SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  81
NEUROIMAGEM Instituto de Neurologia Deolindo Couto da  UFRJ  Dr. Rafael Higashi médico neurologista www.estimulacaoneurologica.com.br
Técnicas de imagem : ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
 
 
Paciente masculino 21 anos apresentou quadro agudo de hemiplegia à direita, obnubilação seguido de afasia global. Paciente com história de uso crônico de cocaína.
 
 
 
 
AFASIA GLOBAL
 
Paciente masc. 39 anos há 3 meses 1 episódio de crise convulsiva , há 1 semana apresentou cefaléia, vômitos e diminuição do nível de consciência ao exame apresentava ptose à esquerda.
A TC de crânio do paciente anterior apresentou  área hipodensa não captante acometendo a coroa radiata, fronto-parietal à esquerda . A lesão exerce  moderado efeito de massa  sobre o ventrículo lateral direito e apaga os sulcos corticais periféricos, no laudo pediu-se para considerar as  possibilidades de lesão expansiva ou AVC isquêmico agudo.
O paciente anterior realizou posteriormente a RNM de crânio aonde evidenciou  formação expansiva complexa, não homogênea de limites imprecisos , apresentando sinal hiperintenso em T2 / DP e iso a levemente hipointenso em T1, com edema perilesional associado, comprometendo o lobo frontal , temporal e parietal esquerdo, incluindo os núcleos da base, hipotálamo e a porção anterior do tálamo homolateral  exibindo áreas focais de impregnação de meios de contraste no lobo temporal e rostro do corpo caloso.
A lesão determina colabamento parcial e distorção do ventrículo lateral homolateral , apagamento parcial dos sulcos corticais adjacentes e discreta  herniação subfalcina das estruturas da linha média . A lesão é sugestiva de glioma infiltrativo.  Na biópsia foi diagnosticado Astrocitoma anaplásico grau III ( OMS ).
O paciente anterior após 1 alguns dias evoluiu com  piora súbita do nível de consciência  realizado nova TC de crânio aonde evidenciou volumoso processo expansivo c/ desvio da linha média anterior, inchaço frontal bilateral e hemisférica à esquerdo  mais hematoma profundo c/ agravo do efeito de massa .
Paciente masculino 60 anos, hipertenso não controlado, tabagista apresentou início súbito de estado comatoso. O sangue vivo intracraniano é prontamente visível na TC.  Devido à alta concentração de constituintes protéicos, ele parece mais denso(mais branco) que o tecido cerebral adjacente. A figura abaixo mostra uma TC de um  paciente com uma hemorragia intracerebral espontânea.  Note a grande coleção sangüinea branca, dentro do hemisfério cerebral; também pode ser visto sangue em ambos os ventrículos laterais. O sangue velho aparece com densidade progressivamente menor,como resultado do metabolismo das proteínas sangüíneas, aproximando-se da densidade do líquor na TC dentro de poucas semanas.
 
 
Paciente feminina com 69 anos de idade çom quadro de início súbito de cefaléia seguido de perda da consciência a TC mostrou hemorragia preenchendo as cisternas basais difusamente, mais proeminente no lado esquerdo secundário a aneurisma subindo da porção supraclinóide da art. carótida interna esquerda  na origem da art. comunicante posterior evidenciado pela arteriografia cerebral
Subhyaloid Hemorrhage
 
 
Relato de caso: JGO, masculino, 60 anos, com história de cefaléia há quatro meses. As crises de cefaléia eram frontotemporais à direita, latejantes, de forte intensidade, piorando com atividades físicas rotineiras, associadas à fotofobia e fonofobia e com duração aproximada de 6 horas. Os episódios de cefaléia se manifestavam de forma intermitente com freqüência variável e o paciente era assintomático fora das crises. Vinte dias antes da internação iniciou quadro de ptose palpebral e paresia da musculatura ocular inervada pelo oculomotor ipsilateral
 
A RNM e a angio-ressonância de crânio demonstraram a  presença de volumosa dilatação aneurismática posterior ao seio cavernoso , supraclinóidea, na emergência da artéria comunicante posterior direita, com cerca de 3,9 x 2,3 x 2,2cm. Sua luz era parcialmente trombosada, apresentando sinal hipodenso, correspondendo a calcificações. Determinava ainda efeito de massa sobre o pedúnculo cerebral direito, sobre a artéria cerebral posterior, a artéria basilar e a ponte. O diagnóstico radiológico foi  compatível com aneurisma gigante da emergência da artéria comunicante posterior direita.
 
Conceição Aparecida Gomes , 59 anos, diabética ,potadora de doença miastenica, hipertensa com 2 episódios prévios de neuropatia craniana isquêmica de nervo oculomotor esquerdo e 1 episódio de AVC prévio.  Há 3 meses com queixa de cefaléia temporal esquerda de forte intensidade associado a parestesia em dimidio direito de duração de 30 minutos. Quadro sugestivo de AIT.
 
 
 
 
 
Jovem de 16 anos com história há 6 meses de cefaléia sem deficit visual foi realizado RNM de crânio mostrando em T1 mútiplos flow voids no lobo occiptal esquerdo inteiro, a angiografia confirmou e detalhou ao MAV.
 
 
Paciente masculino 25 anos com cefaléia, vômitos e 1 episódio de  perda da consciência realizou TC de crânio aonde evidenciou  extensa área heterogenia com periferia hipodensa localizado no lobo frontal direito.  A lesão apresenta extenso segmento hemorrágico e imagens anelares com centro hipodenso com halo de edema perilesional de extensão variável e diminutas calcificação de permeio.  O complexo lesão edema exerce efeito de massa sobre as estruturas adjacentes com apagamento dos sulcos encefálicos em correspondência e compressão sobre o corno frontal e o corpo do ventrículo lateral homolateral. Há sinais de pequena herniação subfalcina.
A RNM de crânio do paciente anterior com volumosa formação expansiva comprometendo a região temporal direita, c/ sinal difusamente heterogêneo em todas as ponderações  ,c/ áreas de hipersinal em T1 e hiposinal em T2 compatível com sangramento. Há realce de meio de contraste na periferia da lesão e exuberante edema perilesional. A lesão determina efeito de massa , caracterizando apagamento dos sulcos corticais adjacentes, colapso parcial do corpo do ventrículo lateral direito e terceiro ventrículo e desvio das estruturas da linha média p/ esquerda configurando hérnia subfalcina. Há ainda leve compressão sobre o mesencéfalo.  Histopatológico Oligodendroglioma.
 
 
Paciente comatoso após acidente automobilístico. Realizou TC de crânio evidenciando hematoma epidural temporal esquerdo, hematoma parenquimatoso do lobo temporal direito,hematoma subdural da convexidade à direita, antes e após craniotomia e evacuação do hematoma.
 
 
Paciente masculino,87 anos,  há 1 ano com história de queda da própria altura, há 2 meses com dificuldade da marcha e há 1 semana com dificuldade da fala. Realizou TC de crânio aonde  evidenciou volumosa coleção subdural hipoatenuantes acompanhando predominantemente a convexidade fronto- parietal esquerda  sugestiva de hematoma crônico e determinado compressão sobre o parênquima cerebral adjacente e o ventrículo lateral ipsilateral, e /o desvio contralateral das estruturas anatômicas da linha média e herniação subfalcina.
Elenilda Rodrigues da Silva, 36 anos, relata início de fraqueza em MID de início subaguda há 3 anos com piora lentamente progressiva da deambulação. Há 3 meses 1 episódio de neurite óptica em olho direito. Hoje não consegue andar longas distâncias (+ ou – 200 metros) pois sente fraqueza. Ao exame neurológico síndrome piramidal em MID. Líquor com aumento de síntese de IgG e aumento de infiltrado linfomononuclear. Faz pulsoterapia mensal com Solumedrol 500mg 2 frascos durante 5 dias em doses regressivas e doses de interferon beta SC em dias intercalados.
 
