SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  35
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
OBJETIVOS GERAIS: ►   Estabelecer um diálogo efetivo entre as questões cruciais para o ensino de  língua portuguesa; ►   Sistematizar as capacidades mais relevantes no processo de alfabetização e letramento a serem atingidas pelas crianças.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS ►   Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita  na sociedade;     ►   Conhecer  usos e funções sociais da escrita;
►   Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura; ►   Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros; ►   Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
INTRODUÇÃO: ►   Historicamente, o conceito de alfabetização se identificou ao ensino-aprendizado da“tecnologia da escrita”, quer dizer, do sistema alfabético de escrita, o que, em linhas gerais,significa, na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em“sons”, e, na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais graficos.
► É na segunda metade dos anos 1980 que essa palavra surge no discurso de especialistas da Ciências Lingüísticas e da Educação, como uma tradução da palavra da língua inglesa literacy. ► Sua tradução se faz na busca de ampliar o conceito de alfabetização, chamando a atenção não apenas para o domínio da tecnologia do ler e do escrever. LETRAMENTO:
(codificar e decodificar), mas também para os usos dessas habilidades em práticas sociais em que escrever e ler são necessários.
ALFABETIZAÇÃO ►  Progressivamente, o termo passou a designar o processo não apenas de ensinar e aprender as habilidades de codificação e decodificação,mas também o domínio dos conhecimentos que permitem o uso dessas habilidades nas práticas sociais de leitura e escrita.
►   É diante dessas novas exigências que surge uma nova adjetivação para o termo – alfabetização funcional –criada com a finalidade de incorporar as habilidades de uso da leitura e da escrita em situações sociais e, posteriormente, a palavra letramento.
LETRAMENTO ►   Letramento é pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais, é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da língua escrita.
►   Como são muito variados os usos sociais da escrita e as competências a eles associadas (de ler um bilhete simples a escrever um romance), é freqüente levar em consideração níveis de letramento (dos mais elementares aos mais complexos).
AS CAPACIDADES LINGUÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO ► O desenvolvimento das capacidades lingüísticas de ler e escrever, falar e ouvir com compreensão, em situações diferentes das familiares, não acontece espontaneamente. ►   Elas precisam ser ensinadas sistematicamente e isso ocorre, principalmente, nos anos iniciais da Educação Fundamental.
►   Um sistema de escrita é uma maneira estruturada e organizada com base em determinados princípios para representação da fala. ►   Há sistemas de escrita que representam o significado das palavras e há aqueles que representam os sons da língua, sua “pauta sonora”.
►   Nosso sistema de escrita (chamado de“alfabético” ou “alfabético-ortográfico”) representa “sons” ou fonemas, em geral cada “letra” correspondendo a um “som” e vice-versa.
► Sabe-se que os três anos iniciais da Educação Fundamental não esgotam essas capacidades lingüísticas e comunicativas, que se desenvolvem ao longo de todo o processo de escolarização e das necessidades da vida social. ► Sabe-se, também, que o trabalho a ser feito nesses três anos iniciais não se esgota na alfabetização ou no desenvolvimento dessas capacidades lingüísticas.
►   Mas elas são importantes porque é na alfabetização e no aprendizado da língua escrita que vêm se concentrando os problemas localizados não apenas na escolarização inicial, como também em fracassos no percurso do aluno durante sua escolarização.
►   O que se pretende oferecer, nesta abordagem, é uma expectativa das capacidades lingüísticas que as crianças devem desenvolver gradualmente, ou seja, daquilo que cada criança deve ser capaz de realizar a cada ano. ►   O aprendizado e a progressão da criança, entretanto, dependerão do processo por ela desenvolvido, do patamar em que ela se encontra e das possibilidades que o ambiente escolar lhe propiciar, em direção a avanços e expansões.
Conhecer os Usos da Escrita na Cultura Escolar ►   Entre os suportes e instrumentos de escrita do cotidiano escolar nos dias de hoje podemos  listar, por exemplo, livro didático, livros de histórias, caderno, bloco de escrever, papel ofício,cartaz, lápis, borracha, computador.
►   Conhecer esses objetos de escrita significa saber para que servem e como são usados, identificando suas particularidades físicas (tamanho, formato, disposição e organização do texto escrito, tipo usual de letra, recursos de formatação do texto,interação entre a linguagem verbal e as linguagens visuais utilizadas com mais freqüência, etc.).
►   Algumas perguntas podem sugerir exemplos de atividades e possibilidades de exploração sistemática, em sala de aula, das especificidades dos suportes e instrumentos de escrita usuais na escola: ►  nos livros e nos cadernos, como se faz a seqüenciação do texto nas páginas (frente e verso, página da esquerda e página da direita, numeração)?
►   como se dispõe o escrito na página (margens, parágrafos, espaçamento entre as partes, títulos, cabeçalhos)? ►   como se relacionam o escrito e as ilustrações? ► como se sabe o nome de um livro e quem o escreveu? qual a sua editora e sua data de publicação?
►   Como se faz para localizar, no livro didático ou no livro de histórias, uma informação desejada? como se consulta o índice, o sumário? como a seqüenciação do texto, sua disposição na página, sua relação com as imagens e ilustrações funcionam no computador?
►   Qual a melhor maneira de dispor um texto num cartaz? que tipo de letra e que recursos gráficos deve-se usar (lápis de escrever? lápis de cor? Caneta hidrográfica? tinta guache?)? ►  como se lê uma história em quadrinhos?
Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TICs Unidade 2- Internt,Hipertexto,Hipermídia Atividade 2-6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet. Grupo de Estudo: Marivone,Rosimeire e Valdeci
Observação: Esta atividade foi realizada no segundo semestre de 2011 com todos os professores dos anos iniciais das escolas Municipais do campo do município de Santa Terezinha - MT.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Contenu connexe

