SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  12
Télécharger pour lire hors ligne
Resolução de Questões com Teoria – para o MPU 
A figura 1 a seguir mostra a Área de Trabalho (desktop) do Windows 7 e será usada como referência para as questões 1 a 20. 
Figura 1 
1. É correto afirmar que os botões que aparecem à direita do Botão Iniciar, na figura acima, representam programas fixos na barra de tarefas e mesmo que se feche qualquer um dos programas associados aos botões , eles não serão retirados desta barra. 
2. Para dar acesso à listagem de sites favoritos, é possível usar as funcionalidades encontradas por meio do ícone . 
3. É correto concluir que o computador em questão está conectado na rede, devido à presença do ícone . 
4. O Windows 7 encontrou algumas falhas que precisam ser analisadas e corrigidas através de ações que o usuário deve tomar. O acesso ao componente Central de Ações, que permite centralizar as operações de resolução de problemas, pode ser feito por meio do ícone . 
5. Para minimizar todas as janelas, com o intuito de visualizar a Área de Trabalho, basta aplicar um clique simples no botão . 
6. Um clique no ícone , localizado na barra de endereços da janela, permite o acesso ao endereço completo do local, possibilitando ao usuário digitar o endereço desejado, inclusive endereços de páginas da Web, como http://www.beabyte.com.br. 
7. Um clique no botão , ou o acionamento da tecla WIN, dão acesso a um menu de opções, dentre os quais, é possível encontrar as opções , e . 
8. Se desejar que a janela do Microsoft Word – Documento 1 seja colocada à frente da janela do Computador, é suficiente acionar, uma única vez, a combinação de teclas ALT+TAB, ou clicar no botão , à direita da barra de endereços.
9. A Janela do computador, mostrada à frente na figura 1, pode ter sido obtida por meio de um clique simples no botão . 
10. Para fixar o programa Internet Explorer na barra de tarefas do Windows 7, basta clicar com o botão direito do mouse no item e, em seguida, clicar na opção , que aparece no quadro que se abre em decorrência da ação do mouse. 
11. Para iniciar a pesquisa, em seu computador, de arquivos que tenham a expressão “casa” no nome, é suficiente clicar em e digitar “casa” (sem aspas). 
12. Um clique na setinha mostrada em permite acesso a vários itens do Windows 7, como a Lixeira, o Painel de Controle e a Área de Trabalho. 
13. Para ter acesso aos sites das principais bibliotecas mundiais, é correto acionar um clique duplo no item , na janela do Computador. 
14. Para criar um item de atalho para uma pasta qualquer, no painel de favoritos da janela do Windows Explorer, é suficiente arrastar a pasta desejada para o ícone . 
15. É possível criar uma rede para o compartilhamento fácil de recursos como pastas e impressoras, usando as funcionalidades do ícone . Este recurso permite que sejam criadas ligações entre vários computadores – desde que todos utilizem apenas Windows 7. 
16. O Windows Media Player (ou qualquer outro programa para tocar vídeos e músicas) será automaticamente aberto caso o usuário acione um clique no ícone ou no ícone . 
17. Um clique simples no ícone dá acesso a um painel que apresenta, entre outras opções, os sites mais visitados recentemente por aquele navegador. 
18. Para obter a organização das janelas mostradas na figura 1, o usuário pode ter clicado com o botão direito do mouse numa área livre da barra de tarefas e, em seguida, ter selecionado a opção LADO A LADO no menu de contexto. 
19. Um simples clique na barra de título traz a janela do Microsoft Word para a frente da Janela do Windows Explorer. Este objetivo também pode ser atingido através das combinações de teclas ALT+TAB, ALT+ESC e WIN+TAB. 
20. É possível concluir que a Interface gráfica AERO está sendo utilizada. 
Responda às questões a seguir, acerca das comparações entre os sistemas operacionais Windows XP e o Windows 7. 
21. Para fixar itens na barra de tarefas, de modo a facilitar o acesso a determinados programas, o Windows 7 e o Windows XP fazem uso da barra de início rápido (Quick Launch), que fica à direita do botão Iniciar. 
22. Nas duas versões do Windows, é possível fixar programas no Menu Iniciar. 
23. O recurso de compartilhamento de arquivos e impressoras pode ser feito, numa mesma rede, entre computadores com Windows XP e Windows 7. 
24. Listas de atalhos para os arquivos mais usados pelos programas podem ser criadas tanto no menu Iniciar quanto nos ícones da barra de tarefas. Este recurso não está presente no Windows XP. 
25. Tanto o Windows Explorer do Windows XP quanto do Windows 7 apresentam a barra de status na parte inferior da janela. Esta barra traz informações importantes e detalhes sobre o objeto que está selecionado. 
26. O recurso de Porta-Arquivos, muito usado no Windows XP para sincronizar o conteúdo de duas pastas em computadores diferentes, não é mais utilizado no Windows 7.
27. No Windows 7, as pastas mais importantes do usuário são chamadas de Bibliotecas. Essas bibliotecas são chamadas, no Windows XP, de Meus documentos, Minhas imagens, Meus vídeos, etc. 
28. Snap, Aero Peek e Aero Shake são exemplos de recursos presentes apenas no Windows 7. 
29. Duplo clique na barra de título de uma janela vai maximizá-la. Esse atalho funciona em ambas as versões do Windows. 
A Figura 2, a seguir, mostra uma janela do Windows Explorer aberta numa determinada pasta. As questões 30 a 39 se referem a essa janela. 
Figura 2 
30. Através das funcionalidades existentes no ícone , é possível criar novas bibliotecas, além daquelas que o Windows 7 traz consigo. 
31. Um clique na setinha em , permite que se abra uma lista de opções que inclui as pastas Questões e Themes, além dos arquivos Apostila 1 e Orçamento 2. 
32. Um clique no botão faz o painel de pastas, localizado à esquerda, ser movido para a extremidade direita da janela em questão. 
33. Para alterar a forma como os itens são vistos na janela, pode-se usar os recursos disponíveis por meio do botão . 
34. É possível renomear e excluir a pasta selecionando-a e acionando o comando desejado dentro do menu acessível por meio do botão . 
35. Para criar uma cópia do arquivo na pasta , é correto selecionar o arquivo, acionar o botão e, em seguida, clicar na pasta . 
36. Um clique em permite o acesso a todas as redes locais (LAN) às quais o computador em questão está conectado. Este recurso só funciona com redes sem fio. 
37. Um clique no botão fará a barra de endereços passar a apresentar-se dessa forma: .
38. Um clique em , que fica acima da listagem de arquivos da janela da Figura 2, fará o item se posicionar acima dos demais itens desta janela, e colocará a pasta abaixo de todos os demais itens. 
39. Para visualizar uma listagem contendo atalhos para as pastas mais recentemente acessadas pelo Windows Explorer, basta acionar um clique simples na setinha para baixo, vista aqui: 
Para as questões 40 a 50, considere a Figura 3, que mostra uma janela do Word 2007, mostrando um trecho de texto sendo editado. 
Figura 3 
40. É possível verificar que o Microsoft Word localizou dois erros ortográficos: um deles na expressão “é necessário”, no primeiro parágrafo, e o outro na expressão “o Microsoft Excel”, na primeira linha do segundo parágrafo. 
41. Para não mais apresentar os símbolos especiais, como , no final dos parágrafos, o usuário deverá acionar o botão , na faixa de opções. Caso o usuário não desabilite tais símbolos antes de clicar uma vez no botão , e acione o comando , o documento será impresso exatamente como está sendo mostrado na tela. 
42. Para visualizar como o primeiro parágrafo será apresentado se estiver formatado com o Estilo Título 1, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o painel . Esta operação não afeta o segundo parágrafo do texto mostrado na figura 3. 
43. É correto afirmar que existem mais de 60 palavras no texto. 
44. Para visualizar o documento usando 130% de Zoom, basta clicar 4 vezes no botão , localizado na extremidade inferior direita da janela. Esta operação faz as letras do texto se apresentarem em tamanhos maiores na tela, mas não afeta o seu tamanho em relação à impressão. 
45. Para ter acesso a mais opções de formatação de parágrafos, o usuário poderá acionar um clique simples na palavra , localizada abaixo do grupo de botões de mesmo nome. 
46. Conforme mostra a figura, as letras usadas no primeiro parágrafo estão na fonte Calibri em tamanho 18.
47. Para colocar a expressão “Microsoft Excel” em letras maiúsculas, o usuário deverá selecionar essas duas palavras e utilizar os 
recursos acessíveis por meio do botão . 
48. Para selecionar todo o texto do documento mostrado na figura 3, o usuário poderá acionar a combinação de 
teclas CTRL+T ou o comando Selecionar Tudo, acessível por meio do grupo Edição, mostrado ao lado. 
49. Caso o usuário clique no pequeno retângulo localizado abaixo de , arrastando-o até a posição marcada no centro entre os valores 1 e 2 da régua horizontal, é correto afirmar que todas as linhas do primeiro parágrafo passarão a alinhar-se nesta posição, afastando-se da margem esquerda da página. 
50. Para apagar o trecho “E utilizá-lo muito!” do primeiro parágrafo do texto mostrado, é suficiente segurar e manter pressionada a tecla CTRL, em seguida clicar na palavras “muito” neste trecho e, finalmente, acionar a tecla DELETE no teclado. Também é possível usar a tecla BACKSPACE ou clicar no botão , no grupo Fonte. 
