9 democracias

171 vues

Publié le

Análise do Cap 9 do livro - "Política: Quem manda, por que manda, como manda" de João Ubaldo Ribeiro

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

9 democracias

  1. 1. JOÃO UBALDO RIBEIRO 9.DEMOCRACIAS
  2. 2. ASSIM COMO MUITOS OUTROS TERMOS EM POLÍTICA, “DEMOCRACIA” É UMA PALAVRA COM DIFERENTES SENTIDOS; MUITAS VEZES, UM PAÍS DEMOCRÁTICO NÃO É DE FATO DEMOCRÁTICO QUANDO ANALISADO DENTRO DO CONTEXTO EM QUE OS CIDADÃOS VIVEM.
  3. 3. O QUE É A DEMOCRACIA?
  4. 4.  SE ALGUÉM DESEJAR SABER O QUE É DEMOCRACIA E PARA ISSO RELACIONAR OS ESTADOS QUE SE INTITULAM DEMOCRÁTICOS, NÃO CHEGARÁ A CONCLUSÃO ALGUMA.  UM ESTADO PODE SER MAIS ABERTO À VOZ DO POVO ENQUANTO OUTRO PODE SE RESTRINGIR A PARTICIPAÇÃO DO POVO APENAS NA HORA DE ESCOLHER SEU REPRESENTANTE E AMBOS PODEM SER CONSIDERADOS DEMOCRACIAS.  VERIFICAR SE EXISTEM DETERMINADAS INSTITUIÇÕES EM CADA ESTADO OBSERVADO, POIS TAIS INSTITUIÇÕES REPRESENTARIAM UM INDÍCIO SEGURO DA EXISTÊNCIA DE UMA DEMOCRACIA. CONTUDO, APESAR DE AJUDAR UM POUCO, ISTO AINDA NÃO É SUFICIENTE.
  5. 5. O QUE NÃO É A DEMOCRACIA??  AFIM DE TENTAR ESCLARECER MELHOR O CONCEITO DE DEMOCRACIA, JOÃO UBALDO RIBEIRO CITA EXEMPLOS DE ESTADOS QUE SE INTITULAM DEMOCRÁTICOS, PORÉM, SE ANALISADOS A PARTIR DE DIFERENTES CRITÉRIOS, VEREMOS QUE POSSUEM ASPECTOS NÃO DEMOCRÁTICOS
  6. 6.  A DEMOCRACIA NÃO É A SEPARAÇÃO DE PODERES, POIS EXISTEM PAÍSES QUE FUNCIONAM MUITO BEM SEM ESTA SEPARAÇÃO, COMO É O CASO DA INGLATERRA.  AS ELEIÇÕES TAMBÉM NÃO SÃO UM FATOR CONFIÁVEL PARA A INDICAÇÃO DE QUE HÁ DEMOCRACIA, UMA VEZ QUE ESTAS PODEM SER MANIPULADAS E, ENTÃO, NÃO REPRESENTAM DE FATO A ESCOLHA DO POVO.
  7. 7.  OUTRO FATOR A SER LEVADO EM CONTA NOS ESTADOS DEMOCRÁTICOS É QUE ESTES SÃO GOVERNADOS POR UMA MINORIA QUE NEM SEMPRE SÃO VINDAS DE UMA CAMADA SOCIAL QUE REPRESENTA A POPULAÇÃO.
  8. 8. EXISTE UM “ESTADO MODELO” EM QUE A DEMOCRACIA FUNCIONA PERFEITAMENTE?
  9. 9.  PARA ANALISAR SE UM ESTADO É DEMOCRÁTICO, FAZ-SE NECESSÁRIA A OBSERVAÇÃO DE DIVERSOS CRITÉRIOS COMO, POR EXEMPLO, O GRAU DE LIBERDADE E DE ESTABILIDADE DOS CIDADÃOS  NO ENTANTO, AO ANALISAR TODOS OS CRITÉRIOS EM CADA ESTADO QUE SE DIZ “DEMOCRÁTICO” CHEGA-SE À CONCLUSÃO DE QUE EXISTE DEMOCRACIA EM DIVERSOS LUGARES, PORÉM NENHUMA DELAS EM PERFEITO FUNCIONAMENTO DE ACORDO COM OS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS.
  10. 10.  PODE-SE DIZER QUE HAVERÁ DEMOCRACIA ONDE EXISTA SOBERANIA POPULAR EFETIVAMENTE EXERCIDA, NÃO IMPORTA ATRAVÉS DE QUE MEIOS INSTITUCIONAIS.  A IMPLEMENTAÇÃO DE ESTADOS DEMOCRÁTICOS PERMANECE COMO META DA HUMANIDADE, APESAR DA ABUNDÂNCIA DE CONCEITOS DIVERGENTES, DA GRAVIDADE DOS PROBLEMAS ENFRENTADOS POR CADA SOCIEDADE, DOS OBSTÁCULOS CRIADOS PELA IMENSA COMPLEXIDADE DA VIDA HUMANA NESTE NOSSO PLANETA

×