadãos de forma segura...
 
Rio Info 2015 – Palestra introdutória As TICs e o seu impacto nos cuidados bá...
Rio Info 2015 – Palestra introdutória As TICs e o seu impacto nos cuidados bá...Rio Info 2015 – Palestra introdutória As TICs e o seu impacto nos cuidados bá...
Rio Info 2015 – Palestra introdutória As TICs e o seu impacto nos cuidados bá...
 
Telemedicina
TelemedicinaTelemedicina
Telemedicina
 
Grupo 3 trabalho inovacao e tecnologias moveis
Grupo 3 trabalho inovacao e tecnologias moveisGrupo 3 trabalho inovacao e tecnologias moveis
Grupo 3 trabalho inovacao e tecnologias moveis
 
Gestão de Prontuários Eletrônicos em Clínicas Médicas.pdf
Gestão de Prontuários Eletrônicos em Clínicas Médicas.pdfGestão de Prontuários Eletrônicos em Clínicas Médicas.pdf
Gestão de Prontuários Eletrônicos em Clínicas Médicas.pdf
 

Dernier

PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
HELENO FAVACHO
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
FabianeMartins35
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
LeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
azulassessoria9
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
azulassessoria9
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
azulassessoria9
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
LeloIurk1
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
rosenilrucks
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
azulassessoria9
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
CleidianeCarvalhoPer
 

Dernier (20)

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
PROJETO DE EXTENSÃO I - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Relatório Final de Atividade...
 
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdfPROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
PROJETO DE EXTENÇÃO - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS.pdf
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
matematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecnimatematica aula didatica prática e tecni
matematica aula didatica prática e tecni
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdfPROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO I - SERVIÇOS JURÍDICOS, CARTORÁRIOS E NOTARIAIS.pdf
 

