SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  9
Télécharger pour lire hors ligne
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
42Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvbAula Nº 5 – O Ciclo de Vida do ProdutoObjetivos desta aula 
Os produtos, como qualquer ser vivo na natureza, seguem um ciclo de vida, no caso denominado de Ciclo de Vida do Produto, ou seja, ele “nasce para o mercado” e, em determinado estágio, desaparece. 
Os objetivos desta aula compreendem: 
• Verificar como as empresas convivem com o ciclo de vida de seus produtos. 
• Reconhecer as vantagens e desvantagens de produtos que apresentam um ciclo de vida longo ou um ciclo de vida curto. 
• Entender como os profissionais de marketing fixam seus objetivos de marketing relativos às características de cada estágio do ciclo de vida do produto. 
• Compreender o processo de desenvolvimento de estratégias de marketing adequadas a cada estágio do ciclo de vida do produto. 
Produtos, como pessoas, têm um ciclo de vida. O conceito de ciclo de vida do produto descreve os estágios que um novo produto atravessa no mercado
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
43 Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvb 
Fig. 5.1 – O Ciclo de Vida do Produto 
Existem duas curvas mostradas na Fig. 5.1: a receita total de vendas da empresa e o lucro total da empresa. 
Como observado na figura, o ciclo de vida do produto é composto por quatro estágios bem definidos, a saber: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO 
O objetivo da empresa, nos primeiros estágios do ciclo de vida do produto, é estimular a demanda para a entrada no novo mercado. Os produtos, nesse estágio, freqüentemente apresentam novas características técnicas para uma categoria de produto. 
A Gillette, por exemplo, lançou, recentemente, uma nova lâmina de barbear, a Sensor Excel. A Excel tem uma característica inovadora: cinco faixas emborrachadas, colocadas na frente da lâmina, que esticam a pele e tornam o barbear mais suave e confortável. 
Como o produto é novo no mercado, as campanhas promocionais devem enfatizar as informações acerca de suas características. Elas podem também ser direcionadas aos integrantes dos canais de distribuição, visando a induzi-los a ter, em estoque, o produto. Nessa fase, o público se torna familiarizado com as vantagens do produto e começa a aceitá-lo. 
Os prejuízos financeiros são comuns durante o estágio da introdução, devido aos custos associados à promoção extensiva e aos grandes gastos com pesquisa e desenvolvimento. Todavia, o trabalho preparatório desenvolvido tem por objetivo os lucros futuros. 
As empresas podem, então, concentrar-se em recuperar seus custos e começar a colher lucros à medida que o produto passa para a segunda fase de seu ciclo de vida – a fase do crescimento.
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
44 Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvb 
ESTÁGIO DE CRESCIMENTO 
Se o novo produto satisfizer o mercado, ele entrará no estágio de crescimento, no qual as vendas começarão a se expandir rapidamente. Os consumidores imediatos continuarão a adquiri-lo e os compradores retardatários seguirão seu exemplo, especialmente se a propaganda boca- a-boca for favorável. 
Novos concorrentes entrarão no mercado, atraídos pela oportunidade de lucros. Eles introduzirão novas características ao produto e o mercado se expandirá. 
O aumento do número de concorrentes leva a um crescimento do número de centros de distribuição e as vendas dão um salto, devido apenas ao reabastecimento dos estoques dos revendedores. 
Os preços permanecem os mesmos ou caem ligeiramente. As empresas mantêm seus gastos com promoção no mesmo nível ou passam para um nível ligeiramente mais alto. Instruir o mercado continua sendo uma meta, mas, agora, a empresa também necessita enfrentar a concorrência. 
Os lucros aumentam durante o estágio de crescimento, pois os custos de promoção são diluídos por um grande volume e o custo unitário de produção cai. A empresa utiliza diversas estratégias para sustentar o rápido crescimento do mercado durante o maior tempo possível. Ela melhora a qualidade do produto e acrescenta novas características e modelos. Entra em novos segmentos de mercado e utiliza novos canais de distribuição. Desloca parte da campanha de desenvolvimento da conscientização do produto para o desenvolvimento da convicção e compra e baixa seus preços no momento certo para atrair mais compradores. 
No estágio de crescimento, a empresa precisa decidir se troca uma alta participação de mercado pelos altos lucros correntes. Ao gastar muito dinheiro na melhoria, na promoção e na distribuição do produto, ela pode conquistar uma posição de destaque. No entanto, ao fazer isso, renuncia
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
45 Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvb 
aos lucros máximos que pode obter hoje, na esperança de recuperá-los no estágio subseqüente. ESTÁGIO DE MATURIDADE 
As vendas no setor continuam a crescer na fase inicial do estágio de maturidade, mas, posteriormente, atingem um patamar, quando, então, as encomendas dos clientes potenciais começam a diminuir. A essa altura, um grande número de concorrentes já entrou no mercado e os lucros da empresa começam a diminuir à medida que a concorrência fica mais acirrada. 
No estágio de maturidade, as diferenças entre os produtos concorrentes diminuem à proporção que os concorrentes descobrem as características promocionais e de produto mais desejadas pelos consumidores. As campanhas promocionais enfatizam as diferenças entre produtos concorrentes, e a competição entre marcas fica mais intensa. 
Algumas empresas diferenciam seus produtos, concentrando-se em atributos, como qualidade, confiabilidade e serviço. 
Neste estágio do ciclo de vida, os produtos disponíveis superam a demanda setorial pela primeira vez. As empresas podem aumentar suas vendas e participação de mercado somente à custa dos concorrentes. 
Enquanto a competição se acirra, os concorrentes tendem a reduzir os preços, em uma tentativa de atrair novos compradores. 
Embora uma redução de preço possa ser o método mais fácil de induzir compras adicionais, também é uma das providências mais simples de serem imitadas pelos concorrentes. 
A redução de preços resulta na diminuição dos rendimentos de todas as empresas do setor, a menos que gere um acréscimo de vendas suficiente para compensar as perdas do faturamento de cada item vendido.
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
46 Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvb 
