SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 22
Baixar para ler offline
Criatividade e Inovação                                                                     Page 1 of 22




 Criatividade e Inovação
 Intercâmbio de estratégias e experiências sobre liderança e criatividade

     •   Primeira página
     •   Índice de artigos
     •   Treinamentos
     •   Perfil


 Primeira página
 Desde o momento em que ensaiamos nossos primeiros passos, tem início um sutil e inconsciente
 movimento de inibição de nossa criatividade natural. Primeiro em casa, depois na escola e no
 trabalho, somos instados a andar em terreno já conhecido, seguir a tradição e não “fazer marolas”.

 Este processo tem seu lado positivo, pois a vida em sociedade requer a observação de certas regras e
 costumes. No entanto, traz um efeito secundário pernicioso: o lento, mas inexorável, bloqueio de
 nossa curiosidade, imaginação e engenhosidade.

                                   O DECLÍNIO DA CRIATIVIDADE




 No livro “Ponto de Ruptura e Transformação”, George Land relata os resultados de testes realizados
 com um grupo de 1.600 jovens nos EUA. O estudo se baseou nos testes usados pela NASA para
 seleção de cientistas e engenheiros inovadores. No primeiro teste as crianças tinham entre 3 e 5 anos e
 98% apresentaram alta criatividade; o mesmo grupo foi testado aos 10 anos e este percentual caiu para
 30%; aos 15 anos, somente 12% mantiveram um alto índice de criatividade. Teste similar foi aplicado
 a mais de 200.000 adultos e somente 2% se mostraram altamente criativos..

 George Land e sua colega Beth Jarman concluíram que aprendemos a ser não-criativos. O declínio da
 criatividade não é devido à idade, mas aos bloqueios mentais criados ao longo de nossa vida. A
 família, a escola e as empresas têm tido sucesso em inibir o pensamento criativo. Esta é a má notícia.
 A boa notícia é que as pesquisas e a prática mostram que este processo pode ser revertido; podemos
 recuperar boa parte de nossas habilidades criativas. Melhor ainda, nós podemos impedir este processo
 de robotização.




http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                  Page 2 of 22



 O desenvolvimento da criatividade requer que abandonemos nossa zona de conforto e nos libertemos
 dos bloqueios que impedem o pleno uso de nossa capacidade mental. Nas palavras do poeta
 Guillaume Apollinaire, temos de perder o medo de voar:

         Cheguem até a borda, ele disse.
         Eles responderam: Temos medo.
         Cheguem até a borda, ele repetiu.
         Eles chegaram.
         Ele os empurrou… e eles voaram.

 Convido-o a seguir comigo neste vôo e explorar as respostas a algumas questões importantes: Qual o
 significado de criatividade? O que sabemos sobre a criatividade humana? E como podemos usar este
 conhecimento para desenvolver nossa criatividade?

 Num primeiro momento, nós abordaremos o significado dos conceitos criatividade, inovação e
 inteligência. Em seguida, analisaremos os diversos tipos de bloqueios mentais e como superá-los.
 Num terceiro momento, exploraremos diversas técnicas de criatividade e como você pode usá-las para
 o seu desenvolvimento profissional e para a solução criativa de problemas.

 Acredito que todos nós, cada um a seu modo, somos capazes de realizações criativas em alguma área
 de atividade. Para isso, é necessário contar com as condições certas e com o acesso aos
 conhecimentos e habilidades apropriadas.

         Há um processo que gera criatividade – e você pode aprendê-lo.
         Twyla Tharp, dançarina e coreógrafa.




     •
     •
     •
     •
     •
     •
     •
     •
     •
     •
     •

 Comentários
 79 Respostas para “Primeira página”

    1. FRANCISCO C S DE JESUS on March 11th, 2007 12:54



http://criatividadeaplicada.com/                                                             1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                   Page 3 of 22



       òtimo o texto

       Vejam como são as coisas,
       acabo de reler “FERNÃO CAPELO GAIVOTA”
       Ja não me lembro quantas foram as vezes que o reli,
       Faço isto periódicamente, sem espaço definido.

       ele tem muito a ver com o presente texto.

       Solicito que dentro do possível me enviem a seguencia deste principalmente as que tratam da
       criatividade inovação e inteligência.

       Muito grato pela leitura.

       Francisco Carlos S de Jesus

    2. Glaudistoni Felix on April 9th, 2007 13:24

       Sr Jairo Siqueira, boa tarde..
       Obrigado por ter nos graciado pelas sábias e intrigantes informações….teremos que mudar este
       quadro…eu sei e tenho pela convicção que não posso mudar o mundo.. mas posso mudar a mim
       mesmo…
       Att,
       Glaudistoni Felix

    3. GUI on April 21st, 2007 17:01

       Tio!
       It’s me! Primeiro os meus parabens pela mais do que brilhante iniciativa! Criatividade, para
       mim, de certa forma, é como quase tudo na vida:só se aprende criatividade, criando! E nada
       mais criativo do que criar um espaço sobre criatividade…redundancia em cima de
       redundancia?! Talvez(perhaps, but not necessarily)
       Estou aí para fomentar, aprender e criar, quem sabe também, ajudar, na construção desse canal.
       Para mim, criativade e conhecimento é mais do que a soma de todas as contribuições: È sua
       multiplicação. Boa sorte. E que seja só o começo (”aquecimento”). Ouvirá de mim muito em
       breve. Até logo! Fui!

    4. Jairo Siqueira on April 21st, 2007 20:00

       Gui,

       Conto com você. O objetivo deste blog é isto mesmo: promover o intercâmbio sobre a
       criatividade e mostrar como pode ser desenvolvida.

    5. Vinícius on April 30th, 2007 20:36

       Adorei o texto, principalmente pela perspicácia e articulação das palavras!

       Achei esta citação 1000:

       Cheguem até a borda, ele disse.
       Eles responderam: Temos medo.
       Cheguem até a borda, ele repetiu.



http://criatividadeaplicada.com/                                                              1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                     Page 4 of 22



       Eles chegaram.
       Ele os empurrou… e eles voaram.

       Parabéns pelo Blog!

    6. Gisela Kassoy on May 8th, 2007 18:17

       Parabéns pelo Blog. Bons artigos, temas intrigantes…Quero acrescentar um outro estudo ao da
       NASA, que é o da Creative Edication Foundation : pesquisando índices de criatividade em
       pessoas de diferentes faixas etárias, eles observaram que a criatividade volta a crescer a partir
       dos 60 anos ! As hipóteses que procuram explicar esses resutados são:
       1. com a idade, as pessoas deixam de se preocupar tanto com a opinião dos outros
       2. as 60, as pessoas ainda têm muito pique, mas estão aposentadas… e mais livres para usar sua
       criatividade ! Interessante não é ? O resultado confirma as conclusões de Geoge Land, mas é
       lamentável para as empresas.
       Em tempo: é preciso saber com clareza qual a definição de criatividade desses 2 estudos e como
       ela foi avaliada.
       Abraços,
       Gisela Kassoy

    7. Jairo Siqueira on May 12th, 2007 10:12

       Gisela,

       Obrigado pelo seu incentivo. Quanto a questão da criatividade acima dos 60 anos, posso dar
       meu testemunho. Embora continue trabalhando como sempre trabalhei e não disponha de muito
       tempo livre, sinto que minha mente está bastante ativa e livre de várias restrições, como
       opiniões de outros, preocupações com acúmulo de bens, luta por poder no trabalho, etc. O
       resultado é que finalmente consegui tranqüilidade para escrever sobre criatividade, um sonho há
       mais de 10 anos.

       Jairo

    8. Éric Alexander on May 17th, 2007 09:57

       Encontrei hoje o seu blog e fico muito feliz de ter encontrado o que para mim considero um
       tesouro.
       Realmente não estou exagerando em falar isto pois, em meu trabalho utilizo exclusivamente a
       criatividade para gerar resultados e muitas vezes encontro dificuldades de uma mente fatigada
       com o dia-a-dia.
       Conhecia algumas técnicas mas estou vendo muitas coisas novas no seu site e com certeza elas
       irão me ajudar muito.

       Trabalho em uma agência de publicidade no departamento de criação e sou exigido muito neste
       sentido para produzir conteúdo criativo, com qualidade e em tempo muito curto.

       Agradeço muito pelo seu conteúdo.

       E gostaria de saber se posso enviar materiais para o senhor, quando eu tiver algum material
       digno para seu blog.

    9. Jairo Siqueira on May 17th, 2007 22:26




http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                     Page 5 of 22



       Éric,

       Aguardo seu material. Seu comentário ressalta exatamente os propósitos deste blog: disseminar
       as técnicas de criatividade e apoiar as pessoas no desenvolvimento de suas habilidades criativas.

   10. Annatália Gomes on May 19th, 2007 10:11

       Querido Jairo,

       Quero agradecê-lo de coração esta idéia maravilhosa de criar este blog que no estimula a
       desafiar nossa inventividade e desbloquear o pensamento.

       Um carinhoso abraço
       Annatália Gomes

   11. Augusto on June 17th, 2007 22:43

       Sr.Jairo

       O texto é real e sentido a cada dia que vivo dentro da empresa que desenvolvo.
       Criar, inovar tem sido uma busca constante na Mocoplast, tenho ministrado muitos
       treinamentos neste sentido.
       Temos uma equipe formada que se reúne toda semana para criar e encubar ideias novas, às
       vezes até caminham juntos pela cidade para facilitar os disparos neuronais fixando mapas novos
       nos cérebros.
       Parabéns pela iniciativa.
       DEUS abençoe a todos.

       Augusto.mps

   12. Oscar Luiz on June 24th, 2007 22:42

       Obrigado pela visita.
       Visitou meu blog mais sóbrio, que embora tenha um conteúdo um pouco mais apurado, deixa
       um pouco a desejar no quesito criatividade.
       Tenho outro, com conteúdo menos profundo, mas é onde exercito e experimento um pouco
       mais de criatividade.
       Acho que criatividade é o diferencial do século XXI. Em um mundo competitivo e pouco
       especializado, a criatividade é quem faz a diferença.
       Um grande abraço.
       Com mais calma, volto pra conhecer os seus arquivos.
       Tenha um bela e produtiva semana, que ora começa.

   13. Jairo Siqueira on June 25th, 2007 21:35

       Caro Oscar,

       Aguardo sua volta e seus comentários.

       “e tem, ainda bem,
       os que deixam




http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                    Page 6 of 22



       a vaga impressão
       de ter ficado”

   14. Kaká on June 28th, 2007 01:38

       Adorei o texto! Completíssimo e é o que pelo menos eu percebo muitas vezes: a curiosidade
       fica sufocada pelas responsabilidades!

       Muito bom!

   15. Cícero Moraes on July 10th, 2007 11:19

       Olá Jairo!

       Tenho lido com muita satisfação os teus artigos, eu diria que tens a prudência de um Baltasar
       Gracián.

       Interessante, tenho pensando sobre esse assunto de criatividade e idade, mas nunca havia ligado
       o nome a pessoa, parabéns pela explanação, foi-me muito útil.

       Também escrevo artigos, os meus são sobre dificuldade de aprendizagem em relação a um
       software 3d que utilizo, inclusive, um artigo teu tem uma parte muito parecida com um que
       escrevi, impressionante!

       Feito o enaltecimento, deixo aqui meu muito obrigado. Sou grato pela informação e
       entretenimento que teus textos me regalam.

       Grande abraço e os melhores votos de serenidade para os teus dias.

   16. Jairo Siqueira on July 11th, 2007 21:30

       Cícero,

       Fiquei intrigado com sua referência a Baltasar Gracián. Vou procurar seus livros e depois
       voltamos ao assunto. Um grande abraço. Volte sempre.

