SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  20
Encontro Trabalhadores Espíritas Tatuapé 29/03/2009
Histórico ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Principais Desafios a serem superados pelas Casas do Tatuapé ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Recomendações e Material do Movimento Espírita (DOD e Livro) ,[object Object],[object Object]
Leitura e Discussão do Livro Orientação ao Centro Espírita Tratando-se de texto elaborado com o objetivo de orientar e colaborar com os Centros e demais instituições espíritas na realização aos seus nobres propósitos de promover o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita, a Federação Espírita Brasileira convida os dirigentes e trabalhadores espíritas em geral a somarem seus esforços com o objetivo de promover uma ampla difusão deste material de apoio, de real interesse para os que buscam o conhecimento do Espiritismo.
Divulgação da Campanha Começe Pelo Começo Tem como objetivo a difusão do Espiritismo a partir do conhecimento de sua  fonte original , que são as obras Organizadas por Allan  Kardec, pseudônimo adotado pelo professor Hippolyte Leon Denisard  Rivail.  Para falar de espiritismo, ou mesmo entender os debates a respeito dos temas espíritas, é necessário o estudo desses livros :   O Livro dos Espíritos  O Livros dos Médiuns  O Evangelho Segundo o Espiritismo  O Céu e o Inferno  A Gênese
Propostas a Serem Discutidas em Sala: Objetivo: Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita A seguir apresentamos propostas que foram colhidas: durante todo ano  de 2008 nas reuniões do departamento de doutrina e livro, como  também através de pesquisas realizadas junto a USE (Regional e  Estadual).
Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Programa de Palestras Elaborar um programa mensal, trimestral ou anual, para as palestras que serão realizadas. Os expositores escalados deverão receber o tema com antecedência para possibilitar seu estudo e preparação, com linguagem adequada ao público a que se destina. O Programa deverá conter temas atuais com fatos do cotidiano utilizando linguagem simples e clara. O expositores devem buscar interagir com o publico, trazendo a possibilidade de discussões e trocas de idéias.
Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Grupos (ou Ciclos) de Estudo Nos moldes de um curso, o Centro Espírita poderá implantar os “Grupos de Estudo da Doutrina Espírita”, favorecendo tanto os que iniciam seu conhecimento do Espiritismo, como aqueles que procuram aprofundamento doutrinário. Os “Grupos de Estudo” podem ter a duração mínima de três meses (cursos introdutórios) e um ano (cursos de aprofundamento), além do “Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”. Perguntas e Respostas Nas reuniões públicas reservar de quinze a trinta minutos para o expositor responder perguntas do público sobre o tema apresentado, ensejando interação público/expositor e assim dinamizando a reunião, melhor atingindo os interesses dos que se dirigiram ao Centro Espírita.
Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Livraria O Centro Espírita poderá instalar a “Livraria Espírita” preferencialmente junto à entrada do Centro, permitindo livre acesso, divulgando a doutrina através do livro . Biblioteca Poderá manter uma “Biblioteca” acessível ao público, com o empréstimo de livros por um período de até trinta dias, renovável por mais quinze. A cultura espírita é fator de progresso intelectual e moral do ser humano, e o serviço de empréstimo facilita aqueles que não possuem renda para se servir da Livraria. Pesquisa Poderá realizar pesquisa, periodicamente, junto ao público freqüentador e também junto aos trabalhadores, sobre suas necessidades e os temas preferenciais para estudo. Conhecer o horizonte sócio-cultural daqueles que procuram o Centro Espírita é fundamental para direcionar com sensatez e objetividade as atividades da casa.
Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Diálogo Nas “Reuniões Públicas”, nas “Salas Temáticas” e nos “Grupos de Estudo”, poderá favorecer a exposição dialogada, utilizar recursos áudio-visuais e realizar atividades dinâmicas, sempre que possível, provocando o “pensar” e a formação de consciências. Acolhimento Acolher com simplicidade e fraternidade todos aqueles que chegam ao Centro Espírita, atendendo-lhes as necessidades e encaminhando-os para os diversos serviços oferecidos. Uma boa equipe de “Recepção”, dialogando com amor, é cartão postal que marca o ensejo do próximo encontro. Encontro de Trabalhadores Integrar, harmonizar, socializar os diversos trabalhadores do Centro Espírita, periodicamente, em reuniões confraternativas e de estudo, possibilitando a troca de idéias e de experiências.
Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Comissões Visitadoras Que as Casas Espíritas possam criar pequenas comissões com a finalidade de visitarem-se mutuamente, pelo menos dentro de uma mesma região, com a finalidade de estreitarem os laços de convivência, trocarem informações, realizando uma aproximação, participando algumas vezes como freqüentadores nas reuniões das Instituições vizinhas.  Colegiado Para melhor dinamização de sua administração, sugerimos que o Centro Espírita utilize a direção colegiada, privilegiando as prioridades doutrinárias, permitindo decisões e execuções de tarefas em grupo, com diálogo, troca de idéias e deliberações em conjunto. O colegiado permite a formação de equipes em todas as áreas e se opõe ao personalismo e a centralização administrativa/doutrinária.
Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita A Família no Centro Espírita Todo Centro Espírita deverá criar um processo que trate exclusivamente da família, tendo um enfoque da mesma como um todo, desde a criança que participa da evangelização até o idoso que comparece ao Centro. Este processo deverá trabalhar em sintonia com os outros Departamentos: de Infância e Juventude, Assistência Social, Doutrinário e outros, procurando promover o bem estar da família no Centro Espírita, estimulando sua vinda ao Centro, promovendo atividades em dia e horário que possa toda a família comparecer. Estas atividades deverão ter característica de aproximar a família do Centro Espírita e melhorar as relações de convivência familiar. O Centro Espírita deverá passar a ser visto como um ponto convergente de toda a família espírita, e não como um local de “obrigações” religiosas, mas um local agradável e disponível.
Priorização das Propostas ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Proxímos Passos ,[object Object],[object Object],[object Object]
Perguntas e outras sugestões Por que não conseguimos vender e emprestar  livros nas casas? Analise e sugestões
Por que temos dificuldade de vender livros espíritas? (Concorrência) A ordenação dos livros nas livrarias espíritas não obedece a um padrão por nome do autor ou pelo título. Muitas vezes os livros são expostos  embalados em plástico desestimulando a leitura das “orelhas”, do prefácio,  da bibliografia e de outros dados imprescindíveis para  o leitor decidir pela compra.  Raros são os esforços para se divulgar uma resenha, sinopse ou cartaz de modo a direcionar a venda e estimular a saída de livros consagrados e ricos de conhecimento. É preciso campanhas periódicas para valorizar tanto as obras de Kardec, como as obras clássicas de Camille Flammarion, Leon Denis, Ernesto Bozzano e outros que raramente figuram entre os mais vendidos.
Integração Livro e DOD ,[object Object],[object Object]
 
