SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  29
.....................Capítulo X A NECESSIDADE DO QUEBRANTAMENTO Quebrantamento ação ou efeito de quebrantar do verbo quebrantar que quer dizer. Quebrar, amansar, domar, vencer. Deus cria circunstâncias para nos aperfeiçoar, e através delas nos tratar nas áreas onde somos mais difíceis. Deus age no âmago das circunstâncias, se nosso coração está apegado às coisas materiais; Deus nos dará prejuízo e frustração, para compreendermos o valor do quebrantamento. Se nos preocupamos com as opiniões das pessoas a nosso respeito; se amamos os lugares  de  destaques, o quebrantamento nos molda a humildade. Se pedirmos o amor das pessoas, jamais receberemos. Mas se ocuparmos com as coisas de Deus, e cedermos a Ele o nosso coração, passaremos a dar o amor ao invés de cobrar, e daremos o respeito e negaremos a nos mesmos completamente.
Quem quiser salvar a sua vida (em grego, alma) perdê-la-á; quem perder a via por minha causa, preservá-la-á para vida eterna (Lc 9.24) A casca externa é nossa própria vida (a vida da nossa alma) e a vida interior é a vida eterna que Ele nos deu. Se o exterior permanecer intacto, sem se quebrantar, o interior nunca poderá aparecer. A pergunta não é como obter a vida, mas sim como permitir que esta vida apareça. Quando dizemos que é necessário que o Senhor nos quebrante, não é apenas uma doutrina, é para que a vida do Senhor possa aparecer na terra, e não fique aprisionada por nós. Portanto é vital o quebrantamento. A Vida do Senhor não pode ficar confinada em nós. O senhor abençoará a igreja, quando nós manifestarmos a vida. Se o homem exterior ficar intacto, nunca seremos uma benção para a igreja e esperar que a Palavra de Deus seja abençoada através de nós.
I – ANTES DO QUEBRANTAMENTO.   O Quebrantamento que é o aperfeiçoamento do conceito do certo e do errado, antes do quebrantamento há o homem externo chamado de casca dura, a vida externa e o homem  interno também chamado  de vida interior, o que prevalece é a natureza  dura, falta ética na educação, na profissão, na  cidadania,  na moral(que é muito abrangente), na família, na religiosa  e na espiritual   O quebrantamento da alma é a experiência de todos aqueles que servem a Deus. È condição básica para que Deus possa nos usar de modo eficaz. Duas possibilidades podem surgir quando alguém trabalha para Deus.  Primeira - Com o homem exterior intacto, é possível que o espírito seja inerte incapaz de funcionar. Se for pessoa habilidosa a mente governa seu trabalho. Se for pessoa compassiva, as emoções controlam suas ações	.
Segunda - o espírito pode aparecer revestido dos pensamentos ou das emoções da própria pessoa. O resultado é misturado e impuro, e as obras mista e impura, e essas condições enfraquecem o serviços de Deus. Aquele que deseja trabalhar na causa do Senhor de modo eficaz deve reconhecer que é o Espírito que vivifica. Não importa quantas pessoas foram atraídas, somente o Espírito as fazem viverem. A liberação do espírito é a liberação do espírito humano, bem como a do Espírito Santo que está na pessoa. E Há união entre o Espírito Santo e o nosso espírito (I Co 6.17) . Quando o Espírito Santo está agindo, é o espírito humano que é o agente transportador. Assim como a eletricidade para numa lâmpada precisa de um fio para trazê-la ela não viaja num raio, Assim o Espírito de Deus usa o espírito humano para transmiti-lo.
Um pregador que frequentemente prega que com sinceridade uma mensagem preparada, mas interiormente se sente frio como gelo, anima aos outros, mas não fica comovido, há falta de harmonia entre o homem exterior e o interior. Pode levar os ouvintes a chorar, mas ele não consegue derramar uma lágrima. Desse modo o quebrantamento do homem exterior é a primeira lição para toda pessoa que deseja servir a Deus. A casca dura precisa ser transformada modificada, pela vida interior.
II – O VASO DE ALABASTRO QUEBRADO. Se o vaso de alabastro não for quebrado o Nardo puro não exalará o seu perfume. Há inversão de conceito valoriza-se muito o exterior, (O vaso de mármore) e não o que está no interior do vaso o perfume. Se ficarmos valorizando o exterior, traremos problema para a Igreja, ou comunidade, impedimos o Espírito Santo de operar, valorizamos o barro e não o tesouro, quebrando o exterior aparecerá o que tem no interior. Não devemos nos considerar tão preciosos (retendo a fragrância), devemos liberá-la. A Ética Cristã é o martelo que quebra o exterior, e mostrará o que temos por dentro. Cada um precisa descobrir qual é a vontade de Deus para sua vida. O Espírito Santo não deixou de operar, seu propósito disciplinar é quebrar o homem exterior a fim de que o interior possa se manifestar.
III- O TEMPO DO QUEBRANTAMENTO.   O Senhor emprega duas maneiras eficientes para quebrantar o homem exterior, uma é de forma paulatina, são doses diárias de provações até atingir um quebrantamento total. Para outros é repentino o Senhor dá um quebrantamento súbito. A cronologia está em suas mãos. Não podemos encurtar o tempo, mas podemos prolongá-lo. Não devemos desperdiçar o tempo de  Deus. A perda será grande se prolongarmos desnecessariamente o tempo. Podemos pregar sermões com o uso da mente, podemos comover com as emoções, mas se não sabermos usar nosso espírito, o Espírito de Deus não poderá tocar as pessoas através de nós. Outro impedimento ao quebrantamento é o amor-próprio do homem exterior, devemos pedir que Deus  remova-o  de nosso coração.
IV- A PRESENÇA DE DEUS   Uma vez que o homem exterior tenha sido quebrantado, o espírito do homem muito naturalmente permanece na presença de Deus sem cessar. Esta é uma questão que sempre é levantada pelos cristãos, permanecer constantemente na presença de Deus. Quando se lê na Bíblia orai sem cessar. È uma preocupação em manter-se orando a todo instante e como trabalhar? Se não orar não no momento em que não está orando não temos a presença de Deus? Aí vem outra pergunta a presença de Deus está em nossa memória? E quando a memória flutua?  Isso é irreal, pois a presença de Deus está no espírito e não na memória.  Quando o homem exterior é quebrantado, o homem interior desfruta de paz diante de Deus.
Deus nos deu o espírito para nos capacitar a corresponder com Ele. Uma vez que o homem exterior é quebrantado, a pessoa já não precisa retirar-se da direção de Deus, pois sempre está na presença de Deus. Desfrutam da presença de Deus quando consagram um dia à oração e desfrutam da mesma presença de Deus quando estão ocupados nas tarefas diárias.  É sempre bom nos ocuparmos com a presença de Deus.  A Ira é o mais violento dos sentimentos humanos, não estamos isentos da ira, nem de ficarmos  zangados, mas a Bíblia diz  ireis mas não pequeis. Não é fácil ser corretamente zangado de acordo com a vontade de Deus. Mas quando o homem exterior é quebrantado, torna-se possível, sem problema.
V - O PENSAMENTO RENOVADO   Não somos do mundo, mas estamos no mundo (Jo 17.11,16) Essa é uma realidade bíblica na vida do cristão. Há uma verdade prática da vida. Somos e estamos na sociedade, e a sociedade exerce influência nas pessoas. Precisamos passar por um processo doloroso de arrancar, continuamente os valores da sociedade introjetados em nós. (Paul Freston)
O mundo impõe aos homens valores que atendem ao ego da carne e do consumo, que leva os homens a uma luta obstinada para as coisas materiais e egoístas uma verdadeira inversão de valores. Como seres humanos somos produtos da sociedade, mas Deus quer que reajamos e não nos conformemos com este mundo (sistema), mas transformemos-nos pela renovação da nossa mente (Rm 12.2) Quando há quebrantamento há renovação de nosso modo de pensar, nosso intelecto será dirigido pelo Espírito de Deus, e a obra de Deus será feita. E a Palavra de Deus será dada mediante o Espírito, que são a palavra da sabedoria, a palavra do conhecimento, (I Co 12.8) mas desde que nossa mente esteja transformada em renovada.
A Leitura da Bíblia – O ser humano depende de sua mente para a leitura da Bíblia que poderá ser até confusa. O resultado dessa leitura será o fruto do seu próprio pensamento. Se esperarmos encontrar o Senhor na sua Palavra, nossos pensamentos devem, primeiramente, ser quebrantados por Deus. Há pelo menos duas exigências básicas para ler a Bíblia: primeiramente nosso pensamento deve entrar no pensamento da Bíblia; e, em segundo lugar, nosso espírito deve entrar no espírito da Bíblia. Você deve pensar como cada escritor pensava ao escrever a Palavra de Deus. Deve extrair do texto e do contexto, o ensino ou a exortação que ele contém, isto é seu pensamento deve estar engrenado com o pensamento do autor. Isso permitirá ao Espírito Santo lhe dar o significado exato das Escrituras. A Bíblia é mais do que palavras, idéias e pensamentos; ela é o Livro dos livros. Se o homem exterior foi quebrantado, nosso espírito é manifesto e pode tocar aquele Espírito que inspira as Escrituras. De outra forma, a Bíblia permanecerá como um livro morto em nossas mãos.
O Ministério da Palavra   O ponto de partida do serviço espiritual conforme Deus deseja é que entendamos a sua Palavra At 6.4. Ministério significa servir as pessoas com a Palavra de Deus. Qual é a dificuldade ministerial em deixar de manifestar a palavra dentro de nós? A preocupação com a palavra que deve entregar ou comunicar aos irmãos levanta para falar frases após frases ditas, a preocupação permanece e sai carregando o fardo de uma mensagem não entregue. Sem quebrantamento as faculdades da alma tornam-se obstáculos ao homem interior. Se houver quebrantamento no homem exterior o fardo interno deixa de ser problema é aliviado. È essa a maneira de ministrar a Palavra de Deus à Igreja. É errado pensar que as pessoas habilidosas, podem ser melhor usadas,  o homem exterior nunca poderá substituir o homem interior. Somente o quebrantamento por Deus, esmaga a casca, que é homem exterior, enquanto essa casca permanecer intacta, a mensagem não pode ser liberada, nem vida e nem o poder de Deus, se manifestará na Igreja.
VI – A Meiguice no Quebrantamento Meigo Amável, Terno, Bondoso, Suave. Deus disciplina todos aqueles a quem ama (Hb 12.6). Os filhos de Deus têm feridas inflingidas (aplicadas) pelo Espírito Santo, é a correção que depois de saradas fica a cicatriz que sempre faz lembrar o fato. Deus toca onde precisa, no nosso amor-próprio, no nosso orgulho, na nossa habilidade egoísta, em nossa subjetividade, visando sempre em seu alvo o exterior, nossa obstinação irresponsável, e nossa teimosia de pensamentos. Deus bombardeia nossa estrutura, a coluna de ferro do eu próprio, e faz ruir a soberba, e tira as cortinas do engano, a máscara do disfarce e a severidade fingida e mostra claramente a nossa realidade. E diz para nós; a meiguice tem voz mansa, vontade mansa e quebranta pelo Espírito Santo o nosso exterior e revela um novo interior, e toca-nos até ao âmago (o centro, a alma o fundamento). Você sente? As metáforas, fogo água e pomba são descrições das quais tiramos lições, para entendermos os ensinos do Espírito Santo.
Características de uma pessoa meiga pela operação do Espírito Santo. Abordável – è fácil falar com ela, e lhe fazer perguntas, confessa prontamente seu pecado, chora livremente, não é que é uma pessoa mole, é que ela é quebrantada, seu exterior, sua casca foi quebrada, tem novo interior, dá boas vindas às instruções, é receptiva e pode ser edificada em todas as coisas. Altamente Sensível – a pessoa meiga, está alerta ao seu meio- ambiente, seu espírito toca facilmente ao espírito das pessoas ou dos irmãos, ela sente-as, ela não toca as pessoas de perto ela aproxima-as, não as magoa, não é do tipo espalha a rodinha, quando ela chega, todos saem.
