SlideShare une entreprise Scribd logo
1  sur  23
Télécharger pour lire hors ligne
ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM As Teorias de administração e os serviços de enfermagem. Profa: MS. Nhandeyjara de Carvalho Costa
Na ENFERMAGEM, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, o saber de várias ciências. ENFERMAGEM à luz da ciência da ADMINISTRAÇÃO. Qual a importância do enfermeiro adquirir conhecimentos sobre administração? O pensamento administrativo é influenciado por fatores sociais, políticos e principalmente econômicos.
O pensamento administrativo sofreu várias  influências.   DA IGREJA CATÓLICA: A hierarquia da autoridade presente até os dias de hoje nas estruturas organizacionais  e a influência   da   estrutura de poder centralizado numa só pessoa.
O pensamento administrativo sofreu várias  influências.   DA ORGANIZAÇÃO MILITAR: O princípio da unidade de comando (um só chefe) e o da hierarquia (níveis de comando);  A dicotomia entre o pensar e o fazer aparece no séc. XVIII com a criação do Estado Maior para assessorar o comando. A assessoria ficava responsável pelo planejamento estratégico, e o comando pela execução do programa.
O pensamento administrativo sofreu várias  influências.   DOS ECONOMISTAS: Surgimento do liberalismo econômico que pregava a livre concorrência; produção em larga escala; Surgem novos conflitos nas organizações, e a racionalização do trabalho passa a ser a tônica do processo de produção.
O pensamento administrativo sofreu várias  influências.   DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A invenção da máquina a vapor foi fator determinante da mecanização da indústria e da agricultura e no consequente desenvolvimento dos sistemas fabril, de transportes e de comunicação; Ocorreram mudanças nos sistemas social e econômico, estabelecendo-se o controle capitalista sobre a maior parte das atividades econômicas .
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CIENTÍFICA: Principal teórico:  Frederick Taylor Proposta Básica:  aumento da produção pela eficiência do nível operacional. Preconizava:  a divisão do trabalho, especialização do operário e a padronização das atividades e tarefas por eles desenvolvidas Homem econômico:  o homem  é motivado pela remuneração material / qt maior a remuneração, maior a produção.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CIENTÍFICA: Críticas: Aspecto mecanicista/homem como uma peça de engrenagem e não como ser humano. Ênfase na especialização do operário como fator de produção. NÃO consideração das influências do grupo no desempenho individual.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CIENTÍFICA E A ENFERMAGEM: Elaboração ou simples adoção de manuais de técnicas e procedimentos;  Escalas diárias de divisão de atividades/fase mecanicista da administração; Assistência de enfermagem é fragmentada em atividades; O executor se distancia do todo (assistência de enfermagem) e se fixa na parte (tarefa). Assistência de enfermagem integral ocorre somente nos pacientes graves.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CLÁSSICA: Teórico:  Henry Fayol Objetivo:  Eficiência da organização pela adoção de uma estrutura adequada e de um funcionamento compatível com essa estrutura. Em toda empresa coexistem 6 funções:  técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa. Organização como estrutura rigidamente hierarquizada, estática e limitada. Divisão horizontal do trabalho =  agrupamento de atividades afins (departamentalização).
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CLÁSSICA - CRÍTICAS: Caráter prescritivo e normativo por determinar com regras e normas o comportamento do administrador. Preocupação exclusiva com a estrutura formal da organização, não admitindo a existência da estrutura informal, que é constituída pelas pessoas e suas relações.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CLÁSSICA E A ENFERMAGEM: Estruturação rigidamente hierarquizada das inst. De saúde- organogramas mostram linhas de subordinação integral; As pessoas e as relações interpessoais não são devidamente consideradas –atividades rotineiras com avaliações exclusivamente quantitativas; Preocupação com a qtdade do trabalho desenvolvido é maior do que com a qualidade. Desenvolvimento do pessoal de enfermagem e do serviço ficam comprometidos.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: Ruptura de paradigma  – no início da década de 1930, a teoria da adm passou a enfatizar a variável pessoas em lugar da variável estrutura, e a preocupar-se com o homem no trabalho (aspecto psicológico) e com os grupos (aspecto sociológico) em lugar de preocupar-se com os métodos de trabalho e as regras e normas  a serem seguidas pelos executantes.