SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  5
Télécharger pour lire hors ligne
Instruções sobre como elaborar artigo para o Âmbito Jurídico 
Nome do autor: principais atividades acadêmicas em no máximo 3 linhas, colocar e-mail. 
1. Se estudante de direito colocar apenas: Acadêmico de Direito na ... (Nome da Universidade); 
2. Todos os autores devem necessariamente estar cadastrados no Âmbito Jurídico, pois temos de vincular o artigo à autoria; 
3. Repita no caso de mais de um autor. 
Nome do orientador: principais atividades acadêmicas em no máximo 3 linhas, colocar e-mail. 
1. É necessário especificar o orientador sempre que o autor for acadêmico de direito; 
2. O orientador deve realmente ter orientado o acadêmico e deve ter conhecimento de que seu nome será citado no artigo, na qualidade de orientador. Não será emitida certificação ao orientador; 
3. Repita no caso de mais de um orientador. 
Área do Direito: Classificação da área do Direito abordada no artigo, conforme os cadernos da Revista: Direito Administrativo; Direito Ambiental; Biodireito; Direito Civil; Direito Comercial; Direito Constitucional; Direito Consumidor; Crônicas; ECA; Direito Eleitoral; Ensino Jurídico; Direito Família; Filosofia; Direito Internacional; Internet e Informática; Marketing Jurídico; Mercosul; Outros; Direito Penal; Direito Previdenciário; Direito Processual Civil; Direito Processual Penal; Resenhas; Sociologia; Direito Trabalho; Direito Tributário. 
Resumo: O resumo é uma apresentação de forma objetiva, concisa e condensada dos principais pontos abordados no artigo. Deve abordar a metodologia, o conteúdo e os resultados, evitando a numeração em tópicos. Quanto a extensão e estilo, observe: 
1. Mantenha um limite máximo de 150 a 200 palavras; 
2. Use sempre a terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa; 
3. Não utilize parágrafos, frases negativas, símbolos e contrações; 
4. Evite o emprego de fórmulas e equações, etc. 
Deve ir precedido pela palavra “Resumo:” em negrito. Exemplo: 
Resumo: Este meta-artigo descreve o estilo a ser usado na confecção de artigos para a publicação no Âmbito Jurídico. 
Palavras-chave: Deve vir logo abaixo do resumo. Cite no máximo cinco palavras-chave, separadas entre si por pontos.
Abstract: É o resumo em língua estrangeira, que deve ser a versão igual a do texto em português (ou outro idioma), tanto no que se refere ao seu conteúdo e a apresentação visual e tipográfica. Preferentemente deve ser em inglês (Abstract:), ou em espanhol (Resumen:), ou em francês (Résumé:). É importante que conste o resumo em pelo menos um idioma estrangeiro, de forma a permitir que seu artigo seja mais facilmente encontrado em ferramentas de busca, e, via de consequência, a pesquisa por investigadores estrangeiros. Exemplo: 
Abstract: This meta-paper describes the style to be used in articles for publication at Âmbito Jurídico. 
Keywords: Deve vir abaixo do abstract e corresponde as palavras-chave em língua estrangeira. Se fez o abstract inglês utilize: “Keywords:”; se fez o resumen em espanhol, utilize: “Palabras- clave”; se fez o résumé em francês, utilize: “Parole chef”. Deve ser igual as palavras-chave em português. 
Sumário: Faça um sumário numerado dos itens abordados no texto, mantendo a mesma numeração e sequência em que aparecem. Escreva com caixa normal, com as letras maiúsculas e minúsculas conforme as regras gramaticais. Deve ser escrito em um parágrafo, logo após a palavra sumário. Lembre-se que publicações na Internet não são paginadas, e, portanto, no sumário não deve aparecer o número de página, nem constar colunas ou tabelas. Exemplo: 
Sumário: Introdução. 1. Aspectos normativos e tipográficos. 1.1. Tipo de documento. 1.2. Formato (tamanho da página). 1.3. Margens. 1.4. Tipos e corpo. 1.5. Espacejamento. 1.6. Parágrafo. 1.7. Ilustrações e tabelas. 1.8. Referências, notas de rodapé e notas finais. 1.9 Paginação e número de páginas. 2. Desenvolvimento. 3. Revisão ortográfica. Conclusão. Referências. 
Introdução 
A introdução não é numerada e serve para fazer a apresentação do trabalho, explicando de forma resumida o que vai ser tratado e como vai ser feito. Deve ser breve e objetiva. Normalmente deve fazer referência ao que será tratado no trabalho, sua importância, objetivos, como foi elaborado, métodos e procedimentos adotados. 
Pode ser feito em mais de um parágrafo, e deve proporcionar que o leitor identifique o que irá ser tratado, de forma a ter uma prévia do raciocínio exposto pelo autor. 
1 Aspectos normativos e tipográficos 
A partir de agora se passa a apresentar os aspectos normativos ou tipográficos de um trabalho acadêmico e científico, como forma de auxiliar o leitor na composição da apresentação formal de sua pesquisa, e que auxiliarão na formatação e publicação na Revista Âmbito Jurídico.
1.1 Tipo de documento 
Somente serão aceitos documentos que forem enviados em formato Word (.doc), desprotegidos (sem restrições de acesso). 
1.2 Formato (tamanho da página) 
O formato da página popularmente adotado é o A4, que tem como tamanho 29,7 cm x 21 cm, na cor branca. 
1.3 Margens 
As margens são formadas pela distribuição do texto de modo justificado, na página, e serve para que o texto fique reto, no sentido vertical, de forma padronizada, dando um conforto melhor para a leitura. 
Como o texto será formatado para publicação online não faz diferença o tamanho de margem, mas solicita-se que seja utilizado o modo normal. 
1.4 Tipos e corpo 
