SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  10
O Mundo Do Trabalho e das Profissões Turma: 8ºD Agrupamento DrªLaura Ayres Escola E,B 2,3 de Quarteira Pescador Como é a sua profissão? Nº1,Nº6,Nº9,Nº10 e Nº16
 O Pescador é uma pessoa que pesca diferentes seres vivos aquáticos e que pode usar para seu próprio consumo ou vender.
O que é a pesca Pesca é a extracção de organismos aquáticos, do meio onde se desenvolveram para diversos fins, tais como a alimentação, desporto (pesca desportiva), decoração (captura de espécies ornamentais) ou para fins industriais, incluindo o fabrico de rações para o alimento de animais em criação e a produção de substâncias com interesse para a saúde, como o óleo de fígado de peixe (principalmente o óleo de fígado de bacalhau). Esta engloba a aquacultura em que as espécies capturadas são primeiro criadas em instalações apropriadas, como tanques, gaiolas ou viveiros.
Os animais aquáticos As principais espécies exploradas pelas pescas no mundo pertencem aos grupos dos peixes, dos crustáceos e dos moluscos. No entanto, são também cultivados e capturados pelo homem várias espécies de crocodilos, batráquios (sapos e rãs) , mamíferos marinhos (baleias) e algas. De acordo com "O Estado das Pescarias e da Aquacultura no Mundo", uma publicação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a produção de pescado no mundo em 2002 foi superior a 94 milhões de toneladas pela actividade extractiva e mais 50 milhões pela aquacultura. Estima-se que o pescado suporte actualmente cerca de 16% da proteína consumida pelo Homem. As pescas são igualmente um enorme fornecedor de emprego, contribuindo bastante para a economia mundial.
Pesca Da Linha Formas de pesca A pesca com linha e anzol continua a ser uma das principais formas de capturar peixe. Pelo facto do material ser de fácil aquisição, é o principal método de pesca de subsistência em rios, lagos ou junto à costa. No entanto, várias pescarias industrializadas usam este método, quer com a  lixa-de-pau, em que cada pescador segura na mão uma linha na extremidade da qual se colocam várias linhas secundárias cada uma com o seu anzol, até aos palangres de vários quilómetros de comprimento com que se pescam os atuns de profundidade. Ainda muito praticado mas com menos adeptos é a Pesca com mosca ou Fly fishing em Inglês.
Pesca com armadilhas As armadilhas de diversos tipos são também métodos de pesca muito populares desde há muito tempo. Na região Indo-Pacífica os pescadores locais constroem gaiolas em forma de V com ripas de bambu ou de folhas de palmeira, colocam-nas perto de rochas ou recifes de coral e conseguem capturar peixes de grande valor comercial. Em Portugal existe uma pesca tradicional para polvos e outros da sua família. Os "covos" são bastante utilizados na costa norte portuguesa (Matosinhos, Labruge, Vila Chã, Mindelo, Vila do Conde e outras). Estas artes de pesca, como se designam os instrumentos utilizados directamente na captura de peixe e outros animais aquáticos.
Pesca De Arrasto(realiza por um barco de nome arrastão) Um arrastão é um barco de pesca que opera redes de arrasto, ou seja, redes em forma de saco que são puxadas a uma velocidade que permite que os peixes, crustáceos ou outro tipo de pescado, sejam retidos dentro da rede. Os arrastões podem ser relativamente pequenos, barcos de 6/8 metros de comprimento, podem operar em parelha, ou seja, dois barcos puxando a mesma rede, mas podem igualmente ser grandes barcos-fábrica, por vezes operando 2 ou mais redes ao mesmo tempo. O equipamento principal para esta actividade é um ou dois guinchos que enrolam e desenrolam os cabos das portas. Os arrastões industriais podem ter longas hastes metálicas chamadas plumas, cujas pontas, abertas para os lados do navio, seguram os cabos de 2 ou mais redes, além de poderem operar como barcos-fábrica. Existem dois tipos básicos de operação das redes de arrasto: pela borda e pela popa. O arrasto pela borda exige apenas uma colocação de roldanas no convés para a ligação dos cabos com os guinchos, mas no arrasto de popa, esta parte do navio tem que estar modificada para a fácil entrada e saída da rede; nos arrastões maiores, a popa pode estar transformada numa rampa. As redes de arrasto podem ser de fundo ou de meia-água; nesta última, a quantidade de pesos e flutuadores é regulada para manter a rede à profundidade pretendida. Estas redes são usadas para capturar peixes pelágicos, como os carapaus ou sardinhas e, nos barcos mais modernos, são equipadas com sondas para detectar os cardumes e permitir acertar a altura da rede. A pesca de arrasto (pesca efectuada pelos arrastões) é alvo de legislação rígida em muitos países devido a ser muito perigosa para a conservação das espécies piscícolas, dado que o seu uso desregrado pode conduzir à extinção de várias espécies de peixes e crustáceos (mediante por exemplo o uso de malhas excessivamente finas, o que impede que os peixes juvenis possam escapar à captura.
Pesca da rede Redes de pesca são aparelhos para pescar flexíveis,construídos principalmente com panos de rede, geralmente de fibras relativamente delgadas e com malhas de tamanho menor que a menor dimensão dos peixes ou mariscos que se pretendem capturar com elas. Existem três tipos básicos de redes de pesca: As redes de arrasto; As redes de emalhar; As redes de cerco. Estes são os tipos encontrados tanto na pesca artesanal, como na industrial; no entanto, na pesca artesanal encontram-se muitas variantes destes tipos básicos. Na maioria dos países existe legislação rigorosa acerca do uso de redes pois não se deve usar redes com tamanho suficiente para capturar os peixes juvenis, pois isso impede as espécies de se reproduzirem, o que pode levar à diminuição dos stocks piscícolas e até à extinção de espécies.
poemas Os pescadores muitas vezes são lembrados por poetas. Queremos aqui deixar um poema sobre esta profissão.
POEMAS Vem o diaVem o solEstá o homem no farolMulheres choram pela vidaDaqueles que pela pesca a viram perdidaDeixam filhos desesperadosDe cada vez que seguem embarcadosTristeza de uma mulherQue não sabe se o marido voltará a verVidas guiadasPela fúria das águasVida de tristezaMarcada pela incerteza Se a pesca crescesse em ti,no quadro maçónico de querer dias em noites,ser-me-ia a alegria de família,....já vi de ti mulheres a apaixonarem-se,ventos em sucintos desmaios de criação,e nunca o mar a chorar.a pesca a crescer de ti,seriam cardos de choros por pintar,peixes-alma a nadarno céu de fosfatos invisíveis,...adormeço-me numa cidade que existe aos desmaios,a pensar em ti,deusa de riquezas comcrianças a sorrir.....