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: Determinada pela necessidade de humanização e democratização na adm de pessoal e pelo desenvolvimento das ciências humanas (psicologia e sociologia). Marco teórico: experiência de Hawthorne e Elton Mayo. Conclusão: o fator psicológico (relacionamento do indivíduo com o chefe imediato) interferia na produção dos trabalhadores de forma mais acentuada do que o fator fisiológico (influência da iluminação da produção). Importância da integração do indivíduo no grupo social.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS : CRÍTICA:  Os abusos fizeram com que ela se transformasse numa forma paternalista de administração, onde, na busca da harmonia, os conflitos eram abafados, e os confrontos entre o empregado e a administração eram ignorados.   A TRH e a Enfermagem : comunicação entre o enfermeiro (líder) e os demais membros é fator relevante p/ a continuidade e otimização da assistência de enfermagem. Papéis isolados em relação à MOTIVAÇÃO: enfermeiro procura incentivar e estimular o pessoal da equipe, mas às vezes o serviço não tem essa Filosofia.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA BUROCRÁTICA : Principal teórico:  Max Weber Características:  Visa a eficiência organizacional como objetivo básico, detalha pormenorizadamente como as coisas deverão ser feitas, prevê detalhes do funcionamento organizacional. Caráter racional e sistemática divisão do trabalho.  Impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função dos cargos e funções que exercem na organização. Determinação de procedimentos e rotinas; Profissionais caracterizam-se pela especialização técnica, pela remuneração condizente com o cargo, pela nomeação pelo chefe imediato e pelo fato de não participarem do capital da organização.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA BUROCRÁTICA - CRÍTICAS: Exagerado apego às regras, normas e regulamentos, transformando-os de “meios” em “fins”; Valorização maior p/ as normas e regras do que para o contingente humano; Impessoalidade no relacionamento humano; Necessidade de exibir símbolos que evidenciem o poder dos participantes.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA BUROCRÁTICA E A ENFERMAGEM: Os serviços de enfermagem seguem o modelo da instituição; O pessoal de enfermagem passa a ter características de técnicos especializados, com comportamentos e posições definidos pelo grupo que detém o poder na organização. Prática administrativa estanque baseada em regras e normas obsoletas (apenas) com poucas perspectivas de mudanças.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA CONTINGENCIAL: Investigou-se como uma mesma empresa funcionava de diferentes formas em diferentes condições. CONCLUSÃO:  as condições em que uma organização opera são ditadas de fora para dentro da empresa; o ambiente externo À organização influencia na sua estruturação e nos processos organizacionais. Existe uma relação funcional entre as variáveis ambientais e as variáveis técnico administrativas.
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA CONTINGENCIAL: .  Além do ambiente, a TECNOLOGIA influencia, de forma marcante, a estrutura e a dinâmica organizacionais. A tecnologia assume posição de destaque pelo fato de permear toda a atividade de produção e de prestação de serviços. Determina, não só a natureza da estrutura e do comportamento organizacional, como também a eficiência dos meios utilizados e a eficácia de seus resultados
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: TEORIA CONTINGENCIAL - CRÍTICAS: Por ser uma teoria recente é pouco percebida na prática da administração. Não admite conceitos absolutos, mas sim relativos. Teorias que dão ênfase à variável organizacional “estrutura” e outras que dão ênfase À variável “pessoas” não são consideradas teorias diferentes entre si, mas diferentes formas de perceber a organização. TEORIA COMPORTAMENTALISTA TEORIA DOS SISTEMAS
AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO  E A ENFERMAGEM: QUAL TEORIA É A MAIS EFICAZ? COMO ADOTAR DETERMINADA TEORIA NA ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM?
Quais foram as influências sofridas pelas teorias de administração? Discorra sobre as Teorias Científica e Clássica. Identifique, na administração em enfermagem, as características da Teoria das Relações Humanas. Escreva sobre a influência da Teoria Burocrática na organização e dinâmica dos serviços de enfermagem. Como você percebe a prática da enfermagem segundo os pressupostos da Teoria Contingencial?

