SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  28
Desastres Naturais Tornado Terremoto Outros fenômenos Maremoto / Tsunami
Como ocorre o terremoto?  A terra é formada por camadas: a hidrosfera (de água), a atmosfera (de gases) e a litosfera (de rochas). A litosfera é a camada mais rígida da terra e divide-se em partes menores chamadas placas tectônicas. Essas placas tectônicas se movimentam lentamente, gerando um processo contínuo de esforço e deformação nas grandes massas da rocha. Quando esse esforço supera o limite de resistência da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas.  Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos.
Durante muito tempo acreditava-se que no Brasil não ocorria terremotos, no entanto, essa afirmação é um tanto quanto precipitada. Se comparar os abalos sísmicos ocorridos nos Andes com os ocorridos no Brasil, os do Brasil podem ser classificados como modestos, embora a quantidade de abalos sejam muitas e com escalas acima de 5,0 graus, não ignorando a possibilidade de tremores mais intensos, uma vez que o planeta é dinâmico e está em constante transformação. A pouca incidência de terremotos no Brasil é proveniente de sua localização no centro da placa Sul-americana.  No Brasil Existe Terremoto
Lista com os principais e maiores terremotos ocorridos no Brasil:- São Paulo, 1922 – 5.1 pontos na escala Richter;- Espírito Santo, 1955 – 6.3 pontos na escala Richter;- Mato Grosso, 1955 – 6.6 pontos na escala Richter;- Ceará, 1980 – 5.2 pontos na escala Richter;- Amazonas, 1983 – 5.5 pontos na escala Richter;- Rio Grande do Norte, 1986 – 5.1 pontos na escala Richter;- Minas Gerais, 2007 – 4.9 pontos na escala Richter­.
Tornado 	Um tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades.  	Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.
Época propícia para Tornados no Brasil A primavera e o outono são as estações dos tornados no Brasil. Pesquisas desenvolvidas recentemente comprovam que uma porção significativa das destruições atribuídas aos vendavais nos Estados do sul e parte do sudeste e centro-oeste são provocadas, na verdade, por tornados. 	Registros meteorológicos mostram a atividade freqüente de tornados e trombas d'água nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, e com menos freqüência, no Mato Grosso do Sul.
Tsunami / Maremoto 	Tsunami é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, atividade vulcânica, abrupto deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar. Há quem identifique o termo com "maremoto" - contudo, maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de fato originar um(a) tsunami.
	Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo (movimento no interior da terra), um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro. Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água. Os sismos tectônicos são um tipo particular de sismo que origina uma deformação da crosta; sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio. As ondas são o resultado da ação da gravidade sobre a perturbação da massa de água. Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas. Por exemplo, à volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas, num processo que se designa por subducção. Estas zonas originam facilmente tsunamis. Causas
Vulcão A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções. Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectônicas. No entanto, existem exceções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava arrefecida, tendem a ser compostos de solos bastante férteis para a agricultura
AVALANCHE 	Uma avalancha ou avalanche) é um fenômeno que se verifica quando uma massa acumulada de neve repentinamente se movimenta de forma rápida e violenta e se precipita em direção ao vale. Durante a descida, a massa carrega cada vez mais neve e pode arrastar árvores, rochas e construções humanas, atingindo até 160 quilômetros por hora. Este destacamento de massas de neve pode ser provocado por diversas causas, como a passagem de esquiadores, a ação de fortes ventos, propagação do som etc.
SECA A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande. Seca no Brasil No Brasil na região Nordeste existe a região semi-árida que é delimitada pela região chamada de Polígono das Secas. Esta compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Causas O fenômeno das secas no Brasil se dá por causas naturais, uma região que apresenta alta variabilidade climática, ocorrendo quando a chamada zona de convergência intertropical (ZCIT) não consegue se deslocar até a região Nordeste no período outono-inverno no Hemisfério Sul, sobretudo nos períodos de El Niño. A ITCZ apresenta um movimento meridional sazonal, com uma posição média anual junto à latitude 5 graus Norte. Além disso, o aumento do desmatamento, em especial a destruição da Zona da Mata nordestina tem contribuído para a elevação da temperatura regional.
Enchenteou cheia é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência Enchente As enchentes em Santa Catarina em 2008 ocorreram depois do período de grandes chuvas durante o mês de novembro de 2008,afetando em torno de 60 cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas no estado de Santa Catarina, Brasil. 135 pessoas morreram, 2 estão desaparecidas, 9.390 habitantes foram forçados a sair de suas casas para que não houvesse mais vítimas e 5.617 desabrigados
Onda de calor de 2003 na Europa A onda de calor de 2003 na Europa foi um dos mais quentes verões europeus, que causou crise na saúde em vários países e consideráveis impactos na agricultura. Várias pessoas morreram por causa das altas temperaturas, que chegaram à mais de 50 graus centígrados em algumas regiões da Europa. O país mais atingido foi a França, que teve grandes prejuízos devido à onda de calor.
Lista Dos Maiores  DesastresNaturais
1. Enchente do Rio Amarelo - 1931, China [Mortes: 1,000,000 - 4,000,000]A enchente do Rio Amarelo de 1931 é considerada o desastre natural mais mortal da história. Estima-se que o número de pessoas mortas esteja entre um milhão e quatro milhões de vítimas. As mortes causadas pela enchente incluem afogamentos, doenças, fome e seca.Entre julho e novembro, cerca de 88.000 quilômetros quadrados ficaram completamente inundados enquanto outros 21.000 quilômetros quadrados ficaram parcialmente inundados. Devido aos freqüentes desastres que causa o rio é freqüentemente chamado de “A Dor da China”.
