Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
BIOSSEGURANÇA
ENF.ª SHEILLA SANDES
CENTERP – CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
RONDON DO PARÁ
2017
EMENTA 17/04
 INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA
• Princípios da Biossegurança
 NORMAS DE BIOSSEGURANÇA
 COMUNICAÇÃO DO ACIDENT...
INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA
A Biossegurança consiste no conjunto
de ações de prevenção, diminuição ou
eliminação de riscos ...
INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA
BIOSSEGURANÇA
PROCESSO
FUNCIONAL
PROCESSO
OPERACIONAL
GRANDE
IMPORTÂNCIA
NA SAÚDE
CONTROLE DE
I...
INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA
BIOSSEGURANÇA
PROTEÇÃO DOS
USUÁRIOS EM
SAÚDE
PROMOÇÃO DA
CONSCIÊNCIA
SANITÁRIA
PRESERVAÇÃO
DO M...
INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA
O interesse pela área é observado pelo
crescente número de regulamentações
nacionais e internac...
INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA
Diversas normas já foram implementadas,
preconizando a diminuição da exposição de
trabalhadores...
INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA
Em 2002, foi criada a Comissão de
Biossegurança em Saúde (CBS) no âmbito
do Ministério da Saúde...
NORMAS DE BIOSSEGURANÇA
Algumas regras e procedimentos de
segurança são fundamentais para eliminar
ou minimizar os acident...
NORMAS DE BIOSSEGURANÇA
A contaminação e infecção cruzada
são riscos constantes e todo profissional
precisa estar atentos ...
COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE DE
TRABALHO
Deve ser comunicado a empresa
imediatamente, quando possível pelo
acidentado ou pelo c...
COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE DE
TRABALHO
CAT com Perfuro-cortantes:
Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL
1996), as quimioprofi...
REGRAS ESPECÍFICAS DE
BIOSSEGURANÇA
A execução constate de determinadas
regras é capaz de garantir uma boa
segurança e dim...
REGRAS ESPECÍFICAS DE
BIOSSEGURANÇA
• Não estando em uso, manter todos os
frascos com material infectante fechados;
• Não ...
REGRAS ESPECÍFICAS DE
BIOSSEGURANÇA
• Não pipetar com a boca;
• Não comer, beber ou fumar no ambiente de trabalho,
assim c...
REGRAS ESPECÍFICAS DE
BIOSSEGURANÇA
• Vestir jalecos no local de trabalho e trocá-los
antes de sair;
• Desinfetar os balcõ...
REGRAS ESPECÍFICAS DE
BIOSSEGURANÇA
• Não sobrecarregar fichários, nem deixar
gavetas abertas em área de circulação;
• Não...
ENFERMAGEM DO TRABALHO
A equipe de enfermagem do trabalho é
composta por técnico de enfermagem,
enfermeiro do trabalho e m...
ENFERMAGEM DO TRABALHO
Técnico de Enfermagem do Trabalho –
Após realizar o curso de técnico,
devidamente registrado no COR...
ENFERMAGEM DO TRABALHO
Nas empresas tem aspecto preventivo e
nas atividades de urgência e emergência. O
mesmo deve conhece...
Ações do Técnico de
Enfermagem do Trabalho
• Executar as atividades de nível médio atribuídas a ele,
sob orientação e supe...
Ações do Técnico de
Enfermagem do Trabalho
• Manter em ordem os materiais e
equipamentos usados.
• Auxiliar o Enfermeiro n...
Ações do Técnico de
Enfermagem do Trabalho
• Executar tratamentos prescritos ou de rotina,
administrar medicamentos, reali...
Ações do Técnico de
Enfermagem do Trabalho
• Prestar atendimentos de primeiros socorros.
• Manter em ordem arquivos e pron...
O SUCESSO DEPENDE MAIS DE VOCÊ...
...DO QUE DOS OUTROS
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

sur

Biossegurança Slide 1 Biossegurança Slide 2 Biossegurança Slide 3 Biossegurança Slide 4 Biossegurança Slide 5 Biossegurança Slide 6 Biossegurança Slide 7 Biossegurança Slide 8 Biossegurança Slide 9 Biossegurança Slide 10 Biossegurança Slide 11 Biossegurança Slide 12 Biossegurança Slide 13 Biossegurança Slide 14 Biossegurança Slide 15 Biossegurança Slide 16 Biossegurança Slide 17 Biossegurança Slide 18 Biossegurança Slide 19 Biossegurança Slide 20 Biossegurança Slide 21 Biossegurança Slide 22 Biossegurança Slide 23 Biossegurança Slide 24 Biossegurança Slide 25
Prochain SlideShare
Aula biossegurança
Suivant
Télécharger pour lire hors ligne et voir en mode plein écran