Sociável– Somente os quebrantados sabem o que é o corpo de Cristo. Sem ser meigo dificilmente estariam prontos para participar da vida no corpo. Tem facilidade de associar sem acepção, tem facilidade de aceitar não provoca reação contrária, como se fosse um corpo estranho, assimila absorve, tem o senso de corpo, recebe a instrução ou correção. Está aberto ao espírito da Igreja, percebe sentimento, e recebe comunicação dela. Facilmente Edificado  A maior vantagem do quebrantamento não está em ter nosso erro corrigido, mas sem em capacitar-nos a receber o suprimento da totalidade do corpo. Nosso espírito então é aberto para receber ajuda espiritual de qualquer parte do corpo. Sem quebrantamento, a pessoa dificilmente poderá ser ajudada.
O quebrantado ao ouvir a mensagem pregada, seu espírito entra em sintonia com o espírito do pregador, ao invés de focalizar sua atenção na pronuncia das palavras ou da apresentação da doutrina. Se o seu espírito estiver aberto e livre recebe a ajuda manifesta, e o quanto mais nosso espírito for tratado por Deus, mais recebemos da sua ajuda. A intelectualidade não transformada torna-se empecilho para receber essa ajuda. O método de Deus quebrantar nossa alma é agir no foco onde há impedimento de nosso espírito comandar nosso ser; pode ser o orgulho, o amor-próprio, a autoconfiança ou as habilidades especiais. E o agir de Deus se processa até que todos aprendam a confessar que vivem não mais pela sabedoria carnal, mas pela graça de Deus. Se as coisas não estão indo de acordo como planejávamos a principio, é sábio de nossa parte perguntar ao Senhor a razão disso. E mais sábio ainda é estar de conformidade com a vontade de Deus desde o inicio, não começar algo sem consultar a Deus, é sempre bom aceitar ser dirigido e moldado pelo Senhor.
.....................Capítulo XI A INTIMIDADE QUE TRANSFORMA I – O Verdadeiro Objetivo da Oração O senhor dá grande importância, ao nome de uma pessoa, sua individualidade, sua identidade. Ele é um Deus individual pessoal; chamei-te pelo teu nome; tu és meu (Is 43.1). As vezes nos escondemos do significado de nossos nomes. Deus costuma  mudar o  nome das pessoas que foram transformadas, porque o nome indica o que somos ou o que passamos a Ser, assim foi com Abrão e Jacó, que passou a ser Abraão (pai de muitas nações)  e Israel ( Que luta com Deus). Jesus declara: Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei....... um novo nome escrito.. (Ap 2.17) Conhecer a pessoa pelo nome, ou por um novo nome , é conhecer na intimidade.
O Salmo 25.14 estabelece que a intimidade do Senhor é para os que o temem. Temor aqui não é medo e sim honrar a Ele. O temor a Deus é alguma coisa que nos atrai e nos aproxima dEle. É a reação que sentimos é a percepção correta do Senhor, é ajoelhar-se diante dEle. E Deus entende essa pessoa que tem intimidade com Ele, e sabe o grau de sinceridade dela, e que ela não brinca, não é leviana e nem vai manipular o que Ele dizer. A performance de nossa vida, não é certificado de garantia de nossa intimidade com Deus.  Jesus declarou; Nem todo que me diz: Senhor, Senhor entrará no reino de Deus.  Mas... . Em teu nome profetizamos fizemos milagres, expulsamos o demônios....  Apartai de mim...... (Mt 7.21-23). Quanto mais conhecemos a Deus, mais espanto no coração.  Nossa estrutura é frágil, para vermos   a gloria de Deus. João desfaleceu com esta visão na ilha de Patmos (Ap 1.17) Moisés quis ver a glória de Deus, e Deus o advertiu sobre a fragilidade humana em relação a glória de Deus.  Não podemos controlar a Deus. Ele é Todo-Poderoso, Ele é soberano em suas decisões. O tempo não pode apagar o nosso relacionamento com Deus. Somos diminuto diante da sua grandeza, mas Ele nos ama o nos conhece pelo nome.
II- Momentos a sós com Deus  - A oração é um componente terapêutico para o ser humano. Ela nos ajuda na transformação gradual e íntima de nosso ser, de dentro para fora, quando soubermos ouvir nosso coração e a nossa consciência ouvir a Palavra de Deus e ouvir o Espírito Santo. Por isso é importante ficar a sós com Deus. Deus tem as muitas formas de nos levar a oração, deserto, provação, privilégios. A sós com Deus, olhamos para dentro de nós mesmos, para as nossas reais necessidades, e para nossos sentimentos mais verdadeiros. A Oração nos coloca em contato com o Supremo Pastor. Na oração não se limita a pedir, interceder, podemos conversar com o nosso Pai. A oração pode seguir um roteiro (não é regra, lembra do esqueleto da oração do Pai nosso?).
Louvar – Começar louvando a Deus especificamente ( Ver I Cr 29.11,12) e ore. Esperar – Pela fé, procurar a face de Deus e a presença de Jesus Cristo, esperar é crer e confiar. Confessar – Pedir a Deus: Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração. Confessar tudo. Desnudar sua vida diante dEle. Ele revelará seus erros. Suplicar o Perdão de Deus. Agradecer – Começar contando o que Ele lhe tem feito e concedido, a vida, o dia, a salvação, a família, o trabalho, a aposentadoria, o lar a condução, a saúde.. Pela fé e palavra profética agradecer pelas vitórias e respostas de oração. Interceder – Orar pelas pessoas da família, da igreja, do trabalho,  e do bairro, onde mora.  Orar pelos Departamentos da Igreja, pela sua Nação, Estado, cidade, pelas autoridades constituídas. E por todas as Nações.
Permanecer na Palavra – Ler um texto diário, podendo ser um versículo, um capítulo faça o seu compromisso com a Palavra. E Orar após meditação ou leitura da Palavra, fazendo ligação com os fatos que lhe vier à mente, pessoas, país, necessidade etc. Ouvir – Deixar a Palavra de Deus ressoar, ecoar no coração, entender o significado da Palavra: Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; Sou exaltado na terra ( Sl 46.10) Entendeu a Palavra? Obedeça. Pedir – Fazer seus pedidos específicos e pessoais ( Você tem sua relação)  O Pão nosso de cada dia nos dá hoje (Mt 6.11) Peça a dimensão do pedido é você quem faz. Cantar –  A sós com Deus deve terminar com louvores, quando o Servo de Deus se lembra das muitas maravilhas que Ele tem feito e fará muito mais. Cada cristão que está em cristo pode, rogar, interceder pelos outros.  Cristão Você morreu, foi sepultado, ressuscitou com Cristo? Vamos orar sentados nas regiões celestes em Cristo Jesus.
III – Um Relacionamento Secreto e Transparente A Intimidade tem a ver com o secreto: Mas tu quando orares, entra em teu quarto, ou aposento, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará ( Mt 6.6) Sim Deus nos chama em sua presença secretamente. Relacionamento Secreto, é sem segredo, podemos chorar profundamente, confessar e descrever inteiramente nossos pecados, nossa situação, nossas necessidades sem disfarces, sem fingimento, sem mentiras, sendo verdadeiramente transparente entre você e Deus, mas sem perder o pudor o temor e a ética, pois intimidade não significa descompostura pessoal ou conjugal, em tudo deve ter o temor e a reverência Deus. Porque Deus nos conhece por dentro e por fora.
IV – INTIMIDADE VERSUS O AMOR  O Deus trino é uma eterna comunhão de amor entre as três pessoas, o Pai o Filho e o Espírito Santo. O Projeto original do Senhor para com o homem e a mulher, criados à imagem e semelhança da Trindade Divina era que tivessem o mesmo amor divino. Nossa conversão, que nos reconcilia com o Pai através de Jesus, nos permite impregnar e absorver o mesmo tipo de amor que há em Deus. Somente o amor de tal maneira, é que de tal maneira fomos atingidos, sem nada termos para oferecer, Ele nos deu tudo, até a própria vida. Jesus saiu do anonimato sofreu a dor humana na cruz para expressar sem reservas o amor de Deus. Davi adorando a Deus, reconhecendo sua própria situação admirava a misericórdia e o amor de Deus, que se cumpriria no Messias, e exalta-o com louvores e poesias.
Quando vejo os teus céus, obras dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que te lembres dele; o Filho do homem para que o visites?.... Esse tipo de amor de Deus fica na maioria das vezes prejudicada nos homens sem comunhão com o Senhor; pois esses homens nessa condição de desamor, são egoístas, egocêntricos, auto-suficientes, independentes, pecadores, rebeldes ao senhorio de Deus. O Amor é enfatizado e recomendado nas Escrituras e reputado como a maior das virtudes em (I Co 13). Jesus Resumiu em Jo 13.35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros.Só vamos conseguir amar a Deus quando amarmos a outras pessoas, porque o Senhor será atingido através de nosso amor por elas. Pois tive Fome, tive sede, era forasteiro, estava nu, estive enfermo ( Mt 25.35-40) Qual é resposta que temos? Amas ao teu próximo como a ti mesmo?  Quem ama a Deus, tem amigos, não vive em conflito com seu cônjuge e seus filhos.
Não dá para separar o discurso da prática, Você ama ou não ama, não tem meio amor (1/2). O Profeta Habacuque ora de uma linda maneira diante de Deus, numa circunstância nada favorável. Ainda que a figueira não floresça, não haja uvas, nem azeitonas, os campos não produzam, não ovelhas nem vacas, TODAVIA EU ME ALEGRAREI NO SENHOR, EXULTAREI  NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO. O SENHOR É A MINHA FORÇA; TORNA OS MEUS PÉS COMO OS DAS CORÇAS E FAZ ME ANDAR ALTANEIRAMENTE. (3.17-19). Quantos podem orar dessa forma e nas mesmas condições adorando a Deus? Podemos orar a oração de Habacuque? Precisamos mudar nossas orações interesseiras, do tipo me dá, me dá e eu quero mais, para as do tipo desinteressadas como Habacuque.
V – A Força Resultante da Intimidade   Em Romanos 1.18-25, Paulo fala sobre a idolatria, adoração com a inversão dos valores da fé, pois tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Preferiram idolatrar mais as criaturas ao invés do Criador. È um exemplo de Ingratidão. Enquanto acharmos que podemos, que fazemos, que controlamos, não deixamos espaço para Deus entrar em nossas vidas. O segredo para adquirirmos força, está em confiarmos inteiramente no Senhor, apesar das nossas limitações de  fraquezas. Devemos nos sentir fortes no Senhor e não em nossos predicados e habilidades e confiar nEle em qualquer circunstância de nossa vida.  Devemos sempre dar graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. ( Ef 5.20) E Jesus é nossa referência ( Jo 16.33)  Digo-vos estas coisas para que em mim tenhais paz.
No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo. Em nosso relacionamento com Deus temos que expressar nossa fé em sua fidelidade, em seu amor, apesar de fatos desconfortáveis estarem nos rodeando. Noé em circunstâncias tremendas e desconfortáveis, confinado na arca, venceu o dilúvio que destinava a exterminar o pecado da raça humana, retirou forças das adversidades, porque creu e confiou em Deus.   Paulo insistiu com Deus a respeito de sua situação, sua agrura de um desconforto físico o Senhor lhe instruiu. E, para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Três vezes orei ao Senhor para que o afastasse de mim. Mas ele me disse: a minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo (II Co 12.7-9).
Quando atingimos a maturidade Cristã no relacionamento com Deus, a vida cristã pode ser boa em qualquer circunstância, pois a Intimidade cristã produz força capaz de mover os obstáculos da fé, e nos leva a vitória. Não devemos orar para que os nossos problemas se acabem, mas confiar em Deus, e orar e passar os problemas com serenidade. Sl 24.3 . Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo... prega o Salmo 23.4.   Jesus nos diz.. Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais (Mc 6.50) De tudo que vimos, fica claro que viver segundo os princípios da ética cristã significa passar por uma verdadeira transformação do nosso caráter e, isso, só será possível se desenvolvermos uma vida íntima de comunhão com Deus, pois só Ele, agindo segundo as circunstâncias que nos cercam pode nos moldar a ponto de adquirirmos um caráter cristão digno de ser imitado e que ao invés de envergonhar o nome do Senhor, o exalta.