2. Enchente do Rio Amarelo - 1887, China [Mortes: 900,000 - 2,000,000]Não é raro o Rio Amarelo, na China, sofrer enchentes. Por séculos, os fazendeiros que vivem às margens do rio construíram diques para conter as enchentes. Em 1887 dias de chuva incessante subiram o nível da água acima da capacidade de contenção dos diques causando uma enorme enchente que devastou a área matando entre 900 mil a 2 milhões de pessoas.Devido às planícies ao redor da área a enchente se espalhou rapidamente ao norte da China, cobrindo uma área de cerca de 80 quilômetros quadrados.A enchente deixou cerca de dois milhões de desabrigados. Estima-se que o surto de doenças e de fome causado pela enchente tenha causado tantas vítimas quanto o próprio incidente.
3. Ciclone de Bhola - 1970, Bangladeste [Mortes: 500,000 - 1,000,000] 	O ciclone em Bhola, foi um devastador ciclone tropical que atingiu a Paquistão Oriental (hoje Bangladeste) em 12 de novembro de 1970. Foi o ciclone tropical mais mortal jamais registrado e um dos mais mortais desastres naturais da história moderna. Mais de 500 mil pessoas perderam suas vidas na tempestade, na maioria dos casos como conseqüência da inundação na maioria das ilhas do delta do Ganges. O governo do Paquistão sofreu severas críticas por sua assistência precária às vítimas.
4. Terremoto de Shaanxi - 1556, China [Mortes: 830,000]O terremoto de Shaanxi, 1556, é o terremoto mais mortal jamais registrado, com cerca de 830 mil vítimas.Ocorreu em na manhã de 23 de janeiro de 1556, na China. Mais de 97 cidades foram atingidas. Uma área de cerca de 850 quilômetros foi destruída e, em algumas cidades, 6% da população morreu.Análises modernas estimam que o terremoto tenham alcançado 8 pontos de magnitude. Abalos sísmicos secundários foram sentidos nos seis meses seguintes.
5. Ciclone na Índia - 1839, Índia [Mortes: 300,000+]Em 1839 uma onda de 12 metros causada por um imenso ciclone varreu a cidade de Coringa, que nunca foi completamente reconstruída. Cerca de 20.000 navios foram destruídos e 300.000 pessoas morreram.Essa não foi a primeira catástrofe a acontecer em Coringa: em 1789 três ondas gigantes, também causadas por um ciclone, atingiram a cidade matando cerca de 20.000 pessoas.
6. Enchente de Kaifeng- 1642, China [Mortes: 300,000]Kaifeng, um distrito na região oriental da província de Henan, na China, margeado pelo Rio Amarelo, foi inundado pelo exército Ming em 1642 para impedir o rebelde Li Zicheng de conquistar a cidade.Aproximadamente metade dos 600.000 habitantes de Kaifeng morreu vítima da enchente e suas subseqüentes conseqüências tais como a fome e doenças, transformando-a em um dos maiores e mais mortais atos de guerra na história.Embora tenha sido um ato de guerra a tragédia é considerada um desastre natural pelo papel indispensável que o rio desempenhou
7. Terremoto de Tangshan - 1976, China [Mortes: 242,000] Em termos de mortes, um dos maiores terremotos a atingir o mundo, o epicentro do tremor foi próximo de Tangshan, uma cidade industrial de aproximadamente um milhão de habitantes.O tremor começou às 03.42:53, horário local, no dia 27 de julho de 1976 e durou apenas 15 segundos. O governo chinês mediu a potencia do tremor em 7.8, embora algumas fontes dêem o valor de 8.2. Foi o primeiro terremoto a atingir diretamente uma cidade de grande porte.Embora não tivesse recursos para lidar com os estragos o governo chinês recusou ajuda internacional.
8. A Falha da Barragem de Banqiao - 1975, China [Mortes: 231,000] A barragem de Banqio fora projetada para suportar 306mm de precipitação por dia. Em agosto de 1975, entretanto, choveu tanto que, em apenas um dia, a barragem acumulou a quantidade de água que deveria acumular em um ano. A eclusa não suportou a enchente.Com o rompimento da barragem uma enorme onda com 10 quilômetros de largura e variando entre 3 e 7 metros de altura se formou e varreu as planícies em sua direção à 50 quilômetros por hora.A onda destruiu uma área de 55 por 15 quilômetros e criou lagos de 12 mil km². A população não pôde ser evacuada a tempo por causa das precárias condições de comunicação.
9. Tsunami - 2004, Oceano Índico [Mortes: 230,000] O Tsunami de 2004, conhecido entre a comunidade cientifica como “O Terremoto de Sumatra-Andaman”, foi causado por um terremoto submarino que ocorreu em 26 de dezembro de 2004, cujo epicentro foi a alguns quilômetros da costa oeste da Sumatra, Indonésia.O terremoto desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo da costa de quase todas as praias do Oceano Índico, matando um grande número de pessoas e inundando comunidades costeiras.Estima-se que a magnitude do tremor gire em torno de 9.1 e 9.3 pontos. É o segundo maior terremoto jamais registrado na história. Sua força foi tamanha que fez o planeta inteiro vibrar cerca de um centímetro.
10. Terremoto em Aleppo - 1138, Síria [Mortes: 230.000] Aleppo fica localizada em um sistema de falhas geológicas ao norte do Mar Morto. É uma das cidades mais antigas do mundo e, hoje, a segunda maior da Síria. O terremoto foi o primeiro de uma seqüência de dois intensos tremores na região: de outubro de 1138 até junho de 1139, seguido por uma seqüência muito mais intensa de setembro de 1158 até maio de 1159.A área mais afetada foi Harim, onde Cavaleiros Cruzados construíram uma grande fortaleza. Fontes indicam que o castelo foi destruído e que a igreja entrou em colapso. O forte de Atharib, então ocupado por muçulmanos, foi destruído. A fortaleza também desmoronou, matando cerca de 600 guardas.
VÍDEOS TORNADO TSUNAMI TERREMOTO 2 min 40 segwww.youtube.com 1 min 29 segwww.youtube.com 1 minwww.youtube.com
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/.../terremoto.htm  pt. wikipedia.org/ wiki / Desastre natural  www.youtube.com http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm pt.wikipedia.org/.../Lista dos maiores desastresnaturais
UNIVERSITÁRIA:SÔNIA WEBER EAD – UFSM PÓLO DE TRÊS DE MAIO

