SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  59
Télécharger pour lire hors ligne
 
 
 
 
República romana Império Romano Império Romano do Ocidente Império Romano do Oriente
 
 
 
 
 
 
 
 
 
As estradas permitiam:  a) o governo e a administração, facilitando a deslocação de funcionários; b) a segurança, possibilitando a deslocação mais rápida do Exército; c) a economia, com a melhor circulação de comerciantes e mercadorias.
 
A expansão romana impôs a mesma língua – o Latim - a dezenas de povos diferentes, possibilitando a comunicação entre eles. O Latim originou as modernas línguas latinas, como o Português, o Castelhano, o Catalão, o Francês, o Italiano e o Romeno. Latim aquam legem populum Português água lei povo Italiano acqua legge populo Francês eau loi peuple Romeno apa lege popor Castelhano agua ley pueblo
Imperador Caracala (séc. III d.C.)
Eu sou a autoridade suprema e tenho de ser homenageado como um deus por todos os habitantes. Esta regra religiosa  é obrigatória no Império…! O 1º Imperador, Octávio César Augusto
Porque se designa a economia romana de comercial e monet á ria?
Se fosses um comerciante grego do século I que produtos poderias exportar para a Hispânia? E que produtos importarias de lá?
[object Object],Navio mercante:  transportava cereais provindos do Norte de África para abastecer a cidade de Roma que teria então um milhão de habitantes . Ânforas romanas:  eram utilizadas para transportar vinho, azeite ou garum nos porões dos barcos.
Rua comercial   de Pompeia :  as lojas e oficinas dos artesãos ficavam no rés-do-chão e as casas para habitação, nos pisos superiores. Repara nos blocos de pedra colocados na calçada. Para que serviriam?
Rua de uma cidade . As lojas e tabernas encontram-se no piso térreo e as casa das famílias mais humildes ocupam os pisos superiores. Repara nas paredes pintadas com anúncios de eleições, de lutas de gladiadores.
Nós somos plebeus. Desde pequenos proprietários  e  comerciantes, a artesãos, desempregados, somos o maior grupo social do Império. Para vivermos mais desafogados tornamo-nos clientes da gente rica. É que eles precisam do nosso voto…! E cargos militares também!! De entre nós há muitos  negociantes ligados ao comércio, à banca e às obras públicas Somos “pau para toda a obra”: serviço doméstico, trabalho no campo, nas minas, no artesanato e, até como secretários, médicos ou engenheiros, (os mais cultos, claro!). Com sorte e um bom dono, alguns de nós podem chegar a libertos.
Somos  senadores  e, por isso, dirigimos a política externa, os tratados e relações diplomáticas com outros povos, e nomeamos os governadores das províncias. Também propomos leis às Assembleias de Cidadãos (os Comícios).
Vivemos desafogadamente. Somos a ordem social mais rica e influente, embora o Imperador nos tenha retirado vários poderes, com receio de lhe fazermos frente!
 
Jardim da casa Vetii, em Pompeia. Observam-se as pinturas a fresco nas paredes.
Veja se lhe agrada esta! Temos aqui mais tecidos e almofadas!
As ´´insulas” (ilhas) eram prédios que podiam ter 5 pisos. Lojas e tabernas encontravam-se no rés-do-chão. Logo acima, famílias remediadas e nos andares mais altos habitavam os mais pobres. As habitações, alugadas, tinham uma ou duas divisões e as latrinas eram comuns a todos os moradores. Os incêndios e desmoronamentos eram frequentes. (v. p.91)
O Fórum era considerado o coração da cidade, quer do ponto de vista  religioso, quer político, económico e de convívio.  Os imperadores tentavam deixar nele a sua marca pessoal, como forma de ganhar popularidade e deixar a sua marca na História.
 
1. Basílica de Maxêncio e Constantino 2. Templo da Paz 3. Templo de Antonino e Faustino 4. Templo de Vénus e de Roma 5. Arco  do triunfo de Tito 6. Templo de Vesta 7. Templo de Júlio César 8. Templo dos Dióscuros 9. Basílica Júlia (tribunal) 10. Templo de Saturno 11. Arco do triunfo de Septímio Severo 12. Cúria ou Casa do Senado 13. Basílica Emília (tribunal e local de reuniões públicas) 14. Via Sacra Ao longo das ruas, existiam lojas de comércio e oficinas .
 
