SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  22
[object Object]
Riscos no manuseamento de materiais / manicure Vs pedicure
Benefícios da massagem
Pêlo
Epilação e depilação,[object Object]
Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquiagem. A limpeza visa à higienização com produtos manipulados, assim como a eliminação de cravos e espinhas. Isso diminui a flora bacteriana e as impurezas da pele. É indispensável para a manutenção de todo tipo de pele para remover as impurezas dos poros. Ela também auxilia nos tratamentos faciais para os cosméticos penetrarem na pele.
Quem tem pele oleosa sofre para se maquiar, para evitar espinhas e para evitar a testa brilhante. Alguns cremes e tratamentos de limpeza de pele costumam dar bons resultados, mas a alimentação também ajuda bastante para diminuir a oleosidade. Estudos afirmam que a ingestão de vitamina A faz maravilhas à pele e aos cabelos, pois inibe a produção de óleo. Pode se encontrar a vitamina em alimentos como fígado e ovos. Como a maioria das pessoas detesta fígado, outra alternativa é investir em vegetais ricos em caroteno, pigmento que se transforma em vitamina A de acordo com a necessidade do nosso corpo. O caroteno está presente na abóbora, na cenoura, no brócolis, etc – enfim, em todos os vegetais de cores laranja e verde.
Riscos no manuseamento de materiais Manicure Vs Doenças contagiosas
A manicure ou pedicure trabalha com muitas pessoas, o profissional geralmente tem todos os acessórios e ferramentas necessárias para cuidar da unha. Uma pesquisa revelou que há vários casos de contaminação, que podem causar doenças. A esterilização muitas vezes não acontece, e as doenças contagiosas podem passar por todos, como até mesmo a micose. Podem ser transmitidos doenças virais, bactérias e fungos, vírus, entre outras doenças, quando os utensílios não são esterilizados correctamente. A doença pode se manifestar algum tempo depois, que ate pode nem se saber as causas. As micoses são facilmente transmitidas, como as outras doenças, por isso alguns especialistas dão dicas para evitar esse processo. Para evitar estes problemas devemos levar todos os utensílios no profissional, como a lixa, tesourinha, alicate, cortador de unha, esmalte, palito, toalha, espátula, ou seja, tudo o que formos usar. E mesmo assim de preferência devemos esterilizar com álcool, para evitar essas doenças.
Todo material deve ser descartável. ·  Nas rachaduras deve ser usada, uma vez por semana, a lixa para limpeza dos pés e calcanhares. ·  Se as rachaduras forem profundas, devemos tomar cuidado com giletes, ou mesmos evitá-los, pois podem causar danos maiores, ferimentos graves. ·  O uso de sapatos fechados ajuda a proteger os pés até total melhora das rachaduras. ·  Sempre perguntar ao cliente se é diabético, pois com essas pessoas o cuidado deve ser maior. Diabéticos ou os que sofrem de doenças arteriais (como por exemplo: varizes, trombose, tromboflebite, entre outras), não devem utilizar loções ou adesivos de remoção de calos, pois podem lesar-lhes a pele. ·  Deve ser usado creme dermatológico apropriados para cada caso, que devem ser comprados com indicações médicas e em casas ortopédicas ou de podologia. ·  Usar sempre lixa. O uso de tesoura para cortar as unhas pode fazer com que elas lasquem. Devemos de preferir as lixas mais simples de papelão, as metálicas também racham e estragam as pontas. ·  Lixar as unhas sempre da borda de dentro para a de fora.
·  Ao passar esmalte assegure-se que as camadas já estejam secas antes de passar as seguintes. Se não fizer mos isso, elas podem ficar manchadas e feias. ·  Emoliente é a substância para amolecer ou abrandar inflamações. Deve-se usar sempre para mãos e pés. ·  O podólogo deve ser consultado a cada 25 dias no caso de calos, etc. ·  Usar sempre sapatos fechados, principalmente se houver agravantes, mantendo assim a higiene, protegendo os pés de infecções. ·  Pode haver em alguns clientes, verrugas em cima dos pés, no meio ou entre os dedos. Deve-se indicá-lo ao médico dermatologista, pois pode ser viral e pode-se infectar outros lugares. ·  Deve-se ter muito cuidado ao cortar unhas encravadas, pois pode piorar o problema. O procedimento correcto, é cortar a unha recta, evitando inclusive cirurgias. ·  Colocar as mãos e os pés na água, sempre em temperatura ambiente. ·  É importante que se tenha a furraçãodos recipientes (bacias, etc) com sacos plásticos descartáveis para evitar contaminação, em cada cliente ·  Todos os materiais utilizados devem ser esterilizados, a cada cliente
