SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  7
CAMPANHA DE BUZZ MARKETING PARA A ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS E IDOSOS (AACI/JF) 
DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO 
Daniel Salvador 
Karinny Grégio 
Olívia Duque 
Simone Silva
Cliente: 
Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI/JF), localizada na Rua Tenente Guimarães, 240, no Bairro Santa Lúcia, em Juiz de Fora. Trabalha com o foco em famílias de baixa renda, oferecendo apoio para o desenvolvimento e aumento da qualidade de vida de crianças e idosos. A instituição sobrevive de doações, que podem ser mão de obra, como psicólogos, fonoaudiólogos, professores de informática, etc, alimentos, roupas e dinheiro. A página da Associação é http://www.aaci.org.br/index.html. 
Objetivo da campanha: 
Alertar quanto à qualidade de vida, as necessidades básicas e de integração social do idoso. Mostrar que, através de boas ações e de atitudes simples, se pode garantir o bem estar, redução das condições de risco e alegria, prezando pela dedicação, respeito e ética. 
Ação de Buzz Marketing: 
A ação acontecerá na Avenida Barão do Rio Branco, nos pontos de ônibus localizados nas proximidades do Parque Halfeld, nos sentidos Manoel Honório/Bom Pastor e Bom Pastor/Manoel Honório, na área central de Juiz de Fora. Dois atores idosos normais vão ficar sentados, um em cada parada de ônibus, no meio do abrigo por três dias consecutivos (entre as 4h e 1h do dia seguinte). Ao longo dos dias, vão passar pessoas de diferentes partes da cidade. Amanhece e anoitece e o senhor continua no mesmo lugar. No quarto dia, o local o onde o senhor estava sentado amanhecerá com uma tarja preta com o seguinte texto: “Aos olhos de muita gente eu estive e sou invisível!”, com o link para a página da campanha. Essa ação contará com dois grupos de atores, que se revezarão. Além disso, será criado um filme para as redes sociais e site, mostrando a impressão e reação das pessoas. Para
isso, deverão ser instaladas câmeras nos abrigos para pegar nos mínimos detalhes as reações. O filme será editado e finalizado para veiculação. 
Possíveis Experts, Conectores e Vendedores: 
Para atrair o Buzz, utilizando de experts, serão contactados os principais formadores de opinião da cidade: César Romero (Tribuna de Minas), Leo de Oliveira (Rádio Globo), Paulo César Magela (Tribuna de Minas e Rádio Solar), Marcelo Juliane (Rádio Solar) e Reverendo Black (Rádio Alô). Os cinco são jornalistas e trabalham nos principais veículos de comunicação da cidade. O papel de cada um, já combinado com a produção da campanha, será anunciar no jornal, rede social e rádio a seguinte informação: “Você já observaram um fato curioso que está ocorrendo na cidade? Todos os dias um senhor fica sentado no ponto da Avenida Rio Branco, em frente ao Parque Halfeld”. Essa informação será veiculada na manhã do segundo dia da ação. As mídias e os experts foram escolhidos por terem espaço, em mídias confiáveis, de forma mais leve com a população. No caso dos radialistas, a precisão, alcance e rapidez com que a notícia vai chegar são maiores ainda, tendendo a despertar rapidamente a curiosidade de todos. 
Com o Buzz lançado, os conectores, que são os ouvintes das rádios e leitores dos jornais, rapidamente vão espalhar a informação, podendo comentar no próprio ponto de ônibus, onde o senhor vai estar sentado. Se cada ouvinte ou leitor espalhar para cinco pessoas, a tendência é que cada uma dessas cinco espalhem para mais cinco, iniciando um ciclo. A informação não será alcançada por toda a cidade, mas atingirá um público muito grande. 
Para manter o Buzz por alguns dias, a partir do quarto dia, quando a ação do senhor sentado no ponto de ônibus já estiver se encerrado e a tarja preta for implantada no abrigo, já com o Buzz gerado e todos querendo saber o que está acontecendo, utilizaremos a imprensa para anunciar dos materiais gráficos e o vídeo da campanha. Serão enviados press kits para as redações, anunciando o objetivo da campanha. 
Neste caso, os vendedores poderão ser os próprios cidadãos da terceira idade, que é a causa e o objeto da campanha, além dos profissionais, colaboradores e atendidos da Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI/JF).
Estratégias de Mídia: 
