Publicité

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série Port TBC Ivair 14 11 Semana 33.pptx

16 Nov 2022
Publicité

Contenu connexe

Plus de GernciadeProduodeMat(20)

Publicité

LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS 1ª Série Port TBC Ivair 14 11 Semana 33.pptx

  1. LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS LÍNGUA PORTUGUESA Professor Ivair Alves de Souza Ensino Médio 2022
  2. OBJETIVO DE APRENDIZAGEM DO DC-GOEM OBJETO DE CONHECIMENTO HABILIDADES SAEB/SAEGO 2022 Reconhecer o assunto em um texto. Inferir o sentido de uma palavra ou expressão a partir do contexto. Reconhecer o sentido das relações lógicas-discursivas de um texto. Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos morfossintáticos. Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros. (GO-EMLP06D) Reconhecer os diferentes recursos da linguagem verbal e não verbal em diferentes tipologias textuais e diferentes gêneros discursivos, descrevendo os recursos utilizados na elaboração dos textos para analisar os efeitos de sentido desses usos linguísticos na construção de sentido. Estratégias de leitura e compreensão de textos. Intertextualidade. HABILIDADE DA BNCC (EM13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico de língua.
  3. 2022 GÊNEROS TEXTUAIS “Gênero textual é um conceito que busca compreender e explicar a materialização dos inúmeros textos que utilizamos na vida diária, desde mensagens telefônicas e posts em redes sociais até entrevistas de emprego, artigos científicos e outros.” Disponível em: http://gg.gg/12k4bk. Acesso em: 04 out. 2022.
  4. 2022 INTERTEXTUALIDADE “A intertextualidade é um recurso realizado entre textos, ou seja, é a influência e relação que um estabelece sobre o outro. [...] Grosso modo, a intertextualidade é o diálogo entre textos, de forma que essa relação pode ser estabelecida entre as produções textuais que apresentem diversas linguagens (visual, auditiva, escrita), sendo expressa nas artes (literatura, pintura, escultura, música, dança, cinema), propagandas publicitárias, programas televisivos, provérbios, charges, dentre outros.” Disponível em: http://gg.gg/12k4be. Acesso em: 03 nov. 2022.
  5. 2022 “De acordo com a referência utilizada pela intertextualidade ela é dividida em dois tipos: 1. Intertextualidade explícita: nota-se logo o intertexto na superfície textual, ou seja, geralmente há citação da fonte original; 2. Intertextualidade implícita: não se encontra de imediato o intertexto aplicado, ou seja, é necessária maior atenção do leitor, uma vez que não aparece a citação do texto-fonte.” Disponível em: http://gg.gg/12k4be. Acesso em: 03 nov. 2022.
  6. 2022 Intertextualidade na Literatura “Fenômeno recorrente nas produções literárias, segue[m] alguns exemplos de intertextualidade. O poema de Casimiro de Abreu (1839-1860), “Meus oito anos”, escrito no século XIX, é um dos textos que gerou inúmeros exemplos de intertextualidade, como é o caso da paródia de Oswald de Andrade “Meus oito anos”, escrito no século XX:” Texto Original “Oh! que saudades que tenho Da aurora da minha vida, Da minha infância querida Que os anos não trazem mais! Que amor, que sonhos, que flores, Naquelas tardes fagueiras À sombra das bananeiras, Debaixo dos laranjais!” (Casimiro de Abreu, “Meus oito anos”) Paródia “Oh que saudades que eu tenho Da aurora de minha vida Das horas De minha infância Que os anos não trazem mais Naquele quintal de terra! Da rua de Santo Antônio Debaixo da bananeira Sem nenhum laranjais” (Oswald de Andrade) Disponível em: http://gg.gg/12k4be. Acesso em: 03 nov. 2022.
  7. 2022 SOUSA, Maurício de. O Estado de S. Paulo, 11 fev. 2006. Disponível em: http://gg.gg/12k4br. Acesso em: 03 nov. 2022.
  8. 2022 “Outro exemplo é o poema de Gonçalves Dias (1823-1864) intitulado Canção do Exílio o qual já rendeu inúmeras versões.” Texto Original “Minha terra tem palmeiras Onde canta o sabiá, As aves que aqui gorjeiam Não gorjeiam como lá.” Gonçalves Dias, “Canção do exílio”. Paródia “Minha terra tem palmares onde gorjeia o mar os passarinhos daqui não cantam como os de lá.” Oswald de Andrade, “Canto de regresso à pátria”. Paráfrase “Meus olhos brasileiros se fecham saudosos Minha boca procura a ‘Canção do Exílio’. Como era mesmo a ‘Canção do Exílio’? Eu tão esquecido de minha terra... Ai terra que tem palmeiras Onde canta o sabiá!” Carlos Drummond de Andrade, “Europa, França e Bahia”. Disponível em: http://gg.gg/12k4be. Acesso em: 03 nov. 2022.
  9. 2022 “Predição - A predição é o ato de prever ou antecipar o que será abordado, com base nas informações explícitas do texto (título, autor, palavras, índices) ou até conhecimento já existente que pode ser útil para facilitar a compreensão. [...] ESTRATÉGIAS DE LEITURA Analisar a estrutura do texto - Ao avaliar a estrutura textual, identificando aspectos como o cenário, personagens, problema, ação, tema, resultados, todas as características presentes, é possível fazer uma associação entre esses elementos e o conteúdo estudado. Representação visual - Assim como recordar os elementos facilita a absorção do conteúdo, formar uma imagem mental do que foi lido, auxilia na compreensão, principalmente quando o texto é muito extenso.” Disponível em: http://gg.gg/12k4ce. Acesso em: 03 nov. 2022.
  10. 2022 Disponível em: https://tinyurl.com/GEPROMLPIV1128. Acesso em: 04. out. 2022. Notícia Reportagem Editorial Artigo de opinião Crônica Charge Classificados Entrevista Gêneros Textuais
  11. 2022 Desiguais na fisionomia, na cor e na raça, o que lhes assegura identidade peculiar, são iguais enquanto frente de trabalho. Num dos cantos, as chaminés das indústrias se alçam verticalmente. No mais, em todo o quadro, rostos colados, um ao lado do outro, em pirâmide que tende a se prolongar infinitamente, como mercadoria que se acumula, pelo quadro afora. Nádia Gotlib. Tarsila do Amaral, a modernista. O texto aponta no quadro de Tarsila do Amaral um tema que também se encontra nos versos transcritos em: (A) “Pensem nas meninas/ Cegas inexatas/ Pensem nas mulheres/ Rotas alteradas.” (Vinícius de Moraes) (B) “Somos muitos severinos/ iguais em tudo e na sina:/ a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima.” (João Cabral de Melo Neto) (C) “O funcionário público não cabe no poema/ com seu salário de fome/ sua vida fechada em arquivos.” (Ferreira Gullar) (D) “Não sou nada./ Nunca serei nada./ Não posso querer ser nada./À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa) (E) “Os inocentes do Leblon/ Não viram o navio entrar (...)/ Os inocentes, definitivamente inocentes/ tudo ignoravam,/ mas a areia é quente, e há um óleo suave que eles passam pelas costas, e aquecem.” (Carlos Drummond de Andrade) (B) “Somos muitos severinos/ iguais em tudo e na sina:/ a de abrandar estas pedras/ suando-se muito em cima.” (João Cabral de Melo Neto) (ENEM/2003-Adaptada)
  12. DICAS DO TIO IVAIR  Leitura e compreensão.  Intertextualidade. 2022
  13. Forte abraço! Beijo no coração! 2022
  14. 2022
Publicité