SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  39
Os Rios de Portugal Continental
Rio Minho O rio Minho é um rio internacional que nasce a uma altitude de 750 m na serra de Meira, em Espanha, e percorre cerca de 300 quilómetros até desaguar no em Caminha. Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso serve de fronteira entre Espanha e Portugal.
Rio Lima O rio Lima é um rio internacional que nasce a uma altitude de 975 m no monte Talariño, em Espanha. Passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, até desaguar junto a Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.
Rio Cávado O rio Cávado é um rio de Portugal que nasce na Serra do Larouco, mais propriamente na fonte da Pipa, a uma altitude de cerca de 1520 m, e desagua em Esposende, após um percurso de 125 km.
Rio Tua O rio Tua é um afluente da margem direita do rio Douro onde desagua junto à localidade de Tua. Resulta da junção de dois outros rios: o rio Tuela e o rio Rabaçal. Estes nascem em Espanha, entrando ambos em Portugal através do concelho de Vinhais.
Rio Tâmega O rio Tâmega é um rio internacional, que nasce em Espanha e desagua em Entre-os-Rios no Rio Douro. Ao longo do seu percurso, atravessa o centro de cidades como Chaves e Amarante.
   Rio Ave O Ave é um rio português, que nasce na Serra da Cabreira, a cerca de 1200 m de altitude. Percorre cerca de 94 km até desaguar no em Vila do Conde.
O rio Sabor é um rio que nasce em Espanha, mas entra logo em Portugal, atravessando a Serra de Montesinho no distrito de Bragança. Afluente da margem direita do rio Douro, passa perto da cidade de Bragança, de onde recebe as águas do rio Fervença, indo desaguar perto da Torre de Moncorvo, na aldeia da Foz do Sabor. Rio Sabor
Rio Douro O rio Douro é um rio que nasce em Espanha, nos picos da Serra de Urbião, a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
RioDouro A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 895 km de comprimento. É o segundo rio mais extenso da Península Ibérica, e segundo muitos, um dos mais belos.
Rio Vouga O rio Vouga é um rio do centro de Portugal, que nasce a 864 metros de altitude, na serra da Lapa. Pouco antes de chegar ao mar, as suas águas separam-se em inúmeros canais de terreno baixo e pantanoso, dando-se início à formação da Ria de Aveiro.
Rio Mondego O rio Mondego é o quinto maior rio português e o primeiro de todos os que têm o seu curso inteiramente em Portugal. Nasce na Serra da Estrela e tem a sua foz no Oceano Atlântico, junto à cidade da Figueira da Foz. É o rio que banha a cidade de Coimbra.
Rio Zêzere O rio Zêzere é um rio inteiramente português. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude. Desagua no rio Tejo em Constância, após um curso de cerca de 200 quilómetros. É o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego. Representa uma notável riqueza hidroeléctrica, aproveitada em três barragens (Bouçã, Cabril e Castelo de Bode).
Rio Tejo O Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira mais extensa na península, atrás do rio Douro e do rio Ebro. Nasce em Espanha – onde é conhecido como Tajo – a 1593 m de altitude na Serra de Albarracín.
Rio Tejo Desagua no Oceano Atlântico, banhando Lisboa, após um percurso de cerca de 1040 km.
Rio Sado O Sado é um rio português, que nasce a 230m de altitude, na Serra da Vigia e percorre 180 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico perto de Setúbal, sendo o seu estuário a separar Setúbal, na margem norte, de Tróia a sul. É dos poucos rios da Europa que corre de Sul para Norte.
Rio Mira O Mira é um rio português que nasce na Serra do Caldeirão, a uma altitude de 470 m, e percorre cerca de 145 km até desaguar no oceano Atlântico junto a Vila Nova de Milfontes. É dos poucos rios da Europa que corre de sul para norte, tal como o rio Sado.
Rio Guadiana O rio Guadiana é um rio internacional da Península Ibérica que nasce a uma altitude de cerca de 1700m, nas lagoas de Ruidera, e entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo António e a espanhola de Ayamonte.
Rio Guadiana Com um curso total de 870 km, é o quarto mais longo da Península Ibérica.
As Serrasde Portugal
Serra da Peneda A Serra da Peneda é a quinta maior elevação de Portugal Continental, com 1.416 metros de altitude no ponto mais. Situa-se no Alto Minho, nas proximidades de Castro Laboreiro, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.
Serra do Gerês A Serra do Gerês  é a segunda maior elevação de Portugal Continental. Tem e 1548 metros de altitude. Faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.
Serra do Larouco A Serra do Larouco é a terceira maior elevação de Portugal Continental, com 1535 metros de altitude; situa-se na fronteira do distrito de Vila Real com a Galiza. Esta serra faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.
Serra do Marão A Serra do Marão é a sexta maior elevação de Portugal Continental, com 1415 m de. Situa-se na região de transição do Douro Litoral para o Alto Douro.
Serra de Mogadouro A Serra de Mogadouro é uma elevação de Portugal Continental, com 993 metros de altitude. Situa-se no concelho de Mogadouro, no Alto Trás-os-Montes.
Serra de Montesinho É a quarta maior elevação de Portugal Continental, com 1486 metros de altitude. Situa-se no Alto Trás-os-Montes, nos concelhos de Bragança e Vinhais.
Serra da Estrela Serra de Estrela, é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, a supera).
Serra da Gardunha A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental com1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa, concelho de Fundão, Distrito de Castelo Branco.
Serra da Lousã A Serra da Lousã é uma elevação de Portugal Continental, com 1205 m de altitude. Situa-se na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria.
Serra da Arrábida A Serra da Arrábida é uma elevação situada na margem norte do estuário do Rio Sado, na Península de Setúbal, com o ponto mais alto a 501 metros de altitude e características peculiares de clima e flora.
Serra de S. Mamede A Serra de São Mamede é uma elevação de Portugal Continental, com 1025 metros de altitude. Situa-se no Alto Alentejo, distrito de Portalegre.
Serra do Caldeirão A Serra do Caldeirão marca a fronteira entre o Litoral e o Barrocal algarvios e o Baixo Alentejo. No seu ponto mais alto atinge os 589 metros. Apesar da sua modesta altitude, forma uma paisagem muito peculiar, onde elevações arrendondadas, os cerros, são cortadas por uma densa rede hidrográfica, constituída na sua maior parte por cursos de água temporários. O relevo é por este motivo bastante acidentado em diversos pontos.
Serra de Monchique A Serra de Monchique é uma serra do oeste do Algarve, cujo ponto mais elevado - Foia, com 902 m de altitude - é o mais alto do Algarve.
Montanha do Pico O cume da montanha do Pico está a 2.351 m acima do nível médio do mar, sendo o ponto mais alto de Portugal. No cimo da montanha que constitui a parte ocidental da ilha do Pico, no arquipélago dos Açores, localiza-se uma cratera de vulcão com cerca de 700 metros de perímetro e uma profundidade de cerca de 30 metros.
Pico Ruivo O Pico Ruivo, no concelho de Santana, na Ilha da Madeira, é, com os seus 1862 metros de altitude, a terceira montanha mais alta de Portugal, e a mais alta do Arquipélago da Madeira.
Pico do Areeiro O Pico do Areeiro é um pico situado na ilha da Madeira. Com 1818 metros de altitude é o segundo pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo.
Os Principais Rios de Portugal
As Principais Serras de Portugal
Os Rios e as Serras  Trabalho realizado pelas turmas s4B e s4E  EB1 de São Luís – Faro Ano letivo 2010/2011

