SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  87
Obras do Plano Nacional de Leitura Aquisições 2009/2010
Sinopse: Este livro transporta-nos para o universo do imaginário e do faz-de-conta. Constituído por cinco maravilhosos contos de autoria de Matilde Rosa Araújo, complementados por mimosas ilustrações de Maria Keil, fará o encanto de todas as crianças. Os poemas de Matilde Rosa Araújo e os desenhos de Maria Keil transportam-nos para o universo poético e mágico da criança, e para a forte ligação das autoras à Natureza.
Sinopse As pessoas de quem as crianças gostam não podem simplesmente traí-las e desaparecer - estão em sítios com nomes concretos como caixões, covas e cemitérios que elas podem ver - mas depois de respeitada a sua inteligência, o que importa é ajudá-las a perceber que aqueles de quem gostamos continuam eternamente presentes na nossa vida.
Sinopse Algumas famílias são parecidas. Algumas famílias gostam de comer coisas diferentes. Algumas famílias gostam de se abraçar. Abre este livro para leres acerca de todos os tipos de família.
Sinopse Recriação poética da Declaração Universal dos Direitos da Criança, esta publicação retoma, no estilo particular de Matilde Rosa Araújo, a defesa dos seus direitos fundamentais, apelando para uma atitude mais justa e mais protectora em relação à infância.
Sinopse O Livro das Lengalengas, curtas narrativas que António Mota recolheu, foi concebido para os mais pequenos, mesmo para aqueles que ainda não descobriram o maravilhoso mundo das palavras. Entendido como um divertido jogo de palavras, contribui eficazmente para que a criança comece a adquirir motivação e gosto pela leitura e pela escrita.
Sinopse O que é possível fazer com este livro? Conhecer a grande aventura dos números, primeiro nas mãos da Bruxa MMM e depois nas asas das fadas. Conhecer muitas das utilidades dos números. Ver e apreciar o quadro que um pintor célebre fez sobre os números desaparecidos.
Sinopse Às vezes há um hipopótamo aventureiro que se esgueira para dentro da cama de um certo menino, e molha-o todo. Mas o que acontecerá se, além deste hipopótamo, aparecerem também uma sereia friorenta e uma baleia viajante?
Sinopse Um conto, quase uma lengalenga, originário da tradição oral africana. Com alguma ironia faz-nos ver os outros de maneira diferente.
Sinopse O livro ideal para filhos, filhas… e especialmente mães. Livro cartonado, ilustrado a cores. Uma homenagem às mães num livro cheio de ternura. «A minha mãe podia ser bailarina ou astronauta, podia ser uma estrela de cinema ou uma grande empresária. Mas é a Minha mãe, que há-de gostar sempre de mim.»
Sinopse O Milo é o mais novo de uma família de pinguins carteiros. Mas não o será por muito tempo... A mãe do Milo está a chocar um ovo que poderá estalar a qualquer momento. Um dia, ela tem de partir para uma expedição em busca de comida, e alguém terá de ficar a guardar o ovo. É dado a escolher ao pequeno Milo entre entregar o correio ou ficar a guardar o ovo... O Milo, sem hesitar prefere ir entregar o correio, não sabendo que o pai por engano embrulha o ovo juntamente com os outros pacotes... Quando está a entregar a última carta, apercebe-se que há um pacote a mais e que tem de ser entregue rapidamente aos seus pais...
Sinopse O Lenny sente-se sozinho e gostava de ter um amigo. Como um anúncio, ele escreve um papelinho e prende-o a uma árvore. Vai então para casa esperar que o seu amigo chegue. Mas esperou, esperou, esperou… Só que o amigo não apareceu. Resolve ir verificar se o papelinho não caiu da árvore e é então que tropeça na casa-ninho-móvel do Twick. O Lenny não tem tempo para conversas, mas o Twick convida-se a si próprio e diz que lhe faz companhia até que o seu amigo chegue finalmente . . .
Sinopse Este livro conta-nos a história de um porquinho que não gostava de sopa de legumes. O porquinho obriga o seu papá a fazer ou sopa castanha (de chocolate), ou vermelha (de morango) ou laranja (de laranjas). Mas será que estas sopas são mesmo boas? Ou será que o porquinho vai acabar por preferir A SOPA VERDE?
Sinopse O Sapo tinha hibernado durante todo o Inverno e agora quer regressar ao lago, o seu lar, doce lar. Mas, ao chegar, o que é que ele vê? Um GRANDE e ASSUSTADOR Monstro do Lago, com garras enormes e muito, mas muito feio! Será que o Sapo poderá voltar a saltar e brincar no seu querido lago? Será que ele e os amigos conseguirão descobrir o que é realmente o Monstro do Lago?
Sinopse Era uma vez um pinto careca que encontrou uma bolsa cheia de moedas de ouro. Foi levá-las ao rei, muito animado, pôs-se a andar pelo caminho real…
Sinopse Trava-línguas (ou destrava-línguas, como também se lhes chama) são pequenos textos, em prosa ou em verso, que jogam sobretudo com os sons das palavras e que se distinguem por serem normalmente difíceis de dizer. Se forem ditos muito depressa, é quase impossível pronunciá-los sem tropeçar. Neste livro, textos novos ou adaptações de textos antigos da nossa literatura tradicional contam uma história simples.  Exercício de ouvido e de comunicação, a leitura de trava-línguas é um desafio divertido e educativo para todas as idades.