Contenu connexe

Tendances (14)

Introdução pesca
Introdução pescaIntrodução pesca
Introdução pesca
 
Geografia
GeografiaGeografia
Geografia
 
Ilha da Trindade
Ilha da TrindadeIlha da Trindade
Ilha da Trindade
 
Trabalho TIAT 109
Trabalho TIAT 109Trabalho TIAT 109
Trabalho TIAT 109
 
Ap
ApAp
Ap
 
Pesca
Pesca Pesca
Pesca
 
A pesca
A pescaA pesca
A pesca
 
Pesca
PescaPesca
Pesca
 
Tipos de Pesca - Apresentação Oral - Geografia A 10º Ano
Tipos de Pesca - Apresentação Oral - Geografia A 10º AnoTipos de Pesca - Apresentação Oral - Geografia A 10º Ano
Tipos de Pesca - Apresentação Oral - Geografia A 10º Ano
 
A heroica pesca do bacalhau
A heroica pesca do bacalhauA heroica pesca do bacalhau
A heroica pesca do bacalhau
 
Pesca em portugal
Pesca em portugalPesca em portugal
Pesca em portugal
 
Barcos De Pesca
Barcos De PescaBarcos De Pesca
Barcos De Pesca
 
Pesca
PescaPesca
Pesca
 
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_
2. impactes e_solucoes_-pesca_fil_eminimizer_
 

