SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 24
Trabalho de biologia  Professor: Roberto Henrique Bagatini	Estudantes: Dionathan, João Pedro Birck e Gabriel Santin
Deuterostômio     Em grego significa: deuteros= posterior e stoma= boca. Dentro desta classificação estão compreendidos vários filos que compartilham de diversos aspectos embrionários semelhantes, como a forma da clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e, também, pelas aberturas embrionárias que originarão a boca e o ânus.
Os filos que estão compreendidos dentro dessa classificação são:     Filo Cordados, que compreende os vertebrados, anfioxos e tunicados;     Filo Equinodermo, que compreende a estrela-do-mar, ouriço-do-mar e pepino-do-mar;     Filo Hemichordata, que compreende os balanoglossos e pteurobrânquios;     Filo Xenoturbellida, que compreende duas espécies vermiformes do Mar Báltico
Filo dos Cordados     Do latim Chordata, compreende um grande grupo de animais que, em alguma fase da vida compartilham características morfológicas (como a notocorda) que indicam a existência de um ancestral comum. São triblásticos (possuem os três folhetos germinativos), deuterostômios (o blastóporo dá origem ao ânus) e celomados.
As características que os distinguem dos demais animais são as seguintes: Notocorda: é uma estrutura de sustentação, de posição dorsal e longitudinal, localizado entre o tubo neural e o tubo digestório, correspondente a um bastonete maciço e flexível. É a primeira estrutura de sustentação de um cordado. Ocorre em toso os cordados em alguma fase da vida, podendo persistir na fase adulta, como nos protocordados, exceto nos tunicados. Nos animais que ela não persiste, é substituída pela coluna vertebral.
Fendas branquiais na faringe     São estruturas embrionárias, podendo permanecer na fase adulta, e até desaparecer na fase embrionária. Nos cordados aquáticos elas persistem na fase adulta e têm função respiratória. Nos cordados terrestres elas desaparecem para que da faringe possa surgir a traquéia, estrutura respiratória destes animais.
Sistema nervoso dorsal     Como o nome já diz, o tubo nervoso ocupa a posição dorsal, e localiza-se logo acima da notocorda. Deriva-se da invaginação da ectoderme dorsal do embrião. O tubo nervoso dorsal é bem desenvolvido nos adultos, mas pode ser reduzido em alguns protocordados. Os animais não-cordados possuem um sistema nervoso mais simples, do tipo ganglionar e ocupa a posição ventral no corpo e esta é uma característica que distingue os cordados dos demais animais.
Cauda pós-anal     É uma cauda que se estende além do ânus.     No grupo dos cordados ainda há animais invertebrados, como o anfioxo. Os tunicados e os cefalocordados ainda são filtradores.
Sistemática     Existem 3 subfilos no filo Cordados:     Urocordados ou Tunicados: Possui uma túnica que envolve o animalCefalocordados  (anfioxo): anfi: dois, ambos, oxo: pontiagudoVertebrados ou Craniata: embora nem todos apresentem vértebras verdadeiras
Filo Equinodermo      Compreende todos os animais marinhos invertebrados que são cobertos por espinhos, ou por um endoesqueleto calcário. Alguns exemplos são a estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, etc. Os animais deste filo são muito simples, não apresentam muita evolução. Seu sistema nervoso é muito reduzido, não possuem qualquer tipo de órgão sensorial especializado, embora alguns tenham algumas células olfativas e tácteis. Em sua maioria, têm o corpo com simetria radial, ou seja, seu corpo é dividido em partes iguais que se juntam ao eixo central. Há ainda os pentarradiais, com 5 partes iguais (maioria das estrelas-do-mar).
