Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

RECORDANDO NÚMEROS - 4º OU 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

553 vues

Publié le

O homem percebeu que precisava de uma forma única para representar quantidades e facilitar o entendimento entre os diferentes povos.

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

  • Soyez le premier à aimer ceci

RECORDANDO NÚMEROS - 4º OU 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1

  1. 1. RECORDANDO NÚMEROS
  2. 2. . , Número é um objeto da matemática usado para descrever quantidade, ordem ou medida.
  3. 3. Os números foram criados ao longo da história, diante da necessidade do homem; pois precisava de uma forma para representar as quantidades. As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais, por exemplo: Os pastores soltavam seu rebanho pela manhã e contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha. Ao final do dia, ao buscar o rebanho, os pastores contavam de forma inversa, retirando do saco uma pedrinha para cada animal.
  4. 4. Nessa época existiam outras formas de representação numérica, tipo: nós em cordas ou riscos feitos em ossos e pedras. Sendo que cada região, utilizava uma forma diferente. O homem percebeu que precisava de uma forma única para representar essas quantidades e facilitar o entendimento entre os diferentes povos. Os egípcios foram um dos primeiros povos a criar um sistema de numeração.
  5. 5. Os romanos também inventaram uma forma de contar as coisas. Ou seja, o seu sistema de numeração - conhecido como números ou algarismos romanos. Podemos encontrá- los até hoje sendo usados na escrita dos séculos, (XX, XXI) em relógios, capítulos de livros, nomes dos papas, etc.
  6. 6. Porém, os números que usamos foram criados pelos indianos no Norte da Índia em meados do século V da era cristã. As primeiras inscrições aparecem aproximadamente da forma como escrevemos. Foram eles (indianos) que Descobriram as posições de colocá-los para então formar os números maiores. Mas foram os árabes que difundiram essa forma de contagem através de um grande matemático chamado AI-Khwarizmi. Por isso ficaram conhecidos como indo-arábicos e receberam o nome de “Algarismos”.
  7. 7. O conhecimento dos números foi fundamental na evolução da História do Homem. Desde as épocas mais remotas, têm chegado até nós vestígios que provam a sua importância. Hoje, os números estão presentes em qualquer atividade do homem, desde a mais simples até à mais complexa.
  8. 8. 2. Os números foram criados ao longo da história diante de qual necessidade do homem? 3. Antes do aparecimento dos números, existiam outras formas de representação numérica? Justifique sua resposta. 4. Segundo o texto, por necessidade de representar quantidades, o que o homem percebeu? 1. O conceito de número?
  9. 9. 5. Quais foram os primeiros povos a criar um sistema de numeração? 6. Os romanos inventaram o quê? 7. Onde podemos encontrar os algarismos romanos? 8. Cite o nome do povo que criou os algarismos que usamos atualmente para formar numerais.
  10. 10. 9. Como são chamados os propagadores dos algarismos indo-arábicos? 10. Após os árabes divulgarem estes números, (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9) como tais algarismos ficaram conhecidos? 11. O nome que um grande matemático deu a eles? ī
  11. 11. 12. Por que o conhecimento dos números foi fundamental na evolução da História do Homem?
  12. 12. Você já usou muitas vezes os números, mas será que já parou para pensar sobre: Como foram as primeiras formas de contagem? O modo como surgiram os números? Como os números foram criados, ou, será que eles sempre existiram?
  13. 13. Olhando ao nosso redor, observamos a grande presença dos números.
  14. 14. Noções de Sistema de Numeração Há milhares de anos o modo de vida era muito diferente do atual. Os homens primitivos não tinham necessidade de contar. Eles não compravam, não vendiam, portanto não usavam dinheiro. Com o passar dos anos, os costumes foram mudando e o homem passou a cultivar a terra, a criar animais, a construir casas e a comercializar. Com isso, Surgiu a necessidade de contar.
  15. 15. A vida foi tornando-se cada vez mais complexa. Surgiram as primeiras aldeias que, lentamente, foram crescendo, tornando-se cidades. Algumas cidades se desenvolveram, dando origem às grandes civilizações. Com o progresso e o alto grau de organização das antigas civilizações, a necessidade de aprimorar os processos de contagem e seus registros tornaram-se fundamental.
  16. 16. Foram criados então, símbolos e regras, originando assim os diferentes sistemas de numerações civilizacionais. SISTEMA DE NUMERAÇÃO EGÍPCIO
  17. 17. Sistema de Numeração Romano
  18. 18. Sistema de numeração Indo-Arábico
  19. 19. Nosso sistema de numeração é o Indo-Arábico
  20. 20. O Sistema de numeração dos hindus
  21. 21. Nosso Sistema de numeração: O sistema de numeração que utilizamos desenvolveu-se na Índia a mais de 1500 anos. Os povos árabes, que construíram o Império Islâmico a partir do século VII, adotaram o sistema dos indianos há cerca de 1100 anos. Esse sistema foi levado por eles à Europa, substituindo a escrita romana. Por volta do século XVI, o sistema espalhou-se pelo mundo. Devido as suas origens, nosso sistema é chamado indo – arábico. Vamos destacar algumas características do sistema indo – arábico: Utiliza dez sinais, chamados algarismos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8, 9 e 0. O zero é um caso especial. Na maioria dos sistemas antigos, como o egípcio e o romano, não havia símbolo para indicar o zero.
  22. 22. O sistema de numeração Indo-arábico é decimal porque se formam grupos de dez em dez. Quando se escreve um número, o algarismo da direita representa as unidades e os demais representam dezenas, centenas, etc.

×