SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  30
DROGAS E MEDICAMENTOS Dependências de medicamentos
Introdução: As drogas fazem cada vez mais parte da vida escolar dos jovens. Alguns porque consomem e outros porque conhecem consumidores. E apesar dos riscos e consequências para a nossa saúde, alguns são tentados a experimentar.  Mas serão as drogas apenas a cocaína ou a heroína e outras que tais? Algumas pessoas, principalmente na meia-idade, tornam-se dependentes de medicamentos. Sejam eles anti-depressivos ou outros.  Neste trabalho pretendemos mostrar o lado “negro” do consumo exagerado de medicamentos ou “ drogas com receita médica”. Esperemos que gostem e que vos seja útil!
Drogas psicoactivas O que são? São substâncias naturais, ou sintéticas que uma vez introduzidas no nosso organismo, por qualquer via vão atingir o Cérebro.
Drogas psicoactivas Como vão atingir o Cérebro? Através do sangue, podendo provocar algum tipo de desequilíbrio. Morrer é uma das coisas mais fáceis de acontecer aos viciados. Ou por consequência directa do consumo de substâncias psicoactivas, como a overdose ou indirectamente como é o caso do suicídio. Os dependentes de drogas, sejam elas utilizadas como medicamentos ou não, têm desequilíbrios constantes de personalidade, o que os pode levar a tentar o suicídio enquanto estão sob o efeito de drogas.
Vacina contra a dependência de drogas: A vacina promissora contra a dependência das drogas que impede o corpo humano de sentir os efeitos desta. A vacina já foi testada e os resultados mais promissores foram detectados com a cocaína. Embora os cientistas envolvidos no projecto pensem que também podem vir a ter bastante êxito em dependentes anti-depressivos e em menos graves como é o caso das xantinas.
As personalidades de um dependente As personalidades com baixa auto-estima ou com potenciais perturbações depressivas ou de ansiedade são também as mais predispostas a criar dependências já que, num primeiro momento, tanto a droga como as ceitas ou outra atitudes de dependência, provocam uma sensação subjectiva de força, bem-estar e arrogância que carecem estas personalidades.     A personalidade dependente
A cura ou a doença?    Medicamentos ou Drogas?
História dos medicamentos Há mais de 3000  anos, as pessoas de todo o mundo utilizavam centenas de substâncias para actuarem como medicamentos. Incluem estratos minerais e herbáceos e produtos animais, como sangue, bílis e urina. Descobertas recentes mostraram que alguns eram eficazes.
Drogas ou remédios? Para tratar as doenças existem remédios. Estes medicamentos, em combinação com outros tratamentos, podem ajudar milhões de pessoas a voltar às suas actividades com sucesso e a viverem os dias com mais satisfação. Mas se a dose diária for excessiva, a cura pode tornar-se doença?  O melhor exemplo deste caso são os anti-depressivos, porque o viciado  torna-se dependente de calmantes para desenvolver a sua actividade quotidiana de acordo com parâmetros normais.
DROGAS e medicamentos.   Os medicamentos são todas as substâncias introduzidas no corpo que alteram o seu funcionamento normal ou corporal. Os medicamentos têm muitas utilizações. Alguns, como os que eliminam a tosse, podem aliviar sintomas; outros como os analgésicos, aliviam as dores; enquanto outros, os antibióticos, tratam a causa da doença. As drogas, como os esteróides, podem ser tomadas sem razão médica, realçando o desempenho e a constituição muscular dos consumidor.
Como actuam os medicamentos Os medicamentos alteram os processos dentro das células. A eficácia destes depende da dose (quantidade) e do método de administração ( ou via de administração no corpo ).  Estas vias incluem: absorção através da pele; injecções nos músculos, nas veias ou intramusculares; inalação; ou via oral, quando são engolidos medicamentos em forma de pastilhas, comprimidos ou líquidos.
Medicamentos naturais Parte dos medicamentos modernos é de origem vegetal, fúngica, animal ou microbiana. Nos tempos antigos, as pessoas não podiam separar o medicamento real – o ingrediente activo – da sua fonte. À medida que a química se tornou mais sofisticada, os cientistas identificavam e purificavam estes ingredientes tornando os medicamentos mais seguros. Alguns medicamentos inicialmente extraídos das plantas são actualmente produzidos a partir de micróbios geneticamente desenvolvidos.
TIPOS DE MEDICAMENTOS Os medicamentos podem ser agrupados pelos seus efeitos e utilizações médicas. Por exemplo: Os antibióticos matam as bactérias,  Os analgésicos aliviam as dores, Os anti-inflamatórios reduzem inchaço, Os antipiréticos baixam a temperatura do corpo,  Os anticoagulantes ajudam a evitar indesejáveis coágulos sanguíneos.
Tipos de medicamentos Antibióticos  Estes medicamentos matam ou incapacitam os germes ( micróbios nocivos) conhecidos por bactérias. A maior parte provem de químicos produzidos por fungos ou outras bactérias.
Tipos de medicamentos Analgésicos  Há dois tipos de analgésicos: os narcóticos como a morfina, a codeína e outros opiáceos provindos do ópio da papoila; e os não narcóticos como o paracetamol, que tem uma origem diferente.   Aliviam as dores.