As estratégias serão desenvolvidas no site da Associação e nas principais redes: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, além de alguns pontos físicos. Serão criadas peças para o site e página oficial (Facebook), com vídeo da ação, informações sobre doação, saúde do idoso, bem estar, cuidados, etc. Podemos contar também com depoimentos de profissionais (contratados e voluntários), atendidos e colaboradores da Associação. Para as redes sociais, alguns conteúdos do site serão utilizados, contudo em formato específico da rede social. Também no youtube, será criado um anúncio viral, similar ao vídeo principal. Para atrair as pessoas, de forma a não pular o vídeo após os cinco segundos iniciais, utilizaremos imagens do banco do ponto de ônibus vazio e frase: “Descubra porque este banco está vazio” ou “Você sabe quem estava sentado neste banco? Então não pule este vídeo”. Para o twitter, serão utilizados pequenos textos com dicas de saúde do idoso, cuidados, dieta, etc, por profissionais. Além disso, serão empregadas chamadas da campanha para conferir mais informações no site e página oficial no Facebook. Já no Instagram, além das fotos da campanha e da ação, como também o making of, serão postadas fotos do dia a dia da Associação: pessoas sendo atendidas, eventos, etc. 
Cronograma das Atividades: 
Atividades 
16/08 
20/08 
21/08 
03/09 
05 a 07/09 
08/09 
10/09 
11/09 
Apresentação do projeto para a ONG 
X 
Aprovação de orçamento ou busca por parceiros 
X 
X
Contratação da equipe que vai desenvolver as peças ou busca por parceiros 
X 
Produção da ação 
X 
Contato com os experts 
X 
Lançamento da ação na rua 
X 
Lançamento da campanha no site e redes sociais 
X 
Envio de press kits para as redações 
X 
Avaliação dos resultados 
X 
Entrega de relatório para a ONG e parceiros 
X 
Revelação do factóide: 
A revelação do factóide vai ocorrer através da imprensa, dos formadores de opinião já contactados pela produção da campanha e nas redes sociais, quando a tarja preta, instalada no ponto, indicará para o meio digital através do link. Nas redes sociais, contaremos com um vídeo de um dos atores aproximando do banco do ponto de ônibus vazio e explicando a ação, com cenas do making of. Depois o ator fala das necessidades de um idoso, ainda com cenas do local da gravação.
Ações de Crossmedia: 
Tarja para revelação da ação 
Serão criados dois adesivos pretos, com as dimensões de 1,80 x 2,60, para cobrir os dois vidros dos pontos de ônibus da Avenida Barão do Rio Branco, onde a ação vai acontecer. No adesivo deverá estar escrito no centro, em fonte com boa visibilidade e leitura, a seguinte frase: “Aos olhos de muita gente eu estive invisível!”. No final do adesivo deverá entrar a assinatura da campanha, com o link para a página do Facebook: https://facebook.com/adoteumidoso. 
Layout da página do Facebook Para a página do Facebook serão criadas diversas peças que serão lançadas na rede através de posts, todas seguindo o layout da página. O layout será semelhante à tarja instalada no ponto de ônibus, porém com o fundo branco e com a frase: "Adote um idoso" e a assinatura da ONG. 
Roteiro do Filme CLIENTE: Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI/JF) 
PEÇA: Making of - 2 minutos TÍTULO: Adote um idoso 
DATA: 05 de setembro de 2014 SINOPSE: Alertar quanto à qualidade de vida, as necessidades básicas e de integração social do idoso. Mostrar que, através de boas ações e de atitudes simples, se pode garantir o bem estar, redução das condições de risco e alegria, prezando pela dedicação, respeito e ética. A ação acontecerá na Avenida Barão do Rio Branco, nos pontos de ônibus localizados nas proximidades do Parque Halfeld, nos sentidos Manoel Honório/Bom Pastor e Bom Pastor/Manoel Honório, na área central de Juiz de Fora. ORIENTAÇÕES: Dois atores idosos vão ficar sentados, um em cada parada de ônibus, no meio do abrigo por três dias consecutivos (entre as 4h e 1h do dia seguinte). No quarto
dia, o local, onde o senhor estava sentado, amanhecerá com uma tarja preta com o seguinte texto: “Aos olhos de muita gente eu estive e sou invisível!”, com o link para a página da campanha. O ator pode ter entre 60 e 70 anos e deve estar vestido de forma bem simples, aparentando ser de classe mais baixa. Mas, não estar mal cuidado. Serão dois grupos com dois atores, que se revezarão. Desta forma, eles devem estar vestido da mesma forma e ter aproximadamente a mesma aparência. Serão instaladas câmeras nos abrigos para pegar nos mínimos detalhes as reações das pessoas que passam pelo local. Para isso, contaremos com três câmeras por ponto, uma em cada lateral e uma posicionada atrás do ator, mas com ângulo aberto. As câmeras devem estar posicionadas de forma a pegar o ator e as pessoas que circulam próximo a ele. 
ROTEIRO TÉCNICO 
Áudio 
Vídeo 
BG: Fly (Ludovico Einaudi) 
Imagem das pessoas em movimento e o velhinho sentado (plano aberto) 
Letters: 30 mil pessoas transitam pelo Centro diariamente/ 150 idosos são atendidos pela AACI/JF/ 8 mil pessoas impactadas pela ação 
Corte para timelapse do movimento de pessoas no ponto de ônibus, em plano aberto 
Corte, em plano de médio, de uma pessoa parando e observando o idoso no ponto de ônibus 
Corte para timelapse do movimento de pessoas 
Corte para imagem superior com mais reações das pessoas que circulam ponto 
Corte para timelapse com o dia anoitecendo/ Letters: Ainda são poucos, mas isso pode mudar. 
Corte, em plano fechado, da tarja preta colada no vidro. Letters: Saiba mais em: https://facebook.com/adoteumidoso

