Ce diaporama a bien été signalé.
Le téléchargement de votre SlideShare est en cours. ×

06 Reflexões sobre Alinhamento.pptx

Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Prochain SlideShare
Gestao de clientes 2
Gestao de clientes 2
Chargement dans…3
×

Consultez-les par la suite

1 sur 30 Publicité

Plus De Contenu Connexe

Similaire à 06 Reflexões sobre Alinhamento.pptx (20)

Plus par AntonioCandidoRodrig2 (20)

Publicité

Plus récents (20)

06 Reflexões sobre Alinhamento.pptx

  1. 1. REFLEXÕES SOBRE ALINHAMENTO MárioA.Porto Fonseca
  2. 2. Imagine trabalhar em uma organização onde cada membro, do mais alto escalão ao empregado mais recentemente contratado, compartilhe uma compreensão do negócio, os objetivos e o propósito. Imagine pertencer a uma equipe onde cada membro pode claramente explicar os requisitos dos clientes e como a equipe contribui para atender a essas necessidades. Isso é possível, bastando que a empresa esteja alinhada.
  3. 3. ALINHAMENTO Alinhamento pode ser pensado como um substantivo e um verbo - um estado de ser e um conjunto de ações. Alinhamento como um substantivo se refere à integração dos sistemas chaves, processos e respostas às mudanças no ambiente externo. Todavia, nenhuma organização pode se manter alinhada por longo prazo, já que o ambiente está em constante mudança. Nós pensamos que o poder real do alinhamento ocorre quando nós o enxergamos como um conjunto de ações - como um verbo.
  4. 4. Essasaçõesrepresentam umanovacompetência dagestão, umahabilidadenecessária quepermitiráaosgestoresa: Conectar o comportamentodos empregados à missão da organização, transformando intenções em ações. Conectar as equipes e processos às variáveis demandadas dos clientes. Moldar a organização com informação em tempo real obtida dos clientes. Criar uma cultura que promova uma integração desses elementos de forma a trabalharem harmonicamente.
  5. 5. Manter-se centrado, é disso que trata o alinhamento Equilíbrio & Foco: Analogia com o piloto de um avião sentado na cabine durante o processo de aterrisagem. Opiloto devesentireresponderaumasériede variáveis interativas quesealteramnamedida queoavião seaproxima do solo-comvárias coisasocorrendoao mesmotempo. Os ventos cruzados afetam a orientação do avião, quenecessitaserajustada. A velocidade do ar deve ser controlada com as abas eoacelerador. Ataxadedescida,arremessoeguinada do avião, também,devemserajustados namedidaemqueoavião moveparabaixo odeclive.
  6. 6. Existe uma grande interação entre todos esses elementos durante um pouso. Caso o piloto os gerencie adequadamente, o avião ficará alinhado com a pista e com o declive, e dessa forma realizará um pouso seguro. Damesmaforma,alinharumdepartamentoouumaorganizaçãointeiraéumprocesso queenvolveoajustededireção,vinculaçãodosprocessos, dossistemaserealização deajustescontinuamente. Uma falha nos ajustes levará a organização à deriva!
  7. 7. O ALINHAMENTO DEPENDE DE DUAS DIMENSÕES ESTRATÉGIA PESSOAS AdimensãoVertical Que se preocupa com a estratégia da organização e com as pessoas nas quais confiamos para a transformação da estratégia em trabalho significativo. PROCESSOS CLIENTES AdimensãoHorizontal Que envolve os processos do negócio, que criam o que o cliente mais valoriza. O foco nos processos e nos clientes impacta a estratégia e seu desenvolvimento
  8. 8. O alinhamento vertical trata do rápido desenvolvimento da estratégia, que é manifestado pelas ações das pessoas no trabalho. AVANÇO RÁPIDO: O ALINHAMENTO VERTICAL Quando esse alinhamento é alcançado, os empregados compreendem os objetivos da organização e os seus papéis para alcançá-los. Isso não quer dizer que cada empregado deve ser capaz de explicar a estratégia da organização, mas ter a visão ampla da estratégia e como seu trabalho está conectado a ela. Oalinhamentoverticalenergizaaspessoas,promovedireçãoeoferece oportunidadeparaenvolvimento.
  9. 9. O alinhamento vertical por si só não é suficiente para suportar o crescimento e garantir o lucro. CRUZANDO FRONTEIRAS: O ALINHAMENTO HORIZONTAL As organizações que mantêm uma posição de liderança devem ter um comprometimentoabsoluto com seus clientes. Esse comprometimento permeia cada aspecto do negócio e a forma como a organizaçãoatende aos requisitosdos clientes.