Sinopse E se um livro fosse mágico? E se todos os livros fossem mágicos? Parte à descoberta da magia que existe em todos os livros, neste "meu livro" que é teu. Boa Viagem!
Sinopse Nesta colectânea encontram-se cerca de sessenta textos poéticosgeralmente breves, ricos em jogos de palavras e de fonemas com humor. Detecta-se uma forte presença animal, uma valorização da natureza, a recriação de enigmas e o ritmo vivo. Alguns poemas baseiam-se em jogos numéricos, a partir de uma sequencialização gradativa crescente.
Sinopse Hoje, às 10 horas, o H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto, perdeu uma perna enquanto praticava natação. A perna desapareceu no horizonte. O que há-de fazer o H? "Eu vou mas é perguntar às outras letras do alfabeto se me podem ajudar. Talvez me possam dar um bocado de si próprias. Assim, eu fico outra vez um H como deve ser."
Sinopse Selecta de poemas da tradição oral destinada aos mais pequenos. A escolha privilegia o folclore rimado infantil, não deixando, porém, de incluir romances tradicionais (como "A Nau Catrineta", "O Conde Torres", "O Conde Nilo" e "A Condessinha"), canções e outras poesias de origem popular sem destinatário específico.
Sinopse É uma colecção de contos breves do escritor e pedagogo italiano Gianni Rodari. Em 1970, pelo conjunto da obra, Rodari foi galardoado com o Prémio Hans Christian Andersen, que veio reconhecer a qualidade da sua escrita e o seu extraordinário contributo para a literatura infantil.
Sinopse Deste livro fazem parte quinze pequenos contos. Todos eles são uma agradável companhia para as crianças e adultos, pois permite momentos de verdadeira leitura, aprendizagem e troca de experiências... São histórias verdadeiramente deliciosas não só pelo que contam, como também pelo irresistível aroma de chocolate que as perfuma. Este livro permite, também, o enriquecimento do vocabulário, jogar com as palavras e brincar com a gramática e acentuação.
Sinopse Colectânea poética marcante no percurso literário da autora, esta é uma obra em que, uma vez mais, a infância e a comunhão com a mãe-natureza se revestem de particular importância.
Sinopse Duas histórias muito antigas... Numa delas pretende provar-se que, grandes ou pequenos, todos têm lugar e préstimo nesta vida. Na outra fala-se sobretudo do lugar onde vivemos e de que conhecemos todos os cantos. Viajar é muito bom, mas o regresso a casa é, às vezes, bem melhor.
Sinopse Este livro guarda a história de amor, vivido à distância, entre Gustavo e Amélia, dois meninos-espantalho. A narrativa desenvolve-se a partir das vivências dos dois heróis e, ainda, das figuras que com eles convivem, sempre num cenário naturalista. O amor, a amizade, a entreajuda, a solidariedade e, também, a crueldade (materializada na atitude de um caçador) são as linhas que alimentam uma acção simples, mas tocante, que possui um inesperado desfecho.
Sinopse Os primos viajam com a bruxa Cartuxa até ao Pólo Norte para salvarem uma baleia que está presa no gelo e enviou mensagens a pedir socorro.
Sinopse «Há muitos, muitos anos existiu a meio do oceano uma terra muito grande e muito rica chamada Atlântida. Nos montes havia grandes bosques de árvores gigantescas. Nos vales cresciam pomares que davam frutos saborosos. As pastagens eram abundantes e as vacas gordas e pachorrentas davam bom leite. Milhares de pássaros cantavam por entre a folhagem. Os atlantes eram belos, saudáveis e inteligentes.Construíram cidades fantásticas, com casas enormes e confortáveis, ruas largas e jardins bem cuidados. Os palácios tinham as paredes cobertas de marfim, ouro e prata. As jóias eram feitas num material que só eles tinham, o oricalco, mais valioso do que o ouro. A Atlântida desapareceu devido a um tremor de terra violentíssimo. Foi engolida pelo mar numa só noite.A única coisa que ficou de fora foram os cumes das montanhas, que se transformaram em ilhas e essas ilhas são os AÇORES. [...]»
Sinopse Enciclopédia que ajuda as crianças a compreenderem melhor o modo como se organiza a sociedade em que se inserem e a vida quotidiana.
Sinopse As palavras também brincam? Claro que sim! Estamos habituados a vê-las muito ordenadas e bem comportadinhas nos livros de leitura, nos dicionários e nas gramáticas mas, de vez em quando, fogem para o recreio como crianças irrequietas.
Sinopse Que criança não gosta de animais? Desde sempre que estes têm enriquecido o seu imaginário através da tradição oral e da literatura infantil. Luísa Ducla Soares convida os jovens leitores a descobrirem a Cidade dos Cães, a conhecerem o Coelhinho Saltitão, a Mosca Atrevida; o Caranguejo Verde e muitos outros bichos da horta, da mata e da selva. São histórias originais e divertidas mas que levam a pensar.