   17. Roze Rodrigues on July 22nd, 2007 09:35

       Olá Jairo….
       como Educadora concordo que a Escola inibi, muitas vezes, a criatividade, embora alguns
       projetos em escolas públicas parece começar a mudar esse cenário. Porém a criatividade em
       jovens surge dissociada da responsabilidade e organização, características pouco comuns entre
       jovens e adolescentes, então ocorre o famoso “oba oba” e a falta de continuidade de ações
       criativas.
       Porém, certamente encontraremos novos caminhos.
       Um abraço
       Roze

   18. silas on August 7th, 2007 20:18

       Eu achei muito imteresante porque asim eu me emteresso mais

   19. silas on August 7th, 2007 20:24



http://criatividadeaplicada.com/                                                               1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                       Page 7 of 22



       nos achamos muito imteresante porque o comentario estava muito bom e foi legal

   20. Drª Sara José Chamat on August 12th, 2007 13:02

       Adorei
       Já olhei tosos os seus trabalhos e tenho gostado muito.
       Preciso de umas metáforas, via e-mail, se uder enviar, dico agradecida. Não esqueça de colocar
       a citação Bibliográfica.
       Muchas Gracias.
       Au revoir.
       So long.

   21. Drª Sara José Chamat on August 12th, 2007 13:06

       Mom Cherry
       se puder enviar sobre criatividade será bem vindo. Trabalho também com livros de Psicologia
       Educacional e Psicopedagogia.
       Porém, não envie mataerial sem referência.
       Thank you.
       Drª Sara

   22. Jairo Siqueira on August 13th, 2007 21:09

       Sara,

       Espero que volte sempre, pois tenho ainda muitos artigos no forno e que poderão atender seus
       interesses sobre o tema criatividade.

   23. Rafael Reinehr on August 22nd, 2007 00:11

       Bela proposta Jairo. Tempo é necessário para navegar por aqui e melhor conhecer tudo que tens
       a oferecer. Voltarei quando Chronos me der uma trégua…

   24. Selda on August 22nd, 2007 15:18

       Gostei do que li. Apelo, no entanto, para uma tendência comodista e meio derrotista que pode
       muitas vezes passar pela cabeça de quem tem nas mãos a responsabilidade de educar para o
       futuro, aquele que nos acolherá quando formos mais velhos. Como professora sublinho que a
       criatividade é vital no nosso trabalho e se a queremos transmitir devemos ser criativos tambem.
       Se não amamos, como queremos ser amados? Se não nos apaixonarmos pelo que fazemos,
       como ensinar a paixão?
       A criatividade é possivel nas escolas e na vida. O que é necessário é que cada um de nós
       acredite nisso e não fique à espera que alguèm a faça surgir. E os nossos alunos serão criativos
       se nós assim quisermos e se assim acreditarmos.
       E para alem do mais creio que a criatividade nasce assim todos os dias, quando acordamos e
       dizemos que há uma flor por aí nesse mar de coisas menos belas que às vezes sucedem.
       Inventar, eis a questão! Muito. Sempre.
       E ler, procurar ler. Tudo e muito e não ficar pelas citações e pelas metáforas. Por isso gostei do
       que li senhor Jairo. Sabe a experiência e a conhecimento, não cheira a lamechice à pressa.
       Referência muito útil: Anna Craft e jeffrey, Creativity in Education

   25. Jairo Siqueira on August 22nd, 2007 21:42




http://criatividadeaplicada.com/                                                                  1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                     Page 8 of 22



       Cara Selda,

       Como é bom encontrar alguém que compartilha das mesmas idéias e tem os mesmos sonhos, e
       tenho encontrado muitas pessoas assim desde que comecei este blog.

       Obrigado pela sugestão de livro.

       Volte sempre, um grande abraço

       Jairo

   26. GUI on September 3rd, 2007 12:14

       Tio, I’m back. Estou com uma novidade que, se voce não conhece, creio que pode achar pelo
       menos curiosa: comprei um livro (que começarei a ler em breve), e que fala da criatividade com
       um enfoque mais científico, como não dizer, psicológico. Título, “psicologia da criatividade”.
       Autor:Todd lubart. A editora me é bastante familiar:Artmed. Ela escreve muitos livros na área
       educacional e pedagógica, de modo que, se assim posso dizer, o livro foge um pouco,d igamos,
       do “delirio” que muitas vezes ronda livros desse gênero, no circuito da administração, e fala
       mais “friamente” e cientificamente, do que de fato, ocorre, porque ocorre e quando ocorrem os
       processos e etapas da criatividade e sua(s) natureza(s). Não li ainda, mas folhiei… Se estiver
       curioso ou interessado, pode ligar/escrever…Até bem breve, bye, bye.

   27. Jairo Siqueira on September 3rd, 2007 22:16

       Gui,

       Fiquei curioso sobre o livro. Me empresta depois de ler?

   28. Suzana on October 5th, 2007 01:29

       Salve, Jairo! Parabéns pelo seu trabalhoe pelos artigos.
       Estou cursando o 9º período de Psicologia/Saúde na Educação e, ao visitar o seu site,
       identifiquei boa parte da teoria estudada na disciplina “Criatividade e Práticas Aducativas”.
       Porém, os contextos aqui são tratados de forma clara e precisa a partir da sua contextualização,
       a qual é expressa por uma linguagem de fácil compreensão e interpretação que, além de ser
       original, (logo) criativa, não perde o seu caráter científico. Portanto, acredito que ” se fazer
       compreendido por uma comunicação simples, elegante e exata é mais uma característica de
       pessoa criativa”.
       Desejo-lhe muita luz e sucesso!
       Abraços.
       Suzana Fina

   29. Jairo Siqueira on October 6th, 2007 09:38

       Suzana,

       Este é o melhor feedback que eu poderia receber. Quando me propuz a criar este blog, a minha
       grande dúvida foi se seria capaz de comunicar um tema tão complexo de uma forma simples,
       mas sem perder seu caracter científico. Pela reação de vários leitores, até agora tenho
       conseguido. Muito obrigado e um grande abraço.




http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                      Page 9 of 22



       Jairo

   30. Drª Sara José Chamat on October 17th, 2007 19:44

       Muito elogiado, também com esse potencial, não é brincadeira não. Além de inteligente é
       criativo.
       Meus sinceros parabens!
       Drª Leila Sara

   31. Reinaldo Calixto on November 1st, 2007 10:11

       Parabéns pelo seu trabalho. Ser criativo é isso ai, continue asim.

   32. Enari on November 19th, 2007 20:34

       Este site é muito interessante, o Paulo fez uma pergunta que eu iria fazer, então posso usar o
       artigo à vontade, desde que eu divulgue o endereço http://criatividadeaplicada.com.
       Muito bom, não devemos deixar de alcançar nossos objetivos, sonhos, idéias.

       Enari

   33. Norivaldo Carneiro on November 20th, 2007 13:41

       Prezado Jairo,
       foi com muita satisfação que descobri e explorei o conteúdo do seu site. Sou professor de
       Marketing e venho buscando referências sobre criatividade que possam ser aplicadas às minhas
       aulas e palestras. Peço permissão para usar seus apontamentos e descobertas, bem como para
       divulgar o seu site.
       Você costuma dar palestras ? Alguma marcada ?
       Parabéns. Abcs
       Norivaldo Carneiro

   34. Jairo Siqueira on November 20th, 2007 21:47

       Norivaldo,

       Pode usar meus artigos; só peço que faça a referência a fonte e divulgue o site entre seus
       contatos. Faço palestras sob demanda. Não costumo fazer palestras abertas.

       Abraços.

   35. Boris Raichel on December 9th, 2007 12:11

       Jairo Siqueira!

       Qual é, e como realizar, o caminho mais curto para desenvolver Soluções Criativas de
       Problemas para uma pessoa como eu, na faixa próxima dos 70 anos, devidamente
       comprovadas?
       A técnica do Creative Problem Solving é uma delas? Aonde consegui-la, se for o caso?

       Abraços

       Boris



http://criatividadeaplicada.com/                                                                    1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                    Page 10 of 22



   36. Jairo Siqueira on December 9th, 2007 21:53

       Caro Boris,

       A técnica do Creative Problem Solving é uma excelente opção. Há uma publicação sobre a
       técnica cujo título é Creative Problem Solving - An Introduction, de Donald J. Treffinger, Scott
       G. Isaksen e K. Brian Dorval. Pode ser comprado pela Amazon.com.

       Abraços,

       Jairo

   37. Bruno Silva on December 11th, 2007 21:09

       Olá!

       Bom blog!! Parabéns!

       Também escrevo sobre alguns destes temas.

       Visite o Inovação & Marketing… http://www.inovacaomarketing.com

       Abraço

   38. Anna on December 15th, 2007 18:57

       Oi Jairo:
       Gostei do blog e do post. Muito bom.
       Até mais.

   39. Pedro Seixas on December 19th, 2007 02:13

       Ola Jairo
       primeiramente parabens pelo blog e tambem por esse post que fala de um problema que é muito
       importante principalmente no meu caso que trabalho com a criatividade. gostaria de ser avisado
       de novos posts sobre o assunto etc…
       obrigado

   40. Selma on January 10th, 2008 10:36

       Jairo parabéns pelo assunto e forma abordada.

       Vejo a criatividade como um dom, alguns com uma facilidade incomparável. Com um simples
       circulo é capaz de criar inúmeras outros desenhos, dando cor, acrescentando traços, capaz de
       um simples circulo criar um cata-vento que ao bater os olhos você até pode jurar que se mexeu.

       Outros nem tanto, circulo é um circulo. São pessoas mais racionais. Mas podemos deixar a
       imaginação voar, criar situações novas em casos de desafios, criarem abordagens novas em
       casos de educação. Ser criativo com inteligência. Isso pode ser resgatado ou incentivado.

       Desenvolver o talento inspirador com visão e perspectiva radiantes e iridescentes. Romper os
       bloqueios e deixar que a alma se encha de luz para expressar todo o significado interior. Assim
       como o corpo precisa de ar a alma precisa de inspiração.



http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                    Page 11 of 22



       Resgatar a vitalidade anímica e não deixar os atos mecânicos sufocar a criatividade.
       Restabelecendo a paixão pela vida abrangendo todas as áreas profissionais.

       Grande abraço amigo.

   41. Iraci Espinheira D'aguiar on February 3rd, 2008 20:06

       Jairo,PARABÉNS!!!!!!

       Estava pesquisando sobre criatividade e te encontrei. Estou concluindo o curso de Pedagogia e
       o tema da minha monografia é ”A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO
       DE JOVENS E ADULTOS”. Não preciso nem te dizer, mas já dizendo, que encontrei
       informações úteis nos teus escritos. Quero te parabenizar pelo excelente e ”criativo” tema e pela
       facilidade de se navegar pelo site (links). Concordo com Paulo Freire quando ele diz que
       ninguém ensina ninguém, ninguém aprende sozinho, nós aprendemos uns com os outros.
       Aprendi muito com você. Realmente, hoje mais do que nunca, a criatividade faz toda a
       diferença, principalmente para os excluídos. ABRAÇÃO!!!!!!

   42. marcilio henrique on March 6th, 2008 15:18

       olá! jairo.

       estou muito contente em conhecer seu
       blog. parabéns!

   43. Eliane Jesus on March 9th, 2008 16:52

       Interessante o conteúdo do seu site.Podemos realmente mudar a nossa forma de viver e passar a
       ver a vida por vários ângulos apartir da criatividade.Continue fazendo isso.Abraços

   44. Marília on March 12th, 2008 00:23

       Nossa! Que site bacana! Parabéns!

