Publicité
MAPA – SEG – SEGURANÇA DO TRABALHO INDUSTRIAL  - 51/2023
MAPA – SEG – SEGURANÇA DO TRABALHO INDUSTRIAL  - 51/2023
MAPA – SEG – SEGURANÇA DO TRABALHO INDUSTRIAL  - 51/2023
Prochain SlideShare
Sendo a célula a unidade fundamental de estrutura e função da vida, estudar a...Sendo a célula a unidade fundamental de estrutura e função da vida, estudar a...
Chargement dans ... 3
1 sur 3
Publicité

Contenu connexe

Plus de Azul Assessoria Acadêmica(20)

Dernier(20)

Publicité

MAPA – SEG – SEGURANÇA DO TRABALHO INDUSTRIAL - 51/2023

  1. Olá, aluno(a)! Está com dificuldade ou sem tempo para elaborar essa MAPA? Iremos te ajudar! Entre em contato (63) 99129-5554 MAPA – SEG – SEGURANÇA DO TRABALHO INDUSTRIAL - 51/2023 Você sabe por que as organizações possuem caldeiras? Você sabe a diferença entre os diversos tipos de caldeiras? Você sabe quanto tempo de capacitação o operador de caldeira deve possuir para operar uma caldeira? Os profissionais da segurança do trabalho devem conhecer os tipos de caldeiras, a carga horária de capacitação de cada tipo de caldeira assim como o período de inspeções internas e externas de cada tipo de caldeira e dessa forma contratar um profissional habilitado para realizar as capacitações e as inspeções. Em uma indústria de produção de filmes plásticos, plástico bolha e sacos plásticos já com a arte da empresa contratante impressa possui uma caldeira e dois vasos de pressão, sendo que as características de cada um deles segue a seguinte situação: - Caldeira para produção de vapor para o abastecimento da linha de produção com pressão de operação de 2.200 kPA.
  2. - Já os vasos de pressão, sendo um deles possui ar comprimido, no qual o P.V= 32 e outro vaso contém hidrogênio, no qual o P.V=1,5, os dois são utilizados para abastecer a linha de produção em alguns pontos. A indústria não possui SPIE - Serviço Próprio De Inspeção De Equipamentos. As inspeções nas caldeiras e vasos de pressão garantem que esses equipamentos que são utilizados regularmente podem continuar a ser utilizados e possui uma menor possibilidade de soltar alguma válvula ou tubulação ou na pior das hipóteses de não explodir causando graves acidentes. Diante disso, leia o excerto a seguir: Uma caldeira é um equipamento destinado a produzir e acumular vapor sob pressão superior à pressão atmosférica, utilizando para isso alguma fonte de energia, com exceção de refervedores e equipamentos similares, utilizados em unidades de processo. A informação técnica é essencial para escolher o equipamento adequado para cada tipo de trabalho. Tais equipamentos começaram a ser utilizadas na indústria no início do século XVIII, época em que se ainda utilizava o carvão para geração de calor. As primeiras caldeiras surgiram para resolver esse problema, já que a energia era captada em uma única unidade central, e podia ser distribuída para os locais necessários, através do vapor. Como toda tecnologia, com o tempo houve uma grande diversificação na construção de caldeiras, havendo atualmente pelo menos diversos tipos diferentes de caldeiras. A Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Previdência NR-13 versa sobre é estabelecer requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras, vasos de pressão, suas tubulações de interligação e tanques metálicos de armazenamento nos aspectos relacionados à instalação, inspeção, operação e manutenção, visando a segurança e saúde dos trabalhadores A partir das descrições sobre as caldeiras e vasos de pressão e as orientações explicadas pela NR 13, no MAPA da disciplina de Segurança do Trabalho Industrial, seu papel como futuro tecnólogo em segurança do trabalho é: a) Apresentar qual é a categoria da caldeira e explicar a mesma. b) Qual o período da inspeção de segurança periódica interna e externa da categoria de caldeira encontrado. c) Qual a carga horária mínima para operadores de caldeiras.
  3. d) Informar e explicar a categoria do fluído que está dentro do vaso. e) Qual a categoria do vaso e explicar a mesma. f) Qual o período entre as inspeções de segurança do vaso interno e externo. g) Levando em consideração as informações fornecidas pelo estudo de caso, informe qual certificação voluntária o profissional legalmente habilitado deve ter para realizar as inspeções nas caldeiras e nos vasos de pressão e a qual a importância de se realizar essas inspeções.
Publicité