31 j’aime

Partager

Télécharger pour lire hors ligne

Biossegurança

Télécharger pour lire hors ligne

Introdução a biossegurança em saúde

Livres associés

Gratuit avec un essai de 30 jours de Scribd

Tout voir

Biossegurança

  1. 1. BIOSSEGURANÇA ENF.ª SHEILLA SANDES CENTERP – CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM RONDON DO PARÁ 2017
  2. 2. EMENTA 17/04  INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA • Princípios da Biossegurança  NORMAS DE BIOSSEGURANÇA  COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO  REGRAS ESPECÍFICAS DE BIOSSEGURANÇA • Enfermagem do trabalho: Ações do Técnico de Enfermagem do Trabalho
  3. 3. INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA A Biossegurança consiste no conjunto de ações de prevenção, diminuição ou eliminação de riscos que possam comprometer a saúde das pessoas, do ambiente ou da qualidade do trabalho desenvolvido (HINRICHSEN, 2009).
  4. 4. INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA BIOSSEGURANÇA PROCESSO FUNCIONAL PROCESSO OPERACIONAL GRANDE IMPORTÂNCIA NA SAÚDE CONTROLE DE INFECÇÕES PROTEÇÃO DAS EQUIPES
  5. 5. INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA BIOSSEGURANÇA PROTEÇÃO DOS USUÁRIOS EM SAÚDE PROMOÇÃO DA CONSCIÊNCIA SANITÁRIA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE REDUÇÃO DOS RISCOS Á SAÚDE REDUÇÃO DE ACIDENTES OCUPACIONAIS
  6. 6. INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA O interesse pela área é observado pelo crescente número de regulamentações nacionais e internacionais para controle dos procedimentos de biotecnologia.
  7. 7. INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA Diversas normas já foram implementadas, preconizando a diminuição da exposição de trabalhadores a riscos e a prevenção de contaminação ambiental, melhorando significativamente a segurança em ambientes laboratoriais e principalmente o manuseio de materiais microbiológicos (HAMBLETON et al., 1992).
  8. 8. INTRODUÇÃO À BIOSSEGURANÇA Em 2002, foi criada a Comissão de Biossegurança em Saúde (CBS) no âmbito do Ministério da Saúde, com o objetivo de definir estratégias de atuação, avaliação e acompanhamento das ações de Biossegurança, procurando sempre o melhor entendimento entre o Ministério da Saúde e as instituições que lidam com o tema (BRASIL, 2006b).
  9. 9. NORMAS DE BIOSSEGURANÇA Algumas regras e procedimentos de segurança são fundamentais para eliminar ou minimizar os acidentes relacionados aos serviços de saúde. A prevenção é o melhor caminho para evitar a contaminação e deve servir não só para o profissional, mas também para o paciente, o pessoal auxiliar e o local de trabalho.
  10. 10. NORMAS DE BIOSSEGURANÇA A contaminação e infecção cruzada são riscos constantes e todo profissional precisa estar atentos aos perigos, observando a necessidade de institucionalização de protocolos específicos, relativos à biossegurança (CONRADO, 2008; KIMMAN et al., 2008).
  11. 11. COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO Deve ser comunicado a empresa imediatamente, quando possível pelo acidentado ou pelo chefe direto, COMUNICAR AO INSS DENTRO DE 24HS sob pena de multa da previdência social com INFORMAÇÕES DO TIPO DE ACIDENTE, LOCAL, HORA DO ACIDENTE, TESTEMUNHAS, MATERIAL QUE INFECTOU.
  12. 12. COMUNICAÇÃO DO ACIDENTE DE TRABALHO CAT com Perfuro-cortantes: Segundo o Ministério da Saúde (BRASIL 1996), as quimioprofilaxias contra HBV e HIV devem ser iniciadas até duas horas após o acidente. Em casos extremos, pode ser realizada até 24 a 36 horas depois.
  13. 13. REGRAS ESPECÍFICAS DE BIOSSEGURANÇA A execução constate de determinadas regras é capaz de garantir uma boa segurança e diminuir os possíveis riscos. Assim, para desempenhar suas funções de forma tranquila, recomenda-se adotar as seguidas regras:
  14. 14. REGRAS ESPECÍFICAS DE BIOSSEGURANÇA • Não estando em uso, manter todos os frascos com material infectante fechados; • Não se deve colocar materiais contaminados na superfície do balcão de trabalho, nem descartá-los na pia; • Não produzir aerossol desnecessariamente;
  15. 15. REGRAS ESPECÍFICAS DE BIOSSEGURANÇA • Não pipetar com a boca; • Não comer, beber ou fumar no ambiente de trabalho, assim como não estocar comida bebida nos refrigeradores ou locais de área técnica; • Não levar luvas para fora da área de trabalho, e lavar as mãos antes de sair da unidade de trabalho;
  16. 16. REGRAS ESPECÍFICAS DE BIOSSEGURANÇA • Vestir jalecos no local de trabalho e trocá-los antes de sair; • Desinfetar os balcões ao final do dia; • Cobrir cortes principalmente das mãos; • Evitar perfurações com agulhas e outros objetos pontiagudos, principalmente os sujos com sangue;
  17. 17. REGRAS ESPECÍFICAS DE BIOSSEGURANÇA • Não sobrecarregar fichários, nem deixar gavetas abertas em área de circulação; • Não abrir portas ou pegar em objetos com a mão enluvada utilizada no paciente.
  18. 18. ENFERMAGEM DO TRABALHO A equipe de enfermagem do trabalho é composta por técnico de enfermagem, enfermeiro do trabalho e médico do trabalho. Está intimamente ligado ao serviço de ambulatório da empresa.
  19. 19. ENFERMAGEM DO TRABALHO Técnico de Enfermagem do Trabalho – Após realizar o curso de técnico, devidamente registrado no COREN há uma especialização de Técnico de Enfermagem do Trabalho, segundo a NR – 3 do Ministério do Trabalho que informa que estão devidamente aptos a exercer a função.
  20. 20. ENFERMAGEM DO TRABALHO Nas empresas tem aspecto preventivo e nas atividades de urgência e emergência. O mesmo deve conhecer a empresa e os riscos laborais a qual estão expostos, buscando informações de como atuar na promoção de educação e orientação no trabalho.
  21. 21. Ações do Técnico de Enfermagem do Trabalho • Executar as atividades de nível médio atribuídas a ele, sob orientação e supervisão do Enfermeiro. • Observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas do estado de saúde dos trabalhadores, ao nível de sua competência. • Preparar o ambiente de trabalho, verificando se estão em ordem os materiais e equipamentos para a realização das atividades da equipe de saúde.
  22. 22. Ações do Técnico de Enfermagem do Trabalho • Manter em ordem os materiais e equipamentos usados. • Auxiliar o Enfermeiro nos exames diagnósticos. • Preparar o cliente para consultas e exames. • Fazer visitas domiciliares ou hospitalares em casos de acidentes de trabalho.
  23. 23. Ações do Técnico de Enfermagem do Trabalho • Executar tratamentos prescritos ou de rotina, administrar medicamentos, realizar curativos, oxigenoterapia, nebulização, aplicação de calor ou frio, aplicação de vacinas, colher materiais para exames, além de outras atribuições. • Cuidados de higiene e conforto. • Aconselhamento em matérias de saúde.
  24. 24. Ações do Técnico de Enfermagem do Trabalho • Prestar atendimentos de primeiros socorros. • Manter em ordem arquivos e prontuários. • Participar de programas de prevenção de acidentes, motivando o trabalhador a sempre ter segurança em seu ambiente de trabalho.
  25. 25. O SUCESSO DEPENDE MAIS DE VOCÊ... ...DO QUE DOS OUTROS
  • ElenMuniz2

