SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 20
Agroturismo TURISMO Rural
Turismo Rural O Turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.
Atividades turísticas no meio rural As atividades turísticas no meio rural concentram-se numa oferta de serviços, equipamentos e produtos de: hospedagem  alimentação recepção à visitação em propriedades rurais  recreação, entretenimento e atividades pedagógicas do contexto rural  outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural e que tenham sido criadas em função do turismo.
Oferta no turismo rural A prestação de serviços relacionados à hospitalidade em ambiente rural faz com que as características rurais passem a ser entendidas de outra forma que não apenas focadas na produção primária de alimentos. Assim, práticas comuns à vida do campo, como a criação de animais, manifestações culturais e a própria paisagem passam a ser consideradas importantes componentes do produto turístico rural. Podem também transformar produtos naturais para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma de conservas, produtos lácteos, refeições e outros.
Oferta no turismo rural O Turismo Rural, caracteriza-se pela valorização do património cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Assim, os empreendedores, devem contemplar com a maior autenticidade possível os fatores culturais, através das práticas regionais (como o folclore, os trabalhos manuais e a gastronomia), e primar pela conservação do ambiente natural.
 Turismo rural em Portugal Em Portugal, o turismo rural, é criado em 1986, com três modalidades: turismo habitação, turismo rural e agro-turismo.
Modalidades do turismo rural O turismo de habitaçãocaracteriza-se por solares, casas apalaçadas ou residências de reconhecido valor arquitectónico, com dimensões adequadas, mobiliário e decoração de qualidade.  As Casas de Campo - são casas particulares e casas de abrigo situadas em zonas rurais que prestam um serviço de hospedagem, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários.  Oagroturismocaracteriza-se por casas de habitação ou os seus complementos integrados numa exploração agrícola, caracterizando-se pela participação dos turistas em trabalhos da própria exploração ou em formas de animação complementar.
Agroturismo O Agroturismo é uma das diferentes modalidade de turismo no meio ruralpraticada por famílias de agricultores dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano.
Agroturismo Neste tipo de turismo os agricultores, devem oferecer serviços de qualidade, valorizar o ambiente, assim como, a cultural local ou tradicional. Assim, neste tipo de turismo, permitem que os turistas, fiquem nas suas quintas rurais, executem as mesmas tarefas agrícolas em conjunto com ele	 	É esta última particularidade que se distingue das restantes modalidades de turismo rural.
Princípios do Agroturismo A recepção dos turistas ser feita por agricultores que façam parte da actividade do estabelecimento rural; Os agricultores que recebem os turistas pretendem partilhar o seu trabalho e o meio ambiente onde vivem (contacto com os animais, conhecimento sobre plantas, o ritmo das estações do ano, entre outros); Os serviços são oferecidos em habitações adequadas para oferecer quer conforto, quer higiene e segurança; Baixas taxas de ocupação; Ambiente calmo e de grande sossego; Contacto com a natureza e com as práticas e tradições locais; Os serviços disponibilizados são planeados e organizados pelos agricultores; Os preços devem de ser acessíveis; A recepção e o convívio visam a partilha de experiências e de respeito mútuo.
Vantagens do Agroturismo Diversificação das actividades ligadas à exploração agrícola.  Pluriactividade (conjunto de actividades realizadas por um indivíduo que lhe certificam os seus rendimentos). Manutenção, criação e diversificação de empregos, para assim fixar a população.  Desenvolvimento de novos serviços.  Recuperação e preservação do património histórico-cultural. Melhoria da natureza e do ambiente paisagístico.  Intercâmbio cultural, através do contacto mais directo com a natureza e com a população local (gastronomia, artesanato, costumes, etc.) num ambiente acolhedor.  Transferência de lucros para regiões menos favorecidas.
Desvantagens do Agroturismo Poluição do ar devido ao aumento do tráfego automóvel e ao consumo de energia;  Poluição da água dos mares, rios, lagos, através da descarga de esgotos não tratados;  Expansão do lixo nas praias, matas, centros urbanos;  Poluição sonora provocada por motorizadas e automóveis, publicidade, divertimentos ruidosos;  Destruição da paisagem natural;  Destruição da flora e da fauna;  Degradação da paisagem de sítios históricos, monumentos e zonas de valor científico;   
Agroturismo Em muitos dos casos, o Agroturismo é associado à atividades de Agroecologia, Ecoturismoou Educação ambiental.
Ecoturismo O ecoturismo, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o património natural e cultural, incentiva sua conservação e procura a formação de uma consciência ambientalista.
O Ecoturismo é: uma forma de praticar turismo em pequena escala;  uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo;  uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável,  uma prática menos agressiva da cultura e meio-ambiente locais do que formas tradicionais de turismo.
Exemplos de ecoturismo Tirolesa A chamada tirolesa é a prática da travessia de montanhas, vales, lagos, por meio de cordas, utilizando uma roldana e equipamentos apropriados.
Snorkeling O Snorkeling é um passeio em que o turista flutua, equipado com roupas de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel, em um trecho de rio, geralmente com pouca velocidade de correnteza, e observando a fauna e flora aquática. Como é um passeio de ecoturismo, existem regras a serem seguidas, visando a conservação do ambiente aquático.
Agroturismo e modalidades do turismo rural
Agroturismo e modalidades do turismo rural
Agroturismo e modalidades do turismo rural