Contenu connexe

Tendances

005c - O Ordine Gesu Redentore RESPOSTAS RA AS PERGUNTAS EXISTENCIAIS SEGUIN...
005c - O Ordine Gesu Redentore  RESPOSTAS RA AS PERGUNTAS EXISTENCIAIS SEGUIN...005c - O Ordine Gesu Redentore  RESPOSTAS RA AS PERGUNTAS EXISTENCIAIS SEGUIN...
005c - O Ordine Gesu Redentore RESPOSTAS RA AS PERGUNTAS EXISTENCIAIS SEGUIN...OrdineGesu
 
Vida de louvor
Vida de louvorVida de louvor
Vida de louvorthiagoo180
 
A graça e o dever de ser espiritual
A graça e o dever de ser espiritualA graça e o dever de ser espiritual
A graça e o dever de ser espiritualSilvio Dutra
 
Entusiasmo e responsabilidade
Entusiasmo e responsabilidadeEntusiasmo e responsabilidade
Entusiasmo e responsabilidadeHelio Cruz
 
Sete dons do espirito santo
Sete dons do espirito santoSete dons do espirito santo
Sete dons do espirito santoCheilacrisma
 
QVCC 06 - o dom espiritual de misericórdia
QVCC   06 - o dom espiritual de misericórdiaQVCC   06 - o dom espiritual de misericórdia
QVCC 06 - o dom espiritual de misericórdiaCleudson Corrêa
 
Joel s. goldsmith a natureza do eu
Joel s. goldsmith a natureza do euJoel s. goldsmith a natureza do eu
Joel s. goldsmith a natureza do euActor Quantum
 
57162011 nidai-sama-jovens
57162011 nidai-sama-jovens57162011 nidai-sama-jovens
57162011 nidai-sama-jovenstribalbis
 
Provérbios em 31 dias
Provérbios em 31 diasProvérbios em 31 dias
Provérbios em 31 diasAnaSuely3
 
A oração, nossa força
A oração, nossa forçaA oração, nossa força
A oração, nossa forçaCE BV
 
D 10 Conheça a Si Mesmo 22-10
D 10 Conheça a Si Mesmo 22-10D 10 Conheça a Si Mesmo 22-10
D 10 Conheça a Si Mesmo 22-10JPS Junior
 
C. peter wagner derrubando as fortalezas em sua cidade
C. peter wagner   derrubando as fortalezas em sua cidadeC. peter wagner   derrubando as fortalezas em sua cidade
C. peter wagner derrubando as fortalezas em sua cidadeLuiza Dayana
 

Tendances (20)

A oração nos escritos de samz
A oração nos escritos de samzA oração nos escritos de samz
A oração nos escritos de samz
 
Na bigorna de Deus
Na bigorna de DeusNa bigorna de Deus
Na bigorna de Deus
 
005c - O Ordine Gesu Redentore RESPOSTAS RA AS PERGUNTAS EXISTENCIAIS SEGUIN...
005c - O Ordine Gesu Redentore  RESPOSTAS RA AS PERGUNTAS EXISTENCIAIS SEGUIN...005c - O Ordine Gesu Redentore  RESPOSTAS RA AS PERGUNTAS EXISTENCIAIS SEGUIN...
005c - O Ordine Gesu Redentore RESPOSTAS RA AS PERGUNTAS EXISTENCIAIS SEGUIN...
 