Observe as figuras 4-A e 4-B a seguir, que mostram a Faixa de Opções do Word 2007 em dois momentos distintos, e, com base nelas, responda as questões 51 a 55. 
Figura 4-A 
Figura 4-B 
51. Para atingir o estado da figura 4-A, o usuário simplesmente pressionou a tecla ALT no teclado enquanto usava o Microsoft Word 2007. 
52. Para passar do estado mostrado na figura 4-A para o estado da figura 4-B, o usuário pressionou a letra C. 
53. Caso o estado do Word esteja como o da figura 4-B, caso se queira acionar a guia Inserir da faixa de opções, deve-se pressionar duas vezes a letra F. 
54. Caso se esteja trabalhando no momento da figura 4-A, para se acionar a guia Inserir da faixa de opções, deve-se pressionar a tecla Y. 
55. Durante a edição de um texto qualquer, e levando-se em consideração as figuras acima, é correto afirmar que o comando de negrito será acionado por meio do pressionamento em sequência das teclas ALT, C, 1. 
Ainda sobre o Microsoft Word 2007, julgue os itens a seguir: 
56. O Microsoft Word 2007 trabalha com arquivos de extensão .DOCX, mas também consegue abrir e salvar arquivos com extensão .DOC, .ODT (do BrOffice Writer) e .HTML (páginas da Internet). 
57. O Microsoft Word 2007 consegue abrir, modificar e salvar arquivos no formato PDF, para serem publicados diretamente na Internet. 
58. Por meio da opção Preparar, encontrada no menu do botão , é possível criptografar e assinar digitalmente um documento em edição, aumentando, assim, sua segurança.
59. O Word 2007 pode ser usado para envio de correspondências em massa (Mala Direta). Para isso, utilizam-se os recursos existentes na guia . 
60. A guia permite o acesso a recursos como sumários, índices de ilustrações, notas de rodapé e notas de fim de texto. 
61. Pressionar simultaneamente as teclas CTRL e END posiciona o ponto de inserção no final do texto. 
62. É possível adicionar e retirar itens de atalho da Barra de Ferramentas Acesso Rápido, por meio da setinha para baixo que se localiza à direita de . 
63. Metadados associados ao arquivo do Word podem ser modificados e inseridos por meio da opção Preparar / Propriedades, no menu do botão . 
A figura 5 a seguir mostra uma janela do BrOffice Writer 3.2 editando um documento. Acerca desta figura e dos conceitos a respeito do programa em questão, julgue os itens 64 a 74. 
Figura 5 
64. Levando em consideração que a palavra programas está selecionada, é correto afirmar que o primeiro parágrafo está Justificado, e que para alinhá-lo à direita da página, é suficiente clicar no botão . 
65. É correto afirmar que o documento em questão já foi salvo desde a sua última modificação e se o usuário clicar no botão fechar (), a janela será automaticamente fechada. 
66. Para adicionar funções matemáticas ao documento em edição, o usuário poderá utilizar os recursos disponibilizados na janela que se abre ao clicar sobre . 
67. Caso o usuário dê um clique duplo na palavra “livre” no primeiro parágrafo, ela também ficará selecionada e a seleção da palavra “programas” não será desfeita. 
68. Um único clique no botão fará com o que apenas a página que está sendo mostrada seja impressa diretamente na impressora padrão. 
69. Acionar a combinação de teclas CTRL+P também realiza a impressão da primeira página do documento diretamente para a impressora.
70. Um clique no botão abre a caixa de diálogo de opções para a exportação de um arquivo PDF, permitindo configurar itens como o tamanho das imagens, a segurança do PDF, entre outros. 
71. A palavra “programas” ficará sublinhada com uma linha espessa caso o usuário acione um clique no botão . 
72. Para inserir um campo que contém da hora automática, que se atualiza constantemente, basta posicionar o ponto de inserção onde se deseja que a hora seja inserida e clicar no botão . 
73. Um clique simples em , na barra de status, fará essa área apresentar “SOBRE”. 
74. Para localizar informações no texto, o usuário poderá fazer uso das ferramentas disponíveis na janela que se abre ao clicar no botão . 
A figura 6, mostrada a seguir, apresenta uma janela do Microsoft Excel 2007 contendo um trecho de uma planilha em edição. Acerca deste programa e da figura em questão, julgue os itens 75 a 85. 
Figura 6 
75. O usuário do computador mostrado na figura acima pode ter clicado no botão após ter selecionado as células B3 até F3, para deixá-las formatadas da maneira como estão mostradas na figura (com duas linhas de texto). 
76. Caso o usuário clique na célula C4, digite 10 e pressione ENTER, a célula D4 passará a apresentar o valor 60,00. 
77. Pode-se verificar a existência de um erro na coluna F devido à presença do ícone no final desta coluna preenchida. 
78. Para continuar o processo de edição da planilha, mas visualizando exatamente como ela será impressa, é suficiente clicar no botão , na barra de status do Excel. 
79. Caso o usuário clique na célula C4, mantenha o botão do mouse pressionado, mova o ponteiro do mouse até a célula C6 e, em seguida, solte o botão do mouse, serão apresentadas, na barra de status do Excel, informações como “Soma: 31” e “Contagem: 3”. 
80. Para incluir uma nova planilha, chamada Plan4, na pasta de trabalho que está sendo editada, é suficiente o usuário clicar, uma única vez, no botão , ao lado da guia “Plan3”.
81. Caso o usuário clique no botão , depois clique na célula C9 e, por fim, clique no botão , a célula C9 passará a apresentar o número 78,00 em seu conteúdo. 
82. Para se obter o total gasto em Fevereiro, basta clicar na célula F8, em seguida clicar em e, finalmente, acionar ENTER. 
83. Para construir as fórmulas da coluna F, o usuário pode ter realizado o seguinte procedimento, a partir do estado da figura acima: Acionar ; clicar na célula F4; acionar ; finalmente, aplicar clique duplo no pequeno quadradinho na extremidade inferior direita da célula F4, considerando que todas as outras colunas já estivessem devidamente preenchidas. 
84. O Microsoft Excel 2007 salva seus arquivos em formato XLSX. O programa também permite salvar arquivos em formatos XLS, CSV e ODS. ODS é o formato padrão das planilhas do Calc, do BrOffice.org. 
85. Para calcular o percentual de aumento da quantidade consumida de Tinta para Impressora de Janeiro para Fevereiro, colocando o resultado na célula G7, é correto selecionar as células C7, E7 e G7 e, finalmente, clicar em . 
Com relação à figura a seguir, que apresenta uma janela do Internet Explorer apresentando um trecho da Home Page do site do Ministério Público da União, julgue os itens 86 a 99. 
Figura 7 
86. É possível afirmar que o Internet Explorer mostrado na figura 7 está acessando duas páginas diferentes. 
87. O programa Internet Explorer, mostrado na figura 7 é um exemplo de Navegador, ou Browser, assim como o Mozilla Firefox e o Google Chrome. 
88. Um clique no botão fará a página atualmente mostrada ser substituída, na janela do Internet Explorer, por uma área contendo as miniaturas das duas páginas atualmente abertas no programa. 
89. Para adicionar a página do Ministério Público da União mostrada na figura à lista de favoritos do Internet Explorer, é suficiente clicar o botão . 
90. Para acessar o histórico de páginas já acessadas, pode-se utilizar os recursos disponíveis por meio do botão , localizado na barra de status do programa.
91. Ao clicar em , na barra de status, o usuário poderá alternar o Zoom utilizado para a visualização da Página do Ministério Público apenas entre os valores 100%, 125% e 150%. Outras opções de valores podem ser encontradas por meio da setinha à direita deste botão. 
92. O aviso apresentado em alerta aos usuários que visitam o site do MPU acerca de uma praga eletrônica muito comum atualmente: os vírus de computador. 
93. Considerando que o trecho é um hyperlink, entende-se que ele está associado ao URL de uma página ou arquivo que pode estar dentro do próprio site do Ministério Público. 
94. Por meio de recursos disponíveis ao clicar no botão , o usuário tem capacidade de salvar o conteúdo da página do ministério público em seu computador, o que possibilita editá-la posteriormente. 
95. Para imprimir a página mostrada na figura na impressora padrão configurada no sistema, é suficiente aplicar um clique simples no botão . 
96. Um clique sobre o item imediatamente fecha a guia da página do Ministério Público. 
97. Um clique sobre o botão fará a página do Ministério Público automaticamente ser configurada para ser aberta sempre que o programa Internet Explorer for iniciado. 
98. O Internet Explorer é um programa criado para interpretar documentos criados pela linguagem HTML. 
99. Um clique no botão prepara o navegador para imprimir a página do Ministério Público em mais de uma página, usando o recurso de Quebra de Página similar ao que se utiliza em programas de edição de texto, como o Microsoft Word e o BrOffice.org Writer. 
A figura 8, mostrada a seguir, apresenta uma parte da janela do Internet Explorer enquanto acessa o site www.euvoupassar.com.br. Acerca da janela e do Internet Explorer, julgue os itens a seguir: 
Figura 8 
100. É correto afirmar que a sessão atual do navegador Internet Explorer está protegida por meio de criptografia. Minimizando, assim, os riscos de interceptação dos dados trocados entre o usuário e o site. 