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados (20)

Turismo evolução
Turismo evoluçãoTurismo evolução
Turismo evolução
 
A Agricultura
A AgriculturaA Agricultura
A Agricultura
 
Tipos de Turismo
Tipos de TurismoTipos de Turismo
Tipos de Turismo
 
Turismo nos espaços rurais se
Turismo nos espaços rurais seTurismo nos espaços rurais se
Turismo nos espaços rurais se
 
TIAT - acolhimento turistico
TIAT - acolhimento turisticoTIAT - acolhimento turistico
TIAT - acolhimento turistico
 
O turismo-geografia
O turismo-geografiaO turismo-geografia
O turismo-geografia
 
O turismo
O turismoO turismo
O turismo
 
27889847 areas-rurais
27889847 areas-rurais27889847 areas-rurais
27889847 areas-rurais
 
Produto Turistico
Produto TuristicoProduto Turistico
Produto Turistico
 
Classificações do turismo
Classificações do turismoClassificações do turismo
Classificações do turismo
 
Vantagens e desvantagens da globalização
Vantagens e desvantagens da globalizaçãoVantagens e desvantagens da globalização
Vantagens e desvantagens da globalização
 
Ecoturismo
EcoturismoEcoturismo
Ecoturismo
 
Indústria e desenvolvimento rural 11 4
Indústria e desenvolvimento rural 11 4Indústria e desenvolvimento rural 11 4
Indústria e desenvolvimento rural 11 4
 
Exploração e conservação de recursos naturais
Exploração e conservação de recursos naturaisExploração e conservação de recursos naturais
Exploração e conservação de recursos naturais
 
Desenvolvimento rural 11 4
Desenvolvimento rural 11 4Desenvolvimento rural 11 4
Desenvolvimento rural 11 4
 
Ruralidade e urbanismo
Ruralidade e urbanismoRuralidade e urbanismo
Ruralidade e urbanismo
 
CLC_6_TRABALHOS APRESENTADOS
CLC_6_TRABALHOS APRESENTADOSCLC_6_TRABALHOS APRESENTADOS
CLC_6_TRABALHOS APRESENTADOS
 
Modulo 1 turismo 1
Modulo 1   turismo 1Modulo 1   turismo 1
Modulo 1 turismo 1
 
Agricultura
AgriculturaAgricultura
Agricultura
 
Segmentação do Turismo e o Mercado
Segmentação do Turismo e o MercadoSegmentação do Turismo e o Mercado
Segmentação do Turismo e o Mercado
 

Semelhante a Agroturismo e modalidades do turismo rural

Grupo Mariajoao Ines Christina Melissa E Mafalda 11 B
Grupo Mariajoao Ines Christina Melissa E Mafalda 11 BGrupo Mariajoao Ines Christina Melissa E Mafalda 11 B
Grupo Mariajoao Ines Christina Melissa E Mafalda 11 BMinistério da Educação
 
Disciplina Fundamentos do Turismo (I) (IFSP Campus Cubatao) (aula 09)
Disciplina Fundamentos do Turismo (I) (IFSP Campus Cubatao) (aula 09)Disciplina Fundamentos do Turismo (I) (IFSP Campus Cubatao) (aula 09)
Disciplina Fundamentos do Turismo (I) (IFSP Campus Cubatao) (aula 09)Aristides Faria
 
Fundamentos do Turismo (I): aula 09
Fundamentos do Turismo (I): aula 09Fundamentos do Turismo (I): aula 09
Fundamentos do Turismo (I): aula 09Aristides Faria
 
Ecoturismo Lucas Siqueira
Ecoturismo   Lucas SiqueiraEcoturismo   Lucas Siqueira
Ecoturismo Lucas SiqueiraAristides Faria
 