   45. Jairo on April 9th, 2008 17:53

       valeu xara adorei isso espero continuar tendo mais atualizacoes
       o tema e muito interesante
       nada melhor q usar ou melhor agora recuperar la creatividade perdida valeu

   46. aurelio de carvalho vieira on April 19th, 2008 20:49

       prezados srs.temho uma inovação para as bicicletas ou seja uma invenção de uma nova bicicleta
       a do futuro que andaria sozinha gostaria de entrar em contato com um inventor que me ajudaria
       a desenvolver o projeto e fabricar ficaria muito agradecido desde ja estou no ramo de bicicletas
       desde 1971 possuo uma microempresa de vendas e reposição de peças para bicicletas desculte
       se não entrei na página devida porem pesquisei no google novas invenções e inovações de
       bicicletas e entrou esta página obrigado aguardo resposta

   47. Jairo Siqueira on April 19th, 2008 21:03

       Caro Aurelio,




http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                   Page 12 of 22



       Este site tem o somente propósito de disseminar as técnicas de criatividade. Não tenho os meios
       para ajudá-lo com sua invenção.
       Abraços

   48. HOK INOVAÇÃO on June 18th, 2008 15:29

       Caro Dr Jairo Siqueira,

       Peço um espaço para falar sobre o curso Workshop de Desenvolvimento da Criatividade que
       acontecerá na PUC - RJ, na unidade da Gávea. http://www.cce.puc-rio.br/

       O CCE da PUC - RJ está com as inscrições abertas para o Workshop de Desenvolvimento da
       Criatividade. As incrições vão até 03/07 o curso acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de Julho.

       O objetivo do curso é fazer com que o aluno adquira, mediante a prática, os fundamentos, os
       princípios e as técnicas que orientam e estimulam o desenvolvimento criativo e exercitam
       diversos métodos e sistemáticas de trabalho para o desenvolvimento criativo individual e em
       equipe.

       No andamento do Workshop os participantes adquirem o hábito de exercitar um enfoque
       sistemático na solução de problemas, através de exercícios que estimulam soluções inovadoras.

       Serão apresentados conceitos teóricos, metodologias e técnicas de criatividade seguidas de
       exercícios.

       É uma excelente oportunidade para aprender a desenvolver a criatividade.

       Alan (HOK INOVAÇÃO)

   49. HOK INOVAÇÃO on June 18th, 2008 15:37

       Caro Dr Jairo.

       Neste tópico, a mensagem de “aurelio de carvalho vieira on April 19th, 2008 20:49 pm”, é
       sobre um empresário buscando desenvolver o seu produto. Seria possível me enviar o e-mail de
       contato. Nossa empresa, a HOK INOVAÇÃO desenvolve equipamentos e produtos.

       Grato

       Alan

   50. valdereiz on July 1st, 2008 19:30

       Prezo por desenvolvimento pessoal, creio que criatividade tem seu lugar garantido neste
       quesito! não posso deixar de parabeniza-lo pela sua indescritivel contribuição para o
       desenvolvimento de todos que leiam suas perolas! um grande abraço!

   51. Jairo Siqueira on July 1st, 2008 21:14

       Caro Valdereiz,

       Muito obrigado pelas generosas palavras de apoio e estímulo. Volte sempre. Abraços




http://criatividadeaplicada.com/                                                                 1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                    Page 13 of 22



   52. Adilson on July 3rd, 2008 00:07

       Boa matéria Jairo! Estatística como essa são convites para a reavaliação do nosso modus
       vivendi! Adilson.
       http://www.lobomidia.blogspot.com

   53. vinicius faria on July 14th, 2008 14:27

       Este artigo relata a triste e dramatica sociedade em que estamos vivendo, onde a criatividade e a
       vontade de aprender coisas novas vem declinando em velocidades extrapolantes.Todo esse
       desapego ao lado criativo, se da devido a nossa emergente cultura sedentária, pois “temos tudo
       o que precisamos ao nosso alcance.O mundo esta sendo padronizado eem um sistema
       “automatizado”, ao qual o homem não precisará tanto de seu lado criativo,tudo se faz
       praticamente por si só.

       ass: vinicius faria

   54. Tereza on July 23rd, 2008 16:08

       Olá, Sr. Jairo
       Belo texto.
       Cada vez mais fica evidente que não é necessário apenas QI para permanecermos progredindo.
       Além de termos QE, a criatividade nos mantém jovens e competitivos, alegres e inovadores!
       Seja feliz e tenha bons pensamentos

       Sua nova fã!

       Amei esse blog, já está na lista de favoritíssimo!!

   55. Jairo Siqueira on July 23rd, 2008 22:03

       Olá Tereza,

       Que bom que tenha gostado, volte sempre. Suas palavras fizeram meu dia. Realmente, o
       exercício da criatividade nos mantém jovens, ativos e alegres. A cortesia também! Muito
       obrigado.

   56. Tereza on July 24th, 2008 10:36

       Sr. Jairo

       Bom dia! Adorei ter sua resposta.
       Meu comentário foi baseado unicamente em meu trabalho. Convivo com crianças, sou
       professora de pré-escola. Daí, sou inundada todos os dias pela criatividade e imaginação dos
       pequenos. Não leve isso como uma “trapaça”…rs…foi cientificamente comprovado e
       aprovado.
       E terminei com “tenha bons pensamentos” porque fiz um curso dia 13 de julho em Parelheiros,
       em que a proposta era a Formação Integral do Ser Humano; título pesado mas surtiu efeito! Ter
       bons pensamentos, meu amigo, também atrai boas idéias. E se elas forem criativas,
       “Tcharam!!” meio caminho andado.
       Meu desejo continua o mesmo para ti, tenha bons pensamentos porque estarei visitando esse




http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                     Page 14 of 22



       blog sempre e verificando seu desempenho criativo…rs…
       Ah, o seu “muito obrigado” fez minhas moléculas de água ficarem felizes

       Tereza

   57. Raquel Costa Silva on August 1st, 2008 07:34

       Sr. Jairo, sou representante comercial de uma empresa em São Paulo que representa varios
       laboratórios de medicação para animais diferentes, adorei seu site e vou divulgar para meus
       superiores, gostaria de saber mais sobre o seu trabalho.

   58. Jairo Siqueira on August 2nd, 2008 23:16

       Raquel,

       Obrigado pela divulgação. Quanto ao meu trabalho, sou consultor especializado em
       planejamento estratégico, melhoria da qualidade e produtividade e negociação. Você pode
       conhecer um pouco mais de minha experiência lendo meu curriculo que está na página Perfil
       (http://criatividadeaplicada.com/miniperfil/)

   59. ueila santana on August 7th, 2008 20:30

       Que maravilha, achei o texto certo q contribuirá muito , junto ao “toc na cuca”, meu trabalho
       ficará perfeito! Valeu

   60. Emilio Cesar Carlini on September 1st, 2008 17:58

       ..O BLOQUEIO DA CRIATIVIDADE NASCE NO APREENDIZADO INCORRETO EM
       QUE A SOCIEDADE NOS IMPOE, NOS FORÇAM A SERMOS COMPETITIVOS,
       TENSOS, MANIPULADOS, EGOISTAS, ELES CRIARAM O MEDO, A IMPOSIÇÃO A
       OBRIGAÇÃO, SERES ‘NÃO PENSANTES’, BOM TUDO ISSO É JUSTAMENTE O
       CONTRÁRIO DA ONDE NASCE

       - A BASE DA CRIATIVIDADE, é a liberdade!, é a não-tensão, a observação, o raciocinio
       abstrato(a não-regra), pois é nele que nasce a exploração do ‘infinito’ onde se enxerga o
       inatingível, logo depois surge o raciocinio logico que é o resultado sem esforço, sei que tdo isso
       parece complicado mas tdo que estou querendo mostrar é que a criatividade vem da imaginação
       logica, antes de voce agir por osmose todos os dias, comece a usar a sua percepção de todos os
       sentidos, olhe,observe,sinta o vento batendo em voce, senta se é calor ou frio, observe as
       pessoas, vejam como elas andam, falam, TDO ISSO TEM QUE SER UM ATO DE
       CONTEMPLAÇÃO E NÃO DE JULGAMENTO, observe mas não julgue nda ao seu redor,
       agora pense em algo que te inspira liberdade que liberte de tdo o medo, eu particularmente
       penso na frase “o impossivel acontece o possivel se repete”, repita e reflita e observe ao seu
       redor e pense, oque está faltando aqui?, e veja os resultados que podem aparecer… se prenda
       nos detalhes a sua volta agora que é onde sempre falta algo novo, inovador a ser criado… hj eu
       tenho uma média de 30 ideias que são inovadoras para varios ramos, estou atrás de invertidores,
       nunca pense pequeno, não queira mudar algo, oque vc tem que fazer é pensar em revolucionar e
       não adaptar!

   61. James on September 19th, 2008 10:49

       Olá!




http://criatividadeaplicada.com/                                                                 1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                     Page 15 of 22



       Nutro forte interesse nas informações que esse processo pode revelar. O trabalho, a escola e a
       sociedade castram cérebros geniais sem anestesia, e eu me sinto cada vez maisperto desta
       realidade. Por gentileza, envie informações para o meu e-mail para que possamos reverter e
       melhorar essas capacidades.

       Um forte abraço

   62. Jairo Siqueira on September 19th, 2008 21:19

       James,

       Você pode ser avisado de todos os novos artigos assinando o Feed do blog. Clique no link a
       seguir e faça sua inscrição: http://feeds.feedburner.com/CriatividadeEInovacao

   63. Renato Castelo Jr on October 7th, 2008 01:16

       Parabéns pelo Blog e pela contribuição na difusão de temas ligados a inovação.

       Disseminai vós!

       Abraço

   64. Alan on October 7th, 2008 17:10

       Isso é muito chocante!!! Para muito é até dificil acreditar nessas informações.
       Gostei muito do artigo. Com isso fico com os olhos mais aberto para essa cultura massificadora
       que vivemos!!!

   65. Emanuelle on October 15th, 2008 15:51

       Olá…
       sou acadêmica de Design da Faculdade Federal do Amazonas… e hoje tivemos uma aula sobre
       criatividade…e a professora retirou o conteúdo dos slides daqui do seu blog… achei muito
       bom!
       É ótimo a linguagem, os desafios… adoreiii o site! Parabéns.

   66. diogo jones martins santos on November 14th, 2008 06:33

       eu achei esse site legal falooooooooooooooooooooooooooooo

   67. sulamita paula ribeiro dos santos on November 14th, 2008 06:39

       Em um guarda-roupa o puchador passa o tempo ele arranha. Então pensamos em inventar uma
       capa para não arranhar.

   68. Jennifer Priscila costa da Silva on November 14th, 2008 06:39

       Eu adorei conhecer está página, que ensina as pessoas a ter mais conhecimentos!!!!

   69. Fatima on November 20th, 2008 10:33

       Ola, parabens pela brilhante ideia, sou academica de secretariado executivo meu tema do tcc é a
       “relação do secretario executivo e o empreendedorismo”, ao ler os comentarios em seu site,



http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                  Page 16 of 22



       veja que posso continuar cavando deste possur pois irei encontra algumas pedrinhas do tesouro,
       sabe ja ate sinto me organizando os pensamento na lateral,toda ajuda sera bem vinda para meu
       tcc nem deveria pedir isso a vc mas apredi que quando precisar de algum pessa aquele pessoa
       mais ocupada; pois os desocupados nada fazem.aguardando resposta
       (fatimanascimentoxx@hotmail.com)

   70. Francisco Amado on December 29th, 2008 17:36

       Depois que eu descobri o livro O PODER CRIADOR DA MENTE_Alex F. Osborn

       Eu tento exercitar minha criatividade o tempo inteiro.