En vedette

Apadrinamientos lectores
Apadrinamientos lectoresApadrinamientos lectores
Apadrinamientos lectoresCrispinilla
 
Cap14 pro resp_ee_vol.01
Cap14 pro resp_ee_vol.01Cap14 pro resp_ee_vol.01
Cap14 pro resp_ee_vol.01Luciane Soares
 
world communicate – fale grátis pelo seu celular
world communicate – fale grátis pelo seu celularworld communicate – fale grátis pelo seu celular
world communicate – fale grátis pelo seu celularangelamiw
 
Uso de la red por los jóvenes
Uso de la red por los jóvenesUso de la red por los jóvenes
Uso de la red por los jóvenesalvarolop99
 
Eua história
Eua   históriaEua   história
Eua história4grupo4
 
Cuidados para el carro
Cuidados para el carroCuidados para el carro
Cuidados para el carroMario Rivera
 
AXPE Consulting: news septiembre 2013
AXPE Consulting: news septiembre 2013 AXPE Consulting: news septiembre 2013
AXPE Consulting: news septiembre 2013 AXPE Consulting
 
Capitalismo e espaço global 2
Capitalismo e espaço global 2Capitalismo e espaço global 2
Capitalismo e espaço global 2wilson mousinho
 
Apresentação primavera
Apresentação primaveraApresentação primavera
Apresentação primaveralarabaptista
 
Net impact projetos_start_promoção2011v1
Net impact projetos_start_promoção2011v1Net impact projetos_start_promoção2011v1
Net impact projetos_start_promoção2011v1Henrique da Silva
 

En vedette (20)

019 o convite de cristo
019   o convite de cristo019   o convite de cristo
019 o convite de cristo
 
Apadrinamientos lectores
Apadrinamientos lectoresApadrinamientos lectores
Apadrinamientos lectores
 
Cap14 pro resp_ee_vol.01
Cap14 pro resp_ee_vol.01Cap14 pro resp_ee_vol.01
Cap14 pro resp_ee_vol.01
 
Pré - apresentação
Pré - apresentaçãoPré - apresentação
Pré - apresentação
 
world communicate – fale grátis pelo seu celular
world communicate – fale grátis pelo seu celularworld communicate – fale grátis pelo seu celular
world communicate – fale grátis pelo seu celular
 
Uso de la red por los jóvenes
Uso de la red por los jóvenesUso de la red por los jóvenes
Uso de la red por los jóvenes
 
Eua história
Eua   históriaEua   história
Eua história
 
Rocas
RocasRocas
Rocas
 
013 jesus comprou-me
013   jesus comprou-me013   jesus comprou-me
013 jesus comprou-me
 
Cuidados para el carro
Cuidados para el carroCuidados para el carro
Cuidados para el carro
 
AXPE Consulting: news septiembre 2013
AXPE Consulting: news septiembre 2013 AXPE Consulting: news septiembre 2013
AXPE Consulting: news septiembre 2013
 
H educ8-escola
H educ8-escolaH educ8-escola
H educ8-escola
 
Portugal vale a pena!
Portugal vale a pena!Portugal vale a pena!
Portugal vale a pena!
 
Capitalismo e espaço global 2
Capitalismo e espaço global 2Capitalismo e espaço global 2
Capitalismo e espaço global 2
 
057 vivifica-nos, senhor
057   vivifica-nos, senhor057   vivifica-nos, senhor
057 vivifica-nos, senhor
 
Que es internet
Que es internetQue es internet
Que es internet
 
Apresentação primavera
Apresentação primaveraApresentação primavera
Apresentação primavera
 
Amor
AmorAmor
Amor
 
Net impact projetos_start_promoção2011v1
Net impact projetos_start_promoção2011v1Net impact projetos_start_promoção2011v1
Net impact projetos_start_promoção2011v1
 
Solidos geometricos 5b edu allan
Solidos geometricos 5b edu allanSolidos geometricos 5b edu allan
Solidos geometricos 5b edu allan
 

Similaire à Powerpoint pescador

Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãOAnimais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãOlisetemouta
 
