SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  20
ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE PESQUISA E EMPRESAS EM MINAS GERAIS
Introdução ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Objetivo Apoiar no aprimoramento do sistema de interação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas e apoiar no desenvolvimento de áreas estratégicas portadoras de futuro, contribuindo para estimular a inovação, os empreendimentos de base tecnológica e as atividades de ciência, tecnologia e inovação.
Metodologia O ponto de partida para a aplicação do questionário foi a identificação dos grupos de pesquisa  filiados  a  instituições  mineiras  que  declararam algum relacionamento  com o  setor produtivo de acordo com o Censo 2004 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. De acordo  com  este  Censo,  204  grupos  de  pesquisa  (ou  seja,  13%  do  total)  de  Minas  Gerais declaram relacionamento com o setor produtivo. Os  questionários  foram  enviados  para  os  204  líderes  dos  grupos  de  pesquisa.  A pesquisa foi realizada entre 02 de abril e 06 de outubro de 2008. Foram obtidas respostas de 142 grupos de pesquisas distribuídos nas áreas do conhecimento.
Tabela 1 - Grupos de pesquisa que responderam o questionário, por grande área e área do conhecimento, Minas Gerais, 2008. O maior número de grupos que responderam foram os de engenharias  Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008. 142 Total 1 Lingüística, Letras e Artes 49 Engenharias 4 Ciências Sociais Aplicadas 6 Ciências Humanas 9 Ciências Exatas e da Terra 10 Ciências da Saúde 15 Ciências Biológicas 48 Ciências Agrárias Grupos Grande Área do Conhecimento
Tabela 2- Lista das instituições dos grupos de pesquisa que responderam à pesquisa de campo, Minas Gerais, 2008. 142 Total 1 Sete Lagoas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)  2 Juiz de Fora Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)  3   Setor Governamental Público Federal 3 Belo Horizonte Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC)  1 Viçosa Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)  2 Uberaba Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG)  6 Setor Governamental Público Estadual 1 Belo Horizonte Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte(PRODABEL)  1 Setor Empresarial Público Municipal 1 Montes Claros Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)  32 Viçosa Universidade Federal de Viçosa (UFV)  12 Uberlândia Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 1 Uberaba Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM)  3 São João del Rei Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ)  3 Ouro Preto Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)  12 Lavras Universidade Federal de Lavras (UFLA)  8 Juiz de Fora Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  2 Itajubá Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)  1 Diamantina Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)  38 Belo Horizonte Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  3 Belo Horizonte Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) 1 Belo Horizonte Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) 117 IES Público Federal 2 Uberaba Universidade de Uberaba (UNIUBE) 1 Pedro Leopoldo Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (FPL) 1 Governador Valadares Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) 8 Belo Horizonte Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) 1 Belo Horizonte Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) 2 Alfenas Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) 15 IES Privado Número de Grupos Cidade Categoria/ Instituição
Gráfico 1 - Tipos de relacionamentos do grupo de pesquisa em colaboração com empresas classificados de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo, Minas Gerais, 2008   Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008. Gráfico 2- Principais resultados do relacionamento com empresas, classificados de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo.
Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008. Nota: Dos 142 grupos que responderam, 56 (39,4%) não apontaram o benefício mais importante   Gráfico 3- Benefícios do relacionamento com empresas de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo, Minas Gerais, 2008.
Gráfico 4- Dificuldades do relacionamento com empresas de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
Gráfico 5- Canais de informação para a transferência de conhecimento do grupo para as empresas de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
Gráfico 6 - Iniciativa do relacionamento entre o grupo e a empresa, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
Gráfico 7 - Forma como a empresa identificou o grupo de pesquisa, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
Gráfico 8 - Forma como a empresa identificou o grupo de pesquisa, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
Gráfico 9- Percentual de tempo dedicado às funções da universidade/ IPs, Minas Gerais, 2008 . Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
Gráfico 10- Local onde os líderes dos grupos de pesquisa trabalharam antes de realizar projetos em colaboração com empresas, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
Conclusões 1- A  interação  universidade-empresa  em  Minas  Gerais  é  fortemente  direcionada  pelos mecanismos do que se denomina de ‘ciência aberta’. Neste contexto, ambientes institucionais que propiciam os contatos pessoais e as interações informais são recomendados no fomento a estas interações. A promoção de congressos e de seminários que reúnam os diversos atores (universidades,  institutos  de pesquisa,  empresas)  é  também recomendada  como instrumento capaz de catalizar relacionamentos colaborativos; 2- Os  mecanismos  institucionais  de  transferência  de  tecnologia  recentemente  criados  nas universidades aparentam ser relevantes e atuantes em algumas universidades. Fortalecer estes escritórios é fundamental, como política de incentivo  à  transferência  de  conhecimento  e  de tecnologia gerada nas universidades/ IPs;
Conclusões 3- As  incubadoras  também  vêm  desempenhando  papel  importante,  principalmente  em localidades menores, onde a base industrial não é dinâmica. Fortalecer e ampliar os recursos destinados às incubadoras e às empresas incubadas é necessário e importante principalmente nestas localidades; 4- Destaca-se  a  importância  do  financiamento  público  aos  relacionamentos  colaborativos universidade-empresa  em  Minas  Gerais.  As  iniciativas  do  fomento  estadual  através  da Fapemig devem ser mantidas e ampliadas com parcerias junto à Finep.
Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Projeto Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Tecnologia e da Inovação em Minas Gerais.  Coordenação Geral do Projeto Superintendência de Prospecção Tecnológica e Monitoramento Estratégico- SPTME Silvio Dias Pereira Neto Parceiro Grupo de Economia da Ciência e da Tecnologia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR/UFMG Eduardo da Motta e Albuquerque  Elaboração Márcia Siqueira Rapini  Catari Vilela Chaves Leonardo Costa Ribeiro Fábio Chaves do Couto e Silva Neto  Isabel de Azeredo Moura Juliana Rodrigues Vieira  Pietro Calixto Antunes Priscila Gomes de Castro Soraia Schultz Martins Carvalho Thiago Luís Rodarte Vanessa Criscuolo Parreiras de Oliveira  André Henrique de Brito Veloso Joana David Avritzer Luiza Teixeira de Melo Franco Ariane Rocha Vieira Arquimedes dos Santos Quintão Daniel Ferreira Gonçalves Juslei Alves de Souza Laura Alice Souza da Silva Marcelo Tosta Gonçalves Ricardo de Oliveira Silvio Dias Pereira Neto  Thais Fernanda Valéria Carolina Guedes   Equipe Técnica - CEDEPLAR Equipe Técnica -   SPTME/SECTES
 