 

Contenu connexe

En vedette

Desafios de uma Casa Espírita
Desafios de uma Casa EspíritaDesafios de uma Casa Espírita
Desafios de uma Casa EspíritaAmilton Lamas
 
Jornadas ADEP 2011 - Todas as apresentações
Jornadas ADEP 2011 - Todas as apresentaçõesJornadas ADEP 2011 - Todas as apresentações
Jornadas ADEP 2011 - Todas as apresentaçõesADEP Portugal
 
A recepção na casa espirita
A recepção na casa espiritaA recepção na casa espirita
A recepção na casa espiritacarlos freire
 
Sugestão Material Encontro Bloco Leste
Sugestão Material Encontro Bloco LesteSugestão Material Encontro Bloco Leste
Sugestão Material Encontro Bloco LesteNorberto Tomasini Jr
 
Evangelização e Comunicação
Evangelização e ComunicaçãoEvangelização e Comunicação
Evangelização e Comunicaçãodijfergs
 
Cartaz do IMC Audiovisual
Cartaz do IMC AudiovisualCartaz do IMC Audiovisual
Cartaz do IMC AudiovisualIMC audiovisual
 
1ª Reunião da Equipe de Produção Audiovisual
1ª Reunião da Equipe de Produção Audiovisual1ª Reunião da Equipe de Produção Audiovisual
1ª Reunião da Equipe de Produção Audiovisualaudiovisual.dij
 