Algumas doenças Pé de atleta – É um termo para designar a infecção fúngica que ocorre entre os dedos dos pés e em volta da base do pé. O problema caracteriza-se por coceira, seguida por fissuras dolorosas na pele formando ocasionalmente bolhas. A erupção pode ser seca e escamosa ou húmida e empolada e o pé afectado apresenta um cheiro desagradável. Alguns dedos podem ser afectados e se o problema persistir, as unhas podem também infeccionar e começarem a rachar ou a separar-se do dedo. O problema pode tornar-se muito desconfortável e, uma vez, adquirido, é de difícil eliminação. * Causas – O fungo "tinea pedis" provoca o pé de atleta, que em raríssimas ocasiões pode ser provocado por uma bactéria. A falta de higiene nos pés, andar descalço em ambientes húmidos, como piscinas, chuveiros e saunas.  É extremamente contagioso e será necessário desinfectar o chão para ajudar a controlar a sua difusão.
Calos – São camadas externas engrossadas de pele (epiderme). Formam-se devido à pressão, fricção ou irritação. Os calos aparecem entre os dedos ou na sola dos pés e também nas mãos e nos joelhos. Os calos moles caracterizam-se por um pequeno centro duro que quando pressionado, é doloroso.  Os calos tendem a desaparecerem quando acabar a origem da pressão ou da fricção. Calos em alguns dedos são deformidades ósseas, causadas por diversos factores, como por exemplo, a forma que pisamos, uso de sapatos incorrectamente. O calo ósseo é uma protecção natural de cada organismo, ou seja, cada pessoa tem a sua protecção. (Calo ósseo é a formação óssea da anatomia dos pés causada por factores externos ao longo da vida, e tem o nome científico de Eficca.)
Joanetes – É um termo leigo para a protrusãoda articulação do dedo grande do pé, conhecida cientificamente como Haluxvalgus (dedão do pé). Olho de peixe – No "olho de peixe" não deve ser passada lixa, ralinho ou outro objecto, pois agravará a área afectada. Como o problema é viral pode contagiar outras áreas. Micose – Pode aparecer nas unhas ou na pele e são transmissíveis. Por isso, deve-se ter o cuidado de esterilizar sempre os materiais utilizados para evitar a propagação da micose. Frieiras – Cujo nome científico é Iniaptes, é uma reacção anormal dos vasos sanguíneos hipodérmicos ao frio. A pele torna-se extremamente pálida e possivelmente dormente, com coceira em áreas avermelhadas ou roxas, zonas inchadas da pele, nos dedos das mãos e dos pés. Frieiras são causadas por bactérias, são cortes profundos entre e principalmente nos dedos dos pés. Para evitá-las devemos enxugar entre os dedos. Papel toalha é bom para secar o meio dos dedos, evitando-se assim a unidade que é o maior foco dessa bactéria.
Benefícios da massagem
A massagem traz vários benefícios para o organismo: relaxamento dos músculos tensos, alívio da dor muscular, melhora da circulação sanguínea, além de ser um instrumento importante no combate ao stress, tão comum no mundo moderno. A massagem não tem uma acção correctiva sobre as disfunções postural e mecânica que causam a dor. Dores nas costas devem ser tratadas com fisioterapia.  São utilizados três movimentos principais na massagem clássica: deslizamento (effleurage), amassamento e tapotagem. As duas primeiras técnicas são as mais usadas nas massagens feitas em casa. A evolução das técnicas básicas da massagem deve ser feita de forma combinada, para que todo o corpo seja sentido como uma unidade orgânica, com início, meio e fim. A técnica do deslizamento superficial constitui o início do procedimento. É feito em linhas combinadas que acompanham os contornos dos grupos musculares e do corpo humano, ou ainda, em círculos, estimulando a circulação sanguínea em direcção ao coração. O contacto da palma da mão com o corpo do paciente deve ser suave, constante, fluida e envolvente.
Enquanto o deslizamento tem uma acção superficial no corpo, o amassamento é feito com ambas as mãos agindo alternadamente. Toda palma da mão segura o corpo muscular apalpando-o levemente e soltando-o em seguida, para começar o toque seguinte. Devemos massegar mais demoradamente as áreas onde há mais tensão. E termina mos a massagem com deslizamento feito de maneira vagarosa.
O Pêlo
Pêlos (ou pelos) são apêndices delgadas e coniformes da pele dos mamíferos. No homem possui a função de protecção da luz solar directa e diminuir a fricção nas axilas e partes íntimas. Em outros organismos (principalmente nos protozoários) os apêndices equivalentes chamam-se muitas vezes cílios ou flagelos. Nas plantas, estruturas semelhantes que, por exemplo, se encontram nas folhas e caule, têm origem e estrutura diferentes e normalmente denominam-se tricomas 1. Pêlo2. Superfície da pele3. Sebo4. Folículo piloso5. Glândula sebácea
Estrutura, função, imagem
Epilação Técnicas, temporárias e definitivas, que se adequam à necessidade da cliente, privilegiando sempre o seu conforto e o bem estar com métodos modernos. Processos temporários: Processo de arranque/destruição da haste do pêlo, não destruindo a sua papila, permitindo que ao fim de algum tempo, naturalmente,  os pêlos voltem a surgir. Processos ditos definitivos: Destinam-se à destruição da papila do pêlo e impedir o seu renascimento, mantendo a pele sempre suave. O processo que neste gabinete é utilizado, com elevados níveis de sucesso é o LASER Clínico.
Depilação A depilação consiste na extracção intencional de pêlos e/ou cabelos do corpo de forma definitiva ou temporária.