    Os animais equinodermos se assemelham muito com os do Filo Cordado, pois têm um Celoma verdadeiro, e por serem deuterostômios (o orifício embrionário chamado blastóporo origina o ânus).     O seu sistema circulatório é hidrovascular, presente somente nesse filo. Porém também apresentam o sistema hemal e peri-hemal, que são parcialmente ligados ao celoma (cavidade interna do animal). O sistema digestivo é completo, com boca e ânus. Na bolacha-da-praia e ouriços ainda é possível encontrar uma estrutura mastigadora formada por cinco “dentes”, chamada de Lanterna de Aristóteles, movidos por músculos.
O Sistema Ambulacrário (locomoção)       A locomoção é o grande diferencial deste filo. Utilizam um sistema chamado Ambulacrário. Esse sistema consiste em a água do mar entrar no corpo do indivíduo, através da placa madrepórica (uma placa circular com vários poros), e circular em canais (canal pétreo) dentro do corpo.       Cada canal emite numerosas ampolas, das quais partem os pés embulacrários. A água penetra pela placa madrepórica, percorre todo o sistema e é eliminada pelos terminais dos canais radiais. Ao passar pelas ampolas, pode ser compelida (por pressão com os músculos) a entrar nos pés ambulacrários, que se estufam para a frente. Como esses pés possuem ventosas nas extremidades, isso pode permitir ao animal fixar-se num substrato ou reter um alimento. A contração de outros músculos pode devolver a água às ampolas, determinando a retração dos pés ambulacrários.
    As classes em que os Equinodermos se dividem são:     - Echinoidea- Asteroidea- Ophiuroidea- Holothuroidea- Crinoidea
Reino animal
Os nematóides      São vermes de simetria bilateral, com corpo bastante alongado, forma cilíndrica e extremidade final afilada. Este é revestido por epiderme e, acima dela, por uma cutícula. Sob esta primeira, encontram-se fibras musculares longitudinais e, em razão da disposição destas, estes animais se locomovem por meio de movimentos ondulatórios.
    Podem ser parasitas, entretanto, a maioria desses indivíduos é de vida livre, podem ser encontrados em ambientes aquáticos ou terrestres.      São triblásticos e, diferentemente dos platelmintos, possuem pseudoceloma. Este se situa entre a cavidade corporal propriamente dita e o tubo digestório. Como não possuem sistema circulatório nem respiratório, a distribuição e excreção de substâncias acontecem com o auxílio deste celoma primitivo, que também atua como um esqueleto hidrostático. 
    Possuem sistema digestório completo e o sistema nervoso consiste em cordões nervosos longitudinais. A liberação de substâncias nocivas se dá por um poro genital ou bucal. Respiram por difusão (respiração cutânea).     A maioria dos nematelmintos é dioica, com dimorfismo sexual: a fêmea é maior, e possui ânus; o macho possui extremidade em forma de gancho e cloaca. A fecundação é geralmente interna, mas indivíduos podem surgir por partenogênese. 
Artrópodes     Possui o maior número de espécies do reino animal, agrupando mais de 800 mil exemplares, habitantes das mais diversas regiões do globo terrestre.      São triblásticos, protostômios e celomados. O corpo articulado, organizado em cabeça, tórax e abdome ou cefalotórax e abdômen e esqueleto externo (exoesqueleto) rico em quitina conferem características próprias desses animais. Em determinados momentos, o exoesqueleto antigo é substituído por um novo – fenômeno denominado muda, permitindo o crescimento do indivíduo. 
Os artrópodes podem ser classificados usando como critério o número de patas. Dentre elas : Classe Crustacea:Possuem 5 ou mais pares de patas.Classe Arachnida: 4 pares de patas.Classe Chilopoda:15 ou mais pares de patas.Classe Insecta: 3 pares de patas, 1 par ou 2 pares de asa.Classe Diplopoda: Possuem de 18 a mais de 750 pares de patas.
Imagens artrópode
Nematóide
Equinodermos
Cordados
Fim

