SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  18
Télécharger pour lire hors ligne
Uma professora de português pediu à amiga escritora que criasse um conto ou crônica utilizando as novas regras ortográficas para trabalhar com  seus alunos adolescentes. A escritora, depois de muito relutar, acabou  cedendo aos insistentes apelos da amiga. No dia da apresentação da aula, os alunos estavam  mais dispersos que o normal. A professora chegou a pensar em mudar o tópico mas as férias estavam chegando e a matéria andava atrasada.
A professora notou que aos poucos seus alunos participavam da aula, fazendo comentários ou complementando alguma parte do texto. Durante as aulas que vieram depois, surgia um comentário ou outro que trazia a crônica novamente à baila, que era rapidamente integrada à matéria do dia. A turma evoluiu. As provas mostraram que as novas regras ortográficas foram bem assimiladas pela turma, que obteve a melhor média de notas da escola.  Outra professora resolveu utilizar a crônica em outra escola. O resultado foi animador.
A crônica “ Como será daqui pra frente?”
“  Estive vendo as novas regras da ortografia. Na verdade, já tinha esbarrado com elas trilhares de vezes, mas apenas hoje que as danadas receberam uma educada atenção de minha parte. Devo confessar que não foi uma ação espontânea. Que eu me lembre, desde o ano retrasado que uma amiga me enche o saco para escrever a  respeito. O faço com a esperança de que diminua o volume de e-mails e torpedos que ela me envia.  Em suma, que as novas regras ortográficas a mantenham sossegada por um bom tempo.
Cai o trema! Aliás, não cai... Dá uma tombadinha. Linguiça  e  pinguim  ficam feios sem ele mas quantas pessoas conhecemos  que utilizavam o trema a que  eles tinham direito? Essa espécie de " enfeiação " já vinha sendo adotada por 98% da população brasileira. Resumindo, continua tudo como está.
Alfabeto com 26 letras? O  K  e o  W  são moleza para qualquer internauta, que convive diariamente com Kb e Web-qualquercoisa. A terceira nova letra de nosso alfabeto tornou-se comum com os animes japoneses, que  tem a maioria de seus personagens e  termos começando com  y . Esta regra tiramos de letra. O hífen é outro que tomba mas não cai. Aquele tracinho no meio das vogais, provocando um divórcio entre elas, vai embora. As vogais agora convivem harmoniosamente na mesma  palavra.
Auto-escola cansou da briga e passou a ser  autoescola , auto-ajuda adotou  autoajuda . Agora, pasmem! O que era impossível tornou-se realidade. Contra-indicação, semi-árido e infra-estrutura viraram amantes, mais inseparáveis que nunca. Só assinam  contraindicação ,  semiárido  e  infraestrutura . Quem será o  estraga-prazer  a querer afastá-los? Epa! E  estraga-prazer , como fica? Deixa eu fazer umas pesquisas básicas pela Internet. Huuummm... Achei!
Essas duas palavrinhas vivem ocupadíssimas, cada uma com suas próprias obrigações. Explicam que a sociedade entre elas não passa de uma simples parceria. Nem quiseram se prolongar no assunto. Para deixar isso bem claro, vão manter o traço. Na  contra-mão , chega um  paraquedista trazendo um  paralama , um parachoque  e um  parabrisa  - todos sem tracinho. Joguei tudo no  porta-malas  pra vender no ferro-velho . O  paraquedista  com cara de pão de mel  ficou nervoso. Só acalmou quando o banhei com  água-de-colônia  numa banheira de hidromassagem.
Então os nomes compostos não usam mais hífen? Não é bem assim. Os passarinhos continuam com seus nomes: bem-te-vi ,  beija-flor . As flores também  permanecem como estão:  mal-me-quer . Por se achar a tal, a  couve-flor  recusou-se a retirar o tracinho e a delicada  erva-doce nem está sabendo do que acontece no mundo do idioma português e vai continuar adotando o tracinho.
As cores apelaram com um papo estranho sobre estarem sofrendo discriminações sexuais e  conseguiram na justiça, o direito de gozarem com o tracinho. Ficou tudo  rosa-choque , vermelho-acobreado ,  lilás-médio ... As donas de casa quando souberam da vitória da comunidade GLS, criaram redes de novenas funcionando por 24hs, para que a feira não se unisse sem cerimônia aos dias da semana. Foram atendidas pelo próprio arcanjo Gabriel que fez uma aparição numa das reuniões, dando ordens ao estilo Tropa de Elite: - Deixe o traço! Deu certo. As irmãs  segunda-feira ,  terça-feira  e as demais, mantiveram o hífen.