Sustentabilidade do turismo 11 4
Sustentabilidade do turismo 11 4Sustentabilidade do turismo 11 4
Sustentabilidade do turismo 11 4Joao Paulo Curto
 
Aula 08 segmentação do turismo
Aula 08   segmentação do turismoAula 08   segmentação do turismo
Aula 08 segmentação do turismoAristides Faria
 
As novas oportunidades para as áreas rurais
As novas oportunidades para as áreas ruraisAs novas oportunidades para as áreas rurais
As novas oportunidades para as áreas ruraisIlda Bicacro
 
Agroturismo.pptx
Agroturismo.pptxAgroturismo.pptx
Agroturismo.pptxPHENIXX1
 
13 turismo
13  turismo13  turismo
13 turismoMayjö .
 
Práticas Sustentáveis para Turistas em viagens de Ecoturismo.pptx
Práticas Sustentáveis para Turistas em viagens de Ecoturismo.pptxPráticas Sustentáveis para Turistas em viagens de Ecoturismo.pptx
Práticas Sustentáveis para Turistas em viagens de Ecoturismo.pptxDaianeEvangelista4
 
8 As relações entre turismo, biodiversidade e áreas protegidas.pdf
8 As relações entre turismo, biodiversidade e áreas protegidas.pdf8 As relações entre turismo, biodiversidade e áreas protegidas.pdf
8 As relações entre turismo, biodiversidade e áreas protegidas.pdfHianaBrito1
 
Trabalhodegeo 120127154639-phpapp02
Trabalhodegeo 120127154639-phpapp02Trabalhodegeo 120127154639-phpapp02
Trabalhodegeo 120127154639-phpapp02Nuno Guimarães
 
Turismo rural 11º lh1
Turismo rural 11º lh1Turismo rural 11º lh1
Turismo rural 11º lh1mariajosantos
 
Turismo E Meio Ambiente
Turismo E Meio AmbienteTurismo E Meio Ambiente
Turismo E Meio Ambienteguest222a6b
 

Semelhante a Agroturismo e modalidades do turismo rural (20)

Grupo Mariajoao Ines Christina Melissa E Mafalda 11 B
Grupo Mariajoao Ines Christina Melissa E Mafalda 11 BGrupo Mariajoao Ines Christina Melissa E Mafalda 11 B
Grupo Mariajoao Ines Christina Melissa E Mafalda 11 B
 
Turismo
TurismoTurismo
Turismo
 
Disciplina Fundamentos do Turismo (I) (IFSP Campus Cubatao) (aula 09)
Disciplina Fundamentos do Turismo (I) (IFSP Campus Cubatao) (aula 09)Disciplina Fundamentos do Turismo (I) (IFSP Campus Cubatao) (aula 09)
Disciplina Fundamentos do Turismo (I) (IFSP Campus Cubatao) (aula 09)
 
Fundamentos do Turismo (I): aula 09
Fundamentos do Turismo (I): aula 09Fundamentos do Turismo (I): aula 09
Fundamentos do Turismo (I): aula 09
 
Turismo Rura L Grupo Da Catia
Turismo Rura L Grupo Da CatiaTurismo Rura L Grupo Da Catia
Turismo Rura L Grupo Da Catia
 
Ecoturismo Lucas Siqueira
Ecoturismo   Lucas SiqueiraEcoturismo   Lucas Siqueira
Ecoturismo Lucas Siqueira
 
Sustentabilidade do turismo 11 4
Sustentabilidade do turismo 11 4Sustentabilidade do turismo 11 4
Sustentabilidade do turismo 11 4
 
turismo
turismoturismo
turismo
 
Aula 08 segmentação do turismo
Aula 08   segmentação do turismoAula 08   segmentação do turismo
Aula 08 segmentação do turismo
 
As novas oportunidades para as áreas rurais
As novas oportunidades para as áreas ruraisAs novas oportunidades para as áreas rurais
As novas oportunidades para as áreas rurais
 
Agroturismo.pptx
Agroturismo.pptxAgroturismo.pptx
Agroturismo.pptx
 
13 turismo
13  turismo13  turismo
13 turismo
 
Grupo Da Nair
Grupo Da NairGrupo Da Nair
Grupo Da Nair
 
Práticas Sustentáveis para Turistas em viagens de Ecoturismo.pptx
Práticas Sustentáveis para Turistas em viagens de Ecoturismo.pptxPráticas Sustentáveis para Turistas em viagens de Ecoturismo.pptx
Práticas Sustentáveis para Turistas em viagens de Ecoturismo.pptx
 