A Influência do Processo Educativo na Transição do Planeta
A Influência do Processo Educativo na Transição do PlanetaA Influência do Processo Educativo na Transição do Planeta
A Influência do Processo Educativo na Transição do Planetaigmateus
 
Transição planetária e os trabalhadores da última
Transição planetária e os trabalhadores da últimaTransição planetária e os trabalhadores da última
Transição planetária e os trabalhadores da últimafamiliaelopaz
 
Família apresentação
Família apresentaçãoFamília apresentação
Família apresentaçãoAlmir Silva
 
Apostila manejo de classe ure oeste (1)
Apostila manejo de classe ure oeste (1)Apostila manejo de classe ure oeste (1)
Apostila manejo de classe ure oeste (1)Alice Lirio
 
Evangelizaçao espirita modulo 3
Evangelizaçao espirita   modulo 3Evangelizaçao espirita   modulo 3
Evangelizaçao espirita modulo 3Lucia Maria Csernik
 
A família e a evangelização na construção de
A família e a evangelização na construção deA família e a evangelização na construção de
A família e a evangelização na construção deDalila Melo
 
Programa Evangelização 2010
Programa Evangelização 2010Programa Evangelização 2010
Programa Evangelização 2010Angelo Baptista
 
3º encontro formação Continuada Evangelização
3º encontro formação Continuada Evangelização3º encontro formação Continuada Evangelização
3º encontro formação Continuada EvangelizaçãoFabiano
 
10º SIMCADE | Exposição Espírita - Pesquisa e Organização [Palestra Espírita]
10º SIMCADE | Exposição Espírita - Pesquisa e Organização [Palestra Espírita]10º SIMCADE | Exposição Espírita - Pesquisa e Organização [Palestra Espírita]
10º SIMCADE | Exposição Espírita - Pesquisa e Organização [Palestra Espírita]Departamento de Comunicação - DECOM | FEEES
 

En vedette (20)

Desafios de uma Casa Espírita
Desafios de uma Casa EspíritaDesafios de uma Casa Espírita
Desafios de uma Casa Espírita
 
Espiritismo e o Lar
Espiritismo e o LarEspiritismo e o Lar
Espiritismo e o Lar
 
Jornadas ADEP 2011 - Todas as apresentações
Jornadas ADEP 2011 - Todas as apresentaçõesJornadas ADEP 2011 - Todas as apresentações
Jornadas ADEP 2011 - Todas as apresentações
 
A recepção na casa espirita
A recepção na casa espiritaA recepção na casa espirita
A recepção na casa espirita
 
Sugestão Material Encontro Bloco Leste
Sugestão Material Encontro Bloco LesteSugestão Material Encontro Bloco Leste
Sugestão Material Encontro Bloco Leste
 
Evangelização e Comunicação
Evangelização e ComunicaçãoEvangelização e Comunicação
Evangelização e Comunicação
 
Aula Laços de Família_2015
Aula Laços de Família_2015Aula Laços de Família_2015
Aula Laços de Família_2015
 
Laços de família 24 03 2012
Laços de família 24 03 2012Laços de família 24 03 2012
Laços de família 24 03 2012
 
Cartaz do IMC Audiovisual
Cartaz do IMC AudiovisualCartaz do IMC Audiovisual
Cartaz do IMC Audiovisual
 
1ª Reunião da Equipe de Produção Audiovisual
1ª Reunião da Equipe de Produção Audiovisual1ª Reunião da Equipe de Produção Audiovisual
1ª Reunião da Equipe de Produção Audiovisual
 
A Influência do Processo Educativo na Transição do Planeta
A Influência do Processo Educativo na Transição do PlanetaA Influência do Processo Educativo na Transição do Planeta
A Influência do Processo Educativo na Transição do Planeta
 
Transição planetária e os trabalhadores da última
Transição planetária e os trabalhadores da últimaTransição planetária e os trabalhadores da última
Transição planetária e os trabalhadores da última
 
Família apresentação
Família apresentaçãoFamília apresentação
Família apresentação
 
Apostila manejo de classe ure oeste (1)
Apostila manejo de classe ure oeste (1)Apostila manejo de classe ure oeste (1)
Apostila manejo de classe ure oeste (1)
 