Buscai e achareis 1 a 5
Buscai e achareis 1 a  5Buscai e achareis 1 a  5
Buscai e achareis 1 a 5
 
Vida de louvor
Vida de louvorVida de louvor
Vida de louvor
 
A graça e o dever de ser espiritual
A graça e o dever de ser espiritualA graça e o dever de ser espiritual
A graça e o dever de ser espiritual
 
Nossa mente um campo de batalha
Nossa mente um campo de batalhaNossa mente um campo de batalha
Nossa mente um campo de batalha
 
Entusiasmo e responsabilidade
Entusiasmo e responsabilidadeEntusiasmo e responsabilidade
Entusiasmo e responsabilidade
 
Pedi e Obtereis 2016
Pedi e Obtereis 2016Pedi e Obtereis 2016
Pedi e Obtereis 2016
 
Pedir e obter
Pedir e obterPedir e obter
Pedir e obter
 
Sete dons do espirito santo
Sete dons do espirito santoSete dons do espirito santo
Sete dons do espirito santo
 
QVCC 06 - o dom espiritual de misericórdia
QVCC   06 - o dom espiritual de misericórdiaQVCC   06 - o dom espiritual de misericórdia
QVCC 06 - o dom espiritual de misericórdia
 
Joel s. goldsmith a natureza do eu
Joel s. goldsmith a natureza do euJoel s. goldsmith a natureza do eu
Joel s. goldsmith a natureza do eu
 
57162011 nidai-sama-jovens
57162011 nidai-sama-jovens57162011 nidai-sama-jovens
57162011 nidai-sama-jovens
 
Provérbios em 31 dias
Provérbios em 31 diasProvérbios em 31 dias
Provérbios em 31 dias
 
62851809 apostila-cura-interior
62851809 apostila-cura-interior62851809 apostila-cura-interior
62851809 apostila-cura-interior
 
A oração, nossa força
A oração, nossa forçaA oração, nossa força
A oração, nossa força
 
D 10 Conheça a Si Mesmo 22-10
D 10 Conheça a Si Mesmo 22-10D 10 Conheça a Si Mesmo 22-10
D 10 Conheça a Si Mesmo 22-10
 
42 fluidoterapia-preces
42 fluidoterapia-preces42 fluidoterapia-preces
42 fluidoterapia-preces
 
C. peter wagner derrubando as fortalezas em sua cidade
C. peter wagner   derrubando as fortalezas em sua cidadeC. peter wagner   derrubando as fortalezas em sua cidade
C. peter wagner derrubando as fortalezas em sua cidade
 

En vedette

éTica cristã slides
éTica cristã   slideséTica cristã   slides
éTica cristã slidesJose Ventura
 
Ética cristã slides aula 2
Ética cristã   slides aula 2Ética cristã   slides aula 2
Ética cristã slides aula 2Jose Ventura
 
Lição 6 tiatira a igreja tolerante
Lição 6 tiatira a igreja toleranteLição 6 tiatira a igreja tolerante
Lição 6 tiatira a igreja toleranteJose Ventura
 
ÉTica cristã slides aula 3
ÉTica cristã   slides aula 3ÉTica cristã   slides aula 3
ÉTica cristã slides aula 3Jose Ventura
 
Etica ministerial trecho
Etica ministerial trechoEtica ministerial trecho
Etica ministerial trechoPublica Livros
 
Deus é o Oleiro Nós o Barro
Deus é o Oleiro Nós o BarroDeus é o Oleiro Nós o Barro
Deus é o Oleiro Nós o BarroCarlos Oliveira
 
Temperamento-carater-e-personalidade-cristão
 Temperamento-carater-e-personalidade-cristão Temperamento-carater-e-personalidade-cristão
Temperamento-carater-e-personalidade-cristãoJayro Bohatchuk de Araujo
 
Vaso novo ou vaso quebrado
Vaso novo ou vaso quebradoVaso novo ou vaso quebrado
Vaso novo ou vaso quebradodimas campos
 
Declaracaoderesidencia
DeclaracaoderesidenciaDeclaracaoderesidencia
DeclaracaoderesidenciaNome Sobrenome
 
Transfomando barro em vaso de Honra.
Transfomando barro em vaso de Honra.Transfomando barro em vaso de Honra.
Transfomando barro em vaso de Honra.Dário Melo
 
Vaso escolhido
Vaso escolhidoVaso escolhido
Vaso escolhidoPetula
 
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para foraOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para foraEduardo Braz
 
Conversas do Oleiro - Sobre o Caráter
Conversas do Oleiro - Sobre o CaráterConversas do Oleiro - Sobre o Caráter
Conversas do Oleiro - Sobre o CaráterTiago de Souza
 
Cinco LiçõEs Que Aprendemos Na Casa Do Oleiro
Cinco LiçõEs Que Aprendemos Na Casa Do OleiroCinco LiçõEs Que Aprendemos Na Casa Do Oleiro
Cinco LiçõEs Que Aprendemos Na Casa Do Oleirorenaapborges
 

En vedette (20)

éTica cristã slides
éTica cristã   slideséTica cristã   slides
éTica cristã slides
 
ÉTica cristã aula 01
ÉTica cristã aula 01ÉTica cristã aula 01
ÉTica cristã aula 01
 
Ética cristã slides aula 2
Ética cristã   slides aula 2Ética cristã   slides aula 2
Ética cristã slides aula 2
 
ética cristã - teologia do obreiro
 ética cristã - teologia do obreiro ética cristã - teologia do obreiro
ética cristã - teologia do obreiro
 
ética cristã
ética cristãética cristã
ética cristã
 
Lição 6 tiatira a igreja tolerante
Lição 6 tiatira a igreja toleranteLição 6 tiatira a igreja tolerante
Lição 6 tiatira a igreja tolerante
 
ÉTica cristã slides aula 3
ÉTica cristã   slides aula 3ÉTica cristã   slides aula 3
ÉTica cristã slides aula 3
 
Etica ministerial trecho
Etica ministerial trechoEtica ministerial trecho
Etica ministerial trecho
 
Deus é o Oleiro Nós o Barro
Deus é o Oleiro Nós o BarroDeus é o Oleiro Nós o Barro
Deus é o Oleiro Nós o Barro
 
Temperamento-carater-e-personalidade-cristão
 Temperamento-carater-e-personalidade-cristão Temperamento-carater-e-personalidade-cristão
Temperamento-carater-e-personalidade-cristão
 
éTica cristã 2010.2 puc-rio
éTica cristã 2010.2 puc-rioéTica cristã 2010.2 puc-rio
éTica cristã 2010.2 puc-rio
 
Vaso novo ou vaso quebrado
Vaso novo ou vaso quebradoVaso novo ou vaso quebrado
Vaso novo ou vaso quebrado
 
ÉTica cristã aula 02
ÉTica cristã aula 02ÉTica cristã aula 02
ÉTica cristã aula 02
 
Declaracaoderesidencia
DeclaracaoderesidenciaDeclaracaoderesidencia
Declaracaoderesidencia
 
Transfomando barro em vaso de Honra.
Transfomando barro em vaso de Honra.Transfomando barro em vaso de Honra.
Transfomando barro em vaso de Honra.
 