Tendances

Jogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentos
Jogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentosJogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentos
Jogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentosLicaraujo
 
Concepcoes de alfabetizacao e letramento
Concepcoes de alfabetizacao e letramentoConcepcoes de alfabetizacao e letramento
Concepcoes de alfabetizacao e letramentozetesousa
 
Desenvolvimento da oralidade
Desenvolvimento da oralidadeDesenvolvimento da oralidade
Desenvolvimento da oralidadeDenise Oliveira
 
AlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E LetramentoAlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E Letramentoandreza78
 
Fundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramento
Fundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramentoFundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramento
Fundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramentoSusanne Messias
 
Alfabetização e letramento (slide)
Alfabetização e letramento (slide)Alfabetização e letramento (slide)
Alfabetização e letramento (slide)PamelaAschoff
 
Slides caderno 5 atual
Slides   caderno 5 atualSlides   caderno 5 atual
Slides caderno 5 atualweleslima
 
Formação para professores alfabetizadores 19 03-2013
Formação para professores alfabetizadores 19 03-2013Formação para professores alfabetizadores 19 03-2013
Formação para professores alfabetizadores 19 03-2013Terc Cre
 
Pnaic producao textos_orais_escritos
Pnaic producao textos_orais_escritosPnaic producao textos_orais_escritos
Pnaic producao textos_orais_escritosClaudio Pessoa
 
Alfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoAlfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoHelena Zanotto
 
Alfabetização e Letramento: Uma prática pedagógica
Alfabetização e Letramento: Uma prática pedagógicaAlfabetização e Letramento: Uma prática pedagógica
Alfabetização e Letramento: Uma prática pedagógicaThalyne Assis
 
Letramento e alfabetização
Letramento e alfabetizaçãoLetramento e alfabetização
Letramento e alfabetizaçãoSamaramara88
 
PNAIC - Direitos de aprendizagem em história
PNAIC - Direitos de aprendizagem em história PNAIC - Direitos de aprendizagem em história
PNAIC - Direitos de aprendizagem em história ElieneDias
 

Tendances (16)

Jogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentos
Jogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentosJogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentos
Jogos e materiais para alfabetização em contextos de múltiplos letramentos
 
Concepcoes de alfabetizacao e letramento
Concepcoes de alfabetizacao e letramentoConcepcoes de alfabetizacao e letramento
Concepcoes de alfabetizacao e letramento
 
Desenvolvimento da oralidade
Desenvolvimento da oralidadeDesenvolvimento da oralidade
Desenvolvimento da oralidade
 
Letramento
LetramentoLetramento
Letramento
 
AlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E LetramentoAlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E Letramento
 
Fundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramento
Fundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramentoFundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramento
Fundamentos teoricos e metodologicos da alfabetização e do letramento
 