Evangelizaçao espirita modulo 3
Evangelizaçao espirita   modulo 3Evangelizaçao espirita   modulo 3
Evangelizaçao espirita modulo 3
 
Parentesco e Filiação
Parentesco e FiliaçãoParentesco e Filiação
Parentesco e Filiação
 
A família e a evangelização na construção de
A família e a evangelização na construção deA família e a evangelização na construção de
A família e a evangelização na construção de
 
Programa Evangelização 2010
Programa Evangelização 2010Programa Evangelização 2010
Programa Evangelização 2010
 
3º encontro formação Continuada Evangelização
3º encontro formação Continuada Evangelização3º encontro formação Continuada Evangelização
3º encontro formação Continuada Evangelização
 
10º SIMCADE | Exposição Espírita - Pesquisa e Organização [Palestra Espírita]
10º SIMCADE | Exposição Espírita - Pesquisa e Organização [Palestra Espírita]10º SIMCADE | Exposição Espírita - Pesquisa e Organização [Palestra Espírita]
10º SIMCADE | Exposição Espírita - Pesquisa e Organização [Palestra Espírita]
 

Similaire à Encontro discute propostas para dinamizar atividades de centro espírita

História di ESDE
História di ESDEHistória di ESDE
História di ESDEgianete
 
COSTURANDO IDEIAS GT - Espiritismo GT.
COSTURANDO  IDEIAS  GT - Espiritismo GT.COSTURANDO  IDEIAS  GT - Espiritismo GT.
COSTURANDO IDEIAS GT - Espiritismo GT.deawlopes1
 
Vg mod ii_-_liter._basica_-_o_que_sao_os_centros_espiritas
Vg mod ii_-_liter._basica_-_o_que_sao_os_centros_espiritasVg mod ii_-_liter._basica_-_o_que_sao_os_centros_espiritas
Vg mod ii_-_liter._basica_-_o_que_sao_os_centros_espiritasmaria jovelina nunes ramos
 
Tecnicas para conversações em rede
Tecnicas para conversações em redeTecnicas para conversações em rede
Tecnicas para conversações em redeSinapse
 
Manual de Comunicação Social Espirita
Manual de Comunicação Social EspiritaManual de Comunicação Social Espirita
Manual de Comunicação Social EspiritaUSE Jabaquara
 
Oficina Kas 09 E 10 De Fevereiro Rio De Janeiro
Oficina Kas   09 E 10 De Fevereiro   Rio De JaneiroOficina Kas   09 E 10 De Fevereiro   Rio De Janeiro
Oficina Kas 09 E 10 De Fevereiro Rio De JaneiroAureo Ricardo Salles
 
Agrupamento de Escolas de Apelação
Agrupamento de Escolas de ApelaçãoAgrupamento de Escolas de Apelação
Agrupamento de Escolas de ApelaçãoProgramaEscolasTEIP
 
Projeto educação do espírito
Projeto educação do espíritoProjeto educação do espírito
Projeto educação do espíritoAlice Lirio
 
A manutenção da casa espírita (rodrigo felix da cruz)
A manutenção da casa espírita (rodrigo felix da cruz)A manutenção da casa espírita (rodrigo felix da cruz)
A manutenção da casa espírita (rodrigo felix da cruz)Ricardo Akerman
 
14 encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas (g.e.b.m.)
14 encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas (g.e.b.m.)14 encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas (g.e.b.m.)
14 encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas (g.e.b.m.)Ricardo Akerman
 
Apostila como contar historias
Apostila como contar historiasApostila como contar historias
Apostila como contar historiasAlice Lirio
 

Similaire à Encontro discute propostas para dinamizar atividades de centro espírita (20)

Implantação de Ciclo de Estudos
Implantação de Ciclo de EstudosImplantação de Ciclo de Estudos
Implantação de Ciclo de Estudos
 
Esde recomendado pela mais alta espiritualidade
Esde   recomendado pela mais alta espiritualidadeEsde   recomendado pela mais alta espiritualidade
Esde recomendado pela mais alta espiritualidade
 
História di ESDE
História di ESDEHistória di ESDE
História di ESDE
 
COSTURANDO IDEIAS GT - Espiritismo GT.
COSTURANDO  IDEIAS  GT - Espiritismo GT.COSTURANDO  IDEIAS  GT - Espiritismo GT.
COSTURANDO IDEIAS GT - Espiritismo GT.
 
