Ce diaporama a bien été signalé.
Le téléchargement de votre SlideShare est en cours. ×

ORIENTAÇÕES E SUGESTÕES DE TRABALHO ANTIRRACISTA - CEIRI-UREI -2023 - DOCENTES.pdf

Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Chargement dans…3
×

Consultez-les par la suite

1 sur 3 Publicité

ORIENTAÇÕES E SUGESTÕES DE TRABALHO ANTIRRACISTA - CEIRI-UREI -2023 - DOCENTES.pdf

Télécharger pour lire hors ligne

Orientações e sugestões de conteúdos Antirracistas para pesquisa de docentes e utilização nos planejamentos escolares, nas diferentes áreas do conhecimento.
Eró Cunha - Coordenadora Geral da CEIRI/UREI

Orientações e sugestões de conteúdos Antirracistas para pesquisa de docentes e utilização nos planejamentos escolares, nas diferentes áreas do conhecimento.
Eró Cunha - Coordenadora Geral da CEIRI/UREI

Publicité
Publicité

Plus De Contenu Connexe

Similaire à ORIENTAÇÕES E SUGESTÕES DE TRABALHO ANTIRRACISTA - CEIRI-UREI -2023 - DOCENTES.pdf (20)

Publicité

Plus récents (20)

ORIENTAÇÕES E SUGESTÕES DE TRABALHO ANTIRRACISTA - CEIRI-UREI -2023 - DOCENTES.pdf

  1. 1. ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO UNIDADE REGIONAL DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DA IGUALDADE RACIAL DE IMPERATRIZ (CEIRI) Contato/WhatsApp: Eró Cunha (99) 99109-8956 Instagram: @ceiri.ureitz AÇÕES ANTIRRACISTAS NAS ESCOLAS - CEIRI/UREI – 2023 ORIENTAÇÕES E SUGESTÕES DE TRABALHO – CEIRI/UREI – 20231 1 - O trabalho com as Lei Nº 10.639/2003 e Nº 11.645/2008 deverá ser realizado durante TODO ANO LETIVO e em TODAS AS DISCIPLINAS. NOTA: orientamos que os conteúdos e os trabalhos realizados sejam registrados (plano, diário, etc.) 2 – O trabalho com os Indicadores da Qualidade na Educação - INDIQUES (ONG AÇÃO EDUCATIVA em parceria com a SEDUC/MA, através da CEIRI/UREI) TERÁ CONTINUIDADE: A – As escolas que NÃO CONCLUÍRAM deverão concluir e incluir nos planos de aula os problemas mais graves, diagnosticados durante a aplicação dos INDIQUES, com o objetivo de saná-los. B - As ESCOLAS QUE CONCLUÍRAM deverão incluir nos planos de aula os problemas mais graves, diagnosticados durante a aplicação dos INDIQUES, com o objetivo de saná-los. OBS.1: os materiais necessários e as orientações, sobre a aplicação dos INDIQUES, são as mesmas trabalhadas em 2021 e 2022. OBS. 2: A AÇÃO EDUCATIVA (LINK: https://acaoeducativa.org.br/ ), fundada em 1994, é uma associação civil sem fins lucrativos que atua nos campos da educação, da cultura e da juventude, na perspectiva dos direitos humanos. Realiza atividades de formação e apoio a grupos de educadores, jovens e agentes culturais. Integra campanhas e outras ações coletivas que visam à realização desses direitos. Desenvolve pesquisas e metodologias participativas com foco na construção de políticas públicas sintonizadas com a as necessidades e interesses da população. 1 A pesquisa, seleção e montagem deste material foi realizado pela Prof.ª Mestra e Coordenadora da CEIRI/UREI: Eronilde dos Santos Cunha (Eró Cunha).