Contenu connexe

Similaire à Pesquisa sobre Interação Universidade Empresa - Minas Gerais

Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Te...
Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Te...Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Te...
Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Te...
SPTME SECTES
 
Clipping Sectes 04.03.11
Clipping Sectes 04.03.11Clipping Sectes 04.03.11
Clipping Sectes 04.03.11
Sectesclip
 
Clipping Sectes 25.02.11
Clipping Sectes 25.02.11Clipping Sectes 25.02.11
Clipping Sectes 25.02.11
Sectesclip
 
Ppc manutencao suporte_informatica_sapiranga
Ppc manutencao suporte_informatica_sapirangaPpc manutencao suporte_informatica_sapiranga
Ppc manutencao suporte_informatica_sapiranga
Vitor Dias
 
Dissertação MPA FGV SP - Edson Kiyoshi Shintani
Dissertação MPA FGV SP - Edson Kiyoshi ShintaniDissertação MPA FGV SP - Edson Kiyoshi Shintani
Dissertação MPA FGV SP - Edson Kiyoshi Shintani
Edson Kiyoshi Shintani
 
Dissertacao final marcelo torres
Dissertacao final   marcelo torresDissertacao final   marcelo torres
Dissertacao final marcelo torres
Deyze Oliveira
 
Calazans e Araújo - 2023. E-book-Desempenho-de-Fornecedores-na-Gestao.pdf
Calazans e Araújo - 2023. E-book-Desempenho-de-Fornecedores-na-Gestao.pdfCalazans e Araújo - 2023. E-book-Desempenho-de-Fornecedores-na-Gestao.pdf
Calazans e Araújo - 2023. E-book-Desempenho-de-Fornecedores-na-Gestao.pdf
DinaraLeslye1
 
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
Nalu Miranda
 
GESITI Hospitalar Presentation - Map Updated
GESITI Hospitalar Presentation - Map UpdatedGESITI Hospitalar Presentation - Map Updated
GESITI Hospitalar Presentation - Map Updated
University of North Carolina at Chapel Hill
 

Similaire à Pesquisa sobre Interação Universidade Empresa - Minas Gerais (20)

Programa de Incentivo à inovação na UFMG
Programa de Incentivo à inovação na UFMGPrograma de Incentivo à inovação na UFMG
Programa de Incentivo à inovação na UFMG
 
Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Te...
Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Te...Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Te...
Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Te...
 