Contenu connexe

En vedette

En vedette (7)

Desvendando os APLICATIVOS SOCIAIS
Desvendando os APLICATIVOS SOCIAISDesvendando os APLICATIVOS SOCIAIS
Desvendando os APLICATIVOS SOCIAIS
 
Stratec - Campanha de doação de licença de software para hospitais
Stratec - Campanha de doação de licença de software para hospitais Stratec - Campanha de doação de licença de software para hospitais
Stratec - Campanha de doação de licença de software para hospitais
 
Campanha Social - UNICEF
Campanha Social - UNICEFCampanha Social - UNICEF
Campanha Social - UNICEF
 
Marketing Social
Marketing SocialMarketing Social
Marketing Social
 
AMI
AMIAMI
AMI
 
Responsabilidade social nas redes sociais
Responsabilidade social nas redes sociaisResponsabilidade social nas redes sociais
Responsabilidade social nas redes sociais
 
Banco_Alimentar_Neide_Vanessa
Banco_Alimentar_Neide_VanessaBanco_Alimentar_Neide_Vanessa
Banco_Alimentar_Neide_Vanessa
 

Campanha de Buzz Marketing para a Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI/JF)

  • 1. CAMPANHA DE BUZZ MARKETING PARA A ASSOCIAÇÃO DE APOIO A CRIANÇAS E IDOSOS (AACI/JF) DISCIPLINA DE COMUNICAÇÃO COM O MERCADO Daniel Salvador Karinny Grégio Olívia Duque Simone Silva
  • 2. Cliente: Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI/JF), localizada na Rua Tenente Guimarães, 240, no Bairro Santa Lúcia, em Juiz de Fora. Trabalha com o foco em famílias de baixa renda, oferecendo apoio para o desenvolvimento e aumento da qualidade de vida de crianças e idosos. A instituição sobrevive de doações, que podem ser mão de obra, como psicólogos, fonoaudiólogos, professores de informática, etc, alimentos, roupas e dinheiro. A página da Associação é http://www.aaci.org.br/index.html. Objetivo da campanha: Alertar quanto à qualidade de vida, as necessidades básicas e de integração social do idoso. Mostrar que, através de boas ações e de atitudes simples, se pode garantir o bem estar, redução das condições de risco e alegria, prezando pela dedicação, respeito e ética. Ação de Buzz Marketing: A ação acontecerá na Avenida Barão do Rio Branco, nos pontos de ônibus localizados nas proximidades do Parque Halfeld, nos sentidos Manoel Honório/Bom Pastor e Bom Pastor/Manoel Honório, na área central de Juiz de Fora. Dois atores idosos normais vão ficar sentados, um em cada parada de ônibus, no meio do abrigo por três dias consecutivos (entre as 4h e 1h do dia seguinte). Ao longo dos dias, vão passar pessoas de diferentes partes da cidade. Amanhece e anoitece e o senhor continua no mesmo lugar. No quarto dia, o local o onde o senhor estava sentado amanhecerá com uma tarja preta com o seguinte texto: “Aos olhos de muita gente eu estive e sou invisível!”, com o link para a página da campanha. Essa ação contará com dois grupos de atores, que se revezarão. Além disso, será criado um filme para as redes sociais e site, mostrando a impressão e reação das pessoas. Para
  • 3. isso, deverão ser instaladas câmeras nos abrigos para pegar nos mínimos detalhes as reações. O filme será editado e finalizado para veiculação. Possíveis Experts, Conectores e Vendedores: Para atrair o Buzz, utilizando de experts, serão contactados os principais formadores de opinião da cidade: César Romero (Tribuna de Minas), Leo de Oliveira (Rádio Globo), Paulo César Magela (Tribuna de Minas e Rádio Solar), Marcelo Juliane (Rádio Solar) e Reverendo Black (Rádio Alô). Os cinco são jornalistas e trabalham nos principais veículos de comunicação da cidade. O papel de cada um, já combinado com a produção da campanha, será anunciar no jornal, rede