Vaso escolhido
Vaso escolhidoVaso escolhido
Vaso escolhido
 
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para foraOs 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes - De dentro para fora
 
ÉTica cristã (aula 03)
ÉTica cristã (aula 03)ÉTica cristã (aula 03)
ÉTica cristã (aula 03)
 
Conversas do Oleiro - Sobre o Caráter
Conversas do Oleiro - Sobre o CaráterConversas do Oleiro - Sobre o Caráter
Conversas do Oleiro - Sobre o Caráter
 
Cinco LiçõEs Que Aprendemos Na Casa Do Oleiro
Cinco LiçõEs Que Aprendemos Na Casa Do OleiroCinco LiçõEs Que Aprendemos Na Casa Do Oleiro
Cinco LiçõEs Que Aprendemos Na Casa Do Oleiro
 

Similaire à A necessidade do quebrantamento para a manifestação da vida interior

Luiz antonio gasparetto realização - curso completo
Luiz antonio gasparetto   realização -  curso completoLuiz antonio gasparetto   realização -  curso completo
Luiz antonio gasparetto realização - curso completosaioborba
 
SÉRIE VIDA QUE VENCE - ESTUDO 4.pptx
SÉRIE VIDA QUE VENCE - ESTUDO 4.pptxSÉRIE VIDA QUE VENCE - ESTUDO 4.pptx
SÉRIE VIDA QUE VENCE - ESTUDO 4.pptxAdina Silva
 
Pela graça de deus
Pela graça de deusPela graça de deus
Pela graça de deusIsmael Rosa
 
Capítulo II - Lei de Adoração.docx
Capítulo II - Lei de Adoração.docxCapítulo II - Lei de Adoração.docx
Capítulo II - Lei de Adoração.docxMarta Gomes
 
A LIBERAÇÃO DO ESPÍRITO
A LIBERAÇÃO DO ESPÍRITOA LIBERAÇÃO DO ESPÍRITO
A LIBERAÇÃO DO ESPÍRITOwww.osEXgays.com
 
A liberação do espírito (watchman nee)
A liberação do espírito (watchman nee)A liberação do espírito (watchman nee)
A liberação do espírito (watchman nee)Jonatas Mendes
 
Palavra: Genesis e a Redenção - Separados para Deus
Palavra: Genesis e a Redenção - Separados para DeusPalavra: Genesis e a Redenção - Separados para Deus
Palavra: Genesis e a Redenção - Separados para DeusAdriano Gonçalves Martins
 
Campo de batalha da mente joyce meyer
Campo de batalha da mente   joyce meyerCampo de batalha da mente   joyce meyer
Campo de batalha da mente joyce meyerElton Vinicius
 
Pastora welma confadesp_2012
Pastora welma confadesp_2012Pastora welma confadesp_2012
Pastora welma confadesp_2012cynthiapalmas
 
Ponha em ordem seu mundo interior
Ponha em ordem seu mundo interiorPonha em ordem seu mundo interior
Ponha em ordem seu mundo interiorLucienne Eluan
 
Cura interior a luz da palavra.
Cura interior a luz da palavra.Cura interior a luz da palavra.
Cura interior a luz da palavra.João Campos
 
Livro Preces Espíritas
Livro Preces EspíritasLivro Preces Espíritas
Livro Preces EspíritasNilson Almeida
 
FUGINDO DE DEUS
FUGINDO DE DEUSFUGINDO DE DEUS
FUGINDO DE DEUSLc Passold
 

Similaire à A necessidade do quebrantamento para a manifestação da vida interior (20)

Luiz antonio gasparetto realização - curso completo
Luiz antonio gasparetto   realização -  curso completoLuiz antonio gasparetto   realização -  curso completo
Luiz antonio gasparetto realização - curso completo
 
A oração ns escrts de samz
A oração ns escrts de samzA oração ns escrts de samz
A oração ns escrts de samz
 
Diamica dons espirito
Diamica dons espiritoDiamica dons espirito
Diamica dons espirito
 
SÉRIE VIDA QUE VENCE - ESTUDO 4.pptx
SÉRIE VIDA QUE VENCE - ESTUDO 4.pptxSÉRIE VIDA QUE VENCE - ESTUDO 4.pptx
SÉRIE VIDA QUE VENCE - ESTUDO 4.pptx
 
Pela graça de deus
Pela graça de deusPela graça de deus
Pela graça de deus
 
Capítulo II - Lei de Adoração.docx
Capítulo II - Lei de Adoração.docxCapítulo II - Lei de Adoração.docx
Capítulo II - Lei de Adoração.docx
 
(28) Cura Interior.pdf
(28) Cura Interior.pdf(28) Cura Interior.pdf
(28) Cura Interior.pdf
 
A LIBERAÇÃO DO ESPÍRITO
A LIBERAÇÃO DO ESPÍRITOA LIBERAÇÃO DO ESPÍRITO
A LIBERAÇÃO DO ESPÍRITO
 
A liberação do espírito (watchman nee)
A liberação do espírito (watchman nee)A liberação do espírito (watchman nee)
A liberação do espírito (watchman nee)
 
Resenha reconstruindo sua vida emocional
Resenha reconstruindo sua vida emocionalResenha reconstruindo sua vida emocional
Resenha reconstruindo sua vida emocional
 
Fundamentos I
Fundamentos IFundamentos I
Fundamentos I
 
Palavra: Genesis e a Redenção - Separados para Deus
Palavra: Genesis e a Redenção - Separados para DeusPalavra: Genesis e a Redenção - Separados para Deus
Palavra: Genesis e a Redenção - Separados para Deus
 
Campo de batalha da mente joyce meyer
Campo de batalha da mente   joyce meyerCampo de batalha da mente   joyce meyer
Campo de batalha da mente joyce meyer
 
Pastora welma confadesp_2012
Pastora welma confadesp_2012Pastora welma confadesp_2012
Pastora welma confadesp_2012
 
Gentileza gera-gentileza
Gentileza gera-gentilezaGentileza gera-gentileza
Gentileza gera-gentileza
 
Ponha em ordem seu mundo interior
Ponha em ordem seu mundo interiorPonha em ordem seu mundo interior
Ponha em ordem seu mundo interior
 
Cura interior a luz da palavra.
Cura interior a luz da palavra.Cura interior a luz da palavra.
Cura interior a luz da palavra.
 
Livro Preces Espíritas
Livro Preces EspíritasLivro Preces Espíritas
Livro Preces Espíritas
 
FUGINDO DE DEUS
FUGINDO DE DEUSFUGINDO DE DEUS
FUGINDO DE DEUS
 
Jornão cristão
Jornão cristãoJornão cristão
Jornão cristão
 

Plus de Jose Ventura

Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundoLição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundoJose Ventura
 
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártirLição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártirJose Ventura
 
Lição 3 A igreja do amor esquecido
Lição 3 A igreja do amor esquecidoLição 3 A igreja do amor esquecido
Lição 3 A igreja do amor esquecidoJose Ventura
 
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristoLição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristoJose Ventura
 
Lição 13 aviva ó senhor a tua obra
Lição 13   aviva ó senhor a tua obraLição 13   aviva ó senhor a tua obra
Lição 13 aviva ó senhor a tua obraJose Ventura
 
Lição 12 conservando a pureza do movimento pentecostal
Lição 12   conservando a pureza do movimento pentecostalLição 12   conservando a pureza do movimento pentecostal
Lição 12 conservando a pureza do movimento pentecostalJose Ventura
 
Lição 9 a pureza do movimento pentecostal
Lição 9   a pureza do movimento pentecostalLição 9   a pureza do movimento pentecostal
Lição 9 a pureza do movimento pentecostalJose Ventura
 
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junhoJose Ventura
 
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoJose Ventura
 
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoJose Ventura
 
Teologia da liderança e da administração
Teologia da liderança e da administraçãoTeologia da liderança e da administração
Teologia da liderança e da administraçãoJose Ventura
 
Teologia da educação cristã bacharel aula do dia 11 de maio
Teologia da educação cristã   bacharel aula do dia 11 de maioTeologia da educação cristã   bacharel aula do dia 11 de maio
Teologia da educação cristã bacharel aula do dia 11 de maioJose Ventura
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3Jose Ventura
 
Pentecostalismo e a heresia unicista professor alberto
Pentecostalismo e a heresia unicista   professor albertoPentecostalismo e a heresia unicista   professor alberto
Pentecostalismo e a heresia unicista professor albertoJose Ventura
 
Raizes historico teologicas do movimento pentecostal
Raizes historico teologicas do movimento pentecostalRaizes historico teologicas do movimento pentecostal
Raizes historico teologicas do movimento pentecostalJose Ventura
 
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus Jose Ventura
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3Jose Ventura
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3Jose Ventura
 
Escatologia aula 5
Escatologia   aula 5Escatologia   aula 5
Escatologia aula 5Jose Ventura
 
Teologia da educação cristã
Teologia da educação cristã  Teologia da educação cristã
Teologia da educação cristã Jose Ventura
 

Plus de Jose Ventura (20)

Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundoLição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
Lição 5 Pergamo a igreja casada com o mundo
 
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártirLição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
Lição 4 Esmirna a igreja confessante e mártir
 
Lição 3 A igreja do amor esquecido
Lição 3 A igreja do amor esquecidoLição 3 A igreja do amor esquecido
Lição 3 A igreja do amor esquecido
 
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristoLição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
Lição 1 Apocalipse a revelação de jesus cristo
 
Lição 13 aviva ó senhor a tua obra
Lição 13   aviva ó senhor a tua obraLição 13   aviva ó senhor a tua obra
Lição 13 aviva ó senhor a tua obra
 
Lição 12 conservando a pureza do movimento pentecostal
Lição 12   conservando a pureza do movimento pentecostalLição 12   conservando a pureza do movimento pentecostal
Lição 12 conservando a pureza do movimento pentecostal
 