Tipos de medicamentos Citotóxico     O nome significa”envenenador das células”, mas os medicamentos citotóxicos são destinados a produzir efeitos unicamente nas células que estão fora de controlo devido a tumores e afecções malignas( cancros), deixando as células normais no corpo intactas. São um género de medicamento anti-neoplásico. São muito fortes e as suas doses e utilizações têm de ser cuidadosamente supervisionadas.
Xantinas Os três alcalóides principais das xantinas são: a cafeína (no café), a teofilina (no chá) e a teobromina (no cacau). É possível encontrá-los em refrigerantes e em medicamentos analgésicos, anti-histamínicos. Estas substâncias são obtidas das plantas do género coffea L. (café), camelliasinensis ou theasinensis (chá) e theobroma cacau (cacau).  A cafeína é o estimulante mais utilizado. Tem a capacidade de inibir uma enzima(fosfodiesterase), que é um mensageiro para sistemas de transmissão neural, incluindo o sistema da noradrenalina.  As xantinas são substâncias que potenciam diferentes acções do Sistema Nervoso Central devido à sua acção estimulante, que produz um estado de alerta de curta duração.   
Lei dos fármacos O fabrico e o fornecimento de fármacos é controlado por lei, mais especificamente pela lei dos fármacos de1968. Divide os fármacos em três grupos: drogas «com receita médica», que só podem ser fornecidas por um farmacêutico, e só se tiverem sido prescritas por um médico. O segundo grupo pode ser vendido sem receita, mas só por um farmacêutico. O terceiro grupo de drogas pode ser vendido em qualquer loja, e não só na farmácia- não é necessária receita médica.
Drogas com receita médica  “ Os drogados nem pensam duas vezes em roubar blocos de receitas nos consultórios médicos ou assaltar clínicas para roubar as drogas. Os tranquilizantes e barbitúricos são, de acordo com a lei dos fármacos, drogas «com receita médica». Os médicos prescrevem-nas para fins medicinais, mas normalmente são usadas abusivamente.
Os medicamentos usados como drogas Diário de Notícias 1 de Março de         2007 O abuso e o tráfico de medicamentos, em particular aqueles com efeitos psicotrópicos, ultrapassa o consumo de drogas ilícitas. Estes remédios usados sem controlo médico têm efeitos semelhantes e "são já uma droga de primeira escolha em muitos casos, e não de substituição" das substâncias proibidas, como a heroína e a cocaína.
A toxicodependência pode ser definida como o consumo repetido, permanente e compulsivo de uma droga.   Dependências
O vício O vício é um problema complexo, já que na sua origem estão causa de origem social, psicológica e biológica.  O conhecimento cada vez mais rigoroso dos efeitos das drogas no corpo humano tem demonstrado que as drogas mais viciantes são as que produzem alterações maiores e de mais longa duração no sistema nervosa.  A dependência psicológica e física é tão forte que persiste muitos anos depois de se deixar de tomar drogas.
Os vícios baseiam-se em três pontos:  O desejo; A tolerância; A dependência;
O desejo -O desejo incita ao consumo; nasce de uma esperada sensação de bem-estar que a droga possa produzir ou da esperança  de conseguir esse bem estar com certos comportamentos (jogo, etc. ). A intensidade do desejo pode ser tão grave que consista numa verdadeira compulsão interna, invencível.
Tolerância A tolerância é um fenómeno através do qual um indivíduo dependente de uma droga necessita de doses cada vez mais significativas para conseguir os efeitos desejados. Este fenómeno é provocado pela progressiva adaptação do organismo à droga. É preciso referir que a tolerância tem um limite, já que a denominada "dose letal" (overdose), ou seja, a dose de uma droga que provoca a morte do indivíduo, não é necessariamente superior para os dependentes do que para a população em geral.
Dependência  -A dependência poderia definir-se como o fenómeno em virtude do qual, como resultado da administração de uma droga ou da repetição de um comportamento, de desencadeia uma série de forças fisiológicas, bioquímicas, sociais e ambientais que predispõem á sua utilização de forma continuada. Existem dois tipos de dependência: a psicológica e a física.
Dependência psicológica A dependência psíquica pode ser definida como um desejo compulsivo de estar e manter-se sob o efeito de uma determinada droga e costuma manifestar-se através de um estado de agitação e ansiedade provocado pela ausência dos efeitos.
Dependência física Como as drogas alteram e desequilibram o funcionamento orgânico, o seu excesso e repetido consumo costuma provocar uma dependência física, ou seja, para se adaptar e poder funcionar de forma adequada, o organismo é obrigado a desenvolver uma série de mecanismos, fazendo com que o organismo não consiga funcionar correctamente sem o consumo da droga, depois de se estabelecer a dependência física.
Síndrome de abstinência Designa o conjunto de problemas provocado quando um indivíduo dependente de uma droga interrompe a sua administração.  Na maioria dos casos, quanto maior for a dependência física, mais intensa será a síndrome de abstinência.
Trabalho realizado por: Célia Vieira nº 05 Daniela Sousa nº06 Jéssica Fernandes nº12 João Pedro Silva nº13 Mafalda Rocha nº 14 Tiago Sequeira nº27 E.B 2,3 de Rio Tinto