 
 
Paciente com 42 anos com atraso no neurodesenvolvimento iníciou há 5 anos com quadro clínico de distúrbio comportamental, após 1 ano progrediu para tetraparesia espástica e déficit cognitivo progressivo. Ao exame neurológico apresenta uma síndrome tetrapiramidal + síndrome demencial.  
 
 
Exames sangüineos : ,[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object],[object Object]
Mulher com 57 anos foi admitida no hospital com alteração do estado mental e sonolência . Ao exame neurológico revelou atenção diminuída com hemianopsia homônima direita. Não apresentava febre, nuca flexível e sem fraqueza do VII par craniano. A RNM de crânio demonstrou presença de massa em lobo temporal com captação de contraste na lesão e nas celulas mastóideas. Foi colhido material secretivo das celulas mastóideas com cultura positiva para Micobacteria tuberculosa . O teste para HIV foi positivo.O diagnóstico é Tuberculoma cerebral com mastoidite tuberculoso.
Jovem de 17 anos apresentando febre, cefaléia e nível de consciência alterado de início há 12 horas. Ao exame neurológico evidencia discreta rigidez de nuca. A RNM do encéfalo apresentado é altamente sugestivo de herpes devido à  distribuição da lesão têmporo-insular . Há aumento do volume das regiões acometidas que também apresentam tênue impregnação meníngea e pequenos focos de hemorragia superficial. Observe ainda o comprometimento menos intenso do lobo temporal contra-lateral. Clinica e imagem compatível com  meningoencefalíte herpética.
 
 
 
Exames úteis para o diagnóstico da síndrome de encefalopatia aguda : ,[object Object]
Paciente mulher de 30 anos apresentando tetraparesia progressiva e retenção urinária há 3 semanas
 
Realizou RNM da coluna cervical em T2 evidenciou  hiperintensidade com captação periférica e irregular de contraste, acometendo o bulbo e a medula cervical ,  determinando alargamento desta com porção cística central de C3 a C7 . Aspecto sugestivo de neoplasia primária de origem glial. A possibilidade de astrocitoma deve ser considerado.
Mulher de 29 anos, solteira, com moderado retardo mental, virgem(segundo familiares) há 3 meses, 1 episódio de convulsão tônico clônico generalizado com liberação esfincteriana. Há 2 semanas início agudo de parestesia em MIE seguido de hemiparesia à esquerda .
 
Resultado : ,[object Object]
M.C.S., 43 anos, sexo feminino, solteira, residente da Cidade Alta, natural do Espírito Santo, faxineira, tabagista (45maços/ano). Há 01 mês queixava-se de cefaléia em região temporal à direita(sempre à direita), tipo aperto, intermitente , de forte intensidade, incapacitante, com alívio discreto com analgésicos associada a náusea, vômito, fotofobia, fonofobia e osmofobia. Há 02 semanas, a paciente apresentou piora da dor com o aumento da intensidade e duração que evoluiu p/ forma contínua procurando atendimento no Instituto de Neurologia Deolindo Couto.   18/02/04
Realizado  TC de crânio evidenciando lesão sugestivo de aneurisma gigante de art. cerebral média direita.
Após 2 dias de internação a paciente desenvolveu uma hemiparesia à esquerda por embolia p/ região temporo-parieto-occiptal direita .
 
 
A angiorressonância evidenciou formação aneurismática na bifurcação da art. cerebral média direita.
TC demonstrando atrofia cerebral generalizada e particularmente um  pequeno núcleo caudado (circundado em branco). Este paciente tem doença de Huntington em fase avançado.
Avô, pai e 3 tias acometidas pela doença de Huntington
 
M. F. S. , 29 anos, relata primeiro episódio de crise convulsiva aos 10 meses de idade após febre alta do tipo tônico clônica generalizada, após este episódio iniciaram crises parcial complexo do lobo temporal ( sensação epigástrica seguida de perda da consciência, sem perda do tônus com movimentos de automatismo motores unilateral com duração de 40 segundos à 3 minutos seguido de confusão pós-ictal de duração de 1 minuto. Aos 11 anos ocorreu segundo episódio de convulsão tonico clonica generalizada após febre alta. Faz uso há 15 anos de Rivotril e tegretol em altas doses embora sem crises do tipo TCG, as crises focais motoras com automatismo perssistem em frequencia média de 12 crises ao mês. Paciente consegue trabalhar embora não dirija   automóvel.  Caso Clínico :
Hipocampo esquerdo menor que o direito com hipersinal discreto em T2. Sugere Esclerose Mesial Temporal
A espectroscopia revelou redução da relação NAA/CR +Co no hipocampo esquerdo em torno de 0,6.
 
Paciente masculino 23 anos há 1 mês 2 episódios de convulsão parcial complexa com generalização secundária ocorridas no mesmo dia. Após realização de TC de crânio foi medicado com Albendazol 15mg/kg  durante 21 dias e prednisolona 1 mg /kg.
Paciente com 34 anos, aos 16 anos iniciou quadro de distúrbio comportamental mais deficit cognitivo. Após internação foi verificado VDRL com titulação alta no soro e no líquor. Após tratamento com Penicilina G cristalina 12 milhões de unidades IV de 4/4 horas diariamente durante  10 dias seguida de penicilina benzatina 2.4 milhões de unidade IM semanalmente durante 4 semana. Houve melhora importante do quadro neurológico. Neurosífilis parenquimatosa forma demencial.
 
OBRIGADO A TODOS PELA ATENÇÃO ! www.estimulacaoneurologica.com.br

Contenu connexe

Tendances

Sinais meningorradiculares 18
Sinais meningorradiculares 18Sinais meningorradiculares 18
Sinais meningorradiculares 18pauloalambert
 
Lesão de plexo braquial
Lesão de plexo braquialLesão de plexo braquial
Lesão de plexo braquialFisioterapeuta
 
ambiente cirúrgico - centro cirúrgico
ambiente cirúrgico - centro cirúrgicoambiente cirúrgico - centro cirúrgico
ambiente cirúrgico - centro cirúrgicoGuilherme Sicuto
 
Tratamento AVC isquemico: perspectivas atuais
Tratamento AVC isquemico: perspectivas atuaisTratamento AVC isquemico: perspectivas atuais
Tratamento AVC isquemico: perspectivas atuaisErion Junior de Andrade
 
Neurociência da esquizofrenia
Neurociência da esquizofreniaNeurociência da esquizofrenia
Neurociência da esquizofreniaCaio Maximino
 
Sinais do Raio X de Tórax
Sinais do Raio X de TóraxSinais do Raio X de Tórax
Sinais do Raio X de TóraxBrenda Lahlou
 
Ecg básico
Ecg básicoEcg básico
Ecg básicodapab
 
Anticoagulante e Antiagregante
Anticoagulante e AntiagreganteAnticoagulante e Antiagregante
Anticoagulante e Antiagreganteresenfe2013
 
Propedêutica em Fisioterapia - Semiologia e Anamnese
Propedêutica em Fisioterapia - Semiologia e AnamnesePropedêutica em Fisioterapia - Semiologia e Anamnese
Propedêutica em Fisioterapia - Semiologia e AnamneseNadjane Barros Costa
 
Traumatismo cranioencefálico
Traumatismo cranioencefálicoTraumatismo cranioencefálico
Traumatismo cranioencefálicojessica sanielly
 