    Aug. 25, 2021
  • FernandaDosSantos7

    Jan. 12, 2021
  • MoisesNascimento16

    Sep. 21, 2020
  • GabrielleMelo16

    Aug. 17, 2020
  • SusanaGil10

    Mar. 25, 2020
  • JessicaAmaral15

    Mar. 14, 2020
  • KtiaEduarda

    Mar. 5, 2020
  • KarlenoReis

    Sep. 18, 2019
  • liviamagalhaes357

    Aug. 1, 2019
  • MicheledeAraujo

    Apr. 22, 2019
  • HellemJamillyCorrea

    Apr. 12, 2019
  • ElainyEmilly

    Mar. 14, 2019
  • KleiaSousa1

    Mar. 13, 2019
  • AnaDleteFirmodaCosta

    Sep. 20, 2018
  • TitosBanze

    Aug. 7, 2018
  • ClaudenilsonSaraiva

    Jun. 26, 2018
  • ClesiaFranco

    Apr. 24, 2018
  • JulioSousa30

    Apr. 10, 2018
  • ValdecyCardozo

    Mar. 8, 2018
  • TatianeFernandes47

    Mar. 2, 2018

Introdução a biossegurança em saúde

Vues

Nombre de vues

7 814

Sur Slideshare

0

À partir des intégrations

0

Nombre d'intégrations

2

Actions

Téléchargements

225

Partages

0

Commentaires

0

Mentions J'aime

31

×