Contenu connexe

Tendances

Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemAula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemc s
 
Estrutura Organizacional e os Serviços de Enfermagem
Estrutura Organizacional e os Serviços de EnfermagemEstrutura Organizacional e os Serviços de Enfermagem
Estrutura Organizacional e os Serviços de EnfermagemCentro Universitário Ages
 
Gerenciamento de enfermagem: supervisão de enfermagem
Gerenciamento de enfermagem: supervisão de enfermagemGerenciamento de enfermagem: supervisão de enfermagem
Gerenciamento de enfermagem: supervisão de enfermagemAroldo Gavioli
 
Administração apliacada à enfermagem apostila
Administração apliacada à enfermagem   apostilaAdministração apliacada à enfermagem   apostila
Administração apliacada à enfermagem apostilaWilma Medeiros
 
Organização serviços de saúde
Organização serviços de saúdeOrganização serviços de saúde
Organização serviços de saúdecalinesa
 
HumanizaSUS
HumanizaSUSHumanizaSUS
HumanizaSUSLene So
 
1ª aula introducao de-enfermagem
1ª aula introducao de-enfermagem1ª aula introducao de-enfermagem
1ª aula introducao de-enfermagemElter Alves
 
Fundamentos de enfermagem
Fundamentos de enfermagemFundamentos de enfermagem
Fundamentos de enfermagemJardiel7
 
Teoria das relações interpessoais em enfermagem
Teoria das relações interpessoais em enfermagemTeoria das relações interpessoais em enfermagem
Teoria das relações interpessoais em enfermagemAnhanguera Enfermagem A/B
 
Teorias e modelos de enfermagem
Teorias e modelos de enfermagem Teorias e modelos de enfermagem
Teorias e modelos de enfermagem resenfe2013
 

Tendances (20)

Nocoes de administracao
Nocoes de administracaoNocoes de administracao
Nocoes de administracao
 
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemAula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
 
Estrutura Organizacional e os Serviços de Enfermagem
Estrutura Organizacional e os Serviços de EnfermagemEstrutura Organizacional e os Serviços de Enfermagem
Estrutura Organizacional e os Serviços de Enfermagem
 
LIDERANÇA EM ENFERMAGEM
LIDERANÇA EM ENFERMAGEMLIDERANÇA EM ENFERMAGEM
LIDERANÇA EM ENFERMAGEM
 
Aula Introdutória de Saúde Coletiva
Aula Introdutória de Saúde ColetivaAula Introdutória de Saúde Coletiva
Aula Introdutória de Saúde Coletiva
 
Gerenciamento de enfermagem: supervisão de enfermagem
Gerenciamento de enfermagem: supervisão de enfermagemGerenciamento de enfermagem: supervisão de enfermagem
Gerenciamento de enfermagem: supervisão de enfermagem
 
Teorias de Enfermagem
Teorias de EnfermagemTeorias de Enfermagem
Teorias de Enfermagem
 
Administração apliacada à enfermagem apostila
Administração apliacada à enfermagem   apostilaAdministração apliacada à enfermagem   apostila
Administração apliacada à enfermagem apostila
 
Organização serviços de saúde
Organização serviços de saúdeOrganização serviços de saúde
Organização serviços de saúde
 
HumanizaSUS
HumanizaSUSHumanizaSUS
HumanizaSUS
 
Sae aula .. (1)
Sae aula .. (1)Sae aula .. (1)
Sae aula .. (1)
 
Gerência em Enfermagem
Gerência em EnfermagemGerência em Enfermagem
Gerência em Enfermagem
 
1ª aula introducao de-enfermagem
1ª aula introducao de-enfermagem1ª aula introducao de-enfermagem
1ª aula introducao de-enfermagem
 
Adm ms 2012
Adm ms 2012Adm ms 2012
Adm ms 2012
 
Fundamentos de enfermagem
Fundamentos de enfermagemFundamentos de enfermagem
Fundamentos de enfermagem
 
Teoria das relações interpessoais em enfermagem
Teoria das relações interpessoais em enfermagemTeoria das relações interpessoais em enfermagem
Teoria das relações interpessoais em enfermagem
 
Humanização na assistência de enfermagem
Humanização na assistência de enfermagemHumanização na assistência de enfermagem
Humanização na assistência de enfermagem
 
Teorias e modelos de enfermagem
Teorias e modelos de enfermagem Teorias e modelos de enfermagem
Teorias e modelos de enfermagem
 
Aula 1 o ..
Aula 1 o ..Aula 1 o ..
Aula 1 o ..
 