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

Cordados
CordadosCordados
Cordados
 
Cordados - Biologia
Cordados - BiologiaCordados - Biologia
Cordados - Biologia
 
Os Cordados- professora Rejane Cardoso
Os Cordados- professora Rejane CardosoOs Cordados- professora Rejane Cardoso
Os Cordados- professora Rejane Cardoso
 
Filo chordata (cordados)
Filo chordata (cordados)Filo chordata (cordados)
Filo chordata (cordados)
 
Vertebrados - protocordados - cordados - 7º ano ensino fundamental
Vertebrados - protocordados - cordados - 7º ano ensino fundamentalVertebrados - protocordados - cordados - 7º ano ensino fundamental
Vertebrados - protocordados - cordados - 7º ano ensino fundamental
 
Aula 2
Aula 2Aula 2
Aula 2
 
Filo chordata
Filo chordataFilo chordata
Filo chordata
 
1 caract. gerais dos cordados
1  caract. gerais dos cordados1  caract. gerais dos cordados
1 caract. gerais dos cordados
 
Filo arthropoda crustacea
Filo arthropoda crustaceaFilo arthropoda crustacea
Filo arthropoda crustacea
 
Vertebrados
VertebradosVertebrados
Vertebrados
 
Crustáceos slide
Crustáceos slideCrustáceos slide
Crustáceos slide
 
Invertebrados
InvertebradosInvertebrados
Invertebrados
 
Filo cordado
Filo cordadoFilo cordado
Filo cordado
 
Cordados- Zoologia dos Vertebrados
Cordados- Zoologia dos VertebradosCordados- Zoologia dos Vertebrados
Cordados- Zoologia dos Vertebrados
 
A ria formosa
A ria formosaA ria formosa
A ria formosa
 
2 ano cordados peixes_anfíbios
2 ano cordados peixes_anfíbios2 ano cordados peixes_anfíbios
2 ano cordados peixes_anfíbios
 
Reino animal
Reino animalReino animal
Reino animal
 
Filo cordados
Filo cordadosFilo cordados
Filo cordados
 
Cordados
CordadosCordados
Cordados
 
Crustáceos
CrustáceosCrustáceos
Crustáceos
 

Semelhante a Trabalho de biologia (20)

Reino animalia
Reino animaliaReino animalia
Reino animalia
 
Artropodes
ArtropodesArtropodes
Artropodes
 
Artropodes
ArtropodesArtropodes
Artropodes
 
Artópodes e Equinodermos
Artópodes e EquinodermosArtópodes e Equinodermos
Artópodes e Equinodermos
 
Artropodes
ArtropodesArtropodes
Artropodes
 
Artrópodes
ArtrópodesArtrópodes
Artrópodes
 
Artropodes
ArtropodesArtropodes
Artropodes
 
Artropodes16082011
Artropodes16082011Artropodes16082011
Artropodes16082011
 
Reino Animalia
Reino Animalia Reino Animalia
Reino Animalia
 
Ecdizoários
EcdizoáriosEcdizoários
Ecdizoários
 
Ap. 3 biologia_2_demo
Ap. 3 biologia_2_demoAp. 3 biologia_2_demo
Ap. 3 biologia_2_demo
 
Características Gerais dos Animais - Estudo Nerd
Características Gerais dos Animais - Estudo NerdCaracterísticas Gerais dos Animais - Estudo Nerd
Características Gerais dos Animais - Estudo Nerd
 
Trabalho de ciências de Marcos Fraga e Iago Souza
Trabalho de ciências de Marcos Fraga e Iago SouzaTrabalho de ciências de Marcos Fraga e Iago Souza
Trabalho de ciências de Marcos Fraga e Iago Souza
 
Invertebrados marinhos 1o b
Invertebrados marinhos 1o bInvertebrados marinhos 1o b
Invertebrados marinhos 1o b
 
Apostila nematoda
Apostila nematodaApostila nematoda
Apostila nematoda
 
Os grandes filos dos metazmetazoidesoários (1).ppt
Os grandes filos dos metazmetazoidesoários (1).pptOs grandes filos dos metazmetazoidesoários (1).ppt
Os grandes filos dos metazmetazoidesoários (1).ppt
 
Os grandes filos dos metazoários.ppt
Os grandes filos dos metazoários.pptOs grandes filos dos metazoários.ppt
Os grandes filos dos metazoários.ppt
 
43197 1322499050924
43197 132249905092443197 1322499050924
43197 1322499050924
 
Invertebrados
InvertebradosInvertebrados
Invertebrados
 
Filo artropoda
Filo artropodaFilo artropoda
Filo artropoda
 

Mais de Roberto Bagatini

Exercícios de eletricidade
Exercícios de eletricidadeExercícios de eletricidade
Exercícios de eletricidadeRoberto Bagatini
 
Atividades experimentais de eletricidade
Atividades experimentais de eletricidadeAtividades experimentais de eletricidade
Atividades experimentais de eletricidadeRoberto Bagatini
 
Atividades experimentais de eletrostática
Atividades experimentais de eletrostáticaAtividades experimentais de eletrostática
Atividades experimentais de eletrostáticaRoberto Bagatini
 