Contenu connexe

Tendances

Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho Ucs
Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   UcsDesastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs
Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho UcsVandriani Botelho
 
Catastrofes naturais leandro 8º e
Catastrofes naturais   leandro 8º eCatastrofes naturais   leandro 8º e
Catastrofes naturais leandro 8º eprotecaocivil
 
Catástrofes Naturais - Grupo 1
Catástrofes Naturais - Grupo 1Catástrofes Naturais - Grupo 1
Catástrofes Naturais - Grupo 1Ana Abegão
 
Desastres naturais
Desastres naturaisDesastres naturais
Desastres naturaisIngrid Bispo
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturaisRui Basto
 
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAISRISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAISabarros
 
desastres climaticos
desastres climaticosdesastres climaticos
desastres climaticosB0das
 
Amar e pedro
Amar e pedroAmar e pedro
Amar e pedroMayjö .
 
Apontamentos Riscos e Catástrofes
Apontamentos Riscos e CatástrofesApontamentos Riscos e Catástrofes
Apontamentos Riscos e Catástrofesasgeoprofessoras
 
Geografia. catastrofes naturais tatiana
Geografia. catastrofes naturais tatianaGeografia. catastrofes naturais tatiana
Geografia. catastrofes naturais tatianaprotecaocivil
 
Riscos e catástrofes naturais 2
Riscos e catástrofes naturais 2Riscos e catástrofes naturais 2
Riscos e catástrofes naturais 2Maria João Carlos
 
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemasPerturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemasTânia Reis
 
Ambiente e sociedade(trabalho de geografia 9ºano)
Ambiente e sociedade(trabalho de geografia 9ºano)Ambiente e sociedade(trabalho de geografia 9ºano)
Ambiente e sociedade(trabalho de geografia 9ºano)Mayjö .
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres NaturaisUFSM
 
Desastres naturais.
Desastres naturais.Desastres naturais.
Desastres naturais.guesta5f4a7d
 
Riscos e catástrofes
Riscos e catástrofesRiscos e catástrofes
Riscos e catástrofesPocarolas
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturaisTaniabastos15
 
Movimentos de Vertente
Movimentos de VertenteMovimentos de Vertente
Movimentos de VertenteEBSPMA
 

Tendances (20)

Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho Ucs
Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   UcsDesastres Naturais Vandriani Hermes Botelho   Ucs
Desastres Naturais Vandriani Hermes Botelho Ucs
 
Catastrofes naturais leandro 8º e
Catastrofes naturais   leandro 8º eCatastrofes naturais   leandro 8º e
Catastrofes naturais leandro 8º e
 
Catástrofes Naturais - Grupo 1
Catástrofes Naturais - Grupo 1Catástrofes Naturais - Grupo 1
Catástrofes Naturais - Grupo 1
 