Os médicos e militares fizeram um lobby, gastaram uma nota preta pra manter o tracinho. Alegaram que sairia mais caro mudar os receituários e refazer as fardas: médico-cirurgião ,  tenente-coronel ,  capitão-do-mar . Uma pequena pausa para a cultura, ocasionada pelo trauma de ler muitas pérolas do Enem e Vestibular. Só por precaução... Almirante Barroso não tem tracinho. Assim era chamado Francisco Manuel Barroso da Silva. Sim, o cara era militar da Marinha Imperial. Foi ele quem conduziu a  Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança. No centro do Rio de Janeiro há uma avenida com seu nome (Av. Almirante Barroso). Na praia do Flamengo, há um monumento, obra do escultor Correia Lima, em cuja base se encontram os seus restos mortais. Fim da pausa!
Acho que algumas regras pra este tracinho, até que simpático, foram criadas por algum carioca apaixonado. Será que Thiago Velloso e André Delacerda tiveram alguma participação nas novas regras? O  R  no início das palavras vira  RR  na boca do carioca. Não pronunciamos  R  (como em papiro, aresta e arara),  pronunciamos  RR  (como em ferro, arraso e arremate). Falamos rroldana e não roldana, rrodopio e não rodopio, rrebola e não rebola. Pois bem, numa das tombada do hífen, o  R  dobra e deixa algumas palavras com jeito carioca de ser:  autorretrato ,  antirreligioso ,  suprarrenal . Será fácil lembrar desta regra. Se a palavra antes do tracinho (nem vou falar em prefixo) terminar com vogal e a palavra seguinte começar com R  é só lembrar dos simpáticos e adoráveis cariocas.
Mais uma coisinha: a regra também vale para o  S . Fico até sem graça de comentar isso, pois todos sabemos que o  S   é um invejoso que gosta de imitar o  R  em tudo. Ante-sala vira antessala , extra-seco vira  extrasseco  e por aí vai... Quem segurou mesmo o hífen, sem deixá-lo cair, foram os sufixos terminados em  R , que acompanham outra palavra iniciada com  R , como em  inter-regional  e  hiper-realista . Estes tracinhos continuarão a infernizar os cariocas. O  pré-natal  esteve tão feliz, rindo o tempo todo com o  pós-parto  de uma camela  pré-histórica  que ninguém  teve coragem de tocar no tracinho deles. Já o pró  -  um chato por natureza, foi completamente ignorado. Só assim manteve o tracinho:  pró-labore ,  pró-desmatamento .
A vogal e o h não chegaram a nenhum acordo, mesmo com anos de terapia. Permanecem de cara virada um pro outro: anti-higiênico ,  anti-herói ,  anti-horário . Estou começando a achar que as vogais são  semi-hostis com as consoantes... O interessante é que as vogais quando estão próximas umas das outras, não tem essa de  arquiinimigas . Fizeram lipo juntas e conquistaram uma silhueta  antiinflacionária  de microorganismo . Sumiram todos os tracinhos, notaram? Vogal-vogal, com as novas regras ficam magrinhas: microondas ,  antiibérico ,  antiinflamatório ,  extraescolar ... Uma inovação interessante: - Podem esquecer o  mi x to , ele foi sumariamente despedido. Puseram o  misto  no lugar dele.
Fiquei bolada com essa exceção: o prefixo  co  não usa mais hífen. Seguiu os exemplos de  cooperação  e   coordenado , que sempre estiveram juntas. Não estou me lembrando no momento, de nenhuma palavra que use  co  com tracinho. Será que sempre escrevi errado? Quem diria que o  créu  suplantaria a  ideia !? Teremos que nos acostumar com as  ideias heroicas  sem o acento agudo. Rasparam também o acento da pobre coitada da  jiboia . O acento do  créu  continua porque tem o  U  logo depois. Pelo menos a  assembleia  perdeu alguma coisa... Resta o consolo em saber que continuamos vivendo tendo um belíssimo  céu  como  chapéu . ”
Trabalho apresentado pelos alunos da 7ª série, turma 703: Renata, Marcela, William, Yasmine e Jeffrei Professora: Cecília Semana da Língua Portuguesa Colégio Bom Pastor junho/2008
Crônica “Como será daqui pra frente?” De: Elida Kronig Aplicada pelas professoras Maria Helena e Cecília com sucesso aos alunos das turmas do - Centro Comunitário Meninos de Deus - Jardim Escola João Vicente - Colégio Bom Pastor - Colégio Prof. Francisco Barros - Centro Educacional Bom Saber e tem sido um valioso auxiliar nas palestras e seminários de atualização da Língua Portuguesa.
Esta foi a maneira que encontramos de homenagear a escritora Elida Kronig, por ter tornado a matéria mais fácil pra gente.