Sinopse O Livro Que Falava com o Vento e Outros Contos contém um conjunto de sete contos que divertem e ensinam. Falam sobre os livros, o saber, a escrita, os escritores. Mas, acima de tudo, directa ou indirectamente, o grande tema destes contos é a imaginação – «[…] um sopro que nos invade e que usa a linguagem para poder contar todas as histórias que andam pelo mundo, nas asas do vento, em busca de ouvintes que queiram escutá-las, para depois as contarem outra vez, sempre com a esperança de conquistarem novos leitores.»
Sinopse Livro de contos infantis, escritos por diversos autores infantis de renome: Matilde Rosa Araújo, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Maria do Céu Ferro, Maria Fonseca Santos, Maria Alice M. Sarabando. Todos os contos têm como ponto comum o facto de conterem uma mensagem relacionada de alguma forma com os direitos da criança. Os direitos de autor deste livro revertem a favor da Amnistia Internacional.
Sinopse Quem é este André que topa-tudo? É a excepção, e que excepção, numa família - pai, mãe, irmão e irmã - "como as outras". A aventura começa por acaso, instala-se, não-programada, no quotidiano pacato dos Mouratos. E os incidentes/acidentes sucedem-se. Aqui, um "prodigioso maquinismo", o Contra-Tempo, despacha os Mouratos para a Alemanha dos anos 30 e 40, os anos do nazismo. Matéria delicada em ficção de aventura para os mais novos? Decerto. Mas Torrado é mestre na gestão de todos os sobressaltos, os narrativos e os históricos, e desenreda com engenho fios que poderiam ser traiçoeiros.
Sinopse Toda a gente gosta de animais. Dos cães a correr pela relva. Das brincadeiras dos gatinhos. Dos passarinhos nas árvores a cantar. Mas não te aproximes demasiado. Não antes de teres a certeza: serão mesmo animais normais ou serão ... CRIATURAS?
Sinopse Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todo os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos. Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela. Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?
Sinopse As folhas de papel deste livro são preenchidas com outras folhas, as das árvores e das plantas que desconhecemos, mas que se tornam cada vez mais familiares, à medida que folheamos e descobrimos um novo poema e uma nova ilustração. Em Herbário, as palavras brincam umas com as outras, para nos responder a alguns “por quês”: Por que é que o cogumelo usa um chapéu?, Por que é que o girassol olha para o Sol?, Por que é que as ervas daninhas são tão infelizes?... As respostas encontradas não são cientificamente comprovadas, mas são com certeza as mais divertidas...
Sinopse Sobre a "História com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas":São os saltimbancos aventureiros, palmilhadores do mundo inteiro....Contam histórias grotescas, burlescas, picarescas, de reis que sobem ao poleiro e de galinhas que descem ao trono. Falam de bobos que brincam com o fogo e ateiam incêndios ao dizer das boas; e de bombeiros lambe-botas que põem água na fervura e dão uma no cravo e outra na ferradura. Falam do que se adivinha e fazem trinta por uma linha.
Sinopse Em O Meu Pai é um Homem-Pássaro, conhecemos a pequena Lizzie que após a morte da mãe se vê obrigada a desempenhar o papel de adulto perante o seu pai. Jack vive num mundo seu e, para se aproximar do pai, a jovem Lizzie começa a preparar a chegada dos participantes no Grande Concurso do Homem-Pássaro, que irá decorrer na povoação onde vivem. Todos podem participar, basta que queiram atravessar o rio a voar. O pai de Lizzie é um dos participantes no Grande Concurso, e acredita que com as suas asas feitas de penas verdadeiras, conseguirá voar sem dificuldades. Será mesmo verdade?
Sinopse Os cientistas da AIVET encarregaram Orlando de ir ao passado estudar o terramoto que no dia 1 de Novembro de 1755 sacudiu e quase destruiu por completo a cidade de Lisboa. Ana e João quiseram acompanhá-lo e partiram com um mês de antecedência. Por isso tiveram oportunidade de conhecer várias pessoas daquele tempo e acompanharam momentos importantes da vida de cada um. João ligou-se ao filho de um ladrão famoso, o Lobo. Ana apaixonou-se por um rapaz de origem francesa. Ambos se envolveram na vida de uma família riquíssima e muito antiquada que não deixa as filhas escolherem noivo e quer obrigá-las a casar à força com homens muito mais velhos. Ana e João, completamente deslumbrados com tantas experiências, quase se tinham esquecido da data fatídica. Mas o dia do terramoto aproximava-se, eles tinham que recolher à máquina do tempo para assistirem a tudo sem sofrerem nada.
Sinopse No ano de 2117 a vida estende-se bem para lá do planeta Terra…  A passagem pelos mais diversos planetas faz parte do quotidiano e é neste cenário intergaláctico que conhecemos o nosso herói, Olof Astor, e o seu indesejado passageiro, o senhor Smith. É ele que nos vai pilotar por esta misteriosa aventura, entre naves espaciais e seres extraterrestres que nos revelam a sua sabedoria e nos transmitem sensações desconhecidas! É também com eles que vamos enfrentar a ameaça de piratas...e tantos outros perigos que espreitam na galáxia. Mas, nem tudo é novo… E existe algo que nunca muda, nem no futuro longínquo… Os sentimentos! Esta é também uma sensacional história de amor, vivida pelo nosso herói…
Biblioteca Escolar 2009/2010

