Publicité
Publicité

Contenu connexe

Publicité

O Imperialismo na África e na Ásia.ppt

  1. Ciências Humanas e suas Tecnologias - História Ensino Fundamental, 8º Ano O Imperialismo na África e na Ásia
  2. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O imperialismo marcou a história da exploração econômica e social sobre os povos africanos e asiáticos. Países ricos, impulsionados pela Revolução Industrial, buscavam avidamente matérias primas, mão de obra barata e mercado consumidor para alimentar sua indústria e vender seus produtos. É dentro desse contexto histórico que propomos a aula: O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS – o objetivo não é reduzir os fatos a certo ou errado. Antes, propor aos estudantes o estudo e a pesquisa daqueles acontecimentos para que se entenda a exploração econômica sobre povos e nações e o processo histórico que a gerou. Já que a aula começou, não nos resta outra saída: VAMOS INVESTIGAR OS FATOS! O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA
  3. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIMES DE INVESTIGADORES: Forme seis TIMES OS INVESTIGADORES TIME 1 TIME 2 TIME 3 TIME 4 TIME 5 TIME 6
  4. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA MISSÃO Cada time tem que estudar e pesquisar para resolver sua missão/objetivo. Cada missão/objetivo está relacionada ao tema da aula. Os times que conseguirem resolver seus “CASOS” terão o carimbo de MISSÃO CUMPRIDA.
  5. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 1 MISSÃO: INVESTIGUE quem está financiando os países industrializados a fim de dominarem vastas extensões da África e da Ásia.
  6. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA INVESTIGUE o uso da violência e a aplicação de falsas ideologias para dominar africanos e asiáticos. TIME 2 MISSÃO:
  7. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA DESCUBRA o segredo da CONFERÊNCIA DE BERLIM. TIME 3 MISSÃO:
  8. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA INVESTIGUE a participação dos Estados Unidos na corrida imperialista. TIME 4 MISSÃO:
  9. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA MISSÃO DESCUBRA os verdadeiros motivos da revolta dos indianos, em 1857, contra a INGLATERRA e o que isso provocou. TIME 5
  10. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA MISSÃO INVESTIGUE O TRÁFICO DE DROGAS NO IMPERIALISMO. TIME 6
  11. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA PISTAS A pista pode ser um fragmento de texto, uma imagem, uma charge ou uma foto que possa orientar o estudante na busca da solução da sua missão.
  12. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 1 PISTA: Os DONOS do MUNDO. Imagens: Frederick Burr Opper / Disponibilizdo por http://www.artoftheprint.com/picture_library/jpg100/opper_frederick_monopolymillionair es.jpg / Domínio Público.
  13. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 2 PISTA: “O homem branco tinha a missão de civilizar a África e a Ásia”.
  14. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 3 PISTA: PARTILHA e MISÉRIA. Imagem: Dr. Lyle Conrad / Disponibilizado por Centers for Disease Control and Prevention, Public Health Image Library (PHIL) / Domínio Público. Imagem: Autor desconhecido / The Berlin Conference on partition of Africa,1884 / Disponibilizado por deutsche-schutzgebiete.de / Domínio público.
  15. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 4 PISTA: Em nome da CIVILIZAÇÃO: o LUCRO. Imagem: Northwestern Litho / Campaign poster showing William McKinley holding U.S. flag and standing on gold coin, entre 1895 1900 / Disponibilizado por United States Library of Congress / Domínio público.
  16. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 5 PISTA: Os cipaios eram soldados indianos que trabalhavam para ingleses, franceses e portugueses.
  17. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 6 PISTA: CHINA FATIADA Imagem: Henri Meyer/ China-o bolo de reis e ... de imperadores, 1898 / Le Petit Journal, Bibliothèque nationale de France / Domínio Público.
  18. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA CONCLUSÃO No final das investigações, cada time apresenta suas conclusões sobre o Imperialismo. A seguir, daremos possíveis respostas para que se tenha uma ideia daquilo que foi pedido. Todas as conclusões dos estudantes devem ser consideradas e debatidas na sala e com o professor.