Desastres naturais
Desastres naturaisDesastres naturais
Desastres naturais
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAISRISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
RISCOS E CATÁSTROFES NATURAIS
 
desastres climaticos
desastres climaticosdesastres climaticos
desastres climaticos
 
Catástrofes Naturais
Catástrofes NaturaisCatástrofes Naturais
Catástrofes Naturais
 
Amar e pedro
Amar e pedroAmar e pedro
Amar e pedro
 
Apontamentos Riscos e Catástrofes
Apontamentos Riscos e CatástrofesApontamentos Riscos e Catástrofes
Apontamentos Riscos e Catástrofes
 
Geografia. catastrofes naturais tatiana
Geografia. catastrofes naturais tatianaGeografia. catastrofes naturais tatiana
Geografia. catastrofes naturais tatiana
 
Riscos e catástrofes naturais 2
Riscos e catástrofes naturais 2Riscos e catástrofes naturais 2
Riscos e catástrofes naturais 2
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemasPerturbações no equilíbrio dos ecossistemas
Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas
 
Ambiente e sociedade(trabalho de geografia 9ºano)
Ambiente e sociedade(trabalho de geografia 9ºano)Ambiente e sociedade(trabalho de geografia 9ºano)
Ambiente e sociedade(trabalho de geografia 9ºano)
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
Desastres naturais.
Desastres naturais.Desastres naturais.
Desastres naturais.
 
Riscos e catástrofes
Riscos e catástrofesRiscos e catástrofes
Riscos e catástrofes
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
Movimentos de Vertente
Movimentos de VertenteMovimentos de Vertente
Movimentos de Vertente
 

En vedette (14)

6ºAno Ricardo
6ºAno Ricardo6ºAno Ricardo
6ºAno Ricardo
 
Ação da Natureza
Ação da NaturezaAção da Natureza
Ação da Natureza
 
Grandes Rios da Ásia
Grandes Rios da ÁsiaGrandes Rios da Ásia
Grandes Rios da Ásia
 
Fenomenos da natureza
Fenomenos da naturezaFenomenos da natureza
Fenomenos da natureza
 
Bacias hidrográficas
Bacias hidrográficasBacias hidrográficas
Bacias hidrográficas
 
Terremotos curso mineração materia geologia
Terremotos curso mineração materia geologiaTerremotos curso mineração materia geologia
Terremotos curso mineração materia geologia
 
Fenômenos da Natureza
Fenômenos da Natureza Fenômenos da Natureza
Fenômenos da Natureza
 
Sete FenôMenos Da Natureza
Sete FenôMenos Da NaturezaSete FenôMenos Da Natureza
Sete FenôMenos Da Natureza
 
Slide MudançAs ClimáTicas
Slide MudançAs ClimáTicasSlide MudançAs ClimáTicas
Slide MudançAs ClimáTicas
 
Bacias hidrográficas do Brasil
Bacias hidrográficas do BrasilBacias hidrográficas do Brasil
Bacias hidrográficas do Brasil
 
Fenômenos da natureza
Fenômenos da naturezaFenômenos da natureza
Fenômenos da natureza
 
Fenômenos da natureza - Educação Infantil
Fenômenos da natureza - Educação InfantilFenômenos da natureza - Educação Infantil
Fenômenos da natureza - Educação Infantil
 
Slide: Relevo brasileiro, Geografia.
Slide: Relevo brasileiro, Geografia.Slide: Relevo brasileiro, Geografia.
Slide: Relevo brasileiro, Geografia.
 
O relevo e as suas formas
O relevo e as suas formasO relevo e as suas formas
O relevo e as suas formas
 

Similaire à Desastres Naturais

Catástrofes naturais cristiana
Catástrofes naturais cristianaCatástrofes naturais cristiana
Catástrofes naturais cristianaprotecaocivil
 
Fenomenos da natureza
Fenomenos da naturezaFenomenos da natureza
Fenomenos da naturezaAntonio Reali
 
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.pptJorgeFuruta1
 
Trabalho de ciencias
Trabalho de cienciasTrabalho de ciencias
Trabalho de cienciasquimpreto
 
Trabalho de Geografia - Áreas de instabilidade geológica
Trabalho de Geografia - Áreas de instabilidade geológicaTrabalho de Geografia - Áreas de instabilidade geológica
Trabalho de Geografia - Áreas de instabilidade geológicaSousaLeitee
 
Catástrofes Naturais
Catástrofes NaturaisCatástrofes Naturais
Catástrofes NaturaisSMS191
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturaisguestb7c120
 
Terra - um planeta vivo
Terra - um planeta vivoTerra - um planeta vivo
Terra - um planeta vivoQuenia Damata
 
Terra - um planeta vivo.
Terra - um planeta vivo.Terra - um planeta vivo.
Terra - um planeta vivo.Quenia Damata
 