Contenu connexe

Tendances

Projeto Individual de Leitura
Projeto Individual de LeituraProjeto Individual de Leitura
Projeto Individual de Leiturabiblioaemoure
 
Biblio antoniomota a
Biblio antoniomota aBiblio antoniomota a
Biblio antoniomota amalex86
 
PáG.Pública Dinossauros
PáG.Pública DinossaurosPáG.Pública Dinossauros
PáG.Pública Dinossaurosmrvpimenta
 
Memórias de um lobo mau
Memórias de um lobo mauMemórias de um lobo mau
Memórias de um lobo mauCarlos Pinheiro
 
As nossas sugestões 7a
As nossas sugestões 7aAs nossas sugestões 7a
As nossas sugestões 7aIsabel Couto
 
Livros infantis dos mestres literários
Livros infantis dos mestres literáriosLivros infantis dos mestres literários
Livros infantis dos mestres literáriosJornal do Commercio
 
MilFolhasOsCorvosAldousHuxley
MilFolhasOsCorvosAldousHuxleyMilFolhasOsCorvosAldousHuxley
MilFolhasOsCorvosAldousHuxleymrvpimenta
 
A fonte dos segredos
A fonte dos segredosA fonte dos segredos
A fonte dos segredosPAFB
 
Leituras 5ano
Leituras 5anoLeituras 5ano
Leituras 5anobeaerm
 
O gato-malhado-e-a-andorinha-sinha
O gato-malhado-e-a-andorinha-sinhaO gato-malhado-e-a-andorinha-sinha
O gato-malhado-e-a-andorinha-sinhaanarsantos8
 
Contagem de história na educação infantil
Contagem de história na educação infantilContagem de história na educação infantil
Contagem de história na educação infantilcefaprodematupa
 
atividade 7ano - Interpretação e leitura
atividade 7ano - Interpretação e leituraatividade 7ano - Interpretação e leitura
atividade 7ano - Interpretação e leituraEloisa Fonseca
 
Gato malhado e_a_andorinha_sinha_sp(1)
Gato malhado e_a_andorinha_sinha_sp(1)Gato malhado e_a_andorinha_sinha_sp(1)
Gato malhado e_a_andorinha_sinha_sp(1)Toni Gomes
 

Tendances (20)

Projeto Individual de Leitura
Projeto Individual de LeituraProjeto Individual de Leitura
Projeto Individual de Leitura
 
Biblio antoniomota a
Biblio antoniomota aBiblio antoniomota a
Biblio antoniomota a
 
Proj letura
Proj leturaProj letura
Proj letura
 
Novas aquisições
Novas aquisiçõesNovas aquisições
Novas aquisições
 
Leitura+
Leitura+Leitura+
Leitura+
 
Contacto março 2014
Contacto  março 2014Contacto  março 2014
Contacto março 2014
 
Ferreira de Castro: Biografia
Ferreira de Castro: BiografiaFerreira de Castro: Biografia
Ferreira de Castro: Biografia
 
Boletim da Bibliotea 2
Boletim da Bibliotea 2Boletim da Bibliotea 2
Boletim da Bibliotea 2
 
Multiculturiedade
MulticulturiedadeMulticulturiedade
Multiculturiedade
 
PáG.Pública Dinossauros
PáG.Pública DinossaurosPáG.Pública Dinossauros
PáG.Pública Dinossauros
 
Memórias de um lobo mau
Memórias de um lobo mauMemórias de um lobo mau
Memórias de um lobo mau
 
As nossas sugestões 7a
As nossas sugestões 7aAs nossas sugestões 7a
As nossas sugestões 7a
 
Livros infantis dos mestres literários
Livros infantis dos mestres literáriosLivros infantis dos mestres literários
Livros infantis dos mestres literários
 
MilFolhasOsCorvosAldousHuxley
MilFolhasOsCorvosAldousHuxleyMilFolhasOsCorvosAldousHuxley
MilFolhasOsCorvosAldousHuxley
 
A fonte dos segredos
A fonte dos segredosA fonte dos segredos
A fonte dos segredos
 
Leituras 5ano
Leituras 5anoLeituras 5ano
Leituras 5ano
 
O gato-malhado-e-a-andorinha-sinha
O gato-malhado-e-a-andorinha-sinhaO gato-malhado-e-a-andorinha-sinha
O gato-malhado-e-a-andorinha-sinha
 
Contagem de história na educação infantil
Contagem de história na educação infantilContagem de história na educação infantil
Contagem de história na educação infantil
 
atividade 7ano - Interpretação e leitura
atividade 7ano - Interpretação e leituraatividade 7ano - Interpretação e leitura
atividade 7ano - Interpretação e leitura
 
Gato malhado e_a_andorinha_sinha_sp(1)
Gato malhado e_a_andorinha_sinha_sp(1)Gato malhado e_a_andorinha_sinha_sp(1)
Gato malhado e_a_andorinha_sinha_sp(1)
 

Similaire à PNL - AquisiçõEs 20092010

Similaire à PNL - AquisiçõEs 20092010 (20)

Sugestões de leitura
Sugestões de leituraSugestões de leitura
Sugestões de leitura
 
Listagem livros leitura
Listagem livros leituraListagem livros leitura
Listagem livros leitura
 
PNL pré-escolar e 1º ciclo
PNL pré-escolar e 1º cicloPNL pré-escolar e 1º ciclo
PNL pré-escolar e 1º ciclo
 
Metas curriculares
Metas curricularesMetas curriculares
Metas curriculares
 
A turma de 6º ano apresenta-se
A turma de 6º ano apresenta-seA turma de 6º ano apresenta-se
A turma de 6º ano apresenta-se
 
Pnl polo
Pnl poloPnl polo
Pnl polo
 
Sugestões PNL
Sugestões PNLSugestões PNL
Sugestões PNL
 
Sugestões PNL
Sugestões PNLSugestões PNL
Sugestões PNL
 
David machado ou a invenção de sentidos
David machado ou a invenção de sentidosDavid machado ou a invenção de sentidos
David machado ou a invenção de sentidos
 
livros oferecidos
livros oferecidoslivros oferecidos
livros oferecidos
 
Novos livros
Novos livrosNovos livros
Novos livros
 
Aquisições - Biblioteca do Infante
Aquisições - Biblioteca do InfanteAquisições - Biblioteca do Infante
Aquisições - Biblioteca do Infante
 
Relatório biblioteca 3ºperíodo
Relatório biblioteca   3ºperíodoRelatório biblioteca   3ºperíodo
Relatório biblioteca 3ºperíodo
 
David Machado
David MachadoDavid Machado
David Machado
 
Destaques ! Rede Municipal de Bibliotecas de Palmela
Destaques ! Rede Municipal de Bibliotecas de Palmela Destaques ! Rede Municipal de Bibliotecas de Palmela
Destaques ! Rede Municipal de Bibliotecas de Palmela
 
