SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  161
FILÓSOFOS MODERNOS E SEUS PENSAMENTOS - CREI - 2º VA  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 01 – PENSAMENTO DE RENE DESCARTES. “  Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado em minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos”.
O QUE DIZ A FRASE: ,[object Object]
CONTEXTUALIZANDO A FRASE: ,[object Object]
IMAGENS: O pedaço de cera e o conceito de verdade. A busca incansável pela razão. O racionalismo de Rene Descartes
COMENTÁRIO ,[object Object]
Frase 2 ,[object Object],[object Object]
O que diz a Frase ? ,[object Object]
Contextualizar a frase ,[object Object]
Imagem Ilustrativa
Comentário Final ,[object Object],[object Object]
Frase 5 ,[object Object],[object Object]
O que diz a Frase ? ,[object Object],[object Object],[object Object]
Contextualizar a frase ,[object Object]
Imagem Ilustrativa   Não sabemos o dia de amanhã ! A vida é cheia de surpresas, não esperávamos que chegasse a esse ponto. Existem vários caminhos , e tem pessoas que escolhem o caminho errado.
Comentário Final ,[object Object],[object Object]
FRASE 7 Pensamento de Immanuel Kant : Na "Crítica da Razão Pura"
Comentário : ,[object Object]
Contextualização :   ,[object Object],[object Object]
Imagem ilustrativa :
Comentário final : ,[object Object]
FRASE 08 PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT "Voltaire disse que o céu nos tinha dado duas coisas para equilibrar as numerosas desgraças da vida: a esperança e o sonho. Podia ter acrescentado o Riso. "
O QUE DIZ A FRASE? Com esta frase pude observar que Kant acreditava que não era apenas a esperança e o sonho que nos ajuda a equilibrar as desgraças da vida, mas também o sorriso.
CONTEXTUALIZAR A FRASE  Immanuel Kant nos da a idéia mediante a Deus de que a esperança é a força maior para as pessoas superarem seus problemas, já os sonhos nos da forças para encarar melhor a realidade e o meio mais fácil de demonstrar a satisfação é através de um sorriso, onde podemos expressar a nossa felicidade.  Que também motiva as pessoas a enfrentar melhor as numerosas desgraças da vida  e a continuar lutando.
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTARIO FINAL A frase me fez compreender que  além da esperança e do sonho outra peça fundamental para vencermos os obstáculos é o riso, e é essa tríade que nos ajuda a enfrentar as numerosas desgraças da vida e a continuar lutando todos os dias.
Frase 9 Pensamento de John Locke:  ‘’ A mente de uma pessoa ao nascer era uma tabula rasa, ou  Seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que está  pessoas passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do individuo.’’
O QUE DIZ A FRASE    John Locke diz que ao nascermos éramos como um livro em branco, não possuíamos conhecimento ou sabedoria.  De acordo que íamos crescendo, vamos adquirindo, experiência e sabedoria. Variando da sociedade onde vivemos.
Contextualização   John Locke tava certo ao dizer que as experiências e conhecimento vária de acordo com a sociedade onde vivemos, pois ao comparar um Japonês com um brasileiro, percebemos a diferença que existe entre nós. Exemplos: Cultura, no modo de se vestir, comida...
Imagem Ilustrativa Comida: Arroz e feijão  Língua: Português Comida: Sushis Língua: Japonês Comida:  frutos do mar  Língua: Espanha
[object Object],[object Object]
FRASE 10 Pensamento de John Locke: “A leitura fornece conhecimento á mente. O pensamento incorpora o que lemos pois as ações dos seres humanos são as melhores intérpretes de seus pensamentos”.
O QUE DIZ A FRASE? ,[object Object]
CONTEXTUALIZAR A FRASE ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO FINAL ,[object Object]
FRASE 11 George Berkeley: “ Para ele, todas as idéias são simples, podemos compará-las e pegar o que há de comum.  Por exemplo, temos na mente a idéia de um determinado triangulo, que pode se adequar a qualquer triangulo. Todas as idéias derivam da percepção”.
O que diz a frase? ,[object Object]
Contextualizar a frase... ,[object Object]
Imagem ilustrativa
Comentário final ,[object Object]
FRASE 12  George Berkeley ‘’ A linguagem é fonte de muitas controvérsias. A comunicação sempre foi problema, para transpor impressões e pensamentos cuja a fonte é a percepção subjetiva do mundo objetivo, precisamos saltar sobre o abismo que separa cada consciência.’’
O que diz a frase: ,[object Object],[object Object]
Contextualizando ,[object Object]
 