101. O recurso de navegação InPrivate está ativado. Isso significa que o Internet Explorer 8 não guardará dados relativos à sessão de navegação atual, como cookies, arquivos temporários da Internet e registros do histórico. O recurso de Navegação InPrivate é fornecido natualmente pelo Internet Explorer 8, sem a necessidade de instalação de programa adicional. 
102. Uma das principais vantagens do Internet Explorer 8 em relação a outros navegadores é justamente o recurso de Navegação InPrivate, que não encontra similares em nenhum browser concorrente. 
103. Caso o usuário pressione ENTER, iniciará um processo de pesquisa do trecho “Concurso do MPU” dentro da página atualmente mostrada na guia .
104. Para localizar imagens associadas ao tema “Concurso do MPU”, ao invés de páginas de texto sobre este tema, é suficiente clicar no botão no campo de pesquisa. 
105. Um clique no botão permite ler as mensagens de e-mail recebidas naquele computador. Este recurso apenas funciona no caso de um programa cliente de e-mail estar instalado e configurado corretamente. 
106. O botão oferece funcionalidades para uso de feeds, como RSS. Feeds correspondem a uma maneira prática de alertar aos usuários acerca de atualizações no conteúdo dos sites. Desta forma, não é necessário que o usuário entre no site para saber o que foi modificado, pois ele será avisado automaticamente sempre que o conteúdo do site for alterado. 
107. Para fechar a janela do navegador mostrada na figura acima, é suficiente clicar no botão . 
108. É correto afirmar que a página associada à guia foi a primeira a ser acessada nesta sessão de navegação do Internet Explorer 8. 
Com relação aos principais protocolos e serviços usados na Internet, julgue os itens a seguir: 
109. FTP é o protocolo utilizado para o envio de e-mails contendo arquivos anexos na Internet. 
110. HTML é o protocolo usado para transferir as páginas da Internet (páginas da WEB) para o computador dos usuários, também chamados de clientes. 
111. O protocolo POP é o mais usado protocolo de recebimento de e-mail por meio de programas clientes de correio. POP não é utilizado para recebimento de mensagens em ambientes de Webmail. 
112. Um programa cliente de e-mail pode utilizar o protocolo IMAP para o recebimento das mensagens do usuário. O protocolo IMAP oferece mais opções de configuração e recursos que o POP. 
113. SMTP e POP são usados respectivamente para o Envio e para o Recebimento de mensagens de correio eletrônico. 
114. Webmail é o nome de um programa cliente de e-mail que acompanha o Windows 7. 
115. Videoconferência é o serviço de comunicação simultânea em tempo real por meio de imagem e som. 
116. HTTPS é o protocolo usado para transmitir páginas da Web de forma segura através da Internet e também das Intranets. 
117. A Internet é constituída de um conjunto de protocolos que facilitam o intercâmbio de informações entre os dispositivos de rede, mas, em conexões de banda larga, tais protocolos inexistem. 
118. Uma das principais diferenças entre uma conexão discada e uma conexão em banda larga é a velocidade de navegação. 
119. FTP (file transfer protocol) é o protocolo que permite visualizar as páginas da Web, enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) é um protocolo de transferência de arquivos. 
120. O Internet Explorer é o único navegador compatível com o sistema operacional Windows. 
121. Os protocolos UDP e TCP possibilitam, respectivamente, a comunicação e a troca de arquivos na Internet. 
122. O Endereço único de um computador, formado por 4 números, cada um podendo variar entre 0 e 255, e fornecido automaticamente quando o usuário se conecta na rede é chamado Endereço IP. 
Com relação aos principais conceitos de Segurança da Informação, julgue os itens a seguir: 
123. Por meio do recurso da assinatura digital, que se baseia em criptografia assimétrica, é possível conferir a um documento ou e-mail o status de íntegro e autêntico. Permitindo que o receptor tenha certeza da autoria e do conteúdo da mensagem. 
124. Criptografia Simétrica é classificada como sendo um processo criptográfico complexo, seguro e que utiliza apenas uma chave criptográfica. 
125. Duas mensagens de e-mail de tamanhos iguais devem possuir o mesmo hash. 
126. Vírus é um programa que pode se reproduzir anexando seu código a um outro programa, da mesma forma que os vírus biológicos se reproduzem.
127. Spywares são programas que agem na rede, checando pacotes de dados, na tentativa de encontrar informações confidenciais tais como senhas de acesso e nomes de usuários. 
128. Cavalos-de-troia, adwares e vermes são exemplos de pragas virtuais. 
129. Backup é o termo utilizado para definir uma cópia duplicada de um arquivo, um disco, ou um dado, feita com o objetivo de evitar a perda definitiva de arquivos importantes. 
130. Firewall é um sistema constituído de software e hardware que verifica informações oriundas da Internet ou de uma rede de computadores e que permite ou bloqueia a entrada dessas informações, estabelecendo, dessa forma, um meio de proteger o computador de acesso indevido ou indesejado. 
131. O Windows 7 define, automaticamente, as configurações de firewall adequadas para três tipo possíveis de rede a que se conecta: casa, trabalho e local público. Essa configuração ocorre, por padrão, na segunda tentativa de conexão a uma rede de comunicação. 
132. Vírus, warms e cavalos-de-troia são exemplos de software mal-intencionados que têm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador. O firewall é um tipo de malware que ajuda a proteger o computador contra cavalos-de-troia. 
133. Phishing é uma técnica usada para induzir usuários de computador a revelar informações pessoais ou financeiras, como uma senha de conta bancária. O phishing, como o cavalo-de-troia, é uma invasão, realizada a partir de uma fonte confiável, que induz o destinatário a fornecer informações a um sítio fraudulento, por meio de conexão segura. 
Quanto aos conceitos de intranet e internet, julgue os próximos itens. 
134. Intranet é uma rede local de computadores, restrita aos limites internos de uma organização, na qual é utilizada a mesma tecnologia empregada na Internet. 
135. A intranet possibilita a transferência de um arquivo por FTP (file transfer protocol) de um computador para outro dentro de uma mesma organização. 
136. A Intranet é concebida para apresentar sites e permitir troca de mensagens de correio eletrônico, tal como se pode fazer na Internet. A principal diferença entre as duas é que na Intranet não se pode utilizar a suíte de protocolos TCP/IP. 
137. A intranet é uma rede pública que, embora use tecnologia diferente, contém as mesmas informações da Internet. 
138. A intranet é uma rede de comunicação que somente pode ser instalada em uma empresa de grande porte, porque oferece acesso ilimitado à Internet. 
139. As tecnologias utilizadas na Internet e na intranet são diferentes no que diz respeito ao protocolo, que é o IP na Internet, e o IPv6 na intranet. 
140. O Internet Explorer 8 e o Mozilla Firefox 3 são browsers que permitem acessar mais de um site da Internet em uma mesma sessão de uso. 
Julgue os itens a seguir acerca da figura abaixo, que mostra um trecho de uma planilha do Excel 2007. 
141. Para calcular a média mensal de vendas do modelo A no período mostrado, colocando o resultado na célula E3, é suficiente clicar em E3, digitar =SOMA(B3:D3)/3 e, em seguida, pressionar TAB. 
142. Para calcular o total de vendas em Janeiro, pode-se escrever a fórmula =SOMA(B3...B5). 
143. Para calcular o percentual de aumento nas vendas do modelo A entre Janeiro e Fevereiro, é correto utilizar, em qualquer célula vazia, a fórmula =(C3-B3)/C3.
144. Para criar um gráfico de linhas que demonstra a variação dos valores das vendas dos três modelos ao longo dos meses, é correto selecionar as células A3 até A5 e iniciar o processo de criação do gráfico por meio do assistente disponibilizado pelo Microsoft Excel. 
Gabarito das Questões 
1. E 
2. C 
3. E 
4. C 
5. E 
6. C 
7. C 
8. E 
9. E 
10. E 
11. C 
12. C 
13. E 
14. C 
15. C 
16. E 
17. E 
18. E 
19. C 
20. C 
21. E 
22. C 
23. C 
24. C 
25. C 
26. E 
27. E 
28. C 
29. C 
30. C 
31. E 
32. E 
33. C 
34. C 
35. E 
36. E 
37. E 
38. E 
39. C 
40. E 
41. E 
42. C 
43. C 
44. C 
45. E 
46. E 
47. E 
48. C 
49. C 
50. E 
51. C 
52. C 
53. E 
54. C 
55. C 
56. C 
57. E 
58. C 
59. C 
60. C 
61. C 
62. C 
63. C 
64. C 
65. C 
66. E 
67. C 
68. C 
69. E 
70. E 
71. E 
72. E 
73. C 
74. E 
75. C 
76. C 
77. E 
78. C 
79. C 
80. C 
81. E 
82. C 
83. E 
84. C 
85. E 
86. C 
87. C 
88. C 
89. E 
90. E 
91. C 
92. E 
93. C 
94. C 
95. C 
96. E 
97. E 
98. C 
99. E 
100. E 
101. C 
102. E 
103. E 
104. E 
105. C 
106. C 
107. E 
108. C 
109. E 
110. E 
111. C 
112. C 
113. C 
114. E 
115. C 
116. C 
117. E 
118. C 
119. E 
120. E 
121. E 
122. C 
123. C 
124. E 
125. E 
126. C 
127. E 
128. C 
129. C 
130. C 
131. E 
132. E 
133. E 
134. E 
135. C 
136. E 
137. E 
138. E 
139. E 
140. C 
141. C 
142. C 
143. E 
144. E 
145. 
146. 
147. 
148. 
149. 
150. 
151. 
152. 
153. 
154. 
155. 
156. 
157. 
158. 
159. 
160. 
161. 
162. 
163. 
164. 
165. 
166. 
167. 
168. 
169. 
170.