A atenção do marketing no estágio de maturidade é freqüentemente direcionada a manter a participação de mercado por meio de maior diferenciação do produto e a encontrar novos compradores. Além disso, um importante fator na estratégia da empresa nesse estágio é reduzir o custo total de marketing ao melhorar a eficiência promocional e de distribuição. ESTÁGIO DE DECLÍNIO 
O estágio de declínio ocorre quando as vendas e lucros começam a cair. Freqüentemente, um produto entra nesse estágio não devido a qualquer estratégia errada por parte da empresa, mas em razão de mudanças ambientais. A inovação tecnológica muitas vezes precede o estágio de declínio à medida que tecnologias mais novas substituem as mais antigas. A capacidade de processamento de texto dos computadores pessoais levou as máquinas de escrever ao declínio. Os CDs fizeram a mesma coisa com as fitas cassete na indústria da música pré-gravada. A tecnologia da Internet e do e-mail está condenando as máquinas de fax. 
Anexo 01 - Aula05 
Os produtos, no estágio de declínio, tendem a consumir uma parcela desproporcional do tempo de gerenciamento e recursos financeiros relativos ao seu potencial valor futuro. 
Uma empresa seguirá uma de duas estratégias para administrar um produto em declínio: eliminação ou exploração final. 
Eliminação - A eliminação ou descontinuação do produto da linha de produtos da empresa é a estratégia mais drástica. Como um núcleo residual de consumidores ainda consome ou usa um produto, mesmo no estágio de declínio, as decisões de eliminação do produto não são tomadas levianamente.
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
47 Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvb 
Quando a Coca - Cola decidiu abandonar o que era conhecido como “Classic Coke”, a objeção do consumidor foi tão intensa que a empresa trouxe o produto de volta ao mercado. 
Exploração Final - Uma segunda estratégia, a exploração final, é quando uma empresa mantém o produto, mas reduz os custos de apoio ao marketing. O produto continua a ser oferecido, porém os vendedores não reservam tempo para vendê-lo nem se gasta com propaganda. 
O objetivo da exploração final é preservar a capacidade de atender às solicitações dos clientes. Por exemplo, a Gillette continua a vender o corretivo Liquid Paper para uso com as máquinas de escrever, mesmo estando na era dos processadores de textos. USO DO CONCEITO DE CICLO DE VIDA DO PRODUTO NA ESTRATÉGIA DE MARKETING 
O ciclo de vida do produto é uma ferramenta útil na tomada de decisão da estratégia de marketing. Sabendo que as vendas e lucros assumem um padrão previsível ao longo dos estágios do ciclo de vida e que a ênfase promocional geralmente passa das informações sobre o produto, nos estágios iniciais, para a promoção da marca, nos estágios finais, o profissional de marketing pode se concentrar na maximização das vendas e dos lucros em cada estágio, por meio de esforços de marketing adequados. 
Os esforços de marketing de uma empresa devem enfatizar o estímulo da demanda no estágio de introdução. O foco, então, passa para o desenvolvimento de uma demanda seletiva no período de crescimento. 
A segmentação do mercado é amplamente usada no período de maturidade. 
Durante o estágio de declínio, a ênfase retorna para o aumento da
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
48 Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvb 
demanda primária. PROLONGAMENTO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO 
Uma estratégia de marketing comum envolve a tomada de providências a fim de prolongar, ao máximo, o ciclo de vida do produto - o que pode ser feito pelos gerentes de marketing bem no início do estágio de maturidade. 
Os ciclos de vida do produto podem ser prolongados indefinidamente por meio de ações concebidas para aumentar a freqüência do uso pelos clientes atuais, assim como o número de usuários do produto, descobrir novos usos e/ou mudar os tamanhos das embalagens, rótulos ou qualidade do produto. 
O conceito de ciclo de vida do produto também pode ser aplicado a estilos, modas e modismos. 
Estilo: é um modo básico e distinto de expressão. Por exemplo, os estilos aparecem em moradias (colonial, campestre, rústico); em roupas (formal, esportivo) e na arte (realista, surrealista, abstraída). 
Moda: é um estilo correntemente aceito ou popularizado em uma certa área. Por exemplo, as roupas justinhas da década de 70 foram substituídas pelas roupas mais soltas e largas da década seguinte. A moda tende a experimentar um crescimento lento, permanecendo popular durante algum tempo e declinando gradualmente. 
Modismo: é a moda que entra rapidamente, é adotada com grande entusiasmo, atinge seu auge em pouco tempo e tende a atrair um número limitado de seguidores. Alguns exemplos são: os cubos Rubik, pedras de estimação, bonecas, ioiôs, bambolé. Os modismos não sobrevivem muito tempo, ou porque normalmente não satisfazem uma forte necessidade, ou porque não a satisfazem de forma adequada.
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
49 Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvb 
Utilizar o conceito de ciclo de vida de produto para desenvolver uma estratégia de marketing pode também ser difícil, pois a estratégia é, ao mesmo tempo, a causa e o resultado do ciclo de vida do produto. Entretanto, quando utilizado com cuidado, o conceito de ciclo de vida do produto pode ajudar a desenvolver boas estratégias de marketing para os diferentes estágios do ciclo de vida do produto. Conclusões 
Para cada oferta, a empresa deve desenvolver uma estratégia de ciclo de vida do produto. Cada produto tem um ciclo de vida marcado por um grupo de problemas e oportunidades em constante mudança. 
O ciclo começa com o estágio de desenvolvimento do produto, quando a empresa constata e desenvolve a idéia de um novo produto. Se essa idéia for levada adiante, entra no canal de distribuição, configurando o estágio de introdução, marcado por um crescimento lento e lucros baixos. 
Se o produto tiver sucesso, ele entra nos estágio de crescimento, com rápido aumento das vendas e dos lucros. 
Em seguida, vem o estágio de maturidade, quando o crescimento das vendas torna-se lento e os lucros estabilizam. 
Finalmente, o produto entra no estágio de declínio, quando as vendas e os lucros decaem. A tarefa da empresa, nesse estágio, é identificar o declínio e decidir se o produto deve ser mantido ou retirado de linha. Bibliografia 
KOTLER ; ARMSTRONG. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: PhB, 2004. 
BERKOWITZ, Eric. Marketing. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços 
Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 
50 Faculdade On-Line UVB 
Anotações do Aluno 
uvb 
BOONE ; KURTZ. Marketing Contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998.