Vg mod ii_-_liter._basica_-_o_que_sao_os_centros_espiritas
Vg mod ii_-_liter._basica_-_o_que_sao_os_centros_espiritasVg mod ii_-_liter._basica_-_o_que_sao_os_centros_espiritas
Vg mod ii_-_liter._basica_-_o_que_sao_os_centros_espiritas
 
Tecnicas para conversações em rede
Tecnicas para conversações em redeTecnicas para conversações em rede
Tecnicas para conversações em rede
 
Roteirização noçoes e g o
Roteirização noçoes e g oRoteirização noçoes e g o
Roteirização noçoes e g o
 
Manual de Comunicação Social Espirita
Manual de Comunicação Social EspiritaManual de Comunicação Social Espirita
Manual de Comunicação Social Espirita
 
Oficina Kas 09 E 10 De Fevereiro Rio De Janeiro
Oficina Kas   09 E 10 De Fevereiro   Rio De JaneiroOficina Kas   09 E 10 De Fevereiro   Rio De Janeiro
Oficina Kas 09 E 10 De Fevereiro Rio De Janeiro
 
Dinamicas
DinamicasDinamicas
Dinamicas
 
Apelação
ApelaçãoApelação
Apelação
 
Agrupamento de Escolas de Apelação
Agrupamento de Escolas de ApelaçãoAgrupamento de Escolas de Apelação
Agrupamento de Escolas de Apelação
 
Metodologia World café
Metodologia World caféMetodologia World café
Metodologia World café
 
Jornal A Voz Espírita de
Jornal A Voz Espírita de Jornal A Voz Espírita de
Jornal A Voz Espírita de
 
Boletim A Voz Espírita - Edição Janeiro/Fevereiro de 2015.
Boletim A Voz Espírita - Edição Janeiro/Fevereiro de 2015.Boletim A Voz Espírita - Edição Janeiro/Fevereiro de 2015.
Boletim A Voz Espírita - Edição Janeiro/Fevereiro de 2015.
 
Encontro Fraterno Regional 2014
Encontro Fraterno Regional 2014Encontro Fraterno Regional 2014
Encontro Fraterno Regional 2014
 
Projeto educação do espírito
Projeto educação do espíritoProjeto educação do espírito
Projeto educação do espírito
 
A manutenção da casa espírita (rodrigo felix da cruz)
A manutenção da casa espírita (rodrigo felix da cruz)A manutenção da casa espírita (rodrigo felix da cruz)
A manutenção da casa espírita (rodrigo felix da cruz)
 
14 encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas (g.e.b.m.)
14 encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas (g.e.b.m.)14 encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas (g.e.b.m.)
14 encontro de trabalhadores e dirigentes espíritas (g.e.b.m.)
 
Apostila como contar historias
Apostila como contar historiasApostila como contar historias
Apostila como contar historias
 

Plus de Norberto Tomasini Jr

Fundamentos Doutrina EspírtaGABI.pptx
Fundamentos Doutrina EspírtaGABI.pptxFundamentos Doutrina EspírtaGABI.pptx
Fundamentos Doutrina EspírtaGABI.pptxNorberto Tomasini Jr
 
Trajetória Mediunidade atraves dos tempos.pptx
Trajetória Mediunidade atraves dos tempos.pptxTrajetória Mediunidade atraves dos tempos.pptx
Trajetória Mediunidade atraves dos tempos.pptxNorberto Tomasini Jr
 
Lider-Liderança-Workshop - Tatuape.potx
Lider-Liderança-Workshop - Tatuape.potxLider-Liderança-Workshop - Tatuape.potx
Lider-Liderança-Workshop - Tatuape.potxNorberto Tomasini Jr
 
Provas Cientificas Reencarnação.pptx
Provas Cientificas Reencarnação.pptxProvas Cientificas Reencarnação.pptx
Provas Cientificas Reencarnação.pptxNorberto Tomasini Jr
 
Jornada 2008 apocalipse e os problemas humanos
Jornada 2008   apocalipse e os problemas humanosJornada 2008   apocalipse e os problemas humanos
Jornada 2008 apocalipse e os problemas humanosNorberto Tomasini Jr
 