Lição 9 a pureza do movimento pentecostal
Lição 9   a pureza do movimento pentecostalLição 9   a pureza do movimento pentecostal
Lição 9 a pureza do movimento pentecostal
 
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 25 de maio e 2 de junho
 
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
 
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junhoTeologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
Teologia da liderança e da administração dias 9 e 16 de junho
 
Teologia da liderança e da administração
Teologia da liderança e da administraçãoTeologia da liderança e da administração
Teologia da liderança e da administração
 
Teologia da educação cristã bacharel aula do dia 11 de maio
Teologia da educação cristã   bacharel aula do dia 11 de maioTeologia da educação cristã   bacharel aula do dia 11 de maio
Teologia da educação cristã bacharel aula do dia 11 de maio
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
 
Pentecostalismo e a heresia unicista professor alberto
Pentecostalismo e a heresia unicista   professor albertoPentecostalismo e a heresia unicista   professor alberto
Pentecostalismo e a heresia unicista professor alberto
 
Raizes historico teologicas do movimento pentecostal
Raizes historico teologicas do movimento pentecostalRaizes historico teologicas do movimento pentecostal
Raizes historico teologicas do movimento pentecostal
 
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
Educacao Teologica nas Assembleias de Deus
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
 
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
Teologia da educação cristã   bacharel aula 3Teologia da educação cristã   bacharel aula 3
Teologia da educação cristã bacharel aula 3
 
Escatologia aula 5
Escatologia   aula 5Escatologia   aula 5
Escatologia aula 5
 
Teologia da educação cristã
Teologia da educação cristã  Teologia da educação cristã
Teologia da educação cristã
 