Curiosidades eletrostática e eletricidade
Curiosidades eletrostática e eletricidadeCuriosidades eletrostática e eletricidade
Curiosidades eletrostática e eletricidadeRoberto Bagatini
 
Exercícios de eletrostática
Exercícios de eletrostáticaExercícios de eletrostática
Exercícios de eletrostáticaRoberto Bagatini
 
Exercícios onda,som,luz,espelho,lente
Exercícios onda,som,luz,espelho,lenteExercícios onda,som,luz,espelho,lente
Exercícios onda,som,luz,espelho,lenteRoberto Bagatini
 
Charges ondas, som, luz, espelhos e lentes
Charges ondas, som, luz, espelhos e lentesCharges ondas, som, luz, espelhos e lentes
Charges ondas, som, luz, espelhos e lentesRoberto Bagatini
 
Curiosidades ondas, som, luz, espelhos e lentes
Curiosidades ondas, som, luz, espelhos e lentesCuriosidades ondas, som, luz, espelhos e lentes
Curiosidades ondas, som, luz, espelhos e lentesRoberto Bagatini
 
Experimentos ondas,som,luz,espelhos,lentes
Experimentos ondas,som,luz,espelhos,lentesExperimentos ondas,som,luz,espelhos,lentes
Experimentos ondas,som,luz,espelhos,lentesRoberto Bagatini
 
Aula ondas, som, luz, espelhos, lentes
Aula ondas, som, luz, espelhos, lentesAula ondas, som, luz, espelhos, lentes
Aula ondas, som, luz, espelhos, lentesRoberto Bagatini
 
Exercícios sobre termologia
Exercícios sobre termologiaExercícios sobre termologia
Exercícios sobre termologiaRoberto Bagatini
 
Atividades experimentais de termologia
Atividades experimentais de termologiaAtividades experimentais de termologia
Atividades experimentais de termologiaRoberto Bagatini
 
Curiosidades de termologia
Curiosidades de termologiaCuriosidades de termologia
Curiosidades de termologiaRoberto Bagatini
 

Mais de Roberto Bagatini (20)

Plantão eletrostática
Plantão eletrostáticaPlantão eletrostática
Plantão eletrostática
 
Prezi eletrostática
Prezi eletrostáticaPrezi eletrostática
Prezi eletrostática
 
Resumo de eletricidade
Resumo de eletricidadeResumo de eletricidade
Resumo de eletricidade
 
Exercícios de eletricidade
Exercícios de eletricidadeExercícios de eletricidade
Exercícios de eletricidade
 
Atividades experimentais de eletricidade
Atividades experimentais de eletricidadeAtividades experimentais de eletricidade
Atividades experimentais de eletricidade
 
Atividades experimentais de eletrostática
Atividades experimentais de eletrostáticaAtividades experimentais de eletrostática
Atividades experimentais de eletrostática
 
Curiosidades eletrostática e eletricidade
Curiosidades eletrostática e eletricidadeCuriosidades eletrostática e eletricidade
Curiosidades eletrostática e eletricidade
 
Exercícios de eletrostática
Exercícios de eletrostáticaExercícios de eletrostática
Exercícios de eletrostática
 
Simulado eletrostática
Simulado eletrostáticaSimulado eletrostática
Simulado eletrostática
 
Resumo eletrostática
Resumo eletrostáticaResumo eletrostática
Resumo eletrostática
 
Exercícios onda,som,luz,espelho,lente
Exercícios onda,som,luz,espelho,lenteExercícios onda,som,luz,espelho,lente
Exercícios onda,som,luz,espelho,lente
 
Charges ondas, som, luz, espelhos e lentes
Charges ondas, som, luz, espelhos e lentesCharges ondas, som, luz, espelhos e lentes
Charges ondas, som, luz, espelhos e lentes
 
Curiosidades ondas, som, luz, espelhos e lentes
Curiosidades ondas, som, luz, espelhos e lentesCuriosidades ondas, som, luz, espelhos e lentes
Curiosidades ondas, som, luz, espelhos e lentes
 
Experimentos ondas,som,luz,espelhos,lentes
Experimentos ondas,som,luz,espelhos,lentesExperimentos ondas,som,luz,espelhos,lentes
Experimentos ondas,som,luz,espelhos,lentes
 