Comentário ,[object Object]
FRASE 13 “ As descobertas já conseguidas se devem ao acaso e à experiência vulgar mais do que à ciência.” Francis Bacon
O QUE DIZ A FRASE? A frase nos diz que as descobertas feitas pelo homem nem sempre são conseguidas a partir da própria ciência, nem sempre é a ciência que faz as grandes descobertas, mas sim ao acaso e a experiência.  Devido as experiência vulgares o homem foi capaz de fazer grande parte de suas descobertas, além do acaso que muitas vezes ajuda-o.
CONTEXTUALIZAR A FRASE O Autor da frase, Francis Bacon, pensa que a descoberta de fatos verdadeiros não depende de raciocínios como os raciocínios de Aristóteles, mas elas provêem da observação e experimentação.  Ele propôs o raciocínio indutivo para essas observações onde o conhecimento verdadeiro é resultado da concordância e da variação dos fenômenos.  O que Bacon propõem é que tudo deve vim a partir de experiências, seja elas vulgares ou não.
IMAGEM
COMENTÁRIO FINAL Francis Bacon foi um filósofo do empirismo inglês e, para ele, a ciência era exaltada como benéfica para o homem.  As descobertas nem sempre são feitas pela ciência mesma, ou o acaso as descobre ou a própria experiência vulgar.  Após aquele descobrimento, a ciência só aprofunda-o.  É somente para estudá-lo e aprofundá-lo que a ciência entra em ação de verdade.  Francis Bacon foi realmente um grande filósofo.
Frase 14 FRANCIS BACON  “ A leitura faz ao homem completo;a conversa,ágil,e o escrever,preciso.
O QUE DIZ A FRASE  ,[object Object],[object Object],[object Object]
CONTEXTUALIZAR A FRASE  ,[object Object]
Imagem ilustrativa
Conclusão ,[object Object]
Frase nº16  “ Qualquer governo é melhor do que a ausência de governo.o despotismo,por pior que seja,é preferível ao mal maior da anarquia,da violência civil generalizada,e do medo permanente da morte violenta.” THOMAS HOBBES
O QUE DIZ A FRASE  ,[object Object]
Contextualização da frase Esse pensamento foi criado por Thomas Hobbes que viveu entre os anos 1588 ao 1679. Ele teve esse pensamento devido o que estava havendo naquela época,devido ao governo da região. Atualmente esse pensamente e muito bem aceitável,pois se encaixa perfeitamente com a fisionomia que estamos vivendo.
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 17  Thomas Hobbes “ A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes encontre um homem manifestantemente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa com base nela reclamar qualquer beneficio a que outro não possa também aspirar, tal com ele.” ”
O que diz a frase? ,[object Object],[object Object],[object Object]
CONTEXTUALIZAÇÃO DA FRASE  ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Imagem ilustrativa
Comentário final ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
FRASE 20 PENSAMENTO DE DAVID HUME:  “  As representações são póstumas às sensações As impressões são sensações.  A percepção pura, o sentir, o primeiro  contato com o mundo – como uma criança o tem antes de se envolver em reflexões e desenvolver a mente, tudo isso são impressões”.
Os nossos sentidos, o contado com o mundo, desenvolvem a mente.  As impressões constituem as experiências obtidas quando se observa, sente, ama, odeia, deseja ou tem vontade de algo.  ,[object Object]
O autor dessa frase quis dizer que a impressão que temos das coisas são  vindas a partir de sensações já vividas.  Tudo o que vivemos fica guardado. é impossível ter uma idéia de algo que não tenha primeiro experimentado como impressão.  A partir da impressão conhecemos  as coisas, e depois dali o que temos  é experiência. ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO Tudo o que fazemos pela primeira vez em nossa vida é uma impressão, ou seja, sensações dos nosso sentidos( tato, olfato, paladar, visão e audição) essas se tornam experiências  e que mais tarde usaremos como lógica pra fazermos as coisas.  Algumas podem até se tornar hábitos ligados a razão, passando a ser parte de nossas vidas.
Frase 21 -  Pensamento de David Hume: “ O infinitamente pequeno não tem sentido,pois depende do ponto de vista ,e quando esta muda, o antigo desaparece.”
O que diz a frase? ,[object Object]
Contextualizar a frase ,[object Object]
Imagem ilustrativa
Comentário Final ,[object Object]
Frase 23 PENSAMENTO DE MICHEL DE MONTAIGNE: “  Nada há de mais belo e legitimo do que o homem fazer o bem e como deve ser, nem ciência tão difícil do que saber viver esta vida bem e naturalmente; e , de todas as nossas doenças, a mais terrível é desprezar o próprio ser.”
O que diz a frase? ,[object Object],[object Object]
Segundo Michel de Montaigne, quando estamos repletos com o nosso pensamento, não há ninguém junto de nós.  “ Ciência, arte e filosofia cresce em mim tão bem combinadas” disse ele.  A miséria dos homens que vivem na penúria, deve ser feita mais rigorosa.  ,[object Object]
 
Conclusão ,[object Object],[object Object]
Frase 24 ,[object Object],[object Object]
O que diz a frase? ,[object Object],[object Object]
CONTEXTUALIZAÇÃO DA FRASE  ,[object Object]
Imagem Ilustrativa
Comentário Final  ,[object Object]
FRASE 25   " APENAS PELAS PALAVRAS O SER HUMANO ALCANÇA A COMPREENSÃO MÚTUA. POR ISSO, AQUELE QUE QUEBRA A SUA PALAVRA ATRAIÇOA TODA SOCIEDADE HUMANA" ( Michel de Montaigne)
O QUE DIZ A FRASE ? Que a PALAVRA é o canal de comunicação  e é através dela que as pessoas se entendem. A pessoa que não cumpre o que fala é falsa e enganadora.
CONTEXTULIZAR FRASE... O filósofo Michel de Montaigne através desse pensamento quis dizer que a palavra tem um grande poder de  possibilitar que o ser humano viva em harmonia com as outras pessoas durante toda  a sua vida. Aquela pessoa que vacila em sua palavra compromete não somente a si próprio, mas o crescimento das pessoas que estão ao seu redor.
 