Clipping Sectes 04.03.11
Clipping Sectes 04.03.11Clipping Sectes 04.03.11
Clipping Sectes 04.03.11
 
Programa olimpiadas mat
Programa olimpiadas matPrograma olimpiadas mat
Programa olimpiadas mat
 
ANÁLISE DOS RECURSOS LIBERADOS PELA FAPEMIG ATRAVÉS DOS EDITAIS PUBLICADOS NO...
ANÁLISE DOS RECURSOS LIBERADOS PELA FAPEMIG ATRAVÉS DOS EDITAIS PUBLICADOS NO...ANÁLISE DOS RECURSOS LIBERADOS PELA FAPEMIG ATRAVÉS DOS EDITAIS PUBLICADOS NO...
ANÁLISE DOS RECURSOS LIBERADOS PELA FAPEMIG ATRAVÉS DOS EDITAIS PUBLICADOS NO...
 
Swot fct 2013
Swot fct 2013Swot fct 2013
Swot fct 2013
 
Clipping Sectes 25.02.11
Clipping Sectes 25.02.11Clipping Sectes 25.02.11
Clipping Sectes 25.02.11
 
Ppc manutencao suporte_informatica_sapiranga
Ppc manutencao suporte_informatica_sapirangaPpc manutencao suporte_informatica_sapiranga
Ppc manutencao suporte_informatica_sapiranga
 
Techmining e Expertise Location: gestão estratégica do conhecimento organizac...
Techmining e Expertise Location: gestão estratégica do conhecimento organizac...Techmining e Expertise Location: gestão estratégica do conhecimento organizac...
Techmining e Expertise Location: gestão estratégica do conhecimento organizac...
 
Dissertação MPA FGV SP - Edson Kiyoshi Shintani
Dissertação MPA FGV SP - Edson Kiyoshi ShintaniDissertação MPA FGV SP - Edson Kiyoshi Shintani
Dissertação MPA FGV SP - Edson Kiyoshi Shintani
 
Anuário estatístico da universidade: Ufg em números
Anuário estatístico da universidade: Ufg em númerosAnuário estatístico da universidade: Ufg em números
Anuário estatístico da universidade: Ufg em números
 
> Estudo dos ambientes de inovação de Minas Gerais: empresas, incubadoras de ...
> Estudo dos ambientes de inovação de Minas Gerais: empresas, incubadoras de ...> Estudo dos ambientes de inovação de Minas Gerais: empresas, incubadoras de ...
> Estudo dos ambientes de inovação de Minas Gerais: empresas, incubadoras de ...
 
A Comunicação Interna e o Perfil do Profissional nas Grandes Empresas
A Comunicação Interna e o Perfil do Profissional nas Grandes EmpresasA Comunicação Interna e o Perfil do Profissional nas Grandes Empresas
A Comunicação Interna e o Perfil do Profissional nas Grandes Empresas
 
2013 - Redin e Silveira - Extensão universitária e extensão rural - diferença...
2013 - Redin e Silveira - Extensão universitária e extensão rural - diferença...2013 - Redin e Silveira - Extensão universitária e extensão rural - diferença...
2013 - Redin e Silveira - Extensão universitária e extensão rural - diferença...
 
Dissertacao final marcelo torres
Dissertacao final   marcelo torresDissertacao final   marcelo torres
Dissertacao final marcelo torres
 
Tecnologia de informação e comunicação aplicada à educação marta de campos ...
Tecnologia de informação e comunicação aplicada à educação   marta de campos ...Tecnologia de informação e comunicação aplicada à educação   marta de campos ...
Tecnologia de informação e comunicação aplicada à educação marta de campos ...
 