Alfabetização e letramento (slide)
Alfabetização e letramento (slide)Alfabetização e letramento (slide)
Alfabetização e letramento (slide)
 
A unidade 5 ano 1 e 2
A unidade 5 ano 1 e 2A unidade 5 ano 1 e 2
A unidade 5 ano 1 e 2
 
Alfabetizaçao e letramento
Alfabetizaçao e letramentoAlfabetizaçao e letramento
Alfabetizaçao e letramento
 
Slides caderno 5 atual
Slides   caderno 5 atualSlides   caderno 5 atual
Slides caderno 5 atual
 
Formação para professores alfabetizadores 19 03-2013
Formação para professores alfabetizadores 19 03-2013Formação para professores alfabetizadores 19 03-2013
Formação para professores alfabetizadores 19 03-2013
 
Pnaic producao textos_orais_escritos
Pnaic producao textos_orais_escritosPnaic producao textos_orais_escritos
Pnaic producao textos_orais_escritos
 
Alfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoAlfabetização e letramento
Alfabetização e letramento
 
Alfabetização e Letramento: Uma prática pedagógica
Alfabetização e Letramento: Uma prática pedagógicaAlfabetização e Letramento: Uma prática pedagógica
Alfabetização e Letramento: Uma prática pedagógica
 
Letramento e alfabetização
Letramento e alfabetizaçãoLetramento e alfabetização
Letramento e alfabetização
 
PNAIC - Direitos de aprendizagem em história
PNAIC - Direitos de aprendizagem em história PNAIC - Direitos de aprendizagem em história
PNAIC - Direitos de aprendizagem em história
 

En vedette

Como funcionam os métodos de alfabetização
Como funcionam os métodos de alfabetizaçãoComo funcionam os métodos de alfabetização
Como funcionam os métodos de alfabetizaçãoRoxana Alhadas
 
A reinvencao da alfabetizacao
A reinvencao da alfabetizacaoA reinvencao da alfabetizacao
A reinvencao da alfabetizacaotlfleite
 
Projeto o uso da fábula e a mída no processo de ensino - aprendizagem
Projeto   o uso da fábula e a mída no processo de ensino - aprendizagemProjeto   o uso da fábula e a mída no processo de ensino - aprendizagem
Projeto o uso da fábula e a mída no processo de ensino - aprendizagemAuxiliadora Vasconcelos
 
Métodos de alfabetização
Métodos de alfabetizaçãoMétodos de alfabetização
Métodos de alfabetizaçãoDayane Hofmann
 
Psicogênese da Língua Escrita
Psicogênese da Língua EscritaPsicogênese da Língua Escrita
Psicogênese da Língua EscritaBruna Braga
 
Psicogênese da língua escrita segundo maria emilia ferreiro
Psicogênese da língua escrita segundo maria emilia ferreiroPsicogênese da língua escrita segundo maria emilia ferreiro
Psicogênese da língua escrita segundo maria emilia ferreiroRoseParre
 
Alfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoAlfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoNaysa Taboada
 
Processo e objetivos da alfabetizacao
Processo e objetivos da alfabetizacaoProcesso e objetivos da alfabetizacao
Processo e objetivos da alfabetizacaoJean Carvalho
 
Identificação dos níveis silábicos Emília Ferreiro
Identificação dos níveis silábicos Emília Ferreiro Identificação dos níveis silábicos Emília Ferreiro
Identificação dos níveis silábicos Emília Ferreiro augustafranca7
 
AlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E LetramentoAlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E Letramentohenriqueocarvalho
 

En vedette (12)

Como funcionam os métodos de alfabetização
Como funcionam os métodos de alfabetizaçãoComo funcionam os métodos de alfabetização
Como funcionam os métodos de alfabetização
 
A reinvencao da alfabetizacao
A reinvencao da alfabetizacaoA reinvencao da alfabetizacao
A reinvencao da alfabetizacao
 
Projeto o uso da fábula e a mída no processo de ensino - aprendizagem
Projeto   o uso da fábula e a mída no processo de ensino - aprendizagemProjeto   o uso da fábula e a mída no processo de ensino - aprendizagem
Projeto o uso da fábula e a mída no processo de ensino - aprendizagem
 
Métodos de alfabetização
Métodos de alfabetizaçãoMétodos de alfabetização
Métodos de alfabetização
 