Contenu connexe

Tendances

Aula 9 Riscos da automedicação
Aula 9 Riscos da automedicaçãoAula 9 Riscos da automedicação
Aula 9 Riscos da automedicaçãoAna Filadelfi
 
Aula 09 farmacologia - prof. clara mota
Aula 09   farmacologia - prof. clara motaAula 09   farmacologia - prof. clara mota
Aula 09 farmacologia - prof. clara motaClara Mota Brum
 
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)Renato Santos
 
Farmacologia para enfermagem
Farmacologia para enfermagemFarmacologia para enfermagem
Farmacologia para enfermagemAna Hollanders
 
Investigação de Farmacovigilância
Investigação de Farmacovigilância Investigação de Farmacovigilância
Investigação de Farmacovigilância Oncoguia
 
Administração de medicamentos
Administração de medicamentosAdministração de medicamentos
Administração de medicamentosJanaína Lassala
 
Automedicação
AutomedicaçãoAutomedicação
Automedicação2102joao
 
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOSSISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOSPaloma Dianas
 
13 atendente de farmácia (calculos na farmacia)
13   atendente de farmácia (calculos na farmacia)13   atendente de farmácia (calculos na farmacia)
13 atendente de farmácia (calculos na farmacia)Elizeu Ferro
 
Medicamentos Utilizados em Urgências e Emergências
 Medicamentos Utilizados em Urgências e Emergências Medicamentos Utilizados em Urgências e Emergências
Medicamentos Utilizados em Urgências e Emergênciasjaddy xavier
 

Tendances (20)

psicofarmacologia 2
psicofarmacologia 2psicofarmacologia 2
psicofarmacologia 2
 
Aula antimicrobianos
Aula antimicrobianosAula antimicrobianos
Aula antimicrobianos
 
INTERAÇ
INTERAÇINTERAÇ
INTERAÇ
 
Aula 9 Riscos da automedicação
Aula 9 Riscos da automedicaçãoAula 9 Riscos da automedicação
Aula 9 Riscos da automedicação
 
Farmacodinâmica
FarmacodinâmicaFarmacodinâmica
Farmacodinâmica
 
Drogas psicotrópica
Drogas psicotrópicaDrogas psicotrópica
Drogas psicotrópica
 
Aula 09 farmacologia - prof. clara mota
Aula 09   farmacologia - prof. clara motaAula 09   farmacologia - prof. clara mota
Aula 09 farmacologia - prof. clara mota
 