Contacto março 2014
Contacto   março 2014Contacto   março 2014
Contacto março 2014
 
Aquisições - Biblioteca de Jugueiros
Aquisições - Biblioteca de JugueirosAquisições - Biblioteca de Jugueiros
Aquisições - Biblioteca de Jugueiros
 
O amor faz te mal, valentim
O amor faz te mal, valentimO amor faz te mal, valentim
O amor faz te mal, valentim
 
O amor faz te mal, valentim
O amor faz te mal, valentimO amor faz te mal, valentim
O amor faz te mal, valentim
 
O amor faz te mal, valentim
O amor faz te mal, valentimO amor faz te mal, valentim
O amor faz te mal, valentim
 

Plus de Paula Morgado

PnlMunicípio20112012
PnlMunicípio20112012PnlMunicípio20112012
PnlMunicípio20112012Paula Morgado
 
Evolução de uma biblioteca
Evolução de uma bibliotecaEvolução de uma biblioteca
Evolução de uma bibliotecaPaula Morgado
 
Revolução 25 de abril 6º ano
Revolução 25 de abril 6º anoRevolução 25 de abril 6º ano
Revolução 25 de abril 6º anoPaula Morgado
 
O estado novo e o 25 de abril afonso
O estado novo e o 25 de abril  afonsoO estado novo e o 25 de abril  afonso
O estado novo e o 25 de abril afonsoPaula Morgado
 
Os três filhos do rei (texto)
Os três filhos do rei (texto)Os três filhos do rei (texto)
Os três filhos do rei (texto)Paula Morgado
 
Os três filhos do rei
Os três filhos do reiOs três filhos do rei
Os três filhos do reiPaula Morgado
 
Halloween Fright Regulamento
Halloween Fright RegulamentoHalloween Fright Regulamento
Halloween Fright RegulamentoPaula Morgado
 
República Portuguesa 2
República Portuguesa 2República Portuguesa 2
República Portuguesa 2Paula Morgado
 
António Lobo Antunes
António Lobo AntunesAntónio Lobo Antunes
António Lobo AntunesPaula Morgado
 
Novidades Agosto 2011
Novidades Agosto 2011Novidades Agosto 2011
Novidades Agosto 2011Paula Morgado
 
Guia do acordo ortográfico
Guia do acordo ortográficoGuia do acordo ortográfico
Guia do acordo ortográficoPaula Morgado
 
Animais fantásticos
Animais fantásticosAnimais fantásticos
Animais fantásticosPaula Morgado
 
A estrela - adaptação
A estrela - adaptaçãoA estrela - adaptação
A estrela - adaptaçãoPaula Morgado
 

Plus de Paula Morgado (20)

Os picassinhos
Os picassinhosOs picassinhos
Os picassinhos
 
11 feb13
11 feb1311 feb13
11 feb13
 
Classroom rules
Classroom rulesClassroom rules
Classroom rules
 
PnlMunicípio20112012
PnlMunicípio20112012PnlMunicípio20112012
PnlMunicípio20112012
 
Evolução de uma biblioteca
Evolução de uma bibliotecaEvolução de uma biblioteca
Evolução de uma biblioteca
 
Revolução 25 de abril 6º ano
Revolução 25 de abril 6º anoRevolução 25 de abril 6º ano
Revolução 25 de abril 6º ano
 
25 de abril de 1974
25 de abril de 197425 de abril de 1974
25 de abril de 1974
 
O estado novo e o 25 de abril afonso
O estado novo e o 25 de abril  afonsoO estado novo e o 25 de abril  afonso
O estado novo e o 25 de abril afonso
 
Trocar ideias
Trocar ideiasTrocar ideias
Trocar ideias
 
Ciclo do livro
Ciclo do livroCiclo do livro
Ciclo do livro
 
Os três filhos do rei (texto)
Os três filhos do rei (texto)Os três filhos do rei (texto)
Os três filhos do rei (texto)
 
Os três filhos do rei
Os três filhos do reiOs três filhos do rei
Os três filhos do rei
 
Halloween Fright Regulamento
Halloween Fright RegulamentoHalloween Fright Regulamento
Halloween Fright Regulamento
 
República Portuguesa 2
República Portuguesa 2República Portuguesa 2
República Portuguesa 2
 
António Lobo Antunes
António Lobo AntunesAntónio Lobo Antunes
António Lobo Antunes
 
Novidades Agosto 2011
Novidades Agosto 2011Novidades Agosto 2011
Novidades Agosto 2011
 
Guia do acordo ortográfico
Guia do acordo ortográficoGuia do acordo ortográfico
Guia do acordo ortográfico
 
Animais fantásticos
Animais fantásticosAnimais fantásticos
Animais fantásticos
 
A estrela - adaptação
A estrela - adaptaçãoA estrela - adaptação
A estrela - adaptação
 
Um dia uma bengala
Um dia uma bengalaUm dia uma bengala
Um dia uma bengala
 

Dernier

FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOAulasgravadas3
 
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimentoBNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimentoGentil Eronides
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...IsabelPereira2010
 
Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......suporte24hcamin
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxferreirapriscilla84
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfmaurocesarpaesalmeid
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 

Dernier (20)

FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃOFASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
FASE 1 MÉTODO LUMA E PONTO. TUDO SOBRE REDAÇÃO
 
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimentoBNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
BNCC Geografia.docx objeto de conhecimento
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
DeClara n.º 75 Abril 2024 - O Jornal digital do Agrupamento de Escolas Clara ...
 
Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdfplanejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
planejamento_estrategico_-_gestao_2021-2024_16015654.pdf
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 

PNL - AquisiçõEs 20092010

  • 1. Obras do Plano Nacional de Leitura Aquisições 2009/2010
  • 2.
  • 3.
  • 4. Sinopse: Este livro transporta-nos para o universo do imaginário e do faz-de-conta. Constituído por cinco maravilhosos contos de autoria de Matilde Rosa Araújo, complementados por mimosas ilustrações de Maria Keil, fará o encanto de todas as crianças. Os poemas de Matilde Rosa Araújo e os desenhos de Maria Keil transportam-nos para o universo poético e mágico da criança, e para a forte ligação das autoras à Natureza.
  • 5.
  • 6. Sinopse As pessoas de quem as crianças gostam não podem simplesmente traí-las e desaparecer - estão em sítios com nomes concretos como caixões, covas e cemitérios que elas podem ver - mas depois de respeitada a sua inteligência, o que importa é ajudá-las a perceber que aqueles de quem gostamos continuam eternamente presentes na nossa vida.
  • 7.
  • 8. Sinopse Algumas famílias são parecidas. Algumas famílias gostam de comer coisas diferentes. Algumas famílias gostam de se abraçar. Abre este livro para leres acerca de todos os tipos de família.
  • 9.
  • 10. Sinopse Recriação poética da Declaração Universal dos Direitos da Criança, esta publicação retoma, no estilo particular de Matilde Rosa Araújo, a defesa dos seus direitos fundamentais, apelando para uma atitude mais justa e mais protectora em relação à infância.
  • 11.
  • 12. Sinopse O Livro das Lengalengas, curtas narrativas que António Mota recolheu, foi concebido para os mais pequenos, mesmo para aqueles que ainda não descobriram o maravilhoso mundo das palavras. Entendido como um divertido jogo de palavras, contribui eficazmente para que a criança comece a adquirir motivação e gosto pela leitura e pela escrita.
  • 13.
  • 14. Sinopse O que é possível fazer com este livro? Conhecer a grande aventura dos números, primeiro nas mãos da Bruxa MMM e depois nas asas das fadas. Conhecer muitas das utilidades dos números. Ver e apreciar o quadro que um pintor célebre fez sobre os números desaparecidos.
  • 15.
  • 16. Sinopse Às vezes há um hipopótamo aventureiro que se esgueira para dentro da cama de um certo menino, e molha-o todo. Mas o que acontecerá se, além deste hipopótamo, aparecerem também uma sereia friorenta e uma baleia viajante?
  • 17.
  • 18. Sinopse Um conto, quase uma lengalenga, originário da tradição oral africana. Com alguma ironia faz-nos ver os outros de maneira diferente.
  • 19.
  • 20. Sinopse O livro ideal para filhos, filhas… e especialmente mães. Livro cartonado, ilustrado a cores. Uma homenagem às mães num livro cheio de ternura. «A minha mãe podia ser bailarina ou astronauta, podia ser uma estrela de cinema ou uma grande empresária. Mas é a Minha mãe, que há-de gostar sempre de mim.»
  • 21.
  • 22. Sinopse O Milo é o mais novo de uma família de pinguins carteiros. Mas não o será por muito tempo... A mãe do Milo está a chocar um ovo que poderá estalar a qualquer momento. Um dia, ela tem de partir para uma expedição em busca de comida, e alguém terá de ficar a guardar o ovo. É dado a escolher ao pequeno Milo entre entregar o correio ou ficar a guardar o ovo... O Milo, sem hesitar prefere ir entregar o correio, não sabendo que o pai por engano embrulha o ovo juntamente com os outros pacotes... Quando está a entregar a última carta, apercebe-se que há um pacote a mais e que tem de ser entregue rapidamente aos seus pais...
  • 23.
  • 24. Sinopse O Lenny sente-se sozinho e gostava de ter um amigo. Como um anúncio, ele escreve um papelinho e prende-o a uma árvore. Vai então para casa esperar que o seu amigo chegue. Mas esperou, esperou, esperou… Só que o amigo não apareceu. Resolve ir verificar se o papelinho não caiu da árvore e é então que tropeça na casa-ninho-móvel do Twick. O Lenny não tem tempo para conversas, mas o Twick convida-se a si próprio e diz que lhe faz companhia até que o seu amigo chegue finalmente . . .
  • 25.
  • 26. Sinopse Este livro conta-nos a história de um porquinho que não gostava de sopa de legumes. O porquinho obriga o seu papá a fazer ou sopa castanha (de chocolate), ou vermelha (de morango) ou laranja (de laranjas). Mas será que estas sopas são mesmo boas? Ou será que o porquinho vai acabar por preferir A SOPA VERDE?
  • 27.
  • 28. Sinopse O Sapo tinha hibernado durante todo o Inverno e agora quer regressar ao lago, o seu lar, doce lar. Mas, ao chegar, o que é que ele vê? Um GRANDE e ASSUSTADOR Monstro do Lago, com garras enormes e muito, mas muito feio! Será que o Sapo poderá voltar a saltar e brincar no seu querido lago? Será que ele e os amigos conseguirão descobrir o que é realmente o Monstro do Lago?
  • 29.
  • 30. Sinopse Era uma vez um pinto careca que encontrou uma bolsa cheia de moedas de ouro. Foi levá-las ao rei, muito animado, pôs-se a andar pelo caminho real…
  • 31.
  • 32.
  • 33. Sinopse Trava-línguas (ou destrava-línguas, como também se lhes chama) são pequenos textos, em prosa ou em verso, que jogam sobretudo com os sons das palavras e que se distinguem por serem normalmente difíceis de dizer. Se forem ditos muito depressa, é quase impossível pronunciá-los sem tropeçar. Neste livro, textos novos ou adaptações de textos antigos da nossa literatura tradicional contam uma história simples. Exercício de ouvido e de comunicação, a leitura de trava-línguas é um desafio divertido e educativo para todas as idades.
