Ce diaporama a bien été signalé.
Le téléchargement de votre SlideShare est en cours.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
  • Soyez le premier à commenter

Maria no Antigo Testamento (2012)

  1. 1. Curso de Mariologia (2) Afonso Murad maenossa.blogspot.com
  2. 2. A serpente e a mulher  “Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua descendência e a descendência dela. Ela te esmagará a cabeça e tuA descendência Conflitoda mulher = a lhe ferirás o calcanhar” permanentehumanidade (Gn 3,15). com o mal
  3. 3.  “Pois sabei que o Senhor mesmo vos dará um sinal: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho, e pôr-lhe-á o Ação jáAlmah: jovem acontecidasenhora nome de Emanuel. Ele se alimentará de coalhada e mel, até que saiba rejeitar o mal e escolher o bem. E, antes que isso aconteça, a terra, por cujos dois reis tu te apavoras, ficará reduzida a um ermo” O filho do Rei vai nascer e antes que se torne uma criança desenvolvida, a ameaça vai passar
  4. 4.  Releitura do texto original.  “Tudo isso aconteceu para Mateus modifica a versão grega: que se cumprisse o que o Senhor havia dito pelo profeta: Eis que a jovem concebeu e dará à luz um filho, e pôr-  Eis que a virgem lhe-á o nome de Emanuel (Is conceberá e dará à luz 7,14) um filho e o chamarão com o nome de Emanuel, que se traduz como Deus conosco” (Mt 1,22).
  5. 5.  Ct 6,10: “Quem é essa que desponta como a aurora, bela como a lua, fulgurante como o sol, tremenda como um batalhão, como bandeiras desfraldadas?”. Lindo poema de amor, elogiando a amada Sulamita. Jd 13,18: “Bendita sejas tu, minha filha, pelo Deus altíssimo, mais que todas as mulheres da terra”. Exalta-se Judite, a mulher forte, que com estratégia inteligente, matou Holofernes, chefe das tropas assírias. *Figuras de linguagem que, utilizadas posteriormente, ultrapassam a intenção de seu autor.
  6. 6.  Sb 8: A sabedoria é comparada a uma esposa ideal, companheira do rei, pela qual ele se enamora. Releitura: Maria é a personificação e mãe da sabedoria. Sl 45,11s.18: “Ouve, minha filha! Olha e presta atenção (..) Que o rei se encante com a tua beleza! Ele é o teu senhor, prostra-te diante dele (...). Recordarei teu nome, em todos os tempos; e também os povos te celebrarão para sempre”. Salmo que exalta a filha do Rei que vai se casar.
  7. 7.  A rigor, não há textos nas Escrituras judaicas a respeito de Maria. As interpretações marianas surgem na patrística e se ampliam no correr da história. Os textos, atualmente usados na liturgia, são compreendidos à luz de Jesus Cristo, na Igreja que o celebra. Deve-se evitar interpretações maximalistas.
  8. 8.  Afonso Murad, Maria. Toda de Deus e tão humana. Compêndio de Mariologia. Paulinas/Santuário. 2012, p.13-34 (cap 1). www.maenossa.blogspot.com Introdução à Maria na Bíblia. Vídeo 2 do Trem da mariologia no Youtube

    Soyez le premier à commenter

    Identifiez-vous pour voir les commentaires

  • adolforubio3

    Jun. 14, 2015
  • biapires585

    Oct. 9, 2017

Material didático e instrucional de mariologia bíblica.

Vues

Nombre de vues

3 355

Sur Slideshare

0

À partir des intégrations

0

Nombre d'intégrations

15

Actions

Téléchargements

302

Partages

0

Commentaires

0

Mentions J'aime

2

×