Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Skinner slides

17 163 vues

Publié le

  • Identifiez-vous pour voir les commentaires

Skinner slides

  1. 1.  Conduziu trabalhos pioneirosem psicologia experimental e foio propositor do BehaviorismoRadical; A base do trabalho de Skinnerrefere-se a compreensão docomportamento humanoatravés do comportamentooperante; Adotava práticas experimentaisderivadas de física e outrasciências.
  2. 2.  Outros estudos do autor referem-se aocomportamento verbal humano e a aprendizagem; Quando criança, freqüentou o mesmo ginásio ondeseus pais haviam estudado; Passou anos tentando construir uma máquina demovimento perpétuo. Também tinha interessepelo comportamento dos animais. Lia muito sobre elese mantinha tartarugas, cobras, lagartos, sapos eesquilos listrados. Numa feira rural, ele observou certodia, um bando de pombos numa apresentação; anosmais tarde, ele treinaria essas aves para realizar umavariedade de comportamentos.
  3. 3.  A conselho de um amigo de família, Skinner sematriculou no Hamilton College de Nova York. Eleescreveu:“Nunca me adaptei à vida de estudante. Ingresseinuma fraternidade acadêmica sem saber do que setratava. Não era bom nos esportes e sofria muitoquando as minhas canelas eram atingidas no hóqueisobre o gelo ou quando melhores jogadoresde basquete faziam tabela na minha cabeça… Numartigo que escrevi no final do meu ano decalouro, reclamei de que o colégio me obrigava acumprir exigências desnecessárias (uma delas era apresença diária na capela) e que quase nenhuminteresse intelectual era demonstrado pela maioria dosalunos. No meu último ano, eu era um rebeldedeclarado”.
  4. 4.  Revolta de Skinner; Durante dois anos depois da formatura, Skinnerdedicou-se a escrever, mas acabou se desiludindocom sua falta de habilidade literária; Essa falta de sucesso como escritor o deixou tãodesesperado que pensou em consultar um psiquiatra; Em 1928, inscreveu-se na pós-graduaçãode psicologia em Harvard, embora nunca tivesseestudado psicologia antes.
  5. 5. Em seus últimos anos de vida, Skinner construiu, no porãode sua casa, a "caixa de Skinner" – um ambientecontrolado que propiciava reforço positivo. Ele dormiaali num tanque plástico amarelo, de tamanho apenassuficiente para conter um colchão, algumas prateleirasde livros e um pequeno televisor; Morreu em 18 de Agosto de 1990.
  6. 6.  Foi a principal contribuição de Skinner para aPsicologia;Descreve um tipo de relação entre as respostas dosorganismos e o ambiente; O comportamento operante descreve uma relaçãoonde uma resposta que gera uma conseqüência, tema sua probabilidade de ocorrer novamente em umcontexto semelhante.
  7. 7. O behaviorismo radical vai entender o comportamento do serhumano e dos outros organismos como uma interação entreestímulos do ambiente e respostas do organismo, sendodeterminado por três tipos de seleção:Filogenética, ontogenética e cultural. A seleção filogenética se refere aos repertórioscompartilhados por uma mesma espécie, o qual édeterminado pela história evolutiva da mesma; A seleção ontogenética se refere ao repertório particular decada indivíduo ou organismo, o qual é determinado por suahistória de vida; A seleção cultural se refere ao repertório compartilhado porindivíduos de uma mesma cultura, sendo este de maiorimportância para compreender o comportamento humanoe de outros animais que apresentam algum tipo decomportamento social.
  8. 8.  Ele criou a “caixa de Skinner”, onde era colocadoum rato privado de alimento. Naturalmente, o ratoemitia vários comportamentos aleatoriamente equando ele se aproximava de uma barrinha pertoda parede, Skinner introduzia uma gota d’água nacaixa através de um mecanismo e o rato a bebia. Foi observado que os comportamentos do ratoque eram seguidos de um estímulo reforçador (aágua) aumentavam de frequência. Com esteprincípio Skinner passou a modelar diferentespadrões comportamentais em diferentes espécies.
  9. 9.  Skinner chegou a estudar oefeito da liberação de alimentoem intervalos de tempo fixo evariável a pombos; Ele observou que ospombos, durante algum tempopassavam a se comportarcomo se a comida estivesseassociada ao que eles estavamfazendo.
  10. 10.  Muitos não gostam de ver o comportamentohumano ser explicado através de leis científicas,muito menos em pesquisas de laboratório. Deste modo, a psicologia comportamental éfrequentemente mal interpretada e rotulada desuperficial, mecanicista ou até manipuladora.
  11. 11.  Foram fortes especialmente nas décadas de 1960 e1970, após seu livro Walden II ter-se tornado sucesso devendas, atraindo admiradores e contestadores. Asidéias de Skinner foram em especial confrontadas comas idéias de Carl Rogers; Skinner defende um modelo de educação queparte do meio para o indivíduo enquanto Rogersdefende que a educação deve ser feita doindivíduo para o meio.
  12. 12.  Ao final entendemos que Skinner deu suacontribuição para o avanço da psicologiacomportamentalista (Behaviorismo), emboratenha sofrido duras criticas, pelo fato de seusexperimentos serem “manipulados”. Segundo elesua pesquisa baseia-se no “ComportamentoOperante”, que segundo ele afirmava, nãomanipulava seus experimentos apenas forneciaestímulos. Assim ele deixou sua contribuição paradiversas áreas de ciência.

×