Contenu connexe

Tendances

Ciclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do ProdutoCiclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do ProdutoSergio Manjate
 
Administração Mercadológica II - Parte - 5
Administração Mercadológica II - Parte - 5Administração Mercadológica II - Parte - 5
Administração Mercadológica II - Parte - 5Patrícia Monteiro Gorni
 
Desenvolvimento novo produto
Desenvolvimento novo produto   Desenvolvimento novo produto
Desenvolvimento novo produto Flávia Natalia
 
Ciclo de vida de um produto
Ciclo de vida de um produtoCiclo de vida de um produto
Ciclo de vida de um produtoVasco Andorinha
 
Ciclo de vida do Produto e Oportunidades de Marketing
Ciclo de vida do Produto e Oportunidades de MarketingCiclo de vida do Produto e Oportunidades de Marketing
Ciclo de vida do Produto e Oportunidades de MarketingDiego Andreasi
 
Gestão de Produtos e Serviços
Gestão de Produtos e ServiçosGestão de Produtos e Serviços
Gestão de Produtos e ServiçosIsabel Campos
 
Fundamentos de administração 3
Fundamentos de administração 3Fundamentos de administração 3
Fundamentos de administração 3Andrey Martins
 
Aula Ciclo de Vendas de Produto
Aula Ciclo de Vendas de ProdutoAula Ciclo de Vendas de Produto
Aula Ciclo de Vendas de ProdutoWilson Rodrigues
 
Desenvolvimento de novos produtos
Desenvolvimento de novos produtos Desenvolvimento de novos produtos
Desenvolvimento de novos produtos Franciely Charleaux
 

Tendances (13)

Ciclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do ProdutoCiclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do Produto
 
Administração Mercadológica II - Parte - 5
Administração Mercadológica II - Parte - 5Administração Mercadológica II - Parte - 5
Administração Mercadológica II - Parte - 5
 
Desenvolvimento novo produto
Desenvolvimento novo produto   Desenvolvimento novo produto
Desenvolvimento novo produto
 
Ciclo de vida de um produto
Ciclo de vida de um produtoCiclo de vida de um produto
Ciclo de vida de um produto
 
Ciclo de vida do Produto e Oportunidades de Marketing
Ciclo de vida do Produto e Oportunidades de MarketingCiclo de vida do Produto e Oportunidades de Marketing
Ciclo de vida do Produto e Oportunidades de Marketing
 