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
Introdução a farmacologia (tec. enfermagem)
 
Farmacologia para enfermagem
Farmacologia para enfermagemFarmacologia para enfermagem
Farmacologia para enfermagem
 
Reação
 Reação Reação
Reação
 
Psicofarmacologia
PsicofarmacologiaPsicofarmacologia
Psicofarmacologia
 
Investigação de Farmacovigilância
Investigação de Farmacovigilância Investigação de Farmacovigilância
Investigação de Farmacovigilância
 
Administração de medicamentos
Administração de medicamentosAdministração de medicamentos
Administração de medicamentos
 
Automedicação
AutomedicaçãoAutomedicação
Automedicação
 
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOSSISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
SISTEMAS DE DISTRIBUIÇÃO DE MEDICAMENTOS
 
analgesicos
analgesicosanalgesicos
analgesicos
 
Farmacobotânica parte1
Farmacobotânica parte1Farmacobotânica parte1
Farmacobotânica parte1
 
Medicamentos
MedicamentosMedicamentos
Medicamentos
 
13 atendente de farmácia (calculos na farmacia)
13   atendente de farmácia (calculos na farmacia)13   atendente de farmácia (calculos na farmacia)
13 atendente de farmácia (calculos na farmacia)
 
Medicamentos Utilizados em Urgências e Emergências
 Medicamentos Utilizados em Urgências e Emergências Medicamentos Utilizados em Urgências e Emergências
Medicamentos Utilizados em Urgências e Emergências
 

Similaire à Drogas e medicamentos

Similaire à Drogas e medicamentos (20)

Abuso de medicamentos
Abuso de medicamentosAbuso de medicamentos
Abuso de medicamentos
 
Drogas
DrogasDrogas
Drogas
 
dependencia-quimica-160217163618 (1).pptx
dependencia-quimica-160217163618 (1).pptxdependencia-quimica-160217163618 (1).pptx
dependencia-quimica-160217163618 (1).pptx
 
Drogas e Seus Efeitos.pdf
Drogas e Seus Efeitos.pdfDrogas e Seus Efeitos.pdf
Drogas e Seus Efeitos.pdf
 
Drogas tabela
Drogas tabelaDrogas tabela
Drogas tabela
 
Psicofarmacologia
PsicofarmacologiaPsicofarmacologia
Psicofarmacologia
 
Drogas e Medicamentos.pptx
Drogas e Medicamentos.pptxDrogas e Medicamentos.pptx
Drogas e Medicamentos.pptx
 
Drogas e suas consequencias
Drogas e suas consequenciasDrogas e suas consequencias
Drogas e suas consequencias
 
Drogas
DrogasDrogas
Drogas
 
Trabalho sobre drogas
Trabalho sobre drogasTrabalho sobre drogas
Trabalho sobre drogas
 
Drogadicción
DrogadicciónDrogadicción
Drogadicción
 
Drogas e consequencias
Drogas e consequenciasDrogas e consequencias
Drogas e consequencias
 
A prevencao de_drogas
A prevencao de_drogasA prevencao de_drogas
A prevencao de_drogas
 
A prevenção de_drogas
A prevenção de_drogasA prevenção de_drogas
A prevenção de_drogas
 
Ação das drogas no SNC.pdf
Ação das drogas no SNC.pdfAção das drogas no SNC.pdf
Ação das drogas no SNC.pdf
 
Dependências
DependênciasDependências
Dependências
 
Europa sem drogas
Europa sem drogasEuropa sem drogas
Europa sem drogas
 
Campanha anti drogas
Campanha anti drogasCampanha anti drogas
Campanha anti drogas
 
Europa sem drogas
Europa sem drogasEuropa sem drogas
Europa sem drogas
 
Substâncias Psicoactivas
Substâncias PsicoactivasSubstâncias Psicoactivas
Substâncias Psicoactivas
 

Dernier

Primeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
Primeiros Socorros - Sinais vitais e AnatomiaPrimeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
Primeiros Socorros - Sinais vitais e AnatomiaCristianodaRosa5
 
