ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DA
AMÉRICA
PROFESSOR MARCIANO DANTAS
POVOS PRÉ-COLOMBIANOS – ERAM OS POVOS
QUE HABITAVAM O CONTINENTE AMERICANO
ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS; TAMBÉM
CHAMADOS ...
ASTECAS – COMEÇOU A SE FORMAR POR VOLTA
DE 1345, ÀS MARGENS DO LAGO TEXCOCO, NO
MÉXICO; SUA CAPITAL ERA A CIDADE DE
TENOCH...
MAIAS – HABITAVAM O TERRITÓRIO QUE HOJE
COMPREENDE BELIZE, GUATEMALA, HONDURAS,
EL SALVADOR E A PENÍNSULA DE YUCATÁN
(MÉXI...
INCAS – HABITAVAM A REGIÃO DA CORDILHEIRA
DOS ANDES, EM TERRITÓRIOS DOS ATUAIS
EQUADOR, PERU, BOLÍVIA, SUL DA COLÔMBIA,
NO...
POPULAÇÃO DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA -
APRESENTA ELEVADO PADRÃO DE VIDA; BAIXAS
TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL;...
SETOR PRIMÁRIO NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA –
PREDOMÍNIO DE PEQUENAS E MÉDIAS
PROPRIEDADES POLICULTORAS; AS JAZIDAS
MINERAIS ...
SETOR PRIMÁRIO NA AMÉRICA LATINA –
PREDOMÍNIO DE LATIFÚNDIOS MONOCULTORES; A
GRANDE MAIORIA DOS PAÍSES DEPENDEM DA
EXTRAÇÃ...
SETOR SECUNDÁRIO NA AMÉRICA ANGLO-
SAXÔNICA – INDUSTRIALIZAÇÃO ANTIGA;
PREDOMÍNIO DE INDÚSTRIAS DE TECNOLOGIA DE
PONTA; SE...
SETOR TERCIÁRIO NO CONTINENTE AMERICANO –
É O SETOR QUE MAIS EMPREGA MÃO DE OBRA;
VEM ABSORVENDO TRABALHADORES DOS DEMAIS
...
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Aspectos econômicos e sociais do continente americano
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Aspectos econômicos e sociais do continente americano

157 vues

Publié le

AULAS DO PROFESSOR MARCIANO DANTAS: ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DO CONTINENTE AMERICANO

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Aspectos econômicos e sociais do continente americano