Usualmente é aconselhável que seja utilizada a fonte Times New Roman ou a fonte Arial. Procure utilizar sempre o tamanho 12, sempre no estilo normal. A fonte deve estar na cor automática preto. 
Para os títulos dos itens e dos subitens do texto utilize a mesma fonte e o mesmo tamanho em negrito. 
Citações também devem vir na mesma fonte, mas “sempre entre aspas”, já que ao ser formatada para a publicação na web, não se faz o recuo de identificação da citação. Caso tenha mais de um parágrafo deve escrevê-los “entre aspas e em itálico”. 
Pode utilizar para destaques o negrito, o itálico ou o sublinhado, conforme queira, observando que em citações, conforme regra acima, pode que seja necessário fazer destaque em negrito pelo fato da mesma estar em itálico. Quando o destaque é feito em uma citação deve-se colocar (entre parênteses) se ele foi feito pelo autor do artigo (grifo nosso) ou pelo autor do texto do qual se fez a citação (grifo do autor). 
Não utilize o efeito VERSALETE. Se desejar fazer um destaque desse tipo o faça com letras maiúsculas. 
1.5 Espacejamento 
No que diz respeito ao espacejamento ou entrelinhas, utilize o espaço simples, tanto para o texto como as notas de roda-pé. Preferentemente não deixe espaços em branco entre linhas. 
1.6 Parágrafo 
Não é necessário que faça parágrafos, pois os mesmos são feitos automaticamente quando da formatação. Se o fizer procure sempre utilizar um padrão de parágrafo, seja
teclando sobre a tecla “tab”, ou formatando um recuo especial na primeira linha, nunca superior a 1,25cm. 
1.7 Ilustrações e tabelas 
Pode utilizar ilustrações e tabelas, sem embargo, textos com tabelas muito grandes, de tamanho superior a uma página, podem comprometer a formatação, pois elas terão de ser transformadas em figuras. Evite tabelas muito grande. 
Nas tabelas evite o uso de fundos coloridos ou sombreados, assim como linhas mais densas, duplas, sombreadas. Também não utilize recursos de recuo, espaçamento, parágrafo, etc. Lembre-se que as tabelas devem ter uma legenda que a descreva, colocada antes dela. 
1.8 Referências, notas de rodapé e notas finais 
Quando citar alguém ou fizer referência a alguma obra, procure sempre utilizar o sistema autor-data. 
A forma convencional de se fazer a citação é: (SOBRENOME - em letras maiúsculas-, ano – AAAA -, página - p. x - ) entre parênteses. Caso cite o autor no texto, coloque apenas o ano e a página entre parênteses. 
Procure utilizar as nota de rodapé para explicações, e faça de forma automática pelo editor de texto. Se utilizar o Word 2007 ou superior, no menu do programa, clique em “referências” e depois em “inserir nota de rodapé” e escreva o texto. 
Se utilizar o sistema de notas, de preferências as notas de rodapé, sem embargo, nada obsta que utilize notas finais, desde que as insira de forma automática. Para inseri-las, no menu do programa, clique em “referências” e depois em “inserir nota de fim” e escreva o texto. Nunca utilize os dois métodos e nunca as insira de forma não automática. 
Procure manter um padrão, tanto no tipo de referência como de numeração caso opte por notas de rodapé ou finais. Sempre verifique se estão corretas. 
1.9 Paginação e número de páginas 
O texto não deve estar paginado e não há um limite de páginas mínimo ou máximo para publicação. 
2 Desenvolvimento 
Pode ser apresentado, preferentemente, em itens (tópicos) e subitens numerados (e descritos no sumário), ou não, conforme o estilo do texto (ver regras acima). 
Procure sempre adotar um estilo único, desenvolvendo o raciocínio de forma lógica, breve, simples e impessoal, escrevendo de forma coerente e sequencial entre os parágrafos. 
Um bom exemplo de como construir as ideias ou parágrafos dentro dos tópicos apresentados é o citado por Wilson José Gonçalves (2009, p. 131): a) começar o tópico fazendo uma introdução, descrevendo sobre o que se trata; b) continuar nos parágrafos seguintes
descrevendo a essência ou o fundamento do tema abordado, a sua problematização, os argumentos contrários e a favor, trazendo alguns exemplos ilustrativos e analisando e discutindo o tema; c) para concluir apontando uma solução, uma resposta sobre a parte do problema abordado, ou o todo. 
3 Revisão ortográfica 
Antes de enviar o artigo, faça uma revisão ortográfica do texto. 
Conclusão 
A conclusão não é numerada e serve para apresentar as conclusões alcançadas com a pesquisa desenvolvida. Deve ter um tamanho e conteúdo proporcional ao texto e fazer uma breve exposição das ideias desenvolvidas, com as principais considerações sobre os resultados. Não deve trazer nenhuma informação ou comentário novo. 
Nada impede que seja em um parágrafo ou em mais de um. Aqui, de forma sucinta é onde o pesquisador faz o link entre os objetivos pretendidos e apresentados na introdução e a discussão apresentada no desenvolvimento, informando os resultados alcançados. Pode trazer recomendações, sugestões, etc. 
Referências 
O artigo deve conter as referências que foram utilizadas no texto, sejam bibliográficas ou não. 
O tópico das referências deve vir sem numeração e não deve ser citado no sumário. É escrito com o mesmo tipo e tamanho de fonte utilizada no texto, em negrito, e separado dele com uma linha em branco. 
Já o rol de referências (livros, artigos, documentos, etc) deve ser escrito cada um em uma linha, sem recuos, justificado e sem espaços entre eles, conforme exemplo abaixo. 
Utilize as regras previstas na NBR 6.023/2002. 
Referência: 
GONÇALVES, Wilson José. Monografia Jurídica: técnicas e procedimentos de pesquisa com exercícios práticos. São Paulo: Editora Pilares, 2009.