tic

  • 1. Tecnologias de Informação e Comunicação na Saúde
  • 3. Biblioteca digital é a biblioteca constituída por documentos primários, que são digitalizados quer sob a forma material ( disquetes , CD-ROM , DVD ), quer em linha através da Internet , permitindo o acesso à distância. Este conceito inclui também a ideia de organização informação , conservando a integridade dos documentos digitalizados. composta por serviços e recursos cujo objectivo é seleccionar, organizar e distribuir a Segundo Leiner (1988), " Uma biblioteca digital é a colecção de serviços e de objectos de informação , com organização , estrutura e apresentação que suportam o relacionamento dos utilizadores com os objectos de informação , disponíveis directa ou indirectamente via meio electrónico / digital ."
  • 4. Uma biblioteca digital permite o acesso remoto através de um computador com ligação em rede e, ao mesmo tempo, a sua utilização simultânea por diversos utilizadores, onde estes podem encontrar em suporte digital os produtos e serviços característicos de uma biblioteca física. Através dela é também possível utilizar de forma integrada diferentes suportes de registo de informação ( texto , som , imagem ). As bibliotecas digitais eliminam as barreiras físicas e a distância, factores que desde sempre limitaram o âmbito das bibliotecas físicas – biblioteca sem muros. Porém, estas bibliotecas sofrem de outros tipos de limitações, nomeadamente a nível da sua temática. Assim, a Internet, meio por excelência de transmissão da informação neste contexto, comporta diferentes aspectos únicos, como sendo a capacidade de memória , a transportabilidade e a ubiquidade da informação . A biblioteca digital pode ser também designada por biblioteca electrónica ( eletrônica no Brasil ), biblioteca sem muros ou biblioteca virtual .
  • 6. Nas palavras do Dr. António Pedro Machado, um dos coordenadores adjuntos do Centro de Ambulatório do CHLN: “a adaptação da receita médica à forma electrónica é o primeiro passo para a modernização da prescrição e cedência de medicamentos. No futuro, todo o processo será electrónico, desde a prescrição e transmissão electrónica da receita até à liquidação das comparticipações. Noutras palavras: estamos a modernizar”. Esta nova aplicação informática - que teve início em simultâneo com a inauguração do Centro de Ambulatório a 2 de Outubro de 2006 - traz óbvias vantagens para todos os intervenientes neste processo: médicos, utentes e farmacêuticos. Antes do mais “a diminuição do erro inerente à leitura incorreta da escrita nas receitas manuscritas - o que, só por si, justifica este formato electrónico - mas também o facto da informação dirigida ao doente ser mais completa por não poder haver omissão da posologia. Mas há outras vantagens: como a marcação da próxima consulta ser feita pelo médico, no sistema informático e este formato de prescrição dispensar vinhetas e carimbos, o doente, após a consulta, pode dirigir-se para o exterior sem necessitar de mais filas de espera. Também a renovação do receituário está facilitada para o médico através da utilização de uma aplicação que contém o histórico das prescrições do doente”.
  • 7. Mas há outras vantagens: como a marcação da próxima consulta ser feita pelo médico, no sistema informático e este formato de prescrição dispensar vinhetas e carimbos, o doente, após a consulta, pode dirigir-se para o exterior sem necessitar de mais filas de espera. Também a renovação do receituário está facilitada para o médico através da utilização de uma aplicação que contém o histórico das prescrições do doente”. No futuro, será possível que o médico tenham informação “on line” relativa às interacções farmacológicas potencias com os fármacos que prescreve bem como um alerta sobre os efeitos adversos medicamentosos, o que muito contribuirá para prevenir a iatrogenia medicamentosa. A utilização de suporte electrónico torna mais rigoroso e agiliza o processo de prescrição e traz ganhos importantes em conforto para o doente e em eficiência para os médicos e para a instituição.
  • 8.           implementação da Prescrição de Medicamentos Electrónica para Ambulatório no Centro Hospitalar lisboa Norte visa simplificar o processo de registo de medicamentos ao Utente, utilizandor eficazmente o formulário do Centro Hospitalar. A qualquer momento será possível saber quem prescreve, quando e, em que contexto, através de fornecimento da informação online ao Utilizador. Com base no Desktop do Médico é possível aceder ao histórico do Utente, efectuar a prescrição de medicamento, de uma forma simples e intuitiva, por:  
  • 9.  
  • 10. Imagem da aplicação utilizada na prescrição electrónica de medicamentos
  • 11. Como nota, convém referir que, em todo o Centro Hospitalar Lisboa Norte, paralelamente ao arranque da dose unitária evolui-se para este processo de prescrição. O rastreamento total do circuito do medicamento completa-se com a prescrição online , seguida da correspondente validação pelo Farmacêutico e o registo da administração no sistema informático, pelo pessoal de enfermagem. Este projecto será alargado progressivamente aos vários serviços à medida que for alterado o método de distribuição. Está igualmente previsto o inicio da prescrição electrónica de medicamentos nas consultas externas, quer para os medicamentos a levantar na farmácia de ambulatório do Hospital de Santa Maria, quer na farmácia de oficina.
  • 13. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS – http://www.who.org ), Telemedicina compreende a oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde, nos casos em que a distância é um fator crítico; tais serviços são prestados por profissionais da área da saúde, usando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de prestadores de serviços em saúde, assim como para fins de pesquisas e avaliações.
  • 15. As consultas on-line já são uma realidade no nosso país. Até agora, a maioria das iniciativas em telemedicina em Portugal estavam restritas a sites puramente informativos e dirigidos ao público em geral. No nosso país já existem sites dirigidos especificamente · a médicos: Cidade Médica Virtual; · a profissionais de saúde em geral: ClínicaViva · e ao público em geral: o Canal de Saúde do Sapo, o VivaSaudável e VivaNaturalmente De todos, destaca-se desde logo o Médicos Na Internet pelo seu público-alvo mais abrangente e que vai desde os diferentes profissionais de saúde até ao público em geral. A última edição da revista Exame destaca a inovação introduzida no mundo das tecnologias da informação pela empresa Médicos Na Internet: o pagamento dos serviços de saúde prestados on-line. Este projecto foi avançado pelo site Saúde Na Internet. Neste portal, os serviços são pagos desde o primeiro dia, algo que ainda nenhum dos concorrentes directos assumiu. O Saúde Na Internet aposta no aconselhamento on-line e o pagamento varia com a urgência do pedido, sendo feito com cartão de crédito. A taxa dos serviços é reduzida para os membros do site da Médicos Na Internet.
  • 16. A Médicos Na Internet não fica por aqui e já está a apostar noutras vertentes do serviço de saúde: a televisão interactiva através de uma parceria com a SIC, com o programa Médicos 24 a dar os primeiros passos. Ainda nenhum destes sites faz verdadeiras consultas on-line; unicamente prestam serviços de aconselhamento médico on-line em que os médicos respondem a questões ou dúvidas. Em caso de dúvida, o próprio médico encaminha o cibernauta para uma consulta com o seu médico assistente. Para já, estes serviços não substituem a consulta presencial e a Associação Médica Mundial defende mesmo que o médico não pode tornar-se um anónimo para o doente e que a relação de confiança médico-paciente é fundamental.
  • 17. Sistemas de Gestão de Doentes Hospitalares
  • 18. Sistema de informação (S.I.): é um sistema, automatizado ou manual, que inclua pessoas, máquinas, e/ou métodos organizados para recolher, processar, transmitir e disseminar dados que representam informação para o utilizador. Normalmente é composto por Software (Símbolos e Linguagem, Modelo computacional) e por Hardware.
  • 19. Sistemas de Auxílio ao Diagnóstico
  • 20. Os Sistemas de Apoio à Decisão Clínica (SADC) são aplicações desenhadas para auxiliar os médicos na tomada de decisões de diagnóstico e de terapêutica nos cuidados a doentes. Esta definição abrangente poderia incluir aplicações muito pouco específicas como livros electrónicos ou bases de dados de artigos científicos. Assim, uma definição mais exacta considera apenas os sistemas que consistem numa base de conhecimento e num mecanismo de inferência e que utilizando dados clínicos recolhidos geram recomendações específicas para o cada caso específico.