Catástrofe Japão
Catástrofe  JapãoCatástrofe  Japão
Catástrofe JapãoDjMayuri
 
Catástrofe japão
Catástrofe  japãoCatástrofe  japão
Catástrofe japãoDjMayuri
 
Catástrofe japão
Catástrofe  japãoCatástrofe  japão
Catástrofe japãoDjMayuri
 

Similaire à Desastres Naturais (20)

Catástrofes naturais cristiana
Catástrofes naturais cristianaCatástrofes naturais cristiana
Catástrofes naturais cristiana
 
Fenomenos da natureza
Fenomenos da naturezaFenomenos da natureza
Fenomenos da natureza
 
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
1fenomenosdanatureza-140322093826-phpapp02.ppt
 
Trabalho de ciencias
Trabalho de cienciasTrabalho de ciencias
Trabalho de ciencias
 
Trabalho de Geografia - Áreas de instabilidade geológica
Trabalho de Geografia - Áreas de instabilidade geológicaTrabalho de Geografia - Áreas de instabilidade geológica
Trabalho de Geografia - Áreas de instabilidade geológica
 
Fenômenos naturais
Fenômenos naturaisFenômenos naturais
Fenômenos naturais
 
Catástrofes Naturais
Catástrofes NaturaisCatástrofes Naturais
Catástrofes Naturais
 
Desastres Naturais
Desastres NaturaisDesastres Naturais
Desastres Naturais
 
Riscos geológicos 10º ano
Riscos geológicos 10º anoRiscos geológicos 10º ano
Riscos geológicos 10º ano
 
Sismos
SismosSismos
Sismos
 
Sismos
SismosSismos
Sismos
 
Desastres naturais 2 A
Desastres naturais 2 ADesastres naturais 2 A
Desastres naturais 2 A
 
Desastres naturais II 2º A
Desastres naturais II 2º ADesastres naturais II 2º A
Desastres naturais II 2º A
 
Terra
TerraTerra
Terra
 
Terra - um planeta vivo
Terra - um planeta vivoTerra - um planeta vivo
Terra - um planeta vivo
 
Terra - um planeta vivo.
Terra - um planeta vivo.Terra - um planeta vivo.
Terra - um planeta vivo.
 
Catástrofes naturais
Catástrofes naturaisCatástrofes naturais
Catástrofes naturais
 
Catástrofe Japão
Catástrofe  JapãoCatástrofe  Japão
Catástrofe Japão
 
Catástrofe japão
Catástrofe  japãoCatástrofe  japão
Catástrofe japão
 
Catástrofe japão
Catástrofe  japãoCatástrofe  japão
Catástrofe japão
 

Dernier

Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxacaciocarmo1
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfErasmo Portavoz
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfHenrique Pontes
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfangelicass1
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdfProfGleide
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024Sandra Pratas
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASEdinardo Aguiar
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxBiancaNogueira42
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfAnaGonalves804156
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfpaulafernandes540558
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxDeyvidBriel
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOMarcosViniciusLemesL
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptxpamelacastro71
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxIsabelaRafael2
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfIedaGoethe
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresaulasgege
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxconcelhovdragons
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfEyshilaKelly1
 

Dernier (20)

Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptxBaladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
Baladão sobre Variação Linguistica para o spaece.pptx
 
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdfO guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
O guia definitivo para conquistar a aprovação em concurso público.pdf
 
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdfBRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
BRASIL - DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS - Fund 2.pdf
 
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdfMapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
Mapas Mentais - Português - Principais Tópicos.pdf
 
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdfPLANEJAMENTO anual do  3ANO fundamental 1 MG.pdf
PLANEJAMENTO anual do 3ANO fundamental 1 MG.pdf
 
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
HORA DO CONTO3_BECRE D. CARLOS I_2023_2024
 
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNASQUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
QUIZ DE MATEMATICA SHOW DO MILHÃO PREPARAÇÃO ÇPARA AVALIAÇÕES EXTERNAS
 
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptxAula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
Aula 13 8º Ano Cap.04 Revolução Francesa.pptx
 
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdfPPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
PPT _ Módulo 3_Direito Comercial_2023_2024.pdf
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdfSlides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
Slides criatividade 01042024 finalpdf Portugues.pdf
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
 
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANOInvestimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
Investimentos. EDUCAÇÃO FINANCEIRA 8º ANO
 
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptxAula 1, 2  Bacterias Características e Morfologia.pptx
Aula 1, 2 Bacterias Características e Morfologia.pptx
 
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptxApostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
Apostila da CONQUISTA_ para o 6ANO_LP_UNI1.pptx
 
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdfCurrículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva.pdf
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autoresSociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
Sociologia Contemporânea - Uma Abordagem dos principais autores
 
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptxSlide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
Slide de exemplo sobre o Sítio do Pica Pau Amarelo.pptx
 
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdfGuia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
Guia completo da Previdênci a - Reforma .pdf
 