 
 
Os Romanos levantavam-se cedo, com o nascer do Sol. Após lavar a cara, comiam uma refeição simples de queijo, pão e água. Os mais humildes iam trabalhar e os mais abastados ficavam em casa a resolver os seus negócios e a receber os seus dependentes (clientes). Muitas vezes passeavam pelo fórum (praça pública) para conversar, conviver e conhecer as novidades. Almoçava-se à base de carne fria, legumes, fruta e vinho. À tarde os homens apreciavam ir às termas (balneários  públicos), cuja manhã era destinada às mulheres. À noite decorria a refeição principal, a ceia, que os mais ricos aproveitavam para fazer banquetes de convívio. Os mais humildes deitavam-se muitas vezes ao pôr do Sol. (v. docs. pp.90-91)
Termas de Bath (Inglaterra) . As termas eram muito frequentadas por doentes para fazer tratamentos devido à qualidade medicinal das suas águas. Ainda hoje são utilizadas para os mesmos fins.
Banhos públicos:  aqui apenas podes observar homens. As mulheres também frequentavam os banhos mas em horários diferentes, normalmente de manhã. Em 33 a.C. havia 170 balneários públicos em Roma.
 
[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],Senado As suas atribuições foram muito reduzidas. Amplia, porém, o seu poder legislativo. Comícios Perdem o poder judicial e legislativo. Supremo sacerdote (Pontífice Máximo) Legislador Comandante  supremo  do exército Nomeia Propõe ao Senado
A religião romana apresentava muitas semelhanças com a grega, da qual recebeu influência.  Gregos Romanos Atributos Zeus Hera Apolo Hefesto Ares Poseidon Ártemis Atena Afrodite Hermes Júpiter Juno Apolo Vulcano Marte Neptuno Diana Minerva Vénus Mercúrio Céu, tempestades Casamento Sol e artes Fogo, artesãos Guerra Mar Lua e caça Sabedoria Beleza e amor Comércio, viagens
Faziam-se sacrifícios animais como oferendas aos deuses. Havia sacerdotes especializados em prever o futuro através das entranhas dos animais sacrificados e do voo de determinadas aves.
Prestava-se culto aos espíritos dos antepassados ( deuses Manes) e deuses da casa (Lares e Penates).
No período imperial impôs-se o  culto ao imperador,  que passou a ser divinizado como um deus, erguendo-se-lhe templos, a usar o título de Augusto, que significa divino e a ser o  supremo sacerdote.
Nos  templos das cidades , dirigidos por  sacerdotes , os Romanos cultuavam os  deuses.
Aqueles que podiam, mandavam os filhos aos 6 ou 7 anos estudar com mestres que os ensinavam a ler, escrever, contar e resolver problemas.  Mais tarde, podiam aprender grego, literatura e retórica, para aprender a discursar em público. A boa preparação física também era muito valorizada (“mente sã em corpo são”).
As raparigas não costumavam ir à escola. Aprendiam a fiar, tecer, cozer, cozinhar e gerir a casa. Não escolhiam o noivo, pois o casamento era combinado pelos pais. Traje feminino:  túnica interior sobreposta de uma túnica de lã ou linho. As mulheres mais ricas usavam-nas feitas de seda chinesa ou algodão indiano.
Os Romanos valorizaram o  urbanismo , o espaço da cidade era planeado de acordo com as necessidades dos seus habitantes .
Aqui se realizavam espectáculos como lutas de gladiadores, de animais e de homens contra animais.  Chegaram a fazer-se recriações de batalhas navais, após encher a arena de água. Tinha  capacidade para mais de 50 mil pessoas.
Recinto onde se realizavam corridas de carruagens (principalmente quadrigas), o espectáculo mais apreciado pelos Romanos. Tinha capacidade para 250 mil pessoas.
Corrida de quadrigas. Existiam 4 equipas principais: os vermelhos, os azuis, os verdes e os brancos. Despertavam forte entusiasmo e faziam-se apostas a dinheiro para adivinhar os vencedores.
Aqueduto  de Segóvia (Espanha).  O abastecimento de água é fundamental para a existência de cidades.  Utiliza-se o  arco de volta perfeita . Latrinas . Os cuidados higiénicos eram essenciais nas cidades, para evitar doenças e proporcionar bem estar.
A arquitectura romana foi muito influenciada pela grega: as colunas das ordens dórica, jónica e coríntia, o frontão, o friso, a cornija,…
Panteão  de Roma, templo dedicado aos deuses. A  cúpula e a abóbada de berço  foram desenvolvidas pelos Romanos.
Arco de triunfo  de Constantino. Os arcos comemoravam vitórias importantes obtidas pelos imperadores. Coluna de Trajano,  com pormenor em cima. Foi construída para assinalar a conquista da Dácia e a sua decoração mostra aspectos desse acontecimento.
A escultura romana foi fortemente influenciada pelos artistas gregos. Representava deuses, o Imperador e outros chefes políticos. Deram muita importância ao retrato, onde se nota a dimensão psicológica. O relevo também foi importante.
Da pintura ficou-nos  a pintura mural  que encontramos a decorar as paredes das casas abastadas.