A necessidade do quebrantamento para a manifestação da vida interior

  • 1. .....................Capítulo X A NECESSIDADE DO QUEBRANTAMENTO Quebrantamento ação ou efeito de quebrantar do verbo quebrantar que quer dizer. Quebrar, amansar, domar, vencer. Deus cria circunstâncias para nos aperfeiçoar, e através delas nos tratar nas áreas onde somos mais difíceis. Deus age no âmago das circunstâncias, se nosso coração está apegado às coisas materiais; Deus nos dará prejuízo e frustração, para compreendermos o valor do quebrantamento. Se nos preocupamos com as opiniões das pessoas a nosso respeito; se amamos os lugares de destaques, o quebrantamento nos molda a humildade. Se pedirmos o amor das pessoas, jamais receberemos. Mas se ocuparmos com as coisas de Deus, e cedermos a Ele o nosso coração, passaremos a dar o amor ao invés de cobrar, e daremos o respeito e negaremos a nos mesmos completamente.
  • 2. Quem quiser salvar a sua vida (em grego, alma) perdê-la-á; quem perder a via por minha causa, preservá-la-á para vida eterna (Lc 9.24) A casca externa é nossa própria vida (a vida da nossa alma) e a vida interior é a vida eterna que Ele nos deu. Se o exterior permanecer intacto, sem se quebrantar, o interior nunca poderá aparecer. A pergunta não é como obter a vida, mas sim como permitir que esta vida apareça. Quando dizemos que é necessário que o Senhor nos quebrante, não é apenas uma doutrina, é para que a vida do Senhor possa aparecer na terra, e não fique aprisionada por nós. Portanto é vital o quebrantamento. A Vida do Senhor não pode ficar confinada em nós. O senhor abençoará a igreja, quando nós manifestarmos a vida. Se o homem exterior ficar intacto, nunca seremos uma benção para a igreja e esperar que a Palavra de Deus seja abençoada através de nós.
  • 3. I – ANTES DO QUEBRANTAMENTO.   O Quebrantamento que é o aperfeiçoamento do conceito do certo e do errado, antes do quebrantamento há o homem externo chamado de casca dura, a vida externa e o homem interno também chamado de vida interior, o que prevalece é a natureza dura, falta ética na educação, na profissão, na cidadania, na moral(que é muito abrangente), na família, na religiosa e na espiritual   O quebrantamento da alma é a experiência de todos aqueles que servem a Deus. È condição básica para que Deus possa nos usar de modo eficaz. Duas possibilidades podem surgir quando alguém trabalha para Deus. Primeira - Com o homem exterior intacto, é possível que o espírito seja inerte incapaz de funcionar. Se for pessoa habilidosa a mente governa seu trabalho. Se for pessoa compassiva, as emoções controlam suas ações .
  • 4. Segunda - o espírito pode aparecer revestido dos pensamentos ou das emoções da própria pessoa. O resultado é misturado e impuro, e as obras mista e impura, e essas condições enfraquecem o serviços de Deus. Aquele que deseja trabalhar na causa do Senhor de modo eficaz deve reconhecer que é o Espírito que vivifica. Não importa quantas pessoas foram atraídas, somente o Espírito as fazem viverem. A liberação do espírito é a liberação do espírito humano, bem como a do Espírito Santo que está na pessoa. E Há união entre o Espírito Santo e o nosso espírito (I Co 6.17) . Quando o Espírito Santo está agindo, é o espírito humano que é o agente transportador. Assim como a eletricidade para numa lâmpada precisa de um fio para trazê-la ela não viaja num raio, Assim o Espírito de Deus usa o espírito humano para transmiti-lo.
  • 5. Um pregador que frequentemente prega que com sinceridade uma mensagem preparada, mas interiormente se sente frio como gelo, anima aos outros, mas não fica comovido, há falta de harmonia entre o homem exterior e o interior. Pode levar os ouvintes a chorar, mas ele não consegue derramar uma lágrima. Desse modo o quebrantamento do homem exterior é a primeira lição para toda pessoa que deseja servir a Deus. A casca dura precisa ser transformada modificada, pela vida interior.
  • 6. II – O VASO DE ALABASTRO QUEBRADO. Se o vaso de alabastro não for quebrado o Nardo puro não exalará o seu perfume. Há inversão de conceito valoriza-se muito o exterior, (O vaso de mármore) e não o que está no interior do vaso o perfume. Se ficarmos valorizando o exterior, traremos problema para a Igreja, ou comunidade, impedimos o Espírito Santo de operar, valorizamos o barro e não o tesouro, quebrando o exterior aparecerá o que tem no interior. Não devemos nos considerar tão preciosos (retendo a fragrância), devemos liberá-la. A Ética Cristã é o martelo que quebra o exterior, e mostrará o que temos por dentro. Cada um precisa descobrir qual é a vontade de Deus para sua vida. O Espírito Santo não deixou de operar, seu propósito disciplinar é quebrar o homem exterior a fim de que o interior possa se manifestar.
  • 7. III- O TEMPO DO QUEBRANTAMENTO.   O Senhor emprega duas maneiras eficientes para quebrantar o homem exterior, uma é de forma paulatina, são doses diárias de provações até atingir um quebrantamento total. Para outros é repentino o Senhor dá um quebrantamento súbito. A cronologia está em suas mãos. Não podemos encurtar o tempo, mas podemos prolongá-lo. Não devemos desperdiçar o tempo de Deus. A perda será grande se prolongarmos desnecessariamente o tempo. Podemos pregar sermões com o uso da mente, podemos comover com as emoções, mas se não sabermos usar nosso espírito, o Espírito de Deus não poderá tocar as pessoas através de nós. Outro impedimento ao quebrantamento é o amor-próprio do homem exterior, devemos pedir que Deus remova-o de nosso coração.
  • 8. IV- A PRESENÇA DE DEUS   Uma vez que o homem exterior tenha sido quebrantado, o espírito do homem muito naturalmente permanece na presença de Deus sem cessar. Esta é uma questão que sempre é levantada pelos cristãos, permanecer constantemente na presença de Deus. Quando se lê na Bíblia orai sem cessar. È uma preocupação em manter-se orando a todo instante e como trabalhar? Se não orar não no momento em que não está orando não temos a presença de Deus? Aí vem outra pergunta a presença de Deus está em nossa memória? E quando a memória flutua? Isso é irreal, pois a presença de Deus está no espírito e não na memória. Quando o homem exterior é quebrantado, o homem interior desfruta de paz diante de Deus.
  • 9. Deus nos deu o espírito para nos capacitar a corresponder com Ele. Uma vez que o homem exterior é quebrantado, a pessoa já não precisa retirar-se da direção de Deus, pois sempre está na presença de Deus. Desfrutam da presença de Deus quando consagram um dia à oração e desfrutam da mesma presença de Deus quando estão ocupados nas tarefas diárias. É sempre bom nos ocuparmos com a presença de Deus. A Ira é o mais violento dos sentimentos humanos, não estamos isentos da ira, nem de ficarmos zangados, mas a Bíblia diz ireis mas não pequeis. Não é fácil ser corretamente zangado de acordo com a vontade de Deus. Mas quando o homem exterior é quebrantado, torna-se possível, sem problema.
  • 10. V - O PENSAMENTO RENOVADO   Não somos do mundo, mas estamos no mundo (Jo 17.11,16) Essa é uma realidade bíblica na vida do cristão. Há uma verdade prática da vida. Somos e estamos na sociedade, e a sociedade exerce influência nas pessoas. Precisamos passar por um processo doloroso de arrancar, continuamente os valores da sociedade introjetados em nós. (Paul Freston)
  • 11. O mundo impõe aos homens valores que atendem ao ego da carne e do consumo, que leva os homens a uma luta obstinada para as coisas materiais e egoístas uma verdadeira inversão de valores. Como seres humanos somos produtos da sociedade, mas Deus quer que reajamos e não nos conformemos com este mundo (sistema), mas transformemos-nos pela renovação da nossa mente (Rm 12.2) Quando há quebrantamento há renovação de nosso modo de pensar, nosso intelecto será dirigido pelo Espírito de Deus, e a obra de Deus será feita. E a Palavra de Deus será dada mediante o Espírito, que são a palavra da sabedoria, a palavra do conhecimento, (I Co 12.8) mas desde que nossa mente esteja transformada em renovada.
  • 12. A Leitura da Bíblia – O ser humano depende de sua mente para a leitura da Bíblia que poderá ser até confusa. O resultado dessa leitura será o fruto do seu próprio pensamento. Se esperarmos encontrar o Senhor na sua Palavra, nossos pensamentos devem, primeiramente, ser quebrantados por Deus. Há pelo menos duas exigências básicas para ler a Bíblia: primeiramente nosso pensamento deve entrar no pensamento da Bíblia; e, em segundo lugar, nosso espírito deve entrar no espírito da Bíblia. Você deve pensar como cada escritor pensava ao escrever a Palavra de Deus. Deve extrair do texto e do contexto, o ensino ou a exortação que ele contém, isto é seu pensamento deve estar engrenado com o pensamento do autor. Isso permitirá ao Espírito Santo lhe dar o significado exato das Escrituras. A Bíblia é mais do que palavras, idéias e pensamentos; ela é o Livro dos livros. Se o homem exterior foi quebrantado, nosso espírito é manifesto e pode tocar aquele Espírito que inspira as Escrituras. De outra forma, a Bíblia permanecerá como um livro morto em nossas mãos.
  • 13. O Ministério da Palavra   O ponto de partida do serviço espiritual conforme Deus deseja é que entendamos a sua Palavra At 6.4. Ministério significa servir as pessoas com a Palavra de Deus. Qual é a dificuldade ministerial em deixar de manifestar a palavra dentro de nós? A preocupação com a palavra que deve entregar ou comunicar aos irmãos levanta para falar frases após frases ditas, a preocupação permanece e sai carregando o fardo de uma mensagem não entregue. Sem quebrantamento as faculdades da alma tornam-se obstáculos ao homem interior. Se houver quebrantamento no homem exterior o fardo interno deixa de ser problema é aliviado. È essa a maneira de ministrar a Palavra de Deus à Igreja. É errado pensar que as pessoas habilidosas, podem ser melhor usadas, o homem exterior nunca poderá substituir o homem interior. Somente o quebrantamento por Deus, esmaga a casca, que é homem exterior, enquanto essa casca permanecer intacta, a mensagem não pode ser liberada, nem vida e nem o poder de Deus, se manifestará na Igreja.
  • 14. VI – A Meiguice no Quebrantamento Meigo Amável, Terno, Bondoso, Suave. Deus disciplina todos aqueles a quem ama (Hb 12.6). Os filhos de Deus têm feridas inflingidas (aplicadas) pelo Espírito Santo, é a correção que depois de saradas fica a cicatriz que sempre faz lembrar o fato. Deus toca onde precisa, no nosso amor-próprio, no nosso orgulho, na nossa habilidade egoísta, em nossa subjetividade, visando sempre em seu alvo o exterior, nossa obstinação irresponsável, e nossa teimosia de pensamentos. Deus bombardeia nossa estrutura, a coluna de ferro do eu próprio, e faz ruir a soberba, e tira as cortinas do engano, a máscara do disfarce e a severidade fingida e mostra claramente a nossa realidade. E diz para nós; a meiguice tem voz mansa, vontade mansa e quebranta pelo Espírito Santo o nosso exterior e revela um novo interior, e toca-nos até ao âmago (o centro, a alma o fundamento). Você sente? As metáforas, fogo água e pomba são descrições das quais tiramos lições, para entendermos os ensinos do Espírito Santo.
  • 15. Características de uma pessoa meiga pela operação do Espírito Santo. Abordável – è fácil falar com ela, e lhe fazer perguntas, confessa prontamente seu pecado, chora livremente, não é que é uma pessoa mole, é que ela é quebrantada, seu exterior, sua casca foi quebrada, tem novo interior, dá boas vindas às instruções, é receptiva e pode ser edificada em todas as coisas. Altamente Sensível – a pessoa meiga, está alerta ao seu meio- ambiente, seu espírito toca facilmente ao espírito das pessoas ou dos irmãos, ela sente-as, ela não toca as pessoas de perto ela aproxima-as, não as magoa, não é do tipo espalha a rodinha, quando ela chega, todos saem.