Contenu connexe

Tendances

Doenças das unhas
Doenças das unhasDoenças das unhas
Doenças das unhasLuisaArti
 
131801091 apostila-curso-de-depilacao
131801091 apostila-curso-de-depilacao131801091 apostila-curso-de-depilacao
131801091 apostila-curso-de-depilacaoAna Paula Monteiro
 
Cursobsicoparamanicure parte1-130517180426-phpapp02
Cursobsicoparamanicure parte1-130517180426-phpapp02Cursobsicoparamanicure parte1-130517180426-phpapp02
Cursobsicoparamanicure parte1-130517180426-phpapp02Annie Marie
 
Diagnóstico das Unhas - Mónica Silva
Diagnóstico das Unhas - Mónica SilvaDiagnóstico das Unhas - Mónica Silva
Diagnóstico das Unhas - Mónica SilvaMichele Pó
 
Alongamento de Cilios - Edduc
Alongamento de Cilios - EdducAlongamento de Cilios - Edduc
Alongamento de Cilios - Edducedduc
 
Apostila básica de extensão de cílios Marysol Almeida
Apostila  básica de extensão de cílios Marysol AlmeidaApostila  básica de extensão de cílios Marysol Almeida
Apostila básica de extensão de cílios Marysol AlmeidaMarysol De Almeida Fernandes
 
4ª aula saúde & beleza refeito
4ª aula  saúde & beleza refeito4ª aula  saúde & beleza refeito
4ª aula saúde & beleza refeitoJeremias Salomão
 

Tendances (14)

Manicure
ManicureManicure
Manicure
 
Doenças das unhas
Doenças das unhasDoenças das unhas
Doenças das unhas
 
Unhas de gel
Unhas de gelUnhas de gel
Unhas de gel
 
Epilação temporária
Epilação temporáriaEpilação temporária
Epilação temporária
 
Unhas de gel
Unhas de gelUnhas de gel
Unhas de gel
 
131801091 apostila-curso-de-depilacao
131801091 apostila-curso-de-depilacao131801091 apostila-curso-de-depilacao
131801091 apostila-curso-de-depilacao
 
Trabalho sofia
Trabalho sofiaTrabalho sofia
Trabalho sofia
 
Cursobsicoparamanicure parte1-130517180426-phpapp02
Cursobsicoparamanicure parte1-130517180426-phpapp02Cursobsicoparamanicure parte1-130517180426-phpapp02
Cursobsicoparamanicure parte1-130517180426-phpapp02
 
Diagnóstico das Unhas - Mónica Silva
Diagnóstico das Unhas - Mónica SilvaDiagnóstico das Unhas - Mónica Silva
Diagnóstico das Unhas - Mónica Silva
 
Fissura plantar
Fissura plantarFissura plantar
Fissura plantar
 
Ficha cuidados pés
Ficha cuidados pésFicha cuidados pés
Ficha cuidados pés
 
Alongamento de Cilios - Edduc
Alongamento de Cilios - EdducAlongamento de Cilios - Edduc
Alongamento de Cilios - Edduc
 