Contenu connexe

Tendances

aula de tcc: estrutura da introdução e conclusão
aula de tcc: estrutura da introdução e conclusãoaula de tcc: estrutura da introdução e conclusão
aula de tcc: estrutura da introdução e conclusãoLordde Pinda
 
Modelo de trabalho pronto - ABNT
Modelo de trabalho pronto - ABNTModelo de trabalho pronto - ABNT
Modelo de trabalho pronto - ABNTTiago Lacerda
 
Como fazer uma redação dissertativa argumentativa
Como fazer uma redação dissertativa argumentativaComo fazer uma redação dissertativa argumentativa
Como fazer uma redação dissertativa argumentativaAgassis Rodrigues
 
04 resumo,resenha,fichamento
04 resumo,resenha,fichamento04 resumo,resenha,fichamento
04 resumo,resenha,fichamentoJoao Balbi
 
Como escrever artigos de opinião
Como escrever artigos de opiniãoComo escrever artigos de opinião
Como escrever artigos de opiniãoCícero Nogueira
 
Aula 3 revisão de literatura e metodologia
Aula 3 revisão de literatura e metodologiaAula 3 revisão de literatura e metodologia
Aula 3 revisão de literatura e metodologiabioalvarenga
 
Como fazer um resumo
Como fazer um resumoComo fazer um resumo
Como fazer um resumoSandra Alves
 
Produção Textual - Manifesto
Produção Textual  - ManifestoProdução Textual  - Manifesto
Produção Textual - ManifestoElaine Teixeira
 
Como fazer um relatório
Como fazer um relatórioComo fazer um relatório
Como fazer um relatórioelia22
 
Como fazer um resumo
Como fazer um resumoComo fazer um resumo
Como fazer um resumoMayjö .
 

Tendances (20)

Modelo artigo-cientifico
Modelo artigo-cientificoModelo artigo-cientifico
Modelo artigo-cientifico
 
aula de tcc: estrutura da introdução e conclusão
aula de tcc: estrutura da introdução e conclusãoaula de tcc: estrutura da introdução e conclusão
aula de tcc: estrutura da introdução e conclusão
 
Modelo de trabalho pronto - ABNT
Modelo de trabalho pronto - ABNTModelo de trabalho pronto - ABNT
Modelo de trabalho pronto - ABNT
 
Fichamento
FichamentoFichamento
Fichamento
 
Como fazer uma redação dissertativa argumentativa
Como fazer uma redação dissertativa argumentativaComo fazer uma redação dissertativa argumentativa
Como fazer uma redação dissertativa argumentativa
 