8 As relações entre turismo, biodiversidade e áreas protegidas.pdf
8 As relações entre turismo, biodiversidade e áreas protegidas.pdf8 As relações entre turismo, biodiversidade e áreas protegidas.pdf
8 As relações entre turismo, biodiversidade e áreas protegidas.pdf
 
Trabalhodegeo 120127154639-phpapp02
Trabalhodegeo 120127154639-phpapp02Trabalhodegeo 120127154639-phpapp02
Trabalhodegeo 120127154639-phpapp02
 
Turismo rural 11º lh1
Turismo rural 11º lh1Turismo rural 11º lh1
Turismo rural 11º lh1
 
Turismo Pp Grupo Da Carolina
Turismo Pp Grupo Da CarolinaTurismo Pp Grupo Da Carolina
Turismo Pp Grupo Da Carolina
 
Ecoturismo
EcoturismoEcoturismo
Ecoturismo
 
Turismo E Meio Ambiente
Turismo E Meio AmbienteTurismo E Meio Ambiente
Turismo E Meio Ambiente
 

Último

Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfcomercial400681
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Ilda Bicacro
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasSocorro Machado
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdfAna Lemos
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaHELENO FAVACHO
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxLusGlissonGud
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médiorosenilrucks
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãIlda Bicacro
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...azulassessoria9
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)ElliotFerreira
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxTailsonSantos1
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfHELENO FAVACHO
 

Último (20)

Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdfApresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
Apresentação ISBET Jovem Aprendiz e Estágio 2023.pdf
 
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
Rota das Ribeiras Camp, Projeto Nós Propomos!
 
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para criançasJogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
Jogo de Rimas - Para impressão em pdf a ser usado para crianças
 
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdfA QUATRO MÃOS  -  MARILDA CASTANHA . pdf
A QUATRO MÃOS - MARILDA CASTANHA . pdf
 
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia TecnologiaPROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
PROJETO DE EXTENSÃO I - Radiologia Tecnologia
 
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdfPROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
PROJETO DE EXTENSÃO - EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO.pdf
 
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptxApresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
Apresentação em Powerpoint do Bioma Catinga.pptx
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médioapostila projeto de vida 2 ano ensino médio
apostila projeto de vida 2 ano ensino médio
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! SertãConstrução (C)erta - Nós Propomos! Sertã
Construção (C)erta - Nós Propomos! Sertã
 
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...Considere a seguinte situação fictícia:  Durante uma reunião de equipe em uma...
Considere a seguinte situação fictícia: Durante uma reunião de equipe em uma...
 
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)Análise poema país de abril (Mauel alegre)
Análise poema país de abril (Mauel alegre)
 
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptxSlides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
Slides Lição 6, CPAD, As Nossas Armas Espirituais, 2Tr24.pptx
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptxOs editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
Os editoriais, reportagens e entrevistas.pptx
 
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdfProjeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
Projeto_de_Extensão_Agronomia_adquira_ja_(91)_98764-0830.pdf
 