       Gostei muito de seu artigo, parabéns.
       Grande abraço e um ótimo 2009 para todos.

   71. Vanessa on February 28th, 2009 08:42

       Criatividade não se aplica somente nas áreas de trabalho de nossa vida… Criatividade é a
       maneira mais simples (em certas ocasiões) de resolver um problema simples da vida… O
       problema é que a criatividade não vem na hora que queremos… e sim na hora que ela quer… e
       não vem muito menos na hora da pressão… é por isso que estou em busca de alguem que esteja
       passando por um surto de criatividade… Preciso de uma idéia que seja criativa, inovadora e
       inteligente na área da eletrônica!!! Quem puder me ajudar pesso q entre em contato comigo
       pelo e-mail: vanessabartoski@gmail.com
       Desde já agradeço a ajuda!!!!

   72. Darciso on March 1st, 2009 14:30

       Gostaria de receber todas as informações sobre Criatividade e Inovação, que surgirem.
       Darciso

   73. GABRIEL CABRAL F. NETO on March 19th, 2009 20:48

       Querido Jairo!

       Estou impressionado com o poder de sua criatividade, e o potêncial de suas técnicas.
       É imensurável os benefícios que você leva as pessôas que acessam o seu blog. Um conteúdo de
       ouro. Parabéns por esta brilhante iniciativa.

   74. Fábio Alonso on May 15th, 2009 01:59

       Parabéns pela iniciativa. Fundamental seu trabalho, ajudou-me bastante. MUITAS
       FERRAMENTAS ENCONTREI NOS TEXTOS.

       Sinceros agradecimentos.

   75. Rosinaldo on May 19th, 2009 16:05

       gostei muito do texto, afinal inovar na vida da gente e uma transformação que tem que inovar
       para vencer os obstaculos. e isso em breve prestarei mais comentarios

   76. Jairo Siqueira on May 19th, 2009 16:31




http://criatividadeaplicada.com/                                                               1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                    Page 17 of 22



       Rosinaldo,

       Você é muito bem vindo. Aguardo seus novos comentários.
       Abraços

       Jairo

   77. Caio Cardoso on May 30th, 2009 12:08

       Jairo achei genial o seu site, ele auxilia muito no processo criativo. Nesse momento estou tendo
       aula de Criatividade e Inovação e seu site auxiliou em entender melhor esse processo. Obrigado
       e continue criando!

   78. Jairo Siqueira on May 30th, 2009 12:54

       Caio,

       São comentários como o seu que me animam a continuar este site. Valeu, muito obrigado.
       Jairo

   79. Clélia on June 1st, 2009 20:36

       Jairo,
       estou fazendo um artigo sobre a criatividade,
       gostei muito do que disse, e tbm serviu para me
       auxiliar, ele completa o que estou lendo no livro “Arte e ciência da criatividade” de George F.
       Kneller. Continue nos possibilitando boas fontes como essa.

       Um abraço.

 Deixe seu comentário

 Nome (requerido)


 Seu email(requerido)


 Website




  Envie seu Comentário




http://criatividadeaplicada.com/                                                                1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                    Page 18 of 22



     •   Artigos Recentes
            ◦   Inovação em tempos difíceis
            ◦   Inovação inteligente: Como liberar a energia criativa de sua empresa
            ◦   Onde e quando você tem suas melhores ideias?
            ◦   Criatividade: Mitos e realidade
            ◦   Inovação: o desafio permanente
            ◦   Há algo pior para a criatividade do que um gerente pessimista?
            ◦   Para sobreviver à crise, use seus ativos e competências com inteligência
            ◦   Perfil das pessoas criativas: os leitores opinam

     •   Artigos mais comentados
          ◦ Exercite sua mente: Retângulos vazios
          ◦ Exercite sua mente: O jogo dos copos
          ◦ O processo criativo
          ◦ Mapa Mental: Organize suas idéias
          ◦ Criatividade e Inteligência
          ◦ Pensamento Lateral: Como se libertar dos bloqueios mentais
          ◦ Como convencer as pessoas e vender suas idéias
          ◦ Faça sua escolha: Voe com as águias ou ande com as galinhas
     • Search for:
                                    Search


     •   Categorias
            ◦ 10 artigos + populares
            ◦ Criatividade
                  ■ Bloqueios mentais
                  ■ Invenção e Inventores
                  ■ Jogos e Exercícios
                  ■ Técnicas e Ferramentas
            ◦ Ecologia
            ◦ Fábulas e Metáforas
            ◦ Inovação
            ◦ Inteligência e Intuição
            ◦ Liderança
            ◦ Motivação
            ◦ Pesquisa
            ◦ Qualidade

     •   Arquivos
         Select Month




http://criatividadeaplicada.com/                                                               1/6/2009
Criatividade e Inovação                             Page 19 of 22



     •   Sites Favoritos
             ◦    A vida como a vida quer
             ◦    Administrando
             ◦    American Creativity Association
             ◦    Artigos
             ◦    Blog do Cabianca
             ◦    BoomBust
             ◦    Creax Creativity Portal
             ◦    D.O.C. De Origem Carioca
             ◦    Educação Financeira
             ◦    Innovation 7×24
             ◦    Inovação e Negócios
             ◦    Manalais
             ◦    Não posso evitar
             ◦    Obvious
             ◦    Papo de Empreendedor
             ◦    Papo de Homem
             ◦    PNL
             ◦    Triz Journal

     •   Contato, Assinatura e Perfil




         Jairo Siqueira

         Rio de Janeiro

         Brasil




http://criatividadeaplicada.com/                        1/6/2009
Criatividade e Inovação            Page 20 of 22



     •   Cursos e palestras




           ◦

     •   Redes Sociais




http://criatividadeaplicada.com/       1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                                Page 21 of 22



     •   Meus Slides




     •   Direitos autorais

                      O conteúdo deste site está protegido sob uma licença Creative Commons.

     •   Estatisticas




http://criatividadeaplicada.com/                                                               1/6/2009
Criatividade e Inovação                                                             Page 22 of 22



     •   Meta
           ◦   Log in
           ◦   Entries RSS
           ◦   Comments RSS
           ◦   WordPress.org
           ◦   I'm using AdRotate

 Copyright © 2007 Criatividade e Inovação • Using Modernpaper theme created by Performancing




http://criatividadeaplicada.com/                                                        1/6/2009

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Palestra Ana Galo Criatividade Comagep 2009
Palestra Ana Galo Criatividade Comagep 2009Palestra Ana Galo Criatividade Comagep 2009
Palestra Ana Galo Criatividade Comagep 2009Brazil
 
Do criador à Criatura: Os passos do Processo Criativo
Do criador à Criatura: Os passos do Processo CriativoDo criador à Criatura: Os passos do Processo Criativo
Do criador à Criatura: Os passos do Processo CriativoHugo Lopes
 
LC 02 Métodos Criativos
LC 02 Métodos CriativosLC 02 Métodos Criativos
LC 02 Métodos CriativosOdair Tuono
 
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 1 de 3
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 1 de 3Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 1 de 3
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 1 de 3Murilo Gun
 
A importância dos Jogos e Dinâmicas na Educação Empresarial
A importância dos Jogos e Dinâmicas na Educação EmpresarialA importância dos Jogos e Dinâmicas na Educação Empresarial
A importância dos Jogos e Dinâmicas na Educação EmpresarialClínica Lares
 
4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar
4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar 4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar
4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar Agendor
 
Processo Criativo - Charles watson
Processo Criativo - Charles watsonProcesso Criativo - Charles watson
Processo Criativo - Charles watsonDaniel Blumenthal
 
Transformando o stress em potencial criativo
Transformando o stress em potencial criativoTransformando o stress em potencial criativo
Transformando o stress em potencial criativoSilvia Andreasi
 
Criação e criatividade na campanha
Criação e criatividade na campanhaCriação e criatividade na campanha
Criação e criatividade na campanhaCiro Gusatti
 
Design thinking weekend+SUA Jornada
Design thinking weekend+SUA JornadaDesign thinking weekend+SUA Jornada
Design thinking weekend+SUA JornadaGabriel Coelho
 
Ideia e transformação - Um caminho para grandes idéias
Ideia e transformação - Um caminho para grandes idéiasIdeia e transformação - Um caminho para grandes idéias
Ideia e transformação - Um caminho para grandes idéiasMauro Silva
 
Dinâmicas
DinâmicasDinâmicas
DinâmicasSilvana
 
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 3 de 3
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 3 de 3Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 3 de 3
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 3 de 3Murilo Gun
 
Dinamicas de grupo
Dinamicas de grupoDinamicas de grupo
Dinamicas de grupoSilvana
 
LC 01 Paradigmas e Bloqueios
LC 01 Paradigmas e BloqueiosLC 01 Paradigmas e Bloqueios
LC 01 Paradigmas e BloqueiosOdair Tuono
 

Mais procurados (20)

Palestra Ana Galo Criatividade Comagep 2009
Palestra Ana Galo Criatividade Comagep 2009Palestra Ana Galo Criatividade Comagep 2009
Palestra Ana Galo Criatividade Comagep 2009
 
Criat3
Criat3Criat3
Criat3
 
Dinamicas de-teatro
Dinamicas de-teatroDinamicas de-teatro
Dinamicas de-teatro
 
Do criador à Criatura: Os passos do Processo Criativo
Do criador à Criatura: Os passos do Processo CriativoDo criador à Criatura: Os passos do Processo Criativo
Do criador à Criatura: Os passos do Processo Criativo
 
Como vencer os sentimentos nega maxwell maltz
Como vencer os sentimentos nega   maxwell maltzComo vencer os sentimentos nega   maxwell maltz
Como vencer os sentimentos nega maxwell maltz
 
Processo Criativo
Processo CriativoProcesso Criativo
Processo Criativo
 
LC 02 Métodos Criativos
LC 02 Métodos CriativosLC 02 Métodos Criativos
LC 02 Métodos Criativos
 
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 1 de 3
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 1 de 3Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 1 de 3
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 1 de 3
 
A importância dos Jogos e Dinâmicas na Educação Empresarial
A importância dos Jogos e Dinâmicas na Educação EmpresarialA importância dos Jogos e Dinâmicas na Educação Empresarial
A importância dos Jogos e Dinâmicas na Educação Empresarial
 
4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar
4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar 4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar
4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar
 
Processo Criativo - Charles watson
Processo Criativo - Charles watsonProcesso Criativo - Charles watson
Processo Criativo - Charles watson
 
7trab criatividade
7trab criatividade7trab criatividade
7trab criatividade
 
Transformando o stress em potencial criativo
Transformando o stress em potencial criativoTransformando o stress em potencial criativo
Transformando o stress em potencial criativo
 
Criação e criatividade na campanha
Criação e criatividade na campanhaCriação e criatividade na campanha
Criação e criatividade na campanha
 
Design thinking weekend+SUA Jornada
Design thinking weekend+SUA JornadaDesign thinking weekend+SUA Jornada
Design thinking weekend+SUA Jornada
 
Ideia e transformação - Um caminho para grandes idéias
Ideia e transformação - Um caminho para grandes idéiasIdeia e transformação - Um caminho para grandes idéias
Ideia e transformação - Um caminho para grandes idéias
 
Dinâmicas
DinâmicasDinâmicas
Dinâmicas
 
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 3 de 3
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 3 de 3Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 3 de 3
Curso "Criatividade para Solução de Problemas" - Dia 3 de 3
 
Dinamicas de grupo
Dinamicas de grupoDinamicas de grupo
Dinamicas de grupo
 
LC 01 Paradigmas e Bloqueios
LC 01 Paradigmas e BloqueiosLC 01 Paradigmas e Bloqueios
LC 01 Paradigmas e Bloqueios
 

Destaque

The impact of innovation on travel and tourism industries (World Travel Marke...
The impact of innovation on travel and tourism industries (World Travel Marke...The impact of innovation on travel and tourism industries (World Travel Marke...
The impact of innovation on travel and tourism industries (World Travel Marke...Brian Solis
 
Open Source Creativity
Open Source CreativityOpen Source Creativity
Open Source CreativitySara Cannon
 
Reuters: Pictures of the Year 2016 (Part 2)
Reuters: Pictures of the Year 2016 (Part 2)Reuters: Pictures of the Year 2016 (Part 2)
Reuters: Pictures of the Year 2016 (Part 2)maditabalnco
 
The Six Highest Performing B2B Blog Post Formats
The Six Highest Performing B2B Blog Post FormatsThe Six Highest Performing B2B Blog Post Formats
The Six Highest Performing B2B Blog Post FormatsBarry Feldman
 
The Outcome Economy
The Outcome EconomyThe Outcome Economy
The Outcome EconomyHelge Tennø
 

Destaque (7)

Sonoa 2011 b
Sonoa 2011 bSonoa 2011 b
Sonoa 2011 b
 
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job? Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
Succession “Losers”: What Happens to Executives Passed Over for the CEO Job?
 