Aulas de Redação: competência 2
Aulas de Redação: competência 2Aulas de Redação: competência 2
Aulas de Redação: competência 2
 
04 resumo,resenha,fichamento
04 resumo,resenha,fichamento04 resumo,resenha,fichamento
04 resumo,resenha,fichamento
 
Como escrever artigos de opinião
Como escrever artigos de opiniãoComo escrever artigos de opinião
Como escrever artigos de opinião
 
Dicas de interpretação de textos
Dicas de interpretação de textosDicas de interpretação de textos
Dicas de interpretação de textos
 
Aula ABNT finalizada.pptx
Aula ABNT finalizada.pptxAula ABNT finalizada.pptx
Aula ABNT finalizada.pptx
 
Modelo de Artigo Científico
Modelo de Artigo CientíficoModelo de Artigo Científico
Modelo de Artigo Científico
 
Slide sobre artigo cientifico
Slide sobre artigo cientificoSlide sobre artigo cientifico
Slide sobre artigo cientifico
 
Como realizar o fichamento
Como realizar o fichamentoComo realizar o fichamento
Como realizar o fichamento
 
Apostila Normas ABNT
Apostila Normas ABNTApostila Normas ABNT
Apostila Normas ABNT
 
Aula 3 revisão de literatura e metodologia
Aula 3 revisão de literatura e metodologiaAula 3 revisão de literatura e metodologia
Aula 3 revisão de literatura e metodologia
 
AULA 08 - RESENHA CRÍTICA - PRONTA
AULA 08 - RESENHA CRÍTICA - PRONTAAULA 08 - RESENHA CRÍTICA - PRONTA
AULA 08 - RESENHA CRÍTICA - PRONTA
 
Como fazer um resumo
Como fazer um resumoComo fazer um resumo
Como fazer um resumo
 
Produção Textual - Manifesto
Produção Textual  - ManifestoProdução Textual  - Manifesto
Produção Textual - Manifesto
 
Como fazer um relatório
Como fazer um relatórioComo fazer um relatório
Como fazer um relatório
 
Como fazer um resumo
Como fazer um resumoComo fazer um resumo
Como fazer um resumo
 

Similaire à Modelos para publicar artigo - área do Direito

Metodologia do Projeto
Metodologia do ProjetoMetodologia do Projeto
Metodologia do Projetoguest67a8da
 
Curso de Redação - Parte 1/4
Curso de Redação - Parte 1/4Curso de Redação - Parte 1/4
Curso de Redação - Parte 1/4ABCursos OnLine
 
Como formatar uma monografia pelas normas da ABNT
Como formatar uma monografia pelas normas da ABNTComo formatar uma monografia pelas normas da ABNT
Como formatar uma monografia pelas normas da ABNTPolliana Araújo
 
Ta como fazer trabalho
Ta   como fazer trabalhoTa   como fazer trabalho
Ta como fazer trabalhoMayjö .
 
Revista de engenharia agrícola normas para enviar artigo
Revista de engenharia agrícola   normas para enviar artigoRevista de engenharia agrícola   normas para enviar artigo
Revista de engenharia agrícola normas para enviar artigoEmlur
 
Modelo de artigo científico básico - com normas ABNT
Modelo de artigo científico básico - com normas ABNTModelo de artigo científico básico - com normas ABNT
Modelo de artigo científico básico - com normas ABNTRosineia Oliveira dos Santos
 
Metodologia trabalho academico
Metodologia trabalho academicoMetodologia trabalho academico
Metodologia trabalho academicoClaus Hinden
 
Guia de Edição/Formatação - v.1.0
Guia de Edição/Formatação - v.1.0Guia de Edição/Formatação - v.1.0
Guia de Edição/Formatação - v.1.0Biblios
 
Modelo de Trabalhos Acadêmicos
Modelo de Trabalhos AcadêmicosModelo de Trabalhos Acadêmicos
Modelo de Trabalhos AcadêmicosDiego Fruscalso
 
Normas para trabalhos academicos
Normas para trabalhos academicosNormas para trabalhos academicos
Normas para trabalhos academicosGeraldo Granzotto
 
Como Apresentar Um Trabalho 2
Como Apresentar Um Trabalho  2Como Apresentar Um Trabalho  2
Como Apresentar Um Trabalho 2BE/CRE
 
Relatório científico
Relatório científicoRelatório científico
Relatório científicorodrigo resk
 

Similaire à Modelos para publicar artigo - área do Direito (20)

Modelo artigo
Modelo artigoModelo artigo
Modelo artigo
 
Metodologia do Projeto
Metodologia do ProjetoMetodologia do Projeto
Metodologia do Projeto
 
Normas da abnt
Normas da abntNormas da abnt
Normas da abnt
 
Curso de Redação - Parte 1/4
Curso de Redação - Parte 1/4Curso de Redação - Parte 1/4
Curso de Redação - Parte 1/4
 