Coordenação motora
Coordenação motoraCoordenação motora
Coordenação motorapauloalambert
 
Medula e Nervos Espinhais
Medula e Nervos EspinhaisMedula e Nervos Espinhais
Medula e Nervos EspinhaisVânia Caldeira
 

Tendances (20)

Exame neurológico
Exame neurológicoExame neurológico
Exame neurológico
 
Síndromes medulares
Síndromes medularesSíndromes medulares
Síndromes medulares
 
Sinais meningorradiculares 18
Sinais meningorradiculares 18Sinais meningorradiculares 18
Sinais meningorradiculares 18
 
Lesão de plexo braquial
Lesão de plexo braquialLesão de plexo braquial
Lesão de plexo braquial
 
AVC Isquemico
AVC IsquemicoAVC Isquemico
AVC Isquemico
 
Aula residência ave avc
Aula residência ave avcAula residência ave avc
Aula residência ave avc
 
Aula de Revisão - Neuroanatomia
Aula de Revisão - NeuroanatomiaAula de Revisão - Neuroanatomia
Aula de Revisão - Neuroanatomia
 
ambiente cirúrgico - centro cirúrgico
ambiente cirúrgico - centro cirúrgicoambiente cirúrgico - centro cirúrgico
ambiente cirúrgico - centro cirúrgico
 
Tratamento AVC isquemico: perspectivas atuais
Tratamento AVC isquemico: perspectivas atuaisTratamento AVC isquemico: perspectivas atuais
Tratamento AVC isquemico: perspectivas atuais
 
Neurociência da esquizofrenia
Neurociência da esquizofreniaNeurociência da esquizofrenia
Neurociência da esquizofrenia
 
Síndrome piramidal
Síndrome piramidalSíndrome piramidal
Síndrome piramidal
 
Fundamentos da avaliação neurológica
Fundamentos da avaliação neurológicaFundamentos da avaliação neurológica
Fundamentos da avaliação neurológica
 
T C E - Anatomia
T C E - AnatomiaT C E - Anatomia
T C E - Anatomia
 
Sinais do Raio X de Tórax
Sinais do Raio X de TóraxSinais do Raio X de Tórax
Sinais do Raio X de Tórax
 
Ecg básico
Ecg básicoEcg básico
Ecg básico
 
Anticoagulante e Antiagregante
Anticoagulante e AntiagreganteAnticoagulante e Antiagregante
Anticoagulante e Antiagregante
 
Propedêutica em Fisioterapia - Semiologia e Anamnese
Propedêutica em Fisioterapia - Semiologia e AnamnesePropedêutica em Fisioterapia - Semiologia e Anamnese
Propedêutica em Fisioterapia - Semiologia e Anamnese
 
Traumatismo cranioencefálico
Traumatismo cranioencefálicoTraumatismo cranioencefálico
Traumatismo cranioencefálico
 
Coordenação motora
Coordenação motoraCoordenação motora
Coordenação motora
 
Medula e Nervos Espinhais
Medula e Nervos EspinhaisMedula e Nervos Espinhais
Medula e Nervos Espinhais
 

En vedette

Neuroimagem no acidente vascular cerebral (AVC) - Liga Acadêmica de Radiologi...
Neuroimagem no acidente vascular cerebral (AVC) - Liga Acadêmica de Radiologi...Neuroimagem no acidente vascular cerebral (AVC) - Liga Acadêmica de Radiologi...
Neuroimagem no acidente vascular cerebral (AVC) - Liga Acadêmica de Radiologi...felipe_wlanger
 
Manifestações Neurológicas do paciente com HIV
Manifestações Neurológicas do paciente com HIVManifestações Neurológicas do paciente com HIV
Manifestações Neurológicas do paciente com HIVDr. Rafael Higashi
 
Tratamento Agudo e Profilático da Enxaqueca
Tratamento Agudo e Profilático da EnxaquecaTratamento Agudo e Profilático da Enxaqueca
Tratamento Agudo e Profilático da EnxaquecaDr. Rafael Higashi
 
Abordagem Farmacológica da dor crônica e abstinência opióide
Abordagem Farmacológica da dor crônica e abstinência opióideAbordagem Farmacológica da dor crônica e abstinência opióide
Abordagem Farmacológica da dor crônica e abstinência opióideDr. Rafael Higashi
 
Diagnóstico e tratamento da cefaléia em salvas
Diagnóstico e tratamento da cefaléia em salvasDiagnóstico e tratamento da cefaléia em salvas
Diagnóstico e tratamento da cefaléia em salvasDr. Rafael Higashi
 
Sumatriptano, trimebutina, meloxican e a associação das três drogas no trata...
Sumatriptano, trimebutina, meloxican  e a associação das três drogas no trata...Sumatriptano, trimebutina, meloxican  e a associação das três drogas no trata...
Sumatriptano, trimebutina, meloxican e a associação das três drogas no trata...Dr. Rafael Higashi
 
História de migranêa e risco de dissecção arterial
História de migranêa e risco de dissecção arterialHistória de migranêa e risco de dissecção arterial
História de migranêa e risco de dissecção arterialDr. Rafael Higashi
 
Myofascial pain and fibromyalgia
Myofascial pain and fibromyalgiaMyofascial pain and fibromyalgia
Myofascial pain and fibromyalgiaDr. Rafael Higashi
 
Clonixinato de lisina versus naproxeno de sódio no
Clonixinato de lisina versus naproxeno de sódio noClonixinato de lisina versus naproxeno de sódio no
Clonixinato de lisina versus naproxeno de sódio noDr. Rafael Higashi
 
Dor Crônica Orofacial e Tratamento com Técnica de Fisher
Dor Crônica Orofacial e Tratamento com Técnica de FisherDor Crônica Orofacial e Tratamento com Técnica de Fisher
Dor Crônica Orofacial e Tratamento com Técnica de FisherDr. Rafael Higashi
 
A guideline for discontinuing antiepileptic drugs in seizure-free patients – ...
A guideline for discontinuing antiepileptic drugs in seizure-free patients – ...A guideline for discontinuing antiepileptic drugs in seizure-free patients – ...
A guideline for discontinuing antiepileptic drugs in seizure-free patients – ...Dr. Rafael Higashi
 
Prevalência de fibromialgia e síndrôme dolorosa miofascial em pacientes com m...
Prevalência de fibromialgia e síndrôme dolorosa miofascial em pacientes com m...Prevalência de fibromialgia e síndrôme dolorosa miofascial em pacientes com m...
Prevalência de fibromialgia e síndrôme dolorosa miofascial em pacientes com m...Dr. Rafael Higashi
 
Uso da Lamotrigina na Epilepsia
Uso da Lamotrigina na EpilepsiaUso da Lamotrigina na Epilepsia
Uso da Lamotrigina na EpilepsiaDr. Rafael Higashi
 
Investigação diagnóstica das neuropatias periféricas
Investigação diagnóstica das neuropatias periféricasInvestigação diagnóstica das neuropatias periféricas
Investigação diagnóstica das neuropatias periféricasDr. Rafael Higashi
 
A importância do exame do líquor para o diagnóstico neurológ
A importância do exame do líquor para o diagnóstico neurológA importância do exame do líquor para o diagnóstico neurológ
A importância do exame do líquor para o diagnóstico neurológDr. Rafael Higashi
 
Exame Neurológico: Síndrome Extrapiramidal
Exame Neurológico: Síndrome ExtrapiramidalExame Neurológico: Síndrome Extrapiramidal
Exame Neurológico: Síndrome ExtrapiramidalDr. Rafael Higashi
 

En vedette (20)

Neuroimagem no acidente vascular cerebral (AVC) - Liga Acadêmica de Radiologi...
Neuroimagem no acidente vascular cerebral (AVC) - Liga Acadêmica de Radiologi...Neuroimagem no acidente vascular cerebral (AVC) - Liga Acadêmica de Radiologi...
Neuroimagem no acidente vascular cerebral (AVC) - Liga Acadêmica de Radiologi...
 