Apostila básica de extensão de cílios Marysol Almeida
Apostila  básica de extensão de cílios Marysol AlmeidaApostila  básica de extensão de cílios Marysol Almeida
Apostila básica de extensão de cílios Marysol Almeida
 
4ª aula saúde & beleza refeito
4ª aula  saúde & beleza refeito4ª aula  saúde & beleza refeito
4ª aula saúde & beleza refeito
 

Similaire à Trabalho de Estética

MINISTÉRIO IPCA. ESCOLA DE SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS DE CURSOS LIVRES PROFISSIONA...
MINISTÉRIO IPCA. ESCOLA DE SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS DE CURSOS LIVRES PROFISSIONA...MINISTÉRIO IPCA. ESCOLA DE SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS DE CURSOS LIVRES PROFISSIONA...
MINISTÉRIO IPCA. ESCOLA DE SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS DE CURSOS LIVRES PROFISSIONA...MINISTERIO IPCA.
 
Guia básico para cuidados dos pés
Guia básico para cuidados dos pésGuia básico para cuidados dos pés
Guia básico para cuidados dos pésDropsdebeleza
 
Aula 02 Doenças mais comuns no envelhecimento.pptx
Aula 02 Doenças mais comuns no envelhecimento.pptxAula 02 Doenças mais comuns no envelhecimento.pptx
Aula 02 Doenças mais comuns no envelhecimento.pptxNadjaAndrade5
 
podology 122539a30a568ad146e2bee017c45db8b26bfd4655f9edde01e56e14c68842ef5935...
podology 122539a30a568ad146e2bee017c45db8b26bfd4655f9edde01e56e14c68842ef5935...podology 122539a30a568ad146e2bee017c45db8b26bfd4655f9edde01e56e14c68842ef5935...
podology 122539a30a568ad146e2bee017c45db8b26bfd4655f9edde01e56e14c68842ef5935...CleitonPacificodosSa
 
Doenasdasunhas 130709084446-phpapp01
Doenasdasunhas 130709084446-phpapp01Doenasdasunhas 130709084446-phpapp01
Doenasdasunhas 130709084446-phpapp01Annie Marie
 
Proteção da pele
Proteção da peleProteção da pele
Proteção da peleUNIVAG
 
Fundamentos de enfermagem aula 3
Fundamentos de enfermagem aula 3Fundamentos de enfermagem aula 3
Fundamentos de enfermagem aula 39999894014
 
Primeiros Socorros
Primeiros SocorrosPrimeiros Socorros
Primeiros Socorrosfonsecahugo
 
Slide _ Curso micro_ Caroline.pptx
Slide _ Curso micro_ Caroline.pptxSlide _ Curso micro_ Caroline.pptx
Slide _ Curso micro_ Caroline.pptxCynthiaRanyelle
 
Higiene pessoal e social
Higiene pessoal e socialHigiene pessoal e social
Higiene pessoal e socialNocasBastos
 
JORNAL O MELHOR DO BAIRRO GUARANI E REGIÃO
JORNAL O MELHOR DO BAIRRO GUARANI E REGIÃOJORNAL O MELHOR DO BAIRRO GUARANI E REGIÃO
JORNAL O MELHOR DO BAIRRO GUARANI E REGIÃORizzieri Oliveira Rocha
 
Primeiros socorros cópia
Primeiros socorros   cópiaPrimeiros socorros   cópia
Primeiros socorros cópiaTito Regla
 
Zeitgard guia de vendas apresentar e vender com sucesso
Zeitgard guia de vendas apresentar e vender com sucessoZeitgard guia de vendas apresentar e vender com sucesso
Zeitgard guia de vendas apresentar e vender com sucessoTop Elite Team
 
Como prevenir as frieiras
Como prevenir as frieirasComo prevenir as frieiras
Como prevenir as frieirasmartimmendes
 

Similaire à Trabalho de Estética (20)

3ª aula higiene individual
3ª aula   higiene individual3ª aula   higiene individual
3ª aula higiene individual
 
Psoríase
PsoríasePsoríase
Psoríase
 
MINISTÉRIO IPCA. ESCOLA DE SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS DE CURSOS LIVRES PROFISSIONA...
MINISTÉRIO IPCA. ESCOLA DE SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS DE CURSOS LIVRES PROFISSIONA...MINISTÉRIO IPCA. ESCOLA DE SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS DE CURSOS LIVRES PROFISSIONA...
MINISTÉRIO IPCA. ESCOLA DE SEMINÁRIOS TEOLÓGICOS DE CURSOS LIVRES PROFISSIONA...
 