Psicogênese da Língua Escrita
Psicogênese da Língua EscritaPsicogênese da Língua Escrita
Psicogênese da Língua Escrita
 
Alfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoAlfabetização e letramento
Alfabetização e letramento
 
Psicogênese da língua escrita segundo maria emilia ferreiro
Psicogênese da língua escrita segundo maria emilia ferreiroPsicogênese da língua escrita segundo maria emilia ferreiro
Psicogênese da língua escrita segundo maria emilia ferreiro
 
Alfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoAlfabetização e letramento
Alfabetização e letramento
 
ALFABETIZAÇÃO
ALFABETIZAÇÃOALFABETIZAÇÃO
ALFABETIZAÇÃO
 
Processo e objetivos da alfabetizacao
Processo e objetivos da alfabetizacaoProcesso e objetivos da alfabetizacao
Processo e objetivos da alfabetizacao
 
Identificação dos níveis silábicos Emília Ferreiro
Identificação dos níveis silábicos Emília Ferreiro Identificação dos níveis silábicos Emília Ferreiro
Identificação dos níveis silábicos Emília Ferreiro
 
AlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E LetramentoAlfabetizaçãO E Letramento
AlfabetizaçãO E Letramento
 

Similaire à Cantinho

CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_20230926_185432_0000.pptx
CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_20230926_185432_0000.pptxCONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_20230926_185432_0000.pptx
CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_20230926_185432_0000.pptxYaraSouza39
 
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoDireitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoValéria Maciel
 
Alfabetização, letramento, variedade linguística, leitura, escrita
Alfabetização, letramento, variedade linguística, leitura, escritaAlfabetização, letramento, variedade linguística, leitura, escrita
Alfabetização, letramento, variedade linguística, leitura, escritaJomari
 
Alfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoAlfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoLianeMagnolia
 
Slides 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Slides 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOSlides 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Slides 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOEdna Monteiro
 
Concepcoes alfabetizacao e_letramento
Concepcoes alfabetizacao e_letramentoConcepcoes alfabetizacao e_letramento
Concepcoes alfabetizacao e_letramentoPactoufba
 
Caderno memorias-literarias
Caderno memorias-literariasCaderno memorias-literarias
Caderno memorias-literariasMaria Silva
 
Ideias mec caderno de textos
Ideias mec caderno de textosIdeias mec caderno de textos
Ideias mec caderno de textosValeria Friedmann
 
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadores
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadoresIi reunião alfabetização_eixos_norteadores
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadoresRosemary Batista
 
A oralidade e a escrita prof roberta scheibe1
A oralidade e a escrita   prof roberta scheibe1A oralidade e a escrita   prof roberta scheibe1
A oralidade e a escrita prof roberta scheibe1Roberta Scheibe
 
Alfabetização e letramento (slide)
Alfabetização e letramento (slide)Alfabetização e letramento (slide)
Alfabetização e letramento (slide)brunadepaulapereira
 
Unidade 5 parte 1
Unidade 5    parte 1Unidade 5    parte 1
Unidade 5 parte 1Lais Renata
 
Trabalhando Linguagens nos Anos Iniciais
Trabalhando Linguagens nos Anos IniciaisTrabalhando Linguagens nos Anos Iniciais
Trabalhando Linguagens nos Anos Iniciaisluciany-nascimento
 
Gêneros textuais.1doc
Gêneros textuais.1docGêneros textuais.1doc
Gêneros textuais.1docelannialins
 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.pdf
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.pdfALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.pdf
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.pdfAndrea491870
 
Slidexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_.ppt
Slidexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_.pptSlidexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_.ppt
Slidexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_.pptssuser95d925
 

Similaire à Cantinho (20)

CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_20230926_185432_0000.pptx
CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_20230926_185432_0000.pptxCONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_20230926_185432_0000.pptx
CONCEITOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO_20230926_185432_0000.pptx
 
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetizaçãoDireitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
Direitos de aprendizagens do ciclo de alfabetização
 
Alfabetização, letramento, variedade linguística, leitura, escrita
Alfabetização, letramento, variedade linguística, leitura, escritaAlfabetização, letramento, variedade linguística, leitura, escrita
Alfabetização, letramento, variedade linguística, leitura, escrita
 
Alfabetização e letramento
Alfabetização e letramentoAlfabetização e letramento
Alfabetização e letramento
 