Artigo modelo congresso
Artigo modelo congresso Artigo modelo congresso
Artigo modelo congresso
 
Como formatar uma monografia pelas normas da ABNT
Como formatar uma monografia pelas normas da ABNTComo formatar uma monografia pelas normas da ABNT
Como formatar uma monografia pelas normas da ABNT
 
Ta como fazer trabalho
Ta   como fazer trabalhoTa   como fazer trabalho
Ta como fazer trabalho
 
Revista de engenharia agrícola normas para enviar artigo
Revista de engenharia agrícola   normas para enviar artigoRevista de engenharia agrícola   normas para enviar artigo
Revista de engenharia agrícola normas para enviar artigo
 
Modelo de artigo científico básico - com normas ABNT
Modelo de artigo científico básico - com normas ABNTModelo de artigo científico básico - com normas ABNT
Modelo de artigo científico básico - com normas ABNT
 
Artigos cientificos
Artigos cientificosArtigos cientificos
Artigos cientificos
 
Normas apresentacao trabalho_ensino_medio
Normas apresentacao trabalho_ensino_medioNormas apresentacao trabalho_ensino_medio
Normas apresentacao trabalho_ensino_medio
 
Metodologia trabalho academico
Metodologia trabalho academicoMetodologia trabalho academico
Metodologia trabalho academico
 
Modelo de artigo de aula pratica, laboratorial ou de campo
Modelo de artigo de aula pratica, laboratorial ou de campoModelo de artigo de aula pratica, laboratorial ou de campo
Modelo de artigo de aula pratica, laboratorial ou de campo
 
Guia de Edição/Formatação - v.1.0
Guia de Edição/Formatação - v.1.0Guia de Edição/Formatação - v.1.0
Guia de Edição/Formatação - v.1.0
 
Modelo de Trabalhos Acadêmicos
Modelo de Trabalhos AcadêmicosModelo de Trabalhos Acadêmicos
Modelo de Trabalhos Acadêmicos
 
Normas para trabalhos academicos
Normas para trabalhos academicosNormas para trabalhos academicos
Normas para trabalhos academicos
 
Modelo mod 3_4
Modelo mod 3_4Modelo mod 3_4
Modelo mod 3_4
 
guiatcc
guiatccguiatcc
guiatcc
 
Como Apresentar Um Trabalho 2
Como Apresentar Um Trabalho  2Como Apresentar Um Trabalho  2
Como Apresentar Um Trabalho 2
 
Relatório científico
Relatório científicoRelatório científico
Relatório científico
 

Plus de Rosineia Oliveira dos Santos

Tese - Metodologia do ensino de ciências da natureza
Tese -  Metodologia do ensino de ciências da naturezaTese -  Metodologia do ensino de ciências da natureza
Tese - Metodologia do ensino de ciências da naturezaRosineia Oliveira dos Santos
 
Dissertação - Metodologia do ensino de ciências na natureza
Dissertação - Metodologia do ensino de ciências na naturezaDissertação - Metodologia do ensino de ciências na natureza
Dissertação - Metodologia do ensino de ciências na naturezaRosineia Oliveira dos Santos
 
Artigo - Metodologia do ensino de ciências da natureza
Artigo - Metodologia do ensino de ciências da naturezaArtigo - Metodologia do ensino de ciências da natureza
Artigo - Metodologia do ensino de ciências da naturezaRosineia Oliveira dos Santos
 

Plus de Rosineia Oliveira dos Santos (20)

Ciencias da natureza e artigo
Ciencias da natureza e artigoCiencias da natureza e artigo
Ciencias da natureza e artigo
 
Ciencias da natureza e dissertação
Ciencias da natureza e dissertaçãoCiencias da natureza e dissertação
Ciencias da natureza e dissertação
 
Tese - Metodologia do ensino de ciências da natureza
Tese -  Metodologia do ensino de ciências da naturezaTese -  Metodologia do ensino de ciências da natureza
Tese - Metodologia do ensino de ciências da natureza
 
Metodologia do ensino de ciências da natureza
Metodologia do ensino de ciências da natureza Metodologia do ensino de ciências da natureza
Metodologia do ensino de ciências da natureza
 
Dissertação - Metodologia do ensino de ciências na natureza
Dissertação - Metodologia do ensino de ciências na naturezaDissertação - Metodologia do ensino de ciências na natureza
Dissertação - Metodologia do ensino de ciências na natureza
 
Artigo - Metodologia do ensino de ciências da natureza
Artigo - Metodologia do ensino de ciências da naturezaArtigo - Metodologia do ensino de ciências da natureza
Artigo - Metodologia do ensino de ciências da natureza
 