Manifestações Neurológicas do paciente com HIV
Manifestações Neurológicas do paciente com HIVManifestações Neurológicas do paciente com HIV
Manifestações Neurológicas do paciente com HIV
 
Tratamento Agudo e Profilático da Enxaqueca
Tratamento Agudo e Profilático da EnxaquecaTratamento Agudo e Profilático da Enxaqueca
Tratamento Agudo e Profilático da Enxaqueca
 
Abordagem Farmacológica da dor crônica e abstinência opióide
Abordagem Farmacológica da dor crônica e abstinência opióideAbordagem Farmacológica da dor crônica e abstinência opióide
Abordagem Farmacológica da dor crônica e abstinência opióide
 
Encefalite herpética
Encefalite herpéticaEncefalite herpética
Encefalite herpética
 
Diagnóstico e tratamento da cefaléia em salvas
Diagnóstico e tratamento da cefaléia em salvasDiagnóstico e tratamento da cefaléia em salvas
Diagnóstico e tratamento da cefaléia em salvas
 
Sumatriptano, trimebutina, meloxican e a associação das três drogas no trata...
Sumatriptano, trimebutina, meloxican  e a associação das três drogas no trata...Sumatriptano, trimebutina, meloxican  e a associação das três drogas no trata...
Sumatriptano, trimebutina, meloxican e a associação das três drogas no trata...
 
História de migranêa e risco de dissecção arterial
História de migranêa e risco de dissecção arterialHistória de migranêa e risco de dissecção arterial
História de migranêa e risco de dissecção arterial
 
Myofascial pain and fibromyalgia
Myofascial pain and fibromyalgiaMyofascial pain and fibromyalgia
Myofascial pain and fibromyalgia
 
Clonixinato de lisina versus naproxeno de sódio no
Clonixinato de lisina versus naproxeno de sódio noClonixinato de lisina versus naproxeno de sódio no
Clonixinato de lisina versus naproxeno de sódio no
 
Dores trigêminais
Dores trigêminaisDores trigêminais
Dores trigêminais
 
Cefaléia Cervicogênica
Cefaléia CervicogênicaCefaléia Cervicogênica
Cefaléia Cervicogênica
 
Dor Crônica Orofacial e Tratamento com Técnica de Fisher
Dor Crônica Orofacial e Tratamento com Técnica de FisherDor Crônica Orofacial e Tratamento com Técnica de Fisher
Dor Crônica Orofacial e Tratamento com Técnica de Fisher
 
A guideline for discontinuing antiepileptic drugs in seizure-free patients – ...
A guideline for discontinuing antiepileptic drugs in seizure-free patients – ...A guideline for discontinuing antiepileptic drugs in seizure-free patients – ...
A guideline for discontinuing antiepileptic drugs in seizure-free patients – ...
 
Prevalência de fibromialgia e síndrôme dolorosa miofascial em pacientes com m...
Prevalência de fibromialgia e síndrôme dolorosa miofascial em pacientes com m...Prevalência de fibromialgia e síndrôme dolorosa miofascial em pacientes com m...
Prevalência de fibromialgia e síndrôme dolorosa miofascial em pacientes com m...
 
Uso da Lamotrigina na Epilepsia
Uso da Lamotrigina na EpilepsiaUso da Lamotrigina na Epilepsia
Uso da Lamotrigina na Epilepsia
 
Investigação diagnóstica das neuropatias periféricas
Investigação diagnóstica das neuropatias periféricasInvestigação diagnóstica das neuropatias periféricas
Investigação diagnóstica das neuropatias periféricas
 
Ataxia - Doenças Cerebelares
Ataxia - Doenças CerebelaresAtaxia - Doenças Cerebelares
Ataxia - Doenças Cerebelares
 
A importância do exame do líquor para o diagnóstico neurológ
A importância do exame do líquor para o diagnóstico neurológA importância do exame do líquor para o diagnóstico neurológ
A importância do exame do líquor para o diagnóstico neurológ
 
Exame Neurológico: Síndrome Extrapiramidal
Exame Neurológico: Síndrome ExtrapiramidalExame Neurológico: Síndrome Extrapiramidal
Exame Neurológico: Síndrome Extrapiramidal
 

Similaire à Neuroimagem na prática neurológica

Nervos Cranianos: Exame físico Neurológico
Nervos Cranianos: Exame físico NeurológicoNervos Cranianos: Exame físico Neurológico
Nervos Cranianos: Exame físico NeurológicoDr. Rafael Higashi
 
Sessão de raciocínio clínico
Sessão de raciocínio clínicoSessão de raciocínio clínico
Sessão de raciocínio clínicojaninemagalhaes
 
Síndromes do tronco cerebral e de múltiplos nervos
Síndromes do tronco cerebral e de múltiplos nervosSíndromes do tronco cerebral e de múltiplos nervos
Síndromes do tronco cerebral e de múltiplos nervosneuroligaunivasf
 
Monitoria snc, crânio e coluna cervical(2)
Monitoria snc, crânio e coluna cervical(2)Monitoria snc, crânio e coluna cervical(2)
Monitoria snc, crânio e coluna cervical(2)Norberto Werle
 
Sessão clinica 16 julho
Sessão clinica   16 julhoSessão clinica   16 julho
Sessão clinica 16 julhojaninemagalhaes
 
Mielite transversa
Mielite transversaMielite transversa
Mielite transversaRafaella
 
Doença Vascular Cerebral Oclusiva
Doença Vascular Cerebral OclusivaDoença Vascular Cerebral Oclusiva
Doença Vascular Cerebral OclusivaLaenca Unirg
 
Malformações congênitas infratentoriais.
Malformações congênitas infratentoriais.Malformações congênitas infratentoriais.
Malformações congênitas infratentoriais.isadoracordenonsi
 
Estações Aula Prática de Cuidado ao Adulto
Estações Aula Prática de Cuidado ao AdultoEstações Aula Prática de Cuidado ao Adulto
Estações Aula Prática de Cuidado ao Adultocuidadoaoadulto
 

Similaire à Neuroimagem na prática neurológica (20)

Nervos Cranianos: Exame físico Neurológico
Nervos Cranianos: Exame físico NeurológicoNervos Cranianos: Exame físico Neurológico
Nervos Cranianos: Exame físico Neurológico
 
Veia galeno
Veia galenoVeia galeno
Veia galeno
 
Sessão de raciocínio clínico
Sessão de raciocínio clínicoSessão de raciocínio clínico
Sessão de raciocínio clínico
 
Síndromes do tronco cerebral e de múltiplos nervos
Síndromes do tronco cerebral e de múltiplos nervosSíndromes do tronco cerebral e de múltiplos nervos
Síndromes do tronco cerebral e de múltiplos nervos
 
Monitoria snc, crânio e coluna cervical(2)
Monitoria snc, crânio e coluna cervical(2)Monitoria snc, crânio e coluna cervical(2)
Monitoria snc, crânio e coluna cervical(2)
 
Sessão clinica 16 julho
Sessão clinica   16 julhoSessão clinica   16 julho
Sessão clinica 16 julho
 
Mielite transversa
Mielite transversaMielite transversa
Mielite transversa
 
Doença Vascular Cerebral Oclusiva
Doença Vascular Cerebral OclusivaDoença Vascular Cerebral Oclusiva
Doença Vascular Cerebral Oclusiva
 
Palestra tce 2
Palestra tce 2Palestra tce 2
Palestra tce 2
 
Mercredi intensif 27 fevereiro 2013
Mercredi intensif 27 fevereiro 2013Mercredi intensif 27 fevereiro 2013
Mercredi intensif 27 fevereiro 2013
 
Qual é o seu diagnóstico?
Qual é o seu diagnóstico?Qual é o seu diagnóstico?
Qual é o seu diagnóstico?
 