Prurigo. Dermatologia. Patologia UEM17B2.pdf
Prurigo. Dermatologia. Patologia UEM17B2.pdfPrurigo. Dermatologia. Patologia UEM17B2.pdf
Prurigo. Dermatologia. Patologia UEM17B2.pdfAlberto205764
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfGustavoWallaceAlvesd
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASArtthurPereira2
 
AULA DE ERROS radiologia odontologia.ppsx
AULA DE ERROS radiologia odontologia.ppsxAULA DE ERROS radiologia odontologia.ppsx
AULA DE ERROS radiologia odontologia.ppsxLeonardoSauro1
 
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery  after surgery in neurosurgeryEnhanced recovery  after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery after surgery in neurosurgeryCarlos D A Bersot
 
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfO mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfNelmo Pinto
 
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxINTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxssuser4ba5b7
 

Dernier (9)

Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãosAplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
Aplicativo aleitamento: apoio na palma das mãos
 
Primeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
Primeiros Socorros - Sinais vitais e AnatomiaPrimeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
Primeiros Socorros - Sinais vitais e Anatomia
 
Prurigo. Dermatologia. Patologia UEM17B2.pdf
Prurigo. Dermatologia. Patologia UEM17B2.pdfPrurigo. Dermatologia. Patologia UEM17B2.pdf
Prurigo. Dermatologia. Patologia UEM17B2.pdf
 
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdfSistema endocrino anatomia humana slide.pdf
Sistema endocrino anatomia humana slide.pdf
 
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICASAULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
AULA SOBRE SAMU, CONCEITOS E CARACTERICAS
 
AULA DE ERROS radiologia odontologia.ppsx
AULA DE ERROS radiologia odontologia.ppsxAULA DE ERROS radiologia odontologia.ppsx
AULA DE ERROS radiologia odontologia.ppsx
 
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery  after surgery in neurosurgeryEnhanced recovery  after surgery in neurosurgery
Enhanced recovery after surgery in neurosurgery
 
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdfO mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
O mundo secreto dos desenhos - Gregg M. Furth.pdf
 
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptxINTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
INTRODUÇÃO A DTM/DOF-DRLucasValente.pptx
 