  • 34.
  • 35. Sinopse E se um livro fosse mágico? E se todos os livros fossem mágicos? Parte à descoberta da magia que existe em todos os livros, neste "meu livro" que é teu. Boa Viagem!
  • 36.
  • 37. Sinopse Nesta colectânea encontram-se cerca de sessenta textos poéticosgeralmente breves, ricos em jogos de palavras e de fonemas com humor. Detecta-se uma forte presença animal, uma valorização da natureza, a recriação de enigmas e o ritmo vivo. Alguns poemas baseiam-se em jogos numéricos, a partir de uma sequencialização gradativa crescente.
  • 38.
  • 39. Sinopse Hoje, às 10 horas, o H, nosso herói, habitante do abecedário, humilde, honrado e honesto, perdeu uma perna enquanto praticava natação. A perna desapareceu no horizonte. O que há-de fazer o H? "Eu vou mas é perguntar às outras letras do alfabeto se me podem ajudar. Talvez me possam dar um bocado de si próprias. Assim, eu fico outra vez um H como deve ser."
  • 40.
  • 41.
  • 42. Sinopse Selecta de poemas da tradição oral destinada aos mais pequenos. A escolha privilegia o folclore rimado infantil, não deixando, porém, de incluir romances tradicionais (como "A Nau Catrineta", "O Conde Torres", "O Conde Nilo" e "A Condessinha"), canções e outras poesias de origem popular sem destinatário específico.
  • 43.
  • 44. Sinopse É uma colecção de contos breves do escritor e pedagogo italiano Gianni Rodari. Em 1970, pelo conjunto da obra, Rodari foi galardoado com o Prémio Hans Christian Andersen, que veio reconhecer a qualidade da sua escrita e o seu extraordinário contributo para a literatura infantil.
  • 45.
  • 46. Sinopse Deste livro fazem parte quinze pequenos contos. Todos eles são uma agradável companhia para as crianças e adultos, pois permite momentos de verdadeira leitura, aprendizagem e troca de experiências... São histórias verdadeiramente deliciosas não só pelo que contam, como também pelo irresistível aroma de chocolate que as perfuma. Este livro permite, também, o enriquecimento do vocabulário, jogar com as palavras e brincar com a gramática e acentuação.
  • 47.
  • 48. Sinopse Colectânea poética marcante no percurso literário da autora, esta é uma obra em que, uma vez mais, a infância e a comunhão com a mãe-natureza se revestem de particular importância.
  • 49.
  • 50. Sinopse Duas histórias muito antigas... Numa delas pretende provar-se que, grandes ou pequenos, todos têm lugar e préstimo nesta vida. Na outra fala-se sobretudo do lugar onde vivemos e de que conhecemos todos os cantos. Viajar é muito bom, mas o regresso a casa é, às vezes, bem melhor.
  • 51.
  • 52.
  • 53. Sinopse Este livro guarda a história de amor, vivido à distância, entre Gustavo e Amélia, dois meninos-espantalho. A narrativa desenvolve-se a partir das vivências dos dois heróis e, ainda, das figuras que com eles convivem, sempre num cenário naturalista. O amor, a amizade, a entreajuda, a solidariedade e, também, a crueldade (materializada na atitude de um caçador) são as linhas que alimentam uma acção simples, mas tocante, que possui um inesperado desfecho.
  • 54.
  • 55. Sinopse Os primos viajam com a bruxa Cartuxa até ao Pólo Norte para salvarem uma baleia que está presa no gelo e enviou mensagens a pedir socorro.
  • 56.
  • 57. Sinopse «Há muitos, muitos anos existiu a meio do oceano uma terra muito grande e muito rica chamada Atlântida. Nos montes havia grandes bosques de árvores gigantescas. Nos vales cresciam pomares que davam frutos saborosos. As pastagens eram abundantes e as vacas gordas e pachorrentas davam bom leite. Milhares de pássaros cantavam por entre a folhagem. Os atlantes eram belos, saudáveis e inteligentes.Construíram cidades fantásticas, com casas enormes e confortáveis, ruas largas e jardins bem cuidados. Os palácios tinham as paredes cobertas de marfim, ouro e prata. As jóias eram feitas num material que só eles tinham, o oricalco, mais valioso do que o ouro. A Atlântida desapareceu devido a um tremor de terra violentíssimo. Foi engolida pelo mar numa só noite.A única coisa que ficou de fora foram os cumes das montanhas, que se transformaram em ilhas e essas ilhas são os AÇORES. [...]»
  • 58.
  • 59. Sinopse Enciclopédia que ajuda as crianças a compreenderem melhor o modo como se organiza a sociedade em que se inserem e a vida quotidiana.
  • 60.
  • 61.
  • 62. Sinopse As palavras também brincam? Claro que sim! Estamos habituados a vê-las muito ordenadas e bem comportadinhas nos livros de leitura, nos dicionários e nas gramáticas mas, de vez em quando, fogem para o recreio como crianças irrequietas.
  • 63.
  • 64. Sinopse Que criança não gosta de animais? Desde sempre que estes têm enriquecido o seu imaginário através da tradição oral e da literatura infantil. Luísa Ducla Soares convida os jovens leitores a descobrirem a Cidade dos Cães, a conhecerem o Coelhinho Saltitão, a Mosca Atrevida; o Caranguejo Verde e muitos outros bichos da horta, da mata e da selva. São histórias originais e divertidas mas que levam a pensar.
  • 65.
