Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Projeto Aprender e Ensinar - Gráficos e Tabelas

Trabalho com grupo de alunos enfatizando a pesquisa, a construção de gráficos e de tabelas.

  • Identifiez-vous pour voir les commentaires

Projeto Aprender e Ensinar - Gráficos e Tabelas

  1. 1. Projeto Pesquisa e Construção de Tabelas e Gráficos 1. Justificativa: É comum utilizarmos a representação por meio de gráficos, tabelas e infográficos para facilitar o entendimento de determinadas informações. Provavelmente, as crianças percebem isso quando observam revistas e jornais. Por estarem cercadas de informações que chegam por todos os lados e com os mais diversos conteúdos, uma das tarefas do professor é auxiliar as crianças a selecionar e compreender o significado do que precisam utilizar. Sendo assim, faz-se necessário desenvolver as atividades deste projeto e demonstrar a importância da estatística em nosso dia a dia. 2. Objetivo Geral: Este projeto tem o objetivo de demonstrar que saber coletar, organizar, descrever e representar dados é fundamental para interagir bem em sociedade, além de ser uma tarefa que pode ser desenvolvida desde a infância. 3. Desenvolvimento O presente projeto iniciou-se de uma ideia conjunta, coletiva e cooperativa com os envolvidos no processo ensino-aprendizagem no âmbito escolar, ou seja, Educadoras: professora Cristina – 5º ano, professora Ivone – Educação Infantil, professora Janaína – 2º ano do Ensino Fundamental, professora Márcia – 1º ano, professora Pabliane – 2º ano.
  2. 2. Supervisora Michela e as Gestoras: Diretora – Silvana e Vice-diretora: Cristhiane Neves Guimaraes Castro. Para que através da construção desse trabalho os principais envolvidos, ou seja os alunos consigam aprender a ensinar e aprender a ensinar. 4. Realização Para iniciar o projeto, os alunos do 5º ano serão divididos em grupos direcionados pela professora. Grupo 1: Andresson, Marcos Vinícius, Otávio, Paulo, Rafael, e Vanessa. Grupo 2: Ana Carolina, Júlia, Kaíque Carvalhães, Leidiane, Luiz Fernando e Vithor. Grupo 3: Bruna, Cibele, Kayky Victor, Marcos Vinicius, Maria Eduarda e Sandro. Grupo 4: Breno, Eliel, Emily, Kauna, Moisés e Tauã. Os alunos serão informados do trabalho e da forma de realiza-lo. Devido uma série de assuntos a serem pesquisados, tais como: o programa de Tv favorito, o lanche predileto, a brincadeira mais realizada, o passeio mais divertido etc. Os mesmos farão uma pesquise que englobem todos os alunos envolvidos no projeto. Depois questioná-los sobre a melhor maneira de realizar a entrevista, como deve ser feita a pergunta, como orientar os alunos das outra salas, como será a anotação das respostas etc. Assim a turma a definir o padrão que será utilizado. Antes de iniciar as entrevistas, converse com os alunos sobre a coleta de dados e faça-os refletir sobre as seguintes situações: é correto solicitar que a mesma pessoa responda à pesquisa várias vezes? Se isso acontecer, as informações serão fiéis e os dados apurados retratarão os desejos do grupo pesquisado? O objetivo desses questionamentos é demonstrar a importância de respeitar as regras de uma pesquisa ou estudo para manter a validade das informações coletadas. Depois de chegar às conclusões, cada grupo escolherá dois representantes que realizarão as entrevistas nas turmas adeptas ao projeto. Grupo 1: Turma 1º ANO, professora Márcia. Grupo 2: Turma PRÉ, professora Ivone. Grupo 3: Turma 2º ANO , professora Janaína e Grupo 4: Turma 3º ANO, professora Pabliane.
  3. 3. Em seguida farão a tabulação dos dados coletados, a construção dos gráficos e a realização de atividades referentes ao assunto. Os dados serão escritos, expostos em cartazes e apresentados as turmas onde os dados foram coletados para as professoras viabilizarem também o projeto em suas aulas. 5. Avaliação O projeto foi realizado com sucesso e além de alcançar os objetivos propostos no mesmo, proporcionou nos alunos a sensação de cooperação, liderança, autonomia, criatividade e trabalho em equipe. Segue abaixo anexos e fotos da execução do projeto. 6. Anexos PESQUISA DOS ALUNOS DO 5º ANO Nome: _______________________________ Data: _____/______/______________ TURMA: _______________ Professora: _________________________________ 1. Marque um x no brinquedo que você gostaria de ganhar. Atenção você só pode escolher um brinquedo.
  4. 4. Fonte: Fantasia Fonte: Fantasia
  5. 5. Parapensarerespondercertinho
  6. 6. 3
  7. 7. FIM!

×