Contenu connexe

Tendances

Rio Mondego -Ana Filipa
Rio Mondego -Ana FilipaRio Mondego -Ana Filipa
Rio Mondego -Ana Filipaguest0cb04
 
Historia historia.em.banda.desenhada
Historia historia.em.banda.desenhadaHistoria historia.em.banda.desenhada
Historia historia.em.banda.desenhadaLina Rodrigues
 
História De Portugal
História De PortugalHistória De Portugal
História De Portugalgigilu
 
O contacto entre a terra e o mar
O contacto entre a terra e o marO contacto entre a terra e o mar
O contacto entre a terra e o marHugo Ferreira
 
O rio Vouga
O rio VougaO rio Vouga
O rio VougaCantasul
 
Disponibilidades Hídricas
Disponibilidades HídricasDisponibilidades Hídricas
Disponibilidades Hídricasacbaptista
 
Rios de portugal
Rios de portugalRios de portugal
Rios de portugalgenarui
 
estudo_meio.docx
estudo_meio.docxestudo_meio.docx
estudo_meio.docxMaria600510
 
folheto visita estudo
folheto visita estudofolheto visita estudo
folheto visita estudogeobaltar
 
Ficha de trabalho romanização
Ficha de trabalho   romanizaçãoFicha de trabalho   romanização
Ficha de trabalho romanizaçãoMariana Neves
 
