Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Ponto de Leitura Jardim Lapenna

1 361 vues

Publié le

Relato de Caso III: Ponto de Leitura Jardim Lapenna - São Miguel Paulista - (Marlene Cortese – Conselheira da Fundação Tide Setúbal)

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

Ponto de Leitura Jardim Lapenna

  1. 1. II Encontro do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo Ponto de Leitura Jardim Lapenna Ações de leitura, bibliotecas e comunidades Marlene Cortese São Paulo – Abril/2010
  2. 2. CONTEXTO HISTÓRICO Criada em 2005, a Fundação Tide Setubal atua em São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo, com a missão de contribuir para o empoderamento da comunidade e para o desenvolvimento local sustentável de modo a se alcançar uma melhoria na qualidade de vida e a construção da cidadania. Para isso, desenvolve programas e projetos de educação, cultura, esporte, lazer e geração de renda com ênfase em adolescentes, jovens e famílias com altos índices de vulnerabilidade social. Suas ações são baseadas nos princípios de justiça social e de defesa dos direitos humanos, buscando sempre articulação com as políticas públicas. Em 2006, uma parceria entre a Fundação Tide Setubal e a Sociedade Amigos do Jardim Lapenna proporcionou a construção do Galpão de Cultura e Cidadania, localizado no Jardim Lapenna. Até o momento, mais de 6.229 pessoas já foram beneficiadas pelos projetos da Fundação.
  3. 3. LOCALIZAÇÃO Localizado próximo a Avenida Jacu Pêssego, o Jardim Lapenna é um bairro desprovido de espaços públicos para a comunidade. O ponto de leitura Jardim Lapenna, uma parceria da Fundação Tide Setubal com a Secretaria Municipal de Cultura, foi inaugurado dia 16 de junho de 2009 com o objetivo de oferecer à comunidade local o acesso a livros, jornais e revistas. Desde sua inauguração, a população demonstrou forte interesse pela leitura. Em seis meses de funcionamento o Ponto de Leitura recebeu 301 inscrições e 4.601 livros foram emprestados.
  4. 4. PARCERIA A parceria entre a Fundação Tide Setubal e a Secretaria Municipal de Cultura possibilitou um trabalho consistente, uma vez que as responsabilidades estão claramente delineadas: — A Fundação Tide Setubal é responsável pelos recursos humanos e sua qualificação, pelo espaço e toda infra-estrutura; — A Secretaria Municipal de Cultura disponibiliza o acervo, hoje com 1600 títulos, realiza a capacitação dos funcionários na Coordenadoria do Sistema Municipal de Bibliotecas e faz o acompanhamento e supervisão do Ponto de Leitura.
  5. 5. Horário de funcionamento De segunda a sábado, das 8 às 18h Perfil do usuário – Crianças, jovens e adultos da comunidade. – É importante ressaltar as condições socioeconômicas da região: • IDH — Índice de Desenvolvimento Humano da ONU: São Miguel Paulista: 0,451 São Paulo: 0,843
  6. 6. EQUIPE • Coordenadora • Responsável pelo Ponto de Leitura • Dois estagiários (cursando: pedagogia e comunicação social) DIVULGAÇÃO A divulgação é realizada pelos funcionários do Ponto de Leitura em escolas e outros equipamentos sociais. E ainda, nas reuniões e eventos do Galpão de Cultura e Cidadania e pelos próprios usuários.
  7. 7. PONTO DE LEITURA JARDIM LAPENNA Local: Organizações gestoras: Parceria:

×