COMENTÁRIO A imagem ilustra uma pessoa fazendo "fofoca". Ela está usando a sua palavra para caluniar e causar divisão entre as pessoas, e, por isso, pode causar mal entre as pessoas no ambiente que vive.
FRASE 26 Pensamento de Michel de Montaigne: “ O corpo importa tanto quanto o espírito; não separa um do outro e evita cuidadosamente apresentar-nos seu pensamento de um modo abstrato. É portanto muito importante vê-lo antes de ouvi-lo. Aliás ele próprio nos fornece todos os elementos de seu retrato de corpo inteiro. Observemo-lo. ”
O QUE DIZ A FRASE Montaigne  expressa em seus pensamentos descritos a importância da união, da junção do corpo com o espírito. No entanto, frisa uma maior ênfase na valorização do corpo como sendo tão importante quanto o espírito.  Somente nosso corpo é capaz de demonstrar o que sentimos e somos, é a partir dele que as pessoas poderão nos conhecer.
CONTEXTUALIZAÇÃO DA FRASE O autor desta frase, Montaigne, fazia uso frequentemente de fábulas para mostrar como era a realidade vivida na época. Ele não tinha a visão de que uma criança deveria somente ser “considerada” após seus 16 anos como era, para ele não existia o termo “criança”, pois se quisermos que ela seja alguém no futuro devemos ensiná-la desde já tudo que ela verá. Devem aprender a expressar com seu corpo aquilo que esta sentindo em seu interior( o que o espírito lhe fornece), pois seu corpo é o retrato de si por inteiro e tudo que ele apresentar e praticar o ajudara em sua formação como homem.
IMAGEM  ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO FINAL De fato o pensamento de Montaigne nos remete a uma boa reflexão. Nosso corpo e nosso espírito são um só, porém somente o corpo é capaz de expressar aquilo que os dois sentem ao mesmo tempo. De acordo com sua opinião, nosso corpo é o que mais importa, pois é através dele que as pessoas vêem realmente quem somos. Por nosso espírito não conseguir expressar o que é, muitas vezes apresentamos ser quem não somos, como foi mostrado na imagem.
Frase 27 MICHEL DE MONTAIGNE “Os que se dedicam ao controle de ações humanas encontram o maior obstáculo em junta-las e dar-lhes igual lustre, pois elas se contradizem comumente de tão estranha maneira que parece impossível terem saído as mesma fonte”.
O que diz a frase A frase quer mostrar que aquelas pessoas que tentam manter o controle das ações humanas, passam por várias dificuldades em tentar mudá-las.  Pois cada um age de uma maneira, em que algumas traz conseqüências.  E em tentar mudá-las ou uni-las para que fiquem iguais, percebem que elas se contradizem comumente e por ser estranhas que pensam que é impossível ter saído do mesmo lugar.
Contextualizar a Frase Michel Montaigne  defende  determinados pontos de vista a partir de sua inclinação cética e do contexto mais amplo do século XVI, marcado por uma crise da exemplaridade. Busca-se apontar, neste sentido, que a desconfiança quanto à exemplaridade dos modelos e ensinamentos antigos e o temperamento cético de Montaigne contribuíram para a criação de uma forma caracterizada pela desordem, experimentação e inacabamento.
Imagem Ilustrativa
COMENTÁRIO FINAL  Michel de Montaigne foi um filósofo da Renascença, ainda que ao escrever os seus Ensaios não se julgasse um filósofo.  Simplesmente escrevia aquilo que pensava resultante de seus estudos e de suas próprias experiências e das experiências vividas por outros.  Seus ensaios não mostravam métodos, mas uma irreverência e um modo de escrever muitas vezes bem humorado, mas que atraiam a atenção de seus leitores e amigos como ele mesmo demonstra:  Uma palavra acerca desse gênero epistolar em que meus amigos julgam que eu poderia alcançar algum êxito e que de bom grado teria escolhido para publicar meus devaneios se soubesse a quem endereçar as cartas.
FRASE 31  Pensamento de Nicolau Maquiavel "sou de parecer de que é melhor ser ousado do que prudente, pois a fortuna(oportunidade) é mulher e, para conservá-la submissa, é necessário (...) contrariá-la. Vê-se, que prefere, não raramente, deixar-se vender pelos ousados do que pelos que agem friamente. Por isso é sempre amiga dos jovens, visto terem eles menos respeito e mais ferocidade e subjugarem-se com mais audácia"
O QUE DIZ A FRASE ? ,[object Object]
CONTEXTUALIZAR A FRASE ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO FINAL ,[object Object],[object Object]
Frase 32 Pensamento de Nicolau Maquiavel: “Os fins justificam os meios”
O que diz a frase? ,[object Object]
Contextualizar a frase... ,[object Object]
Imagem ilustrativa
Comentário final ,[object Object],[object Object]
Frase 33 ,[object Object],[object Object]
O que ele quis dizer com a frase ,[object Object],[object Object]
Frase Contextualizada ,[object Object]
Imagem Ilustrativa
Comentário ,[object Object]
Frase 34 “ tendo o príncipe necessidade de saber usar a natureza do animal,deve escolher a raposa e o leão ,pois o leão não sabe  se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa,para conhece as armadilhas e leão,para aterrorizar os lobos”.  NICOLAU MAQUIAVEL
O que diz a frase? ,[object Object],[object Object]
Contextualizar a frase ,[object Object],[object Object]
Imagem ilustrativa
Comentário final ,[object Object],[object Object]
FRASE 43  ,[object Object],[object Object]
[object Object],O QUE DIZ A FRASE
CONTEXTUALIZAR A FRASE ,[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTARIO FINAL ,[object Object],[object Object]
Pensamento de Friedrich Nietzsche FRASE 44  “ Nós fazemos acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem com quem convivemos - para nos esquecemos dele em seguida”.
[object Object],[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
[object Object]
[object Object],[object Object],[object Object]
Pensamento de Friedrich Nietzsche  FRASE 45  “ Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também  em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti”
O que diz a frase ,[object Object]
Contextualização ,[object Object]
Imagem Ilustrativa
Comentário  Final ,[object Object]
Frase 48 PENSAMENTO DE FRIEDRICH NIETZSCHE:  “ O conhecimento não é transcendente, o homem é criador de seus valores. O homem interpreta e dá um sentido humano às coisas, o resultado disso é o mundo articulado. O conhecimento foi inventado em um minuto, em relação a cosmos, pelo homem”.
O QUE DIZ A FRASE? ,[object Object],[object Object]
CONTEXTUALIZAR A FRASE ,[object Object],[object Object]
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO FINAL ,[object Object]
Frase 50: ,[object Object]
O que diz a frase? ,[object Object]
Contextualizar a frase... ,[object Object],[object Object],[object Object]
Imagem Ilustrativa:
Comentário Final: ,[object Object]
FRASE 51 PENSAMENTO DE  FRIEDRICH NIETZCHE: “Uma sociedade onde a corrupção se instala é acusada de abandono,de fato o prestigio da guerra e do entusiasmo marcial sofrem baixa visível; aspira-se aos prazeres da existência com tanto ardor quanto aqueles antigamente posto em conquistar honras militares”.
O que diz a frase? A frase é um relato a respeito de um serio problema que vem fazendo parte do Estado,a corrupção, diante da corrupção um sociedade não desfruta de honras,pois a corrupção trás apenas desonras,desonras causadas pelos grandes,mas que afetam uma sociedade por inteiro. Quando Nietzsche diz que “Uma sociedade onde a corrupção se instala é acusada de abandono” de fato ele evidencia que a corrupção impede que o estado ou a sociedade tenha ou passe por honras ou conquistas.
O que o autor diz? Nietzsche é contra a valorização da igualdade,e para ele não só os grandes causam a corrupção,ele afirma que a corrupção vem do povo,o povo é que representa a vida ou o estado. Ele ainda diz:  “O Estado é a mentira; mente em todas as línguas do bem e do mal, em tudo o que diz mente, e tudo o que possui rouba.”
Imagem ilustrativa ,[object Object],[object Object]
Comentário: Como ilustra as imagens um motivo de HONRA para o estado são os investimentos em potencias que ajudarão na economia ,porem em meio a tantos fatos de crescimento de um estado existe a corrupção,que se instala e impede a decolagem para um bem comum.
FRASE 52 Pensamento de Friedrich Nietsche “ Qualquer grande homem possui força retroativa: força a reconsideração da totalidade da história; milhares de segredos do passado saem de seus esconderijos para se iluminarem à sua luz. Ninguém pode prever o que acontecerá a história. Essencialmente, o passado talvez ainda continue por ser explorado! Necessitamos ainda tantas forças retroativas!”
O QUE DIZ A FRASE ? Somente o que podemos ter visualizado,e o que nos reserva o futuro disporemos de força e determinação suficientes para investigar o passado de maneira honesta e imparcial.
CONTEXTUALIZAR A FRASE Nada tem em si o homem que deva dominar tanto quanto a sua força de fantasia, a mais nobre e, ao mesmo tempo, a mais perigosa de tudo. 
IMAGEM ILUSTRATIVA
COMENTÁRIO FINAL Que o homem, fez decisões erradas, mas teve as certas também, e o pensamento de Friedrick Nietzsche se baseia nisso, porque a fantasia do homem é nobre, não é uma maquina, mas é como se fosse, e tem o lado de ser perigoso sim, não tem só o lado bom da coisa, o que o homem faz, muitas vezes prejudica, e muitas vezes só ajuda.
‘’ A independência é o privilegio dos fortes, da reduzida minoria que tem o calor de auto-afirma-se. E aquele que trata de ser independente, sem estar obrigado a isso, mostra que não apenas é forte mas também possuidor de uma audácia imensa. Aventura-se num labirinto, multiplica os mil perigos que implica a vida; se isola e se deixa arrastar por algum minotauro oculto na caverna de sua consciência. Se tal homem se extinguisse estaria tão longe de compreensão dos homem que estes nem o homens que estes nem o sentiriam nem se comoveriam em absoluto. Seu caminho esta traçado, não pode voltar atrás, nem sequer lograr a compaixão dos seres humanos ’’. FRASE 53 Pensamento de Friedrich Nietzsche
O que diz a frase? ,[object Object],[object Object],[object Object]
Contextualizar a frase ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Imagem ilustrativa
Comentário final ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]