Cultura da Austria
Cultura da AustriaCultura da Austria
Cultura da Austriakyzinha
 
A historia de portugal
A historia de portugalA historia de portugal
A historia de portugalgracindacasais
 
Os Rios Powerpoint
Os Rios PowerpointOs Rios Powerpoint
Os Rios Powerpointguest64f7a
 
Onomatopeias
Onomatopeias Onomatopeias
Onomatopeias A. Simoes
 

Tendances (20)

Rio minho
Rio minhoRio minho
Rio minho
 
Rio Mondego -Ana Filipa
Rio Mondego -Ana FilipaRio Mondego -Ana Filipa
Rio Mondego -Ana Filipa
 
Historia historia.em.banda.desenhada
Historia historia.em.banda.desenhadaHistoria historia.em.banda.desenhada
Historia historia.em.banda.desenhada
 
História De Portugal
História De PortugalHistória De Portugal
História De Portugal
 
O contacto entre a terra e o mar
O contacto entre a terra e o marO contacto entre a terra e o mar
O contacto entre a terra e o mar
 
O rio Vouga
O rio VougaO rio Vouga
O rio Vouga
 
Menino Recompensado
Menino RecompensadoMenino Recompensado
Menino Recompensado
 
Formas De Relevo
Formas De RelevoFormas De Relevo
Formas De Relevo
 
Disponibilidades Hídricas
Disponibilidades HídricasDisponibilidades Hídricas
Disponibilidades Hídricas
 
Rios de portugal
Rios de portugalRios de portugal
Rios de portugal
 
Serra de são mamede
Serra de são mamedeSerra de são mamede
Serra de são mamede
 
estudo_meio.docx
estudo_meio.docxestudo_meio.docx
estudo_meio.docx
 
Piratinha vol1
Piratinha vol1Piratinha vol1
Piratinha vol1
 
folheto visita estudo
folheto visita estudofolheto visita estudo
folheto visita estudo
 
Ficha de trabalho romanização
Ficha de trabalho   romanizaçãoFicha de trabalho   romanização
Ficha de trabalho romanização
 
Cultura da Austria
Cultura da AustriaCultura da Austria
Cultura da Austria
 
A historia de portugal
A historia de portugalA historia de portugal
A historia de portugal
 
O lobo ibérico
O lobo ibéricoO lobo ibérico
O lobo ibérico
 
Os Rios Powerpoint
Os Rios PowerpointOs Rios Powerpoint
Os Rios Powerpoint
 
Onomatopeias
Onomatopeias Onomatopeias
Onomatopeias
 

Similaire à Serras e rios de portugal

Trabalho sobre rios ii
Trabalho sobre rios iiTrabalho sobre rios ii
Trabalho sobre rios iiturmat2avenida
 
Trabalho ap
Trabalho apTrabalho ap
Trabalho apmafalda
 
Trabalho dos rios e locais de portugal
Trabalho dos rios e locais de portugalTrabalho dos rios e locais de portugal
Trabalho dos rios e locais de portugalPedro
 
Trabalho dos rios e locais de portugal
Trabalho dos rios e locais de portugalTrabalho dos rios e locais de portugal
Trabalho dos rios e locais de portugalUtilizadores
 
Grupo 1 - Rios de Portugal
Grupo 1 - Rios de PortugalGrupo 1 - Rios de Portugal
Grupo 1 - Rios de PortugalVânia Dias
 
Principais rios de portugal continental
Principais rios de portugal continentalPrincipais rios de portugal continental
Principais rios de portugal continentalmariamelya
 
C:\Fakepath\Principais Rios De Portugal Continental
C:\Fakepath\Principais Rios De Portugal ContinentalC:\Fakepath\Principais Rios De Portugal Continental
C:\Fakepath\Principais Rios De Portugal Continentalguestd3dba4
 
Serras e rios do algarve
Serras e rios do algarveSerras e rios do algarve
Serras e rios do algarveJosé Palma
 
Grupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalGrupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalVânia Dias
 
Grupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalGrupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalVânia Dias
 
Grupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalGrupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalVânia Dias
 
Hidrografia (principais rios .....)
Hidrografia   (principais rios .....)Hidrografia   (principais rios .....)
Hidrografia (principais rios .....)TROLITO LALALAL
 
Rios de portugal
Rios de portugalRios de portugal
Rios de portugalgenarui
 

Similaire à Serras e rios de portugal (20)