  2. 2. 3 – Diante do aumento do número de casos de maranhenses em trabalhos análogo ao trabalho escravo, indicamos o trabalho com os materiais presentes nas escolas (KIT didático) e no site da ONG Repórter Brasil (https://escravonempensar.org.br/ ). O Escravo, nem pensar! (ONP!) é o primeiro programa nacional de prevenção ao trabalho escravo. O programa se especializou na criação de metodologias para fins educacionais, dedicadas à abordagem de temas de direitos humanos. 4 – SUGESTÕES DE LINKS PARA PESQUISAS: combate ao trabalho escravo, educação antirracista... LINK 1: https://acaoeducativa.org.br/ (dicas e materiais - educação antirracista) LINK 2: https://www.cenpec.org.br/tematicas/a-cor-da-cultura-modos-de-brincar (dicas e materiais - educação antirracista) LINK 3: https://www.futura.org.br/antirracismo-na-escola-5-dicas-para-criar-um-curriculo-escolar- antirracista/ (dicas de trabalho - educação antirracista). LINK 4: https://escravonempensar.org.br/ (dicas e materiais - trabalho análogo ao trabalho escravo – História, Geografia, Filosofia, Arte...) LINK 5: https://poseducacao.unisinos.br/blog/etnomatematica (Orientações - Etnomatemática na sala de aula ( Matemática). LINK 6: https://www.instagram.com/p/CoBEhyKMdFa/?igshid=YmMyMTA2M2Y= (Dicas de materiais sobre representatividade "Com produção executiva de Louyse Silva, a obra audiovisual põe em tela trancistas que tra(n)çam caminhos coletivos e mostram a história de poder por trás da estética.") LINK 7: https://sobreviveroholocausto.com.br/videos-lives/ (Vídeos com relatos de sobreviventes do Holocausto (Arte, Biologia, Geografia, Literatura, Filosofia, Sociologia, História, Química...)). LINK 8: https://www.inglesnasescolas.org/experience/professora-da-esperanca-aulas-antirracistas- para-transformar-vidas/ ( educadora que ensina lições antirracistas a partir da língua inglesa para jovens). LINK 9: https://www.geledes.org.br/racismo-ensino-ciencias-escolar-relacoes-sociais/ (Racismo e ensino Ciências no contexto escolar – Biologia). LINK 10: https://porvir.org/9-materiais-gratuitos-para-criar-uma-aula-antirracista/ (materiais didáticos e pedagógicos para combater o racismo no ambiente escolar). LINK 11: material para trabalhar em sala de aula ( História, Sociologia, Filosofia - Área de Humanas). link:https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/martin-luther-king- juventude/?utm_source=fb&utm_medium=cpm&utm_campaign=campanha_midia_2022_ftv_canais- digitais_educacao-educar_social_engajamento_fb&utm_content=canais-digitais_educacao- educar_territorio_social_engajamento_fb_ig_legado-de-martin-luther-king-para- juventude_a_linkad_estatico_interest_educacao_cpm_nacional
  3. 3. LINK 12: Material com sugestões para serem desenvolvidas na escola – AFROFUTURISMO (Para Israel Neto o Afrofuturismo é uma tag que reúne pessoas de vários lugares do país que pensam o futuro a partir das nossas experiências afrodescendentes). link: https://www.fundacaotelefonicavivo.org.br/noticias/com-literatura-fantastica-editora-leva- afrofuturismo-para-escolas- publicas/?utm_source=fb&utm_medium=cpm&utm_campaign=campanha_midia_2023_ftv_canais- digitais_educacao-educar_social_engajamento_fb&utm_content=canais-digitais_educacao- educar_territorio_social_engajamento_fb_ig_afroturismo-literatura- fantastica_a_linkad_estatico_interest_educacao_cpm_nacional 5 – Para fazer agendamento para palestras e/ou visitas nas escolas é só entrar em contato pelos endereços abaixo. Coordenação Geral: Profª Mestra Eronilde dos Santos Cunha (Eró Cunha) Contato/WhatsApp: Eró Cunha (99) 99109-8956 Informações sobre ações, palestras e projetos CEIRI/UREI - Instagram: @ceiri.ureitz

×