Aula 1 historia da enfermagem enf3
Aula 1  historia da enfermagem enf3Aula 1  historia da enfermagem enf3
Aula 1 historia da enfermagem enf3
 

Similaire à Teorias da administração

Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemAula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemGlaucya Markus
 
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemAula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemGlaucya Markus
 
AUDITORIA E ADM.pdf
AUDITORIA E ADM.pdfAUDITORIA E ADM.pdf
AUDITORIA E ADM.pdfgizaraposo
 
GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM.pdf
GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM.pdfGERENCIAMENTO DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM.pdf
GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM.pdfFrancielleConstantin
 
Noções de administração e algumas teorias administrativas
Noções de administração e algumas teorias administrativasNoções de administração e algumas teorias administrativas
Noções de administração e algumas teorias administrativasMarcelo Barreto
 
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalhoAs teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalhovanderlei k
 
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, NEOCLASSICA, APO 4 PAGINAS.pdf
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, NEOCLASSICA, APO 4 PAGINAS.pdfADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, NEOCLASSICA, APO 4 PAGINAS.pdf
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, NEOCLASSICA, APO 4 PAGINAS.pdfHelvisRibeirodeCarva
 
TEORIA CIENTIFICA 03.pptx
TEORIA CIENTIFICA 03.pptxTEORIA CIENTIFICA 03.pptx
TEORIA CIENTIFICA 03.pptxPatrickAnjos1
 
A D M I N I S T R AÇÃ O
A D M I N I S T R AÇÃ OA D M I N I S T R AÇÃ O
A D M I N I S T R AÇÃ Otaniamaciel
 
Aula De Administracao Marco 2010
Aula De Administracao   Marco 2010Aula De Administracao   Marco 2010
Aula De Administracao Marco 2010themis dovera
 
Atps Teorias da Administração
Atps Teorias da Administração Atps Teorias da Administração
Atps Teorias da Administração Adélio Castro
 
Teoria comportamental da administração
Teoria comportamental da administraçãoTeoria comportamental da administração
Teoria comportamental da administraçãoangelaadan
 
Para que servem as teorias administrativas
Para que servem as teorias administrativasPara que servem as teorias administrativas
Para que servem as teorias administrativasMarta Figueiredo
 
Lins, zúniga (s.d.) recursos humanos tradicional e não tradicional
Lins, zúniga (s.d.)   recursos humanos tradicional e não tradicionalLins, zúniga (s.d.)   recursos humanos tradicional e não tradicional
Lins, zúniga (s.d.) recursos humanos tradicional e não tradicionalVanessa Guimarães
 

Similaire à Teorias da administração (20)

Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemAula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
 
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagemAula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
Aula+01+teorias+de+adm+e+a+enfermagem
 
AUDITORIA E ADM.pdf
AUDITORIA E ADM.pdfAUDITORIA E ADM.pdf
AUDITORIA E ADM.pdf
 
GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM.pdf
GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM.pdfGERENCIAMENTO DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM.pdf
GERENCIAMENTO DO PROCESSO DE CUIDAR EM ENFERMAGEM.pdf
 
Noções de administração e algumas teorias administrativas
Noções de administração e algumas teorias administrativasNoções de administração e algumas teorias administrativas
Noções de administração e algumas teorias administrativas
 
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalhoAs teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho
 
Aula 1 (2)
Aula 1 (2)Aula 1 (2)
Aula 1 (2)
 
Aula 1
Aula 1Aula 1
Aula 1
 
Aula 1
Aula 1Aula 1
Aula 1
 
Aula 1
Aula 1Aula 1
Aula 1
 
Aula17
Aula17Aula17
Aula17
 
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, NEOCLASSICA, APO 4 PAGINAS.pdf
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, NEOCLASSICA, APO 4 PAGINAS.pdfADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, NEOCLASSICA, APO 4 PAGINAS.pdf
ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA, NEOCLASSICA, APO 4 PAGINAS.pdf
 
Aula 01
Aula 01Aula 01
Aula 01
 
TEORIA CIENTIFICA 03.pptx
TEORIA CIENTIFICA 03.pptxTEORIA CIENTIFICA 03.pptx
TEORIA CIENTIFICA 03.pptx
 
A D M I N I S T R AÇÃ O
A D M I N I S T R AÇÃ OA D M I N I S T R AÇÃ O
A D M I N I S T R AÇÃ O
 
Aula De Administracao Marco 2010
Aula De Administracao   Marco 2010Aula De Administracao   Marco 2010
Aula De Administracao Marco 2010
 
Atps Teorias da Administração
Atps Teorias da Administração Atps Teorias da Administração
Atps Teorias da Administração
 
Teoria comportamental da administração
Teoria comportamental da administraçãoTeoria comportamental da administração
Teoria comportamental da administração
 
Para que servem as teorias administrativas
Para que servem as teorias administrativasPara que servem as teorias administrativas
Para que servem as teorias administrativas
 