Rios de portugal
Rios de portugalRios de portugal
Rios de portugal
 
Trabalho sobre rios ii
Trabalho sobre rios iiTrabalho sobre rios ii
Trabalho sobre rios ii
 
Trabalho ap
Trabalho apTrabalho ap
Trabalho ap
 
Trabalho ap
Trabalho apTrabalho ap
Trabalho ap
 
Trabalho dos rios e locais de portugal
Trabalho dos rios e locais de portugalTrabalho dos rios e locais de portugal
Trabalho dos rios e locais de portugal
 
Trabalho dos rios e locais de portugal
Trabalho dos rios e locais de portugalTrabalho dos rios e locais de portugal
Trabalho dos rios e locais de portugal
 
Grupo 1
Grupo 1Grupo 1
Grupo 1
 
Grupo 1 - Rios de Portugal
Grupo 1 - Rios de PortugalGrupo 1 - Rios de Portugal
Grupo 1 - Rios de Portugal
 
Principais rios de portugal continental
Principais rios de portugal continentalPrincipais rios de portugal continental
Principais rios de portugal continental
 
C:\Fakepath\Principais Rios De Portugal Continental
C:\Fakepath\Principais Rios De Portugal ContinentalC:\Fakepath\Principais Rios De Portugal Continental
C:\Fakepath\Principais Rios De Portugal Continental
 
Serras e rios do algarve
Serras e rios do algarveSerras e rios do algarve
Serras e rios do algarve
 
Rios.portugal
Rios.portugalRios.portugal
Rios.portugal
 
Grupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalGrupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de Portugal
 
Grupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalGrupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de Portugal
 
Grupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de PortugalGrupo 3 - Rios de Portugal
Grupo 3 - Rios de Portugal
 
Hidrografia (principais rios .....)
Hidrografia   (principais rios .....)Hidrografia   (principais rios .....)
Hidrografia (principais rios .....)
 
1009
10091009
1009
 
Rios de portugal
Rios de portugalRios de portugal
Rios de portugal
 
serras
serrasserras
serras
 
serras
serrasserras
serras
 

Dernier

Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoMary Alvarenga
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfEditoraEnovus
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduraAdryan Luiz
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfPastor Robson Colaço
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdfJorge Andrade
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniCassio Meira Jr.
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinhaMary Alvarenga
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024Jeanoliveira597523
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresLilianPiola
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxOsnilReis1
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.keislayyovera123
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPanandatss1
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfmirandadudu08
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfaulasgege
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalJacqueline Cerqueira
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfAdrianaCunha84
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 

Dernier (20)

Atividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu AbrigoAtividade com a letra da música Meu Abrigo
Atividade com a letra da música Meu Abrigo
 
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdfSimulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
Simulado 1 Etapa - 2024 Proximo Passo.pdf
 
trabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditaduratrabalho wanda rocha ditadura
trabalho wanda rocha ditadura
 
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdfO Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
O Universo Cuckold - Compartilhando a Esposas Com Amigo.pdf
 
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptxSlides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
Slides Lição 03, Central Gospel, O Arrebatamento, 1Tr24.pptx
 
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
02. Informática - Windows 10 apostila completa.pdf
 
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e TaniModelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
Modelos de Desenvolvimento Motor - Gallahue, Newell e Tani
 
Bullying - Texto e cruzadinha
Bullying        -     Texto e cruzadinhaBullying        -     Texto e cruzadinha
Bullying - Texto e cruzadinha
 
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
ABRIL VERDE.pptx Slide sobre abril ver 2024
 
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolaresALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
ALMANANHE DE BRINCADEIRAS - 500 atividades escolares
 
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptxATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
ATIVIDADE AVALIATIVA VOZES VERBAIS 7º ano.pptx
 
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.Época Realista y la obra de Madame Bovary.
Época Realista y la obra de Madame Bovary.
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO5_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
Educação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SPEducação São Paulo centro de mídias da SP
Educação São Paulo centro de mídias da SP
 
Regência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdfRegência Nominal e Verbal português .pdf
Regência Nominal e Verbal português .pdf
 
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdfCultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
Cultura e Sociedade - Texto de Apoio.pdf
 
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem OrganizacionalGerenciando a Aprendizagem Organizacional
Gerenciando a Aprendizagem Organizacional
 
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdfWilliam J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
William J. Bennett - O livro das virtudes para Crianças.pdf
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 