Higiene e saúde
Higiene e saúdeHigiene e saúde
Higiene e saúde
 
Guia básico para cuidados dos pés
Guia básico para cuidados dos pésGuia básico para cuidados dos pés
Guia básico para cuidados dos pés
 
Biosegurança (3).pdf
Biosegurança (3).pdfBiosegurança (3).pdf
Biosegurança (3).pdf
 
Aula 02 Doenças mais comuns no envelhecimento.pptx
Aula 02 Doenças mais comuns no envelhecimento.pptxAula 02 Doenças mais comuns no envelhecimento.pptx
Aula 02 Doenças mais comuns no envelhecimento.pptx
 
podology 122539a30a568ad146e2bee017c45db8b26bfd4655f9edde01e56e14c68842ef5935...
podology 122539a30a568ad146e2bee017c45db8b26bfd4655f9edde01e56e14c68842ef5935...podology 122539a30a568ad146e2bee017c45db8b26bfd4655f9edde01e56e14c68842ef5935...
podology 122539a30a568ad146e2bee017c45db8b26bfd4655f9edde01e56e14c68842ef5935...
 
Doenasdasunhas 130709084446-phpapp01
Doenasdasunhas 130709084446-phpapp01Doenasdasunhas 130709084446-phpapp01
Doenasdasunhas 130709084446-phpapp01
 
Proteção da pele
Proteção da peleProteção da pele
Proteção da pele
 
Fundamentos de enfermagem aula 3
Fundamentos de enfermagem aula 3Fundamentos de enfermagem aula 3
Fundamentos de enfermagem aula 3
 
Anatomia - sistema tegumentar
Anatomia -  sistema tegumentarAnatomia -  sistema tegumentar
Anatomia - sistema tegumentar
 
Primeiros Socorros
Primeiros SocorrosPrimeiros Socorros
Primeiros Socorros
 
Slide _ Curso micro_ Caroline.pptx
Slide _ Curso micro_ Caroline.pptxSlide _ Curso micro_ Caroline.pptx
Slide _ Curso micro_ Caroline.pptx
 
Higiene pessoal e social
Higiene pessoal e socialHigiene pessoal e social
Higiene pessoal e social
 
JORNAL O MELHOR DO BAIRRO GUARANI E REGIÃO
JORNAL O MELHOR DO BAIRRO GUARANI E REGIÃOJORNAL O MELHOR DO BAIRRO GUARANI E REGIÃO
JORNAL O MELHOR DO BAIRRO GUARANI E REGIÃO
 
Hábitos de higiene pessoal
Hábitos de higiene pessoalHábitos de higiene pessoal
Hábitos de higiene pessoal
 
Primeiros socorros cópia
Primeiros socorros   cópiaPrimeiros socorros   cópia
Primeiros socorros cópia
 
Zeitgard guia de vendas apresentar e vender com sucesso
Zeitgard guia de vendas apresentar e vender com sucessoZeitgard guia de vendas apresentar e vender com sucesso
Zeitgard guia de vendas apresentar e vender com sucesso
 
Como prevenir as frieiras
Como prevenir as frieirasComo prevenir as frieiras
Como prevenir as frieiras
 

Plus de sofia208c

Cartazes da viagem de finalistas !
Cartazes da viagem de finalistas !Cartazes da viagem de finalistas !
Cartazes da viagem de finalistas !sofia208c
 
Trabalho de TIC
Trabalho de TICTrabalho de TIC
Trabalho de TICsofia208c
 
-Trabalho de TIC
-Trabalho de TIC-Trabalho de TIC
-Trabalho de TICsofia208c
 

Plus de sofia208c (6)

Cartazes da viagem de finalistas !
Cartazes da viagem de finalistas !Cartazes da viagem de finalistas !
Cartazes da viagem de finalistas !
 