  19. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 1 CONCLUSÃO Nações industrializadas eram patrocinadas pela GRANDE BURGUESIA que, através da expansão do capitalismo industrial, aumentavam cada vez mais seus lucros.
  20. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 2 CONCLUSÃO Países imperialistas praticaram ações violentas contra as populações dominadas. A justificativa era que o homem branco tinha a missão de civilizar a África e a Ásia.
  21. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 3 CONCLUSÃO A Conferência de Berlim, em 1884, serviu para as potências europeias promoverem a partilha da África. As maiores beneficiadas com a partilha foram a França e a Inglaterra. A ocupação europeia destruiu a estrutura produtiva da sociedade africana e desorganizou sua vida social. Ainda hoje, há conflitos entre as várias etnias, decorrente dessa desestruturação provocada pelos países imperialistas.
  22. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 4 CONCLUSÃO Os Estados Unidos impuseram ao Japão, em 1854, a abertura dos portos do país. O Japão assimilou as técnicas ocidentais sem abdicar de sua cultura. No final do século XIX, disputava com os Estados Unidos a influência sobre a bacia do pacífico.
  23. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 5 CONCLUSÃO Em 1857, soldados indianos – cipaios – revoltaram-se contra a dominação inglesa. O principal motivo era o péssimo tratamento dispensado a eles. Isso provocou a revolta que logo foi reprimida pelo exército inglês.
  24. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA TIME 6 CONCLUSÃO Para controlar a China, a Inglaterra usou, além de armas, o tráfico de drogas. Promoveu o consumo do ópio, droga alucinógena, entre os chineses. A China reagiu e atirou no mar um grande carregamento da droga. A Inglaterra declarou a Guerra do Ópio (1839 – 1842). Forçou a China a abrir seus portos aos comerciantes ocidentais e entregar a Ilha de Hong Kong. Em 1900, a China reage num levante nacionalista que foi reprimido pelas tropas estrangeiras e ficou conhecido como Guerra dos Boxers.
  25. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA Uma imagem feita em 1900 é uma boa para ser trabalhada no contexto do IMPERIALISMO. QUE LEITURA FAZEMOS DELA HOJE? Precisamos de uma força do professor de inglês! INVESTIGANDO IMAGEM Imagem: Victor Gillam / US Judge magazine, 1900 / Domínio público.
  26. HISTÓRIA, 8º Ano do Ensino Fundamental O Imperialismo na África e na Ásia O IMPERIALISMO NO BANCO DOS RÉUS RECOLHA AS PROVAS DOS FATOS APRESENTADOS PELA HISTÓRIA NA INTERNET http://www.infoescola.com/historia/imperialismo/ http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=1227
  27. Tabela de Imagens n° do slide direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 12 Frederick Burr Opper / Disponibilizdo por http://www.artoftheprint.com/picture_library/jpg100/opper_fre derick_monopolymillionaires.jpg / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org /wiki/File:PUCK- Monopoly_Millionaires_Dividin g_the_Country.jpg 18/09/2012 14a Dr. Lyle Conrad / Conferência de Berlim para a partilha da Árica,1884 / Disponibilizado por Centers for Disease Control and Prevention, Public Health Image Library (PHIL) / Public domain. http://commons.wikimedia.org /wiki/File:Starved_girl.jpg 18/09/2012 14b Autor desconhecido / The Berlin Conference on partition of Africa,1884 / Disponibilizado por deutsche-schutzgebiete.de / Public domain. http://commons.wikimedia.org /wiki/File:Afrikakonferenz.jpg 18/09/2012 15 Northwestern Litho / Campaign poster showing William McKinley holding U.S. flag and standing on gold coin, entre 1895 1900 / Disponibilizado por United States Library of Congress / Public domain. http://commons.wikimedia.org /wiki/File:McKinley_Prosperity. jpg 18/09/2012 17 Henri Meyer/ China-the cake of kings and... of emperors, 1898 /Le Petit Journal, Bibliothèque nationale de France / Domínio Público. http://commons.wikimedia.org /wiki/File:China_imperialism_c artoon.jpg 18/09/2012 25 Victor Gillam / US Judge magazine, 1900 / Public domain. http://commons.wikimedia.org /wiki/File:Judge_August_11_19 00_Bryan_Against_American_I mperialism.jpg 18/09/2012
Publicité