social e rádio a seguinte informação: “Você já observaram um fato curioso que está ocorrendo na cidade? Todos os dias um senhor fica sentado no ponto da Avenida Rio Branco, em frente ao Parque Halfeld”. Essa informação será veiculada na manhã do segundo dia da ação. As mídias e os experts foram escolhidos por terem espaço, em mídias confiáveis, de forma mais leve com a população. No caso dos radialistas, a precisão, alcance e rapidez com que a notícia vai chegar são maiores ainda, tendendo a despertar rapidamente a curiosidade de todos. Com o Buzz lançado, os conectores, que são os ouvintes das rádios e leitores dos jornais, rapidamente vão espalhar a informação, podendo comentar no próprio ponto de ônibus, onde o senhor vai estar sentado. Se cada ouvinte ou leitor espalhar para cinco pessoas, a tendência é que cada uma dessas cinco espalhem para mais cinco, iniciando um ciclo. A informação não será alcançada por toda a cidade, mas atingirá um público muito grande. Para manter o Buzz por alguns dias, a partir do quarto dia, quando a ação do senhor sentado no ponto de ônibus já estiver se encerrado e a tarja preta for implantada no abrigo, já com o Buzz gerado e todos querendo saber o que está acontecendo, utilizaremos a imprensa para anunciar dos materiais gráficos e o vídeo da campanha. Serão enviados press kits para as redações, anunciando o objetivo da campanha. Neste caso, os vendedores poderão ser os próprios cidadãos da terceira idade, que é a causa e o objeto da campanha, além dos profissionais, colaboradores e atendidos da Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI/JF).
  • 4. Estratégias de Mídia: As estratégias serão desenvolvidas no site da Associação e nas principais redes: Facebook, Twitter, Instagram e Youtube, além de alguns pontos físicos. Serão criadas peças para o site e página oficial (Facebook), com vídeo da ação, informações sobre doação, saúde do idoso, bem estar, cuidados, etc. Podemos contar também com depoimentos de profissionais (contratados e voluntários), atendidos e colaboradores da Associação. Para as redes sociais, alguns conteúdos do site serão utilizados, contudo em formato específico da rede social. Também no youtube, será criado um anúncio viral, similar ao vídeo principal. Para atrair as pessoas, de forma a não pular o vídeo após os cinco segundos iniciais, utilizaremos imagens do banco do ponto de ônibus vazio e frase: “Descubra porque este banco está vazio” ou “Você sabe quem estava sentado neste banco? Então não pule este vídeo”. Para o twitter, serão utilizados pequenos textos com dicas de saúde do idoso, cuidados, dieta, etc, por profissionais. Além disso, serão empregadas chamadas da campanha para conferir mais informações no site e página oficial no Facebook. Já no Instagram, além das fotos da campanha e da ação, como também o making of, serão postadas fotos do dia a dia da Associação: pessoas sendo atendidas, eventos, etc. Cronograma das Atividades: Atividades 16/08 20/08 21/08 03/09 05 a 07/09 08/09 10/09 11/09 Apresentação do projeto para a ONG X Aprovação de orçamento ou busca por parceiros X X
  • 5. Contratação da equipe que vai desenvolver as peças ou busca por parceiros X Produção da ação X Contato com os experts X Lançamento da ação na rua X Lançamento da campanha no site e redes sociais X Envio de press kits para as redações X Avaliação dos resultados X Entrega de relatório para a ONG e parceiros X Revelação do factóide: A revelação do factóide vai ocorrer através da imprensa, dos formadores de opinião já contactados pela produção da campanha e nas redes sociais, quando a tarja preta, instalada no ponto, indicará para o meio digital através do link. Nas redes sociais, contaremos com um vídeo de um dos atores aproximando do banco do ponto de ônibus vazio e explicando a ação, com cenas do making of. Depois o ator fala das necessidades de um idoso, ainda com cenas do local da gravação.