Contenu connexe

Tendances

Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 21-22
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 21-22Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 21-22
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 21-22luisprista
 
ApresentaçãO Para DéCimo Ano, Aula 11 12
ApresentaçãO Para DéCimo Ano, Aula 11 12ApresentaçãO Para DéCimo Ano, Aula 11 12
ApresentaçãO Para DéCimo Ano, Aula 11 12luisprista
 
Testediagnostico6ano 130920102338-phpapp02
Testediagnostico6ano 130920102338-phpapp02Testediagnostico6ano 130920102338-phpapp02
Testediagnostico6ano 130920102338-phpapp02Belmira Baptista
 
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106luisprista
 
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 25-26
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 25-26Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 25-26
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 25-26luisprista
 
Telecurso2000 medioportugues
Telecurso2000 medioportuguesTelecurso2000 medioportugues
Telecurso2000 medioportuguesFlo Vll
 
Crase sem segredo
Crase sem segredoCrase sem segredo
Crase sem segredomarciaporto
 
Escrevendo corretamente aulas 1 a 5
Escrevendo corretamente aulas 1 a 5Escrevendo corretamente aulas 1 a 5
Escrevendo corretamente aulas 1 a 5Evilane Alves
 
metrificaoeescanso-150412123414-conversion-gate01.pdf
metrificaoeescanso-150412123414-conversion-gate01.pdfmetrificaoeescanso-150412123414-conversion-gate01.pdf
metrificaoeescanso-150412123414-conversion-gate01.pdfJulianaMoreira279928
 
Quincas Borba - Machado de Assis
Quincas Borba - Machado de AssisQuincas Borba - Machado de Assis
Quincas Borba - Machado de Assisgustavocnm
 
Prova integrado 1_2013
Prova integrado 1_2013Prova integrado 1_2013
Prova integrado 1_2013Helmuth Souza
 
Guia de Sobrevivência Calouro ESPM
Guia de Sobrevivência Calouro ESPMGuia de Sobrevivência Calouro ESPM
Guia de Sobrevivência Calouro ESPMFelipe Duarte
 
O acordo ortográfico
O acordo ortográficoO acordo ortográfico
O acordo ortográficopiefohmania
 
De repente 60
De repente 60De repente 60
De repente 60zpizarro
 

Tendances (17)

Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 21-22
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 21-22Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 21-22
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 21-22
 
ApresentaçãO Para DéCimo Ano, Aula 11 12
ApresentaçãO Para DéCimo Ano, Aula 11 12ApresentaçãO Para DéCimo Ano, Aula 11 12
ApresentaçãO Para DéCimo Ano, Aula 11 12
 
Testediagnostico6ano 130920102338-phpapp02
Testediagnostico6ano 130920102338-phpapp02Testediagnostico6ano 130920102338-phpapp02
Testediagnostico6ano 130920102338-phpapp02
 