Desastres Naturais

  • 1. Desastres Naturais Tornado Terremoto Outros fenômenos Maremoto / Tsunami
  • 2.
  • 3. Como ocorre o terremoto? A terra é formada por camadas: a hidrosfera (de água), a atmosfera (de gases) e a litosfera (de rochas). A litosfera é a camada mais rígida da terra e divide-se em partes menores chamadas placas tectônicas. Essas placas tectônicas se movimentam lentamente, gerando um processo contínuo de esforço e deformação nas grandes massas da rocha. Quando esse esforço supera o limite de resistência da rocha, faz com que ela se rompa liberando parte da energia acumulada que é liberada sob forma de ondas elásticas, chamadas de ondas sísmicas. Essas ondas podem se espalhar em todas as direções, fazendo a terra vibrar intensamente, ocasionando os terremotos.
  • 4. Durante muito tempo acreditava-se que no Brasil não ocorria terremotos, no entanto, essa afirmação é um tanto quanto precipitada. Se comparar os abalos sísmicos ocorridos nos Andes com os ocorridos no Brasil, os do Brasil podem ser classificados como modestos, embora a quantidade de abalos sejam muitas e com escalas acima de 5,0 graus, não ignorando a possibilidade de tremores mais intensos, uma vez que o planeta é dinâmico e está em constante transformação. A pouca incidência de terremotos no Brasil é proveniente de sua localização no centro da placa Sul-americana. No Brasil Existe Terremoto
  • 5. Lista com os principais e maiores terremotos ocorridos no Brasil:- São Paulo, 1922 – 5.1 pontos na escala Richter;- Espírito Santo, 1955 – 6.3 pontos na escala Richter;- Mato Grosso, 1955 – 6.6 pontos na escala Richter;- Ceará, 1980 – 5.2 pontos na escala Richter;- Amazonas, 1983 – 5.5 pontos na escala Richter;- Rio Grande do Norte, 1986 – 5.1 pontos na escala Richter;- Minas Gerais, 2007 – 4.9 pontos na escala Richter­.
  • 6. Tornado Um tornado é um pequeno, porém intenso, redemoinho de vento, formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Se o redemoinho chega a alcançar o chão, a repentina queda na pressão atmosférica e os ventos de alta velocidade (que podem alcançar mais de 500 km/h) fazem com que o tornado destrua quase tudo o que encontrar no meio de seu caminho.
  • 7. Época propícia para Tornados no Brasil A primavera e o outono são as estações dos tornados no Brasil. Pesquisas desenvolvidas recentemente comprovam que uma porção significativa das destruições atribuídas aos vendavais nos Estados do sul e parte do sudeste e centro-oeste são provocadas, na verdade, por tornados. Registros meteorológicos mostram a atividade freqüente de tornados e trombas d'água nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, e com menos freqüência, no Mato Grosso do Sul.
  • 8. Tsunami / Maremoto Tsunami é uma onda ou uma série delas que ocorrem após perturbações abruptas que deslocam verticalmente a coluna de água, como, por exemplo, um sismo, atividade vulcânica, abrupto deslocamento de terras ou gelo ou devido ao impacto de um meteorito dentro ou perto do mar. Há quem identifique o termo com "maremoto" - contudo, maremoto refere-se a um sismo no fundo do mar, semelhante a um sismo em terra firme e que pode, de fato originar um(a) tsunami.
  • 9. Um tsunami pode ser gerado por qualquer distúrbio que desloque uma massa grande de água, tal como um sismo (movimento no interior da terra), um deslocamento da terra, uma explosão vulcânica ou um impacto de meteoro. Os tsunamis podem ser gerados sempre que o fundo do mar sofre uma deformação súbita, deslocando verticalmente a massa de água. Os sismos tectônicos são um tipo particular de sismo que origina uma deformação da crosta; sempre que os sismos ocorrem em regiões submarinas, a massa de água localizada sobre a zona deformada vai ser afastada da sua posição de equilíbrio. As ondas são o resultado da ação da gravidade sobre a perturbação da massa de água. Os movimentos verticais da crosta são muito importantes nas fronteiras entre as placas litosféricas. Por exemplo, à volta do Oceano Pacífico existem vários locais onde placas oceânicas mais densas deslizam sob as placas continentais menos densas, num processo que se designa por subducção. Estas zonas originam facilmente tsunamis. Causas
  • 10. Vulcão A erupção de um vulcão pode resultar num grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, as erupções são imprevisíveis e causam danos indiscriminados. Entre outras coisas, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças, prejudicar o turismo e consumir a renda pública e privada em reconstruções. Na Terra, os vulcões tendem formar-se junto das margens das placas tectônicas. No entanto, existem exceções quando os vulcões ocorrem em zonas chamadas de hot spots (pontos quentes). Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava arrefecida, tendem a ser compostos de solos bastante férteis para a agricultura