Contenu connexe

Tendances

Descartes Trab. grupo I
Descartes Trab. grupo IDescartes Trab. grupo I
Descartes Trab. grupo Imluisavalente
 
Resumo Descartes e David Hume - 11º Filosofia
Resumo Descartes e David Hume - 11º FilosofiaResumo Descartes e David Hume - 11º Filosofia
Resumo Descartes e David Hume - 11º FilosofiaMatilde Silva
 
3ano 2bi filosofia_ex-2
3ano 2bi filosofia_ex-23ano 2bi filosofia_ex-2
3ano 2bi filosofia_ex-2takahico
 
3ano 2bi filosofia_matéria
3ano 2bi filosofia_matéria3ano 2bi filosofia_matéria
3ano 2bi filosofia_matériatakahico
 
Richard Popkin - O ceticismo moderno
Richard Popkin - O ceticismo modernoRichard Popkin - O ceticismo moderno
Richard Popkin - O ceticismo modernoJaimir Conte
 
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mc
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º mcFilósofos modernos e seus pensamentos   2º mc
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mcProfMario De Mori
 
David hume texto
David hume   textoDavid hume   texto
David hume textopyteroliva
 
Descartes - Contributo para a Modernidade
Descartes - Contributo para a ModernidadeDescartes - Contributo para a Modernidade
Descartes - Contributo para a ModernidadeJorge Barbosa
 
Ppt david hume a
Ppt david hume aPpt david hume a
Ppt david hume aAnaKlein1
 
David Hume - Trab Grupo VI
David Hume - Trab Grupo VIDavid Hume - Trab Grupo VI
David Hume - Trab Grupo VImluisavalente
 
Hume_problemas_existência_eu_mundo_Deus
Hume_problemas_existência_eu_mundo_DeusHume_problemas_existência_eu_mundo_Deus
Hume_problemas_existência_eu_mundo_DeusIsabel Moura
 
A CAUSALIDADE NATURAL EM DAVID HUME
A CAUSALIDADE NATURAL EM DAVID HUMEA CAUSALIDADE NATURAL EM DAVID HUME
A CAUSALIDADE NATURAL EM DAVID HUMENilton Domingues
 
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David HumeTeorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Humeguest9578d1
 
Filosofia aula 7
Filosofia aula 7Filosofia aula 7
Filosofia aula 7Erica Frau
 
Descartes - Trab grupo II
Descartes - Trab grupo IIDescartes - Trab grupo II
Descartes - Trab grupo IImluisavalente
 
O mito da caverno por marilena chaui
O mito da caverno por marilena chauiO mito da caverno por marilena chaui
O mito da caverno por marilena chauiGlaudemir Lima
 

Tendances (19)

Descartes Trab. grupo I
Descartes Trab. grupo IDescartes Trab. grupo I
Descartes Trab. grupo I
 
Resumo Descartes e David Hume - 11º Filosofia
Resumo Descartes e David Hume - 11º FilosofiaResumo Descartes e David Hume - 11º Filosofia
Resumo Descartes e David Hume - 11º Filosofia
 
3ano 2bi filosofia_ex-2
3ano 2bi filosofia_ex-23ano 2bi filosofia_ex-2
3ano 2bi filosofia_ex-2
 
3ano 2bi filosofia_matéria
3ano 2bi filosofia_matéria3ano 2bi filosofia_matéria
3ano 2bi filosofia_matéria
 
Richard Popkin - O ceticismo moderno
Richard Popkin - O ceticismo modernoRichard Popkin - O ceticismo moderno
Richard Popkin - O ceticismo moderno
 
Hume
HumeHume
Hume
 
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mc
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º mcFilósofos modernos e seus pensamentos   2º mc
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º mc
 
Gaio%202
Gaio%202Gaio%202
Gaio%202
 
David hume texto
David hume   textoDavid hume   texto
David hume texto
 
Descartes - Contributo para a Modernidade
Descartes - Contributo para a ModernidadeDescartes - Contributo para a Modernidade
Descartes - Contributo para a Modernidade
 
Ppt david hume a
Ppt david hume aPpt david hume a
Ppt david hume a
 
Impressões e ideias
Impressões e ideiasImpressões e ideias
Impressões e ideias
 
David Hume - Trab Grupo VI
David Hume - Trab Grupo VIDavid Hume - Trab Grupo VI
David Hume - Trab Grupo VI
 
Hume_problemas_existência_eu_mundo_Deus
Hume_problemas_existência_eu_mundo_DeusHume_problemas_existência_eu_mundo_Deus
Hume_problemas_existência_eu_mundo_Deus
 
A CAUSALIDADE NATURAL EM DAVID HUME
A CAUSALIDADE NATURAL EM DAVID HUMEA CAUSALIDADE NATURAL EM DAVID HUME
A CAUSALIDADE NATURAL EM DAVID HUME
 
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David HumeTeorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
Teorias explicativas do conhecimento: O empirsmo de David Hume
 
Filosofia aula 7
Filosofia aula 7Filosofia aula 7
Filosofia aula 7
 
Descartes - Trab grupo II
Descartes - Trab grupo IIDescartes - Trab grupo II
Descartes - Trab grupo II
 
O mito da caverno por marilena chaui
O mito da caverno por marilena chauiO mito da caverno por marilena chaui
O mito da caverno por marilena chaui
 

En vedette (20)

Mapa conceitual guerra civil espanhola
Mapa conceitual guerra civil espanholaMapa conceitual guerra civil espanhola
Mapa conceitual guerra civil espanhola
 
100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11100 DICAS ENEM PARTE 11
100 DICAS ENEM PARTE 11
 
Filosofia moderna
Filosofia moderna Filosofia moderna
Filosofia moderna
 
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º ma
Filósofos modernos e seus pensamentos   2º maFilósofos modernos e seus pensamentos   2º ma
Filósofos modernos e seus pensamentos 2º ma
 
Pensamentos René Descartes
Pensamentos René DescartesPensamentos René Descartes
Pensamentos René Descartes
 
Aula intr sociologia
Aula intr sociologiaAula intr sociologia
Aula intr sociologia
 
O corpo e os filosofos
O corpo e os filosofosO corpo e os filosofos
O corpo e os filosofos
 
Guerra civil espanhola
Guerra civil espanholaGuerra civil espanhola
Guerra civil espanhola
 
2º Va Grupo 02
2º Va   Grupo 022º Va   Grupo 02
2º Va Grupo 02
 
2º Va Grupo 03
2º Va   Grupo 032º Va   Grupo 03
2º Va Grupo 03
 
.
..
.
 
Aula De Sociologia Do Professor Mario
Aula De Sociologia Do Professor MarioAula De Sociologia Do Professor Mario
Aula De Sociologia Do Professor Mario
 
.
..
.
 
.
..
.
 