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 105-106
 
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 25-26
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 25-26Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 25-26
Apresentação para décimo ano de 2014 5, aula 25-26
 
Telecurso2000 medioportugues
Telecurso2000 medioportuguesTelecurso2000 medioportugues
Telecurso2000 medioportugues
 
Crase sem segredo
Crase sem segredoCrase sem segredo
Crase sem segredo
 
Classes de palavras
Classes de palavrasClasses de palavras
Classes de palavras
 
Escrevendo corretamente aulas 1 a 5
Escrevendo corretamente aulas 1 a 5Escrevendo corretamente aulas 1 a 5
Escrevendo corretamente aulas 1 a 5
 
metrificaoeescanso-150412123414-conversion-gate01.pdf
metrificaoeescanso-150412123414-conversion-gate01.pdfmetrificaoeescanso-150412123414-conversion-gate01.pdf
metrificaoeescanso-150412123414-conversion-gate01.pdf
 
Quincas Borba - Machado de Assis
Quincas Borba - Machado de AssisQuincas Borba - Machado de Assis
Quincas Borba - Machado de Assis
 
Prova integrado 1_2013
Prova integrado 1_2013Prova integrado 1_2013
Prova integrado 1_2013
 
Guia de Sobrevivência Calouro ESPM
Guia de Sobrevivência Calouro ESPMGuia de Sobrevivência Calouro ESPM
Guia de Sobrevivência Calouro ESPM
 
Pronomes demonstrativos
Pronomes demonstrativosPronomes demonstrativos
Pronomes demonstrativos
 
O acordo ortográfico
O acordo ortográficoO acordo ortográfico
O acordo ortográfico
 
De repente 60
De repente 60De repente 60
De repente 60
 
Ficha 1
Ficha 1Ficha 1
Ficha 1
 

En vedette (9)

Fixture
FixtureFixture
Fixture
 
Co-operatives and CED 2
Co-operatives and CED 2Co-operatives and CED 2
Co-operatives and CED 2
 
Chris Irgens
Chris IrgensChris Irgens
Chris Irgens
 
SweepsPros 2009
SweepsPros 2009SweepsPros 2009
SweepsPros 2009
 
FiiPractic 2015 - Adroid Pro - Day 5 - SQL Day
FiiPractic 2015 - Adroid Pro - Day 5 - SQL DayFiiPractic 2015 - Adroid Pro - Day 5 - SQL Day
FiiPractic 2015 - Adroid Pro - Day 5 - SQL Day
 
Doencas curáveis com água
Doencas curáveis com águaDoencas curáveis com água
Doencas curáveis com água
 
Satyam Fiasco
Satyam FiascoSatyam Fiasco
Satyam Fiasco
 
Music Room 7
Music Room 7Music Room 7
Music Room 7
 
Music Room 6
Music Room 6Music Room 6
Music Room 6
 

Similaire à Novas regras ortográficas

Atividades de português-Ortografia
Atividades de português-OrtografiaAtividades de português-Ortografia
Atividades de português-OrtografiaKeyssiane Alencar
 
Atividades Portugues
Atividades PortuguesAtividades Portugues
Atividades PortuguesHelene Tatsch
 
APOSTILA DA PRIMEIRA SEMANA CURSO. LÍNGUA PORTUGUESA. PROFESSOR: ANTÔNIO FERN...
APOSTILA DA PRIMEIRA SEMANA CURSO. LÍNGUA PORTUGUESA. PROFESSOR: ANTÔNIO FERN...APOSTILA DA PRIMEIRA SEMANA CURSO. LÍNGUA PORTUGUESA. PROFESSOR: ANTÔNIO FERN...
APOSTILA DA PRIMEIRA SEMANA CURSO. LÍNGUA PORTUGUESA. PROFESSOR: ANTÔNIO FERN...Antônio Fernandes
 
Apostila cursinho estado apostila 1
Apostila cursinho estado apostila 1Apostila cursinho estado apostila 1
Apostila cursinho estado apostila 1Antônio Fernandes
 
Português - Crônica - Verbo - Advérbio
Português - Crônica - Verbo - Advérbio Português - Crônica - Verbo - Advérbio
Português - Crônica - Verbo - Advérbio kiimchayene
 