CPR in prone position
CPR  in prone positionCPR  in prone position
CPR in prone position
 
Doença de Alzheimer
Doença de AlzheimerDoença de Alzheimer
Doença de Alzheimer
 
Malformações congênitas infratentoriais.
Malformações congênitas infratentoriais.Malformações congênitas infratentoriais.
Malformações congênitas infratentoriais.
 
Estações Aula Prática de Cuidado ao Adulto
Estações Aula Prática de Cuidado ao AdultoEstações Aula Prática de Cuidado ao Adulto
Estações Aula Prática de Cuidado ao Adulto
 
1 arterite
1 arterite1 arterite
1 arterite
 
Sessão clínica do cti hsl 2 06
Sessão clínica do  cti hsl   2 06Sessão clínica do  cti hsl   2 06
Sessão clínica do cti hsl 2 06
 
5034 1021 4117
5034 1021 41175034 1021 4117
5034 1021 4117
 
AVC Hemorragico
AVC HemorragicoAVC Hemorragico
AVC Hemorragico
 
Abscesso Cerebral - Neurocirurgia
Abscesso Cerebral - Neurocirurgia Abscesso Cerebral - Neurocirurgia
Abscesso Cerebral - Neurocirurgia
 

Plus de Dr. Rafael Higashi

Emagrecimento rápido sem remédios na visão do nutrólogo
Emagrecimento rápido sem remédios na visão do nutrólogoEmagrecimento rápido sem remédios na visão do nutrólogo
Emagrecimento rápido sem remédios na visão do nutrólogoDr. Rafael Higashi
 
O uso da neuromodulação cerebral não invasiva para melhora da performance esp...
O uso da neuromodulação cerebral não invasiva para melhora da performance esp...O uso da neuromodulação cerebral não invasiva para melhora da performance esp...
O uso da neuromodulação cerebral não invasiva para melhora da performance esp...Dr. Rafael Higashi
 
NUTROLOGIA E DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
NUTROLOGIA E DOENÇAS NEURODEGENERATIVASNUTROLOGIA E DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
NUTROLOGIA E DOENÇAS NEURODEGENERATIVASDr. Rafael Higashi
 
Aplicação de Neuromodulação Cerebral Não Invasiva no tratamento da depressão,...
Aplicação de Neuromodulação Cerebral Não Invasiva no tratamento da depressão,...Aplicação de Neuromodulação Cerebral Não Invasiva no tratamento da depressão,...
Aplicação de Neuromodulação Cerebral Não Invasiva no tratamento da depressão,...Dr. Rafael Higashi
 
Neurofeedback como tratamento do TDAH, epilepsia, enxaqueca e dor neuropatia
Neurofeedback como tratamento do TDAH, epilepsia, enxaqueca e dor neuropatiaNeurofeedback como tratamento do TDAH, epilepsia, enxaqueca e dor neuropatia
Neurofeedback como tratamento do TDAH, epilepsia, enxaqueca e dor neuropatiaDr. Rafael Higashi
 
Tratamento da Depressão Unipolar , Depressão Bipolar e Transtorno Obsessivo C...
Tratamento da Depressão Unipolar , Depressão Bipolar e Transtorno Obsessivo C...Tratamento da Depressão Unipolar , Depressão Bipolar e Transtorno Obsessivo C...
Tratamento da Depressão Unipolar , Depressão Bipolar e Transtorno Obsessivo C...Dr. Rafael Higashi
 
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na...
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na...Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na...
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na...Dr. Rafael Higashi
 
Estudo da aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tran...
Estudo da aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tran...Estudo da aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tran...
Estudo da aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tran...Dr. Rafael Higashi
 
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana na Dor C...
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana na Dor C...Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana na Dor C...
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana na Dor C...Dr. Rafael Higashi
 
Terapia com celulas tronco nas doencas neurodegenerativas
Terapia com celulas tronco nas doencas neurodegenerativasTerapia com celulas tronco nas doencas neurodegenerativas
Terapia com celulas tronco nas doencas neurodegenerativasDr. Rafael Higashi
 
Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ?
Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ?Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ?
Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ?Dr. Rafael Higashi
 
Transcranial Magnetic Stimulation ( TMS) for Chronic Pain
Transcranial Magnetic Stimulation ( TMS) for Chronic PainTranscranial Magnetic Stimulation ( TMS) for Chronic Pain
Transcranial Magnetic Stimulation ( TMS) for Chronic PainDr. Rafael Higashi
 
Cefaléias: Quando investigar ?
Cefaléias: Quando investigar ?Cefaléias: Quando investigar ?
Cefaléias: Quando investigar ?Dr. Rafael Higashi
 
Ecocolordoppler Transcraniano: método e indicação
Ecocolordoppler Transcraniano: método e indicaçãoEcocolordoppler Transcraniano: método e indicação
Ecocolordoppler Transcraniano: método e indicaçãoDr. Rafael Higashi
 
Anticonvulsivantes na profilaxia de enxaqueca
Anticonvulsivantes na profilaxia de enxaquecaAnticonvulsivantes na profilaxia de enxaqueca
Anticonvulsivantes na profilaxia de enxaquecaDr. Rafael Higashi
 
Distúrbios das Funções Cerebrais Superiores
Distúrbios das Funções Cerebrais SuperioresDistúrbios das Funções Cerebrais Superiores
Distúrbios das Funções Cerebrais SuperioresDr. Rafael Higashi
 
Síndrome dolorosa do complexo regional I e II
Síndrome dolorosa do complexo regional  I e IISíndrome dolorosa do complexo regional  I e II
Síndrome dolorosa do complexo regional I e IIDr. Rafael Higashi
 
Introdução a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT)
Introdução a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT)Introdução a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT)
Introdução a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT)Dr. Rafael Higashi
 

Plus de Dr. Rafael Higashi (20)

Emagrecimento rápido sem remédios na visão do nutrólogo
Emagrecimento rápido sem remédios na visão do nutrólogoEmagrecimento rápido sem remédios na visão do nutrólogo
Emagrecimento rápido sem remédios na visão do nutrólogo
 
O uso da neuromodulação cerebral não invasiva para melhora da performance esp...
O uso da neuromodulação cerebral não invasiva para melhora da performance esp...O uso da neuromodulação cerebral não invasiva para melhora da performance esp...
O uso da neuromodulação cerebral não invasiva para melhora da performance esp...
 
NUTROLOGIA E DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
NUTROLOGIA E DOENÇAS NEURODEGENERATIVASNUTROLOGIA E DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
NUTROLOGIA E DOENÇAS NEURODEGENERATIVAS
 
Aplicação de Neuromodulação Cerebral Não Invasiva no tratamento da depressão,...
Aplicação de Neuromodulação Cerebral Não Invasiva no tratamento da depressão,...Aplicação de Neuromodulação Cerebral Não Invasiva no tratamento da depressão,...
Aplicação de Neuromodulação Cerebral Não Invasiva no tratamento da depressão,...
 