Contenu connexe

Tendances

Construindo aplicações com netbeans
Construindo aplicações com netbeansConstruindo aplicações com netbeans
Construindo aplicações com netbeansSliedesharessbarbosa
 
Interfaces windows em c sharp
Interfaces windows em c sharpInterfaces windows em c sharp
Interfaces windows em c sharpTiago
 
Conceitos básicos de sistema operacional
Conceitos básicos de sistema operacionalConceitos básicos de sistema operacional
Conceitos básicos de sistema operacionalArthur Farias
 
Aula de revisão de windows
Aula de revisão de windowsAula de revisão de windows
Aula de revisão de windowsDaniel da Silva
 
Criando uma Agenda simples com NetBeans
Criando uma Agenda simples com NetBeansCriando uma Agenda simples com NetBeans
Criando uma Agenda simples com NetBeansSerge Rehem
 
Manual windows
Manual windowsManual windows
Manual windowsCris Silva
 
Gran sob mod_n_1
Gran sob mod_n_1Gran sob mod_n_1
Gran sob mod_n_1joaobobo
 
6 sistema operativo em ambiente gráfico
6 sistema operativo em ambiente gráfico6 sistema operativo em ambiente gráfico
6 sistema operativo em ambiente gráficoSandra Minhós
 
Apostil ade programação visual netbeans
Apostil ade programação visual   netbeansApostil ade programação visual   netbeans
Apostil ade programação visual netbeansPaulo Carvalho
 

Tendances (15)

Construindo aplicações com netbeans
Construindo aplicações com netbeansConstruindo aplicações com netbeans
Construindo aplicações com netbeans
 
Interfaces windows em c sharp
Interfaces windows em c sharpInterfaces windows em c sharp
Interfaces windows em c sharp
 
Windows xp módulo ii
Windows xp   módulo iiWindows xp   módulo ii
Windows xp módulo ii
 
Conceitos básicos de sistema operacional
Conceitos básicos de sistema operacionalConceitos básicos de sistema operacional
Conceitos básicos de sistema operacional
 
Aula de revisão de windows
Aula de revisão de windowsAula de revisão de windows
Aula de revisão de windows
 
Manualv2009
Manualv2009Manualv2009
Manualv2009
 
Win7pdf
Win7pdfWin7pdf
Win7pdf
 
Criando uma Agenda simples com NetBeans
Criando uma Agenda simples com NetBeansCriando uma Agenda simples com NetBeans
Criando uma Agenda simples com NetBeans
 
HotPotatoes
HotPotatoesHotPotatoes
HotPotatoes
 
Manual windows
Manual windowsManual windows
Manual windows
 
Gran sob mod_n_1
Gran sob mod_n_1Gran sob mod_n_1
Gran sob mod_n_1
 
Manual 7846
Manual 7846 Manual 7846
Manual 7846
 
6 sistema operativo em ambiente gráfico
6 sistema operativo em ambiente gráfico6 sistema operativo em ambiente gráfico
6 sistema operativo em ambiente gráfico
 
Atalhos de teclado
Atalhos de tecladoAtalhos de teclado
Atalhos de teclado
 
Apostil ade programação visual netbeans
Apostil ade programação visual   netbeansApostil ade programação visual   netbeans
Apostil ade programação visual netbeans
 

En vedette

zentron brief Ginserv
zentron brief Ginservzentron brief Ginserv
zentron brief GinservAmar .
 
2.zikloa gurasoen bilera 13 14
2.zikloa gurasoen bilera 13 142.zikloa gurasoen bilera 13 14
2.zikloa gurasoen bilera 13 14eztabai
 
Infografia 9 pasos para conseguir tu meta
Infografia 9 pasos para conseguir tu metaInfografia 9 pasos para conseguir tu meta
Infografia 9 pasos para conseguir tu metaRaquel Orta
 
39245175 intro-es-ii
39245175 intro-es-ii39245175 intro-es-ii
39245175 intro-es-iiEmbeddedbvp
 
2014 03 22_Jyllands_Posten
2014 03 22_Jyllands_Posten2014 03 22_Jyllands_Posten
2014 03 22_Jyllands_PostenIvan Braun
 
Android jun12
Android jun12Android jun12
Android jun12bobnana
 
Baby shower adorno puerta
Baby shower adorno puertaBaby shower adorno puerta
Baby shower adorno puertaArgisa Castro
 
Timo Ojala (Oulu University, Helsinki): panOULU network and UrBan Interaction...
Timo Ojala (Oulu University, Helsinki): panOULU network and UrBan Interaction...Timo Ojala (Oulu University, Helsinki): panOULU network and UrBan Interaction...
Timo Ojala (Oulu University, Helsinki): panOULU network and UrBan Interaction...Frederik Temmermans
 
Departamento Central del Paraguay- Asunción
Departamento Central del Paraguay- AsunciónDepartamento Central del Paraguay- Asunción
Departamento Central del Paraguay- Asunciónanapaubernal
 
Volem queremos-cast
Volem queremos-castVolem queremos-cast
Volem queremos-castPAH Garraf
 
Naoko Matsui Dossier Price Rubin 3-9-15
Naoko Matsui Dossier Price Rubin 3-9-15Naoko Matsui Dossier Price Rubin 3-9-15
Naoko Matsui Dossier Price Rubin 3-9-15Naoko Matsui
 
Grupo Moliner PresentacióN
Grupo Moliner PresentacióNGrupo Moliner PresentacióN
Grupo Moliner PresentacióNJorge Esteve
 
Comunicacion 1
Comunicacion 1Comunicacion 1
Comunicacion 1jhostin6
 
Cómo bloquear a tus contactos en Linkedin
Cómo bloquear a tus contactos en LinkedinCómo bloquear a tus contactos en Linkedin
Cómo bloquear a tus contactos en LinkedinLaura Lopez Lillo
 
Going Green (Exzerpt)
Going Green (Exzerpt)Going Green (Exzerpt)
Going Green (Exzerpt)Spleth
 

En vedette (20)

zentron brief Ginserv
zentron brief Ginservzentron brief Ginserv
zentron brief Ginserv
 
2.zikloa gurasoen bilera 13 14
2.zikloa gurasoen bilera 13 142.zikloa gurasoen bilera 13 14
2.zikloa gurasoen bilera 13 14
 
Infografia 9 pasos para conseguir tu meta
Infografia 9 pasos para conseguir tu metaInfografia 9 pasos para conseguir tu meta
Infografia 9 pasos para conseguir tu meta
 
39245175 intro-es-ii
39245175 intro-es-ii39245175 intro-es-ii
39245175 intro-es-ii
 
2014 03 22_Jyllands_Posten
2014 03 22_Jyllands_Posten2014 03 22_Jyllands_Posten
2014 03 22_Jyllands_Posten
 
Android jun12
Android jun12Android jun12
Android jun12
 
Baby shower adorno puerta
Baby shower adorno puertaBaby shower adorno puerta
Baby shower adorno puerta
 
Palestina iniciativaxla paz-03presentaciónppt
Palestina iniciativaxla paz-03presentaciónpptPalestina iniciativaxla paz-03presentaciónppt
Palestina iniciativaxla paz-03presentaciónppt
 
Tribuna 1547
Tribuna 1547Tribuna 1547
Tribuna 1547
 
Timo Ojala (Oulu University, Helsinki): panOULU network and UrBan Interaction...
Timo Ojala (Oulu University, Helsinki): panOULU network and UrBan Interaction...Timo Ojala (Oulu University, Helsinki): panOULU network and UrBan Interaction...
Timo Ojala (Oulu University, Helsinki): panOULU network and UrBan Interaction...
 
Departamento Central del Paraguay- Asunción
Departamento Central del Paraguay- AsunciónDepartamento Central del Paraguay- Asunción
Departamento Central del Paraguay- Asunción
 
Margarita cantillano cap-1
Margarita cantillano cap-1Margarita cantillano cap-1
Margarita cantillano cap-1
 
Direcciones ip clase
Direcciones ip claseDirecciones ip clase
Direcciones ip clase
 
Volem queremos-cast
Volem queremos-castVolem queremos-cast
Volem queremos-cast
 
Naoko Matsui Dossier Price Rubin 3-9-15
Naoko Matsui Dossier Price Rubin 3-9-15Naoko Matsui Dossier Price Rubin 3-9-15
Naoko Matsui Dossier Price Rubin 3-9-15
 
Grupo Moliner PresentacióN
Grupo Moliner PresentacióNGrupo Moliner PresentacióN
Grupo Moliner PresentacióN
 
Comunicacion 1
Comunicacion 1Comunicacion 1
Comunicacion 1
 
Cómo bloquear a tus contactos en Linkedin
Cómo bloquear a tus contactos en LinkedinCómo bloquear a tus contactos en Linkedin
Cómo bloquear a tus contactos en Linkedin
 
Going Green (Exzerpt)
Going Green (Exzerpt)Going Green (Exzerpt)
Going Green (Exzerpt)
 
Gurbel clop resistance
Gurbel clop resistanceGurbel clop resistance
Gurbel clop resistance
 