Contenu connexe

Tendances

A europa do século vi ao século ix
A europa do século vi ao século ixA europa do século vi ao século ix
A europa do século vi ao século ixHizqeelMajoka
 
Modelo romano parte 2
Modelo romano parte 2Modelo romano parte 2
Modelo romano parte 2cattonia
 
Valores, vivências e quotidiano
Valores, vivências e quotidianoValores, vivências e quotidiano
Valores, vivências e quotidianoVítor Santos
 
O desenvolvimento económico do século xiii
O desenvolvimento económico do século xiiiO desenvolvimento económico do século xiii
O desenvolvimento económico do século xiiiAna Barreiros
 
A Democracia Ateniense no séc. V a. C.
A Democracia Ateniense no séc. V a. C.A Democracia Ateniense no séc. V a. C.
A Democracia Ateniense no séc. V a. C.Jorge Almeida
 
O poder político em roma
O poder político em romaO poder político em roma
O poder político em romaCarla Teixeira
 
O país rural e senhorial
O país rural e senhorialO país rural e senhorial
O país rural e senhorialSusana Simões
 
Um século de mudanças - O iluminismo
Um século de mudanças - O iluminismoUm século de mudanças - O iluminismo
Um século de mudanças - O iluminismoZé Mário
 
A cultura monástica,cortesã e a cultura popular.
A cultura monástica,cortesã e a cultura popular.A cultura monástica,cortesã e a cultura popular.
A cultura monástica,cortesã e a cultura popular.filomena morais
 
Romanização da Península Ibérica
Romanização da Península IbéricaRomanização da Península Ibérica
Romanização da Península IbéricaPatricia .
 
A romanização da hispânia
A romanização da hispâniaA romanização da hispânia
A romanização da hispâniaSusana Simões
 
Modelo romano parte 3
Modelo romano parte 3Modelo romano parte 3
Modelo romano parte 3cattonia
 
O cristianismo em roma
O cristianismo em romaO cristianismo em roma
O cristianismo em romaAna Barreiros
 
A identidade civilizacional da Europa Ocidental - A multiplicidade de poderes
A identidade civilizacional da Europa Ocidental - A multiplicidade de poderesA identidade civilizacional da Europa Ocidental - A multiplicidade de poderes
A identidade civilizacional da Europa Ocidental - A multiplicidade de poderesNúcleo de Estágio ESL 2014-2015
 

Tendances (20)

A europa do século vi ao século ix
A europa do século vi ao século ixA europa do século vi ao século ix
A europa do século vi ao século ix
 
Império romano
Império romanoImpério romano
Império romano
 
Modelo romano parte 2
Modelo romano parte 2Modelo romano parte 2
Modelo romano parte 2
 
Valores, vivências e quotidiano
Valores, vivências e quotidianoValores, vivências e quotidiano
Valores, vivências e quotidiano
 
9. O Modelo Romano: A Romanização na Península Ibérica
9. O Modelo Romano: A Romanização na Península Ibérica9. O Modelo Romano: A Romanização na Península Ibérica
9. O Modelo Romano: A Romanização na Península Ibérica
 
O desenvolvimento económico do século xiii
O desenvolvimento económico do século xiiiO desenvolvimento económico do século xiii
O desenvolvimento económico do século xiii
 
Idade Ma
Idade MaIdade Ma
Idade Ma
 
A Democracia Ateniense no séc. V a. C.
A Democracia Ateniense no séc. V a. C.A Democracia Ateniense no séc. V a. C.
A Democracia Ateniense no séc. V a. C.
 