Aula ondas, som, luz, espelhos, lentes
Aula ondas, som, luz, espelhos, lentesAula ondas, som, luz, espelhos, lentes
Aula ondas, som, luz, espelhos, lentes
 
Simulado de termologia
Simulado de termologiaSimulado de termologia
Simulado de termologia
 
Exercícios sobre termologia
Exercícios sobre termologiaExercícios sobre termologia
Exercícios sobre termologia
 
Atividades experimentais de termologia
Atividades experimentais de termologiaAtividades experimentais de termologia
Atividades experimentais de termologia
 
Curiosidades de termologia
Curiosidades de termologiaCuriosidades de termologia
Curiosidades de termologia
 
Resumo de termologia
Resumo de termologiaResumo de termologia
Resumo de termologia
 

Trabalho de biologia

  • 1. Trabalho de biologia Professor: Roberto Henrique Bagatini Estudantes: Dionathan, João Pedro Birck e Gabriel Santin
  • 2. Deuterostômio Em grego significa: deuteros= posterior e stoma= boca. Dentro desta classificação estão compreendidos vários filos que compartilham de diversos aspectos embrionários semelhantes, como a forma da clivagem, a forma de suas larvas, o desenvolvimento do celoma e, também, pelas aberturas embrionárias que originarão a boca e o ânus.
  • 3. Os filos que estão compreendidos dentro dessa classificação são: Filo Cordados, que compreende os vertebrados, anfioxos e tunicados; Filo Equinodermo, que compreende a estrela-do-mar, ouriço-do-mar e pepino-do-mar; Filo Hemichordata, que compreende os balanoglossos e pteurobrânquios; Filo Xenoturbellida, que compreende duas espécies vermiformes do Mar Báltico
  • 4. Filo dos Cordados Do latim Chordata, compreende um grande grupo de animais que, em alguma fase da vida compartilham características morfológicas (como a notocorda) que indicam a existência de um ancestral comum. São triblásticos (possuem os três folhetos germinativos), deuterostômios (o blastóporo dá origem ao ânus) e celomados.
  • 5. As características que os distinguem dos demais animais são as seguintes: Notocorda: é uma estrutura de sustentação, de posição dorsal e longitudinal, localizado entre o tubo neural e o tubo digestório, correspondente a um bastonete maciço e flexível. É a primeira estrutura de sustentação de um cordado. Ocorre em toso os cordados em alguma fase da vida, podendo persistir na fase adulta, como nos protocordados, exceto nos tunicados. Nos animais que ela não persiste, é substituída pela coluna vertebral.
  • 6. Fendas branquiais na faringe São estruturas embrionárias, podendo permanecer na fase adulta, e até desaparecer na fase embrionária. Nos cordados aquáticos elas persistem na fase adulta e têm função respiratória. Nos cordados terrestres elas desaparecem para que da faringe possa surgir a traquéia, estrutura respiratória destes animais.
  • 7. Sistema nervoso dorsal Como o nome já diz, o tubo nervoso ocupa a posição dorsal, e localiza-se logo acima da notocorda. Deriva-se da invaginação da ectoderme dorsal do embrião. O tubo nervoso dorsal é bem desenvolvido nos adultos, mas pode ser reduzido em alguns protocordados. Os animais não-cordados possuem um sistema nervoso mais simples, do tipo ganglionar e ocupa a posição ventral no corpo e esta é uma característica que distingue os cordados dos demais animais.
  • 8. Cauda pós-anal É uma cauda que se estende além do ânus. No grupo dos cordados ainda há animais invertebrados, como o anfioxo. Os tunicados e os cefalocordados ainda são filtradores.
  • 9. Sistemática Existem 3 subfilos no filo Cordados: Urocordados ou Tunicados: Possui uma túnica que envolve o animalCefalocordados  (anfioxo): anfi: dois, ambos, oxo: pontiagudoVertebrados ou Craniata: embora nem todos apresentem vértebras verdadeiras
  • 10. Filo Equinodermo  Compreende todos os animais marinhos invertebrados que são cobertos por espinhos, ou por um endoesqueleto calcário. Alguns exemplos são a estrela-do-mar, ouriço-do-mar, pepino-do-mar, etc. Os animais deste filo são muito simples, não apresentam muita evolução. Seu sistema nervoso é muito reduzido, não possuem qualquer tipo de órgão sensorial especializado, embora alguns tenham algumas células olfativas e tácteis. Em sua maioria, têm o corpo com simetria radial, ou seja, seu corpo é dividido em partes iguais que se juntam ao eixo central. Há ainda os pentarradiais, com 5 partes iguais (maioria das estrelas-do-mar).