Similaire à cespe-questoes

Similaire à cespe-questoes (20)

Sistema Operacional Windows Xp
Sistema Operacional Windows XpSistema Operacional Windows Xp
Sistema Operacional Windows Xp
 
Slides para a iolanda
Slides para a iolandaSlides para a iolanda
Slides para a iolanda
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Windows Xp Básico
Windows Xp BásicoWindows Xp Básico
Windows Xp Básico
 
sistemas operacionais
sistemas operacionaissistemas operacionais
sistemas operacionais
 
Blender apostila
Blender   apostilaBlender   apostila
Blender apostila
 
Questoes-microsoft-word-2007
Questoes-microsoft-word-2007Questoes-microsoft-word-2007
Questoes-microsoft-word-2007
 
Oficina: noções básicas, writer, impress
Oficina: noções básicas, writer, impressOficina: noções básicas, writer, impress
Oficina: noções básicas, writer, impress
 
Excel 2007 avancado
Excel 2007 avancadoExcel 2007 avancado
Excel 2007 avancado
 
Curso básico de informática
Curso básico de informáticaCurso básico de informática
Curso básico de informática
 
04-Apostila Windows XP.pdf
04-Apostila Windows XP.pdf04-Apostila Windows XP.pdf
04-Apostila Windows XP.pdf
 
Sistema operacional
Sistema operacionalSistema operacional
Sistema operacional
 
Ficha de trabalho_so_4_m4_-_personalizacao_ambiente_grafico_linux
Ficha de trabalho_so_4_m4_-_personalizacao_ambiente_grafico_linuxFicha de trabalho_so_4_m4_-_personalizacao_ambiente_grafico_linux
Ficha de trabalho_so_4_m4_-_personalizacao_ambiente_grafico_linux
 
Windows xp módulo i (senai)
Windows xp   módulo i (senai)Windows xp   módulo i (senai)
Windows xp módulo i (senai)
 
Apo win7
Apo win7Apo win7
Apo win7
 
Pdf windows 7
Pdf windows 7Pdf windows 7
Pdf windows 7
 
Apostila win7
Apostila win7Apostila win7
Apostila win7
 
Apostila windows 7
Apostila windows 7Apostila windows 7
Apostila windows 7
 
WIndows 7 Básico
WIndows 7 BásicoWIndows 7 Básico
WIndows 7 Básico
 
Apostila do windows 7
Apostila do windows 7Apostila do windows 7
Apostila do windows 7
 

Plus de Marco Guimarães

aula6-equipamentos-de-redes-redes-sem-fio
aula6-equipamentos-de-redes-redes-sem-fioaula6-equipamentos-de-redes-redes-sem-fio
aula6-equipamentos-de-redes-redes-sem-fioMarco Guimarães
 
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2Marco Guimarães
 
27469903 gerencia-em-redes-de-computadores
27469903 gerencia-em-redes-de-computadores27469903 gerencia-em-redes-de-computadores
27469903 gerencia-em-redes-de-computadoresMarco Guimarães
 
215610229 seguranca-de-redes
215610229 seguranca-de-redes215610229 seguranca-de-redes
215610229 seguranca-de-redesMarco Guimarães
 
222097384 aulas-de-rede-tipos-de-servidores
222097384 aulas-de-rede-tipos-de-servidores222097384 aulas-de-rede-tipos-de-servidores
222097384 aulas-de-rede-tipos-de-servidoresMarco Guimarães
 
36210961 curso-avancado-redes
36210961 curso-avancado-redes36210961 curso-avancado-redes
36210961 curso-avancado-redesMarco Guimarães
 
138009610 aula2-equipamentos-de-redes-hubs
138009610 aula2-equipamentos-de-redes-hubs138009610 aula2-equipamentos-de-redes-hubs
138009610 aula2-equipamentos-de-redes-hubsMarco Guimarães
 
164519997 curso-de-redes-laercio-vasconcelos-capitulo-01
164519997 curso-de-redes-laercio-vasconcelos-capitulo-01164519997 curso-de-redes-laercio-vasconcelos-capitulo-01
164519997 curso-de-redes-laercio-vasconcelos-capitulo-01Marco Guimarães
 
216489785 palestra-tipos-de-escadas-montar
216489785 palestra-tipos-de-escadas-montar216489785 palestra-tipos-de-escadas-montar
216489785 palestra-tipos-de-escadas-montarMarco Guimarães
 
62282591 senai-curso-avancado-redes
62282591 senai-curso-avancado-redes62282591 senai-curso-avancado-redes
62282591 senai-curso-avancado-redesMarco Guimarães
 
81221835 ergoihc-teste-de-usabilidade-ariel
81221835 ergoihc-teste-de-usabilidade-ariel81221835 ergoihc-teste-de-usabilidade-ariel
81221835 ergoihc-teste-de-usabilidade-arielMarco Guimarães
 
127290035 12-usabilidade-mai-2007
127290035 12-usabilidade-mai-2007127290035 12-usabilidade-mai-2007
127290035 12-usabilidade-mai-2007Marco Guimarães
 
215610229 seguranca-de-redes (1)
215610229 seguranca-de-redes (1)215610229 seguranca-de-redes (1)
215610229 seguranca-de-redes (1)Marco Guimarães
 
36552531 seguranca-de-redes-firewall
36552531 seguranca-de-redes-firewall36552531 seguranca-de-redes-firewall
36552531 seguranca-de-redes-firewallMarco Guimarães
 
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2 (1)
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2 (1)126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2 (1)
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2 (1)Marco Guimarães
 

Plus de Marco Guimarães (20)

aula6-equipamentos-de-redes-redes-sem-fio
aula6-equipamentos-de-redes-redes-sem-fioaula6-equipamentos-de-redes-redes-sem-fio
aula6-equipamentos-de-redes-redes-sem-fio
 
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2
 
145508420 redes
145508420 redes145508420 redes
145508420 redes
 
27469903 gerencia-em-redes-de-computadores
27469903 gerencia-em-redes-de-computadores27469903 gerencia-em-redes-de-computadores
27469903 gerencia-em-redes-de-computadores
 
215610229 seguranca-de-redes
215610229 seguranca-de-redes215610229 seguranca-de-redes
215610229 seguranca-de-redes
 
222097384 aulas-de-rede-tipos-de-servidores
222097384 aulas-de-rede-tipos-de-servidores222097384 aulas-de-rede-tipos-de-servidores
222097384 aulas-de-rede-tipos-de-servidores
 
36210961 curso-avancado-redes
36210961 curso-avancado-redes36210961 curso-avancado-redes
36210961 curso-avancado-redes
 
138009610 aula2-equipamentos-de-redes-hubs
138009610 aula2-equipamentos-de-redes-hubs138009610 aula2-equipamentos-de-redes-hubs
138009610 aula2-equipamentos-de-redes-hubs
 
164519997 curso-de-redes-laercio-vasconcelos-capitulo-01
164519997 curso-de-redes-laercio-vasconcelos-capitulo-01164519997 curso-de-redes-laercio-vasconcelos-capitulo-01
164519997 curso-de-redes-laercio-vasconcelos-capitulo-01
 
216489785 palestra-tipos-de-escadas-montar
216489785 palestra-tipos-de-escadas-montar216489785 palestra-tipos-de-escadas-montar
216489785 palestra-tipos-de-escadas-montar
 
62282591 senai-curso-avancado-redes
62282591 senai-curso-avancado-redes62282591 senai-curso-avancado-redes
62282591 senai-curso-avancado-redes
 
81221835 ergoihc-teste-de-usabilidade-ariel
81221835 ergoihc-teste-de-usabilidade-ariel81221835 ergoihc-teste-de-usabilidade-ariel
81221835 ergoihc-teste-de-usabilidade-ariel
 
127290035 12-usabilidade-mai-2007
127290035 12-usabilidade-mai-2007127290035 12-usabilidade-mai-2007
127290035 12-usabilidade-mai-2007
 
49778140 projeto-de-rede
49778140 projeto-de-rede49778140 projeto-de-rede
49778140 projeto-de-rede
 
51835801 projeto-de-rede2
51835801 projeto-de-rede251835801 projeto-de-rede2
51835801 projeto-de-rede2
 
215610229 seguranca-de-redes (1)
215610229 seguranca-de-redes (1)215610229 seguranca-de-redes (1)
215610229 seguranca-de-redes (1)
 
43512935 projeto-de-redes
43512935 projeto-de-redes43512935 projeto-de-redes
43512935 projeto-de-redes
 
36552531 seguranca-de-redes-firewall
36552531 seguranca-de-redes-firewall36552531 seguranca-de-redes-firewall
36552531 seguranca-de-redes-firewall
 
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2 (1)
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2 (1)126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2 (1)
126015847 seguranca-de-redes-criptografia-2 (1)
 
192151378 seguranca
192151378 seguranca192151378 seguranca
192151378 seguranca
 

Dernier

Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfWagnerCamposCEA
 
Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......suporte24hcamin
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxferreirapriscilla84
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...azulassessoria9
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....LuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxMauricioOliveira258223
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Ilda Bicacro
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Maria Teresa Thomaz
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 

Dernier (20)

Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdfReta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
Reta Final - CNU - Gestão Governamental - Prof. Stefan Fantini.pdf
 
Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......Introdução a Caminhada do Interior......
Introdução a Caminhada do Interior......
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptxDiscurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
Discurso Direto, Indireto e Indireto Livre.pptx
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: LEITURA DE IMAGENS, GRÁFICOS E MA...
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
Nós Propomos! " Pinhais limpos, mundo saudável"
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2Estudar, para quê?  Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
Estudar, para quê? Ciência, para quê? Parte 1 e Parte 2
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 

cespe-questoes

  • 1. Resolução de Questões com Teoria – para o MPU A figura 1 a seguir mostra a Área de Trabalho (desktop) do Windows 7 e será usada como referência para as questões 1 a 20. Figura 1 1. É correto afirmar que os botões que aparecem à direita do Botão Iniciar, na figura acima, representam programas fixos na barra de tarefas e mesmo que se feche qualquer um dos programas associados aos botões , eles não serão retirados desta barra. 2. Para dar acesso à listagem de sites favoritos, é possível usar as funcionalidades encontradas por meio do ícone . 3. É correto concluir que o computador em questão está conectado na rede, devido à presença do ícone . 4. O Windows 7 encontrou algumas falhas que precisam ser analisadas e corrigidas através de ações que o usuário deve tomar. O acesso ao componente Central de Ações, que permite centralizar as operações de resolução de problemas, pode ser feito por meio do ícone . 5. Para minimizar todas as janelas, com o intuito de visualizar a Área de Trabalho, basta aplicar um clique simples no botão . 6. Um clique no ícone , localizado na barra de endereços da janela, permite o acesso ao endereço completo do local, possibilitando ao usuário digitar o endereço desejado, inclusive endereços de páginas da Web, como http://www.beabyte.com.br. 7. Um clique no botão , ou o acionamento da tecla WIN, dão acesso a um menu de opções, dentre os quais, é possível encontrar as opções , e . 8. Se desejar que a janela do Microsoft Word – Documento 1 seja colocada à frente da janela do Computador, é suficiente acionar, uma única vez, a combinação de teclas ALT+TAB, ou clicar no botão , à direita da barra de endereços.
  • 2. 9. A Janela do computador, mostrada à frente na figura 1, pode ter sido obtida por meio de um clique simples no botão . 10. Para fixar o programa Internet Explorer na barra de tarefas do Windows 7, basta clicar com o botão direito do mouse no item e, em seguida, clicar na opção , que aparece no quadro que se abre em decorrência da ação do mouse. 11. Para iniciar a pesquisa, em seu computador, de arquivos que tenham a expressão “casa” no nome, é suficiente clicar em e digitar “casa” (sem aspas). 12. Um clique na setinha mostrada em permite acesso a vários itens do Windows 7, como a Lixeira, o Painel de Controle e a Área de Trabalho. 13. Para ter acesso aos sites das principais bibliotecas mundiais, é correto acionar um clique duplo no item , na janela do Computador. 14. Para criar um item de atalho para uma pasta qualquer, no painel de favoritos da janela do Windows Explorer, é suficiente arrastar a pasta desejada para o ícone . 15. É possível criar uma rede para o compartilhamento fácil de recursos como pastas e impressoras, usando as funcionalidades do ícone . Este recurso permite que sejam criadas ligações entre vários computadores – desde que todos utilizem apenas Windows 7. 16. O Windows Media Player (ou qualquer outro programa para tocar vídeos e músicas) será automaticamente aberto caso o usuário acione um clique no ícone ou no ícone . 17. Um clique simples no ícone dá acesso a um painel que apresenta, entre outras opções, os sites mais visitados recentemente por aquele navegador. 18. Para obter a organização das janelas mostradas na figura 1, o usuário pode ter clicado com o botão direito do mouse numa área livre da barra de tarefas e, em seguida, ter selecionado a opção LADO A LADO no menu de contexto. 19. Um simples clique na barra de título traz a janela do Microsoft Word para a frente da Janela do Windows Explorer. Este objetivo também pode ser atingido através das combinações de teclas ALT+TAB, ALT+ESC e WIN+TAB. 20. É possível concluir que a Interface gráfica AERO está sendo utilizada. Responda às questões a seguir, acerca das comparações entre os sistemas operacionais Windows XP e o Windows 7. 21. Para fixar itens na barra de tarefas, de modo a facilitar o acesso a determinados programas, o Windows 7 e o Windows XP fazem uso da barra de início rápido (Quick Launch), que fica à direita do botão Iniciar. 22. Nas duas versões do Windows, é possível fixar programas no Menu Iniciar. 23. O recurso de compartilhamento de arquivos e impressoras pode ser feito, numa mesma rede, entre computadores com Windows XP e Windows 7. 24. Listas de atalhos para os arquivos mais usados pelos programas podem ser criadas tanto no menu Iniciar quanto nos ícones da barra de tarefas. Este recurso não está presente no Windows XP. 25. Tanto o Windows Explorer do Windows XP quanto do Windows 7 apresentam a barra de status na parte inferior da janela. Esta barra traz informações importantes e detalhes sobre o objeto que está selecionado. 26. O recurso de Porta-Arquivos, muito usado no Windows XP para sincronizar o conteúdo de duas pastas em computadores diferentes, não é mais utilizado no Windows 7.
  • 3. 27. No Windows 7, as pastas mais importantes do usuário são chamadas de Bibliotecas. Essas bibliotecas são chamadas, no Windows XP, de Meus documentos, Minhas imagens, Meus vídeos, etc. 28. Snap, Aero Peek e Aero Shake são exemplos de recursos presentes apenas no Windows 7. 29. Duplo clique na barra de título de uma janela vai maximizá-la. Esse atalho funciona em ambas as versões do Windows. A Figura 2, a seguir, mostra uma janela do Windows Explorer aberta numa determinada pasta. As questões 30 a 39 se referem a essa janela. Figura 2 30. Através das funcionalidades existentes no ícone , é possível criar novas bibliotecas, além daquelas que o Windows 7 traz consigo. 31. Um clique na setinha em , permite que se abra uma lista de opções que inclui as pastas Questões e Themes, além dos arquivos Apostila 1 e Orçamento 2. 32. Um clique no botão faz o painel de pastas, localizado à esquerda, ser movido para a extremidade direita da janela em questão. 33. Para alterar a forma como os itens são vistos na janela, pode-se usar os recursos disponíveis por meio do botão . 34. É possível renomear e excluir a pasta selecionando-a e acionando o comando desejado dentro do menu acessível por meio do botão . 35. Para criar uma cópia do arquivo na pasta , é correto selecionar o arquivo, acionar o botão e, em seguida, clicar na pasta . 36. Um clique em permite o acesso a todas as redes locais (LAN) às quais o computador em questão está conectado. Este recurso só funciona com redes sem fio. 37. Um clique no botão fará a barra de endereços passar a apresentar-se dessa forma: .
  • 4. 38. Um clique em , que fica acima da listagem de arquivos da janela da Figura 2, fará o item se posicionar acima dos demais itens desta janela, e colocará a pasta abaixo de todos os demais itens. 39. Para visualizar uma listagem contendo atalhos para as pastas mais recentemente acessadas pelo Windows Explorer, basta acionar um clique simples na setinha para baixo, vista aqui: Para as questões 40 a 50, considere a Figura 3, que mostra uma janela do Word 2007, mostrando um trecho de texto sendo editado. Figura 3 40. É possível verificar que o Microsoft Word localizou dois erros ortográficos: um deles na expressão “é necessário”, no primeiro parágrafo, e o outro na expressão “o Microsoft Excel”, na primeira linha do segundo parágrafo. 41. Para não mais apresentar os símbolos especiais, como , no final dos parágrafos, o usuário deverá acionar o botão , na faixa de opções. Caso o usuário não desabilite tais símbolos antes de clicar uma vez no botão , e acione o comando , o documento será impresso exatamente como está sendo mostrado na tela. 42. Para visualizar como o primeiro parágrafo será apresentado se estiver formatado com o Estilo Título 1, basta posicionar o ponteiro do mouse sobre o painel . Esta operação não afeta o segundo parágrafo do texto mostrado na figura 3. 43. É correto afirmar que existem mais de 60 palavras no texto. 44. Para visualizar o documento usando 130% de Zoom, basta clicar 4 vezes no botão , localizado na extremidade inferior direita da janela. Esta operação faz as letras do texto se apresentarem em tamanhos maiores na tela, mas não afeta o seu tamanho em relação à impressão. 45. Para ter acesso a mais opções de formatação de parágrafos, o usuário poderá acionar um clique simples na palavra , localizada abaixo do grupo de botões de mesmo nome. 46. Conforme mostra a figura, as letras usadas no primeiro parágrafo estão na fonte Calibri em tamanho 18.