Slides 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Slides 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOSlides 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Slides 1 ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
 
Concepcoes alfabetizacao e_letramento
Concepcoes alfabetizacao e_letramentoConcepcoes alfabetizacao e_letramento
Concepcoes alfabetizacao e_letramento
 
Caderno memorias-literarias
Caderno memorias-literariasCaderno memorias-literarias
Caderno memorias-literarias
 
Produção de escritos
Produção de escritosProdução de escritos
Produção de escritos
 
Alfa.letramento
Alfa.letramentoAlfa.letramento
Alfa.letramento
 
Tp4
Tp4Tp4
Tp4
 
Ideias mec caderno de textos
Ideias mec caderno de textosIdeias mec caderno de textos
Ideias mec caderno de textos
 
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadores
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadoresIi reunião alfabetização_eixos_norteadores
Ii reunião alfabetização_eixos_norteadores
 
A oralidade e a escrita prof roberta scheibe1
A oralidade e a escrita   prof roberta scheibe1A oralidade e a escrita   prof roberta scheibe1
A oralidade e a escrita prof roberta scheibe1
 
Alfabetização e letramento (slide)
Alfabetização e letramento (slide)Alfabetização e letramento (slide)
Alfabetização e letramento (slide)
 
Unidade 5 parte 1
Unidade 5    parte 1Unidade 5    parte 1
Unidade 5 parte 1
 
Trabalhando Linguagens nos Anos Iniciais
Trabalhando Linguagens nos Anos IniciaisTrabalhando Linguagens nos Anos Iniciais
Trabalhando Linguagens nos Anos Iniciais
 
Gêneros textuais.1doc
Gêneros textuais.1docGêneros textuais.1doc
Gêneros textuais.1doc
 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.pdf
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.pdfALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.pdf
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.pdf
 
Slidexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_.ppt
Slidexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_.pptSlidexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_.ppt
Slidexxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx_.ppt
 
Alfabetizaçao e letramento
Alfabetizaçao e letramentoAlfabetizaçao e letramento
Alfabetizaçao e letramento
 