Lins, zúniga (s.d.) recursos humanos tradicional e não tradicional
Lins, zúniga (s.d.)   recursos humanos tradicional e não tradicionalLins, zúniga (s.d.)   recursos humanos tradicional e não tradicional
Lins, zúniga (s.d.) recursos humanos tradicional e não tradicional
 

Teorias da administração

  • 1. ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM As Teorias de administração e os serviços de enfermagem. Profa: MS. Nhandeyjara de Carvalho Costa
  • 2. Na ENFERMAGEM, o enfermeiro incorpora, em sua formação profissional, o saber de várias ciências. ENFERMAGEM à luz da ciência da ADMINISTRAÇÃO. Qual a importância do enfermeiro adquirir conhecimentos sobre administração? O pensamento administrativo é influenciado por fatores sociais, políticos e principalmente econômicos.
  • 3. O pensamento administrativo sofreu várias influências. DA IGREJA CATÓLICA: A hierarquia da autoridade presente até os dias de hoje nas estruturas organizacionais e a influência da estrutura de poder centralizado numa só pessoa.
  • 4. O pensamento administrativo sofreu várias influências. DA ORGANIZAÇÃO MILITAR: O princípio da unidade de comando (um só chefe) e o da hierarquia (níveis de comando); A dicotomia entre o pensar e o fazer aparece no séc. XVIII com a criação do Estado Maior para assessorar o comando. A assessoria ficava responsável pelo planejamento estratégico, e o comando pela execução do programa.
  • 5. O pensamento administrativo sofreu várias influências. DOS ECONOMISTAS: Surgimento do liberalismo econômico que pregava a livre concorrência; produção em larga escala; Surgem novos conflitos nas organizações, e a racionalização do trabalho passa a ser a tônica do processo de produção.
  • 6. O pensamento administrativo sofreu várias influências. DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: A invenção da máquina a vapor foi fator determinante da mecanização da indústria e da agricultura e no consequente desenvolvimento dos sistemas fabril, de transportes e de comunicação; Ocorreram mudanças nos sistemas social e econômico, estabelecendo-se o controle capitalista sobre a maior parte das atividades econômicas .
  • 7. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CIENTÍFICA: Principal teórico: Frederick Taylor Proposta Básica: aumento da produção pela eficiência do nível operacional. Preconizava: a divisão do trabalho, especialização do operário e a padronização das atividades e tarefas por eles desenvolvidas Homem econômico: o homem é motivado pela remuneração material / qt maior a remuneração, maior a produção.
  • 8. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CIENTÍFICA: Críticas: Aspecto mecanicista/homem como uma peça de engrenagem e não como ser humano. Ênfase na especialização do operário como fator de produção. NÃO consideração das influências do grupo no desempenho individual.
  • 9. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CIENTÍFICA E A ENFERMAGEM: Elaboração ou simples adoção de manuais de técnicas e procedimentos; Escalas diárias de divisão de atividades/fase mecanicista da administração; Assistência de enfermagem é fragmentada em atividades; O executor se distancia do todo (assistência de enfermagem) e se fixa na parte (tarefa). Assistência de enfermagem integral ocorre somente nos pacientes graves.
  • 10. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CLÁSSICA: Teórico: Henry Fayol Objetivo: Eficiência da organização pela adoção de uma estrutura adequada e de um funcionamento compatível com essa estrutura. Em toda empresa coexistem 6 funções: técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa. Organização como estrutura rigidamente hierarquizada, estática e limitada. Divisão horizontal do trabalho = agrupamento de atividades afins (departamentalização).
  • 11. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CLÁSSICA - CRÍTICAS: Caráter prescritivo e normativo por determinar com regras e normas o comportamento do administrador. Preocupação exclusiva com a estrutura formal da organização, não admitindo a existência da estrutura informal, que é constituída pelas pessoas e suas relações.
  • 12. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CLÁSSICA E A ENFERMAGEM: Estruturação rigidamente hierarquizada das inst. De saúde- organogramas mostram linhas de subordinação integral; As pessoas e as relações interpessoais não são devidamente consideradas –atividades rotineiras com avaliações exclusivamente quantitativas; Preocupação com a qtdade do trabalho desenvolvido é maior do que com a qualidade. Desenvolvimento do pessoal de enfermagem e do serviço ficam comprometidos.