Brazil
BrazilBrazil
Brazil
 
Extintos
ExtintosExtintos
Extintos
 
Trabalho de TIC
Trabalho de TICTrabalho de TIC
Trabalho de TIC
 
-Trabalho de TIC
-Trabalho de TIC-Trabalho de TIC
-Trabalho de TIC
 
Sofia Silva
Sofia SilvaSofia Silva
Sofia Silva
 

Dernier

Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfHELENO FAVACHO
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfTutor de matemática Ícaro
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.Mary Alvarenga
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdfLeloIurk1
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMHELENO FAVACHO
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇJaineCarolaineLima
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...Rosalina Simão Nunes
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdfLeloIurk1
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfEmanuel Pio
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfprofesfrancleite
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteVanessaCavalcante37
 
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholaSLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholacleanelima11
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...azulassessoria9
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfCamillaBrito19
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéisines09cachapa
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?AnabelaGuerreiro7
 
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobreAULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobremaryalouhannedelimao
 
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESCOMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESEduardaReis50
 

Dernier (20)

Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdfProjeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
Projeto de Extensão - ENGENHARIA DE SOFTWARE - BACHARELADO.pdf
 
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdfCurrículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
Currículo - Ícaro Kleisson - Tutor acadêmico.pdf
 
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.Atividade -  Letra da música Esperando na Janela.
Atividade - Letra da música Esperando na Janela.
 
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
421243121-Apostila-Ensino-Religioso-Do-1-ao-5-ano.pdf
 
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEMPRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GESTÃO DA APRENDIZAGEM
 
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
ATIVIDADE - CHARGE.pptxDFGHJKLÇ~ÇLJHUFTDRSEDFGJHKLÇ
 
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de..."É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
"É melhor praticar para a nota" - Como avaliar comportamentos em contextos de...
 
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
5 bloco 7 ano - Ensino Relogioso- Lideres Religiosos _ Passei Direto.pdf
 
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdfHistoria da Arte europeia e não só. .pdf
Historia da Arte europeia e não só. .pdf
 
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdfPRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
PRÉDIOS HISTÓRICOS DE ASSARÉ Prof. Francisco Leite.pdf
 
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptxSlides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
Slides Lição 05, Central Gospel, A Grande Tribulação, 1Tr24.pptx
 
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIXAula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
Aula sobre o Imperialismo Europeu no século XIX
 
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcanteCOMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
COMPETÊNCIA 2 da redação do enem prodção textual professora vanessa cavalcante
 
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanholaSLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
SLIDE DE Revolução Mexicana 1910 da disciplina cultura espanhola
 
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
PROVA - ESTUDO CONTEMPORÂNEO E TRANSVERSAL: COMUNICAÇÃO ASSERTIVA E INTERPESS...
 
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdfo ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
o ciclo do contato Jorge Ponciano Ribeiro.pdf
 
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de HotéisAbout Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
About Vila Galé- Cadeia Empresarial de Hotéis
 
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
Urso Castanho, Urso Castanho, o que vês aqui?
 
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobreAULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
AULA DE CARIOLOGIA TSB introdução tudo sobre
 
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕESCOMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
COMPETÊNCIA 4 NO ENEM: O TEXTO E SUAS AMARRACÕES
 