Material extra
Material extraMaterial extra
Material extra
 
Nbr 10520 citações
Nbr 10520 citaçõesNbr 10520 citações
Nbr 10520 citações
 
Nbr 10520 citações
Nbr 10520 citaçõesNbr 10520 citações
Nbr 10520 citações
 
Material extra
Material extraMaterial extra
Material extra
 
Material extra
Material extraMaterial extra
Material extra
 
Material extra
Material extraMaterial extra
Material extra
 
Modelo de resumo
Modelo de resumoModelo de resumo
Modelo de resumo
 
Como fazer monografia / Proordem
Como fazer monografia  / ProordemComo fazer monografia  / Proordem
Como fazer monografia / Proordem
 
Aula 2 /Proordem
Aula 2  /Proordem Aula 2  /Proordem
Aula 2 /Proordem
 
Aula 3 /Proordem
Aula 3 /Proordem Aula 3 /Proordem
Aula 3 /Proordem
 
Aula 1 /Proordem
Aula 1  /Proordem Aula 1  /Proordem
Aula 1 /Proordem
 
Uma reflexão sobre a didática - Azanha
Uma reflexão sobre a didática -  AzanhaUma reflexão sobre a didática -  Azanha
Uma reflexão sobre a didática - Azanha
 
Modelo de artigo científico com formatação
Modelo de artigo científico com formataçãoModelo de artigo científico com formatação
Modelo de artigo científico com formatação
 
Didática aula 05 01 10 2013
Didática aula 05 01 10 2013Didática aula 05 01 10 2013
Didática aula 05 01 10 2013
 

Dernier

Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....LuizHenriquedeAlmeid6
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxkellyneamaral
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelGilber Rubim Rangel
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxLusGlissonGud
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesFabianeMartins35
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfLeloIurk1
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfFrancisco Márcio Bezerra Oliveira
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSOLeloIurk1
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorEdvanirCosta
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxMauricioOliveira258223
 

Dernier (20)

Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
Slides Lição 5, Betel, Ordenança para uma vida de vigilância e oração, 2Tr24....
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docxBloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
Bloco de português com artigo de opinião 8º A, B 3.docx
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim RangelDicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
Dicionário de Genealogia, autor Gilber Rubim Rangel
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividadesRevolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
Revolução russa e mexicana. Slides explicativos e atividades
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdfENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
ENSINO RELIGIOSO 7º ANO INOVE NA ESCOLA.pdf
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdfRecomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
Recomposiçao em matematica 1 ano 2024 - ESTUDANTE 1ª série.pdf
 
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
2° ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ENSINO RELIGIOSO
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de ProfessorINTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
INTERVENÇÃO PARÁ - Formação de Professor
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptxSlides sobre as Funções da Linguagem.pptx
Slides sobre as Funções da Linguagem.pptx
 