Drogas e medicamentos

  • 1. DROGAS E MEDICAMENTOS Dependências de medicamentos
  • 2. Introdução: As drogas fazem cada vez mais parte da vida escolar dos jovens. Alguns porque consomem e outros porque conhecem consumidores. E apesar dos riscos e consequências para a nossa saúde, alguns são tentados a experimentar. Mas serão as drogas apenas a cocaína ou a heroína e outras que tais? Algumas pessoas, principalmente na meia-idade, tornam-se dependentes de medicamentos. Sejam eles anti-depressivos ou outros. Neste trabalho pretendemos mostrar o lado “negro” do consumo exagerado de medicamentos ou “ drogas com receita médica”. Esperemos que gostem e que vos seja útil!
  • 3. Drogas psicoactivas O que são? São substâncias naturais, ou sintéticas que uma vez introduzidas no nosso organismo, por qualquer via vão atingir o Cérebro.
  • 4. Drogas psicoactivas Como vão atingir o Cérebro? Através do sangue, podendo provocar algum tipo de desequilíbrio. Morrer é uma das coisas mais fáceis de acontecer aos viciados. Ou por consequência directa do consumo de substâncias psicoactivas, como a overdose ou indirectamente como é o caso do suicídio. Os dependentes de drogas, sejam elas utilizadas como medicamentos ou não, têm desequilíbrios constantes de personalidade, o que os pode levar a tentar o suicídio enquanto estão sob o efeito de drogas.
  • 5. Vacina contra a dependência de drogas: A vacina promissora contra a dependência das drogas que impede o corpo humano de sentir os efeitos desta. A vacina já foi testada e os resultados mais promissores foram detectados com a cocaína. Embora os cientistas envolvidos no projecto pensem que também podem vir a ter bastante êxito em dependentes anti-depressivos e em menos graves como é o caso das xantinas.
  • 6. As personalidades de um dependente As personalidades com baixa auto-estima ou com potenciais perturbações depressivas ou de ansiedade são também as mais predispostas a criar dependências já que, num primeiro momento, tanto a droga como as ceitas ou outra atitudes de dependência, provocam uma sensação subjectiva de força, bem-estar e arrogância que carecem estas personalidades. A personalidade dependente
  • 7. A cura ou a doença? Medicamentos ou Drogas?
  • 8. História dos medicamentos Há mais de 3000 anos, as pessoas de todo o mundo utilizavam centenas de substâncias para actuarem como medicamentos. Incluem estratos minerais e herbáceos e produtos animais, como sangue, bílis e urina. Descobertas recentes mostraram que alguns eram eficazes.
  • 9. Drogas ou remédios? Para tratar as doenças existem remédios. Estes medicamentos, em combinação com outros tratamentos, podem ajudar milhões de pessoas a voltar às suas actividades com sucesso e a viverem os dias com mais satisfação. Mas se a dose diária for excessiva, a cura pode tornar-se doença? O melhor exemplo deste caso são os anti-depressivos, porque o viciado torna-se dependente de calmantes para desenvolver a sua actividade quotidiana de acordo com parâmetros normais.
  • 10. DROGAS e medicamentos.   Os medicamentos são todas as substâncias introduzidas no corpo que alteram o seu funcionamento normal ou corporal. Os medicamentos têm muitas utilizações. Alguns, como os que eliminam a tosse, podem aliviar sintomas; outros como os analgésicos, aliviam as dores; enquanto outros, os antibióticos, tratam a causa da doença. As drogas, como os esteróides, podem ser tomadas sem razão médica, realçando o desempenho e a constituição muscular dos consumidor.
  • 11. Como actuam os medicamentos Os medicamentos alteram os processos dentro das células. A eficácia destes depende da dose (quantidade) e do método de administração ( ou via de administração no corpo ). Estas vias incluem: absorção através da pele; injecções nos músculos, nas veias ou intramusculares; inalação; ou via oral, quando são engolidos medicamentos em forma de pastilhas, comprimidos ou líquidos.
  • 12. Medicamentos naturais Parte dos medicamentos modernos é de origem vegetal, fúngica, animal ou microbiana. Nos tempos antigos, as pessoas não podiam separar o medicamento real – o ingrediente activo – da sua fonte. À medida que a química se tornou mais sofisticada, os cientistas identificavam e purificavam estes ingredientes tornando os medicamentos mais seguros. Alguns medicamentos inicialmente extraídos das plantas são actualmente produzidos a partir de micróbios geneticamente desenvolvidos.
  • 13. TIPOS DE MEDICAMENTOS Os medicamentos podem ser agrupados pelos seus efeitos e utilizações médicas. Por exemplo: Os antibióticos matam as bactérias, Os analgésicos aliviam as dores, Os anti-inflamatórios reduzem inchaço, Os antipiréticos baixam a temperatura do corpo, Os anticoagulantes ajudam a evitar indesejáveis coágulos sanguíneos.
  • 14. Tipos de medicamentos Antibióticos Estes medicamentos matam ou incapacitam os germes ( micróbios nocivos) conhecidos por bactérias. A maior parte provem de químicos produzidos por fungos ou outras bactérias.
  • 15. Tipos de medicamentos Analgésicos Há dois tipos de analgésicos: os narcóticos como a morfina, a codeína e outros opiáceos provindos do ópio da papoila; e os não narcóticos como o paracetamol, que tem uma origem diferente.  Aliviam as dores.