Trabalho de Estética

  • 1.
  • 2. Riscos no manuseamento de materiais / manicure Vs pedicure
  • 5.
  • 6. Limpar a pele é fundamental para eliminar as células mortas, sudorese, secreções naturais da pele, resíduos de poluição e maquiagem. A limpeza visa à higienização com produtos manipulados, assim como a eliminação de cravos e espinhas. Isso diminui a flora bacteriana e as impurezas da pele. É indispensável para a manutenção de todo tipo de pele para remover as impurezas dos poros. Ela também auxilia nos tratamentos faciais para os cosméticos penetrarem na pele.
  • 7. Quem tem pele oleosa sofre para se maquiar, para evitar espinhas e para evitar a testa brilhante. Alguns cremes e tratamentos de limpeza de pele costumam dar bons resultados, mas a alimentação também ajuda bastante para diminuir a oleosidade. Estudos afirmam que a ingestão de vitamina A faz maravilhas à pele e aos cabelos, pois inibe a produção de óleo. Pode se encontrar a vitamina em alimentos como fígado e ovos. Como a maioria das pessoas detesta fígado, outra alternativa é investir em vegetais ricos em caroteno, pigmento que se transforma em vitamina A de acordo com a necessidade do nosso corpo. O caroteno está presente na abóbora, na cenoura, no brócolis, etc – enfim, em todos os vegetais de cores laranja e verde.
  • 8. Riscos no manuseamento de materiais Manicure Vs Doenças contagiosas
  • 9. A manicure ou pedicure trabalha com muitas pessoas, o profissional geralmente tem todos os acessórios e ferramentas necessárias para cuidar da unha. Uma pesquisa revelou que há vários casos de contaminação, que podem causar doenças. A esterilização muitas vezes não acontece, e as doenças contagiosas podem passar por todos, como até mesmo a micose. Podem ser transmitidos doenças virais, bactérias e fungos, vírus, entre outras doenças, quando os utensílios não são esterilizados correctamente. A doença pode se manifestar algum tempo depois, que ate pode nem se saber as causas. As micoses são facilmente transmitidas, como as outras doenças, por isso alguns especialistas dão dicas para evitar esse processo. Para evitar estes problemas devemos levar todos os utensílios no profissional, como a lixa, tesourinha, alicate, cortador de unha, esmalte, palito, toalha, espátula, ou seja, tudo o que formos usar. E mesmo assim de preferência devemos esterilizar com álcool, para evitar essas doenças.
  • 10. Todo material deve ser descartável. · Nas rachaduras deve ser usada, uma vez por semana, a lixa para limpeza dos pés e calcanhares. · Se as rachaduras forem profundas, devemos tomar cuidado com giletes, ou mesmos evitá-los, pois podem causar danos maiores, ferimentos graves. · O uso de sapatos fechados ajuda a proteger os pés até total melhora das rachaduras. · Sempre perguntar ao cliente se é diabético, pois com essas pessoas o cuidado deve ser maior. Diabéticos ou os que sofrem de doenças arteriais (como por exemplo: varizes, trombose, tromboflebite, entre outras), não devem utilizar loções ou adesivos de remoção de calos, pois podem lesar-lhes a pele. · Deve ser usado creme dermatológico apropriados para cada caso, que devem ser comprados com indicações médicas e em casas ortopédicas ou de podologia. · Usar sempre lixa. O uso de tesoura para cortar as unhas pode fazer com que elas lasquem. Devemos de preferir as lixas mais simples de papelão, as metálicas também racham e estragam as pontas. · Lixar as unhas sempre da borda de dentro para a de fora.
  • 11. · Ao passar esmalte assegure-se que as camadas já estejam secas antes de passar as seguintes. Se não fizer mos isso, elas podem ficar manchadas e feias. · Emoliente é a substância para amolecer ou abrandar inflamações. Deve-se usar sempre para mãos e pés. · O podólogo deve ser consultado a cada 25 dias no caso de calos, etc. · Usar sempre sapatos fechados, principalmente se houver agravantes, mantendo assim a higiene, protegendo os pés de infecções. · Pode haver em alguns clientes, verrugas em cima dos pés, no meio ou entre os dedos. Deve-se indicá-lo ao médico dermatologista, pois pode ser viral e pode-se infectar outros lugares. · Deve-se ter muito cuidado ao cortar unhas encravadas, pois pode piorar o problema. O procedimento correcto, é cortar a unha recta, evitando inclusive cirurgias. · Colocar as mãos e os pés na água, sempre em temperatura ambiente. · É importante que se tenha a furraçãodos recipientes (bacias, etc) com sacos plásticos descartáveis para evitar contaminação, em cada cliente · Todos os materiais utilizados devem ser esterilizados, a cada cliente
  • 12. Algumas doenças Pé de atleta – É um termo para designar a infecção fúngica que ocorre entre os dedos dos pés e em volta da base do pé. O problema caracteriza-se por coceira, seguida por fissuras dolorosas na pele formando ocasionalmente bolhas. A erupção pode ser seca e escamosa ou húmida e empolada e o pé afectado apresenta um cheiro desagradável. Alguns dedos podem ser afectados e se o problema persistir, as unhas podem também infeccionar e começarem a rachar ou a separar-se do dedo. O problema pode tornar-se muito desconfortável e, uma vez, adquirido, é de difícil eliminação. * Causas – O fungo "tinea pedis" provoca o pé de atleta, que em raríssimas ocasiões pode ser provocado por uma bactéria. A falta de higiene nos pés, andar descalço em ambientes húmidos, como piscinas, chuveiros e saunas. É extremamente contagioso e será necessário desinfectar o chão para ajudar a controlar a sua difusão.