Gestão de Produtos e Serviços
Gestão de Produtos e ServiçosGestão de Produtos e Serviços
Gestão de Produtos e Serviços
 
Aulas Produtos
Aulas ProdutosAulas Produtos
Aulas Produtos
 
Fundamentos de administração 3
Fundamentos de administração 3Fundamentos de administração 3
Fundamentos de administração 3
 
M 6 ad_a03
M 6 ad_a03M 6 ad_a03
M 6 ad_a03
 
Produto 1 P
Produto   1 PProduto   1 P
Produto 1 P
 
Aula Ciclo de Vendas de Produto
Aula Ciclo de Vendas de ProdutoAula Ciclo de Vendas de Produto
Aula Ciclo de Vendas de Produto
 
Marketing mix
Marketing mix Marketing mix
Marketing mix
 
Desenvolvimento de novos produtos
Desenvolvimento de novos produtos Desenvolvimento de novos produtos
Desenvolvimento de novos produtos
 

En vedette

Estratégia e Marketing
Estratégia e MarketingEstratégia e Marketing
Estratégia e MarketingJosé Cruz
 
Análise Mercadológica da Pepsi no Brasil
Análise Mercadológica da Pepsi no BrasilAnálise Mercadológica da Pepsi no Brasil
Análise Mercadológica da Pepsi no BrasilÉrica Rangel
 
Marketing: definições, tarefas, tendências e desafios do profissional
Marketing: definições, tarefas, tendências e desafios do profissionalMarketing: definições, tarefas, tendências e desafios do profissional
Marketing: definições, tarefas, tendências e desafios do profissionalGuilherme Minuzzi
 
Aula Composto de Marketing
Aula Composto de MarketingAula Composto de Marketing
Aula Composto de MarketingLais Carvalho
 
Victoria's Secret Marketing Plan
Victoria's Secret Marketing PlanVictoria's Secret Marketing Plan
Victoria's Secret Marketing PlanEmily Kates
 
Avliavalicao de estoques
Avliavalicao de estoquesAvliavalicao de estoques
Avliavalicao de estoquesDma Cursos
 
Análise do ciclo de vida
Análise do ciclo de vidaAnálise do ciclo de vida
Análise do ciclo de vidafelipeviaro
 
Ciclo de vida do produto
Ciclo de vida do produtoCiclo de vida do produto
Ciclo de vida do produtoJunior Reis
 
Apostila de contabilidade de custos
Apostila de contabilidade de custosApostila de contabilidade de custos
Apostila de contabilidade de custossimuladocontabil
 
Contabilidade custos gasto, investimento, custo, despesa, perda, desembolso
Contabilidade custos gasto, investimento, custo, despesa, perda, desembolsoContabilidade custos gasto, investimento, custo, despesa, perda, desembolso
Contabilidade custos gasto, investimento, custo, despesa, perda, desembolsocustos contabil
 
Gestao de projetos_-_exercicio_1._com_gabarito_doc
Gestao de projetos_-_exercicio_1._com_gabarito_docGestao de projetos_-_exercicio_1._com_gabarito_doc
Gestao de projetos_-_exercicio_1._com_gabarito_docneyfds
 

En vedette (18)

EMENTA APQP e PPAP (1)
EMENTA APQP e PPAP (1)EMENTA APQP e PPAP (1)
EMENTA APQP e PPAP (1)
 
Apqp
ApqpApqp
Apqp
 
Estratégia e Marketing
Estratégia e MarketingEstratégia e Marketing
Estratégia e Marketing
 
.Bic
.Bic.Bic
.Bic
 
Análise Mercadológica da Pepsi no Brasil
Análise Mercadológica da Pepsi no BrasilAnálise Mercadológica da Pepsi no Brasil
Análise Mercadológica da Pepsi no Brasil
 
Marketing: definições, tarefas, tendências e desafios do profissional
Marketing: definições, tarefas, tendências e desafios do profissionalMarketing: definições, tarefas, tendências e desafios do profissional
Marketing: definições, tarefas, tendências e desafios do profissional
 
Aula Composto de Marketing
Aula Composto de MarketingAula Composto de Marketing
Aula Composto de Marketing
 
Victoria's Secret Marketing Plan
Victoria's Secret Marketing PlanVictoria's Secret Marketing Plan
Victoria's Secret Marketing Plan
 
Avliavalicao de estoques
Avliavalicao de estoquesAvliavalicao de estoques
Avliavalicao de estoques
 
Questões de Concurso - Marketing (com gabarito)
Questões de Concurso - Marketing (com gabarito)Questões de Concurso - Marketing (com gabarito)
Questões de Concurso - Marketing (com gabarito)
 
Análise do ciclo de vida
Análise do ciclo de vidaAnálise do ciclo de vida
Análise do ciclo de vida
 
Ciclo de vida do produto
Ciclo de vida do produtoCiclo de vida do produto
Ciclo de vida do produto
 
Apostila de contabilidade de custos
Apostila de contabilidade de custosApostila de contabilidade de custos
Apostila de contabilidade de custos
 