The impact of innovation on travel and tourism industries (World Travel Marke...
The impact of innovation on travel and tourism industries (World Travel Marke...The impact of innovation on travel and tourism industries (World Travel Marke...
The impact of innovation on travel and tourism industries (World Travel Marke...
 
Open Source Creativity
Open Source CreativityOpen Source Creativity
Open Source Creativity
 
Reuters: Pictures of the Year 2016 (Part 2)
Reuters: Pictures of the Year 2016 (Part 2)Reuters: Pictures of the Year 2016 (Part 2)
Reuters: Pictures of the Year 2016 (Part 2)
 
The Six Highest Performing B2B Blog Post Formats
The Six Highest Performing B2B Blog Post FormatsThe Six Highest Performing B2B Blog Post Formats
The Six Highest Performing B2B Blog Post Formats
 
The Outcome Economy
The Outcome EconomyThe Outcome Economy
The Outcome Economy
 

Semelhante a Criat0

Semelhante a Criat0 (20)

Aula 17 criatividade
Aula 17   criatividadeAula 17   criatividade
Aula 17 criatividade
 
Pensamento e Criatividade.pdf
Pensamento e Criatividade.pdfPensamento e Criatividade.pdf
Pensamento e Criatividade.pdf
 
O Processo Criativo.
O Processo Criativo.O Processo Criativo.
O Processo Criativo.
 
O poder da criatividade
O poder da criatividade O poder da criatividade
O poder da criatividade
 
Criatividade
CriatividadeCriatividade
Criatividade
 
Aula II - CP
Aula II - CPAula II - CP
Aula II - CP
 
Criatividade como diferencial profissional.ppt
Criatividade como diferencial profissional.pptCriatividade como diferencial profissional.ppt
Criatividade como diferencial profissional.ppt
 
Hello ideas
Hello ideasHello ideas
Hello ideas
 
Apresentação Henrique Szklo
Apresentação Henrique SzkloApresentação Henrique Szklo
Apresentação Henrique Szklo
 
Ken robinson
Ken robinsonKen robinson
Ken robinson
 
Ken robinson
Ken robinsonKen robinson
Ken robinson
 
Criatividade
CriatividadeCriatividade
Criatividade
 
Hello ideas @ WordCamp
Hello ideas @ WordCampHello ideas @ WordCamp
Hello ideas @ WordCamp
 
Guia mentalidade-inovadora-v0 compressed
Guia mentalidade-inovadora-v0 compressedGuia mentalidade-inovadora-v0 compressed
Guia mentalidade-inovadora-v0 compressed
 
Criat4
Criat4Criat4
Criat4
 
Imaginação Criativa.pptx
Imaginação Criativa.pptxImaginação Criativa.pptx
Imaginação Criativa.pptx
 
Revista Turbine sua Criatividade - Editora Alto Astral - Prof. João Rilton -...
Revista Turbine sua Criatividade - Editora Alto Astral -  Prof. João Rilton -...Revista Turbine sua Criatividade - Editora Alto Astral -  Prof. João Rilton -...
Revista Turbine sua Criatividade - Editora Alto Astral - Prof. João Rilton -...
 
Criatividade
Criatividade Criatividade
Criatividade
 
Rio+ - Dicas para mirabolantes
Rio+ - Dicas para mirabolantesRio+ - Dicas para mirabolantes
Rio+ - Dicas para mirabolantes
 
Ebook para alem da clinica autor renato dias martino no pw
Ebook para alem da clinica autor renato dias martino no pwEbook para alem da clinica autor renato dias martino no pw
Ebook para alem da clinica autor renato dias martino no pw
 

Mais de renatotf

English Frashly Juiced - promotion 1
English Frashly Juiced - promotion 1English Frashly Juiced - promotion 1
English Frashly Juiced - promotion 1renatotf
 
Taormina Sicilia
Taormina SiciliaTaormina Sicilia
Taormina Siciliarenatotf
 
Texto43-Pipn-P7
Texto43-Pipn-P7Texto43-Pipn-P7
Texto43-Pipn-P7renatotf
 
Texto37b P7
Texto37b P7Texto37b P7
Texto37b P7renatotf
 
Texto37 P7
Texto37 P7Texto37 P7
Texto37 P7renatotf
 
Texto37a P7
Texto37a P7Texto37a P7
Texto37a P7renatotf
 
Texto37c P7
Texto37c P7Texto37c P7
Texto37c P7renatotf
 
Texto4a P7
Texto4a P7Texto4a P7
Texto4a P7renatotf
 
Texto31 P7
Texto31  P7Texto31  P7
Texto31 P7renatotf
 
Texto41-Pipn-P7
Texto41-Pipn-P7Texto41-Pipn-P7
Texto41-Pipn-P7renatotf
 
Texto42-Pipn-P7
Texto42-Pipn-P7Texto42-Pipn-P7
Texto42-Pipn-P7renatotf
 
Texto39-Pipn-P7
Texto39-Pipn-P7Texto39-Pipn-P7
Texto39-Pipn-P7renatotf
 
Texto38 P7
Texto38 P7Texto38 P7
Texto38 P7renatotf
 
Texto24 P7
Texto24 P7Texto24 P7
Texto24 P7renatotf
 
Texto20 P7
Texto20 P7Texto20 P7
Texto20 P7renatotf
 
Texto35 P7
Texto35 P7Texto35 P7
Texto35 P7renatotf
 
Texto33 P7
Texto33 P7Texto33 P7
Texto33 P7renatotf
 

Mais de renatotf (20)

Grup4a 1
Grup4a 1Grup4a 1
Grup4a 1
 
English Frashly Juiced - promotion 1
English Frashly Juiced - promotion 1English Frashly Juiced - promotion 1
English Frashly Juiced - promotion 1
 