Variação linguistica aulão
Variação linguistica   aulãoVariação linguistica   aulão
Variação linguistica aulãoeeepadrianonobre
 
AULA DE PORTUGUÊS - FALA E ESCRITA / CULTA E PADRÃO
AULA DE PORTUGUÊS - FALA E ESCRITA / CULTA E PADRÃOAULA DE PORTUGUÊS - FALA E ESCRITA / CULTA E PADRÃO
AULA DE PORTUGUÊS - FALA E ESCRITA / CULTA E PADRÃOLucasGomesHaider1
 
Dislexia -testes_exercicios_e_jogos_verbais
Dislexia  -testes_exercicios_e_jogos_verbaisDislexia  -testes_exercicios_e_jogos_verbais
Dislexia -testes_exercicios_e_jogos_verbaisAndreia Martins
 
Aap lp ago 2015_ caderno do professor_ 6_ef_intranet (2) (1)
Aap lp ago 2015_ caderno do professor_ 6_ef_intranet (2) (1)Aap lp ago 2015_ caderno do professor_ 6_ef_intranet (2) (1)
Aap lp ago 2015_ caderno do professor_ 6_ef_intranet (2) (1)Andréa Sousa Silveira Silva
 
Proalfa e sugestões para melhorar o desempenho nos descritores
Proalfa e sugestões para melhorar o desempenho nos descritoresProalfa e sugestões para melhorar o desempenho nos descritores
Proalfa e sugestões para melhorar o desempenho nos descritoresAna Paula Ferreira
 
Escrita Criativa - Roseane Queiroz
Escrita Criativa - Roseane QueirozEscrita Criativa - Roseane Queiroz
Escrita Criativa - Roseane QueirozZoom Comunicação
 
Verificação de aprendizagem de língua portuguesa etapa 2
Verificação de aprendizagem de língua portuguesa  etapa 2Verificação de aprendizagem de língua portuguesa  etapa 2
Verificação de aprendizagem de língua portuguesa etapa 2renata ubeda
 

Similaire à Novas regras ortográficas (20)

PDF: ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
PDF: ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTALPDF: ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
PDF: ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
 
Atividades de português-Ortografia
Atividades de português-OrtografiaAtividades de português-Ortografia
Atividades de português-Ortografia
 
WORD: ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
WORD: ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTALWORD: ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
WORD: ATIVIDADES DE ORTOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
 
Atividades Portugues
Atividades PortuguesAtividades Portugues
Atividades Portugues
 
Fichas gramaticais
Fichas gramaticaisFichas gramaticais
Fichas gramaticais
 
APOSTILA DA PRIMEIRA SEMANA CURSO. LÍNGUA PORTUGUESA. PROFESSOR: ANTÔNIO FERN...
APOSTILA DA PRIMEIRA SEMANA CURSO. LÍNGUA PORTUGUESA. PROFESSOR: ANTÔNIO FERN...APOSTILA DA PRIMEIRA SEMANA CURSO. LÍNGUA PORTUGUESA. PROFESSOR: ANTÔNIO FERN...
APOSTILA DA PRIMEIRA SEMANA CURSO. LÍNGUA PORTUGUESA. PROFESSOR: ANTÔNIO FERN...
 
Avelino
AvelinoAvelino
Avelino
 
Apostila cursinho estado apostila 1
Apostila cursinho estado apostila 1Apostila cursinho estado apostila 1
Apostila cursinho estado apostila 1
 
Português - Crônica - Verbo - Advérbio
Português - Crônica - Verbo - Advérbio Português - Crônica - Verbo - Advérbio
Português - Crônica - Verbo - Advérbio
 
Variação linguistica aulão
Variação linguistica   aulãoVariação linguistica   aulão
Variação linguistica aulão
 
AULA DE PORTUGUÊS - FALA E ESCRITA / CULTA E PADRÃO
AULA DE PORTUGUÊS - FALA E ESCRITA / CULTA E PADRÃOAULA DE PORTUGUÊS - FALA E ESCRITA / CULTA E PADRÃO
AULA DE PORTUGUÊS - FALA E ESCRITA / CULTA E PADRÃO
 
