Publicité
Publicité

Contenu connexe

Dernier(20)

Publicité

palestra 3 elementos de economia e gestao.pptx

  1. Palestra 3 – Elementos de Economia e Gestão • Analise da procura e oferta • Determinantes da procura e oferta UNIVERSIDADE ZAMBEZE FACULDADE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIAS
  2. Introdução Uma económia de mercado é um mecanismo elaborado para coordenar pessoas, actividades e empresas através de um sistema de preços e mercados (Samuelson, 1999). Numa economia de mercado nenhum individuo ou organização é isoladamente responsável pela produção, pelo consumo, pela distribuição e pela fixação de preços.
  3. Introdução Mercado, é o mecanismo pelo qual compradores e vendedores se confrontam para determinar o preço e a quantidade de um bem ou serviço.
  4. Introdução Num sistema de mercado, tudo tem um preço, que consiste no valor desse bem em termos monetários. Os preços representam as condições em que os indivíduos e as empresas trocam as diferentes mercadorias. Além disso, os preços servem como sinais para produtores e consumidores. Se os consumidores querem mais de um bem, o preço aumentará, transmitindo um sinal aos produtores de que é necessário uma maior oferta.
  5. Introdução Por outro lado, se houver uma mercadoria em excesso, por exemplo, automóveis, os vendedores e os fabricantes baixarão os preços com vista a diminuir as suas existências. Com um preço mais baixo, mais consumidores quererão automóveis, e os produtores quererão reduzir a sua produção. Em resultado, será estabelecido um balanço entre compradores e vendedores.
  6. Introdução Os preços coordenam as decisões dos produtores e dos consumidores num mercado. Preços mais elevados tendem a reduzir as compras dos consumidores e a estimular a produção. Preços mais baixos estimulam o consumo e retraem a produção. Os preços são o pêndulo do mecanismo de mercado.
  7. Introdução Um equilíbrio de mercado representa um equilíbrio entre os diferentes compradores e vendedores. Dependendo do preço, todos, famílias e empresas, pretendem comprar ou vender diferentes quantidades. Os preços a que os compradores desejam adquirir exactamente a quantidade que os vendedores desejam vender proporcionam um equilíbrio entre a procura e oferta.
  8. Introdução Encontramos o equilíbrio de mercado quando o preço a que os compradores desejam adquirir uma certa quantidade é exactamente o preço que os vendedores desejam vender a mesma quantidade. De uma forma simplificada o mecanismo de mercado integra a procura e a oferta.
  9. Introdução Na economia empresarial o interesse primário está virado para a procura de um insumo na óptica da firma. Isto depende do tamanho do mercado, procura de um bem feita pela indústria que no final é representada pela soma da procura individual dos consumidores de um mercado.
  10. Definição e representação da procura e oferta DEMANDA (ou PROCURA) é a quantidade de determinado bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir, num dado período de tempo. Dessa forma, a DEMANDA é um DESEJO, um PLANO. Representa o máximo que o consumidor pode aspirar, dada sua RENDA e os PREÇOS no mercado. A demanda não representa a compra efectiva, mas a intenção de comprar!
  11. Definição e representação da procura e oferta Função procura Existe uma relação precisa entre o preço de mercado de um bem e a quantidade procurada desse bem. Esta relação entre o preço e a quantidade comprada é designada por função ou curva da procura. QDx = a - bx
  12. Definição e representação da procura e oferta Geralmente, verifica-se uma relação negativa entre a quantidade procurada e o preço do bem, de onde resulta uma curva da procura negativa, o que significa que quanto mais elevado é o preço do bem, mais baixa será a quantidade procurada e vice-versa. Vejamos:
  13. Definição e representação da procura e oferta Função procura de flocos de cereais Preço por caixa ($ por caixa) Quantidade procurada (milhões de caixa por ano) A 5 9 B 4 10 C 3 12 D 2 15 E 1 20
  14. Definição e representação da procura e oferta • Lei da procura Quando o preço de uma mercadoria aumenta, os compradores tendem a consumir uma menor quantidade dessa mercadoria. De forma similar, quando o preço baixa, aumenta a quantidade procurada.
  15. Definição e representação da procura e oferta Porque razão a quantidade procurada tende a diminuir com o aumento dos preços? • A primeira é o efeito substituição. Quando o preço de um bem aumenta, vai ser substituído por outros produtos similares ( como quando aumenta o preço de carne de vaca e se compra mais frango)
  16. Definição e representação da procura e oferta A segunda razão do efeito depressivo do aumento dos preços nas compras, é o efeito rendimento. Este entra em acção, pois, quando o preço sobe, ficamos, de certa forma mais pobres do que anteriormente. Se o preço da gasolina duplicar, fica-se de facto com menos rendimento, de modo que se deve abrandar o consumo de gasolina e de outros bens.
  17. Determinantes da procura • Preferências, hábitos, costumes do consumidor; • Renda do consumidor • Preço do bem • Bens substitutos • Bens complementares
  18. Função oferta Oferta é a quantidade de bens ou serviços que os produtores dos mesmos desejam vender em determinado espaço de tempo. Função da oferta é a relação existente entre o preço de um bem e a quantidade que os produtores estão dispostos a produzir/vender. Diferentemente da função demanda, a FUNÇÃO OFERTA mostra uma correlação directa entre a quantidade ofertada e o nível de preços. Ds = -a+bx
  19. Função oferta A relação que se verifica entre o preço e a quantidade oferecida é por norma positiva, resultando daí uma curva da oferta com inclinação positiva, o que significa que quanto maior é o preço, maior é a quantidade do bem que os produtores querem produzir e vender. A explicação para esta relação positiva encontra-se no fato dos produtores concluírem que é mais lucrativo afetar maior quantidade de factores produtivos à produção do bem sempre que o seu preço aumente.
  20. Função oferta Função oferta de flocos de cereais Preço por caixa ($ por caixa) Quantidade procurada (milhões de caixa por ano) A 5 18 B 4 16 C 3 12 D 2 7 E 1 0
  21. Determinantes da oferta • Tecnologia; • Preço de factores de produção; • Preço de bens relacionados; • Politicas do governo; • Influências específicas
  22. Equilibrio entre a procura e oferta Função oferta de flocos de cereais Preço por caixa ($ por caixa) Quantidade procurada (milhões de caixa por ano) Quantidade oferecida (milhões de caixa por ano) Situação do mercado A 5 9 18 Excedente B 4 10 16 Excedente C 3 12 12 Equilibro D 2 15 7 Escassez E 1 20 0 Escassez
  23. Equilibrio entre a procura e oferta
  24. Fim! Muito obigado
Publicité