  • 11. Os animais equinodermos se assemelham muito com os do Filo Cordado, pois têm um Celoma verdadeiro, e por serem deuterostômios (o orifício embrionário chamado blastóporo origina o ânus). O seu sistema circulatório é hidrovascular, presente somente nesse filo. Porém também apresentam o sistema hemal e peri-hemal, que são parcialmente ligados ao celoma (cavidade interna do animal). O sistema digestivo é completo, com boca e ânus. Na bolacha-da-praia e ouriços ainda é possível encontrar uma estrutura mastigadora formada por cinco “dentes”, chamada de Lanterna de Aristóteles, movidos por músculos.
  • 12. O Sistema Ambulacrário (locomoção) A locomoção é o grande diferencial deste filo. Utilizam um sistema chamado Ambulacrário. Esse sistema consiste em a água do mar entrar no corpo do indivíduo, através da placa madrepórica (uma placa circular com vários poros), e circular em canais (canal pétreo) dentro do corpo. Cada canal emite numerosas ampolas, das quais partem os pés embulacrários. A água penetra pela placa madrepórica, percorre todo o sistema e é eliminada pelos terminais dos canais radiais. Ao passar pelas ampolas, pode ser compelida (por pressão com os músculos) a entrar nos pés ambulacrários, que se estufam para a frente. Como esses pés possuem ventosas nas extremidades, isso pode permitir ao animal fixar-se num substrato ou reter um alimento. A contração de outros músculos pode devolver a água às ampolas, determinando a retração dos pés ambulacrários.
  • 13. As classes em que os Equinodermos se dividem são: - Echinoidea- Asteroidea- Ophiuroidea- Holothuroidea- Crinoidea
  • 15. Os nematóides São vermes de simetria bilateral, com corpo bastante alongado, forma cilíndrica e extremidade final afilada. Este é revestido por epiderme e, acima dela, por uma cutícula. Sob esta primeira, encontram-se fibras musculares longitudinais e, em razão da disposição destas, estes animais se locomovem por meio de movimentos ondulatórios.
  • 16. Podem ser parasitas, entretanto, a maioria desses indivíduos é de vida livre, podem ser encontrados em ambientes aquáticos ou terrestres.  São triblásticos e, diferentemente dos platelmintos, possuem pseudoceloma. Este se situa entre a cavidade corporal propriamente dita e o tubo digestório. Como não possuem sistema circulatório nem respiratório, a distribuição e excreção de substâncias acontecem com o auxílio deste celoma primitivo, que também atua como um esqueleto hidrostático. 
  • 17. Possuem sistema digestório completo e o sistema nervoso consiste em cordões nervosos longitudinais. A liberação de substâncias nocivas se dá por um poro genital ou bucal. Respiram por difusão (respiração cutânea). A maioria dos nematelmintos é dioica, com dimorfismo sexual: a fêmea é maior, e possui ânus; o macho possui extremidade em forma de gancho e cloaca. A fecundação é geralmente interna, mas indivíduos podem surgir por partenogênese. 
  • 18. Artrópodes Possui o maior número de espécies do reino animal, agrupando mais de 800 mil exemplares, habitantes das mais diversas regiões do globo terrestre.  São triblásticos, protostômios e celomados. O corpo articulado, organizado em cabeça, tórax e abdome ou cefalotórax e abdômen e esqueleto externo (exoesqueleto) rico em quitina conferem características próprias desses animais. Em determinados momentos, o exoesqueleto antigo é substituído por um novo – fenômeno denominado muda, permitindo o crescimento do indivíduo. 
  • 19. Os artrópodes podem ser classificados usando como critério o número de patas. Dentre elas : Classe Crustacea:Possuem 5 ou mais pares de patas.Classe Arachnida: 4 pares de patas.Classe Chilopoda:15 ou mais pares de patas.Classe Insecta: 3 pares de patas, 1 par ou 2 pares de asa.Classe Diplopoda: Possuem de 18 a mais de 750 pares de patas.
  • 24. Fim