Neurofeedback como tratamento do TDAH, epilepsia, enxaqueca e dor neuropatia
Neurofeedback como tratamento do TDAH, epilepsia, enxaqueca e dor neuropatiaNeurofeedback como tratamento do TDAH, epilepsia, enxaqueca e dor neuropatia
Neurofeedback como tratamento do TDAH, epilepsia, enxaqueca e dor neuropatia
 
Tratamento da Depressão Unipolar , Depressão Bipolar e Transtorno Obsessivo C...
Tratamento da Depressão Unipolar , Depressão Bipolar e Transtorno Obsessivo C...Tratamento da Depressão Unipolar , Depressão Bipolar e Transtorno Obsessivo C...
Tratamento da Depressão Unipolar , Depressão Bipolar e Transtorno Obsessivo C...
 
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na...
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na...Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na...
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva na...
 
Estudo da aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tran...
Estudo da aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tran...Estudo da aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tran...
Estudo da aplicação da Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva no Tran...
 
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana na Dor C...
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana na Dor C...Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana na Dor C...
Neuromodulação Cerebral com Estimulação Magnética Transcraniana na Dor C...
 
Terapia com celulas tronco nas doencas neurodegenerativas
Terapia com celulas tronco nas doencas neurodegenerativasTerapia com celulas tronco nas doencas neurodegenerativas
Terapia com celulas tronco nas doencas neurodegenerativas
 
Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ?
Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ?Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ?
Dor Lombar: Como iniciar o raciocínio médico ?
 
Transcranial Magnetic Stimulation ( TMS) for Chronic Pain
Transcranial Magnetic Stimulation ( TMS) for Chronic PainTranscranial Magnetic Stimulation ( TMS) for Chronic Pain
Transcranial Magnetic Stimulation ( TMS) for Chronic Pain
 
Neuroimunologia
NeuroimunologiaNeuroimunologia
Neuroimunologia
 
Cefaléias: Quando investigar ?
Cefaléias: Quando investigar ?Cefaléias: Quando investigar ?
Cefaléias: Quando investigar ?
 
Ecocolordoppler Transcraniano: método e indicação
Ecocolordoppler Transcraniano: método e indicaçãoEcocolordoppler Transcraniano: método e indicação
Ecocolordoppler Transcraniano: método e indicação
 
Dor Neuropática
Dor NeuropáticaDor Neuropática
Dor Neuropática
 
Anticonvulsivantes na profilaxia de enxaqueca
Anticonvulsivantes na profilaxia de enxaquecaAnticonvulsivantes na profilaxia de enxaqueca
Anticonvulsivantes na profilaxia de enxaqueca
 
Distúrbios das Funções Cerebrais Superiores
Distúrbios das Funções Cerebrais SuperioresDistúrbios das Funções Cerebrais Superiores
Distúrbios das Funções Cerebrais Superiores
 
Síndrome dolorosa do complexo regional I e II
Síndrome dolorosa do complexo regional  I e IISíndrome dolorosa do complexo regional  I e II
Síndrome dolorosa do complexo regional I e II
 
Introdução a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT)
Introdução a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT)Introdução a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT)
Introdução a Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMT)
 

Dernier

QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxQUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxAntonioVieira539017
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaFernanda Ledesma
 
CRONOGRAMA: AÇÕES DO PROJETO ESTAÇÃO LEITURA
CRONOGRAMA: AÇÕES DO PROJETO ESTAÇÃO LEITURACRONOGRAMA: AÇÕES DO PROJETO ESTAÇÃO LEITURA
CRONOGRAMA: AÇÕES DO PROJETO ESTAÇÃO LEITURADouglasVasconcelosMa
 
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullyingMary Alvarenga
 
Slides Lição 01, Central Gospel, Os Sinais do Fim dos Tempos 2Tr24.pptx
Slides Lição 01, Central Gospel, Os Sinais do Fim dos Tempos 2Tr24.pptxSlides Lição 01, Central Gospel, Os Sinais do Fim dos Tempos 2Tr24.pptx
Slides Lição 01, Central Gospel, Os Sinais do Fim dos Tempos 2Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxLuizHenriquedeAlmeid6
 
Apreciação crítica -exercícios de escrita
Apreciação crítica -exercícios de escritaApreciação crítica -exercícios de escrita
Apreciação crítica -exercícios de escritaeliana862656
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileirosMary Alvarenga
 
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxAULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxGislaineDuresCruz
 
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfTIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfmarialuciadasilva17
 
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdforganizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdfCarlosRodrigues832670
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLaseVasconcelos1
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas BrasileirosMary Alvarenga
 
Prova de Empreendedorismo com gabarito.pptx
Prova de Empreendedorismo com gabarito.pptxProva de Empreendedorismo com gabarito.pptx
Prova de Empreendedorismo com gabarito.pptxJosAurelioGoesChaves
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptAlineSilvaPotuk
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...Martin M Flynn
 
O Espetaculo das Racas - Cienti - Lilia Moritz Schwarcz capítulo 2.pdf
O Espetaculo das Racas - Cienti - Lilia Moritz Schwarcz capítulo 2.pdfO Espetaculo das Racas - Cienti - Lilia Moritz Schwarcz capítulo 2.pdf
O Espetaculo das Racas - Cienti - Lilia Moritz Schwarcz capítulo 2.pdfQueleLiberato
 
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terraSistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terraBiblioteca UCS
 
As variações do uso da palavra "como" no texto
As variações do uso da palavra "como" no  textoAs variações do uso da palavra "como" no  texto
As variações do uso da palavra "como" no textoMariaPauladeSouzaTur
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxDeyvidBriel
 

Dernier (20)

QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptxQUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
QUIZ – GEOGRAFIA - 8º ANO - PROVA MENSAL.pptx
 
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão LinguísticaA Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
A Inteligência Artificial na Educação e a Inclusão Linguística
 
CRONOGRAMA: AÇÕES DO PROJETO ESTAÇÃO LEITURA
CRONOGRAMA: AÇÕES DO PROJETO ESTAÇÃO LEITURACRONOGRAMA: AÇÕES DO PROJETO ESTAÇÃO LEITURA
CRONOGRAMA: AÇÕES DO PROJETO ESTAÇÃO LEITURA
 
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao  bullyingMini livro sanfona - Diga não ao  bullying
Mini livro sanfona - Diga não ao bullying
 
Slides Lição 01, Central Gospel, Os Sinais do Fim dos Tempos 2Tr24.pptx
Slides Lição 01, Central Gospel, Os Sinais do Fim dos Tempos 2Tr24.pptxSlides Lição 01, Central Gospel, Os Sinais do Fim dos Tempos 2Tr24.pptx
Slides Lição 01, Central Gospel, Os Sinais do Fim dos Tempos 2Tr24.pptx
 
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptxSlides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
Slides Lição 2, Central Gospel, A Volta Do Senhor Jesus , 1Tr24.pptx
 
Apreciação crítica -exercícios de escrita
Apreciação crítica -exercícios de escritaApreciação crítica -exercícios de escrita
Apreciação crítica -exercícios de escrita
 
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
19 de abril - Dia dos povos indigenas brasileiros
 
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptxAULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
AULA-06---DIZIMA-PERIODICA_9fdc896dbd1d4cce85a9fbd2e670e62f.pptx
 
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdfTIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
TIPOS DE DISCURSO - TUDO SALA DE AULA.pdf
 
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdforganizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
organizaao-do-clube-de-lideres-ctd-aamar_compress.pdf
 
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdfLinguagem verbal , não verbal e mista.pdf
Linguagem verbal , não verbal e mista.pdf
 
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona  - Povos Indigenas BrasileirosMini livro sanfona  - Povos Indigenas Brasileiros
Mini livro sanfona - Povos Indigenas Brasileiros
 
Prova de Empreendedorismo com gabarito.pptx
Prova de Empreendedorismo com gabarito.pptxProva de Empreendedorismo com gabarito.pptx
Prova de Empreendedorismo com gabarito.pptx
 
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.pptTREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
TREINAMENTO - BOAS PRATICAS DE HIGIENE NA COZINHA.ppt
 
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
DIGNITAS INFINITA - DIGNIDADE HUMANA -Declaração do Dicastério para a Doutrin...
 