Classifique os custos
Classifique os custosClassifique os custos
Classifique os custos
 
Contabilidade custos gasto, investimento, custo, despesa, perda, desembolso
Contabilidade custos gasto, investimento, custo, despesa, perda, desembolsoContabilidade custos gasto, investimento, custo, despesa, perda, desembolso
Contabilidade custos gasto, investimento, custo, despesa, perda, desembolso
 
Dfc fluxo caixa
Dfc fluxo caixaDfc fluxo caixa
Dfc fluxo caixa
 
Gestão da qualidade: operações de produção e de serviços
Gestão da qualidade: operações de produção e de serviçosGestão da qualidade: operações de produção e de serviços
Gestão da qualidade: operações de produção e de serviços
 
Gestao de projetos_-_exercicio_1._com_gabarito_doc
Gestao de projetos_-_exercicio_1._com_gabarito_docGestao de projetos_-_exercicio_1._com_gabarito_doc
Gestao de projetos_-_exercicio_1._com_gabarito_doc
 

Similaire à Ciclo de Vida do Produto e Estratégias de Marketing

Decisões de marketing produto
Decisões de marketing   produtoDecisões de marketing   produto
Decisões de marketing produtoAd Consultoria
 
4ps marca-full-090624234328-phpapp02
4ps marca-full-090624234328-phpapp024ps marca-full-090624234328-phpapp02
4ps marca-full-090624234328-phpapp02claudiabsampaio
 
Ciclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do ProdutoCiclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do ProdutoLeonardo Amato
 
Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas
Gestão e Desenvolvimento de Produtos e MarcasGestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas
Gestão e Desenvolvimento de Produtos e MarcasJúnior Medeiros
 
AULA 05 - MATRIZ BCG E CICLO VIDA PRODUTO.ppt
AULA 05 - MATRIZ BCG E CICLO VIDA PRODUTO.pptAULA 05 - MATRIZ BCG E CICLO VIDA PRODUTO.ppt
AULA 05 - MATRIZ BCG E CICLO VIDA PRODUTO.pptPatrickAnjos1
 
Apresentação Marketing Básico
Apresentação Marketing BásicoApresentação Marketing Básico
Apresentação Marketing Básicocarolagra
 
Gestao da produçao
Gestao da produçaoGestao da produçao
Gestao da produçaoamattos76
 
Promoção e Merchandising - Promocao de vendas - Aula 03
Promoção e Merchandising - Promocao de vendas - Aula 03Promoção e Merchandising - Promocao de vendas - Aula 03
Promoção e Merchandising - Promocao de vendas - Aula 03Fernando Souza
 
03 23-2010 - pp - promoção
03 23-2010 - pp - promoção03 23-2010 - pp - promoção
03 23-2010 - pp - promoçãoFernando
 
Estratégias e programas de preço / Ciclo de vida de produto / Comportamento d...
Estratégias e programas de preço / Ciclo de vida de produto / Comportamento d...Estratégias e programas de preço / Ciclo de vida de produto / Comportamento d...
Estratégias e programas de preço / Ciclo de vida de produto / Comportamento d...Alexandre Siqueira
 
Marketing Promocional
Marketing PromocionalMarketing Promocional
Marketing PromocionalGPA
 
Artigo sobre o Lançamento de Novos Produtos ou Serviços
Artigo sobre o Lançamento de Novos Produtos ou ServiçosArtigo sobre o Lançamento de Novos Produtos ou Serviços
Artigo sobre o Lançamento de Novos Produtos ou ServiçosFrancisco Pavão Nunes
 
Promoção vendas e Propaganda - Manual do Empresário SEBRAE
Promoção vendas e Propaganda - Manual do Empresário SEBRAEPromoção vendas e Propaganda - Manual do Empresário SEBRAE
Promoção vendas e Propaganda - Manual do Empresário SEBRAEJefferson Kennedy
 

Similaire à Ciclo de Vida do Produto e Estratégias de Marketing (20)

Decisões de marketing produto
Decisões de marketing   produtoDecisões de marketing   produto
Decisões de marketing produto
 
4ps marca-full-090624234328-phpapp02
4ps marca-full-090624234328-phpapp024ps marca-full-090624234328-phpapp02
4ps marca-full-090624234328-phpapp02
 
4 Ps Marca Full
4 Ps   Marca   Full4 Ps   Marca   Full
4 Ps Marca Full
 
Produto
ProdutoProduto
Produto
 
Ciclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do ProdutoCiclo de Vida do Produto
Ciclo de Vida do Produto
 
Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas
Gestão e Desenvolvimento de Produtos e MarcasGestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas
Gestão e Desenvolvimento de Produtos e Marcas
 
AULA 05 - MATRIZ BCG E CICLO VIDA PRODUTO.ppt
AULA 05 - MATRIZ BCG E CICLO VIDA PRODUTO.pptAULA 05 - MATRIZ BCG E CICLO VIDA PRODUTO.ppt
AULA 05 - MATRIZ BCG E CICLO VIDA PRODUTO.ppt
 
