Ce diaporama a bien été signalé.
Le téléchargement de votre SlideShare est en cours. ×

Sistema endócrino

Prochain SlideShare
Sistema Endócrino Humano
Sistema Endócrino Humano
Chargement dans…3
×

Consultez-les par la suite

1 sur 10
1 sur 10

Plus De Contenu Connexe

Livres associés

Gratuit avec un essai de 30 jours de Scribd

Tout voir

Livres audio associés

Gratuit avec un essai de 30 jours de Scribd

Tout voir

Sistema endócrino

  1. 1. SISTEMA ENDÓCRINO Colégio Amazonense Dom Pedro II Trabalho de Biologia – Grupo VI Fenda do Bikini
  2. 2. O QUE É O SISTEMA ENDÓCRINO?  Responsável por coordenar os processos fisiológicos de um organismo.  Formado por uma diversidade de glândulas e órgãos;  Ocorre via mensageiros químicos – Hormonios;  Mecanismo de Regulação.
  3. 3.  Hipófise ou pituitária  Adenohipófise  Hipotálamo  Glândula Tireóide  Glândulas Paratireóides  Suprarrenais (adrenais)  Córtex Supra-renal  Medula  Pâncreas PRINCIPAIS GLÂNDULAS E ÓRGÃOS:  Glândula pineal  Timo  Fígado  Rim  Coração  Estômago  Duodeno  Testículos  Ovários  Placenta
  4. 4. HIPÓFISE  A hipófise pode ser considerada a “glândula-mestre” do nosso corpo. Ela produz vários hormônios e muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, com a tireoide, as suprarrenais e as glândulas-sexuais (ovários e testículos). O hormônio do crescimento é um dos hormônios produzidos pela hipófise. O funcionamento do corpo depende do equilíbrio hormonal. O excesso, por exemplo, de produção do hormônio de crescimento causa uma doença chamada gigantismo (crescimento exagerado) e a falta dele provoca o nanismo, ou seja, a falta de crescimento do corpo.
  5. 5. TIREÓIDE  A tireoide produz a tiroxina, hormônio que controla a velocidade de metabolismo do corpo. Se ocorrer hipertireoidismo, isto é, funcionamento exagerado da tireoide, todo o metabolismo fica acelerado.
  6. 6. PÂNCREAS  O pâncreas é um órgão localizado entre o baço, o duodeno e o intestino e fica atrás do estômago. Mede entre 15 e 25 cm e possui dupla função: endócrina e exócrina.  A porção endócrina possui hormônios que participam na regulação de atividades metabólicas e a porção externa secreta enzimas digestivas.
  7. 7.  Proteínas: hormônios produzidos pela hipófise (hormônios de crescimento, TSH, FSH, prolactina, LH), paratireoides (PTH) e pâncreas (insulina e glucagon).  Derivados fenólicos: hormônios produzidos pela medula, pela suprarrenal (adrenalina, cortisol) e pela tireoide (T3, T4).  Esteroides: hormônios do córtex, da suprarrenal e das gônadas.  Metabólicas: controlam a velocidade das reações químicas celulares.  Morfogenéticas: regulam o crescimento e o desenvolvimento de certos órgãos e de indivíduos como um todo.  Sexuais e reprodutivas: controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais no âmbito morfológico, fisiológico e psicológico.  Nervosas e mentais: influem sobre a formação do caráter e da personalidade. HORMONIOS: Quanto à natureza química, são classificados em três grupos: As funções desempenhadas pelos hormônios podem ser agrupadas em:
  8. 8. SISTEMA REPRODUTOR I: MASCULINO  O aparelho reprodutor masculino, ou sistema reprodutor masculino, é formado por testículos, epidídimo, ductos deferentes, glândulas seminais, próstata, ducto ejaculatório e pênis. O pênis é o órgão muscular encarregado de depositar os espermatozoides no interior da vagina.
  9. 9. SISTEMA REPRODUTOR II: FEMININO  O aparelho reprodutor feminino, ou sistema reprodutor feminino, é formado por dois ovários, duas tubas uterinas, também conhecidas como trompas de Falópio, um útero, uma vagina e uma vulva.
  10. 10. DOENÇAS OU DISTURBIOS ENDÓCRINOS:  Diabetes  Doenças da Tireóide  Obesidade  Transtornos do Colesterol (Dislipidemias)  Síndrome dos Ovários Micropolicísticos (SOMP)  Transtornos do Crescimento e da Puberdade  Acromegalia  Síndrome de Cushing  Feocromocitomas

×