  • 66. Sinopse O Livro Que Falava com o Vento e Outros Contos contém um conjunto de sete contos que divertem e ensinam. Falam sobre os livros, o saber, a escrita, os escritores. Mas, acima de tudo, directa ou indirectamente, o grande tema destes contos é a imaginação – «[…] um sopro que nos invade e que usa a linguagem para poder contar todas as histórias que andam pelo mundo, nas asas do vento, em busca de ouvintes que queiram escutá-las, para depois as contarem outra vez, sempre com a esperança de conquistarem novos leitores.»
  • 67.
  • 68. Sinopse Livro de contos infantis, escritos por diversos autores infantis de renome: Matilde Rosa Araújo, José Jorge Letria, Luísa Ducla Soares, Ana Maria Magalhães, Isabel Alçada, Maria do Céu Ferro, Maria Fonseca Santos, Maria Alice M. Sarabando. Todos os contos têm como ponto comum o facto de conterem uma mensagem relacionada de alguma forma com os direitos da criança. Os direitos de autor deste livro revertem a favor da Amnistia Internacional.
  • 69.
  • 70.
  • 71. Sinopse Quem é este André que topa-tudo? É a excepção, e que excepção, numa família - pai, mãe, irmão e irmã - "como as outras". A aventura começa por acaso, instala-se, não-programada, no quotidiano pacato dos Mouratos. E os incidentes/acidentes sucedem-se. Aqui, um "prodigioso maquinismo", o Contra-Tempo, despacha os Mouratos para a Alemanha dos anos 30 e 40, os anos do nazismo. Matéria delicada em ficção de aventura para os mais novos? Decerto. Mas Torrado é mestre na gestão de todos os sobressaltos, os narrativos e os históricos, e desenreda com engenho fios que poderiam ser traiçoeiros.
  • 72.
  • 73. Sinopse Toda a gente gosta de animais. Dos cães a correr pela relva. Das brincadeiras dos gatinhos. Dos passarinhos nas árvores a cantar. Mas não te aproximes demasiado. Não antes de teres a certeza: serão mesmo animais normais ou serão ... CRIATURAS?
  • 74.
  • 75. Sinopse Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todo os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos. Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela. Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?
  • 76.
  • 77. Sinopse As folhas de papel deste livro são preenchidas com outras folhas, as das árvores e das plantas que desconhecemos, mas que se tornam cada vez mais familiares, à medida que folheamos e descobrimos um novo poema e uma nova ilustração. Em Herbário, as palavras brincam umas com as outras, para nos responder a alguns “por quês”: Por que é que o cogumelo usa um chapéu?, Por que é que o girassol olha para o Sol?, Por que é que as ervas daninhas são tão infelizes?... As respostas encontradas não são cientificamente comprovadas, mas são com certeza as mais divertidas...
  • 78.
  • 79.
  • 80. Sinopse Sobre a "História com Reis, Rainhas, Bobos, Bombeiros e Galinhas":São os saltimbancos aventureiros, palmilhadores do mundo inteiro....Contam histórias grotescas, burlescas, picarescas, de reis que sobem ao poleiro e de galinhas que descem ao trono. Falam de bobos que brincam com o fogo e ateiam incêndios ao dizer das boas; e de bombeiros lambe-botas que põem água na fervura e dão uma no cravo e outra na ferradura. Falam do que se adivinha e fazem trinta por uma linha.
  • 81.
  • 82. Sinopse Em O Meu Pai é um Homem-Pássaro, conhecemos a pequena Lizzie que após a morte da mãe se vê obrigada a desempenhar o papel de adulto perante o seu pai. Jack vive num mundo seu e, para se aproximar do pai, a jovem Lizzie começa a preparar a chegada dos participantes no Grande Concurso do Homem-Pássaro, que irá decorrer na povoação onde vivem. Todos podem participar, basta que queiram atravessar o rio a voar. O pai de Lizzie é um dos participantes no Grande Concurso, e acredita que com as suas asas feitas de penas verdadeiras, conseguirá voar sem dificuldades. Será mesmo verdade?
  • 83.
  • 84. Sinopse Os cientistas da AIVET encarregaram Orlando de ir ao passado estudar o terramoto que no dia 1 de Novembro de 1755 sacudiu e quase destruiu por completo a cidade de Lisboa. Ana e João quiseram acompanhá-lo e partiram com um mês de antecedência. Por isso tiveram oportunidade de conhecer várias pessoas daquele tempo e acompanharam momentos importantes da vida de cada um. João ligou-se ao filho de um ladrão famoso, o Lobo. Ana apaixonou-se por um rapaz de origem francesa. Ambos se envolveram na vida de uma família riquíssima e muito antiquada que não deixa as filhas escolherem noivo e quer obrigá-las a casar à força com homens muito mais velhos. Ana e João, completamente deslumbrados com tantas experiências, quase se tinham esquecido da data fatídica. Mas o dia do terramoto aproximava-se, eles tinham que recolher à máquina do tempo para assistirem a tudo sem sofrerem nada.
  • 85.
  • 86. Sinopse No ano de 2117 a vida estende-se bem para lá do planeta Terra… A passagem pelos mais diversos planetas faz parte do quotidiano e é neste cenário intergaláctico que conhecemos o nosso herói, Olof Astor, e o seu indesejado passageiro, o senhor Smith. É ele que nos vai pilotar por esta misteriosa aventura, entre naves espaciais e seres extraterrestres que nos revelam a sua sabedoria e nos transmitem sensações desconhecidas! É também com eles que vamos enfrentar a ameaça de piratas...e tantos outros perigos que espreitam na galáxia. Mas, nem tudo é novo… E existe algo que nunca muda, nem no futuro longínquo… Os sentimentos! Esta é também uma sensacional história de amor, vivida pelo nosso herói…