Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Relevo do Brasil - 5º ano

2 015 vues

Publié le

O relevo também é diretamente afetado por outros aspectos ambientais, como o clima, os tipos de rocha e solo e a cobertura vegetal. No Brasil, ele é constituído predominantemente por planaltos, planícies e depressões, embora outros conjuntos, como serras, chapadas, tabuleiros e patamares, também possam ser observados.

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Relevo do Brasil - 5º ano

  1. 1. BRASIL: ASPECTOS NATURAIS A SUPERFÍCIE DA TERRA NÃO É IGUAL EM TODA SUA EXTENSÃO. ALGUNS LOCAIS SÃO MAIS PLANOS, ENQUANTO OUTROS, MAIS IRREGULARES. O RELEVO DO BRASIL
  2. 2. ESPAÇO NATURAL  É O CONJUNTO DE ELEMENTOSQUE FORMAM A NATUREZA
  3. 3. O CONJUNTO DESSAS DIFERENTES FORMAS E CARACTERÍSTICAS DA SUPERFÍCIE DATERRA CHAMA-SE RELEVO.
  4. 4.  O RELEVO ESTÁ EM CONSTANTE TRANSFORMAÇÃO QUE OCORREM POR MEIO DE FENÔMENOS NO INTERIOR DO PLANETA. E TAMBÉM POR MEIO DE AÇÕES EXTERNAS, COMO: VENTO,CHUVA, TERREMOTO, MAREMOTO OU PELA AÇÃO DO HOMEM.
  5. 5.  OTERRITÓRIO BRASILEIRO É CLASSIFICADO EMTRÊS PRINCIPAIS FORMAS DE RELEVO:
  6. 6.  PLANALTOS: SÃO SUPERFÍCIES PLANAS OU LEVEMENTE ONDULADAS, COM O TOPO LIGEIRAMENTE NIVELADO, GERALMENTE COM ALTITUDE ACIMA DE 300 METROS.  DEPRESSÕES: SÃO FORMAS DE RELEVO PLANAS OU ONDULADAS, LIGEIRAMENTE MAIS BAIXAS QUE AS REGIÕESVIZINHAS.  PLANÍCIES: SÃO SUPERFÍCIES PLANAS OU LEVEMENTE ONDULADAS, COM ATÉ 100 METROS DE ALTITUDE.
  7. 7. O RELEVO AMAZÔNICO  A AMAZÔNIA CONTÉM MUITOS RIOS QUE CORREM LARGOS E MANSOS. NA MAIORIA DOS LUGARES,O RELEVO INFLUENCIA NA FORMAÇÃO DE RIOS. ASSIM, A MAIOR PARTE DO RELEVO DA REGIÃO, CERCA DE 70% DELE, ESTÁ ABAIXO DE 200 METROS, CARACTERIZANDO PLANÍCIES E DEPRESSÕES.  HÁ TAMBEM LUGARES MAIS ALTOS. AS SERRAS DE CARAJÁS, CAXIMBINHO E ACARI, NO PARÁ, A MAIS DE 500 METROS DE ALTITUDE. O MONTE RORAIMA, EM RORAIMA, NA FRONTEIRA ENTRE O BRASIL,VENEZUELA E A GUIANA, QUE ALCANÇA 2810 METROS. O PICO DA NEBLINA, NO AMAZONAS, APRESENTA 2993,78 METROS DE ALTITUDE. 
  8. 8. MONTE RORAIMA PICO DA NEBLINA SERRA DO CACHIMBOSERRAS DOS CARAJÁS
  9. 9.  UMA PLANÍCIE IMPORTANTE QUE COBRE NOSSA REGIÃO É A PLANÍCE AMAZÔNICA, EM UMA FAIXA LONGA E ESTREITA. SOBRE ELA É QUE CORRE O GRANDE RIO AMAZONAS E BOA PARTE DE SEUS AFLUENTES.
  10. 10. ATIVIDADES 1. COMO É O RELEVO DO LUGAR ONDE VOCÊVIVE? 2. O QUE É RELEVO? 3. QUAIS OSTIPOS DE RELEVOS QUE PREDOMINAM NOTERRITÓRIO BRASILEIRO? 4. QUAL A PLANÍCIE IMPORTANTE DA NOSSA REGIÃO? POR QUE ELA É IMPORTANTE?
  11. 11. Criação:  Professora: Hudenice  Escola Estadual Coronel Cruz  Itacoatiara – Amazonas - Brasil

×