  • 16. Tipos de medicamentos Citotóxico O nome significa”envenenador das células”, mas os medicamentos citotóxicos são destinados a produzir efeitos unicamente nas células que estão fora de controlo devido a tumores e afecções malignas( cancros), deixando as células normais no corpo intactas. São um género de medicamento anti-neoplásico. São muito fortes e as suas doses e utilizações têm de ser cuidadosamente supervisionadas.
  • 17. Xantinas Os três alcalóides principais das xantinas são: a cafeína (no café), a teofilina (no chá) e a teobromina (no cacau). É possível encontrá-los em refrigerantes e em medicamentos analgésicos, anti-histamínicos. Estas substâncias são obtidas das plantas do género coffea L. (café), camelliasinensis ou theasinensis (chá) e theobroma cacau (cacau). A cafeína é o estimulante mais utilizado. Tem a capacidade de inibir uma enzima(fosfodiesterase), que é um mensageiro para sistemas de transmissão neural, incluindo o sistema da noradrenalina. As xantinas são substâncias que potenciam diferentes acções do Sistema Nervoso Central devido à sua acção estimulante, que produz um estado de alerta de curta duração.  
  • 18. Lei dos fármacos O fabrico e o fornecimento de fármacos é controlado por lei, mais especificamente pela lei dos fármacos de1968. Divide os fármacos em três grupos: drogas «com receita médica», que só podem ser fornecidas por um farmacêutico, e só se tiverem sido prescritas por um médico. O segundo grupo pode ser vendido sem receita, mas só por um farmacêutico. O terceiro grupo de drogas pode ser vendido em qualquer loja, e não só na farmácia- não é necessária receita médica.
  • 19. Drogas com receita médica “ Os drogados nem pensam duas vezes em roubar blocos de receitas nos consultórios médicos ou assaltar clínicas para roubar as drogas. Os tranquilizantes e barbitúricos são, de acordo com a lei dos fármacos, drogas «com receita médica». Os médicos prescrevem-nas para fins medicinais, mas normalmente são usadas abusivamente.
  • 20. Os medicamentos usados como drogas Diário de Notícias 1 de Março de 2007 O abuso e o tráfico de medicamentos, em particular aqueles com efeitos psicotrópicos, ultrapassa o consumo de drogas ilícitas. Estes remédios usados sem controlo médico têm efeitos semelhantes e "são já uma droga de primeira escolha em muitos casos, e não de substituição" das substâncias proibidas, como a heroína e a cocaína.
  • 21. A toxicodependência pode ser definida como o consumo repetido, permanente e compulsivo de uma droga. Dependências
  • 22. O vício O vício é um problema complexo, já que na sua origem estão causa de origem social, psicológica e biológica. O conhecimento cada vez mais rigoroso dos efeitos das drogas no corpo humano tem demonstrado que as drogas mais viciantes são as que produzem alterações maiores e de mais longa duração no sistema nervosa. A dependência psicológica e física é tão forte que persiste muitos anos depois de se deixar de tomar drogas.
  • 23. Os vícios baseiam-se em três pontos: O desejo; A tolerância; A dependência;
  • 24. O desejo -O desejo incita ao consumo; nasce de uma esperada sensação de bem-estar que a droga possa produzir ou da esperança de conseguir esse bem estar com certos comportamentos (jogo, etc. ). A intensidade do desejo pode ser tão grave que consista numa verdadeira compulsão interna, invencível.
  • 25. Tolerância A tolerância é um fenómeno através do qual um indivíduo dependente de uma droga necessita de doses cada vez mais significativas para conseguir os efeitos desejados. Este fenómeno é provocado pela progressiva adaptação do organismo à droga. É preciso referir que a tolerância tem um limite, já que a denominada "dose letal" (overdose), ou seja, a dose de uma droga que provoca a morte do indivíduo, não é necessariamente superior para os dependentes do que para a população em geral.
  • 26. Dependência -A dependência poderia definir-se como o fenómeno em virtude do qual, como resultado da administração de uma droga ou da repetição de um comportamento, de desencadeia uma série de forças fisiológicas, bioquímicas, sociais e ambientais que predispõem á sua utilização de forma continuada. Existem dois tipos de dependência: a psicológica e a física.
  • 27. Dependência psicológica A dependência psíquica pode ser definida como um desejo compulsivo de estar e manter-se sob o efeito de uma determinada droga e costuma manifestar-se através de um estado de agitação e ansiedade provocado pela ausência dos efeitos.
  • 28. Dependência física Como as drogas alteram e desequilibram o funcionamento orgânico, o seu excesso e repetido consumo costuma provocar uma dependência física, ou seja, para se adaptar e poder funcionar de forma adequada, o organismo é obrigado a desenvolver uma série de mecanismos, fazendo com que o organismo não consiga funcionar correctamente sem o consumo da droga, depois de se estabelecer a dependência física.
  • 29. Síndrome de abstinência Designa o conjunto de problemas provocado quando um indivíduo dependente de uma droga interrompe a sua administração. Na maioria dos casos, quanto maior for a dependência física, mais intensa será a síndrome de abstinência.
  • 30. Trabalho realizado por: Célia Vieira nº 05 Daniela Sousa nº06 Jéssica Fernandes nº12 João Pedro Silva nº13 Mafalda Rocha nº 14 Tiago Sequeira nº27 E.B 2,3 de Rio Tinto