Contenu connexe

Slides Videoaula.pdf

  1. Práticas de linguagem, eixos de ensino e campos de atuação Módulo 2 - Aula 3
  2. Índice Fundamentos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC Fundamentos do ensino de Língua Portuguesa no DCTMA Práticas de linguagem/eixos de ensino Campos de atuação Práticas de linguagem e campos de atuação no DCTMA Referências bibliográficas
  3. Objetivos 1. Compreender que os eixos de ensino de Língua Portuguesa envolvem as práticas de leitura/escuta, produção, oralidade e análise linguística/semiótica. 2. Relacionar os campos de atuação que organizam o componente Língua Portuguesa aos espaços nos quais os sujeitos interagem e concretizam o uso da língua por intermédio dos gêneros textuais.
  4. Fundamentos do ensino de Língua Portuguesa na BNCC
  5. 5 Concepção de linguagem na BNCC: “uma forma de ação interindividual orientada para uma finalidade específica; um processo de interlocução que se realiza nas práticas sociais existentes numa sociedade, nos distintos momentos de sua história” (p. 65)
  6. Práticas de linguagem, eixos de ensino e campos de atuação Texto e seus contextos de produção são o centro do trabalho pedagógico. Uso significativo da linguagem na leitura, escuta e produção de textos. ● Práticas contemporâneas de linguagem. ● Preparação para a participação nas esferas da vida pública. ● Contemplação da cultura digital e dos multiletramentos.
  7. Fundamentos do ensino de Língua Portuguesa na DCTMA
  8. E o DCTMA? Como apresenta estes fundamentos? O ensino de LP deve: ● Viabilizar o conhecimento com análise consciente das informações; ● Garantir a reflexão crítica em experiências reais de uso da língua; ● Considerar a diversidade linguística e o uso social das normas populares; ● Garantir o acesso à norma culta em práticas afastadas do ensino prescritivo.
  9. 9 As atividades “do ensino de Língua Portuguesa devem possibilitar aos alunos a ampliação da construção do conhecimento nos demais componentes e contribuir com estratégias de integração curricular em relações interdisciplinares, por intermédio de atividades e projetos realizados no espaço escolar.” (DCTMA, p. 89)
  10. Como viabilizar as propostas do DCTMA?
  11. Práticas de linguagem/eixos de ensino
  12. Práticas de linguagem, eixos de ensino e campos de atuação Oralidade Leitura/escuta Produção escrita e multissemiótica Análise linguística e semiótica
  13. Semiótica e textos multissemióticos Linguagem não escrita: desenhos, grafismos, fotografias, músicas (sons), vídeos (imagem em movimento). Integram linguagem verbal e outras linguagens/semioses: recursos da escrita (tamanho e fonte das letras, negrito etc.), das imagens estáticas (foto, gravuras, pintura etc.) ou em movimento (filmes, vídeos etc.) e do som (música). Semiótica Textos multissemióticos O que significam?
  14. Campos de atuação
  15. Práticas de linguagem, eixos de ensino e campos de atuação Campos de atuação Artístico- literário Poema Conto Práticas de estudo e pesquisa Relatório Esquema Atuação na vida pública Discurso Petição Jornalístico midiático Notícia Reportagem
  16. Práticas de linguagem e campos de atuação no DCTMA
  17. Oralidade/Campo das práticas de estudo e pesquisa (EF67LP23) Respeitar os turnos de fala, na participação em conversações e em discussões ou atividades coletivas, na sala de aula e na escola e formular perguntas coerentes e adequadas em momentos oportunos em situações de aulas, apresentação oral, seminário etc.
  18. Leitura/ Campo jornalístico Midiático (EF69LP01) Diferenciar liberdade de expressão de discursos de ódio, posicionando-se contrariamente a esse tipo de discurso e vislumbrando possibilidades de denúncia aos órgãos competentes, quando for o caso.
  19. Produção de textos escritos e multissemióticos/ Campo de atuação da vida pública (EF69LP22) Produzir, revisar e editar textos reivindicatórios ou propositivos sobre problemas que afetam a vida escolar ou da comunidade, justificando pontos de vista, reivindicações e detalhando propostas (justificativa, objetivos, ações previstas etc.), levando em conta seu contexto de produção e as características dos gêneros em questão.
  20. Análise linguística e semiótica/Campo artístico-literário (EF69LP54) Analisar os efeitos de sentido decorrentes da variações no ritmo, nas modulações no tom de voz, nas pausas, nas manipulações do estrato sonoro da linguagem, obtidos por meio da construção de estrofes, das rimas e de figuras de linguagem como as aliterações, as assonâncias, as onomatopeias...
  21. Quais os próximos passos?
  22. Práticas de linguagem, eixos de ensino e campos de atuação 1. Competências específicas da língua para os anos finais do ensino fundamental. 1. Interação e articulação entre diferentes campos de saberes específicos.
  23. Multiletramentos na escola a partir da BNCC e DCTMA Exemplos de gêneros textuais que devemos trabalhar na escola de acordo com os campos de atuação e as práticas de linguagem.
  24. Multiletramentos na escola a partir da BNCC e DCTMA Exemplos de gêneros textuais que devemos trabalhar na escola de acordo com os campos de atuação e as práticas de linguagem.
  25. Fique de olho no resumo!
  26. Campos de atuação Vida Pública e Jornalístico- Midiático Artístico-Literário e Práticas de Estudo e Pesquisa Práticas de Linguagem Oralidade e Leitura Produção e Análise Multissemiótica Práticas de Linguagem, Eixos de Ensino e Campos de Atuação em LP Anos Finais BNCC DCTMA
  27. Referências bibliográficas BARBOSA, Jacqueline P. As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC, Programa Escrevendo o Futuro/Olimpíada de Língua Portuguesa, CENPEC-SP. Disponível em https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas- publicacoes/revista/artigos/artigo/2648/as-praticas-de-linguagem- contemporaneas-e-a-bncc BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. MEC. Brasília, DF, 2018. DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1ySAHICYIWheaFju__pkAbykeAbPsE7ce
  28. Até a próxima! Nos vemos em breve em nossa Expedição