  • 13. Calos – São camadas externas engrossadas de pele (epiderme). Formam-se devido à pressão, fricção ou irritação. Os calos aparecem entre os dedos ou na sola dos pés e também nas mãos e nos joelhos. Os calos moles caracterizam-se por um pequeno centro duro que quando pressionado, é doloroso. Os calos tendem a desaparecerem quando acabar a origem da pressão ou da fricção. Calos em alguns dedos são deformidades ósseas, causadas por diversos factores, como por exemplo, a forma que pisamos, uso de sapatos incorrectamente. O calo ósseo é uma protecção natural de cada organismo, ou seja, cada pessoa tem a sua protecção. (Calo ósseo é a formação óssea da anatomia dos pés causada por factores externos ao longo da vida, e tem o nome científico de Eficca.)
  • 14. Joanetes – É um termo leigo para a protrusãoda articulação do dedo grande do pé, conhecida cientificamente como Haluxvalgus (dedão do pé). Olho de peixe – No "olho de peixe" não deve ser passada lixa, ralinho ou outro objecto, pois agravará a área afectada. Como o problema é viral pode contagiar outras áreas. Micose – Pode aparecer nas unhas ou na pele e são transmissíveis. Por isso, deve-se ter o cuidado de esterilizar sempre os materiais utilizados para evitar a propagação da micose. Frieiras – Cujo nome científico é Iniaptes, é uma reacção anormal dos vasos sanguíneos hipodérmicos ao frio. A pele torna-se extremamente pálida e possivelmente dormente, com coceira em áreas avermelhadas ou roxas, zonas inchadas da pele, nos dedos das mãos e dos pés. Frieiras são causadas por bactérias, são cortes profundos entre e principalmente nos dedos dos pés. Para evitá-las devemos enxugar entre os dedos. Papel toalha é bom para secar o meio dos dedos, evitando-se assim a unidade que é o maior foco dessa bactéria.
  • 16. A massagem traz vários benefícios para o organismo: relaxamento dos músculos tensos, alívio da dor muscular, melhora da circulação sanguínea, além de ser um instrumento importante no combate ao stress, tão comum no mundo moderno. A massagem não tem uma acção correctiva sobre as disfunções postural e mecânica que causam a dor. Dores nas costas devem ser tratadas com fisioterapia. São utilizados três movimentos principais na massagem clássica: deslizamento (effleurage), amassamento e tapotagem. As duas primeiras técnicas são as mais usadas nas massagens feitas em casa. A evolução das técnicas básicas da massagem deve ser feita de forma combinada, para que todo o corpo seja sentido como uma unidade orgânica, com início, meio e fim. A técnica do deslizamento superficial constitui o início do procedimento. É feito em linhas combinadas que acompanham os contornos dos grupos musculares e do corpo humano, ou ainda, em círculos, estimulando a circulação sanguínea em direcção ao coração. O contacto da palma da mão com o corpo do paciente deve ser suave, constante, fluida e envolvente.
  • 17. Enquanto o deslizamento tem uma acção superficial no corpo, o amassamento é feito com ambas as mãos agindo alternadamente. Toda palma da mão segura o corpo muscular apalpando-o levemente e soltando-o em seguida, para começar o toque seguinte. Devemos massegar mais demoradamente as áreas onde há mais tensão. E termina mos a massagem com deslizamento feito de maneira vagarosa.
  • 19. Pêlos (ou pelos) são apêndices delgadas e coniformes da pele dos mamíferos. No homem possui a função de protecção da luz solar directa e diminuir a fricção nas axilas e partes íntimas. Em outros organismos (principalmente nos protozoários) os apêndices equivalentes chamam-se muitas vezes cílios ou flagelos. Nas plantas, estruturas semelhantes que, por exemplo, se encontram nas folhas e caule, têm origem e estrutura diferentes e normalmente denominam-se tricomas 1. Pêlo2. Superfície da pele3. Sebo4. Folículo piloso5. Glândula sebácea
  • 21. Epilação Técnicas, temporárias e definitivas, que se adequam à necessidade da cliente, privilegiando sempre o seu conforto e o bem estar com métodos modernos. Processos temporários: Processo de arranque/destruição da haste do pêlo, não destruindo a sua papila, permitindo que ao fim de algum tempo, naturalmente,  os pêlos voltem a surgir. Processos ditos definitivos: Destinam-se à destruição da papila do pêlo e impedir o seu renascimento, mantendo a pele sempre suave. O processo que neste gabinete é utilizado, com elevados níveis de sucesso é o LASER Clínico.
  • 22. Depilação A depilação consiste na extracção intencional de pêlos e/ou cabelos do corpo de forma definitiva ou temporária.
  • 23. Depilação temporária Cera Creme depilatório Depilador eléctrico
  • 24. Depilação definitiva Quanto à depilação definitiva, os dois únicos processos comprovadamente eficientes são a depilação a laser e a queima do pêlo por um processo denominado electrólise.
  • 25. Trabalho elaborado por: Sofia Silva Nº12 Cef3