4 ps completo
4 ps completo4 ps completo
4 ps completo
 
Apresentação Marketing Básico
Apresentação Marketing BásicoApresentação Marketing Básico
Apresentação Marketing Básico
 
As Variáveis do Marketing Mix
As Variáveis do Marketing Mix As Variáveis do Marketing Mix
As Variáveis do Marketing Mix
 
Merc 6 adm_a02
Merc 6 adm_a02Merc 6 adm_a02
Merc 6 adm_a02
 
Plano de marketing (1)
Plano de marketing (1)Plano de marketing (1)
Plano de marketing (1)
 
Gestao da produçao
Gestao da produçaoGestao da produçao
Gestao da produçao
 
Promoção e Merchandising - Promocao de vendas - Aula 03
Promoção e Merchandising - Promocao de vendas - Aula 03Promoção e Merchandising - Promocao de vendas - Aula 03
Promoção e Merchandising - Promocao de vendas - Aula 03
 
03 23-2010 - pp - promoção
03 23-2010 - pp - promoção03 23-2010 - pp - promoção
03 23-2010 - pp - promoção
 
Estratégias e programas de preço / Ciclo de vida de produto / Comportamento d...
Estratégias e programas de preço / Ciclo de vida de produto / Comportamento d...Estratégias e programas de preço / Ciclo de vida de produto / Comportamento d...
Estratégias e programas de preço / Ciclo de vida de produto / Comportamento d...
 
Cvp slides
Cvp slidesCvp slides
Cvp slides
 
Marketing Promocional
Marketing PromocionalMarketing Promocional
Marketing Promocional
 
Artigo sobre o Lançamento de Novos Produtos ou Serviços
Artigo sobre o Lançamento de Novos Produtos ou ServiçosArtigo sobre o Lançamento de Novos Produtos ou Serviços
Artigo sobre o Lançamento de Novos Produtos ou Serviços
 
Promoção vendas e Propaganda - Manual do Empresário SEBRAE
Promoção vendas e Propaganda - Manual do Empresário SEBRAEPromoção vendas e Propaganda - Manual do Empresário SEBRAE
Promoção vendas e Propaganda - Manual do Empresário SEBRAE
 