Grupo 02
Grupo 02Grupo 02
Grupo 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09100 DICAS ENEM PARTE 09
100 DICAS ENEM PARTE 09
 
.
..
.
 
.
..
.
 
Grupo 01
Grupo 01Grupo 01
Grupo 01
 
Ditadura militar
Ditadura militarDitadura militar
Ditadura militar
 

Similaire à Filósofos Modernos e seus Pensamentos

O cogito cartesiano
O cogito cartesianoO cogito cartesiano
O cogito cartesianoLídia Neves
 
Ficha de trab + correção descartes
Ficha de trab + correção   descartesFicha de trab + correção   descartes
Ficha de trab + correção descartesmluisavalente
 
Aula 3 a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
Aula 3   a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe AssunçãoAula 3   a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
Aula 3 a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe AssunçãoProf. Noe Assunção
 
Fichas de trabalho 10º ano
Fichas de trabalho 10º anoFichas de trabalho 10º ano
Fichas de trabalho 10º anomluisavalente
 
Ficha formativa fil 10
Ficha formativa fil 10Ficha formativa fil 10
Ficha formativa fil 10Julia Martins
 
Ficha trab. 10º ano
Ficha trab. 10º anoFicha trab. 10º ano
Ficha trab. 10º anomluisavalente
 
ARTIGO: Critica de Jonh Locke ao inatismo
ARTIGO: Critica de Jonh Locke ao inatismoARTIGO: Critica de Jonh Locke ao inatismo
ARTIGO: Critica de Jonh Locke ao inatismoFrei Ofm
 
Estudo dirigido (3) de ética e filosofia na ci
Estudo dirigido (3) de ética e filosofia na ciEstudo dirigido (3) de ética e filosofia na ci
Estudo dirigido (3) de ética e filosofia na ciRita Gonçalves
 
Tipos de mentes daniel c. dennett
Tipos de mentes   daniel c. dennettTipos de mentes   daniel c. dennett
Tipos de mentes daniel c. dennettgisely Bit
 
A preocupação com o conhecimento.pptx
A preocupação com o conhecimento.pptxA preocupação com o conhecimento.pptx
A preocupação com o conhecimento.pptxTERCIOSANTANA6
 
Importancia da cultura
Importancia da culturaImportancia da cultura
Importancia da culturaRicardo Lima
 
O surgimento da filosofia na grégia antiga
O surgimento da filosofia na grégia antigaO surgimento da filosofia na grégia antiga
O surgimento da filosofia na grégia antigaEdvaldoArajo2
 
Aula 01 inss interpretação de textos
Aula 01 inss interpretação de textosAula 01 inss interpretação de textos
Aula 01 inss interpretação de textosANDERSON RIBEIRO
 
Aula 01 inss interpretação de textos
Aula 01 inss interpretação de textosAula 01 inss interpretação de textos
Aula 01 inss interpretação de textosANDERSON RIBEIRO
 
Prova filosofia 1º ano / I bimestre
Prova filosofia 1º ano /  I bimestreProva filosofia 1º ano /  I bimestre
Prova filosofia 1º ano / I bimestreMary Alvarenga
 

Similaire à Filósofos Modernos e seus Pensamentos (20)

O cogito cartesiano
O cogito cartesianoO cogito cartesiano
O cogito cartesiano
 
Apostila 1 filosofia cpia
Apostila 1 filosofia   cpiaApostila 1 filosofia   cpia
Apostila 1 filosofia cpia
 
Filosofos
FilosofosFilosofos
Filosofos
 
Ficha de trab + correção descartes
Ficha de trab + correção   descartesFicha de trab + correção   descartes
Ficha de trab + correção descartes
 
Aula 3 a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
Aula 3   a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe AssunçãoAula 3   a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
Aula 3 a filosofia presente na nossa vida - Prof. Noe Assunção
 
Fichas de trabalho 10º ano
Fichas de trabalho 10º anoFichas de trabalho 10º ano
Fichas de trabalho 10º ano
 
1 ano razao empirismo
1 ano razao empirismo1 ano razao empirismo
1 ano razao empirismo
 
Ficha formativa fil 10
Ficha formativa fil 10Ficha formativa fil 10
Ficha formativa fil 10
 
Aula 08 - O Empirismo
Aula 08 - O EmpirismoAula 08 - O Empirismo
Aula 08 - O Empirismo
 
Ficha trab. 10º ano
Ficha trab. 10º anoFicha trab. 10º ano
Ficha trab. 10º ano
 
ARTIGO: Critica de Jonh Locke ao inatismo
ARTIGO: Critica de Jonh Locke ao inatismoARTIGO: Critica de Jonh Locke ao inatismo
ARTIGO: Critica de Jonh Locke ao inatismo
 
Estudo dirigido (3) de ética e filosofia na ci
Estudo dirigido (3) de ética e filosofia na ciEstudo dirigido (3) de ética e filosofia na ci
Estudo dirigido (3) de ética e filosofia na ci
 
Tipos de mentes daniel c. dennett
Tipos de mentes   daniel c. dennettTipos de mentes   daniel c. dennett
Tipos de mentes daniel c. dennett
 
A preocupação com o conhecimento.pptx
A preocupação com o conhecimento.pptxA preocupação com o conhecimento.pptx
A preocupação com o conhecimento.pptx
 
Importancia da cultura
Importancia da culturaImportancia da cultura
Importancia da cultura
 
Filosofia 11ºano
Filosofia 11ºanoFilosofia 11ºano
Filosofia 11ºano
 
O surgimento da filosofia na grégia antiga
O surgimento da filosofia na grégia antigaO surgimento da filosofia na grégia antiga
O surgimento da filosofia na grégia antiga
 
Aula 01 inss interpretação de textos
Aula 01 inss interpretação de textosAula 01 inss interpretação de textos
Aula 01 inss interpretação de textos
 
Aula 01 inss interpretação de textos
Aula 01 inss interpretação de textosAula 01 inss interpretação de textos
Aula 01 inss interpretação de textos
 
Prova filosofia 1º ano / I bimestre
Prova filosofia 1º ano /  I bimestreProva filosofia 1º ano /  I bimestre
Prova filosofia 1º ano / I bimestre
 

Plus de ProfMario De Mori

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEMProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ProfMario De Mori
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosProfMario De Mori
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE ProfMario De Mori
 
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anosAula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anosProfMario De Mori
 

Plus de ProfMario De Mori (20)

100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
100 DICAS PARA ACERTAR NO ENEM
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 2º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 1º ANOS
 
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
ATIVIDADES DAS TIRAS E DO ATLAS 9º ANOS
 
100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10100 DICAS ENEM PARTE 10
100 DICAS ENEM PARTE 10
 
100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08100 DICAS ENEM PARTE 08
100 DICAS ENEM PARTE 08
 
100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07100 DICAS ENEM PARTE 07
100 DICAS ENEM PARTE 07
 
100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06100 DICAS ENEM PARTE 06
100 DICAS ENEM PARTE 06
 
100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05100 DICAS ENEM PARTE 05
100 DICAS ENEM PARTE 05
 