  10. 10. CHEGANDO AO ÂMAGO: O ALINHAMENTO HORIZONTAL Entender o que os clientes realmente querem é somente a metade da batalha para se alcançar o alinhamento horizontal. A outra metade é através da criação e entrega do que o cliente quer, quando e como ele quer. (Dos processos) As melhores organizações alinham seus processos com os requerimentos dos clientes e trabalham constantemente para melhorá-los. Esse processo deve permear todas as funções de forma a satisfazer e reter os clientes. PROCESSOS CLIENTES
  11. 11. ESTRATÉGIA PESSOAS PROCESSOS CLIENTES DUPLA DINÂMICA: QUANDO DUAS DIMENSÕES ESTÃO ALINHADAS Nem uma estratégia ótima ou um comprometimento excepcional dos gestores e empregados obterão resultados adequados se os processos para criar e entregar valor estiverem direcionados para os clientes errados — ou pior, para os clientes certos —, porém, com produtos errados. Quando o alinhamento é alcançado em ambas dimensões, uma nova dinâmica passa existir entre os quatro elementos. Quando os quatro elementos estão interconectados e operando simultaneamente, cada um suporta o outro e o reforça. Todaenergiadoalinhamentoéliberadaegrandesresultadossãoalcançados. A organização passa a ter uma grande resiliência e agilidade. Se movimenta e se adapta com uma agilidade felina. Quando encontra barreiras as ultrapassa e vai a frente!
  12. 12. QUANDO OCORRE O ALINHAMENTO TOTAL? “Quando as dimensõesvertical & horizontal estão alinhadas, isto é, a estratégia e as pessoas estão sincronizadas e focadas nos clientes e na capacidade dos processos.”
  13. 13. “A COISA MAIS IMPORTANTE” Nós não temos um painel com instrumentos no nosso escritório, mas temos medidas de desempenho que nos permitem avaliar como o negócio está funcionando, por exemplo, através dos relatórios financeiros e de produção, medidas de satisfação dos clientes, vendas por empregado, defeitos nos produtos por milunidades edezenasdeoutros indicadores. Estamos sobrecarregados de informações. Os bons gestores, de forma similar aos bons pilotos, compreendem que algumas medidas são mais importantes do que outras e se concentram nessasmedidas. Elas dão ao gestor o senso de alinhamento e a habilidade de identificar onde será necessário fazer ajustes. Essas medidas devemestartodas voltadas para a coisamaisimportante.
  14. 14. “A COISA MAIS IMPORTANTE” Crescimento e lucro são o que se busca nas organizações, mas eles são as saídas de quando estamos tendo sucesso no trato da coisamais importante. A coisa mais importante de uma organização como um todo deve ser um conceito comum e unificador para que todas as unidades possam contribuir. Cada departamento e equipes devem saber ver o relacionamento direto entre o que está fazendo e o objetivo maior. A coisa mais importante deve estar clara, fácil de compreender, consistente com a estratégia da organização e acionávelpor cada equipe ou indivíduo.
  15. 15. “A COISA MAIS IMPORTANTE” Quando nos perguntaremcomo alinhar os quatro elementosdo desempenhoe mantê-los alinhados — nossa resposta curta é: foque na coisa mais importante! Isso significa estar pensandocontinuamente sobre estratégia,processos, pessoas e clientes e como cada um deverá estar ajustado para conduzir a organizaçãopara a coisa mais importante. A coisa mais importante é para o gestor e para o empregado o que é a pista para o piloto durante o pouso. É o que ele ou ela devem focar, manipulandocada um dos elementos que forem necessários para garantir o alinhamento.
  16. 16. ASSIM SENDO, NÓS PERGUNTAMOS: A nossa estratégia é a melhor para otimizar a coisa mais importante? As pessoas compreendema estratégia e estão treinadas e incentivadaspara trabalhar para a coisa mais importante? Estão os nossos processos e a forma com que lidamos com nossos clientes ligados à coisa mais importante?
  17. 17. O maior desafio que os gestores têm hoje é de manter as pessoas e a organizaçãocentradas em meio às mudanças no ambiente. Existemdoisaspectosdessedesafio: Manter todos na mesma direção com um propósito compartilhado. Integrar os recursos e sistemas da organização para cumprir tal propósito. Isso é o que chamamos de “ACOISAMAISIMPORTANTE”