  • 6. Ações de Crossmedia: Tarja para revelação da ação Serão criados dois adesivos pretos, com as dimensões de 1,80 x 2,60, para cobrir os dois vidros dos pontos de ônibus da Avenida Barão do Rio Branco, onde a ação vai acontecer. No adesivo deverá estar escrito no centro, em fonte com boa visibilidade e leitura, a seguinte frase: “Aos olhos de muita gente eu estive invisível!”. No final do adesivo deverá entrar a assinatura da campanha, com o link para a página do Facebook: https://facebook.com/adoteumidoso. Layout da página do Facebook Para a página do Facebook serão criadas diversas peças que serão lançadas na rede através de posts, todas seguindo o layout da página. O layout será semelhante à tarja instalada no ponto de ônibus, porém com o fundo branco e com a frase: "Adote um idoso" e a assinatura da ONG. Roteiro do Filme CLIENTE: Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI/JF) PEÇA: Making of - 2 minutos TÍTULO: Adote um idoso DATA: 05 de setembro de 2014 SINOPSE: Alertar quanto à qualidade de vida, as necessidades básicas e de integração social do idoso. Mostrar que, através de boas ações e de atitudes simples, se pode garantir o bem estar, redução das condições de risco e alegria, prezando pela dedicação, respeito e ética. A ação acontecerá na Avenida Barão do Rio Branco, nos pontos de ônibus localizados nas proximidades do Parque Halfeld, nos sentidos Manoel Honório/Bom Pastor e Bom Pastor/Manoel Honório, na área central de Juiz de Fora. ORIENTAÇÕES: Dois atores idosos vão ficar sentados, um em cada parada de ônibus, no meio do abrigo por três dias consecutivos (entre as 4h e 1h do dia seguinte). No quarto
  • 7. dia, o local, onde o senhor estava sentado, amanhecerá com uma tarja preta com o seguinte texto: “Aos olhos de muita gente eu estive e sou invisível!”, com o link para a página da campanha. O ator pode ter entre 60 e 70 anos e deve estar vestido de forma bem simples, aparentando ser de classe mais baixa. Mas, não estar mal cuidado. Serão dois grupos com dois atores, que se revezarão. Desta forma, eles devem estar vestido da mesma forma e ter aproximadamente a mesma aparência. Serão instaladas câmeras nos abrigos para pegar nos mínimos detalhes as reações das pessoas que passam pelo local. Para isso, contaremos com três câmeras por ponto, uma em cada lateral e uma posicionada atrás do ator, mas com ângulo aberto. As câmeras devem estar posicionadas de forma a pegar o ator e as pessoas que circulam próximo a ele. ROTEIRO TÉCNICO Áudio Vídeo BG: Fly (Ludovico Einaudi) Imagem das pessoas em movimento e o velhinho sentado (plano aberto) Letters: 30 mil pessoas transitam pelo Centro diariamente/ 150 idosos são atendidos pela AACI/JF/ 8 mil pessoas impactadas pela ação Corte para timelapse do movimento de pessoas no ponto de ônibus, em plano aberto Corte, em plano de médio, de uma pessoa parando e observando o idoso no ponto de ônibus Corte para timelapse do movimento de pessoas Corte para imagem superior com mais reações das pessoas que circulam ponto Corte para timelapse com o dia anoitecendo/ Letters: Ainda são poucos, mas isso pode mudar. Corte, em plano fechado, da tarja preta colada no vidro. Letters: Saiba mais em: https://facebook.com/adoteumidoso