Home1
Home1Home1
Home1
 
Taormina Sicilia
Taormina SiciliaTaormina Sicilia
Taormina Sicilia
 
Texto4 P7
Texto4 P7Texto4 P7
Texto4 P7
 
Texto43-Pipn-P7
Texto43-Pipn-P7Texto43-Pipn-P7
Texto43-Pipn-P7
 
Texto37b P7
Texto37b P7Texto37b P7
Texto37b P7
 
Texto37 P7
Texto37 P7Texto37 P7
Texto37 P7
 
Texto37a P7
Texto37a P7Texto37a P7
Texto37a P7
 
Texto37c P7
Texto37c P7Texto37c P7
Texto37c P7
 
Texto4a P7
Texto4a P7Texto4a P7
Texto4a P7
 
Texto31 P7
Texto31  P7Texto31  P7
Texto31 P7
 
Texto41-Pipn-P7
Texto41-Pipn-P7Texto41-Pipn-P7
Texto41-Pipn-P7
 
Texto42-Pipn-P7
Texto42-Pipn-P7Texto42-Pipn-P7
Texto42-Pipn-P7
 
Texto39-Pipn-P7
Texto39-Pipn-P7Texto39-Pipn-P7
Texto39-Pipn-P7
 
Texto38 P7
Texto38 P7Texto38 P7
Texto38 P7
 
Texto24 P7
Texto24 P7Texto24 P7
Texto24 P7
 
Texto20 P7
Texto20 P7Texto20 P7
Texto20 P7
 
Texto35 P7
Texto35 P7Texto35 P7
Texto35 P7
 
Texto33 P7
Texto33 P7Texto33 P7
Texto33 P7
 

Criat0

  • 1. Criatividade e Inovação Page 1 of 22 Criatividade e Inovação Intercâmbio de estratégias e experiências sobre liderança e criatividade • Primeira página • Índice de artigos • Treinamentos • Perfil Primeira página Desde o momento em que ensaiamos nossos primeiros passos, tem início um sutil e inconsciente movimento de inibição de nossa criatividade natural. Primeiro em casa, depois na escola e no trabalho, somos instados a andar em terreno já conhecido, seguir a tradição e não “fazer marolas”. Este processo tem seu lado positivo, pois a vida em sociedade requer a observação de certas regras e costumes. No entanto, traz um efeito secundário pernicioso: o lento, mas inexorável, bloqueio de nossa curiosidade, imaginação e engenhosidade. O DECLÍNIO DA CRIATIVIDADE No livro “Ponto de Ruptura e Transformação”, George Land relata os resultados de testes realizados com um grupo de 1.600 jovens nos EUA. O estudo se baseou nos testes usados pela NASA para seleção de cientistas e engenheiros inovadores. No primeiro teste as crianças tinham entre 3 e 5 anos e 98% apresentaram alta criatividade; o mesmo grupo foi testado aos 10 anos e este percentual caiu para 30%; aos 15 anos, somente 12% mantiveram um alto índice de criatividade. Teste similar foi aplicado a mais de 200.000 adultos e somente 2% se mostraram altamente criativos.. George Land e sua colega Beth Jarman concluíram que aprendemos a ser não-criativos. O declínio da criatividade não é devido à idade, mas aos bloqueios mentais criados ao longo de nossa vida. A família, a escola e as empresas têm tido sucesso em inibir o pensamento criativo. Esta é a má notícia. A boa notícia é que as pesquisas e a prática mostram que este processo pode ser revertido; podemos recuperar boa parte de nossas habilidades criativas. Melhor ainda, nós podemos impedir este processo de robotização. http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 2. Criatividade e Inovação Page 2 of 22 O desenvolvimento da criatividade requer que abandonemos nossa zona de conforto e nos libertemos dos bloqueios que impedem o pleno uso de nossa capacidade mental. Nas palavras do poeta Guillaume Apollinaire, temos de perder o medo de voar: Cheguem até a borda, ele disse. Eles responderam: Temos medo. Cheguem até a borda, ele repetiu. Eles chegaram. Ele os empurrou… e eles voaram. Convido-o a seguir comigo neste vôo e explorar as respostas a algumas questões importantes: Qual o significado de criatividade? O que sabemos sobre a criatividade humana? E como podemos usar este conhecimento para desenvolver nossa criatividade? Num primeiro momento, nós abordaremos o significado dos conceitos criatividade, inovação e inteligência. Em seguida, analisaremos os diversos tipos de bloqueios mentais e como superá-los. Num terceiro momento, exploraremos diversas técnicas de criatividade e como você pode usá-las para o seu desenvolvimento profissional e para a solução criativa de problemas. Acredito que todos nós, cada um a seu modo, somos capazes de realizações criativas em alguma área de atividade. Para isso, é necessário contar com as condições certas e com o acesso aos conhecimentos e habilidades apropriadas. Há um processo que gera criatividade – e você pode aprendê-lo. Twyla Tharp, dançarina e coreógrafa. • • • • • • • • • • • Comentários 79 Respostas para “Primeira página” 1. FRANCISCO C S DE JESUS on March 11th, 2007 12:54 http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 3. Criatividade e Inovação Page 3 of 22 òtimo o texto Vejam como são as coisas, acabo de reler “FERNÃO CAPELO GAIVOTA” Ja não me lembro quantas foram as vezes que o reli, Faço isto periódicamente, sem espaço definido. ele tem muito a ver com o presente texto. Solicito que dentro do possível me enviem a seguencia deste principalmente as que tratam da criatividade inovação e inteligência. Muito grato pela leitura. Francisco Carlos S de Jesus 2. Glaudistoni Felix on April 9th, 2007 13:24 Sr Jairo Siqueira, boa tarde.. Obrigado por ter nos graciado pelas sábias e intrigantes informações….teremos que mudar este quadro…eu sei e tenho pela convicção que não posso mudar o mundo.. mas posso mudar a mim mesmo… Att, Glaudistoni Felix 3. GUI on April 21st, 2007 17:01 Tio! It’s me! Primeiro os meus parabens pela mais do que brilhante iniciativa! Criatividade, para mim, de certa forma, é como quase tudo na vida:só se aprende criatividade, criando! E nada mais criativo do que criar um espaço sobre criatividade…redundancia em cima de redundancia?! Talvez(perhaps, but not necessarily) Estou aí para fomentar, aprender e criar, quem sabe também, ajudar, na construção desse canal. Para mim, criativade e conhecimento é mais do que a soma de todas as contribuições: È sua multiplicação. Boa sorte. E que seja só o começo (”aquecimento”). Ouvirá de mim muito em breve. Até logo! Fui! 4. Jairo Siqueira on April 21st, 2007 20:00 Gui, Conto com você. O objetivo deste blog é isto mesmo: promover o intercâmbio sobre a criatividade e mostrar como pode ser desenvolvida. 5. Vinícius on April 30th, 2007 20:36 Adorei o texto, principalmente pela perspicácia e articulação das palavras! Achei esta citação 1000: Cheguem até a borda, ele disse. Eles responderam: Temos medo. Cheguem até a borda, ele repetiu. http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 4. Criatividade e Inovação Page 4 of 22 Eles chegaram. Ele os empurrou… e eles voaram. Parabéns pelo Blog! 6. Gisela Kassoy on May 8th, 2007 18:17 Parabéns pelo Blog. Bons artigos, temas intrigantes…Quero acrescentar um outro estudo ao da NASA, que é o da Creative Edication Foundation : pesquisando índices de criatividade em pessoas de diferentes faixas etárias, eles observaram que a criatividade volta a crescer a partir dos 60 anos ! As hipóteses que procuram explicar esses resutados são: 1. com a idade, as pessoas deixam de se preocupar tanto com a opinião dos outros 2. as 60, as pessoas ainda têm muito pique, mas estão aposentadas… e mais livres para usar sua criatividade ! Interessante não é ? O resultado confirma as conclusões de Geoge Land, mas é lamentável para as empresas. Em tempo: é preciso saber com clareza qual a definição de criatividade desses 2 estudos e como ela foi avaliada. Abraços, Gisela Kassoy 7. Jairo Siqueira on May 12th, 2007 10:12 Gisela, Obrigado pelo seu incentivo. Quanto a questão da criatividade acima dos 60 anos, posso dar meu testemunho. Embora continue trabalhando como sempre trabalhei e não disponha de muito tempo livre, sinto que minha mente está bastante ativa e livre de várias restrições, como opiniões de outros, preocupações com acúmulo de bens, luta por poder no trabalho, etc. O resultado é que finalmente consegui tranqüilidade para escrever sobre criatividade, um sonho há mais de 10 anos. Jairo 8. Éric Alexander on May 17th, 2007 09:57 Encontrei hoje o seu blog e fico muito feliz de ter encontrado o que para mim considero um tesouro. Realmente não estou exagerando em falar isto pois, em meu trabalho utilizo exclusivamente a criatividade para gerar resultados e muitas vezes encontro dificuldades de uma mente fatigada com o dia-a-dia. Conhecia algumas técnicas mas estou vendo muitas coisas novas no seu site e com certeza elas irão me ajudar muito. Trabalho em uma agência de publicidade no departamento de criação e sou exigido muito neste sentido para produzir conteúdo criativo, com qualidade e em tempo muito curto. Agradeço muito pelo seu conteúdo. E gostaria de saber se posso enviar materiais para o senhor, quando eu tiver algum material digno para seu blog. 9. Jairo Siqueira on May 17th, 2007 22:26 http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 5. Criatividade e Inovação Page 5 of 22 Éric, Aguardo seu material. Seu comentário ressalta exatamente os propósitos deste blog: disseminar as técnicas de criatividade e apoiar as pessoas no desenvolvimento de suas habilidades criativas. 10. Annatália Gomes on May 19th, 2007 10:11 Querido Jairo, Quero agradecê-lo de coração esta idéia maravilhosa de criar este blog que no estimula a desafiar nossa inventividade e desbloquear o pensamento. Um carinhoso abraço Annatália Gomes 11. Augusto on June 17th, 2007 22:43 Sr.Jairo O texto é real e sentido a cada dia que vivo dentro da empresa que desenvolvo. Criar, inovar tem sido uma busca constante na Mocoplast, tenho ministrado muitos treinamentos neste sentido. Temos uma equipe formada que se reúne toda semana para criar e encubar ideias novas, às vezes até caminham juntos pela cidade para facilitar os disparos neuronais fixando mapas novos nos cérebros. Parabéns pela iniciativa. DEUS abençoe a todos. Augusto.mps 12. Oscar Luiz on June 24th, 2007 22:42 Obrigado pela visita. Visitou meu blog mais sóbrio, que embora tenha um conteúdo um pouco mais apurado, deixa um pouco a desejar no quesito criatividade. Tenho outro, com conteúdo menos profundo, mas é onde exercito e experimento um pouco mais de criatividade. Acho que criatividade é o diferencial do século XXI. Em um mundo competitivo e pouco especializado, a criatividade é quem faz a diferença. Um grande abraço. Com mais calma, volto pra conhecer os seus arquivos. Tenha um bela e produtiva semana, que ora começa. 13. Jairo Siqueira on June 25th, 2007 21:35 Caro Oscar, Aguardo sua volta e seus comentários. “e tem, ainda bem, os que deixam http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 6. Criatividade e Inovação Page 6 of 22 a vaga impressão de ter ficado” 14. Kaká on June 28th, 2007 01:38 Adorei o texto! Completíssimo e é o que pelo menos eu percebo muitas vezes: a curiosidade fica sufocada pelas responsabilidades! Muito bom! 15. Cícero Moraes on July 10th, 2007 11:19 Olá Jairo! Tenho lido com muita satisfação os teus artigos, eu diria que tens a prudência de um Baltasar Gracián. Interessante, tenho pensando sobre esse assunto de criatividade e idade, mas nunca havia ligado o nome a pessoa, parabéns pela explanação, foi-me muito útil. Também escrevo artigos, os meus são sobre dificuldade de aprendizagem em relação a um software 3d que utilizo, inclusive, um artigo teu tem uma parte muito parecida com um que escrevi, impressionante! Feito o enaltecimento, deixo aqui meu muito obrigado. Sou grato pela informação e entretenimento que teus textos me regalam. Grande abraço e os melhores votos de serenidade para os teus dias. 16. Jairo Siqueira on July 11th, 2007 21:30 Cícero, Fiquei intrigado com sua referência a Baltasar Gracián. Vou procurar seus livros e depois voltamos ao assunto. Um grande abraço. Volte sempre. 17. Roze Rodrigues on July 22nd, 2007 09:35 Olá Jairo…. como Educadora concordo que a Escola inibi, muitas vezes, a criatividade, embora alguns projetos em escolas públicas parece começar a mudar esse cenário. Porém a criatividade em jovens surge dissociada da responsabilidade e organização, características pouco comuns entre jovens e adolescentes, então ocorre o famoso “oba oba” e a falta de continuidade de ações criativas. Porém, certamente encontraremos novos caminhos. Um abraço Roze 18. silas on August 7th, 2007 20:18 Eu achei muito imteresante porque asim eu me emteresso mais 19. silas on August 7th, 2007 20:24 http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 7. Criatividade e Inovação Page 7 of 22 nos achamos muito imteresante porque o comentario estava muito bom e foi legal 20. Drª Sara José Chamat on August 12th, 2007 13:02 Adorei Já olhei tosos os seus trabalhos e tenho gostado muito. Preciso de umas metáforas, via e-mail, se uder enviar, dico agradecida. Não esqueça de colocar a citação Bibliográfica. Muchas Gracias. Au revoir. So long. 21. Drª Sara José Chamat on August 12th, 2007 13:06 Mom Cherry se puder enviar sobre criatividade será bem vindo. Trabalho também com livros de Psicologia Educacional e Psicopedagogia. Porém, não envie mataerial sem referência. Thank you. Drª Sara 22. Jairo Siqueira on August 13th, 2007 21:09 Sara, Espero que volte sempre, pois tenho ainda muitos artigos no forno e que poderão atender seus interesses sobre o tema criatividade. 