Agroturismo e modalidades do turismo rural

  • 2. Turismo Rural O Turismo rural é uma modalidade do turismo que tem por objetivo permitir a todos um contato mais direto e genuíno com a natureza, a agricultura e as tradições locais, através da hospitalidade privada em ambiente rural e familiar.
  • 3. Atividades turísticas no meio rural As atividades turísticas no meio rural concentram-se numa oferta de serviços, equipamentos e produtos de: hospedagem alimentação recepção à visitação em propriedades rurais recreação, entretenimento e atividades pedagógicas do contexto rural outras atividades complementares às acima listadas, desde que praticadas no meio rural e que tenham sido criadas em função do turismo.
  • 4. Oferta no turismo rural A prestação de serviços relacionados à hospitalidade em ambiente rural faz com que as características rurais passem a ser entendidas de outra forma que não apenas focadas na produção primária de alimentos. Assim, práticas comuns à vida do campo, como a criação de animais, manifestações culturais e a própria paisagem passam a ser consideradas importantes componentes do produto turístico rural. Podem também transformar produtos naturais para que possam ser oferecidos ao turista, sob a forma de conservas, produtos lácteos, refeições e outros.
  • 5. Oferta no turismo rural O Turismo Rural, caracteriza-se pela valorização do património cultural e natural como elementos da oferta turística no meio rural. Assim, os empreendedores, devem contemplar com a maior autenticidade possível os fatores culturais, através das práticas regionais (como o folclore, os trabalhos manuais e a gastronomia), e primar pela conservação do ambiente natural.
  • 6. Turismo rural em Portugal Em Portugal, o turismo rural, é criado em 1986, com três modalidades: turismo habitação, turismo rural e agro-turismo.
  • 7. Modalidades do turismo rural O turismo de habitaçãocaracteriza-se por solares, casas apalaçadas ou residências de reconhecido valor arquitectónico, com dimensões adequadas, mobiliário e decoração de qualidade. As Casas de Campo - são casas particulares e casas de abrigo situadas em zonas rurais que prestam um serviço de hospedagem, quer sejam ou não utilizadas como habitação própria dos seus proprietários. Oagroturismocaracteriza-se por casas de habitação ou os seus complementos integrados numa exploração agrícola, caracterizando-se pela participação dos turistas em trabalhos da própria exploração ou em formas de animação complementar.
  • 8. Agroturismo O Agroturismo é uma das diferentes modalidade de turismo no meio ruralpraticada por famílias de agricultores dispostos a compartilhar seu modo de vida com os habitantes do meio urbano.
  • 9. Agroturismo Neste tipo de turismo os agricultores, devem oferecer serviços de qualidade, valorizar o ambiente, assim como, a cultural local ou tradicional. Assim, neste tipo de turismo, permitem que os turistas, fiquem nas suas quintas rurais, executem as mesmas tarefas agrícolas em conjunto com ele É esta última particularidade que se distingue das restantes modalidades de turismo rural.
  • 10. Princípios do Agroturismo A recepção dos turistas ser feita por agricultores que façam parte da actividade do estabelecimento rural; Os agricultores que recebem os turistas pretendem partilhar o seu trabalho e o meio ambiente onde vivem (contacto com os animais, conhecimento sobre plantas, o ritmo das estações do ano, entre outros); Os serviços são oferecidos em habitações adequadas para oferecer quer conforto, quer higiene e segurança; Baixas taxas de ocupação; Ambiente calmo e de grande sossego; Contacto com a natureza e com as práticas e tradições locais; Os serviços disponibilizados são planeados e organizados pelos agricultores; Os preços devem de ser acessíveis; A recepção e o convívio visam a partilha de experiências e de respeito mútuo.
  • 11. Vantagens do Agroturismo Diversificação das actividades ligadas à exploração agrícola. Pluriactividade (conjunto de actividades realizadas por um indivíduo que lhe certificam os seus rendimentos). Manutenção, criação e diversificação de empregos, para assim fixar a população. Desenvolvimento de novos serviços. Recuperação e preservação do património histórico-cultural. Melhoria da natureza e do ambiente paisagístico. Intercâmbio cultural, através do contacto mais directo com a natureza e com a população local (gastronomia, artesanato, costumes, etc.) num ambiente acolhedor. Transferência de lucros para regiões menos favorecidas.
  • 12. Desvantagens do Agroturismo Poluição do ar devido ao aumento do tráfego automóvel e ao consumo de energia; Poluição da água dos mares, rios, lagos, através da descarga de esgotos não tratados; Expansão do lixo nas praias, matas, centros urbanos; Poluição sonora provocada por motorizadas e automóveis, publicidade, divertimentos ruidosos; Destruição da paisagem natural; Destruição da flora e da fauna; Degradação da paisagem de sítios históricos, monumentos e zonas de valor científico;  
  • 13. Agroturismo Em muitos dos casos, o Agroturismo é associado à atividades de Agroecologia, Ecoturismoou Educação ambiental.
  • 14. Ecoturismo O ecoturismo, é um "segmento de atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o património natural e cultural, incentiva sua conservação e procura a formação de uma consciência ambientalista.
  • 15. O Ecoturismo é: uma forma de praticar turismo em pequena escala; uma prática mais ativa e intensa do que outras formas de turismo; uma prática de pessoas esclarecidas e bem-educadas, conscientes de questões relacionadas à ecologia e ao desenvolvimento sustentável, uma prática menos agressiva da cultura e meio-ambiente locais do que formas tradicionais de turismo.
  • 16. Exemplos de ecoturismo Tirolesa A chamada tirolesa é a prática da travessia de montanhas, vales, lagos, por meio de cordas, utilizando uma roldana e equipamentos apropriados.
  • 17. Snorkeling O Snorkeling é um passeio em que o turista flutua, equipado com roupas de neoprene, colete salva-vidas, máscara e snorkel, em um trecho de rio, geralmente com pouca velocidade de correnteza, e observando a fauna e flora aquática. Como é um passeio de ecoturismo, existem regras a serem seguidas, visando a conservação do ambiente aquático.