A Pesca! Atividades Económicas
A Pesca! Atividades EconómicasA Pesca! Atividades Económicas
A Pesca! Atividades EconómicasAndre Alves
 
Marine Fish Farming in Vietnam (in Portuguese)
Marine Fish Farming in Vietnam (in Portuguese)Marine Fish Farming in Vietnam (in Portuguese)
Marine Fish Farming in Vietnam (in Portuguese)Alberto Nunes
 
A Pesca Na Reserva Natural Das Lagoas De
A Pesca Na Reserva Natural Das Lagoas DeA Pesca Na Reserva Natural Das Lagoas De
A Pesca Na Reserva Natural Das Lagoas Devalliajonas
 
Geografia 10ºC/ BE
Geografia 10ºC/  BEGeografia 10ºC/  BE
Geografia 10ºC/ BEBiblioteia
 
Tarefa 7 - Informática Educativa II
Tarefa 7 - Informática Educativa IITarefa 7 - Informática Educativa II
Tarefa 7 - Informática Educativa IIpascastro
 
Tartarugas marinhas
Tartarugas marinhasTartarugas marinhas
Tartarugas marinhasLuis Torre
 
Tartarugas Marinhas CóPia
Tartarugas Marinhas   CóPiaTartarugas Marinhas   CóPia
Tartarugas Marinhas CóPiarukka
 
Tartarugas Marinhas CóPia
Tartarugas Marinhas   CóPiaTartarugas Marinhas   CóPia
Tartarugas Marinhas CóPiarukka
 
Petinga e-jaquinzinhos-fora-do-prato
Petinga e-jaquinzinhos-fora-do-pratoPetinga e-jaquinzinhos-fora-do-prato
Petinga e-jaquinzinhos-fora-do-pratooceantica
 
Livro O xerife da ria formosa
Livro O xerife da ria formosaLivro O xerife da ria formosa
Livro O xerife da ria formosaSandraMarques132
 
Manuel sobre Camarões e crustáceos ornamentais.
Manuel sobre Camarões e crustáceos ornamentais.Manuel sobre Camarões e crustáceos ornamentais.
Manuel sobre Camarões e crustáceos ornamentais.Aquarium Group
 
Manual sera-os-aquarios-de-agua-salgada
Manual sera-os-aquarios-de-agua-salgadaManual sera-os-aquarios-de-agua-salgada
Manual sera-os-aquarios-de-agua-salgadajlna
 

Similaire à Powerpoint pescador (20)

Ap
ApAp
Ap
 
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãOAnimais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
Animais Marinhos Em Vias De ExtinçãO
 
A pesca esrp
A pesca esrpA pesca esrp
A pesca esrp
 
G
GG
G
 
A Pesca! Atividades Económicas
A Pesca! Atividades EconómicasA Pesca! Atividades Económicas
A Pesca! Atividades Económicas
 
A Pesca
A PescaA Pesca
A Pesca
 
Marine Fish Farming in Vietnam (in Portuguese)
Marine Fish Farming in Vietnam (in Portuguese)Marine Fish Farming in Vietnam (in Portuguese)
Marine Fish Farming in Vietnam (in Portuguese)
 
A Pesca Na Reserva Natural Das Lagoas De
A Pesca Na Reserva Natural Das Lagoas DeA Pesca Na Reserva Natural Das Lagoas De
A Pesca Na Reserva Natural Das Lagoas De
 
Geografia 10ºC/ BE
Geografia 10ºC/  BEGeografia 10ºC/  BE
Geografia 10ºC/ BE
 
Tarefa 7 - Informática Educativa II
Tarefa 7 - Informática Educativa IITarefa 7 - Informática Educativa II
Tarefa 7 - Informática Educativa II
 
Tartarugas marinhas
Tartarugas marinhasTartarugas marinhas
Tartarugas marinhas
 
Tartarugas Marinhas CóPia
Tartarugas Marinhas   CóPiaTartarugas Marinhas   CóPia
Tartarugas Marinhas CóPia
 