23. Rafael Reinehr on August 22nd, 2007 00:11 Bela proposta Jairo. Tempo é necessário para navegar por aqui e melhor conhecer tudo que tens a oferecer. Voltarei quando Chronos me der uma trégua… 24. Selda on August 22nd, 2007 15:18 Gostei do que li. Apelo, no entanto, para uma tendência comodista e meio derrotista que pode muitas vezes passar pela cabeça de quem tem nas mãos a responsabilidade de educar para o futuro, aquele que nos acolherá quando formos mais velhos. Como professora sublinho que a criatividade é vital no nosso trabalho e se a queremos transmitir devemos ser criativos tambem. Se não amamos, como queremos ser amados? Se não nos apaixonarmos pelo que fazemos, como ensinar a paixão? A criatividade é possivel nas escolas e na vida. O que é necessário é que cada um de nós acredite nisso e não fique à espera que alguèm a faça surgir. E os nossos alunos serão criativos se nós assim quisermos e se assim acreditarmos. E para alem do mais creio que a criatividade nasce assim todos os dias, quando acordamos e dizemos que há uma flor por aí nesse mar de coisas menos belas que às vezes sucedem. Inventar, eis a questão! Muito. Sempre. E ler, procurar ler. Tudo e muito e não ficar pelas citações e pelas metáforas. Por isso gostei do que li senhor Jairo. Sabe a experiência e a conhecimento, não cheira a lamechice à pressa. Referência muito útil: Anna Craft e jeffrey, Creativity in Education 25. Jairo Siqueira on August 22nd, 2007 21:42 http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 8. Criatividade e Inovação Page 8 of 22 Cara Selda, Como é bom encontrar alguém que compartilha das mesmas idéias e tem os mesmos sonhos, e tenho encontrado muitas pessoas assim desde que comecei este blog. Obrigado pela sugestão de livro. Volte sempre, um grande abraço Jairo 26. GUI on September 3rd, 2007 12:14 Tio, I’m back. Estou com uma novidade que, se voce não conhece, creio que pode achar pelo menos curiosa: comprei um livro (que começarei a ler em breve), e que fala da criatividade com um enfoque mais científico, como não dizer, psicológico. Título, “psicologia da criatividade”. Autor:Todd lubart. A editora me é bastante familiar:Artmed. Ela escreve muitos livros na área educacional e pedagógica, de modo que, se assim posso dizer, o livro foge um pouco,d igamos, do “delirio” que muitas vezes ronda livros desse gênero, no circuito da administração, e fala mais “friamente” e cientificamente, do que de fato, ocorre, porque ocorre e quando ocorrem os processos e etapas da criatividade e sua(s) natureza(s). Não li ainda, mas folhiei… Se estiver curioso ou interessado, pode ligar/escrever…Até bem breve, bye, bye. 27. Jairo Siqueira on September 3rd, 2007 22:16 Gui, Fiquei curioso sobre o livro. Me empresta depois de ler? 28. Suzana on October 5th, 2007 01:29 Salve, Jairo! Parabéns pelo seu trabalhoe pelos artigos. Estou cursando o 9º período de Psicologia/Saúde na Educação e, ao visitar o seu site, identifiquei boa parte da teoria estudada na disciplina “Criatividade e Práticas Aducativas”. Porém, os contextos aqui são tratados de forma clara e precisa a partir da sua contextualização, a qual é expressa por uma linguagem de fácil compreensão e interpretação que, além de ser original, (logo) criativa, não perde o seu caráter científico. Portanto, acredito que ” se fazer compreendido por uma comunicação simples, elegante e exata é mais uma característica de pessoa criativa”. Desejo-lhe muita luz e sucesso! Abraços. Suzana Fina 29. Jairo Siqueira on October 6th, 2007 09:38 Suzana, Este é o melhor feedback que eu poderia receber. Quando me propuz a criar este blog, a minha grande dúvida foi se seria capaz de comunicar um tema tão complexo de uma forma simples, mas sem perder seu caracter científico. Pela reação de vários leitores, até agora tenho conseguido. Muito obrigado e um grande abraço. http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 9. Criatividade e Inovação Page 9 of 22 Jairo 30. Drª Sara José Chamat on October 17th, 2007 19:44 Muito elogiado, também com esse potencial, não é brincadeira não. Além de inteligente é criativo. Meus sinceros parabens! Drª Leila Sara 31. Reinaldo Calixto on November 1st, 2007 10:11 Parabéns pelo seu trabalho. Ser criativo é isso ai, continue asim. 32. Enari on November 19th, 2007 20:34 Este site é muito interessante, o Paulo fez uma pergunta que eu iria fazer, então posso usar o artigo à vontade, desde que eu divulgue o endereço http://criatividadeaplicada.com. Muito bom, não devemos deixar de alcançar nossos objetivos, sonhos, idéias. Enari 33. Norivaldo Carneiro on November 20th, 2007 13:41 Prezado Jairo, foi com muita satisfação que descobri e explorei o conteúdo do seu site. Sou professor de Marketing e venho buscando referências sobre criatividade que possam ser aplicadas às minhas aulas e palestras. Peço permissão para usar seus apontamentos e descobertas, bem como para divulgar o seu site. Você costuma dar palestras ? Alguma marcada ? Parabéns. Abcs Norivaldo Carneiro 34. Jairo Siqueira on November 20th, 2007 21:47 Norivaldo, Pode usar meus artigos; só peço que faça a referência a fonte e divulgue o site entre seus contatos. Faço palestras sob demanda. Não costumo fazer palestras abertas. Abraços. 35. Boris Raichel on December 9th, 2007 12:11 Jairo Siqueira! Qual é, e como realizar, o caminho mais curto para desenvolver Soluções Criativas de Problemas para uma pessoa como eu, na faixa próxima dos 70 anos, devidamente comprovadas? A técnica do Creative Problem Solving é uma delas? Aonde consegui-la, se for o caso? Abraços Boris http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 10. Criatividade e Inovação Page 10 of 22 36. Jairo Siqueira on December 9th, 2007 21:53 Caro Boris, A técnica do Creative Problem Solving é uma excelente opção. Há uma publicação sobre a técnica cujo título é Creative Problem Solving - An Introduction, de Donald J. Treffinger, Scott G. Isaksen e K. Brian Dorval. Pode ser comprado pela Amazon.com. Abraços, Jairo 37. Bruno Silva on December 11th, 2007 21:09 Olá! Bom blog!! Parabéns! Também escrevo sobre alguns destes temas. Visite o Inovação & Marketing… http://www.inovacaomarketing.com Abraço 38. Anna on December 15th, 2007 18:57 Oi Jairo: Gostei do blog e do post. Muito bom. Até mais. 39. Pedro Seixas on December 19th, 2007 02:13 Ola Jairo primeiramente parabens pelo blog e tambem por esse post que fala de um problema que é muito importante principalmente no meu caso que trabalho com a criatividade. gostaria de ser avisado de novos posts sobre o assunto etc… obrigado 40. Selma on January 10th, 2008 10:36 Jairo parabéns pelo assunto e forma abordada. Vejo a criatividade como um dom, alguns com uma facilidade incomparável. Com um simples circulo é capaz de criar inúmeras outros desenhos, dando cor, acrescentando traços, capaz de um simples circulo criar um cata-vento que ao bater os olhos você até pode jurar que se mexeu. Outros nem tanto, circulo é um circulo. São pessoas mais racionais. Mas podemos deixar a imaginação voar, criar situações novas em casos de desafios, criarem abordagens novas em casos de educação. Ser criativo com inteligência. Isso pode ser resgatado ou incentivado. Desenvolver o talento inspirador com visão e perspectiva radiantes e iridescentes. Romper os bloqueios e deixar que a alma se encha de luz para expressar todo o significado interior. Assim como o corpo precisa de ar a alma precisa de inspiração. http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 11. Criatividade e Inovação Page 11 of 22 Resgatar a vitalidade anímica e não deixar os atos mecânicos sufocar a criatividade. Restabelecendo a paixão pela vida abrangendo todas as áreas profissionais. Grande abraço amigo. 41. Iraci Espinheira D'aguiar on February 3rd, 2008 20:06 Jairo,PARABÉNS!!!!!! Estava pesquisando sobre criatividade e te encontrei. Estou concluindo o curso de Pedagogia e o tema da minha monografia é ”A IMPORTÂNCIA DA CRIATIVIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS”. Não preciso nem te dizer, mas já dizendo, que encontrei informações úteis nos teus escritos. Quero te parabenizar pelo excelente e ”criativo” tema e pela facilidade de se navegar pelo site (links). Concordo com Paulo Freire quando ele diz que ninguém ensina ninguém, ninguém aprende sozinho, nós aprendemos uns com os outros. Aprendi muito com você. Realmente, hoje mais do que nunca, a criatividade faz toda a diferença, principalmente para os excluídos. ABRAÇÃO!!!!!! 42. marcilio henrique on March 6th, 2008 15:18 olá! jairo. estou muito contente em conhecer seu blog. parabéns! 43. Eliane Jesus on March 9th, 2008 16:52 Interessante o conteúdo do seu site.Podemos realmente mudar a nossa forma de viver e passar a ver a vida por vários ângulos apartir da criatividade.Continue fazendo isso.Abraços 44. Marília on March 12th, 2008 00:23 Nossa! Que site bacana! Parabéns! 45. Jairo on April 9th, 2008 17:53 valeu xara adorei isso espero continuar tendo mais atualizacoes o tema e muito interesante nada melhor q usar ou melhor agora recuperar la creatividade perdida valeu 46. aurelio de carvalho vieira on April 19th, 2008 20:49 prezados srs.temho uma inovação para as bicicletas ou seja uma invenção de uma nova bicicleta a do futuro que andaria sozinha gostaria de entrar em contato com um inventor que me ajudaria a desenvolver o projeto e fabricar ficaria muito agradecido desde ja estou no ramo de bicicletas desde 1971 possuo uma microempresa de vendas e reposição de peças para bicicletas desculte se não entrei na página devida porem pesquisei no google novas invenções e inovações de bicicletas e entrou esta página obrigado aguardo resposta 47. Jairo Siqueira on April 19th, 2008 21:03 Caro Aurelio, http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 12. Criatividade e Inovação Page 12 of 22 Este site tem o somente propósito de disseminar as técnicas de criatividade. Não tenho os meios para ajudá-lo com sua invenção. Abraços 48. HOK INOVAÇÃO on June 18th, 2008 15:29 Caro Dr Jairo Siqueira, Peço um espaço para falar sobre o curso Workshop de Desenvolvimento da Criatividade que acontecerá na PUC - RJ, na unidade da Gávea. http://www.cce.puc-rio.br/ O CCE da PUC - RJ está com as inscrições abertas para o Workshop de Desenvolvimento da Criatividade. As incrições vão até 03/07 o curso acontecerá nos dias 10, 11 e 12 de Julho. O objetivo do curso é fazer com que o aluno adquira, mediante a prática, os fundamentos, os princípios e as técnicas que orientam e estimulam o desenvolvimento criativo e exercitam diversos métodos e sistemáticas de trabalho para o desenvolvimento criativo individual e em equipe. No andamento do Workshop os participantes adquirem o hábito de exercitar um enfoque sistemático na solução de problemas, através de exercícios que estimulam soluções inovadoras. Serão apresentados conceitos teóricos, metodologias e técnicas de criatividade seguidas de exercícios. É uma excelente oportunidade para aprender a desenvolver a criatividade. Alan (HOK INOVAÇÃO) 49. HOK INOVAÇÃO on June 18th, 2008 15:37 Caro Dr Jairo. Neste tópico, a mensagem de “aurelio de carvalho vieira on April 19th, 2008 20:49 pm”, é sobre um empresário buscando desenvolver o seu produto. Seria possível me enviar o e-mail de contato. Nossa empresa, a HOK INOVAÇÃO desenvolve equipamentos e produtos. Grato Alan 50. valdereiz on July 1st, 2008 19:30 Prezo por desenvolvimento pessoal, creio que criatividade tem seu lugar garantido neste quesito! não posso deixar de parabeniza-lo pela sua indescritivel contribuição para o desenvolvimento de todos que leiam suas perolas! um grande abraço! 