O poder político em roma
O poder político em romaO poder político em roma
O poder político em roma
 
O país rural e senhorial
O país rural e senhorialO país rural e senhorial
O país rural e senhorial
 
Roma
RomaRoma
Roma
 
Um século de mudanças - O iluminismo
Um século de mudanças - O iluminismoUm século de mudanças - O iluminismo
Um século de mudanças - O iluminismo
 
A cultura monástica,cortesã e a cultura popular.
A cultura monástica,cortesã e a cultura popular.A cultura monástica,cortesã e a cultura popular.
A cultura monástica,cortesã e a cultura popular.
 
1. Roma, a cidade que se fez império
1. Roma, a cidade que se fez império1. Roma, a cidade que se fez império
1. Roma, a cidade que se fez império
 
Romanização da Península Ibérica
Romanização da Península IbéricaRomanização da Península Ibérica
Romanização da Península Ibérica
 
A sociedade medieval
A sociedade medievalA sociedade medieval
A sociedade medieval
 
A romanização da hispânia
A romanização da hispâniaA romanização da hispânia
A romanização da hispânia
 
Modelo romano parte 3
Modelo romano parte 3Modelo romano parte 3
Modelo romano parte 3
 
O cristianismo em roma
O cristianismo em romaO cristianismo em roma
O cristianismo em roma
 
A identidade civilizacional da Europa Ocidental - A multiplicidade de poderes
A identidade civilizacional da Europa Ocidental - A multiplicidade de poderesA identidade civilizacional da Europa Ocidental - A multiplicidade de poderes
A identidade civilizacional da Europa Ocidental - A multiplicidade de poderes
 

En vedette

En vedette (20)

O império romano
O império romanoO império romano
O império romano
 
Roma Antiga
Roma AntigaRoma Antiga
Roma Antiga
 
Republica Romana - Prof.Altair Aguilar
Republica Romana -  Prof.Altair AguilarRepublica Romana -  Prof.Altair Aguilar
Republica Romana - Prof.Altair Aguilar
 
O mundo romano no apogeu do império i
O mundo romano no apogeu do império iO mundo romano no apogeu do império i
O mundo romano no apogeu do império i
 
1° ano império romano - completo
1° ano    império romano - completo1° ano    império romano - completo
1° ano império romano - completo
 
Roma Antiga
Roma AntigaRoma Antiga
Roma Antiga
 
Grecia e roma
Grecia e romaGrecia e roma
Grecia e roma
 
Recuperacao ocidente antigo
Recuperacao   ocidente antigoRecuperacao   ocidente antigo
Recuperacao ocidente antigo
 
Grécia Antiga
Grécia AntigaGrécia Antiga
Grécia Antiga
 
Formação do Islamismo
Formação do IslamismoFormação do Islamismo
Formação do Islamismo
 
República romana
República romana República romana
República romana
 
Roma antiga resumo ilustrado rafa
Roma antiga resumo ilustrado rafaRoma antiga resumo ilustrado rafa
Roma antiga resumo ilustrado rafa
 
Crise da república romana
Crise da república romana Crise da república romana
Crise da república romana
 
Antiguidade Clássica: Grécia e Roma
Antiguidade Clássica: Grécia e RomaAntiguidade Clássica: Grécia e Roma
Antiguidade Clássica: Grécia e Roma
 
Romanização
RomanizaçãoRomanização
Romanização
 
RepúBlica Romana
RepúBlica RomanaRepúBlica Romana
RepúBlica Romana
 
A CivilizaçãO Greco Romano 1ªD Vesp.
A CivilizaçãO Greco Romano 1ªD Vesp.A CivilizaçãO Greco Romano 1ªD Vesp.
A CivilizaçãO Greco Romano 1ªD Vesp.
 