Ciclo de Vida do Produto e Estratégias de Marketing

  • 1. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 42Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvbAula Nº 5 – O Ciclo de Vida do ProdutoObjetivos desta aula Os produtos, como qualquer ser vivo na natureza, seguem um ciclo de vida, no caso denominado de Ciclo de Vida do Produto, ou seja, ele “nasce para o mercado” e, em determinado estágio, desaparece. Os objetivos desta aula compreendem: • Verificar como as empresas convivem com o ciclo de vida de seus produtos. • Reconhecer as vantagens e desvantagens de produtos que apresentam um ciclo de vida longo ou um ciclo de vida curto. • Entender como os profissionais de marketing fixam seus objetivos de marketing relativos às características de cada estágio do ciclo de vida do produto. • Compreender o processo de desenvolvimento de estratégias de marketing adequadas a cada estágio do ciclo de vida do produto. Produtos, como pessoas, têm um ciclo de vida. O conceito de ciclo de vida do produto descreve os estágios que um novo produto atravessa no mercado
  • 2. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 43 Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvb Fig. 5.1 – O Ciclo de Vida do Produto Existem duas curvas mostradas na Fig. 5.1: a receita total de vendas da empresa e o lucro total da empresa. Como observado na figura, o ciclo de vida do produto é composto por quatro estágios bem definidos, a saber: Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio. ESTÁGIO DE INTRODUÇÃO O objetivo da empresa, nos primeiros estágios do ciclo de vida do produto, é estimular a demanda para a entrada no novo mercado. Os produtos, nesse estágio, freqüentemente apresentam novas características técnicas para uma categoria de produto. A Gillette, por exemplo, lançou, recentemente, uma nova lâmina de barbear, a Sensor Excel. A Excel tem uma característica inovadora: cinco faixas emborrachadas, colocadas na frente da lâmina, que esticam a pele e tornam o barbear mais suave e confortável. Como o produto é novo no mercado, as campanhas promocionais devem enfatizar as informações acerca de suas características. Elas podem também ser direcionadas aos integrantes dos canais de distribuição, visando a induzi-los a ter, em estoque, o produto. Nessa fase, o público se torna familiarizado com as vantagens do produto e começa a aceitá-lo. Os prejuízos financeiros são comuns durante o estágio da introdução, devido aos custos associados à promoção extensiva e aos grandes gastos com pesquisa e desenvolvimento. Todavia, o trabalho preparatório desenvolvido tem por objetivo os lucros futuros. As empresas podem, então, concentrar-se em recuperar seus custos e começar a colher lucros à medida que o produto passa para a segunda fase de seu ciclo de vida – a fase do crescimento.
  • 3. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 44 Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvb ESTÁGIO DE CRESCIMENTO Se o novo produto satisfizer o mercado, ele entrará no estágio de crescimento, no qual as vendas começarão a se expandir rapidamente. Os consumidores imediatos continuarão a adquiri-lo e os compradores retardatários seguirão seu exemplo, especialmente se a propaganda boca- a-boca for favorável. Novos concorrentes entrarão no mercado, atraídos pela oportunidade de lucros. Eles introduzirão novas características ao produto e o mercado se expandirá. O aumento do número de concorrentes leva a um crescimento do número de centros de distribuição e as vendas dão um salto, devido apenas ao reabastecimento dos estoques dos revendedores. Os preços permanecem os mesmos ou caem ligeiramente. As empresas mantêm seus gastos com promoção no mesmo nível ou passam para um nível ligeiramente mais alto. Instruir o mercado continua sendo uma meta, mas, agora, a empresa também necessita enfrentar a concorrência. Os lucros aumentam durante o estágio de crescimento, pois os custos de promoção são diluídos por um grande volume e o custo unitário de produção cai. A empresa utiliza diversas estratégias para sustentar o rápido crescimento do mercado durante o maior tempo possível. Ela melhora a qualidade do produto e acrescenta novas características e modelos. Entra em novos segmentos de mercado e utiliza novos canais de distribuição. Desloca parte da campanha de desenvolvimento da conscientização do produto para o desenvolvimento da convicção e compra e baixa seus preços no momento certo para atrair mais compradores. No estágio de crescimento, a empresa precisa decidir se troca uma alta participação de mercado pelos altos lucros correntes. Ao gastar muito dinheiro na melhoria, na promoção e na distribuição do produto, ela pode conquistar uma posição de destaque. No entanto, ao fazer isso, renuncia
  • 4. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 45 Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvb aos lucros máximos que pode obter hoje, na esperança de recuperá-los no estágio subseqüente. ESTÁGIO DE MATURIDADE As vendas no setor continuam a crescer na fase inicial do estágio de maturidade, mas, posteriormente, atingem um patamar, quando, então, as encomendas dos clientes potenciais começam a diminuir. A essa altura, um grande número de concorrentes já entrou no mercado e os lucros da empresa começam a diminuir à medida que a concorrência fica mais acirrada. No estágio de maturidade, as diferenças entre os produtos concorrentes diminuem à proporção que os concorrentes descobrem as características promocionais e de produto mais desejadas pelos consumidores. As campanhas promocionais enfatizam as diferenças entre produtos concorrentes, e a competição entre marcas fica mais intensa. Algumas empresas diferenciam seus produtos, concentrando-se em atributos, como qualidade, confiabilidade e serviço. Neste estágio do ciclo de vida, os produtos disponíveis superam a demanda setorial pela primeira vez. As empresas podem aumentar suas vendas e participação de mercado somente à custa dos concorrentes. Enquanto a competição se acirra, os concorrentes tendem a reduzir os preços, em uma tentativa de atrair novos compradores. Embora uma redução de preço possa ser o método mais fácil de induzir compras adicionais, também é uma das providências mais simples de serem imitadas pelos concorrentes. A redução de preços resulta na diminuição dos rendimentos de todas as empresas do setor, a menos que gere um acréscimo de vendas suficiente para compensar as perdas do faturamento de cada item vendido.