O passe-na-historia - Fluidoterapia
O passe-na-historia - FluidoterapiaO passe-na-historia - Fluidoterapia
O passe-na-historia - FluidoterapiaNorberto Tomasini Jr
 
Espiritismo sociedade e a nova geração
Espiritismo sociedade e a nova geraçãoEspiritismo sociedade e a nova geração
Espiritismo sociedade e a nova geraçãoNorberto Tomasini Jr
 
Há muitas moradas na casa de meu pai
Há muitas moradas na casa de meu paiHá muitas moradas na casa de meu pai
Há muitas moradas na casa de meu paiNorberto Tomasini Jr
 

Plus de Norberto Tomasini Jr (20)

Fundamentos Doutrina EspírtaGABI.pptx
Fundamentos Doutrina EspírtaGABI.pptxFundamentos Doutrina EspírtaGABI.pptx
Fundamentos Doutrina EspírtaGABI.pptx
 
Niver_SEB_ Extinção.pptx
Niver_SEB_ Extinção.pptxNiver_SEB_ Extinção.pptx
Niver_SEB_ Extinção.pptx
 
Flagelos Coletivos.pptx
Flagelos Coletivos.pptxFlagelos Coletivos.pptx
Flagelos Coletivos.pptx
 
Fotografia do pensamento.pptx
Fotografia do pensamento.pptxFotografia do pensamento.pptx
Fotografia do pensamento.pptx
 
Trajetória Mediunidade atraves dos tempos.pptx
Trajetória Mediunidade atraves dos tempos.pptxTrajetória Mediunidade atraves dos tempos.pptx
Trajetória Mediunidade atraves dos tempos.pptx
 
Natureza de Jesus.pptx
Natureza de Jesus.pptxNatureza de Jesus.pptx
Natureza de Jesus.pptx
 
Transição Planetaria.pptx
Transição Planetaria.pptxTransição Planetaria.pptx
Transição Planetaria.pptx
 
Consciencia.pptx
Consciencia.pptxConsciencia.pptx
Consciencia.pptx
 
LivreArbitrio.pptx
LivreArbitrio.pptxLivreArbitrio.pptx
LivreArbitrio.pptx
 
Lider-Liderança-Workshop - Tatuape.potx
Lider-Liderança-Workshop - Tatuape.potxLider-Liderança-Workshop - Tatuape.potx
Lider-Liderança-Workshop - Tatuape.potx
 
Conflito_Gerações.pptx
Conflito_Gerações.pptxConflito_Gerações.pptx
Conflito_Gerações.pptx
 
Provas Cientificas Reencarnação.pptx
Provas Cientificas Reencarnação.pptxProvas Cientificas Reencarnação.pptx
Provas Cientificas Reencarnação.pptx
 
Pensamento e Vontade 2.pptx
Pensamento e Vontade 2.pptxPensamento e Vontade 2.pptx
Pensamento e Vontade 2.pptx
 
Moral e Tecnologia.pptx
Moral e Tecnologia.pptxMoral e Tecnologia.pptx
Moral e Tecnologia.pptx
 
Jornada 2008 apocalipse e os problemas humanos
Jornada 2008   apocalipse e os problemas humanosJornada 2008   apocalipse e os problemas humanos
Jornada 2008 apocalipse e os problemas humanos
 
Reencarnacao aepe
Reencarnacao   aepeReencarnacao   aepe
Reencarnacao aepe
 
O passe-na-historia - Fluidoterapia
O passe-na-historia - FluidoterapiaO passe-na-historia - Fluidoterapia
O passe-na-historia - Fluidoterapia
 
O grande enigma
O grande enigmaO grande enigma
O grande enigma
 
Espiritismo sociedade e a nova geração
Espiritismo sociedade e a nova geraçãoEspiritismo sociedade e a nova geração
Espiritismo sociedade e a nova geração
 
Há muitas moradas na casa de meu pai
Há muitas moradas na casa de meu paiHá muitas moradas na casa de meu pai
Há muitas moradas na casa de meu pai
 

Dernier

2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptxhenrygabrielsilvarib
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EMicheleRosa39
 