O Espetaculo das Racas - Cienti - Lilia Moritz Schwarcz capítulo 2.pdf
O Espetaculo das Racas - Cienti - Lilia Moritz Schwarcz capítulo 2.pdfO Espetaculo das Racas - Cienti - Lilia Moritz Schwarcz capítulo 2.pdf
O Espetaculo das Racas - Cienti - Lilia Moritz Schwarcz capítulo 2.pdf
 
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terraSistema de Bibliotecas UCS  - A descoberta da terra
Sistema de Bibliotecas UCS - A descoberta da terra
 
As variações do uso da palavra "como" no texto
As variações do uso da palavra "como" no  textoAs variações do uso da palavra "como" no  texto
As variações do uso da palavra "como" no texto
 
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptxÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
ÁREA DE FIGURAS PLANAS - DESCRITOR DE MATEMATICA D12 ENSINO MEDIO.pptx
 

Neuroimagem na prática neurológica

  • 1. NEUROIMAGEM Instituto de Neurologia Deolindo Couto da UFRJ Dr. Rafael Higashi médico neurologista www.estimulacaoneurologica.com.br
  • 2.
  • 3.  
  • 4.  
  • 5. Paciente masculino 21 anos apresentou quadro agudo de hemiplegia à direita, obnubilação seguido de afasia global. Paciente com história de uso crônico de cocaína.
  • 6.  
  • 7.  
  • 8.  
  • 9.  
  • 11.  
  • 12. Paciente masc. 39 anos há 3 meses 1 episódio de crise convulsiva , há 1 semana apresentou cefaléia, vômitos e diminuição do nível de consciência ao exame apresentava ptose à esquerda.
  • 13. A TC de crânio do paciente anterior apresentou área hipodensa não captante acometendo a coroa radiata, fronto-parietal à esquerda . A lesão exerce moderado efeito de massa sobre o ventrículo lateral direito e apaga os sulcos corticais periféricos, no laudo pediu-se para considerar as possibilidades de lesão expansiva ou AVC isquêmico agudo.
  • 14. O paciente anterior realizou posteriormente a RNM de crânio aonde evidenciou formação expansiva complexa, não homogênea de limites imprecisos , apresentando sinal hiperintenso em T2 / DP e iso a levemente hipointenso em T1, com edema perilesional associado, comprometendo o lobo frontal , temporal e parietal esquerdo, incluindo os núcleos da base, hipotálamo e a porção anterior do tálamo homolateral exibindo áreas focais de impregnação de meios de contraste no lobo temporal e rostro do corpo caloso.
  • 15. A lesão determina colabamento parcial e distorção do ventrículo lateral homolateral , apagamento parcial dos sulcos corticais adjacentes e discreta herniação subfalcina das estruturas da linha média . A lesão é sugestiva de glioma infiltrativo. Na biópsia foi diagnosticado Astrocitoma anaplásico grau III ( OMS ).
  • 16. O paciente anterior após 1 alguns dias evoluiu com piora súbita do nível de consciência realizado nova TC de crânio aonde evidenciou volumoso processo expansivo c/ desvio da linha média anterior, inchaço frontal bilateral e hemisférica à esquerdo mais hematoma profundo c/ agravo do efeito de massa .
  • 17. Paciente masculino 60 anos, hipertenso não controlado, tabagista apresentou início súbito de estado comatoso. O sangue vivo intracraniano é prontamente visível na TC. Devido à alta concentração de constituintes protéicos, ele parece mais denso(mais branco) que o tecido cerebral adjacente. A figura abaixo mostra uma TC de um paciente com uma hemorragia intracerebral espontânea. Note a grande coleção sangüinea branca, dentro do hemisfério cerebral; também pode ser visto sangue em ambos os ventrículos laterais. O sangue velho aparece com densidade progressivamente menor,como resultado do metabolismo das proteínas sangüíneas, aproximando-se da densidade do líquor na TC dentro de poucas semanas.
  • 18.  
  • 19.  
  • 20. Paciente feminina com 69 anos de idade çom quadro de início súbito de cefaléia seguido de perda da consciência a TC mostrou hemorragia preenchendo as cisternas basais difusamente, mais proeminente no lado esquerdo secundário a aneurisma subindo da porção supraclinóide da art. carótida interna esquerda na origem da art. comunicante posterior evidenciado pela arteriografia cerebral
  • 22.  
  • 23.  
  • 24. Relato de caso: JGO, masculino, 60 anos, com história de cefaléia há quatro meses. As crises de cefaléia eram frontotemporais à direita, latejantes, de forte intensidade, piorando com atividades físicas rotineiras, associadas à fotofobia e fonofobia e com duração aproximada de 6 horas. Os episódios de cefaléia se manifestavam de forma intermitente com freqüência variável e o paciente era assintomático fora das crises. Vinte dias antes da internação iniciou quadro de ptose palpebral e paresia da musculatura ocular inervada pelo oculomotor ipsilateral
  • 25.  
  • 26. A RNM e a angio-ressonância de crânio demonstraram a presença de volumosa dilatação aneurismática posterior ao seio cavernoso , supraclinóidea, na emergência da artéria comunicante posterior direita, com cerca de 3,9 x 2,3 x 2,2cm. Sua luz era parcialmente trombosada, apresentando sinal hipodenso, correspondendo a calcificações. Determinava ainda efeito de massa sobre o pedúnculo cerebral direito, sobre a artéria cerebral posterior, a artéria basilar e a ponte. O diagnóstico radiológico foi compatível com aneurisma gigante da emergência da artéria comunicante posterior direita.
  • 27.  
  • 28. Conceição Aparecida Gomes , 59 anos, diabética ,potadora de doença miastenica, hipertensa com 2 episódios prévios de neuropatia craniana isquêmica de nervo oculomotor esquerdo e 1 episódio de AVC prévio. Há 3 meses com queixa de cefaléia temporal esquerda de forte intensidade associado a parestesia em dimidio direito de duração de 30 minutos. Quadro sugestivo de AIT.
  • 29.  
  • 30.  
  • 31.  
  • 32.  
  • 33.  
  • 34. Jovem de 16 anos com história há 6 meses de cefaléia sem deficit visual foi realizado RNM de crânio mostrando em T1 mútiplos flow voids no lobo occiptal esquerdo inteiro, a angiografia confirmou e detalhou ao MAV.
  • 35.  
  • 36.  
  • 37. Paciente masculino 25 anos com cefaléia, vômitos e 1 episódio de perda da consciência realizou TC de crânio aonde evidenciou extensa área heterogenia com periferia hipodensa localizado no lobo frontal direito. A lesão apresenta extenso segmento hemorrágico e imagens anelares com centro hipodenso com halo de edema perilesional de extensão variável e diminutas calcificação de permeio. O complexo lesão edema exerce efeito de massa sobre as estruturas adjacentes com apagamento dos sulcos encefálicos em correspondência e compressão sobre o corno frontal e o corpo do ventrículo lateral homolateral. Há sinais de pequena herniação subfalcina.
  • 38. A RNM de crânio do paciente anterior com volumosa formação expansiva comprometendo a região temporal direita, c/ sinal difusamente heterogêneo em todas as ponderações ,c/ áreas de hipersinal em T1 e hiposinal em T2 compatível com sangramento. Há realce de meio de contraste na periferia da lesão e exuberante edema perilesional. A lesão determina efeito de massa , caracterizando apagamento dos sulcos corticais adjacentes, colapso parcial do corpo do ventrículo lateral direito e terceiro ventrículo e desvio das estruturas da linha média p/ esquerda configurando hérnia subfalcina. Há ainda leve compressão sobre o mesencéfalo. Histopatológico Oligodendroglioma.