Tartarugas Marinhas CóPia
Tartarugas Marinhas   CóPiaTartarugas Marinhas   CóPia
Tartarugas Marinhas CóPia
 
Pesca
PescaPesca
Pesca
 
cavalo marinho
cavalo marinhocavalo marinho
cavalo marinho
 
Petinga e-jaquinzinhos-fora-do-prato
Petinga e-jaquinzinhos-fora-do-pratoPetinga e-jaquinzinhos-fora-do-prato
Petinga e-jaquinzinhos-fora-do-prato
 
Livro O xerife da ria formosa
Livro O xerife da ria formosaLivro O xerife da ria formosa
Livro O xerife da ria formosa
 
Pescas 2011
Pescas 2011Pescas 2011
Pescas 2011
 
Manuel sobre Camarões e crustáceos ornamentais.
Manuel sobre Camarões e crustáceos ornamentais.Manuel sobre Camarões e crustáceos ornamentais.
Manuel sobre Camarões e crustáceos ornamentais.
 
Manual sera-os-aquarios-de-agua-salgada
Manual sera-os-aquarios-de-agua-salgadaManual sera-os-aquarios-de-agua-salgada
Manual sera-os-aquarios-de-agua-salgada
 

Powerpoint pescador

  • 1. O Mundo Do Trabalho e das Profissões Turma: 8ºD Agrupamento DrªLaura Ayres Escola E,B 2,3 de Quarteira Pescador Como é a sua profissão? Nº1,Nº6,Nº9,Nº10 e Nº16
  • 2. O Pescador é uma pessoa que pesca diferentes seres vivos aquáticos e que pode usar para seu próprio consumo ou vender.
  • 3. O que é a pesca Pesca é a extracção de organismos aquáticos, do meio onde se desenvolveram para diversos fins, tais como a alimentação, desporto (pesca desportiva), decoração (captura de espécies ornamentais) ou para fins industriais, incluindo o fabrico de rações para o alimento de animais em criação e a produção de substâncias com interesse para a saúde, como o óleo de fígado de peixe (principalmente o óleo de fígado de bacalhau). Esta engloba a aquacultura em que as espécies capturadas são primeiro criadas em instalações apropriadas, como tanques, gaiolas ou viveiros.
  • 4. Os animais aquáticos As principais espécies exploradas pelas pescas no mundo pertencem aos grupos dos peixes, dos crustáceos e dos moluscos. No entanto, são também cultivados e capturados pelo homem várias espécies de crocodilos, batráquios (sapos e rãs) , mamíferos marinhos (baleias) e algas. De acordo com "O Estado das Pescarias e da Aquacultura no Mundo", uma publicação da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a produção de pescado no mundo em 2002 foi superior a 94 milhões de toneladas pela actividade extractiva e mais 50 milhões pela aquacultura. Estima-se que o pescado suporte actualmente cerca de 16% da proteína consumida pelo Homem. As pescas são igualmente um enorme fornecedor de emprego, contribuindo bastante para a economia mundial.
  • 5. Pesca Da Linha Formas de pesca A pesca com linha e anzol continua a ser uma das principais formas de capturar peixe. Pelo facto do material ser de fácil aquisição, é o principal método de pesca de subsistência em rios, lagos ou junto à costa. No entanto, várias pescarias industrializadas usam este método, quer com a lixa-de-pau, em que cada pescador segura na mão uma linha na extremidade da qual se colocam várias linhas secundárias cada uma com o seu anzol, até aos palangres de vários quilómetros de comprimento com que se pescam os atuns de profundidade. Ainda muito praticado mas com menos adeptos é a Pesca com mosca ou Fly fishing em Inglês.
  • 6. Pesca com armadilhas As armadilhas de diversos tipos são também métodos de pesca muito populares desde há muito tempo. Na região Indo-Pacífica os pescadores locais constroem gaiolas em forma de V com ripas de bambu ou de folhas de palmeira, colocam-nas perto de rochas ou recifes de coral e conseguem capturar peixes de grande valor comercial. Em Portugal existe uma pesca tradicional para polvos e outros da sua família. Os "covos" são bastante utilizados na costa norte portuguesa (Matosinhos, Labruge, Vila Chã, Mindelo, Vila do Conde e outras). Estas artes de pesca, como se designam os instrumentos utilizados directamente na captura de peixe e outros animais aquáticos.