100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04100 DICAS ENEM PARTE 04
100 DICAS ENEM PARTE 04
 
100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03100 DICAS ENEM PARTE 03
100 DICAS ENEM PARTE 03
 
100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02100 DICAS ENEM PARTE 02
100 DICAS ENEM PARTE 02
 
100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01100 DICAS ENEM PARTE 01
100 DICAS ENEM PARTE 01
 
Aula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anosAula charges sociologia 2º anos
Aula charges sociologia 2º anos
 
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 2º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anosAula charges sociologia 1º anos
Aula charges sociologia 1º anos
 
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
Aula atlas 1º anos - 2º BIMESTRE
 
Aula atlas 2º anos
Aula atlas 2º anosAula atlas 2º anos
Aula atlas 2º anos
 
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anosAula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
Aula ATLAS GEOGRÁFICO 9º anos
 

Dernier

Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoCelianeOliveira8
 
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalSilvana Silva
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdforganizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdfCarlosRodrigues832670
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosAntnyoAllysson
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLaseVasconcelos1
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfIedaGoethe
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESpatriciasofiacunha18
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoSilvaDias3
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveaulasgege
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptxErivaldoLima15
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAlexandreFrana33
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptAlineSilvaPotuk
 

Dernier (20)

Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e femininoGametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
Gametogênese, formação dos gametas masculino e feminino
 
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mentalADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
ADJETIVO para 8 ano. Ensino funda.mental
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptxSlides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
Slides Lição 4, CPAD, Como se Conduzir na Caminhada, 2Tr24.pptx
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdforganizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteirosBingo da potenciação e radiciação de números inteiros
Bingo da potenciação e radiciação de números inteiros
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
 
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdfDIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
DIA DO INDIO - FLIPBOOK PARA IMPRIMIR.pdf
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕESPRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
PRÉ-MODERNISMO - GUERRA DE CANUDOS E OS SERTÕES
 
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basicoPRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
PRIMEIRO---RCP - DEA - BLS estudos - basico
 
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chaveAula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
Aula - 2º Ano - Cultura e Sociedade - Conceitos-chave
 
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
6°ano Uso de pontuação e acentuação.pptx
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptxAs Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
As Viagens Missionária do Apostolo Paulo.pptx
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO4_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
 