Calazans e Araújo - 2023. E-book-Desempenho-de-Fornecedores-na-Gestao.pdf
Calazans e Araújo - 2023. E-book-Desempenho-de-Fornecedores-na-Gestao.pdfCalazans e Araújo - 2023. E-book-Desempenho-de-Fornecedores-na-Gestao.pdf
Calazans e Araújo - 2023. E-book-Desempenho-de-Fornecedores-na-Gestao.pdf
 
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
 
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
Rotta guedes ansanelli_gordeeff_chiari_madeira_toledo_2012_redes-sociais-virt...
 
GESITI Hospitalar Presentation - Map Updated
GESITI Hospitalar Presentation - Map UpdatedGESITI Hospitalar Presentation - Map Updated
GESITI Hospitalar Presentation - Map Updated
 

Dernier

Dernier (9)

ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - SISTEMAS DISTRIBUÍDOS E REDES - 52_2024.docx
 
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object CalisthenicsBoas práticas de programação com Object Calisthenics
Boas práticas de programação com Object Calisthenics
 
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - LOGÍSTICA EMPRESARIAL - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - CUSTOS DE PRODUÇÃO - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docxATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
ATIVIDADE 1 - ESTRUTURA DE DADOS II - 52_2024.docx
 
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docxATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
ATIVIDADE 1 - GCOM - GESTÃO DA INFORMAÇÃO - 54_2024.docx
 
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdfLuís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
Luís Kitota AWS Discovery Day Ka Solution.pdf
 
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemploPadrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
Padrões de Projeto: Proxy e Command com exemplo
 
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdfProgramação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
Programação Orientada a Objetos - 4 Pilares.pdf
 