A república romana
A república romanaA república romana
A república romana
 
A Mulher Em Roma Ana Marinho
A Mulher Em Roma   Ana MarinhoA Mulher Em Roma   Ana Marinho
A Mulher Em Roma Ana Marinho
 
América indígena
América indígenaAmérica indígena
América indígena
 

Similaire à ImpéRio Romano

Similaire à ImpéRio Romano (20)

1 a civilizacao-romana
1 a civilizacao-romana1 a civilizacao-romana
1 a civilizacao-romana
 
ROMA ANTIGA
ROMA ANTIGAROMA ANTIGA
ROMA ANTIGA
 
Roma Antiga
Roma AntigaRoma Antiga
Roma Antiga
 
A civilização romana (continuação)
A civilização romana (continuação)A civilização romana (continuação)
A civilização romana (continuação)
 
O império romano
O império romanoO império romano
O império romano
 
Os romanos
Os romanosOs romanos
Os romanos
 
2 osromanosnapeninsulaibérica
2 osromanosnapeninsulaibérica2 osromanosnapeninsulaibérica
2 osromanosnapeninsulaibérica
 
A civilização romana
A civilização romanaA civilização romana
A civilização romana
 
Capítulo 10 e 11 - O Imperio e a decadência de Roma
Capítulo 10 e 11 - O Imperio e a decadência de RomaCapítulo 10 e 11 - O Imperio e a decadência de Roma
Capítulo 10 e 11 - O Imperio e a decadência de Roma
 
A Civilização Romana
A Civilização RomanaA Civilização Romana
A Civilização Romana
 
Capítulo 9 - Roma Antiga
Capítulo 9 - Roma AntigaCapítulo 9 - Roma Antiga
Capítulo 9 - Roma Antiga
 
A Civilização Romana
A Civilização RomanaA Civilização Romana
A Civilização Romana
 
Roma antiga 2
Roma antiga 2Roma antiga 2
Roma antiga 2
 
Civilização romana
Civilização romanaCivilização romana
Civilização romana
 
A cultura do senado
A cultura do senadoA cultura do senado
A cultura do senado
 
civilização romana.pdf
civilização romana.pdfcivilização romana.pdf
civilização romana.pdf
 
o Povoamento do Reino - 2
o Povoamento do Reino - 2o Povoamento do Reino - 2
o Povoamento do Reino - 2
 
Meta: Roma
Meta: RomaMeta: Roma
Meta: Roma
 
Mundo romano
Mundo romanoMundo romano
Mundo romano
 
O Povoamento do Reino - 2
O Povoamento do Reino - 2O Povoamento do Reino - 2
O Povoamento do Reino - 2
 