Filósofos Modernos e seus Pensamentos

  • 1.
  • 2. FRASE 01 – PENSAMENTO DE RENE DESCARTES. “ Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado em minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos”.
  • 3.
  • 4.
  • 5. IMAGENS: O pedaço de cera e o conceito de verdade. A busca incansável pela razão. O racionalismo de Rene Descartes
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 11.
  • 12.
  • 13.
  • 14.
  • 15. Imagem Ilustrativa Não sabemos o dia de amanhã ! A vida é cheia de surpresas, não esperávamos que chegasse a esse ponto. Existem vários caminhos , e tem pessoas que escolhem o caminho errado.
  • 16.
  • 17. FRASE 7 Pensamento de Immanuel Kant : Na "Crítica da Razão Pura"
  • 18.
  • 19.
  • 21.
  • 22. FRASE 08 PENSAMENTO DE IMMANUEL KANT "Voltaire disse que o céu nos tinha dado duas coisas para equilibrar as numerosas desgraças da vida: a esperança e o sonho. Podia ter acrescentado o Riso. "
  • 23. O QUE DIZ A FRASE? Com esta frase pude observar que Kant acreditava que não era apenas a esperança e o sonho que nos ajuda a equilibrar as desgraças da vida, mas também o sorriso.
  • 24. CONTEXTUALIZAR A FRASE Immanuel Kant nos da a idéia mediante a Deus de que a esperança é a força maior para as pessoas superarem seus problemas, já os sonhos nos da forças para encarar melhor a realidade e o meio mais fácil de demonstrar a satisfação é através de um sorriso, onde podemos expressar a nossa felicidade. Que também motiva as pessoas a enfrentar melhor as numerosas desgraças da vida e a continuar lutando.
  • 26. COMENTARIO FINAL A frase me fez compreender que além da esperança e do sonho outra peça fundamental para vencermos os obstáculos é o riso, e é essa tríade que nos ajuda a enfrentar as numerosas desgraças da vida e a continuar lutando todos os dias.
  • 27. Frase 9 Pensamento de John Locke: ‘’ A mente de uma pessoa ao nascer era uma tabula rasa, ou Seja, uma espécie de folha em branco. As experiências que está pessoas passa pela vida é que vão formando seus conhecimentos e personalidade. Defendia também que todos os seres humanos nascem bons, iguais e independentes. Desta forma é a sociedade a responsável pela formação do individuo.’’
  • 28. O QUE DIZ A FRASE John Locke diz que ao nascermos éramos como um livro em branco, não possuíamos conhecimento ou sabedoria. De acordo que íamos crescendo, vamos adquirindo, experiência e sabedoria. Variando da sociedade onde vivemos.
  • 29. Contextualização John Locke tava certo ao dizer que as experiências e conhecimento vária de acordo com a sociedade onde vivemos, pois ao comparar um Japonês com um brasileiro, percebemos a diferença que existe entre nós. Exemplos: Cultura, no modo de se vestir, comida...
  • 30. Imagem Ilustrativa Comida: Arroz e feijão Língua: Português Comida: Sushis Língua: Japonês Comida: frutos do mar Língua: Espanha
  • 31.
  • 32. FRASE 10 Pensamento de John Locke: “A leitura fornece conhecimento á mente. O pensamento incorpora o que lemos pois as ações dos seres humanos são as melhores intérpretes de seus pensamentos”.
  • 33.
  • 34.
  • 36.
  • 37. FRASE 11 George Berkeley: “ Para ele, todas as idéias são simples, podemos compará-las e pegar o que há de comum. Por exemplo, temos na mente a idéia de um determinado triangulo, que pode se adequar a qualquer triangulo. Todas as idéias derivam da percepção”.
  • 38.
  • 39.
  • 41.
  • 42. FRASE 12 George Berkeley ‘’ A linguagem é fonte de muitas controvérsias. A comunicação sempre foi problema, para transpor impressões e pensamentos cuja a fonte é a percepção subjetiva do mundo objetivo, precisamos saltar sobre o abismo que separa cada consciência.’’
  • 43.
  • 44.
  • 45.  
  • 46.
  • 47. FRASE 13 “ As descobertas já conseguidas se devem ao acaso e à experiência vulgar mais do que à ciência.” Francis Bacon
  • 48. O QUE DIZ A FRASE? A frase nos diz que as descobertas feitas pelo homem nem sempre são conseguidas a partir da própria ciência, nem sempre é a ciência que faz as grandes descobertas, mas sim ao acaso e a experiência. Devido as experiência vulgares o homem foi capaz de fazer grande parte de suas descobertas, além do acaso que muitas vezes ajuda-o.
  • 49. CONTEXTUALIZAR A FRASE O Autor da frase, Francis Bacon, pensa que a descoberta de fatos verdadeiros não depende de raciocínios como os raciocínios de Aristóteles, mas elas provêem da observação e experimentação. Ele propôs o raciocínio indutivo para essas observações onde o conhecimento verdadeiro é resultado da concordância e da variação dos fenômenos. O que Bacon propõem é que tudo deve vim a partir de experiências, seja elas vulgares ou não.
  • 51. COMENTÁRIO FINAL Francis Bacon foi um filósofo do empirismo inglês e, para ele, a ciência era exaltada como benéfica para o homem. As descobertas nem sempre são feitas pela ciência mesma, ou o acaso as descobre ou a própria experiência vulgar. Após aquele descobrimento, a ciência só aprofunda-o. É somente para estudá-lo e aprofundá-lo que a ciência entra em ação de verdade. Francis Bacon foi realmente um grande filósofo.
  • 52. Frase 14 FRANCIS BACON “ A leitura faz ao homem completo;a conversa,ágil,e o escrever,preciso.
  • 53.
  • 54.
  • 56.
  • 57. Frase nº16 “ Qualquer governo é melhor do que a ausência de governo.o despotismo,por pior que seja,é preferível ao mal maior da anarquia,da violência civil generalizada,e do medo permanente da morte violenta.” THOMAS HOBBES
  • 58.
  • 59. Contextualização da frase Esse pensamento foi criado por Thomas Hobbes que viveu entre os anos 1588 ao 1679. Ele teve esse pensamento devido o que estava havendo naquela época,devido ao governo da região. Atualmente esse pensamente e muito bem aceitável,pois se encaixa perfeitamente com a fisionomia que estamos vivendo.
  • 60.  
  • 61.
  • 62. FRASE 17 Thomas Hobbes “ A natureza fez os homens tão iguais, quanto às faculdades do corpo e do espírito, que, embora por vezes encontre um homem manifestantemente mais forte de corpo, ou de espírito mais vivo do que outro, mesmo assim, quando se considera tudo isso em conjunto, a diferença entre um e outro homem não é suficientemente considerável para que qualquer um possa com base nela reclamar qualquer beneficio a que outro não possa também aspirar, tal com ele.” ”
  • 63.
  • 64.
  • 66.
  • 67. FRASE 20 PENSAMENTO DE DAVID HUME: “ As representações são póstumas às sensações As impressões são sensações. A percepção pura, o sentir, o primeiro contato com o mundo – como uma criança o tem antes de se envolver em reflexões e desenvolver a mente, tudo isso são impressões”.
  • 68.
  • 69.
  • 71. COMENTÁRIO Tudo o que fazemos pela primeira vez em nossa vida é uma impressão, ou seja, sensações dos nosso sentidos( tato, olfato, paladar, visão e audição) essas se tornam experiências e que mais tarde usaremos como lógica pra fazermos as coisas. Algumas podem até se tornar hábitos ligados a razão, passando a ser parte de nossas vidas.
  • 72. Frase 21 - Pensamento de David Hume: “ O infinitamente pequeno não tem sentido,pois depende do ponto de vista ,e quando esta muda, o antigo desaparece.”
  • 73.
  • 74.
  • 76.
  • 77. Frase 23 PENSAMENTO DE MICHEL DE MONTAIGNE: “ Nada há de mais belo e legitimo do que o homem fazer o bem e como deve ser, nem ciência tão difícil do que saber viver esta vida bem e naturalmente; e , de todas as nossas doenças, a mais terrível é desprezar o próprio ser.”
  • 78.
  • 79.
  • 80.  
  • 81.
  • 82.
  • 83.
  • 84.
  • 86.
  • 87. FRASE 25   " APENAS PELAS PALAVRAS O SER HUMANO ALCANÇA A COMPREENSÃO MÚTUA. POR ISSO, AQUELE QUE QUEBRA A SUA PALAVRA ATRAIÇOA TODA SOCIEDADE HUMANA" ( Michel de Montaigne)
  • 88. O QUE DIZ A FRASE ? Que a PALAVRA é o canal de comunicação e é através dela que as pessoas se entendem. A pessoa que não cumpre o que fala é falsa e enganadora.
  • 89. CONTEXTULIZAR FRASE... O filósofo Michel de Montaigne através desse pensamento quis dizer que a palavra tem um grande poder de possibilitar que o ser humano viva em harmonia com as outras pessoas durante toda a sua vida. Aquela pessoa que vacila em sua palavra compromete não somente a si próprio, mas o crescimento das pessoas que estão ao seu redor.
  • 90.  
  • 91. COMENTÁRIO A imagem ilustra uma pessoa fazendo "fofoca". Ela está usando a sua palavra para caluniar e causar divisão entre as pessoas, e, por isso, pode causar mal entre as pessoas no ambiente que vive.