Pesquisa sobre Interação Universidade Empresa - Minas Gerais

  • 1. ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE PESQUISA E EMPRESAS EM MINAS GERAIS
  • 2.
  • 3. Objetivo Apoiar no aprimoramento do sistema de interação entre universidades, institutos de pesquisa e empresas e apoiar no desenvolvimento de áreas estratégicas portadoras de futuro, contribuindo para estimular a inovação, os empreendimentos de base tecnológica e as atividades de ciência, tecnologia e inovação.
  • 4. Metodologia O ponto de partida para a aplicação do questionário foi a identificação dos grupos de pesquisa filiados a instituições mineiras que declararam algum relacionamento com o setor produtivo de acordo com o Censo 2004 do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. De acordo com este Censo, 204 grupos de pesquisa (ou seja, 13% do total) de Minas Gerais declaram relacionamento com o setor produtivo. Os questionários foram enviados para os 204 líderes dos grupos de pesquisa. A pesquisa foi realizada entre 02 de abril e 06 de outubro de 2008. Foram obtidas respostas de 142 grupos de pesquisas distribuídos nas áreas do conhecimento.
  • 5. Tabela 1 - Grupos de pesquisa que responderam o questionário, por grande área e área do conhecimento, Minas Gerais, 2008. O maior número de grupos que responderam foram os de engenharias Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008. 142 Total 1 Lingüística, Letras e Artes 49 Engenharias 4 Ciências Sociais Aplicadas 6 Ciências Humanas 9 Ciências Exatas e da Terra 10 Ciências da Saúde 15 Ciências Biológicas 48 Ciências Agrárias Grupos Grande Área do Conhecimento
  • 6. Tabela 2- Lista das instituições dos grupos de pesquisa que responderam à pesquisa de campo, Minas Gerais, 2008. 142 Total 1 Sete Lagoas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) 2 Juiz de Fora Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) 3   Setor Governamental Público Federal 3 Belo Horizonte Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (CETEC) 1 Viçosa Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) 2 Uberaba Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) 6 Setor Governamental Público Estadual 1 Belo Horizonte Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte(PRODABEL) 1 Setor Empresarial Público Municipal 1 Montes Claros Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES) 32 Viçosa Universidade Federal de Viçosa (UFV) 12 Uberlândia Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 1 Uberaba Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM) 3 São João del Rei Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) 3 Ouro Preto Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) 12 Lavras Universidade Federal de Lavras (UFLA) 8 Juiz de Fora Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) 2 Itajubá Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) 1 Diamantina Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) 38 Belo Horizonte Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 3 Belo Horizonte Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) 1 Belo Horizonte Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG) 117 IES Público Federal 2 Uberaba Universidade de Uberaba (UNIUBE) 1 Pedro Leopoldo Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo (FPL) 1 Governador Valadares Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE) 8 Belo Horizonte Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) 1 Belo Horizonte Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC) 2 Alfenas Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) 15 IES Privado Número de Grupos Cidade Categoria/ Instituição
  • 7. Gráfico 1 - Tipos de relacionamentos do grupo de pesquisa em colaboração com empresas classificados de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo, Minas Gerais, 2008 Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
  • 8. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008. Gráfico 2- Principais resultados do relacionamento com empresas, classificados de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo.
  • 9. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008. Nota: Dos 142 grupos que responderam, 56 (39,4%) não apontaram o benefício mais importante Gráfico 3- Benefícios do relacionamento com empresas de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo, Minas Gerais, 2008.
  • 10. Gráfico 4- Dificuldades do relacionamento com empresas de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
  • 11. Gráfico 5- Canais de informação para a transferência de conhecimento do grupo para as empresas de acordo com o grau de importância para as atividades de pesquisa do grupo, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
  • 12. Gráfico 6 - Iniciativa do relacionamento entre o grupo e a empresa, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
  • 13. Gráfico 7 - Forma como a empresa identificou o grupo de pesquisa, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
  • 14. Gráfico 8 - Forma como a empresa identificou o grupo de pesquisa, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
  • 15. Gráfico 9- Percentual de tempo dedicado às funções da universidade/ IPs, Minas Gerais, 2008 . Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
  • 16. Gráfico 10- Local onde os líderes dos grupos de pesquisa trabalharam antes de realizar projetos em colaboração com empresas, Minas Gerais, 2008. Fonte: Elaboração CEDEPLAR/UFMG a partir de Pesquisa de campo, 2008.
  • 17. Conclusões 1- A interação universidade-empresa em Minas Gerais é fortemente direcionada pelos mecanismos do que se denomina de ‘ciência aberta’. Neste contexto, ambientes institucionais que propiciam os contatos pessoais e as interações informais são recomendados no fomento a estas interações. A promoção de congressos e de seminários que reúnam os diversos atores (universidades, institutos de pesquisa, empresas) é também recomendada como instrumento capaz de catalizar relacionamentos colaborativos; 2- Os mecanismos institucionais de transferência de tecnologia recentemente criados nas universidades aparentam ser relevantes e atuantes em algumas universidades. Fortalecer estes escritórios é fundamental, como política de incentivo à transferência de conhecimento e de tecnologia gerada nas universidades/ IPs;
  • 18. Conclusões 3- As incubadoras também vêm desempenhando papel importante, principalmente em localidades menores, onde a base industrial não é dinâmica. Fortalecer e ampliar os recursos destinados às incubadoras e às empresas incubadas é necessário e importante principalmente nestas localidades; 4- Destaca-se a importância do financiamento público aos relacionamentos colaborativos universidade-empresa em Minas Gerais. As iniciativas do fomento estadual através da Fapemig devem ser mantidas e ampliadas com parcerias junto à Finep.
  • 19. Governo do Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Projeto Oportunidades ao Desenvolvimento Sócio-Econômico e Desafios da Ciência, da Tecnologia e da Inovação em Minas Gerais. Coordenação Geral do Projeto Superintendência de Prospecção Tecnológica e Monitoramento Estratégico- SPTME Silvio Dias Pereira Neto Parceiro Grupo de Economia da Ciência e da Tecnologia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional - CEDEPLAR/UFMG Eduardo da Motta e Albuquerque Elaboração Márcia Siqueira Rapini Catari Vilela Chaves Leonardo Costa Ribeiro Fábio Chaves do Couto e Silva Neto Isabel de Azeredo Moura Juliana Rodrigues Vieira Pietro Calixto Antunes Priscila Gomes de Castro Soraia Schultz Martins Carvalho Thiago Luís Rodarte Vanessa Criscuolo Parreiras de Oliveira André Henrique de Brito Veloso Joana David Avritzer Luiza Teixeira de Melo Franco Ariane Rocha Vieira Arquimedes dos Santos Quintão Daniel Ferreira Gonçalves Juslei Alves de Souza Laura Alice Souza da Silva Marcelo Tosta Gonçalves Ricardo de Oliveira Silvio Dias Pereira Neto Thais Fernanda Valéria Carolina Guedes   Equipe Técnica - CEDEPLAR Equipe Técnica - SPTME/SECTES
  • 20.