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaWillemarSousa1
 
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JAhenrygabrielsilvarib
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxCelso Napoleon
 
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresAntonino Silva
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalAmaroJunior21
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxSebastioFerreira34
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...silvana30986
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoRicardo Azevedo
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José OperárioNilson Almeida
 

Dernier (12)

2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
2024 - PPT_Sermֶo 01 - Quartas de Poder - PT.pptx
 
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 EGÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
GÊNESIS A-2.pptx ESTUDO INTEGRADO DE CAPITULO 1 E
 
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semanaLIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
LIÇÕES - PG my life usar uma vez por semana
 
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
07 - SINAIS DA VOLTA DE JESUS.ppt.IASD>JA
 
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptxLição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
Lição 3 - O céu - o Destino do Cristão.pptx
 
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns EsclarecedoresEvangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
Evangeliza - Diálogo com os Espíritos - Médiuns Esclarecedores
 
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica DominicalLIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
LIÇÃO 02 - JOVENS - Escola Bíblica Dominical
 
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptxGestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
Gestos e Posturas na Santa Missa_20240414_055304_0000.pptx
 
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.pptFluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
Fluido Cósmico Universal e Perispírito.ppt
 
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus:  Verdadeira Pureza , ...
Bem aventurados os puros de coração, pois verão a Deus: Verdadeira Pureza , ...
 
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pãoSérie Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
Série Evangelho no Lar - Pão Nosso - Cap. 129 - Ao partir do pão
 
10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário10 Orações Para Honrar São José Operário
10 Orações Para Honrar São José Operário
 