  • 92. FRASE 26 Pensamento de Michel de Montaigne: “ O corpo importa tanto quanto o espírito; não separa um do outro e evita cuidadosamente apresentar-nos seu pensamento de um modo abstrato. É portanto muito importante vê-lo antes de ouvi-lo. Aliás ele próprio nos fornece todos os elementos de seu retrato de corpo inteiro. Observemo-lo. ”
  • 93. O QUE DIZ A FRASE Montaigne expressa em seus pensamentos descritos a importância da união, da junção do corpo com o espírito. No entanto, frisa uma maior ênfase na valorização do corpo como sendo tão importante quanto o espírito. Somente nosso corpo é capaz de demonstrar o que sentimos e somos, é a partir dele que as pessoas poderão nos conhecer.
  • 94. CONTEXTUALIZAÇÃO DA FRASE O autor desta frase, Montaigne, fazia uso frequentemente de fábulas para mostrar como era a realidade vivida na época. Ele não tinha a visão de que uma criança deveria somente ser “considerada” após seus 16 anos como era, para ele não existia o termo “criança”, pois se quisermos que ela seja alguém no futuro devemos ensiná-la desde já tudo que ela verá. Devem aprender a expressar com seu corpo aquilo que esta sentindo em seu interior( o que o espírito lhe fornece), pois seu corpo é o retrato de si por inteiro e tudo que ele apresentar e praticar o ajudara em sua formação como homem.
  • 96. COMENTÁRIO FINAL De fato o pensamento de Montaigne nos remete a uma boa reflexão. Nosso corpo e nosso espírito são um só, porém somente o corpo é capaz de expressar aquilo que os dois sentem ao mesmo tempo. De acordo com sua opinião, nosso corpo é o que mais importa, pois é através dele que as pessoas vêem realmente quem somos. Por nosso espírito não conseguir expressar o que é, muitas vezes apresentamos ser quem não somos, como foi mostrado na imagem.
  • 97. Frase 27 MICHEL DE MONTAIGNE “Os que se dedicam ao controle de ações humanas encontram o maior obstáculo em junta-las e dar-lhes igual lustre, pois elas se contradizem comumente de tão estranha maneira que parece impossível terem saído as mesma fonte”.
  • 98. O que diz a frase A frase quer mostrar que aquelas pessoas que tentam manter o controle das ações humanas, passam por várias dificuldades em tentar mudá-las. Pois cada um age de uma maneira, em que algumas traz conseqüências. E em tentar mudá-las ou uni-las para que fiquem iguais, percebem que elas se contradizem comumente e por ser estranhas que pensam que é impossível ter saído do mesmo lugar.
  • 99. Contextualizar a Frase Michel Montaigne defende determinados pontos de vista a partir de sua inclinação cética e do contexto mais amplo do século XVI, marcado por uma crise da exemplaridade. Busca-se apontar, neste sentido, que a desconfiança quanto à exemplaridade dos modelos e ensinamentos antigos e o temperamento cético de Montaigne contribuíram para a criação de uma forma caracterizada pela desordem, experimentação e inacabamento.
  • 101. COMENTÁRIO FINAL Michel de Montaigne foi um filósofo da Renascença, ainda que ao escrever os seus Ensaios não se julgasse um filósofo. Simplesmente escrevia aquilo que pensava resultante de seus estudos e de suas próprias experiências e das experiências vividas por outros. Seus ensaios não mostravam métodos, mas uma irreverência e um modo de escrever muitas vezes bem humorado, mas que atraiam a atenção de seus leitores e amigos como ele mesmo demonstra: Uma palavra acerca desse gênero epistolar em que meus amigos julgam que eu poderia alcançar algum êxito e que de bom grado teria escolhido para publicar meus devaneios se soubesse a quem endereçar as cartas.
  • 102. FRASE 31 Pensamento de Nicolau Maquiavel "sou de parecer de que é melhor ser ousado do que prudente, pois a fortuna(oportunidade) é mulher e, para conservá-la submissa, é necessário (...) contrariá-la. Vê-se, que prefere, não raramente, deixar-se vender pelos ousados do que pelos que agem friamente. Por isso é sempre amiga dos jovens, visto terem eles menos respeito e mais ferocidade e subjugarem-se com mais audácia"
  • 103.
  • 104.
  • 106.
  • 107. Frase 32 Pensamento de Nicolau Maquiavel: “Os fins justificam os meios”
  • 108.
  • 109.
  • 111.
  • 112.
  • 113.
  • 114.
  • 116.
  • 117. Frase 34 “ tendo o príncipe necessidade de saber usar a natureza do animal,deve escolher a raposa e o leão ,pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa,para conhece as armadilhas e leão,para aterrorizar os lobos”. NICOLAU MAQUIAVEL
  • 118.
  • 119.
  • 121.
  • 122.
  • 123.
  • 124.
  • 126.
  • 127. Pensamento de Friedrich Nietzsche FRASE 44 “ Nós fazemos acordados o que fazemos nos sonhos: primeiro inventamos e imaginamos o homem com quem convivemos - para nos esquecemos dele em seguida”.
  • 128.
  • 129.
  • 130.
  • 131.
  • 132. Pensamento de Friedrich Nietzsche FRASE 45 “ Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti”
  • 133.
  • 134.
  • 136.
  • 137. Frase 48 PENSAMENTO DE FRIEDRICH NIETZSCHE: “ O conhecimento não é transcendente, o homem é criador de seus valores. O homem interpreta e dá um sentido humano às coisas, o resultado disso é o mundo articulado. O conhecimento foi inventado em um minuto, em relação a cosmos, pelo homem”.
  • 138.
  • 139.
  • 141.
  • 142.
  • 143.
  • 144.
  • 146.
  • 147. FRASE 51 PENSAMENTO DE FRIEDRICH NIETZCHE: “Uma sociedade onde a corrupção se instala é acusada de abandono,de fato o prestigio da guerra e do entusiasmo marcial sofrem baixa visível; aspira-se aos prazeres da existência com tanto ardor quanto aqueles antigamente posto em conquistar honras militares”.
  • 148. O que diz a frase? A frase é um relato a respeito de um serio problema que vem fazendo parte do Estado,a corrupção, diante da corrupção um sociedade não desfruta de honras,pois a corrupção trás apenas desonras,desonras causadas pelos grandes,mas que afetam uma sociedade por inteiro. Quando Nietzsche diz que “Uma sociedade onde a corrupção se instala é acusada de abandono” de fato ele evidencia que a corrupção impede que o estado ou a sociedade tenha ou passe por honras ou conquistas.
  • 149. O que o autor diz? Nietzsche é contra a valorização da igualdade,e para ele não só os grandes causam a corrupção,ele afirma que a corrupção vem do povo,o povo é que representa a vida ou o estado. Ele ainda diz: “O Estado é a mentira; mente em todas as línguas do bem e do mal, em tudo o que diz mente, e tudo o que possui rouba.”
  • 150.
  • 151. Comentário: Como ilustra as imagens um motivo de HONRA para o estado são os investimentos em potencias que ajudarão na economia ,porem em meio a tantos fatos de crescimento de um estado existe a corrupção,que se instala e impede a decolagem para um bem comum.
  • 152. FRASE 52 Pensamento de Friedrich Nietsche “ Qualquer grande homem possui força retroativa: força a reconsideração da totalidade da história; milhares de segredos do passado saem de seus esconderijos para se iluminarem à sua luz. Ninguém pode prever o que acontecerá a história. Essencialmente, o passado talvez ainda continue por ser explorado! Necessitamos ainda tantas forças retroativas!”
  • 153. O QUE DIZ A FRASE ? Somente o que podemos ter visualizado,e o que nos reserva o futuro disporemos de força e determinação suficientes para investigar o passado de maneira honesta e imparcial.
  • 154. CONTEXTUALIZAR A FRASE Nada tem em si o homem que deva dominar tanto quanto a sua força de fantasia, a mais nobre e, ao mesmo tempo, a mais perigosa de tudo. 
  • 156. COMENTÁRIO FINAL Que o homem, fez decisões erradas, mas teve as certas também, e o pensamento de Friedrick Nietzsche se baseia nisso, porque a fantasia do homem é nobre, não é uma maquina, mas é como se fosse, e tem o lado de ser perigoso sim, não tem só o lado bom da coisa, o que o homem faz, muitas vezes prejudica, e muitas vezes só ajuda.
  • 157. ‘’ A independência é o privilegio dos fortes, da reduzida minoria que tem o calor de auto-afirma-se. E aquele que trata de ser independente, sem estar obrigado a isso, mostra que não apenas é forte mas também possuidor de uma audácia imensa. Aventura-se num labirinto, multiplica os mil perigos que implica a vida; se isola e se deixa arrastar por algum minotauro oculto na caverna de sua consciência. Se tal homem se extinguisse estaria tão longe de compreensão dos homem que estes nem o homens que estes nem o sentiriam nem se comoveriam em absoluto. Seu caminho esta traçado, não pode voltar atrás, nem sequer lograr a compaixão dos seres humanos ’’. FRASE 53 Pensamento de Friedrich Nietzsche
  • 158.
  • 159.
  • 161.