  1. 1. ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS DA AMÉRICA PROFESSOR MARCIANO DANTAS
  2. 2. POVOS PRÉ-COLOMBIANOS – ERAM OS POVOS QUE HABITAVAM O CONTINENTE AMERICANO ANTES DA CHEGADA DOS EUROPEUS; TAMBÉM CHAMADOS DE AMERÍNDIOS; SÃO AGRUPADOS EM TRÊS TIPOS DE SOCIEDADE: COMPLEXA COM PRODUÇÃO AGRÍCOLA EXCEDENTE (ASTECAS, MAIAS E INCAS), AGRÍCOLA COM PRODUÇÃO AGRÍCOLA DESTINADA À SUBSISTÊNCIA (TUPI- GUARANI, ARUAQUE, CARAÍBA, ARAUCANO) E COLETORA A CAÇADORA (JÊ, COMANCHE, INUÍTE, ENTRE OUTROS).
  3. 3. ASTECAS – COMEÇOU A SE FORMAR POR VOLTA DE 1345, ÀS MARGENS DO LAGO TEXCOCO, NO MÉXICO; SUA CAPITAL ERA A CIDADE DE TENOCHTITLÁN; DOMINAVAM TÉCNICAS AVANÇADAS DE CONSTRUÇÃO; PAVIMENTAVAM RUAS E CONSTRUÍRAM AQUEDUTOS; PRODUZIAM OBRAS DE ARTESANATO, PINTURA E ESCULTURA; DESENVOLVERAM A ESCRITA, A MATEMÁTICA E A ASTRONOMIA; A AGRICULTURA ERA A BASE DE SUA ECONOMIA; UTILIZAVAM TÉCNICAS AGRÍCOLAS AVANÇADAS PARA A ÉPOCA; CRIAVAM ANIMAIS, PRATICAVAM O COMÉRCIO E DESENVOLVERAM A METALURGIA DE OURO, PRATA, COBRE E ESTANHO; SEUS PRINCIPAIS PRODUTOS AGRÍCOLAS ERAM O MILHO E O CACAU; REALIZAVAM CULTO ÀS FORÇAS DA NATUREZA; DESENVOLVERAM UM CALENDÁRIO SOLAR.
  4. 4. MAIAS – HABITAVAM O TERRITÓRIO QUE HOJE COMPREENDE BELIZE, GUATEMALA, HONDURAS, EL SALVADOR E A PENÍNSULA DE YUCATÁN (MÉXICO); SEU IMPÉRIO DUROU DE 1.000 a.C. ATÉ O SÉCULO XVI; IMPORTANTES OBRAS DE ARQUITETURA; PROFUNDOS CONHECIMENTOS NO CAMPO DA MATEMÁTICA E DA ASTRONOMIA; REALIZAVAM TÉCNICAS DE PRODUÇÃO DE PAPEL E CONFECÇÃO DE LIVROS; SEUS DEUSES ERAM LIGADOS À NATUREZA; A AGRICULTURA ERA A BASE DA ECONOMIA, SENDO BASTANTE DESENVOLVIDA; O MILHO ERA A BASE DE SUA ALIMENTAÇÃO; CULTIVAVAM AINDA TOMATE, CACAU, BATATA E FRUTAS.
  5. 5. INCAS – HABITAVAM A REGIÃO DA CORDILHEIRA DOS ANDES, EM TERRITÓRIOS DOS ATUAIS EQUADOR, PERU, BOLÍVIA, SUL DA COLÔMBIA, NORTE DO CHILE E NOROESTE DA ARGENTINA; DOMINARAM VÁRIOS POVOS SUL-AMERICANOS; TINHAM UMA ECONOMIA BASEADA NA AGRICULTURA E NA EXTRAÇÃO DE RECURSOS MINERAIS; CUZCO ERA SUA ANTIGA CAPITAL; AS PROPRIEDADES ERAM DIVIDIDAS EM LOTES; CRIARAM CANAIS DE IRRIGAÇÃO; DECORAVAM PRÉDIOS PÚBLICOS E TEMPLOS RELIGIOSOS COM PRODUTOS METALÚRGICOS; A RELIGIÃO ERA BASEADA EM CULTOS A ANIMAIS, A OBJETOS SAGRADOS E ÀS FORÇAS DA NATUREZA; TINHAM O SOL E A LUA COMO ENTIDADES DIVINAS; TODOS OS NÍVEIS DA SOCIEDADE PAGAVAM IMPOSTOS AO IMPERADOR; REALIZAVAM O SISTEMA DE TROCAS COMERCIAIS.
  6. 6. POPULAÇÃO DA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA - APRESENTA ELEVADO PADRÃO DE VIDA; BAIXAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL; IDH MUITO ELEVADO; PIRÂMIDE ETÁRIA COM BASE ESTREITA E CORPO E TOPO LARGO; ELEVADA EXPECTATIVA DE VIDA; GRANDE NÚMERO DE IMIGRANTES. POPULAÇÃO DA AMÉRICA LATINA – EM GRANDE PARTE DO CONTINENTE, AS CONDIÇÕES DE VIDA DA POPULAÇÃO SÃO BAIXAS; ELEVADAS TAXAS DE NATALIDADE E MORTALIDADE INFANTIL; BAIXO OU MÉDIO IDH; A BASE DA PIRÂMIDE ETÁRIA É LARGA E O TOPO ESTREITO; BAIXA OU MÉDIA EXPECTATIVA DE VIDA; ELEVADO NÚMERO DE EMIGRANTES.
  7. 7. SETOR PRIMÁRIO NA AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA – PREDOMÍNIO DE PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES POLICULTORAS; AS JAZIDAS MINERAIS FORAM AS PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELO DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL; MODERNAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO NO SETOR AGROPECUÁRIO, COMO UTILIZAÇÃO DE SEMENTES SELECIONADAS, USO INTENSIVO DE FERTILIZANTES, ELEVADO GRAU DE MECANIZAÇÃO, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL, DENTRE OUTROS; ELEVADA PRODUÇÃO AGRÍCOLA; O GOVERNO CONCEDE SUBSÍDIOS AGRÍCOLAS AOS AGRICULTORES; PRODUÇÃO TRANSGÊNICA DE PRODUTOS; A MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO É DESTINADA À ABASTECER O MERCADO INTERNO.
  8. 8. SETOR PRIMÁRIO NA AMÉRICA LATINA – PREDOMÍNIO DE LATIFÚNDIOS MONOCULTORES; A GRANDE MAIORIA DOS PAÍSES DEPENDEM DA EXTRAÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS PRODUTOS PRIMÁRIOS, COM UTILIZAÇÃO DE POUCA TECNOLOGIA NESSE SETOR; AS LEIS AMBIENTAIS NA MAIORIA DOS PAÍSES PARA O SETOR PRIMÁRIO SÃO POUCO RÍGIDAS; A MAIOR PARTE DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA É DESTINADA A ABASTECER O MERCADO EXTERNO; NAS PEQUENAS PROPRIEDADES PREDOMINA A AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA E/OU ITINERANTE, COM UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS RUDIMENTARES E BAIXA PRODUTIVIDADE; EM ALGUMAS REGIÕES SURGEM AS FRONTEIRAS AGRÍCOLAS, QUE UTILIZAM TÉCNICAS MODERNAS DE PRODUÇÃO, ELEVADA PRODUTIVIDADE E QUE TEM COMO PRINCIPAL DESTINO À EXPORTAÇÃO.
  9. 9. SETOR SECUNDÁRIO NA AMÉRICA ANGLO- SAXÔNICA – INDUSTRIALIZAÇÃO ANTIGA; PREDOMÍNIO DE INDÚSTRIAS DE TECNOLOGIA DE PONTA; SEDE DE GRANDES CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS; MÃO DE OBRA ALTAMENTE QUALIFICADA; PRESENÇA DE GRANDES TECNOPOLOS. SETOR SECUNDÁRIO NA AMÉRICA LATINA – INDUSTRIALIZAÇÃO TARDIA OU RETARDATÁRIA; DEPENDÊNCIA DE CAPITAL E TECNOLOGIA INDUSTRIAL; EM MUITOS PAÍSES, A INDÚSTRIA É POUCO SIGNIFICATIVA; UTILIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA BARATA E SEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL; PREDOMÍNIO DAS INDÚSTRIAS DE BASE E ALIMENTÍCIA.
  10. 10. SETOR TERCIÁRIO NO CONTINENTE AMERICANO – É O SETOR QUE MAIS EMPREGA MÃO DE OBRA; VEM ABSORVENDO TRABALHADORES DOS DEMAIS SETORES DA ECONOMIA, GRAÇAS AO DESEMPREGO ESTRUTURAL; HÁ UM GRANDE NÚMERO DE TRABALHADORES INFORMAIS E DE SUBEMPREGADOS, PRINCIPALMENTE NA AMÉRICA LATINA, O QUE LEVA AO EMPOBRECIMENTO DE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO.

×