  • 39.  
  • 40.  
  • 41. Paciente comatoso após acidente automobilístico. Realizou TC de crânio evidenciando hematoma epidural temporal esquerdo, hematoma parenquimatoso do lobo temporal direito,hematoma subdural da convexidade à direita, antes e após craniotomia e evacuação do hematoma.
  • 42.  
  • 43.  
  • 44. Paciente masculino,87 anos, há 1 ano com história de queda da própria altura, há 2 meses com dificuldade da marcha e há 1 semana com dificuldade da fala. Realizou TC de crânio aonde evidenciou volumosa coleção subdural hipoatenuantes acompanhando predominantemente a convexidade fronto- parietal esquerda sugestiva de hematoma crônico e determinado compressão sobre o parênquima cerebral adjacente e o ventrículo lateral ipsilateral, e /o desvio contralateral das estruturas anatômicas da linha média e herniação subfalcina.
  • 45. Elenilda Rodrigues da Silva, 36 anos, relata início de fraqueza em MID de início subaguda há 3 anos com piora lentamente progressiva da deambulação. Há 3 meses 1 episódio de neurite óptica em olho direito. Hoje não consegue andar longas distâncias (+ ou – 200 metros) pois sente fraqueza. Ao exame neurológico síndrome piramidal em MID. Líquor com aumento de síntese de IgG e aumento de infiltrado linfomononuclear. Faz pulsoterapia mensal com Solumedrol 500mg 2 frascos durante 5 dias em doses regressivas e doses de interferon beta SC em dias intercalados.
  • 46.  
  • 47.  
  • 48.  
  • 49. Paciente com 42 anos com atraso no neurodesenvolvimento iníciou há 5 anos com quadro clínico de distúrbio comportamental, após 1 ano progrediu para tetraparesia espástica e déficit cognitivo progressivo. Ao exame neurológico apresenta uma síndrome tetrapiramidal + síndrome demencial.  
  • 50.  
  • 51.  
  • 52.
  • 53. Mulher com 57 anos foi admitida no hospital com alteração do estado mental e sonolência . Ao exame neurológico revelou atenção diminuída com hemianopsia homônima direita. Não apresentava febre, nuca flexível e sem fraqueza do VII par craniano. A RNM de crânio demonstrou presença de massa em lobo temporal com captação de contraste na lesão e nas celulas mastóideas. Foi colhido material secretivo das celulas mastóideas com cultura positiva para Micobacteria tuberculosa . O teste para HIV foi positivo.O diagnóstico é Tuberculoma cerebral com mastoidite tuberculoso.
  • 54. Jovem de 17 anos apresentando febre, cefaléia e nível de consciência alterado de início há 12 horas. Ao exame neurológico evidencia discreta rigidez de nuca. A RNM do encéfalo apresentado é altamente sugestivo de herpes devido à distribuição da lesão têmporo-insular . Há aumento do volume das regiões acometidas que também apresentam tênue impregnação meníngea e pequenos focos de hemorragia superficial. Observe ainda o comprometimento menos intenso do lobo temporal contra-lateral. Clinica e imagem compatível com meningoencefalíte herpética.
  • 55.  
  • 56.  
  • 57.  
  • 58.
  • 59. Paciente mulher de 30 anos apresentando tetraparesia progressiva e retenção urinária há 3 semanas
  • 60.  
  • 61. Realizou RNM da coluna cervical em T2 evidenciou hiperintensidade com captação periférica e irregular de contraste, acometendo o bulbo e a medula cervical , determinando alargamento desta com porção cística central de C3 a C7 . Aspecto sugestivo de neoplasia primária de origem glial. A possibilidade de astrocitoma deve ser considerado.
  • 62. Mulher de 29 anos, solteira, com moderado retardo mental, virgem(segundo familiares) há 3 meses, 1 episódio de convulsão tônico clônico generalizado com liberação esfincteriana. Há 2 semanas início agudo de parestesia em MIE seguido de hemiparesia à esquerda .
  • 63.  
  • 64.
  • 65. M.C.S., 43 anos, sexo feminino, solteira, residente da Cidade Alta, natural do Espírito Santo, faxineira, tabagista (45maços/ano). Há 01 mês queixava-se de cefaléia em região temporal à direita(sempre à direita), tipo aperto, intermitente , de forte intensidade, incapacitante, com alívio discreto com analgésicos associada a náusea, vômito, fotofobia, fonofobia e osmofobia. Há 02 semanas, a paciente apresentou piora da dor com o aumento da intensidade e duração que evoluiu p/ forma contínua procurando atendimento no Instituto de Neurologia Deolindo Couto. 18/02/04
  • 66. Realizado TC de crânio evidenciando lesão sugestivo de aneurisma gigante de art. cerebral média direita.
  • 67. Após 2 dias de internação a paciente desenvolveu uma hemiparesia à esquerda por embolia p/ região temporo-parieto-occiptal direita .
  • 68.  
  • 69.  
  • 70. A angiorressonância evidenciou formação aneurismática na bifurcação da art. cerebral média direita.
  • 71. TC demonstrando atrofia cerebral generalizada e particularmente um pequeno núcleo caudado (circundado em branco). Este paciente tem doença de Huntington em fase avançado.
  • 72. Avô, pai e 3 tias acometidas pela doença de Huntington
  • 73.  
  • 74. M. F. S. , 29 anos, relata primeiro episódio de crise convulsiva aos 10 meses de idade após febre alta do tipo tônico clônica generalizada, após este episódio iniciaram crises parcial complexo do lobo temporal ( sensação epigástrica seguida de perda da consciência, sem perda do tônus com movimentos de automatismo motores unilateral com duração de 40 segundos à 3 minutos seguido de confusão pós-ictal de duração de 1 minuto. Aos 11 anos ocorreu segundo episódio de convulsão tonico clonica generalizada após febre alta. Faz uso há 15 anos de Rivotril e tegretol em altas doses embora sem crises do tipo TCG, as crises focais motoras com automatismo perssistem em frequencia média de 12 crises ao mês. Paciente consegue trabalhar embora não dirija automóvel. Caso Clínico :
  • 75. Hipocampo esquerdo menor que o direito com hipersinal discreto em T2. Sugere Esclerose Mesial Temporal
  • 76. A espectroscopia revelou redução da relação NAA/CR +Co no hipocampo esquerdo em torno de 0,6.
  • 77.  
  • 78. Paciente masculino 23 anos há 1 mês 2 episódios de convulsão parcial complexa com generalização secundária ocorridas no mesmo dia. Após realização de TC de crânio foi medicado com Albendazol 15mg/kg durante 21 dias e prednisolona 1 mg /kg.
  • 79. Paciente com 34 anos, aos 16 anos iniciou quadro de distúrbio comportamental mais deficit cognitivo. Após internação foi verificado VDRL com titulação alta no soro e no líquor. Após tratamento com Penicilina G cristalina 12 milhões de unidades IV de 4/4 horas diariamente durante 10 dias seguida de penicilina benzatina 2.4 milhões de unidade IM semanalmente durante 4 semana. Houve melhora importante do quadro neurológico. Neurosífilis parenquimatosa forma demencial.
  • 80.  
  • 81. OBRIGADO A TODOS PELA ATENÇÃO ! www.estimulacaoneurologica.com.br