Cantinho

  • 2. OBJETIVOS GERAIS: ► Estabelecer um diálogo efetivo entre as questões cruciais para o ensino de língua portuguesa; ► Sistematizar as capacidades mais relevantes no processo de alfabetização e letramento a serem atingidas pelas crianças.
  • 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ► Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade; ► Conhecer usos e funções sociais da escrita;
  • 4. Desenvolver atitudes e disposições favoráveis á leitura; ► Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros; ► Desenvolver as capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar.
  • 5. INTRODUÇÃO: ► Historicamente, o conceito de alfabetização se identificou ao ensino-aprendizado da“tecnologia da escrita”, quer dizer, do sistema alfabético de escrita, o que, em linhas gerais,significa, na leitura, a capacidade de decodificar os sinais gráficos, transformando-os em“sons”, e, na escrita, a capacidade de codificar os sons da fala, transformando-os em sinais graficos.
  • 6. ► É na segunda metade dos anos 1980 que essa palavra surge no discurso de especialistas da Ciências Lingüísticas e da Educação, como uma tradução da palavra da língua inglesa literacy. ► Sua tradução se faz na busca de ampliar o conceito de alfabetização, chamando a atenção não apenas para o domínio da tecnologia do ler e do escrever. LETRAMENTO:
  • 7. (codificar e decodificar), mas também para os usos dessas habilidades em práticas sociais em que escrever e ler são necessários.
  • 8. ALFABETIZAÇÃO ► Progressivamente, o termo passou a designar o processo não apenas de ensinar e aprender as habilidades de codificação e decodificação,mas também o domínio dos conhecimentos que permitem o uso dessas habilidades nas práticas sociais de leitura e escrita.
  • 9. É diante dessas novas exigências que surge uma nova adjetivação para o termo – alfabetização funcional –criada com a finalidade de incorporar as habilidades de uso da leitura e da escrita em situações sociais e, posteriormente, a palavra letramento.
  • 10. LETRAMENTO ► Letramento é pois, o resultado da ação de ensinar ou de aprender a ler e escrever, bem como o resultado da ação de usar essas habilidades em práticas sociais, é o estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da língua escrita.
  • 11. Como são muito variados os usos sociais da escrita e as competências a eles associadas (de ler um bilhete simples a escrever um romance), é freqüente levar em consideração níveis de letramento (dos mais elementares aos mais complexos).
  • 12. AS CAPACIDADES LINGUÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO ► O desenvolvimento das capacidades lingüísticas de ler e escrever, falar e ouvir com compreensão, em situações diferentes das familiares, não acontece espontaneamente. ► Elas precisam ser ensinadas sistematicamente e isso ocorre, principalmente, nos anos iniciais da Educação Fundamental.
  • 13. Um sistema de escrita é uma maneira estruturada e organizada com base em determinados princípios para representação da fala. ► Há sistemas de escrita que representam o significado das palavras e há aqueles que representam os sons da língua, sua “pauta sonora”.
  • 14. Nosso sistema de escrita (chamado de“alfabético” ou “alfabético-ortográfico”) representa “sons” ou fonemas, em geral cada “letra” correspondendo a um “som” e vice-versa.
  • 15. ► Sabe-se que os três anos iniciais da Educação Fundamental não esgotam essas capacidades lingüísticas e comunicativas, que se desenvolvem ao longo de todo o processo de escolarização e das necessidades da vida social. ► Sabe-se, também, que o trabalho a ser feito nesses três anos iniciais não se esgota na alfabetização ou no desenvolvimento dessas capacidades lingüísticas.
  • 16. Mas elas são importantes porque é na alfabetização e no aprendizado da língua escrita que vêm se concentrando os problemas localizados não apenas na escolarização inicial, como também em fracassos no percurso do aluno durante sua escolarização.
  • 17. O que se pretende oferecer, nesta abordagem, é uma expectativa das capacidades lingüísticas que as crianças devem desenvolver gradualmente, ou seja, daquilo que cada criança deve ser capaz de realizar a cada ano. ► O aprendizado e a progressão da criança, entretanto, dependerão do processo por ela desenvolvido, do patamar em que ela se encontra e das possibilidades que o ambiente escolar lhe propiciar, em direção a avanços e expansões.
  • 18. Conhecer os Usos da Escrita na Cultura Escolar ► Entre os suportes e instrumentos de escrita do cotidiano escolar nos dias de hoje podemos listar, por exemplo, livro didático, livros de histórias, caderno, bloco de escrever, papel ofício,cartaz, lápis, borracha, computador.
  • 19. Conhecer esses objetos de escrita significa saber para que servem e como são usados, identificando suas particularidades físicas (tamanho, formato, disposição e organização do texto escrito, tipo usual de letra, recursos de formatação do texto,interação entre a linguagem verbal e as linguagens visuais utilizadas com mais freqüência, etc.).
  • 20. Algumas perguntas podem sugerir exemplos de atividades e possibilidades de exploração sistemática, em sala de aula, das especificidades dos suportes e instrumentos de escrita usuais na escola: ► nos livros e nos cadernos, como se faz a seqüenciação do texto nas páginas (frente e verso, página da esquerda e página da direita, numeração)?
  • 21. como se dispõe o escrito na página (margens, parágrafos, espaçamento entre as partes, títulos, cabeçalhos)? ► como se relacionam o escrito e as ilustrações? ► como se sabe o nome de um livro e quem o escreveu? qual a sua editora e sua data de publicação?
  • 22. Como se faz para localizar, no livro didático ou no livro de histórias, uma informação desejada? como se consulta o índice, o sumário? como a seqüenciação do texto, sua disposição na página, sua relação com as imagens e ilustrações funcionam no computador?
  • 23. Qual a melhor maneira de dispor um texto num cartaz? que tipo de letra e que recursos gráficos deve-se usar (lápis de escrever? lápis de cor? Caneta hidrográfica? tinta guache?)? ► como se lê uma história em quadrinhos?
  • 24. Tecnologias na Educação:Ensinando e Aprendendo com as TICs Unidade 2- Internt,Hipertexto,Hipermídia Atividade 2-6 Planejando uma atividade com hipertexto ou internet. Grupo de Estudo: Marivone,Rosimeire e Valdeci
  • 25. Observação: Esta atividade foi realizada no segundo semestre de 2011 com todos os professores dos anos iniciais das escolas Municipais do campo do município de Santa Terezinha - MT.
  • 26.  
  • 27.  
  • 28.  
  • 29.  
  • 30.  
  • 31.  
  • 32.  
  • 33.  
  • 34.  
  • 35.