Português
PortuguêsPortuguês
Português
 
D 11.pptx
D 11.pptxD 11.pptx
D 11.pptx
 
Dislexia -testes_exercicios_e_jogos_verbais
Dislexia  -testes_exercicios_e_jogos_verbaisDislexia  -testes_exercicios_e_jogos_verbais
Dislexia -testes_exercicios_e_jogos_verbais
 
Aap lp ago 2015_ caderno do professor_ 6_ef_intranet (2) (1)
Aap lp ago 2015_ caderno do professor_ 6_ef_intranet (2) (1)Aap lp ago 2015_ caderno do professor_ 6_ef_intranet (2) (1)
Aap lp ago 2015_ caderno do professor_ 6_ef_intranet (2) (1)
 
Proalfa e sugestões para melhorar o desempenho nos descritores
Proalfa e sugestões para melhorar o desempenho nos descritoresProalfa e sugestões para melhorar o desempenho nos descritores
Proalfa e sugestões para melhorar o desempenho nos descritores
 
ApresentaçãO Do Que Já Foi Feito
ApresentaçãO Do Que Já Foi FeitoApresentaçãO Do Que Já Foi Feito
ApresentaçãO Do Que Já Foi Feito
 
Escrita Criativa - Roseane Queiroz
Escrita Criativa - Roseane QueirozEscrita Criativa - Roseane Queiroz
Escrita Criativa - Roseane Queiroz
 
Verificação de aprendizagem de língua portuguesa etapa 2
Verificação de aprendizagem de língua portuguesa  etapa 2Verificação de aprendizagem de língua portuguesa  etapa 2
Verificação de aprendizagem de língua portuguesa etapa 2
 
6ano portugues 2007
6ano portugues 20076ano portugues 2007
6ano portugues 2007
 

Plus de Maria Lucia Dermargos Campos (10)

Fm igrejas dessacralizadas
Fm   igrejas dessacralizadasFm   igrejas dessacralizadas
Fm igrejas dessacralizadas
 
Simon & Garfunkel
Simon & GarfunkelSimon & Garfunkel
Simon & Garfunkel
 
Sugestoes 1
Sugestoes 1Sugestoes 1
Sugestoes 1
 
Homenagem Diferente
Homenagem DiferenteHomenagem Diferente
Homenagem Diferente
 
Elwiwichu
ElwiwichuElwiwichu
Elwiwichu
 
Corrigindo
CorrigindoCorrigindo
Corrigindo
 
BêNçãO Ce..
BêNçãO Ce..BêNçãO Ce..
BêNçãO Ce..
 
Cadamaanatedoygracias2
Cadamaanatedoygracias2Cadamaanatedoygracias2
Cadamaanatedoygracias2
 