Modelos para publicar artigo - área do Direito

  • 1. Instruções sobre como elaborar artigo para o Âmbito Jurídico Nome do autor: principais atividades acadêmicas em no máximo 3 linhas, colocar e-mail. 1. Se estudante de direito colocar apenas: Acadêmico de Direito na ... (Nome da Universidade); 2. Todos os autores devem necessariamente estar cadastrados no Âmbito Jurídico, pois temos de vincular o artigo à autoria; 3. Repita no caso de mais de um autor. Nome do orientador: principais atividades acadêmicas em no máximo 3 linhas, colocar e-mail. 1. É necessário especificar o orientador sempre que o autor for acadêmico de direito; 2. O orientador deve realmente ter orientado o acadêmico e deve ter conhecimento de que seu nome será citado no artigo, na qualidade de orientador. Não será emitida certificação ao orientador; 3. Repita no caso de mais de um orientador. Área do Direito: Classificação da área do Direito abordada no artigo, conforme os cadernos da Revista: Direito Administrativo; Direito Ambiental; Biodireito; Direito Civil; Direito Comercial; Direito Constitucional; Direito Consumidor; Crônicas; ECA; Direito Eleitoral; Ensino Jurídico; Direito Família; Filosofia; Direito Internacional; Internet e Informática; Marketing Jurídico; Mercosul; Outros; Direito Penal; Direito Previdenciário; Direito Processual Civil; Direito Processual Penal; Resenhas; Sociologia; Direito Trabalho; Direito Tributário. Resumo: O resumo é uma apresentação de forma objetiva, concisa e condensada dos principais pontos abordados no artigo. Deve abordar a metodologia, o conteúdo e os resultados, evitando a numeração em tópicos. Quanto a extensão e estilo, observe: 1. Mantenha um limite máximo de 150 a 200 palavras; 2. Use sempre a terceira pessoa do singular e o verbo na voz ativa; 3. Não utilize parágrafos, frases negativas, símbolos e contrações; 4. Evite o emprego de fórmulas e equações, etc. Deve ir precedido pela palavra “Resumo:” em negrito. Exemplo: Resumo: Este meta-artigo descreve o estilo a ser usado na confecção de artigos para a publicação no Âmbito Jurídico. Palavras-chave: Deve vir logo abaixo do resumo. Cite no máximo cinco palavras-chave, separadas entre si por pontos.
  • 2. Abstract: É o resumo em língua estrangeira, que deve ser a versão igual a do texto em português (ou outro idioma), tanto no que se refere ao seu conteúdo e a apresentação visual e tipográfica. Preferentemente deve ser em inglês (Abstract:), ou em espanhol (Resumen:), ou em francês (Résumé:). É importante que conste o resumo em pelo menos um idioma estrangeiro, de forma a permitir que seu artigo seja mais facilmente encontrado em ferramentas de busca, e, via de consequência, a pesquisa por investigadores estrangeiros. Exemplo: Abstract: This meta-paper describes the style to be used in articles for publication at Âmbito Jurídico. Keywords: Deve vir abaixo do abstract e corresponde as palavras-chave em língua estrangeira. Se fez o abstract inglês utilize: “Keywords:”; se fez o resumen em espanhol, utilize: “Palabras- clave”; se fez o résumé em francês, utilize: “Parole chef”. Deve ser igual as palavras-chave em português. Sumário: Faça um sumário numerado dos itens abordados no texto, mantendo a mesma numeração e sequência em que aparecem. Escreva com caixa normal, com as letras maiúsculas e minúsculas conforme as regras gramaticais. Deve ser escrito em um parágrafo, logo após a palavra sumário. Lembre-se que publicações na Internet não são paginadas, e, portanto, no sumário não deve aparecer o número de página, nem constar colunas ou tabelas. Exemplo: Sumário: Introdução. 1. Aspectos normativos e tipográficos. 1.1. Tipo de documento. 1.2. Formato (tamanho da página). 1.3. Margens. 1.4. Tipos e corpo. 1.5. Espacejamento. 1.6. Parágrafo. 1.7. Ilustrações e tabelas. 1.8. Referências, notas de rodapé e notas finais. 1.9 Paginação e número de páginas. 2. Desenvolvimento. 3. Revisão ortográfica. Conclusão. Referências. Introdução A introdução não é numerada e serve para fazer a apresentação do trabalho, explicando de forma resumida o que vai ser tratado e como vai ser feito. Deve ser breve e objetiva. Normalmente deve fazer referência ao que será tratado no trabalho, sua importância, objetivos, como foi elaborado, métodos e procedimentos adotados. Pode ser feito em mais de um parágrafo, e deve proporcionar que o leitor identifique o que irá ser tratado, de forma a ter uma prévia do raciocínio exposto pelo autor. 1 Aspectos normativos e tipográficos A partir de agora se passa a apresentar os aspectos normativos ou tipográficos de um trabalho acadêmico e científico, como forma de auxiliar o leitor na composição da apresentação formal de sua pesquisa, e que auxiliarão na formatação e publicação na Revista Âmbito Jurídico.
