Ce diaporama a bien été signalé.
Le téléchargement de votre SlideShare est en cours. ×

aula_lin_por_fake_news_8ano_prof_marcia.pptx

Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Chargement dans…3
×

Consultez-les par la suite

1 sur 8 Publicité
Publicité

Plus De Contenu Connexe

Plus récents (20)

Publicité

aula_lin_por_fake_news_8ano_prof_marcia.pptx

  1. 1. Fake News 8º ano – Revisão I
  2. 2. Não caia em notícias falsas que circulam na internet, as famosas Fake News. Antes de fazer o exercício é preciso lembrar alguns passos para reconhecê-las: É imprescindível refletir sobre as informações de uma notícia e checar antes de repassá-las para os outros. Para isso é necessário pesquisar e ter um olhar crítico sobre o conteúdo, a forma e o meio pelo qual a informação está sendo veiculada.
  3. 3. Observe as notícias abaixo e responda em seu caderno se elas são confiáveis ou não: Questão 1( Se quiser pesquisar o link está abaixo, ao lado da imagem; porém o próprio já dá a dica) Isto é confiável? https://veja.abril.com.br/blog/me-engana-que-eu- posto/bandeira-na-lama-e-abraco-em-bombeiro-as- imagens-falsa s-sobre-brumadinho/ 1- É real o flagrante deste homem resgatado em Brumadinho abraçando o bombeiro que o salvou? ( ) sim ( ) não Justifique:
  4. 4. Questão 2: https://exame.abril.com.br/marketing/red-bull- pagara-us-1 3-mi-a-clientes-que-nao-ganharam- asas/ Isso é confiável? 2- É verdade que a Red Bull terá que indenizar os consumidores que não ganharam asas? ( ) sim ( ) não Justifique:
  5. 5. Vamos a mais uma revisão sobre Fake News? Fake News A maneira mais efetiva de diminuir os impactos das fake news é cada cidadão fazer a sua parte, compartilhando apenas aquilo que tem certeza de que é verdade. O ideal é duvidar sempre e procurar informações em outros veículos de comunicação, especialmente nos conhecidos como grande mídia. No Brasil, existem agências especializadas em checar a veracidade de notícias suspeitas e de boatos, as chamadas fact-checking. Alguns grandes portais de notícias também criaram setores para checagem de informações. (Mundo da educação.bol.uol.com.br) Coloque verdadeiro ou falso nas afirmações abaixo e justifique: 3 - As Fake News são notícias inventadas que nunca envolvem fatos ou pessoas reais. ( ) ____________________________________________ 4- Quando receber notícias de acordo com as ideias que defendo não é necessário verificar a fonte. ( ) _____________________________________________ 5- O endereço URL dos sites que compartilham a notícia não é tão importante, desde que as informações pareçam confiáveis. ( ) ______________________________________________
  6. 6. Gabarito: Questão 1- Bombeiro em Brumadinho: A foto circulou amplamente à época e é verdadeira, mas não está relacionada à tragédia em Brumadinho – foi feita em outra data e outro contexto. A foto mostra o agradecimento de um cidadão que havia caído em um poço e foi resgatado pelo bombeiro. Resposta: Não. https://veja.abril.com.br/blog/me-engana-que-eu-posto/bandeira-na-lama-e-abraco-em-bombeiro-as- imagens-falsa s-sobre-brumadinho/ Questão 2- Red Bull: O slogan “Red Bull te dá asas” deve ser conhecido pelos alunos para que a notícia faça sentido. O texto é da revista Exame e a notícia é verdadeira. A Red Bull foi processada por propaganda enganosa e teve que indenizar milhares de consumidores. A decisão é curiosa, pois “dar asas” a alguém pode ser entendido como expressão figurativa e não literal. Resposta: Sim. https://exame.abril.com.br/marketing/red-bull-pagara-us-1 3-mi-a-clientes-que-nao-ganharam-asas/ Fontes de pesquisa: https://educamidia.org.br/ https://novaescola.org.br/
  7. 7. GABARITO Questão 3-F - As Fake News para mostrar credibilidade se apropria de fatos e pessoas reais. Questão 4- F - Mesmo que a notícia pareça verdadeira é necessário verificar a fonte. Questão 5- F - É importante conferir se a URL tem erros de grafia e se corresponde ao site, caso contrário não confie.
  8. 8. Na aula de hoje revisamos e chegamos a conclusão que... Devemos ter todo o cuidado antes de repassar um (a) texto/notícia/manchete, pois informações falsas podem prejudicar a sociedade. Até a próxima aula!

×