  • 5. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 46 Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvb A atenção do marketing no estágio de maturidade é freqüentemente direcionada a manter a participação de mercado por meio de maior diferenciação do produto e a encontrar novos compradores. Além disso, um importante fator na estratégia da empresa nesse estágio é reduzir o custo total de marketing ao melhorar a eficiência promocional e de distribuição. ESTÁGIO DE DECLÍNIO O estágio de declínio ocorre quando as vendas e lucros começam a cair. Freqüentemente, um produto entra nesse estágio não devido a qualquer estratégia errada por parte da empresa, mas em razão de mudanças ambientais. A inovação tecnológica muitas vezes precede o estágio de declínio à medida que tecnologias mais novas substituem as mais antigas. A capacidade de processamento de texto dos computadores pessoais levou as máquinas de escrever ao declínio. Os CDs fizeram a mesma coisa com as fitas cassete na indústria da música pré-gravada. A tecnologia da Internet e do e-mail está condenando as máquinas de fax. Anexo 01 - Aula05 Os produtos, no estágio de declínio, tendem a consumir uma parcela desproporcional do tempo de gerenciamento e recursos financeiros relativos ao seu potencial valor futuro. Uma empresa seguirá uma de duas estratégias para administrar um produto em declínio: eliminação ou exploração final. Eliminação - A eliminação ou descontinuação do produto da linha de produtos da empresa é a estratégia mais drástica. Como um núcleo residual de consumidores ainda consome ou usa um produto, mesmo no estágio de declínio, as decisões de eliminação do produto não são tomadas levianamente.
  • 6. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 47 Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvb Quando a Coca - Cola decidiu abandonar o que era conhecido como “Classic Coke”, a objeção do consumidor foi tão intensa que a empresa trouxe o produto de volta ao mercado. Exploração Final - Uma segunda estratégia, a exploração final, é quando uma empresa mantém o produto, mas reduz os custos de apoio ao marketing. O produto continua a ser oferecido, porém os vendedores não reservam tempo para vendê-lo nem se gasta com propaganda. O objetivo da exploração final é preservar a capacidade de atender às solicitações dos clientes. Por exemplo, a Gillette continua a vender o corretivo Liquid Paper para uso com as máquinas de escrever, mesmo estando na era dos processadores de textos. USO DO CONCEITO DE CICLO DE VIDA DO PRODUTO NA ESTRATÉGIA DE MARKETING O ciclo de vida do produto é uma ferramenta útil na tomada de decisão da estratégia de marketing. Sabendo que as vendas e lucros assumem um padrão previsível ao longo dos estágios do ciclo de vida e que a ênfase promocional geralmente passa das informações sobre o produto, nos estágios iniciais, para a promoção da marca, nos estágios finais, o profissional de marketing pode se concentrar na maximização das vendas e dos lucros em cada estágio, por meio de esforços de marketing adequados. Os esforços de marketing de uma empresa devem enfatizar o estímulo da demanda no estágio de introdução. O foco, então, passa para o desenvolvimento de uma demanda seletiva no período de crescimento. A segmentação do mercado é amplamente usada no período de maturidade. Durante o estágio de declínio, a ênfase retorna para o aumento da
  • 7. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 48 Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvb demanda primária. PROLONGAMENTO DO CICLO DE VIDA DO PRODUTO Uma estratégia de marketing comum envolve a tomada de providências a fim de prolongar, ao máximo, o ciclo de vida do produto - o que pode ser feito pelos gerentes de marketing bem no início do estágio de maturidade. Os ciclos de vida do produto podem ser prolongados indefinidamente por meio de ações concebidas para aumentar a freqüência do uso pelos clientes atuais, assim como o número de usuários do produto, descobrir novos usos e/ou mudar os tamanhos das embalagens, rótulos ou qualidade do produto. O conceito de ciclo de vida do produto também pode ser aplicado a estilos, modas e modismos. Estilo: é um modo básico e distinto de expressão. Por exemplo, os estilos aparecem em moradias (colonial, campestre, rústico); em roupas (formal, esportivo) e na arte (realista, surrealista, abstraída). Moda: é um estilo correntemente aceito ou popularizado em uma certa área. Por exemplo, as roupas justinhas da década de 70 foram substituídas pelas roupas mais soltas e largas da década seguinte. A moda tende a experimentar um crescimento lento, permanecendo popular durante algum tempo e declinando gradualmente. Modismo: é a moda que entra rapidamente, é adotada com grande entusiasmo, atinge seu auge em pouco tempo e tende a atrair um número limitado de seguidores. Alguns exemplos são: os cubos Rubik, pedras de estimação, bonecas, ioiôs, bambolé. Os modismos não sobrevivem muito tempo, ou porque normalmente não satisfazem uma forte necessidade, ou porque não a satisfazem de forma adequada.
  • 8. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 49 Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvb Utilizar o conceito de ciclo de vida de produto para desenvolver uma estratégia de marketing pode também ser difícil, pois a estratégia é, ao mesmo tempo, a causa e o resultado do ciclo de vida do produto. Entretanto, quando utilizado com cuidado, o conceito de ciclo de vida do produto pode ajudar a desenvolver boas estratégias de marketing para os diferentes estágios do ciclo de vida do produto. Conclusões Para cada oferta, a empresa deve desenvolver uma estratégia de ciclo de vida do produto. Cada produto tem um ciclo de vida marcado por um grupo de problemas e oportunidades em constante mudança. O ciclo começa com o estágio de desenvolvimento do produto, quando a empresa constata e desenvolve a idéia de um novo produto. Se essa idéia for levada adiante, entra no canal de distribuição, configurando o estágio de introdução, marcado por um crescimento lento e lucros baixos. Se o produto tiver sucesso, ele entra nos estágio de crescimento, com rápido aumento das vendas e dos lucros. Em seguida, vem o estágio de maturidade, quando o crescimento das vendas torna-se lento e os lucros estabilizam. Finalmente, o produto entra no estágio de declínio, quando as vendas e os lucros decaem. A tarefa da empresa, nesse estágio, é identificar o declínio e decidir se o produto deve ser mantido ou retirado de linha. Bibliografia KOTLER ; ARMSTRONG. Princípios de Marketing. Rio de Janeiro: PhB, 2004. BERKOWITZ, Eric. Marketing. Rio de Janeiro: LTC, 2003.
  • 9. Gestão Mercadológica de Produtos e Serviços Aula 05 - O Ciclo de Vida do Produto 50 Faculdade On-Line UVB Anotações do Aluno uvb BOONE ; KURTZ. Marketing Contemporâneo. Rio de Janeiro: LTC, 1998.