Homenagem Diferente
Homenagem DiferenteHomenagem Diferente
Homenagem Diferente
 
Sugestoes 1
Sugestoes 1Sugestoes 1
Sugestoes 1
 

Novas regras ortográficas

  • 1. Uma professora de português pediu à amiga escritora que criasse um conto ou crônica utilizando as novas regras ortográficas para trabalhar com seus alunos adolescentes. A escritora, depois de muito relutar, acabou cedendo aos insistentes apelos da amiga. No dia da apresentação da aula, os alunos estavam mais dispersos que o normal. A professora chegou a pensar em mudar o tópico mas as férias estavam chegando e a matéria andava atrasada.
  • 2. A professora notou que aos poucos seus alunos participavam da aula, fazendo comentários ou complementando alguma parte do texto. Durante as aulas que vieram depois, surgia um comentário ou outro que trazia a crônica novamente à baila, que era rapidamente integrada à matéria do dia. A turma evoluiu. As provas mostraram que as novas regras ortográficas foram bem assimiladas pela turma, que obteve a melhor média de notas da escola. Outra professora resolveu utilizar a crônica em outra escola. O resultado foi animador.
  • 3. A crônica “ Como será daqui pra frente?”
  • 4. “ Estive vendo as novas regras da ortografia. Na verdade, já tinha esbarrado com elas trilhares de vezes, mas apenas hoje que as danadas receberam uma educada atenção de minha parte. Devo confessar que não foi uma ação espontânea. Que eu me lembre, desde o ano retrasado que uma amiga me enche o saco para escrever a respeito. O faço com a esperança de que diminua o volume de e-mails e torpedos que ela me envia. Em suma, que as novas regras ortográficas a mantenham sossegada por um bom tempo.
  • 5. Cai o trema! Aliás, não cai... Dá uma tombadinha. Linguiça e pinguim ficam feios sem ele mas quantas pessoas conhecemos que utilizavam o trema a que eles tinham direito? Essa espécie de " enfeiação " já vinha sendo adotada por 98% da população brasileira. Resumindo, continua tudo como está.
  • 6. Alfabeto com 26 letras? O K e o W são moleza para qualquer internauta, que convive diariamente com Kb e Web-qualquercoisa. A terceira nova letra de nosso alfabeto tornou-se comum com os animes japoneses, que tem a maioria de seus personagens e termos começando com y . Esta regra tiramos de letra. O hífen é outro que tomba mas não cai. Aquele tracinho no meio das vogais, provocando um divórcio entre elas, vai embora. As vogais agora convivem harmoniosamente na mesma palavra.
  • 7. Auto-escola cansou da briga e passou a ser autoescola , auto-ajuda adotou autoajuda . Agora, pasmem! O que era impossível tornou-se realidade. Contra-indicação, semi-árido e infra-estrutura viraram amantes, mais inseparáveis que nunca. Só assinam contraindicação , semiárido e infraestrutura . Quem será o estraga-prazer a querer afastá-los? Epa! E estraga-prazer , como fica? Deixa eu fazer umas pesquisas básicas pela Internet. Huuummm... Achei!
  • 8. Essas duas palavrinhas vivem ocupadíssimas, cada uma com suas próprias obrigações. Explicam que a sociedade entre elas não passa de uma simples parceria. Nem quiseram se prolongar no assunto. Para deixar isso bem claro, vão manter o traço. Na contra-mão , chega um paraquedista trazendo um paralama , um parachoque e um parabrisa - todos sem tracinho. Joguei tudo no porta-malas pra vender no ferro-velho . O paraquedista com cara de pão de mel ficou nervoso. Só acalmou quando o banhei com água-de-colônia numa banheira de hidromassagem.
  • 9. Então os nomes compostos não usam mais hífen? Não é bem assim. Os passarinhos continuam com seus nomes: bem-te-vi , beija-flor . As flores também permanecem como estão: mal-me-quer . Por se achar a tal, a couve-flor recusou-se a retirar o tracinho e a delicada erva-doce nem está sabendo do que acontece no mundo do idioma português e vai continuar adotando o tracinho.
  • 10. As cores apelaram com um papo estranho sobre estarem sofrendo discriminações sexuais e conseguiram na justiça, o direito de gozarem com o tracinho. Ficou tudo rosa-choque , vermelho-acobreado , lilás-médio ... As donas de casa quando souberam da vitória da comunidade GLS, criaram redes de novenas funcionando por 24hs, para que a feira não se unisse sem cerimônia aos dias da semana. Foram atendidas pelo próprio arcanjo Gabriel que fez uma aparição numa das reuniões, dando ordens ao estilo Tropa de Elite: - Deixe o traço! Deu certo. As irmãs segunda-feira , terça-feira e as demais, mantiveram o hífen.