Serras e rios de portugal

  • 1. Os Rios de Portugal Continental
  • 2. Rio Minho O rio Minho é um rio internacional que nasce a uma altitude de 750 m na serra de Meira, em Espanha, e percorre cerca de 300 quilómetros até desaguar no em Caminha. Nos últimos 75 quilómetros do seu percurso serve de fronteira entre Espanha e Portugal.
  • 3. Rio Lima O rio Lima é um rio internacional que nasce a uma altitude de 975 m no monte Talariño, em Espanha. Passa por Ponte da Barca e Ponte de Lima, até desaguar junto a Viana do Castelo, após percorrer um total de 135 quilómetros.
  • 4. Rio Cávado O rio Cávado é um rio de Portugal que nasce na Serra do Larouco, mais propriamente na fonte da Pipa, a uma altitude de cerca de 1520 m, e desagua em Esposende, após um percurso de 125 km.
  • 5. Rio Tua O rio Tua é um afluente da margem direita do rio Douro onde desagua junto à localidade de Tua. Resulta da junção de dois outros rios: o rio Tuela e o rio Rabaçal. Estes nascem em Espanha, entrando ambos em Portugal através do concelho de Vinhais.
  • 6. Rio Tâmega O rio Tâmega é um rio internacional, que nasce em Espanha e desagua em Entre-os-Rios no Rio Douro. Ao longo do seu percurso, atravessa o centro de cidades como Chaves e Amarante.
  • 7. Rio Ave O Ave é um rio português, que nasce na Serra da Cabreira, a cerca de 1200 m de altitude. Percorre cerca de 94 km até desaguar no em Vila do Conde.
  • 8. O rio Sabor é um rio que nasce em Espanha, mas entra logo em Portugal, atravessando a Serra de Montesinho no distrito de Bragança. Afluente da margem direita do rio Douro, passa perto da cidade de Bragança, de onde recebe as águas do rio Fervença, indo desaguar perto da Torre de Moncorvo, na aldeia da Foz do Sabor. Rio Sabor
  • 9. Rio Douro O rio Douro é um rio que nasce em Espanha, nos picos da Serra de Urbião, a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
  • 10. RioDouro A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 895 km de comprimento. É o segundo rio mais extenso da Península Ibérica, e segundo muitos, um dos mais belos.
  • 11. Rio Vouga O rio Vouga é um rio do centro de Portugal, que nasce a 864 metros de altitude, na serra da Lapa. Pouco antes de chegar ao mar, as suas águas separam-se em inúmeros canais de terreno baixo e pantanoso, dando-se início à formação da Ria de Aveiro.
  • 12. Rio Mondego O rio Mondego é o quinto maior rio português e o primeiro de todos os que têm o seu curso inteiramente em Portugal. Nasce na Serra da Estrela e tem a sua foz no Oceano Atlântico, junto à cidade da Figueira da Foz. É o rio que banha a cidade de Coimbra.
  • 13. Rio Zêzere O rio Zêzere é um rio inteiramente português. Nasce na serra da Estrela, a cerca de 1900 m de altitude. Desagua no rio Tejo em Constância, após um curso de cerca de 200 quilómetros. É o segundo maior rio exclusivamente português, após o rio Mondego. Representa uma notável riqueza hidroeléctrica, aproveitada em três barragens (Bouçã, Cabril e Castelo de Bode).
  • 14. Rio Tejo O Tejo é o rio mais extenso da Península Ibérica. A sua bacia hidrográfica é a terceira mais extensa na península, atrás do rio Douro e do rio Ebro. Nasce em Espanha – onde é conhecido como Tajo – a 1593 m de altitude na Serra de Albarracín.
  • 15. Rio Tejo Desagua no Oceano Atlântico, banhando Lisboa, após um percurso de cerca de 1040 km.
  • 16. Rio Sado O Sado é um rio português, que nasce a 230m de altitude, na Serra da Vigia e percorre 180 quilómetros até desaguar no oceano Atlântico perto de Setúbal, sendo o seu estuário a separar Setúbal, na margem norte, de Tróia a sul. É dos poucos rios da Europa que corre de Sul para Norte.
  • 17. Rio Mira O Mira é um rio português que nasce na Serra do Caldeirão, a uma altitude de 470 m, e percorre cerca de 145 km até desaguar no oceano Atlântico junto a Vila Nova de Milfontes. É dos poucos rios da Europa que corre de sul para norte, tal como o rio Sado.