Encontro discute propostas para dinamizar atividades de centro espírita

  • 1. Encontro Trabalhadores Espíritas Tatuapé 29/03/2009
  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5. Leitura e Discussão do Livro Orientação ao Centro Espírita Tratando-se de texto elaborado com o objetivo de orientar e colaborar com os Centros e demais instituições espíritas na realização aos seus nobres propósitos de promover o estudo, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita, a Federação Espírita Brasileira convida os dirigentes e trabalhadores espíritas em geral a somarem seus esforços com o objetivo de promover uma ampla difusão deste material de apoio, de real interesse para os que buscam o conhecimento do Espiritismo.
  • 6. Divulgação da Campanha Começe Pelo Começo Tem como objetivo a difusão do Espiritismo a partir do conhecimento de sua fonte original , que são as obras Organizadas por Allan Kardec, pseudônimo adotado pelo professor Hippolyte Leon Denisard Rivail. Para falar de espiritismo, ou mesmo entender os debates a respeito dos temas espíritas, é necessário o estudo desses livros : O Livro dos Espíritos O Livros dos Médiuns O Evangelho Segundo o Espiritismo O Céu e o Inferno A Gênese
  • 7. Propostas a Serem Discutidas em Sala: Objetivo: Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita A seguir apresentamos propostas que foram colhidas: durante todo ano de 2008 nas reuniões do departamento de doutrina e livro, como também através de pesquisas realizadas junto a USE (Regional e Estadual).
  • 8. Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Programa de Palestras Elaborar um programa mensal, trimestral ou anual, para as palestras que serão realizadas. Os expositores escalados deverão receber o tema com antecedência para possibilitar seu estudo e preparação, com linguagem adequada ao público a que se destina. O Programa deverá conter temas atuais com fatos do cotidiano utilizando linguagem simples e clara. O expositores devem buscar interagir com o publico, trazendo a possibilidade de discussões e trocas de idéias.
  • 9. Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Grupos (ou Ciclos) de Estudo Nos moldes de um curso, o Centro Espírita poderá implantar os “Grupos de Estudo da Doutrina Espírita”, favorecendo tanto os que iniciam seu conhecimento do Espiritismo, como aqueles que procuram aprofundamento doutrinário. Os “Grupos de Estudo” podem ter a duração mínima de três meses (cursos introdutórios) e um ano (cursos de aprofundamento), além do “Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita”. Perguntas e Respostas Nas reuniões públicas reservar de quinze a trinta minutos para o expositor responder perguntas do público sobre o tema apresentado, ensejando interação público/expositor e assim dinamizando a reunião, melhor atingindo os interesses dos que se dirigiram ao Centro Espírita.
  • 10. Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Livraria O Centro Espírita poderá instalar a “Livraria Espírita” preferencialmente junto à entrada do Centro, permitindo livre acesso, divulgando a doutrina através do livro . Biblioteca Poderá manter uma “Biblioteca” acessível ao público, com o empréstimo de livros por um período de até trinta dias, renovável por mais quinze. A cultura espírita é fator de progresso intelectual e moral do ser humano, e o serviço de empréstimo facilita aqueles que não possuem renda para se servir da Livraria. Pesquisa Poderá realizar pesquisa, periodicamente, junto ao público freqüentador e também junto aos trabalhadores, sobre suas necessidades e os temas preferenciais para estudo. Conhecer o horizonte sócio-cultural daqueles que procuram o Centro Espírita é fundamental para direcionar com sensatez e objetividade as atividades da casa.
  • 11. Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Diálogo Nas “Reuniões Públicas”, nas “Salas Temáticas” e nos “Grupos de Estudo”, poderá favorecer a exposição dialogada, utilizar recursos áudio-visuais e realizar atividades dinâmicas, sempre que possível, provocando o “pensar” e a formação de consciências. Acolhimento Acolher com simplicidade e fraternidade todos aqueles que chegam ao Centro Espírita, atendendo-lhes as necessidades e encaminhando-os para os diversos serviços oferecidos. Uma boa equipe de “Recepção”, dialogando com amor, é cartão postal que marca o ensejo do próximo encontro. Encontro de Trabalhadores Integrar, harmonizar, socializar os diversos trabalhadores do Centro Espírita, periodicamente, em reuniões confraternativas e de estudo, possibilitando a troca de idéias e de experiências.
  • 12. Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita Comissões Visitadoras Que as Casas Espíritas possam criar pequenas comissões com a finalidade de visitarem-se mutuamente, pelo menos dentro de uma mesma região, com a finalidade de estreitarem os laços de convivência, trocarem informações, realizando uma aproximação, participando algumas vezes como freqüentadores nas reuniões das Instituições vizinhas. Colegiado Para melhor dinamização de sua administração, sugerimos que o Centro Espírita utilize a direção colegiada, privilegiando as prioridades doutrinárias, permitindo decisões e execuções de tarefas em grupo, com diálogo, troca de idéias e deliberações em conjunto. O colegiado permite a formação de equipes em todas as áreas e se opõe ao personalismo e a centralização administrativa/doutrinária.
  • 13. Propostas Buscar a Dinamização das Atividades do Centro Espírita A Família no Centro Espírita Todo Centro Espírita deverá criar um processo que trate exclusivamente da família, tendo um enfoque da mesma como um todo, desde a criança que participa da evangelização até o idoso que comparece ao Centro. Este processo deverá trabalhar em sintonia com os outros Departamentos: de Infância e Juventude, Assistência Social, Doutrinário e outros, procurando promover o bem estar da família no Centro Espírita, estimulando sua vinda ao Centro, promovendo atividades em dia e horário que possa toda a família comparecer. Estas atividades deverão ter característica de aproximar a família do Centro Espírita e melhorar as relações de convivência familiar. O Centro Espírita deverá passar a ser visto como um ponto convergente de toda a família espírita, e não como um local de “obrigações” religiosas, mas um local agradável e disponível.
  • 14.
  • 15.
  • 16. Perguntas e outras sugestões Por que não conseguimos vender e emprestar livros nas casas? Analise e sugestões
  • 17. Por que temos dificuldade de vender livros espíritas? (Concorrência) A ordenação dos livros nas livrarias espíritas não obedece a um padrão por nome do autor ou pelo título. Muitas vezes os livros são expostos embalados em plástico desestimulando a leitura das “orelhas”, do prefácio, da bibliografia e de outros dados imprescindíveis para o leitor decidir pela compra. Raros são os esforços para se divulgar uma resenha, sinopse ou cartaz de modo a direcionar a venda e estimular a saída de livros consagrados e ricos de conhecimento. É preciso campanhas periódicas para valorizar tanto as obras de Kardec, como as obras clássicas de Camille Flammarion, Leon Denis, Ernesto Bozzano e outros que raramente figuram entre os mais vendidos.
  • 18.
  • 19.  
  • 20.