  • 7. Pesca De Arrasto(realiza por um barco de nome arrastão) Um arrastão é um barco de pesca que opera redes de arrasto, ou seja, redes em forma de saco que são puxadas a uma velocidade que permite que os peixes, crustáceos ou outro tipo de pescado, sejam retidos dentro da rede. Os arrastões podem ser relativamente pequenos, barcos de 6/8 metros de comprimento, podem operar em parelha, ou seja, dois barcos puxando a mesma rede, mas podem igualmente ser grandes barcos-fábrica, por vezes operando 2 ou mais redes ao mesmo tempo. O equipamento principal para esta actividade é um ou dois guinchos que enrolam e desenrolam os cabos das portas. Os arrastões industriais podem ter longas hastes metálicas chamadas plumas, cujas pontas, abertas para os lados do navio, seguram os cabos de 2 ou mais redes, além de poderem operar como barcos-fábrica. Existem dois tipos básicos de operação das redes de arrasto: pela borda e pela popa. O arrasto pela borda exige apenas uma colocação de roldanas no convés para a ligação dos cabos com os guinchos, mas no arrasto de popa, esta parte do navio tem que estar modificada para a fácil entrada e saída da rede; nos arrastões maiores, a popa pode estar transformada numa rampa. As redes de arrasto podem ser de fundo ou de meia-água; nesta última, a quantidade de pesos e flutuadores é regulada para manter a rede à profundidade pretendida. Estas redes são usadas para capturar peixes pelágicos, como os carapaus ou sardinhas e, nos barcos mais modernos, são equipadas com sondas para detectar os cardumes e permitir acertar a altura da rede. A pesca de arrasto (pesca efectuada pelos arrastões) é alvo de legislação rígida em muitos países devido a ser muito perigosa para a conservação das espécies piscícolas, dado que o seu uso desregrado pode conduzir à extinção de várias espécies de peixes e crustáceos (mediante por exemplo o uso de malhas excessivamente finas, o que impede que os peixes juvenis possam escapar à captura.
  • 8. Pesca da rede Redes de pesca são aparelhos para pescar flexíveis,construídos principalmente com panos de rede, geralmente de fibras relativamente delgadas e com malhas de tamanho menor que a menor dimensão dos peixes ou mariscos que se pretendem capturar com elas. Existem três tipos básicos de redes de pesca: As redes de arrasto; As redes de emalhar; As redes de cerco. Estes são os tipos encontrados tanto na pesca artesanal, como na industrial; no entanto, na pesca artesanal encontram-se muitas variantes destes tipos básicos. Na maioria dos países existe legislação rigorosa acerca do uso de redes pois não se deve usar redes com tamanho suficiente para capturar os peixes juvenis, pois isso impede as espécies de se reproduzirem, o que pode levar à diminuição dos stocks piscícolas e até à extinção de espécies.
  • 9. poemas Os pescadores muitas vezes são lembrados por poetas. Queremos aqui deixar um poema sobre esta profissão.
  • 10. POEMAS Vem o diaVem o solEstá o homem no farolMulheres choram pela vidaDaqueles que pela pesca a viram perdidaDeixam filhos desesperadosDe cada vez que seguem embarcadosTristeza de uma mulherQue não sabe se o marido voltará a verVidas guiadasPela fúria das águasVida de tristezaMarcada pela incerteza Se a pesca crescesse em ti,no quadro maçónico de querer dias em noites,ser-me-ia a alegria de família,....já vi de ti mulheres a apaixonarem-se,ventos em sucintos desmaios de criação,e nunca o mar a chorar.a pesca a crescer de ti,seriam cardos de choros por pintar,peixes-alma a nadarno céu de fosfatos invisíveis,...adormeço-me numa cidade que existe aos desmaios,a pensar em ti,deusa de riquezas comcrianças a sorrir.....