  • 11. AVALANCHE Uma avalancha ou avalanche) é um fenômeno que se verifica quando uma massa acumulada de neve repentinamente se movimenta de forma rápida e violenta e se precipita em direção ao vale. Durante a descida, a massa carrega cada vez mais neve e pode arrastar árvores, rochas e construções humanas, atingindo até 160 quilômetros por hora. Este destacamento de massas de neve pode ser provocado por diversas causas, como a passagem de esquiadores, a ação de fortes ventos, propagação do som etc.
  • 12. SECA A seca ou estiagem é um fenômeno climático causado pela insuficiência de precipitação pluviométrica, ou chuva numa determinada região por um período de tempo muito grande. Seca no Brasil No Brasil na região Nordeste existe a região semi-árida que é delimitada pela região chamada de Polígono das Secas. Esta compreende os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Minas Gerais. Causas O fenômeno das secas no Brasil se dá por causas naturais, uma região que apresenta alta variabilidade climática, ocorrendo quando a chamada zona de convergência intertropical (ZCIT) não consegue se deslocar até a região Nordeste no período outono-inverno no Hemisfério Sul, sobretudo nos períodos de El Niño. A ITCZ apresenta um movimento meridional sazonal, com uma posição média anual junto à latitude 5 graus Norte. Além disso, o aumento do desmatamento, em especial a destruição da Zona da Mata nordestina tem contribuído para a elevação da temperatura regional.
  • 13. Enchenteou cheia é, geralmente, uma situação natural de transbordamento de água do seu leito natural, qual seja, córregos, arroios, lagos, rios, mares e oceanos provocadas geralmente por chuvas intensas e contínuas. A ocorrência de enchentes é mais frequente em áreas mais ocupadas, quando os sistemas de drenagem passam a ter menor eficiência Enchente As enchentes em Santa Catarina em 2008 ocorreram depois do período de grandes chuvas durante o mês de novembro de 2008,afetando em torno de 60 cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas no estado de Santa Catarina, Brasil. 135 pessoas morreram, 2 estão desaparecidas, 9.390 habitantes foram forçados a sair de suas casas para que não houvesse mais vítimas e 5.617 desabrigados
  • 14. Onda de calor de 2003 na Europa A onda de calor de 2003 na Europa foi um dos mais quentes verões europeus, que causou crise na saúde em vários países e consideráveis impactos na agricultura. Várias pessoas morreram por causa das altas temperaturas, que chegaram à mais de 50 graus centígrados em algumas regiões da Europa. O país mais atingido foi a França, que teve grandes prejuízos devido à onda de calor.
  • 15. Lista Dos Maiores DesastresNaturais
  • 16. 1. Enchente do Rio Amarelo - 1931, China [Mortes: 1,000,000 - 4,000,000]A enchente do Rio Amarelo de 1931 é considerada o desastre natural mais mortal da história. Estima-se que o número de pessoas mortas esteja entre um milhão e quatro milhões de vítimas. As mortes causadas pela enchente incluem afogamentos, doenças, fome e seca.Entre julho e novembro, cerca de 88.000 quilômetros quadrados ficaram completamente inundados enquanto outros 21.000 quilômetros quadrados ficaram parcialmente inundados. Devido aos freqüentes desastres que causa o rio é freqüentemente chamado de “A Dor da China”.
  • 17. 2. Enchente do Rio Amarelo - 1887, China [Mortes: 900,000 - 2,000,000]Não é raro o Rio Amarelo, na China, sofrer enchentes. Por séculos, os fazendeiros que vivem às margens do rio construíram diques para conter as enchentes. Em 1887 dias de chuva incessante subiram o nível da água acima da capacidade de contenção dos diques causando uma enorme enchente que devastou a área matando entre 900 mil a 2 milhões de pessoas.Devido às planícies ao redor da área a enchente se espalhou rapidamente ao norte da China, cobrindo uma área de cerca de 80 quilômetros quadrados.A enchente deixou cerca de dois milhões de desabrigados. Estima-se que o surto de doenças e de fome causado pela enchente tenha causado tantas vítimas quanto o próprio incidente.
  • 18. 3. Ciclone de Bhola - 1970, Bangladeste [Mortes: 500,000 - 1,000,000] O ciclone em Bhola, foi um devastador ciclone tropical que atingiu a Paquistão Oriental (hoje Bangladeste) em 12 de novembro de 1970. Foi o ciclone tropical mais mortal jamais registrado e um dos mais mortais desastres naturais da história moderna. Mais de 500 mil pessoas perderam suas vidas na tempestade, na maioria dos casos como conseqüência da inundação na maioria das ilhas do delta do Ganges. O governo do Paquistão sofreu severas críticas por sua assistência precária às vítimas.
