Publicité
MAPA – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 51/2023
MAPA – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 51/2023
MAPA – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 51/2023
MAPA – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 51/2023
Publicité
MAPA – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 51/2023
Prochain SlideShare
MAPA DE TOXICOLOGIA  CARO(A) ALUNO(A), seja bem-vindo (a) à atividade MAPA (M...MAPA DE TOXICOLOGIA CARO(A) ALUNO(A), seja bem-vindo (a) à atividade MAPA (M...
Chargement dans ... 3
1 sur 5
Publicité

Contenu connexe

Similaire à MAPA – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 51/2023(20)

Plus de Prime Assessoria Acadêmica(20)

Publicité

Dernier(20)

MAPA – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 51/2023

  1. Olá, estudante! Somos da Prime Assessoria Acadêmica e iremos te ajudar nesse MAPA! Entre em contato (99) 98525-8486 MAPA – TOXICOLOGIA E ANÁLISES TOXICOLÓGICAS - 512023 MAPA DE TOXICOLOGIA CARO(A) ALUNO(A), seja bem-vindo (a) à atividade MAPA (Material de Avaliação Prática de Aprendizagem) da disciplina de Toxicologia. Instruções iniciais: Utilize o modelo de MAPA padrão para realizar esta atividade. Ele se encontra em "Material da Disciplina". Siga todas as instruções constantes nesse modelo.
  2. Assista ao vídeo com as instruções para a realização do MAPA, o qual está na "Sala do Café". CONTEXTUALIZAÇÃO Observe a imagem a seguir e, depois, responda ao que se pede. DESENVOLVENDO O TRABALHO Como pode ser observado na imagem, são inúmeros os fatores externos que podem promovermodificações no DNA humano, sendo que, se essas modificações não forem reparadas pelos mecanismos de reparo, existe a possibilidade do desenvolvimento de um câncer. Mediante o estudo dos fatores que podem realizar tais modificações e seus mecanismos de reparo, você tem os seguintes objetivos: 1. CONCEITUAR proto-oncogene, oncogene e gene supressor tumoral, RELACIONANDO com a atuação nos processos celulares. 2. ESCOLHER DOIS agentes químicos genotóxicos iniciantes e DESCREVER como podem causar danos ao DNA. 3. CONCEITUAR e RELACIONAR a epigenética com o câncer. Para responder essa questão, você pode consultar o artigo "O que é Epigenética?", do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), disponível em https://www.cdc.gov/genomics/disease/epigenetics.htm. 4. EXPLICAR os mecanismos de reparo do DNA que garantem a manutenção da biologia normal da célula. 5. DEFINIR teste de carcinogenicidade e teste de mutagenicidade. 6. EXPLICAR BREVEMENTE um exemplo de teste toxicológico, genotóxico ou mutagênico. 7. REFERÊNCIAS Neste tópico, insira as referências, nas normas da ABNT, que foram utilizadas para elaborar o seu MAPA. BOM TRABALHO!!! ORIENTAÇÕES FINAIS Sobre o arquivo a ser enviado
  3. → O arquivo deve ser enviado única e exclusivamente pelo seu Studeo, no campo "MAPA" desta disciplina. Toda e qualquer outra forma de entrega deste Modelo de Resposta MAPA não é considerada. Apenas o formato PDF será aceito. → → SOMENTE UM ARQUIVO PODE SER ANEXADO NO STUDEO. A qualidade do trabalho será considerada na hora da avaliação, então, faça tudo com cuidado, responda a demanda adequadamente e mostre sempre o seu raciocínio de modo claro e direto. Problemas frequentes a evitar: → Coloque um nome simples no seu arquivo. Se o nome tiver caracteres estranhos (principalmente, pontos) ou for muito grande, a equipe de correção pode não conseguir abrir o seu trabalho, e ele pode ser zerado. → → Se você usa OPEN OFFICE ou MAC, transforme o arquivo em .PDF para evitar incompatibilidades. Verifique se você está enviando o arquivo correto! Identifique o arquivo com o seu primeiro e último nome e a disciplina para evitar que você troque o arquivo na hora de anexar. Ex.: MAPA_Toxicologia_JoseLemos.pdf Como enviar o seu arquivo: → Ao final do enunciado desta atividade, no Studeo, há uma caixa de envio de arquivo. Basta clicar e selecionar sua atividade ou arrastar o arquivo até ela. Antes de clicar em FINALIZAR, certifique-se de que está tudo certo, pois, uma vez finalizado, você não → poderá mais modificar o arquivo. Sugerimos que você clique no link gerado da sua atividade e faça o download para conferir.
  4. - - - - - - 1 ovo de galinha de onde será reservado o conteúdo de sua clara; Tubos de ensaio ou copos de café descartáveis transparentes; Microondas ou fogão; Vinagre caseiro (Ácido acético); Álcool 70% ou superior; Caneta para escrever nos tubos ou copos, ou utilizar fita adesiva; 1 seringa descartável (facilmente adquirida em farmácias, pode ser de 5ml, 10ml ou 20ml). Metodologia Os copos ou tubos de ensaio devem ser enumerados e preenchidos de acordo com o quadro abaixo: ATIVIDADE: De acordo com o experiemento realizado responda as questões descritas abaixo: 1 Fotografe seu experimento nas seguintes etapas e insira aqui as fotografias: 1 Do material separado em uma bancada com os copos identificados. 2 Do experimento finalizado (com todos os reagentes nos tubos) apresentando seu resultado. 2) Descreva o que ocorreu no copo/ tubo número 1, identificado como controle. Após a descrição, pesquise e explique o que é, e a finalidade do controle no desenvolvimento de um experimento. 3) Descreva o que foi observado no copo/ tubo número 2, 3 e 4. Sequencialmente descreva qual a causa e consequência da clara do ovo ter ficado diferente do tubo 1. Para isso utilize seus conhecimentos sobre as estruturas das proteínas.
  5. 4) Analise a seguinte situação: “Um bebê se alimentou de leite materno. Minutos depois ele golfou, e saiu aquele famoso ‘queijinho’, nada diferente do comum.” Sabendo de todo o conhecimento adquirido durante a atividade prática e das respostas dadas nas questões 1, 2 e 3, explique por que o leite líquido secretado pela mama da mãe fica coalhado no vômito da criança? 5) Para finalizarmos nossa atividade, analise a seguinte situação: "A febre é um sinal de alerta de que algo não está indo bem com nosso organismo, e em temperaturas muito elevadas (acima de 41ºC) podem ser prejudiciais. No entanto, a febre é uma reação do nosso organismo a infecções.” Levando em consideração seus conhecimentos adquiridos durante essa atividade, pesquise e explique qual o motivo da febre ocorrer em nosso organismo.
Publicité