  18. 18. Manter todos na mesma direção com um propósito compartilhado. Integrar os recursos e sistemas da organização para cumprir tal propósito. “A COISA MAIS IMPORTANTE”
  19. 19. SINTOMAS DAS ORGANIZAÇÕES DESALINHADAS A seguir alguns sintomas oriundosdo desalinhamentoque prejudicam o crescimento e a lucratividade das organizações: Insatisfaçãodosclientes Perdademarketshare Baixamoral Processosineficientes Inabilidadecrônicaparapromovermelhorias Faltadeconsensoentreosfinseosmeios Guerraporterritórios
  20. 20. PRINCIPAISDOENÇAS DODESALINHAMENTO
  21. 21. Silosdesconectados: Ocorrenasorganizaçõesque oempregado nãosabeacontribuiçãoqueelepodedar paraocliente.Ocorrequando os indivíduos e osdepartamentos falhamnacomunicação através daorganização enaconexãocomo cliente.Emboraodepartamento possa estar fazendoum bomtrabalho individualmente,o resultado dessetrabalho tempoucoimpacto nasatisfação do cliente. Estratégiainterrompida: Ocorreemorganizaçõesque desenvolvem boasestratégias,masfalhamna implementação.Normalmenteocorre quando a estratégia édesenvolvidasemo envolvimentodaquelesquedeverão implementá-laounãoéefetivamente comunicada.
  22. 22. SíndromedaViseira: Quando aorganização falhaemreconhecerasmudançasnos requerimentosdosclienteseosnovosconcorrentes.Não existeuma efetivagestão dainterfaceda organização comseusclientesexternos SíndromedaTagarela: Quando aorganização falaumacoisaeage demaneiracontraditória.Normalmente ocorrequando háuma mudançana estratégia enão selevaemcontaas mudançasnecessáriasnosprocessos,que porsuas vezes,nãosuportam anova estratégia nemmesmoaspessoas queestão tentando executaranovaestratégia. MiopiadoMarketing: Ocorrememorganizaçõescomsucessoeque falhamemnãoadequarsuaestratégiapara seadaptaràsmudançasdomercado.A miopia demarketingocorrequando os altos executivosfalhamnapreparação da organização edos empregados para as mudançasnomercadodevido às mudanças tecnológicasou novaregulamentação.
  23. 23. CURAPARAAS PRINCIPAISDOENÇAS DASORGANIZAÇÕES DESALINHADAS
  24. 24. B6 A E C B B1 2 Odiagnósticonos levaalémdos sintomas visíveis das organizaçõesdesalinhadasatéàsraízesdas causas. MAS TENDOACHADOACAUSA, QUALSERÁ ACURA? A cura se dá quando se alcança o alinhamento vertical e horizontal. Quepassaporresponderàtrêsquestões fundamentais:
  25. 25. Comopoderãoosprocessos seremmelhoralinhadoscomasreais requisitos dosclientes? Comoosgestores poderãocriarindicadoresprecisos eúteispara manter aorganizaçãoalinhada? Comopoderemos implantarrapidamenteaestratégianaorganizaçãoe simultaneamentecriaraltosníveisdedesempenho?
  26. 26. RESPOSTASPARA ASTRÊSQUESTÕES FUNDAMENTAIS:
  27. 27. AS TRÊS RESPOSTAS SÃO ENCONTRADAS NA IMPLEMENTAÇÃO DO PASSO A PASSO DO SUPERFOCO. Com a implementação dos subsistemas: identidade, estratégia e gestões, teremos trabalhado as causas fundamentais do desalinhamento.Comaadoçãodossubsistemasprocessos, rituaisegestãoseráreforçadooalinhamento. No passo a passo para a implementação do Superfoco, as pessoas ficam supermotivadas (motivadas e alinhadas com o propósito da organização), os gestores presentes de forma ritualística nos pontos chaves (acompanhando os FCS e as TC), bem como através dos rituais de acompanhamento e controle, criam-se hábitos que promovem mudanças no comportamento da organização, onde se privilegia o senso de urgência, de melhoria contínua e de criação de valor para o cliente. Na medida que vai se alinhando e a mudança de cultura acontecendo, a organização vai se tornando mais e mais efetiva e observamosumamelhorasignificativanosindicadoresdasuasaúde
  28. 28. OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO DE TODOS! Aponteo leitorde QR Code do seusmartphonee salve meucontato.
  29. 29. BIBLIOGRAFIA Labovitz,George andRosansky,Victor.ThePowerof Alignment.Edição. Editoraedatadapublicação Fonseca,MárioA.Porto.SuperFoco.Superfoco.1ªEdição.EditoraDo,2017. Khadem.RiazeKhadem,Linda.AlinhamentoTotal.1ªEdição.Editora Elsevier/altaBooks,2013

×