  • 19. 4. Terremoto de Shaanxi - 1556, China [Mortes: 830,000]O terremoto de Shaanxi, 1556, é o terremoto mais mortal jamais registrado, com cerca de 830 mil vítimas.Ocorreu em na manhã de 23 de janeiro de 1556, na China. Mais de 97 cidades foram atingidas. Uma área de cerca de 850 quilômetros foi destruída e, em algumas cidades, 6% da população morreu.Análises modernas estimam que o terremoto tenham alcançado 8 pontos de magnitude. Abalos sísmicos secundários foram sentidos nos seis meses seguintes.
  • 20. 5. Ciclone na Índia - 1839, Índia [Mortes: 300,000+]Em 1839 uma onda de 12 metros causada por um imenso ciclone varreu a cidade de Coringa, que nunca foi completamente reconstruída. Cerca de 20.000 navios foram destruídos e 300.000 pessoas morreram.Essa não foi a primeira catástrofe a acontecer em Coringa: em 1789 três ondas gigantes, também causadas por um ciclone, atingiram a cidade matando cerca de 20.000 pessoas.
  • 21. 6. Enchente de Kaifeng- 1642, China [Mortes: 300,000]Kaifeng, um distrito na região oriental da província de Henan, na China, margeado pelo Rio Amarelo, foi inundado pelo exército Ming em 1642 para impedir o rebelde Li Zicheng de conquistar a cidade.Aproximadamente metade dos 600.000 habitantes de Kaifeng morreu vítima da enchente e suas subseqüentes conseqüências tais como a fome e doenças, transformando-a em um dos maiores e mais mortais atos de guerra na história.Embora tenha sido um ato de guerra a tragédia é considerada um desastre natural pelo papel indispensável que o rio desempenhou
  • 22. 7. Terremoto de Tangshan - 1976, China [Mortes: 242,000] Em termos de mortes, um dos maiores terremotos a atingir o mundo, o epicentro do tremor foi próximo de Tangshan, uma cidade industrial de aproximadamente um milhão de habitantes.O tremor começou às 03.42:53, horário local, no dia 27 de julho de 1976 e durou apenas 15 segundos. O governo chinês mediu a potencia do tremor em 7.8, embora algumas fontes dêem o valor de 8.2. Foi o primeiro terremoto a atingir diretamente uma cidade de grande porte.Embora não tivesse recursos para lidar com os estragos o governo chinês recusou ajuda internacional.
  • 23. 8. A Falha da Barragem de Banqiao - 1975, China [Mortes: 231,000] A barragem de Banqio fora projetada para suportar 306mm de precipitação por dia. Em agosto de 1975, entretanto, choveu tanto que, em apenas um dia, a barragem acumulou a quantidade de água que deveria acumular em um ano. A eclusa não suportou a enchente.Com o rompimento da barragem uma enorme onda com 10 quilômetros de largura e variando entre 3 e 7 metros de altura se formou e varreu as planícies em sua direção à 50 quilômetros por hora.A onda destruiu uma área de 55 por 15 quilômetros e criou lagos de 12 mil km². A população não pôde ser evacuada a tempo por causa das precárias condições de comunicação.
  • 24. 9. Tsunami - 2004, Oceano Índico [Mortes: 230,000] O Tsunami de 2004, conhecido entre a comunidade cientifica como “O Terremoto de Sumatra-Andaman”, foi causado por um terremoto submarino que ocorreu em 26 de dezembro de 2004, cujo epicentro foi a alguns quilômetros da costa oeste da Sumatra, Indonésia.O terremoto desencadeou uma série de tsunamis devastadores ao longo da costa de quase todas as praias do Oceano Índico, matando um grande número de pessoas e inundando comunidades costeiras.Estima-se que a magnitude do tremor gire em torno de 9.1 e 9.3 pontos. É o segundo maior terremoto jamais registrado na história. Sua força foi tamanha que fez o planeta inteiro vibrar cerca de um centímetro.
  • 25. 10. Terremoto em Aleppo - 1138, Síria [Mortes: 230.000] Aleppo fica localizada em um sistema de falhas geológicas ao norte do Mar Morto. É uma das cidades mais antigas do mundo e, hoje, a segunda maior da Síria. O terremoto foi o primeiro de uma seqüência de dois intensos tremores na região: de outubro de 1138 até junho de 1139, seguido por uma seqüência muito mais intensa de setembro de 1158 até maio de 1159.A área mais afetada foi Harim, onde Cavaleiros Cruzados construíram uma grande fortaleza. Fontes indicam que o castelo foi destruído e que a igreja entrou em colapso. O forte de Atharib, então ocupado por muçulmanos, foi destruído. A fortaleza também desmoronou, matando cerca de 600 guardas.
  • 26. VÍDEOS TORNADO TSUNAMI TERREMOTO 2 min 40 segwww.youtube.com 1 min 29 segwww.youtube.com 1 minwww.youtube.com
  • 27. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/.../terremoto.htm pt. wikipedia.org/ wiki / Desastre natural www.youtube.com http://www.brasilescola.com/brasil/terremotos-no-brasil.htm pt.wikipedia.org/.../Lista dos maiores desastresnaturais
  • 28. UNIVERSITÁRIA:SÔNIA WEBER EAD – UFSM PÓLO DE TRÊS DE MAIO