  • 3. 1.1 Tipo de documento Somente serão aceitos documentos que forem enviados em formato Word (.doc), desprotegidos (sem restrições de acesso). 1.2 Formato (tamanho da página) O formato da página popularmente adotado é o A4, que tem como tamanho 29,7 cm x 21 cm, na cor branca. 1.3 Margens As margens são formadas pela distribuição do texto de modo justificado, na página, e serve para que o texto fique reto, no sentido vertical, de forma padronizada, dando um conforto melhor para a leitura. Como o texto será formatado para publicação online não faz diferença o tamanho de margem, mas solicita-se que seja utilizado o modo normal. 1.4 Tipos e corpo Usualmente é aconselhável que seja utilizada a fonte Times New Roman ou a fonte Arial. Procure utilizar sempre o tamanho 12, sempre no estilo normal. A fonte deve estar na cor automática preto. Para os títulos dos itens e dos subitens do texto utilize a mesma fonte e o mesmo tamanho em negrito. Citações também devem vir na mesma fonte, mas “sempre entre aspas”, já que ao ser formatada para a publicação na web, não se faz o recuo de identificação da citação. Caso tenha mais de um parágrafo deve escrevê-los “entre aspas e em itálico”. Pode utilizar para destaques o negrito, o itálico ou o sublinhado, conforme queira, observando que em citações, conforme regra acima, pode que seja necessário fazer destaque em negrito pelo fato da mesma estar em itálico. Quando o destaque é feito em uma citação deve-se colocar (entre parênteses) se ele foi feito pelo autor do artigo (grifo nosso) ou pelo autor do texto do qual se fez a citação (grifo do autor). Não utilize o efeito VERSALETE. Se desejar fazer um destaque desse tipo o faça com letras maiúsculas. 1.5 Espacejamento No que diz respeito ao espacejamento ou entrelinhas, utilize o espaço simples, tanto para o texto como as notas de roda-pé. Preferentemente não deixe espaços em branco entre linhas. 1.6 Parágrafo Não é necessário que faça parágrafos, pois os mesmos são feitos automaticamente quando da formatação. Se o fizer procure sempre utilizar um padrão de parágrafo, seja
  • 4. teclando sobre a tecla “tab”, ou formatando um recuo especial na primeira linha, nunca superior a 1,25cm. 1.7 Ilustrações e tabelas Pode utilizar ilustrações e tabelas, sem embargo, textos com tabelas muito grandes, de tamanho superior a uma página, podem comprometer a formatação, pois elas terão de ser transformadas em figuras. Evite tabelas muito grande. Nas tabelas evite o uso de fundos coloridos ou sombreados, assim como linhas mais densas, duplas, sombreadas. Também não utilize recursos de recuo, espaçamento, parágrafo, etc. Lembre-se que as tabelas devem ter uma legenda que a descreva, colocada antes dela. 1.8 Referências, notas de rodapé e notas finais Quando citar alguém ou fizer referência a alguma obra, procure sempre utilizar o sistema autor-data. A forma convencional de se fazer a citação é: (SOBRENOME - em letras maiúsculas-, ano – AAAA -, página - p. x - ) entre parênteses. Caso cite o autor no texto, coloque apenas o ano e a página entre parênteses. Procure utilizar as nota de rodapé para explicações, e faça de forma automática pelo editor de texto. Se utilizar o Word 2007 ou superior, no menu do programa, clique em “referências” e depois em “inserir nota de rodapé” e escreva o texto. Se utilizar o sistema de notas, de preferências as notas de rodapé, sem embargo, nada obsta que utilize notas finais, desde que as insira de forma automática. Para inseri-las, no menu do programa, clique em “referências” e depois em “inserir nota de fim” e escreva o texto. Nunca utilize os dois métodos e nunca as insira de forma não automática. Procure manter um padrão, tanto no tipo de referência como de numeração caso opte por notas de rodapé ou finais. Sempre verifique se estão corretas. 1.9 Paginação e número de páginas O texto não deve estar paginado e não há um limite de páginas mínimo ou máximo para publicação. 2 Desenvolvimento Pode ser apresentado, preferentemente, em itens (tópicos) e subitens numerados (e descritos no sumário), ou não, conforme o estilo do texto (ver regras acima). Procure sempre adotar um estilo único, desenvolvendo o raciocínio de forma lógica, breve, simples e impessoal, escrevendo de forma coerente e sequencial entre os parágrafos. Um bom exemplo de como construir as ideias ou parágrafos dentro dos tópicos apresentados é o citado por Wilson José Gonçalves (2009, p. 131): a) começar o tópico fazendo uma introdução, descrevendo sobre o que se trata; b) continuar nos parágrafos seguintes
  • 5. descrevendo a essência ou o fundamento do tema abordado, a sua problematização, os argumentos contrários e a favor, trazendo alguns exemplos ilustrativos e analisando e discutindo o tema; c) para concluir apontando uma solução, uma resposta sobre a parte do problema abordado, ou o todo. 3 Revisão ortográfica Antes de enviar o artigo, faça uma revisão ortográfica do texto. Conclusão A conclusão não é numerada e serve para apresentar as conclusões alcançadas com a pesquisa desenvolvida. Deve ter um tamanho e conteúdo proporcional ao texto e fazer uma breve exposição das ideias desenvolvidas, com as principais considerações sobre os resultados. Não deve trazer nenhuma informação ou comentário novo. Nada impede que seja em um parágrafo ou em mais de um. Aqui, de forma sucinta é onde o pesquisador faz o link entre os objetivos pretendidos e apresentados na introdução e a discussão apresentada no desenvolvimento, informando os resultados alcançados. Pode trazer recomendações, sugestões, etc. Referências O artigo deve conter as referências que foram utilizadas no texto, sejam bibliográficas ou não. O tópico das referências deve vir sem numeração e não deve ser citado no sumário. É escrito com o mesmo tipo e tamanho de fonte utilizada no texto, em negrito, e separado dele com uma linha em branco. Já o rol de referências (livros, artigos, documentos, etc) deve ser escrito cada um em uma linha, sem recuos, justificado e sem espaços entre eles, conforme exemplo abaixo. Utilize as regras previstas na NBR 6.023/2002. Referência: GONÇALVES, Wilson José. Monografia Jurídica: técnicas e procedimentos de pesquisa com exercícios práticos. São Paulo: Editora Pilares, 2009.