  • 18. Rio Guadiana O rio Guadiana é um rio internacional da Península Ibérica que nasce a uma altitude de cerca de 1700m, nas lagoas de Ruidera, e entre a cidade portuguesa de Vila Real de Santo António e a espanhola de Ayamonte.
  • 19. Rio Guadiana Com um curso total de 870 km, é o quarto mais longo da Península Ibérica.
  • 21. Serra da Peneda A Serra da Peneda é a quinta maior elevação de Portugal Continental, com 1.416 metros de altitude no ponto mais. Situa-se no Alto Minho, nas proximidades de Castro Laboreiro, fazendo parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.
  • 22. Serra do Gerês A Serra do Gerês é a segunda maior elevação de Portugal Continental. Tem e 1548 metros de altitude. Faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.
  • 23. Serra do Larouco A Serra do Larouco é a terceira maior elevação de Portugal Continental, com 1535 metros de altitude; situa-se na fronteira do distrito de Vila Real com a Galiza. Esta serra faz parte do sistema montanhoso da Peneda-Gerês.
  • 24. Serra do Marão A Serra do Marão é a sexta maior elevação de Portugal Continental, com 1415 m de. Situa-se na região de transição do Douro Litoral para o Alto Douro.
  • 25. Serra de Mogadouro A Serra de Mogadouro é uma elevação de Portugal Continental, com 993 metros de altitude. Situa-se no concelho de Mogadouro, no Alto Trás-os-Montes.
  • 26. Serra de Montesinho É a quarta maior elevação de Portugal Continental, com 1486 metros de altitude. Situa-se no Alto Trás-os-Montes, nos concelhos de Bragança e Vinhais.
  • 27. Serra da Estrela Serra de Estrela, é o nome dado à cadeia montanhosa e à serra onde se encontram as maiores altitudes de Portugal Continental, constituindo a segunda mais alta montanha de Portugal (apenas a Montanha do Pico, nos Açores, a supera).
  • 28. Serra da Gardunha A Serra da Gardunha é uma elevação de Portugal Continental com1227 metros de altitude. Situa-se na Beira Baixa, concelho de Fundão, Distrito de Castelo Branco.
  • 29. Serra da Lousã A Serra da Lousã é uma elevação de Portugal Continental, com 1205 m de altitude. Situa-se na transição do distrito de Coimbra para o de Leiria.
  • 30. Serra da Arrábida A Serra da Arrábida é uma elevação situada na margem norte do estuário do Rio Sado, na Península de Setúbal, com o ponto mais alto a 501 metros de altitude e características peculiares de clima e flora.
  • 31. Serra de S. Mamede A Serra de São Mamede é uma elevação de Portugal Continental, com 1025 metros de altitude. Situa-se no Alto Alentejo, distrito de Portalegre.
  • 32. Serra do Caldeirão A Serra do Caldeirão marca a fronteira entre o Litoral e o Barrocal algarvios e o Baixo Alentejo. No seu ponto mais alto atinge os 589 metros. Apesar da sua modesta altitude, forma uma paisagem muito peculiar, onde elevações arrendondadas, os cerros, são cortadas por uma densa rede hidrográfica, constituída na sua maior parte por cursos de água temporários. O relevo é por este motivo bastante acidentado em diversos pontos.
  • 33. Serra de Monchique A Serra de Monchique é uma serra do oeste do Algarve, cujo ponto mais elevado - Foia, com 902 m de altitude - é o mais alto do Algarve.
  • 34. Montanha do Pico O cume da montanha do Pico está a 2.351 m acima do nível médio do mar, sendo o ponto mais alto de Portugal. No cimo da montanha que constitui a parte ocidental da ilha do Pico, no arquipélago dos Açores, localiza-se uma cratera de vulcão com cerca de 700 metros de perímetro e uma profundidade de cerca de 30 metros.
  • 35. Pico Ruivo O Pico Ruivo, no concelho de Santana, na Ilha da Madeira, é, com os seus 1862 metros de altitude, a terceira montanha mais alta de Portugal, e a mais alta do Arquipélago da Madeira.
  • 36. Pico do Areeiro O Pico do Areeiro é um pico situado na ilha da Madeira. Com 1818 metros de altitude é o segundo pico mais alto da ilha, depois do Pico Ruivo.
  • 37. Os Principais Rios de Portugal
  • 38. As Principais Serras de Portugal
  • 39. Os Rios e as Serras Trabalho realizado pelas turmas s4B e s4E EB1 de São Luís – Faro Ano letivo 2010/2011