51. Jairo Siqueira on July 1st, 2008 21:14 Caro Valdereiz, Muito obrigado pelas generosas palavras de apoio e estímulo. Volte sempre. Abraços http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 13. Criatividade e Inovação Page 13 of 22 52. Adilson on July 3rd, 2008 00:07 Boa matéria Jairo! Estatística como essa são convites para a reavaliação do nosso modus vivendi! Adilson. http://www.lobomidia.blogspot.com 53. vinicius faria on July 14th, 2008 14:27 Este artigo relata a triste e dramatica sociedade em que estamos vivendo, onde a criatividade e a vontade de aprender coisas novas vem declinando em velocidades extrapolantes.Todo esse desapego ao lado criativo, se da devido a nossa emergente cultura sedentária, pois “temos tudo o que precisamos ao nosso alcance.O mundo esta sendo padronizado eem um sistema “automatizado”, ao qual o homem não precisará tanto de seu lado criativo,tudo se faz praticamente por si só. ass: vinicius faria 54. Tereza on July 23rd, 2008 16:08 Olá, Sr. Jairo Belo texto. Cada vez mais fica evidente que não é necessário apenas QI para permanecermos progredindo. Além de termos QE, a criatividade nos mantém jovens e competitivos, alegres e inovadores! Seja feliz e tenha bons pensamentos Sua nova fã! Amei esse blog, já está na lista de favoritíssimo!! 55. Jairo Siqueira on July 23rd, 2008 22:03 Olá Tereza, Que bom que tenha gostado, volte sempre. Suas palavras fizeram meu dia. Realmente, o exercício da criatividade nos mantém jovens, ativos e alegres. A cortesia também! Muito obrigado. 56. Tereza on July 24th, 2008 10:36 Sr. Jairo Bom dia! Adorei ter sua resposta. Meu comentário foi baseado unicamente em meu trabalho. Convivo com crianças, sou professora de pré-escola. Daí, sou inundada todos os dias pela criatividade e imaginação dos pequenos. Não leve isso como uma “trapaça”…rs…foi cientificamente comprovado e aprovado. E terminei com “tenha bons pensamentos” porque fiz um curso dia 13 de julho em Parelheiros, em que a proposta era a Formação Integral do Ser Humano; título pesado mas surtiu efeito! Ter bons pensamentos, meu amigo, também atrai boas idéias. E se elas forem criativas, “Tcharam!!” meio caminho andado. Meu desejo continua o mesmo para ti, tenha bons pensamentos porque estarei visitando esse http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 14. Criatividade e Inovação Page 14 of 22 blog sempre e verificando seu desempenho criativo…rs… Ah, o seu “muito obrigado” fez minhas moléculas de água ficarem felizes Tereza 57. Raquel Costa Silva on August 1st, 2008 07:34 Sr. Jairo, sou representante comercial de uma empresa em São Paulo que representa varios laboratórios de medicação para animais diferentes, adorei seu site e vou divulgar para meus superiores, gostaria de saber mais sobre o seu trabalho. 58. Jairo Siqueira on August 2nd, 2008 23:16 Raquel, Obrigado pela divulgação. Quanto ao meu trabalho, sou consultor especializado em planejamento estratégico, melhoria da qualidade e produtividade e negociação. Você pode conhecer um pouco mais de minha experiência lendo meu curriculo que está na página Perfil (http://criatividadeaplicada.com/miniperfil/) 59. ueila santana on August 7th, 2008 20:30 Que maravilha, achei o texto certo q contribuirá muito , junto ao “toc na cuca”, meu trabalho ficará perfeito! Valeu 60. Emilio Cesar Carlini on September 1st, 2008 17:58 ..O BLOQUEIO DA CRIATIVIDADE NASCE NO APREENDIZADO INCORRETO EM QUE A SOCIEDADE NOS IMPOE, NOS FORÇAM A SERMOS COMPETITIVOS, TENSOS, MANIPULADOS, EGOISTAS, ELES CRIARAM O MEDO, A IMPOSIÇÃO A OBRIGAÇÃO, SERES ‘NÃO PENSANTES’, BOM TUDO ISSO É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO DA ONDE NASCE - A BASE DA CRIATIVIDADE, é a liberdade!, é a não-tensão, a observação, o raciocinio abstrato(a não-regra), pois é nele que nasce a exploração do ‘infinito’ onde se enxerga o inatingível, logo depois surge o raciocinio logico que é o resultado sem esforço, sei que tdo isso parece complicado mas tdo que estou querendo mostrar é que a criatividade vem da imaginação logica, antes de voce agir por osmose todos os dias, comece a usar a sua percepção de todos os sentidos, olhe,observe,sinta o vento batendo em voce, senta se é calor ou frio, observe as pessoas, vejam como elas andam, falam, TDO ISSO TEM QUE SER UM ATO DE CONTEMPLAÇÃO E NÃO DE JULGAMENTO, observe mas não julgue nda ao seu redor, agora pense em algo que te inspira liberdade que liberte de tdo o medo, eu particularmente penso na frase “o impossivel acontece o possivel se repete”, repita e reflita e observe ao seu redor e pense, oque está faltando aqui?, e veja os resultados que podem aparecer… se prenda nos detalhes a sua volta agora que é onde sempre falta algo novo, inovador a ser criado… hj eu tenho uma média de 30 ideias que são inovadoras para varios ramos, estou atrás de invertidores, nunca pense pequeno, não queira mudar algo, oque vc tem que fazer é pensar em revolucionar e não adaptar! 61. James on September 19th, 2008 10:49 Olá! http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 15. Criatividade e Inovação Page 15 of 22 Nutro forte interesse nas informações que esse processo pode revelar. O trabalho, a escola e a sociedade castram cérebros geniais sem anestesia, e eu me sinto cada vez maisperto desta realidade. Por gentileza, envie informações para o meu e-mail para que possamos reverter e melhorar essas capacidades. Um forte abraço 62. Jairo Siqueira on September 19th, 2008 21:19 James, Você pode ser avisado de todos os novos artigos assinando o Feed do blog. Clique no link a seguir e faça sua inscrição: http://feeds.feedburner.com/CriatividadeEInovacao 63. Renato Castelo Jr on October 7th, 2008 01:16 Parabéns pelo Blog e pela contribuição na difusão de temas ligados a inovação. Disseminai vós! Abraço 64. Alan on October 7th, 2008 17:10 Isso é muito chocante!!! Para muito é até dificil acreditar nessas informações. Gostei muito do artigo. Com isso fico com os olhos mais aberto para essa cultura massificadora que vivemos!!! 65. Emanuelle on October 15th, 2008 15:51 Olá… sou acadêmica de Design da Faculdade Federal do Amazonas… e hoje tivemos uma aula sobre criatividade…e a professora retirou o conteúdo dos slides daqui do seu blog… achei muito bom! É ótimo a linguagem, os desafios… adoreiii o site! Parabéns. 66. diogo jones martins santos on November 14th, 2008 06:33 eu achei esse site legal falooooooooooooooooooooooooooooo 67. sulamita paula ribeiro dos santos on November 14th, 2008 06:39 Em um guarda-roupa o puchador passa o tempo ele arranha. Então pensamos em inventar uma capa para não arranhar. 68. Jennifer Priscila costa da Silva on November 14th, 2008 06:39 Eu adorei conhecer está página, que ensina as pessoas a ter mais conhecimentos!!!! 69. Fatima on November 20th, 2008 10:33 Ola, parabens pela brilhante ideia, sou academica de secretariado executivo meu tema do tcc é a “relação do secretario executivo e o empreendedorismo”, ao ler os comentarios em seu site, http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 16. Criatividade e Inovação Page 16 of 22 veja que posso continuar cavando deste possur pois irei encontra algumas pedrinhas do tesouro, sabe ja ate sinto me organizando os pensamento na lateral,toda ajuda sera bem vinda para meu tcc nem deveria pedir isso a vc mas apredi que quando precisar de algum pessa aquele pessoa mais ocupada; pois os desocupados nada fazem.aguardando resposta (fatimanascimentoxx@hotmail.com) 70. Francisco Amado on December 29th, 2008 17:36 Depois que eu descobri o livro O PODER CRIADOR DA MENTE_Alex F. Osborn Eu tento exercitar minha criatividade o tempo inteiro. Gostei muito de seu artigo, parabéns. Grande abraço e um ótimo 2009 para todos. 71. Vanessa on February 28th, 2009 08:42 Criatividade não se aplica somente nas áreas de trabalho de nossa vida… Criatividade é a maneira mais simples (em certas ocasiões) de resolver um problema simples da vida… O problema é que a criatividade não vem na hora que queremos… e sim na hora que ela quer… e não vem muito menos na hora da pressão… é por isso que estou em busca de alguem que esteja passando por um surto de criatividade… Preciso de uma idéia que seja criativa, inovadora e inteligente na área da eletrônica!!! Quem puder me ajudar pesso q entre em contato comigo pelo e-mail: vanessabartoski@gmail.com Desde já agradeço a ajuda!!!! 72. Darciso on March 1st, 2009 14:30 Gostaria de receber todas as informações sobre Criatividade e Inovação, que surgirem. Darciso 73. GABRIEL CABRAL F. NETO on March 19th, 2009 20:48 Querido Jairo! Estou impressionado com o poder de sua criatividade, e o potêncial de suas técnicas. É imensurável os benefícios que você leva as pessôas que acessam o seu blog. Um conteúdo de ouro. Parabéns por esta brilhante iniciativa. 74. Fábio Alonso on May 15th, 2009 01:59 Parabéns pela iniciativa. Fundamental seu trabalho, ajudou-me bastante. MUITAS FERRAMENTAS ENCONTREI NOS TEXTOS. Sinceros agradecimentos. 75. Rosinaldo on May 19th, 2009 16:05 gostei muito do texto, afinal inovar na vida da gente e uma transformação que tem que inovar para vencer os obstaculos. e isso em breve prestarei mais comentarios 76. Jairo Siqueira on May 19th, 2009 16:31 http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 17. Criatividade e Inovação Page 17 of 22 Rosinaldo, Você é muito bem vindo. Aguardo seus novos comentários. Abraços Jairo 77. Caio Cardoso on May 30th, 2009 12:08 Jairo achei genial o seu site, ele auxilia muito no processo criativo. Nesse momento estou tendo aula de Criatividade e Inovação e seu site auxiliou em entender melhor esse processo. Obrigado e continue criando! 78. Jairo Siqueira on May 30th, 2009 12:54 Caio, São comentários como o seu que me animam a continuar este site. Valeu, muito obrigado. Jairo 79. Clélia on June 1st, 2009 20:36 Jairo, estou fazendo um artigo sobre a criatividade, gostei muito do que disse, e tbm serviu para me auxiliar, ele completa o que estou lendo no livro “Arte e ciência da criatividade” de George F. Kneller. Continue nos possibilitando boas fontes como essa. Um abraço. Deixe seu comentário Nome (requerido) Seu email(requerido) Website Envie seu Comentário http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 18. Criatividade e Inovação Page 18 of 22 • Artigos Recentes ◦ Inovação em tempos difíceis ◦ Inovação inteligente: Como liberar a energia criativa de sua empresa ◦ Onde e quando você tem suas melhores ideias? ◦ Criatividade: Mitos e realidade ◦ Inovação: o desafio permanente ◦ Há algo pior para a criatividade do que um gerente pessimista? ◦ Para sobreviver à crise, use seus ativos e competências com inteligência ◦ Perfil das pessoas criativas: os leitores opinam • Artigos mais comentados ◦ Exercite sua mente: Retângulos vazios ◦ Exercite sua mente: O jogo dos copos ◦ O processo criativo ◦ Mapa Mental: Organize suas idéias ◦ Criatividade e Inteligência ◦ Pensamento Lateral: Como se libertar dos bloqueios mentais ◦ Como convencer as pessoas e vender suas idéias ◦ Faça sua escolha: Voe com as águias ou ande com as galinhas • Search for: Search • Categorias ◦ 10 artigos + populares ◦ Criatividade ■ Bloqueios mentais ■ Invenção e Inventores ■ Jogos e Exercícios ■ Técnicas e Ferramentas ◦ Ecologia ◦ Fábulas e Metáforas ◦ Inovação ◦ Inteligência e Intuição ◦ Liderança ◦ Motivação ◦ Pesquisa ◦ Qualidade • Arquivos Select Month http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 19. Criatividade e Inovação Page 19 of 22 • Sites Favoritos ◦ A vida como a vida quer ◦ Administrando ◦ American Creativity Association ◦ Artigos ◦ Blog do Cabianca ◦ BoomBust ◦ Creax Creativity Portal ◦ D.O.C. De Origem Carioca ◦ Educação Financeira ◦ Innovation 7×24 ◦ Inovação e Negócios ◦ Manalais ◦ Não posso evitar ◦ Obvious ◦ Papo de Empreendedor ◦ Papo de Homem ◦ PNL ◦ Triz Journal • Contato, Assinatura e Perfil Jairo Siqueira Rio de Janeiro Brasil http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 20. Criatividade e Inovação Page 20 of 22 • Cursos e palestras ◦ • Redes Sociais http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 21. Criatividade e Inovação Page 21 of 22 • Meus Slides • Direitos autorais O conteúdo deste site está protegido sob uma licença Creative Commons. • Estatisticas http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009
  • 22. Criatividade e Inovação Page 22 of 22 • Meta ◦ Log in ◦ Entries RSS ◦ Comments RSS ◦ WordPress.org ◦ I'm using AdRotate Copyright © 2007 Criatividade e Inovação • Using Modernpaper theme created by Performancing http://criatividadeaplicada.com/ 1/6/2009