ImpéRio Romano

  • 1.  
  • 2.  
  • 3.  
  • 4.  
  • 5. República romana Império Romano Império Romano do Ocidente Império Romano do Oriente
  • 6.  
  • 7.  
  • 8.  
  • 9.  
  • 10.  
  • 11.  
  • 12.  
  • 13.  
  • 14.  
  • 15. As estradas permitiam: a) o governo e a administração, facilitando a deslocação de funcionários; b) a segurança, possibilitando a deslocação mais rápida do Exército; c) a economia, com a melhor circulação de comerciantes e mercadorias.
  • 16.  
  • 17. A expansão romana impôs a mesma língua – o Latim - a dezenas de povos diferentes, possibilitando a comunicação entre eles. O Latim originou as modernas línguas latinas, como o Português, o Castelhano, o Catalão, o Francês, o Italiano e o Romeno. Latim aquam legem populum Português água lei povo Italiano acqua legge populo Francês eau loi peuple Romeno apa lege popor Castelhano agua ley pueblo
  • 19. Eu sou a autoridade suprema e tenho de ser homenageado como um deus por todos os habitantes. Esta regra religiosa é obrigatória no Império…! O 1º Imperador, Octávio César Augusto
  • 20. Porque se designa a economia romana de comercial e monet á ria?
  • 21. Se fosses um comerciante grego do século I que produtos poderias exportar para a Hispânia? E que produtos importarias de lá?
  • 22.
  • 23. Rua comercial de Pompeia : as lojas e oficinas dos artesãos ficavam no rés-do-chão e as casas para habitação, nos pisos superiores. Repara nos blocos de pedra colocados na calçada. Para que serviriam?
  • 24. Rua de uma cidade . As lojas e tabernas encontram-se no piso térreo e as casa das famílias mais humildes ocupam os pisos superiores. Repara nas paredes pintadas com anúncios de eleições, de lutas de gladiadores.
  • 25. Nós somos plebeus. Desde pequenos proprietários e comerciantes, a artesãos, desempregados, somos o maior grupo social do Império. Para vivermos mais desafogados tornamo-nos clientes da gente rica. É que eles precisam do nosso voto…! E cargos militares também!! De entre nós há muitos negociantes ligados ao comércio, à banca e às obras públicas Somos “pau para toda a obra”: serviço doméstico, trabalho no campo, nas minas, no artesanato e, até como secretários, médicos ou engenheiros, (os mais cultos, claro!). Com sorte e um bom dono, alguns de nós podem chegar a libertos.
  • 26. Somos senadores e, por isso, dirigimos a política externa, os tratados e relações diplomáticas com outros povos, e nomeamos os governadores das províncias. Também propomos leis às Assembleias de Cidadãos (os Comícios).
  • 27. Vivemos desafogadamente. Somos a ordem social mais rica e influente, embora o Imperador nos tenha retirado vários poderes, com receio de lhe fazermos frente!
  • 28.  
  • 29. Jardim da casa Vetii, em Pompeia. Observam-se as pinturas a fresco nas paredes.
  • 30. Veja se lhe agrada esta! Temos aqui mais tecidos e almofadas!
  • 31. As ´´insulas” (ilhas) eram prédios que podiam ter 5 pisos. Lojas e tabernas encontravam-se no rés-do-chão. Logo acima, famílias remediadas e nos andares mais altos habitavam os mais pobres. As habitações, alugadas, tinham uma ou duas divisões e as latrinas eram comuns a todos os moradores. Os incêndios e desmoronamentos eram frequentes. (v. p.91)
  • 32. O Fórum era considerado o coração da cidade, quer do ponto de vista religioso, quer político, económico e de convívio. Os imperadores tentavam deixar nele a sua marca pessoal, como forma de ganhar popularidade e deixar a sua marca na História.
  • 33.  
  • 34. 1. Basílica de Maxêncio e Constantino 2. Templo da Paz 3. Templo de Antonino e Faustino 4. Templo de Vénus e de Roma 5. Arco do triunfo de Tito 6. Templo de Vesta 7. Templo de Júlio César 8. Templo dos Dióscuros 9. Basílica Júlia (tribunal) 10. Templo de Saturno 11. Arco do triunfo de Septímio Severo 12. Cúria ou Casa do Senado 13. Basílica Emília (tribunal e local de reuniões públicas) 14. Via Sacra Ao longo das ruas, existiam lojas de comércio e oficinas .
  • 35.  
  • 36.  
  • 37.  