  • 16. Sociável– Somente os quebrantados sabem o que é o corpo de Cristo. Sem ser meigo dificilmente estariam prontos para participar da vida no corpo. Tem facilidade de associar sem acepção, tem facilidade de aceitar não provoca reação contrária, como se fosse um corpo estranho, assimila absorve, tem o senso de corpo, recebe a instrução ou correção. Está aberto ao espírito da Igreja, percebe sentimento, e recebe comunicação dela. Facilmente Edificado A maior vantagem do quebrantamento não está em ter nosso erro corrigido, mas sem em capacitar-nos a receber o suprimento da totalidade do corpo. Nosso espírito então é aberto para receber ajuda espiritual de qualquer parte do corpo. Sem quebrantamento, a pessoa dificilmente poderá ser ajudada.
  • 17. O quebrantado ao ouvir a mensagem pregada, seu espírito entra em sintonia com o espírito do pregador, ao invés de focalizar sua atenção na pronuncia das palavras ou da apresentação da doutrina. Se o seu espírito estiver aberto e livre recebe a ajuda manifesta, e o quanto mais nosso espírito for tratado por Deus, mais recebemos da sua ajuda. A intelectualidade não transformada torna-se empecilho para receber essa ajuda. O método de Deus quebrantar nossa alma é agir no foco onde há impedimento de nosso espírito comandar nosso ser; pode ser o orgulho, o amor-próprio, a autoconfiança ou as habilidades especiais. E o agir de Deus se processa até que todos aprendam a confessar que vivem não mais pela sabedoria carnal, mas pela graça de Deus. Se as coisas não estão indo de acordo como planejávamos a principio, é sábio de nossa parte perguntar ao Senhor a razão disso. E mais sábio ainda é estar de conformidade com a vontade de Deus desde o inicio, não começar algo sem consultar a Deus, é sempre bom aceitar ser dirigido e moldado pelo Senhor.
  • 18. .....................Capítulo XI A INTIMIDADE QUE TRANSFORMA I – O Verdadeiro Objetivo da Oração O senhor dá grande importância, ao nome de uma pessoa, sua individualidade, sua identidade. Ele é um Deus individual pessoal; chamei-te pelo teu nome; tu és meu (Is 43.1). As vezes nos escondemos do significado de nossos nomes. Deus costuma mudar o nome das pessoas que foram transformadas, porque o nome indica o que somos ou o que passamos a Ser, assim foi com Abrão e Jacó, que passou a ser Abraão (pai de muitas nações) e Israel ( Que luta com Deus). Jesus declara: Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei....... um novo nome escrito.. (Ap 2.17) Conhecer a pessoa pelo nome, ou por um novo nome , é conhecer na intimidade.
  • 19. O Salmo 25.14 estabelece que a intimidade do Senhor é para os que o temem. Temor aqui não é medo e sim honrar a Ele. O temor a Deus é alguma coisa que nos atrai e nos aproxima dEle. É a reação que sentimos é a percepção correta do Senhor, é ajoelhar-se diante dEle. E Deus entende essa pessoa que tem intimidade com Ele, e sabe o grau de sinceridade dela, e que ela não brinca, não é leviana e nem vai manipular o que Ele dizer. A performance de nossa vida, não é certificado de garantia de nossa intimidade com Deus. Jesus declarou; Nem todo que me diz: Senhor, Senhor entrará no reino de Deus. Mas... . Em teu nome profetizamos fizemos milagres, expulsamos o demônios.... Apartai de mim...... (Mt 7.21-23). Quanto mais conhecemos a Deus, mais espanto no coração. Nossa estrutura é frágil, para vermos a gloria de Deus. João desfaleceu com esta visão na ilha de Patmos (Ap 1.17) Moisés quis ver a glória de Deus, e Deus o advertiu sobre a fragilidade humana em relação a glória de Deus. Não podemos controlar a Deus. Ele é Todo-Poderoso, Ele é soberano em suas decisões. O tempo não pode apagar o nosso relacionamento com Deus. Somos diminuto diante da sua grandeza, mas Ele nos ama o nos conhece pelo nome.
  • 20. II- Momentos a sós com Deus - A oração é um componente terapêutico para o ser humano. Ela nos ajuda na transformação gradual e íntima de nosso ser, de dentro para fora, quando soubermos ouvir nosso coração e a nossa consciência ouvir a Palavra de Deus e ouvir o Espírito Santo. Por isso é importante ficar a sós com Deus. Deus tem as muitas formas de nos levar a oração, deserto, provação, privilégios. A sós com Deus, olhamos para dentro de nós mesmos, para as nossas reais necessidades, e para nossos sentimentos mais verdadeiros. A Oração nos coloca em contato com o Supremo Pastor. Na oração não se limita a pedir, interceder, podemos conversar com o nosso Pai. A oração pode seguir um roteiro (não é regra, lembra do esqueleto da oração do Pai nosso?).
  • 21. Louvar – Começar louvando a Deus especificamente ( Ver I Cr 29.11,12) e ore. Esperar – Pela fé, procurar a face de Deus e a presença de Jesus Cristo, esperar é crer e confiar. Confessar – Pedir a Deus: Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração. Confessar tudo. Desnudar sua vida diante dEle. Ele revelará seus erros. Suplicar o Perdão de Deus. Agradecer – Começar contando o que Ele lhe tem feito e concedido, a vida, o dia, a salvação, a família, o trabalho, a aposentadoria, o lar a condução, a saúde.. Pela fé e palavra profética agradecer pelas vitórias e respostas de oração. Interceder – Orar pelas pessoas da família, da igreja, do trabalho, e do bairro, onde mora. Orar pelos Departamentos da Igreja, pela sua Nação, Estado, cidade, pelas autoridades constituídas. E por todas as Nações.
  • 22. Permanecer na Palavra – Ler um texto diário, podendo ser um versículo, um capítulo faça o seu compromisso com a Palavra. E Orar após meditação ou leitura da Palavra, fazendo ligação com os fatos que lhe vier à mente, pessoas, país, necessidade etc. Ouvir – Deixar a Palavra de Deus ressoar, ecoar no coração, entender o significado da Palavra: Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus; Sou exaltado na terra ( Sl 46.10) Entendeu a Palavra? Obedeça. Pedir – Fazer seus pedidos específicos e pessoais ( Você tem sua relação) O Pão nosso de cada dia nos dá hoje (Mt 6.11) Peça a dimensão do pedido é você quem faz. Cantar – A sós com Deus deve terminar com louvores, quando o Servo de Deus se lembra das muitas maravilhas que Ele tem feito e fará muito mais. Cada cristão que está em cristo pode, rogar, interceder pelos outros. Cristão Você morreu, foi sepultado, ressuscitou com Cristo? Vamos orar sentados nas regiões celestes em Cristo Jesus.
  • 23. III – Um Relacionamento Secreto e Transparente A Intimidade tem a ver com o secreto: Mas tu quando orares, entra em teu quarto, ou aposento, e fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto. E teu Pai, que vê secretamente, te recompensará ( Mt 6.6) Sim Deus nos chama em sua presença secretamente. Relacionamento Secreto, é sem segredo, podemos chorar profundamente, confessar e descrever inteiramente nossos pecados, nossa situação, nossas necessidades sem disfarces, sem fingimento, sem mentiras, sendo verdadeiramente transparente entre você e Deus, mas sem perder o pudor o temor e a ética, pois intimidade não significa descompostura pessoal ou conjugal, em tudo deve ter o temor e a reverência Deus. Porque Deus nos conhece por dentro e por fora.
  • 24. IV – INTIMIDADE VERSUS O AMOR O Deus trino é uma eterna comunhão de amor entre as três pessoas, o Pai o Filho e o Espírito Santo. O Projeto original do Senhor para com o homem e a mulher, criados à imagem e semelhança da Trindade Divina era que tivessem o mesmo amor divino. Nossa conversão, que nos reconcilia com o Pai através de Jesus, nos permite impregnar e absorver o mesmo tipo de amor que há em Deus. Somente o amor de tal maneira, é que de tal maneira fomos atingidos, sem nada termos para oferecer, Ele nos deu tudo, até a própria vida. Jesus saiu do anonimato sofreu a dor humana na cruz para expressar sem reservas o amor de Deus. Davi adorando a Deus, reconhecendo sua própria situação admirava a misericórdia e o amor de Deus, que se cumpriria no Messias, e exalta-o com louvores e poesias.
  • 25. Quando vejo os teus céus, obras dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste, que é o homem mortal para que te lembres dele; o Filho do homem para que o visites?.... Esse tipo de amor de Deus fica na maioria das vezes prejudicada nos homens sem comunhão com o Senhor; pois esses homens nessa condição de desamor, são egoístas, egocêntricos, auto-suficientes, independentes, pecadores, rebeldes ao senhorio de Deus. O Amor é enfatizado e recomendado nas Escrituras e reputado como a maior das virtudes em (I Co 13). Jesus Resumiu em Jo 13.35 Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se vos amardes uns aos outros.Só vamos conseguir amar a Deus quando amarmos a outras pessoas, porque o Senhor será atingido através de nosso amor por elas. Pois tive Fome, tive sede, era forasteiro, estava nu, estive enfermo ( Mt 25.35-40) Qual é resposta que temos? Amas ao teu próximo como a ti mesmo? Quem ama a Deus, tem amigos, não vive em conflito com seu cônjuge e seus filhos.
  • 26. Não dá para separar o discurso da prática, Você ama ou não ama, não tem meio amor (1/2). O Profeta Habacuque ora de uma linda maneira diante de Deus, numa circunstância nada favorável. Ainda que a figueira não floresça, não haja uvas, nem azeitonas, os campos não produzam, não ovelhas nem vacas, TODAVIA EU ME ALEGRAREI NO SENHOR, EXULTAREI NO DEUS DA MINHA SALVAÇÃO. O SENHOR É A MINHA FORÇA; TORNA OS MEUS PÉS COMO OS DAS CORÇAS E FAZ ME ANDAR ALTANEIRAMENTE. (3.17-19). Quantos podem orar dessa forma e nas mesmas condições adorando a Deus? Podemos orar a oração de Habacuque? Precisamos mudar nossas orações interesseiras, do tipo me dá, me dá e eu quero mais, para as do tipo desinteressadas como Habacuque.
  • 27. V – A Força Resultante da Intimidade   Em Romanos 1.18-25, Paulo fala sobre a idolatria, adoração com a inversão dos valores da fé, pois tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Preferiram idolatrar mais as criaturas ao invés do Criador. È um exemplo de Ingratidão. Enquanto acharmos que podemos, que fazemos, que controlamos, não deixamos espaço para Deus entrar em nossas vidas. O segredo para adquirirmos força, está em confiarmos inteiramente no Senhor, apesar das nossas limitações de fraquezas. Devemos nos sentir fortes no Senhor e não em nossos predicados e habilidades e confiar nEle em qualquer circunstância de nossa vida. Devemos sempre dar graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. ( Ef 5.20) E Jesus é nossa referência ( Jo 16.33) Digo-vos estas coisas para que em mim tenhais paz.
  • 28. No mundo tereis aflições. Mas tende bom ânimo! Eu venci o mundo. Em nosso relacionamento com Deus temos que expressar nossa fé em sua fidelidade, em seu amor, apesar de fatos desconfortáveis estarem nos rodeando. Noé em circunstâncias tremendas e desconfortáveis, confinado na arca, venceu o dilúvio que destinava a exterminar o pecado da raça humana, retirou forças das adversidades, porque creu e confiou em Deus. Paulo insistiu com Deus a respeito de sua situação, sua agrura de um desconforto físico o Senhor lhe instruiu. E, para que não me exaltasse pelas excelências das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Três vezes orei ao Senhor para que o afastasse de mim. Mas ele me disse: a minha graça te basta, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, de boa vontade me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo (II Co 12.7-9).
  • 29. Quando atingimos a maturidade Cristã no relacionamento com Deus, a vida cristã pode ser boa em qualquer circunstância, pois a Intimidade cristã produz força capaz de mover os obstáculos da fé, e nos leva a vitória. Não devemos orar para que os nossos problemas se acabem, mas confiar em Deus, e orar e passar os problemas com serenidade. Sl 24.3 . Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo... prega o Salmo 23.4. Jesus nos diz.. Tende bom ânimo! Sou eu. Não temais (Mc 6.50) De tudo que vimos, fica claro que viver segundo os princípios da ética cristã significa passar por uma verdadeira transformação do nosso caráter e, isso, só será possível se desenvolvermos uma vida íntima de comunhão com Deus, pois só Ele, agindo segundo as circunstâncias que nos cercam pode nos moldar a ponto de adquirirmos um caráter cristão digno de ser imitado e que ao invés de envergonhar o nome do Senhor, o exalta.