Olá acadêmico(a) de ciências contábeis. A atividade proposta corresponde ao M.A.P.A., material de avaliação prática da aprendizagem Substitutivo.
O objetivo desta atividade é que você se sinta imersivo em relação aos vários conflitos que acontecem na vida profissional do contador, e também verificar como o Código de Ética do Profissional do Contador pode tratar o caso da Fictícia do Noroeste S.A. ocorrido em 2017.
PROBLEMATIZAÇÃO: Como tratar as diversas situações vividas pelos profissionais da contabilidade? Como seguir o Código de Ética Profissional do Contador?
Todo profissional da contabilidade deve seguir o Código de Ética Profissional do Contador para que tenha reconhecimento profissional e destaque no mercado de trabalho. Sendo assim, vamos analisar o caso Fictícia do Noroeste S.A. para verificar se os contadores da empresa infringiram o Código de Ética Profissional do Contador?
SIGNIFICAÇÃO: O Contador, o Auditor e o Perito Contábil devem seguir o Código de Ética Profissional do Contador para que possa cumprir com direitos e deveres da profissão. Sendo assim, o que diz o código de ética sobre a fraude contábil no caso apresentado?
EXPERIMENTAÇÃO: Você já teve a curiosidade de fazer a leitura do Código de Ética do Profissional da Contabilidade? Já observou o que diz a NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador sobre os direitos e deveres dos profissionais da contabilidade? Já passou por alguma situação que precisou consultar o código de ética?
REFLEXÃO: Independente da profissão, todo profissional deveria ler e seguir o código de ética para não se perder na sua vida profissional. Desse modo, a situação apresentada abaixo pode ajudar nesse processo de reflexão.
Caso Fictícia do Noroeste S.A.
Em 2017, a Fictícia do Noroeste S.A. pagou aos seus consumidores brasileiros as consequências de seu maior escândalo internacional. A empresa foi condenada por falsificar os testes de emissão de poluentes de suas máquinas industriais a diesel. Internacionalmente, o caso ficou conhecido como Dieselmach e foi descoberto em 2015.
No Brasil, e empresa ela foi condenada a pagar 1 bilhão de reais, no total, aos 17.057 compradores do produto Machine Exemplo AWS, modelo feito na Argentina e vendido no Brasil entre 2009 e 2013. A decisão foi tomada em setembro de 2017. Cada um dos compradores recebeu R$ 54.000 reais por danos materiais e outros R$10.000 reais por danos morais.
Neste processo houve indício de que o contador corroborou com a fraude, realizando adulteração em documentos contábeis, bem como assinando documentos que não foram elaborados por ele, mas sim por terceiros.
Com base no caso apresentado acima, responda as questões abaixo:
a) O caso da Fictícia do Noroeste S.A é um exemplo da falta de ética empresarial e contábil em função da participação do setor contábil em todo o processo. Desse modo, apresente (em até 5 linhas) 3 (três) elementos que representam as vedações aplicadas aos contadores com base no Código de Ética