  • 13. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: Ruptura de paradigma – no início da década de 1930, a teoria da adm passou a enfatizar a variável pessoas em lugar da variável estrutura, e a preocupar-se com o homem no trabalho (aspecto psicológico) e com os grupos (aspecto sociológico) em lugar de preocupar-se com os métodos de trabalho e as regras e normas a serem seguidas pelos executantes.
  • 14. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS: Determinada pela necessidade de humanização e democratização na adm de pessoal e pelo desenvolvimento das ciências humanas (psicologia e sociologia). Marco teórico: experiência de Hawthorne e Elton Mayo. Conclusão: o fator psicológico (relacionamento do indivíduo com o chefe imediato) interferia na produção dos trabalhadores de forma mais acentuada do que o fator fisiológico (influência da iluminação da produção). Importância da integração do indivíduo no grupo social.
  • 15. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS : CRÍTICA: Os abusos fizeram com que ela se transformasse numa forma paternalista de administração, onde, na busca da harmonia, os conflitos eram abafados, e os confrontos entre o empregado e a administração eram ignorados. A TRH e a Enfermagem : comunicação entre o enfermeiro (líder) e os demais membros é fator relevante p/ a continuidade e otimização da assistência de enfermagem. Papéis isolados em relação à MOTIVAÇÃO: enfermeiro procura incentivar e estimular o pessoal da equipe, mas às vezes o serviço não tem essa Filosofia.
  • 16. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA BUROCRÁTICA : Principal teórico: Max Weber Características: Visa a eficiência organizacional como objetivo básico, detalha pormenorizadamente como as coisas deverão ser feitas, prevê detalhes do funcionamento organizacional. Caráter racional e sistemática divisão do trabalho. Impessoalidade nas relações humanas, considerando os indivíduos apenas em função dos cargos e funções que exercem na organização. Determinação de procedimentos e rotinas; Profissionais caracterizam-se pela especialização técnica, pela remuneração condizente com o cargo, pela nomeação pelo chefe imediato e pelo fato de não participarem do capital da organização.
  • 17. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA BUROCRÁTICA - CRÍTICAS: Exagerado apego às regras, normas e regulamentos, transformando-os de “meios” em “fins”; Valorização maior p/ as normas e regras do que para o contingente humano; Impessoalidade no relacionamento humano; Necessidade de exibir símbolos que evidenciem o poder dos participantes.
  • 18. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA BUROCRÁTICA E A ENFERMAGEM: Os serviços de enfermagem seguem o modelo da instituição; O pessoal de enfermagem passa a ter características de técnicos especializados, com comportamentos e posições definidos pelo grupo que detém o poder na organização. Prática administrativa estanque baseada em regras e normas obsoletas (apenas) com poucas perspectivas de mudanças.
  • 19. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CONTINGENCIAL: Investigou-se como uma mesma empresa funcionava de diferentes formas em diferentes condições. CONCLUSÃO: as condições em que uma organização opera são ditadas de fora para dentro da empresa; o ambiente externo À organização influencia na sua estruturação e nos processos organizacionais. Existe uma relação funcional entre as variáveis ambientais e as variáveis técnico administrativas.
  • 20. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CONTINGENCIAL: . Além do ambiente, a TECNOLOGIA influencia, de forma marcante, a estrutura e a dinâmica organizacionais. A tecnologia assume posição de destaque pelo fato de permear toda a atividade de produção e de prestação de serviços. Determina, não só a natureza da estrutura e do comportamento organizacional, como também a eficiência dos meios utilizados e a eficácia de seus resultados
  • 21. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: TEORIA CONTINGENCIAL - CRÍTICAS: Por ser uma teoria recente é pouco percebida na prática da administração. Não admite conceitos absolutos, mas sim relativos. Teorias que dão ênfase à variável organizacional “estrutura” e outras que dão ênfase À variável “pessoas” não são consideradas teorias diferentes entre si, mas diferentes formas de perceber a organização. TEORIA COMPORTAMENTALISTA TEORIA DOS SISTEMAS
  • 22. AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO E A ENFERMAGEM: QUAL TEORIA É A MAIS EFICAZ? COMO ADOTAR DETERMINADA TEORIA NA ADMINISTRAÇÃO DOS SERVIÇOS DE ENFERMAGEM?
  • 23. Quais foram as influências sofridas pelas teorias de administração? Discorra sobre as Teorias Científica e Clássica. Identifique, na administração em enfermagem, as características da Teoria das Relações Humanas. Escreva sobre a influência da Teoria Burocrática na organização e dinâmica dos serviços de enfermagem. Como você percebe a prática da enfermagem segundo os pressupostos da Teoria Contingencial?