  • 5. 47. Para colocar a expressão “Microsoft Excel” em letras maiúsculas, o usuário deverá selecionar essas duas palavras e utilizar os recursos acessíveis por meio do botão . 48. Para selecionar todo o texto do documento mostrado na figura 3, o usuário poderá acionar a combinação de teclas CTRL+T ou o comando Selecionar Tudo, acessível por meio do grupo Edição, mostrado ao lado. 49. Caso o usuário clique no pequeno retângulo localizado abaixo de , arrastando-o até a posição marcada no centro entre os valores 1 e 2 da régua horizontal, é correto afirmar que todas as linhas do primeiro parágrafo passarão a alinhar-se nesta posição, afastando-se da margem esquerda da página. 50. Para apagar o trecho “E utilizá-lo muito!” do primeiro parágrafo do texto mostrado, é suficiente segurar e manter pressionada a tecla CTRL, em seguida clicar na palavras “muito” neste trecho e, finalmente, acionar a tecla DELETE no teclado. Também é possível usar a tecla BACKSPACE ou clicar no botão , no grupo Fonte. Observe as figuras 4-A e 4-B a seguir, que mostram a Faixa de Opções do Word 2007 em dois momentos distintos, e, com base nelas, responda as questões 51 a 55. Figura 4-A Figura 4-B 51. Para atingir o estado da figura 4-A, o usuário simplesmente pressionou a tecla ALT no teclado enquanto usava o Microsoft Word 2007. 52. Para passar do estado mostrado na figura 4-A para o estado da figura 4-B, o usuário pressionou a letra C. 53. Caso o estado do Word esteja como o da figura 4-B, caso se queira acionar a guia Inserir da faixa de opções, deve-se pressionar duas vezes a letra F. 54. Caso se esteja trabalhando no momento da figura 4-A, para se acionar a guia Inserir da faixa de opções, deve-se pressionar a tecla Y. 55. Durante a edição de um texto qualquer, e levando-se em consideração as figuras acima, é correto afirmar que o comando de negrito será acionado por meio do pressionamento em sequência das teclas ALT, C, 1. Ainda sobre o Microsoft Word 2007, julgue os itens a seguir: 56. O Microsoft Word 2007 trabalha com arquivos de extensão .DOCX, mas também consegue abrir e salvar arquivos com extensão .DOC, .ODT (do BrOffice Writer) e .HTML (páginas da Internet). 57. O Microsoft Word 2007 consegue abrir, modificar e salvar arquivos no formato PDF, para serem publicados diretamente na Internet. 58. Por meio da opção Preparar, encontrada no menu do botão , é possível criptografar e assinar digitalmente um documento em edição, aumentando, assim, sua segurança.
  • 6. 59. O Word 2007 pode ser usado para envio de correspondências em massa (Mala Direta). Para isso, utilizam-se os recursos existentes na guia . 60. A guia permite o acesso a recursos como sumários, índices de ilustrações, notas de rodapé e notas de fim de texto. 61. Pressionar simultaneamente as teclas CTRL e END posiciona o ponto de inserção no final do texto. 62. É possível adicionar e retirar itens de atalho da Barra de Ferramentas Acesso Rápido, por meio da setinha para baixo que se localiza à direita de . 63. Metadados associados ao arquivo do Word podem ser modificados e inseridos por meio da opção Preparar / Propriedades, no menu do botão . A figura 5 a seguir mostra uma janela do BrOffice Writer 3.2 editando um documento. Acerca desta figura e dos conceitos a respeito do programa em questão, julgue os itens 64 a 74. Figura 5 64. Levando em consideração que a palavra programas está selecionada, é correto afirmar que o primeiro parágrafo está Justificado, e que para alinhá-lo à direita da página, é suficiente clicar no botão . 65. É correto afirmar que o documento em questão já foi salvo desde a sua última modificação e se o usuário clicar no botão fechar (), a janela será automaticamente fechada. 66. Para adicionar funções matemáticas ao documento em edição, o usuário poderá utilizar os recursos disponibilizados na janela que se abre ao clicar sobre . 67. Caso o usuário dê um clique duplo na palavra “livre” no primeiro parágrafo, ela também ficará selecionada e a seleção da palavra “programas” não será desfeita. 68. Um único clique no botão fará com o que apenas a página que está sendo mostrada seja impressa diretamente na impressora padrão. 69. Acionar a combinação de teclas CTRL+P também realiza a impressão da primeira página do documento diretamente para a impressora.
  • 7. 70. Um clique no botão abre a caixa de diálogo de opções para a exportação de um arquivo PDF, permitindo configurar itens como o tamanho das imagens, a segurança do PDF, entre outros. 71. A palavra “programas” ficará sublinhada com uma linha espessa caso o usuário acione um clique no botão . 72. Para inserir um campo que contém da hora automática, que se atualiza constantemente, basta posicionar o ponto de inserção onde se deseja que a hora seja inserida e clicar no botão . 73. Um clique simples em , na barra de status, fará essa área apresentar “SOBRE”. 74. Para localizar informações no texto, o usuário poderá fazer uso das ferramentas disponíveis na janela que se abre ao clicar no botão . A figura 6, mostrada a seguir, apresenta uma janela do Microsoft Excel 2007 contendo um trecho de uma planilha em edição. Acerca deste programa e da figura em questão, julgue os itens 75 a 85. Figura 6 75. O usuário do computador mostrado na figura acima pode ter clicado no botão após ter selecionado as células B3 até F3, para deixá-las formatadas da maneira como estão mostradas na figura (com duas linhas de texto). 76. Caso o usuário clique na célula C4, digite 10 e pressione ENTER, a célula D4 passará a apresentar o valor 60,00. 77. Pode-se verificar a existência de um erro na coluna F devido à presença do ícone no final desta coluna preenchida. 78. Para continuar o processo de edição da planilha, mas visualizando exatamente como ela será impressa, é suficiente clicar no botão , na barra de status do Excel. 79. Caso o usuário clique na célula C4, mantenha o botão do mouse pressionado, mova o ponteiro do mouse até a célula C6 e, em seguida, solte o botão do mouse, serão apresentadas, na barra de status do Excel, informações como “Soma: 31” e “Contagem: 3”. 80. Para incluir uma nova planilha, chamada Plan4, na pasta de trabalho que está sendo editada, é suficiente o usuário clicar, uma única vez, no botão , ao lado da guia “Plan3”.
  • 8. 81. Caso o usuário clique no botão , depois clique na célula C9 e, por fim, clique no botão , a célula C9 passará a apresentar o número 78,00 em seu conteúdo. 82. Para se obter o total gasto em Fevereiro, basta clicar na célula F8, em seguida clicar em e, finalmente, acionar ENTER. 83. Para construir as fórmulas da coluna F, o usuário pode ter realizado o seguinte procedimento, a partir do estado da figura acima: Acionar ; clicar na célula F4; acionar ; finalmente, aplicar clique duplo no pequeno quadradinho na extremidade inferior direita da célula F4, considerando que todas as outras colunas já estivessem devidamente preenchidas. 84. O Microsoft Excel 2007 salva seus arquivos em formato XLSX. O programa também permite salvar arquivos em formatos XLS, CSV e ODS. ODS é o formato padrão das planilhas do Calc, do BrOffice.org. 85. Para calcular o percentual de aumento da quantidade consumida de Tinta para Impressora de Janeiro para Fevereiro, colocando o resultado na célula G7, é correto selecionar as células C7, E7 e G7 e, finalmente, clicar em . Com relação à figura a seguir, que apresenta uma janela do Internet Explorer apresentando um trecho da Home Page do site do Ministério Público da União, julgue os itens 86 a 99. Figura 7 86. É possível afirmar que o Internet Explorer mostrado na figura 7 está acessando duas páginas diferentes. 87. O programa Internet Explorer, mostrado na figura 7 é um exemplo de Navegador, ou Browser, assim como o Mozilla Firefox e o Google Chrome. 88. Um clique no botão fará a página atualmente mostrada ser substituída, na janela do Internet Explorer, por uma área contendo as miniaturas das duas páginas atualmente abertas no programa. 89. Para adicionar a página do Ministério Público da União mostrada na figura à lista de favoritos do Internet Explorer, é suficiente clicar o botão . 90. Para acessar o histórico de páginas já acessadas, pode-se utilizar os recursos disponíveis por meio do botão , localizado na barra de status do programa.
  • 9. 91. Ao clicar em , na barra de status, o usuário poderá alternar o Zoom utilizado para a visualização da Página do Ministério Público apenas entre os valores 100%, 125% e 150%. Outras opções de valores podem ser encontradas por meio da setinha à direita deste botão. 92. O aviso apresentado em alerta aos usuários que visitam o site do MPU acerca de uma praga eletrônica muito comum atualmente: os vírus de computador. 93. Considerando que o trecho é um hyperlink, entende-se que ele está associado ao URL de uma página ou arquivo que pode estar dentro do próprio site do Ministério Público. 94. Por meio de recursos disponíveis ao clicar no botão , o usuário tem capacidade de salvar o conteúdo da página do ministério público em seu computador, o que possibilita editá-la posteriormente. 95. Para imprimir a página mostrada na figura na impressora padrão configurada no sistema, é suficiente aplicar um clique simples no botão . 96. Um clique sobre o item imediatamente fecha a guia da página do Ministério Público. 97. Um clique sobre o botão fará a página do Ministério Público automaticamente ser configurada para ser aberta sempre que o programa Internet Explorer for iniciado. 98. O Internet Explorer é um programa criado para interpretar documentos criados pela linguagem HTML. 99. Um clique no botão prepara o navegador para imprimir a página do Ministério Público em mais de uma página, usando o recurso de Quebra de Página similar ao que se utiliza em programas de edição de texto, como o Microsoft Word e o BrOffice.org Writer. A figura 8, mostrada a seguir, apresenta uma parte da janela do Internet Explorer enquanto acessa o site www.euvoupassar.com.br. Acerca da janela e do Internet Explorer, julgue os itens a seguir: Figura 8 100. É correto afirmar que a sessão atual do navegador Internet Explorer está protegida por meio de criptografia. Minimizando, assim, os riscos de interceptação dos dados trocados entre o usuário e o site. 101. O recurso de navegação InPrivate está ativado. Isso significa que o Internet Explorer 8 não guardará dados relativos à sessão de navegação atual, como cookies, arquivos temporários da Internet e registros do histórico. O recurso de Navegação InPrivate é fornecido natualmente pelo Internet Explorer 8, sem a necessidade de instalação de programa adicional. 102. Uma das principais vantagens do Internet Explorer 8 em relação a outros navegadores é justamente o recurso de Navegação InPrivate, que não encontra similares em nenhum browser concorrente. 103. Caso o usuário pressione ENTER, iniciará um processo de pesquisa do trecho “Concurso do MPU” dentro da página atualmente mostrada na guia .