  • 11. Os médicos e militares fizeram um lobby, gastaram uma nota preta pra manter o tracinho. Alegaram que sairia mais caro mudar os receituários e refazer as fardas: médico-cirurgião , tenente-coronel , capitão-do-mar . Uma pequena pausa para a cultura, ocasionada pelo trauma de ler muitas pérolas do Enem e Vestibular. Só por precaução... Almirante Barroso não tem tracinho. Assim era chamado Francisco Manuel Barroso da Silva. Sim, o cara era militar da Marinha Imperial. Foi ele quem conduziu a Armada Brasileira à vitória na Batalha do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança. No centro do Rio de Janeiro há uma avenida com seu nome (Av. Almirante Barroso). Na praia do Flamengo, há um monumento, obra do escultor Correia Lima, em cuja base se encontram os seus restos mortais. Fim da pausa!
  • 12. Acho que algumas regras pra este tracinho, até que simpático, foram criadas por algum carioca apaixonado. Será que Thiago Velloso e André Delacerda tiveram alguma participação nas novas regras? O R no início das palavras vira RR na boca do carioca. Não pronunciamos R (como em papiro, aresta e arara), pronunciamos RR (como em ferro, arraso e arremate). Falamos rroldana e não roldana, rrodopio e não rodopio, rrebola e não rebola. Pois bem, numa das tombada do hífen, o R dobra e deixa algumas palavras com jeito carioca de ser: autorretrato , antirreligioso , suprarrenal . Será fácil lembrar desta regra. Se a palavra antes do tracinho (nem vou falar em prefixo) terminar com vogal e a palavra seguinte começar com R é só lembrar dos simpáticos e adoráveis cariocas.
  • 13. Mais uma coisinha: a regra também vale para o S . Fico até sem graça de comentar isso, pois todos sabemos que o S é um invejoso que gosta de imitar o R em tudo. Ante-sala vira antessala , extra-seco vira extrasseco e por aí vai... Quem segurou mesmo o hífen, sem deixá-lo cair, foram os sufixos terminados em R , que acompanham outra palavra iniciada com R , como em inter-regional e hiper-realista . Estes tracinhos continuarão a infernizar os cariocas. O pré-natal esteve tão feliz, rindo o tempo todo com o pós-parto de uma camela pré-histórica que ninguém teve coragem de tocar no tracinho deles. Já o pró - um chato por natureza, foi completamente ignorado. Só assim manteve o tracinho: pró-labore , pró-desmatamento .
  • 14. A vogal e o h não chegaram a nenhum acordo, mesmo com anos de terapia. Permanecem de cara virada um pro outro: anti-higiênico , anti-herói , anti-horário . Estou começando a achar que as vogais são semi-hostis com as consoantes... O interessante é que as vogais quando estão próximas umas das outras, não tem essa de arquiinimigas . Fizeram lipo juntas e conquistaram uma silhueta antiinflacionária de microorganismo . Sumiram todos os tracinhos, notaram? Vogal-vogal, com as novas regras ficam magrinhas: microondas , antiibérico , antiinflamatório , extraescolar ... Uma inovação interessante: - Podem esquecer o mi x to , ele foi sumariamente despedido. Puseram o misto no lugar dele.
  • 15. Fiquei bolada com essa exceção: o prefixo co não usa mais hífen. Seguiu os exemplos de cooperação e coordenado , que sempre estiveram juntas. Não estou me lembrando no momento, de nenhuma palavra que use co com tracinho. Será que sempre escrevi errado? Quem diria que o créu suplantaria a ideia !? Teremos que nos acostumar com as ideias heroicas sem o acento agudo. Rasparam também o acento da pobre coitada da jiboia . O acento do créu continua porque tem o U logo depois. Pelo menos a assembleia perdeu alguma coisa... Resta o consolo em saber que continuamos vivendo tendo um belíssimo céu como chapéu . ”
  • 16. Trabalho apresentado pelos alunos da 7ª série, turma 703: Renata, Marcela, William, Yasmine e Jeffrei Professora: Cecília Semana da Língua Portuguesa Colégio Bom Pastor junho/2008
  • 17. Crônica “Como será daqui pra frente?” De: Elida Kronig Aplicada pelas professoras Maria Helena e Cecília com sucesso aos alunos das turmas do - Centro Comunitário Meninos de Deus - Jardim Escola João Vicente - Colégio Bom Pastor - Colégio Prof. Francisco Barros - Centro Educacional Bom Saber e tem sido um valioso auxiliar nas palestras e seminários de atualização da Língua Portuguesa.
  • 18. Esta foi a maneira que encontramos de homenagear a escritora Elida Kronig, por ter tornado a matéria mais fácil pra gente.