  • 38. Os Romanos levantavam-se cedo, com o nascer do Sol. Após lavar a cara, comiam uma refeição simples de queijo, pão e água. Os mais humildes iam trabalhar e os mais abastados ficavam em casa a resolver os seus negócios e a receber os seus dependentes (clientes). Muitas vezes passeavam pelo fórum (praça pública) para conversar, conviver e conhecer as novidades. Almoçava-se à base de carne fria, legumes, fruta e vinho. À tarde os homens apreciavam ir às termas (balneários públicos), cuja manhã era destinada às mulheres. À noite decorria a refeição principal, a ceia, que os mais ricos aproveitavam para fazer banquetes de convívio. Os mais humildes deitavam-se muitas vezes ao pôr do Sol. (v. docs. pp.90-91)
  • 39. Termas de Bath (Inglaterra) . As termas eram muito frequentadas por doentes para fazer tratamentos devido à qualidade medicinal das suas águas. Ainda hoje são utilizadas para os mesmos fins.
  • 40. Banhos públicos: aqui apenas podes observar homens. As mulheres também frequentavam os banhos mas em horários diferentes, normalmente de manhã. Em 33 a.C. havia 170 balneários públicos em Roma.
  • 41.  
  • 42.
  • 43. A religião romana apresentava muitas semelhanças com a grega, da qual recebeu influência. Gregos Romanos Atributos Zeus Hera Apolo Hefesto Ares Poseidon Ártemis Atena Afrodite Hermes Júpiter Juno Apolo Vulcano Marte Neptuno Diana Minerva Vénus Mercúrio Céu, tempestades Casamento Sol e artes Fogo, artesãos Guerra Mar Lua e caça Sabedoria Beleza e amor Comércio, viagens
  • 44. Faziam-se sacrifícios animais como oferendas aos deuses. Havia sacerdotes especializados em prever o futuro através das entranhas dos animais sacrificados e do voo de determinadas aves.
  • 45. Prestava-se culto aos espíritos dos antepassados ( deuses Manes) e deuses da casa (Lares e Penates).
  • 46. No período imperial impôs-se o culto ao imperador, que passou a ser divinizado como um deus, erguendo-se-lhe templos, a usar o título de Augusto, que significa divino e a ser o supremo sacerdote.
  • 47. Nos templos das cidades , dirigidos por sacerdotes , os Romanos cultuavam os deuses.
  • 48. Aqueles que podiam, mandavam os filhos aos 6 ou 7 anos estudar com mestres que os ensinavam a ler, escrever, contar e resolver problemas. Mais tarde, podiam aprender grego, literatura e retórica, para aprender a discursar em público. A boa preparação física também era muito valorizada (“mente sã em corpo são”).
  • 49. As raparigas não costumavam ir à escola. Aprendiam a fiar, tecer, cozer, cozinhar e gerir a casa. Não escolhiam o noivo, pois o casamento era combinado pelos pais. Traje feminino: túnica interior sobreposta de uma túnica de lã ou linho. As mulheres mais ricas usavam-nas feitas de seda chinesa ou algodão indiano.
  • 50. Os Romanos valorizaram o urbanismo , o espaço da cidade era planeado de acordo com as necessidades dos seus habitantes .
  • 51. Aqui se realizavam espectáculos como lutas de gladiadores, de animais e de homens contra animais. Chegaram a fazer-se recriações de batalhas navais, após encher a arena de água. Tinha capacidade para mais de 50 mil pessoas.
  • 52. Recinto onde se realizavam corridas de carruagens (principalmente quadrigas), o espectáculo mais apreciado pelos Romanos. Tinha capacidade para 250 mil pessoas.
  • 53. Corrida de quadrigas. Existiam 4 equipas principais: os vermelhos, os azuis, os verdes e os brancos. Despertavam forte entusiasmo e faziam-se apostas a dinheiro para adivinhar os vencedores.
  • 54. Aqueduto de Segóvia (Espanha). O abastecimento de água é fundamental para a existência de cidades. Utiliza-se o arco de volta perfeita . Latrinas . Os cuidados higiénicos eram essenciais nas cidades, para evitar doenças e proporcionar bem estar.
  • 55. A arquitectura romana foi muito influenciada pela grega: as colunas das ordens dórica, jónica e coríntia, o frontão, o friso, a cornija,…
  • 56. Panteão de Roma, templo dedicado aos deuses. A cúpula e a abóbada de berço foram desenvolvidas pelos Romanos.
  • 57. Arco de triunfo de Constantino. Os arcos comemoravam vitórias importantes obtidas pelos imperadores. Coluna de Trajano, com pormenor em cima. Foi construída para assinalar a conquista da Dácia e a sua decoração mostra aspectos desse acontecimento.
  • 58. A escultura romana foi fortemente influenciada pelos artistas gregos. Representava deuses, o Imperador e outros chefes políticos. Deram muita importância ao retrato, onde se nota a dimensão psicológica. O relevo também foi importante.
  • 59. Da pintura ficou-nos a pintura mural que encontramos a decorar as paredes das casas abastadas.

Notes de l'éditeur

  1. c