  • 10. 104. Para localizar imagens associadas ao tema “Concurso do MPU”, ao invés de páginas de texto sobre este tema, é suficiente clicar no botão no campo de pesquisa. 105. Um clique no botão permite ler as mensagens de e-mail recebidas naquele computador. Este recurso apenas funciona no caso de um programa cliente de e-mail estar instalado e configurado corretamente. 106. O botão oferece funcionalidades para uso de feeds, como RSS. Feeds correspondem a uma maneira prática de alertar aos usuários acerca de atualizações no conteúdo dos sites. Desta forma, não é necessário que o usuário entre no site para saber o que foi modificado, pois ele será avisado automaticamente sempre que o conteúdo do site for alterado. 107. Para fechar a janela do navegador mostrada na figura acima, é suficiente clicar no botão . 108. É correto afirmar que a página associada à guia foi a primeira a ser acessada nesta sessão de navegação do Internet Explorer 8. Com relação aos principais protocolos e serviços usados na Internet, julgue os itens a seguir: 109. FTP é o protocolo utilizado para o envio de e-mails contendo arquivos anexos na Internet. 110. HTML é o protocolo usado para transferir as páginas da Internet (páginas da WEB) para o computador dos usuários, também chamados de clientes. 111. O protocolo POP é o mais usado protocolo de recebimento de e-mail por meio de programas clientes de correio. POP não é utilizado para recebimento de mensagens em ambientes de Webmail. 112. Um programa cliente de e-mail pode utilizar o protocolo IMAP para o recebimento das mensagens do usuário. O protocolo IMAP oferece mais opções de configuração e recursos que o POP. 113. SMTP e POP são usados respectivamente para o Envio e para o Recebimento de mensagens de correio eletrônico. 114. Webmail é o nome de um programa cliente de e-mail que acompanha o Windows 7. 115. Videoconferência é o serviço de comunicação simultânea em tempo real por meio de imagem e som. 116. HTTPS é o protocolo usado para transmitir páginas da Web de forma segura através da Internet e também das Intranets. 117. A Internet é constituída de um conjunto de protocolos que facilitam o intercâmbio de informações entre os dispositivos de rede, mas, em conexões de banda larga, tais protocolos inexistem. 118. Uma das principais diferenças entre uma conexão discada e uma conexão em banda larga é a velocidade de navegação. 119. FTP (file transfer protocol) é o protocolo que permite visualizar as páginas da Web, enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) é um protocolo de transferência de arquivos. 120. O Internet Explorer é o único navegador compatível com o sistema operacional Windows. 121. Os protocolos UDP e TCP possibilitam, respectivamente, a comunicação e a troca de arquivos na Internet. 122. O Endereço único de um computador, formado por 4 números, cada um podendo variar entre 0 e 255, e fornecido automaticamente quando o usuário se conecta na rede é chamado Endereço IP. Com relação aos principais conceitos de Segurança da Informação, julgue os itens a seguir: 123. Por meio do recurso da assinatura digital, que se baseia em criptografia assimétrica, é possível conferir a um documento ou e-mail o status de íntegro e autêntico. Permitindo que o receptor tenha certeza da autoria e do conteúdo da mensagem. 124. Criptografia Simétrica é classificada como sendo um processo criptográfico complexo, seguro e que utiliza apenas uma chave criptográfica. 125. Duas mensagens de e-mail de tamanhos iguais devem possuir o mesmo hash. 126. Vírus é um programa que pode se reproduzir anexando seu código a um outro programa, da mesma forma que os vírus biológicos se reproduzem.
  • 11. 127. Spywares são programas que agem na rede, checando pacotes de dados, na tentativa de encontrar informações confidenciais tais como senhas de acesso e nomes de usuários. 128. Cavalos-de-troia, adwares e vermes são exemplos de pragas virtuais. 129. Backup é o termo utilizado para definir uma cópia duplicada de um arquivo, um disco, ou um dado, feita com o objetivo de evitar a perda definitiva de arquivos importantes. 130. Firewall é um sistema constituído de software e hardware que verifica informações oriundas da Internet ou de uma rede de computadores e que permite ou bloqueia a entrada dessas informações, estabelecendo, dessa forma, um meio de proteger o computador de acesso indevido ou indesejado. 131. O Windows 7 define, automaticamente, as configurações de firewall adequadas para três tipo possíveis de rede a que se conecta: casa, trabalho e local público. Essa configuração ocorre, por padrão, na segunda tentativa de conexão a uma rede de comunicação. 132. Vírus, warms e cavalos-de-troia são exemplos de software mal-intencionados que têm o objetivo de, deliberadamente, prejudicar o funcionamento do computador. O firewall é um tipo de malware que ajuda a proteger o computador contra cavalos-de-troia. 133. Phishing é uma técnica usada para induzir usuários de computador a revelar informações pessoais ou financeiras, como uma senha de conta bancária. O phishing, como o cavalo-de-troia, é uma invasão, realizada a partir de uma fonte confiável, que induz o destinatário a fornecer informações a um sítio fraudulento, por meio de conexão segura. Quanto aos conceitos de intranet e internet, julgue os próximos itens. 134. Intranet é uma rede local de computadores, restrita aos limites internos de uma organização, na qual é utilizada a mesma tecnologia empregada na Internet. 135. A intranet possibilita a transferência de um arquivo por FTP (file transfer protocol) de um computador para outro dentro de uma mesma organização. 136. A Intranet é concebida para apresentar sites e permitir troca de mensagens de correio eletrônico, tal como se pode fazer na Internet. A principal diferença entre as duas é que na Intranet não se pode utilizar a suíte de protocolos TCP/IP. 137. A intranet é uma rede pública que, embora use tecnologia diferente, contém as mesmas informações da Internet. 138. A intranet é uma rede de comunicação que somente pode ser instalada em uma empresa de grande porte, porque oferece acesso ilimitado à Internet. 139. As tecnologias utilizadas na Internet e na intranet são diferentes no que diz respeito ao protocolo, que é o IP na Internet, e o IPv6 na intranet. 140. O Internet Explorer 8 e o Mozilla Firefox 3 são browsers que permitem acessar mais de um site da Internet em uma mesma sessão de uso. Julgue os itens a seguir acerca da figura abaixo, que mostra um trecho de uma planilha do Excel 2007. 141. Para calcular a média mensal de vendas do modelo A no período mostrado, colocando o resultado na célula E3, é suficiente clicar em E3, digitar =SOMA(B3:D3)/3 e, em seguida, pressionar TAB. 142. Para calcular o total de vendas em Janeiro, pode-se escrever a fórmula =SOMA(B3...B5). 143. Para calcular o percentual de aumento nas vendas do modelo A entre Janeiro e Fevereiro, é correto utilizar, em qualquer célula vazia, a fórmula =(C3-B3)/C3.
  • 12. 144. Para criar um gráfico de linhas que demonstra a variação dos valores das vendas dos três modelos ao longo dos meses, é correto selecionar as células A3 até A5 e iniciar o processo de criação do gráfico por meio do assistente disponibilizado pelo Microsoft Excel. Gabarito das Questões 1. E 2. C 3. E 4. C 5. E 6. C 7. C 8. E 9. E 10. E 11. C 12. C 13. E 14. C 15. C 16. E 17. E 18. E 19. C 20. C 21. E 22. C 23. C 24. C 25. C 26. E 27. E 28. C 29. C 30. C 31. E 32. E 33. C 34. C 35. E 36. E 37. E 38. E 39. C 40. E 41. E 42. C 43. C 44. C 45. E 46. E 47. E 48. C 49. C 50. E 51. C 52. C 53. E 54. C 55. C 56. C 57. E 58. C 59. C 60. C 61. C 62. C 63. C 64. C 65. C 66. E 67. C 68. C 69. E 70. E 71. E 72. E 73. C 74. E 75. C 76. C 77. E 78. C 79. C 80. C 81. E 82. C 83. E 84. C 85. E 86. C 87. C 88. C 89. E 90. E 91. C 92. E 93. C 94. C 95. C 96. E 97. E 98. C 99. E 100. E 101. C 102. E 103. E 104. E 105. C 106. C 107. E 108. C 109. E 110. E 111. C 112. C 113. C 114. E 115. C 116. C 117. E 118. C 119. E 120. E 121. E 122. C 123. C 124. E 125. E 126. C 127. E 128. C 129. C 130. C 131. E 132. E 133. E 134. E 135. C 136. E 137. E 138. E 139. E 140. C 141. C 142. C 143. E 144. E 145. 146. 147. 148. 149. 150. 151. 152. 153. 154. 155. 156. 157. 158. 159. 160. 161. 162. 163. 164. 165. 166. 167. 168. 169. 170.