Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.
A bola oficial de vôlei deve ser esférica, coberta por
uma capa de couro flexível ou sintético e
composta por uma câmara i...
 Primeiro árbitro: Deve ficar sentado ou em pé na cadeira colocada
em uma das extremidades da rede. Compete a ela tomar a...
 Um set, com exceção do “tie Break” é ganho pela equipe que
alcançar primeiro 25 pontos, desde que tenha uma vantagem de
...
 Cada equipe deve ter seis jogadores na quadra de e seis jogadores no
banco de reservas. A posição inicial dos jogadores q...
 Quando dois jogadores da mesma equipe tocam na bola ao
mesmo tempo, é considerado dois toques.
 A bola pode tocar qualq...
 O saque deve ser realizado até 8 segundos após o apito de
autorização do árbitro.
 Um jogador da defesa pode executar u...
 As posições dos jogadores são numerados da seguinte
maneira como mostra a figura acima: os três jogadores
que se encontr...
 O vôlei de quadra parte de seis fundamentos
para a sua prática: saque, recepção,
levantamento, ataque, bloqueio e defesa...
 Recepção - Considerado um princípio de defesa, é
o movimento em que o jogador executa depois do
saque adversário.
 Leva...
 Bloqueio - É a defesa de uma cortada realizada
junto à rede. Este fundamento consiste em uma
combinação de dois moviment...
 Defesa - É o movimento executado após um
ataque da equipe adversária que tenha passado
pelo bloqueio. O seu principal ob...
Regras do Voleibol
Regras do Voleibol
Regras do Voleibol
Regras do Voleibol
Prochain SlideShare
Chargement dans…5
×

Regras do Voleibol

7 504 vues

Publié le

Regras Básicas

Publié dans : Formation
  • Soyez le premier à commenter

Regras do Voleibol

  1. 1. A bola oficial de vôlei deve ser esférica, coberta por uma capa de couro flexível ou sintético e composta por uma câmara interior inflável de borracha ou material similar. Sua cor deve ser clara e uniforme, podendo ter também uma combinação de cores. Sua circunferência deve ser entre 65 e 67 centímetros e pesar entre 260 e 280 gramas.
  2. 2.  Primeiro árbitro: Deve ficar sentado ou em pé na cadeira colocada em uma das extremidades da rede. Compete a ela tomar a decisão final sobre todas as jogadas da partida.  Segundo árbitro: Fica de pé em um dos lados da rede, oposto ao primeiro árbitro. Ele controla o apontador, os tempos, as faltas, invasões e checa as posições dos jogadores no rodízio.  O apontador: Como mostra na imagem de abertura do capítulo, é o responsável por cuidar da súmula, dos pontos e da ordem de saque dos times. Fica posicionado atrás do segundo árbitro.  Juizes de linha: Como especificado acima, são de dois a quatro juizes de linha em uma partida. Ficam em pé na área livre, posicionados entre 1 e 3 metros de distância de cada ângulo da quadra. Eles devem apontar se a bola cai dentro ou fora das linhas demarcatória da quadra.
  3. 3.  Um set, com exceção do “tie Break” é ganho pela equipe que alcançar primeiro 25 pontos, desde que tenha uma vantagem de no mínimo dois pontos sobre o adversário. No caso de haver empate em 24 a 24, vence a equipe que abrir primeiro dois pontos de vantagem.  No vôlei, é disputado uma melhor de 5 sets, ou seja, vence o jogo quem alcançar primeiro 3 sets.  No caso de haver empate em sets (2 a 2), a partida é decidida em um set decisivo chamado de “tie Break”. Neste set, a situação é a mesma dos outros, ou seja, pontos corridos, porém, ao invés de ir até 25 pontos, vai até 15 pontos. No caso de um empate em 14 a 14, vence a equipe que abrir dois pontos de vantagem sobre a outra.  No caso de uma equipe não comparecer no jogo, é declarada desistente e perde o jogo por três sets a zero, com o placar de 25 a 0 em todos os sets.
  4. 4.  Cada equipe deve ter seis jogadores na quadra de e seis jogadores no banco de reservas. A posição inicial dos jogadores que estão em jogo, indica a ordem de rotação deles na quadra. Essa ordem deve ser mantida durante o set. Veremos mais abaixo como funciona o rodízio. A bola é considerada fora quando toca o piso em área totalmente fora das linhas que demarcam a quadra. Se tocar o teto do ginásio ou qualquer objeto na quadra ou então uma pessoa que não faça parte do jogo, a bola também é considerada fora. A bola pode ser recuperada além da zona livre da quadra adversária. Cada equipe pode tocar apenas três vezes na bola, além do toque do bloqueio que não é considerado como toque, para retorná-la à equipe adversária. Caso excedido o número de três toques, a equipe comete uma falta de quatro toques e o ponto vai para a equipe adversária.
  5. 5.  Quando dois jogadores da mesma equipe tocam na bola ao mesmo tempo, é considerado dois toques.  A bola pode tocar qualquer parte do corpo dos jogadores.  A bola deve ser tocada, mas não pode ser revertida ou conduzida. Isto é, o árbitro marcará a condução sempre que um jogador, em vez de tocar a bola, segurar ou conduzi-la em qualquer direção.  Uma bola que bate na rede pode ser recuperada dentro do limite dos três toques da equipe.  No saque, a bola deve ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço após ser solta ou lançada ao ar.
  6. 6.  O saque deve ser realizado até 8 segundos após o apito de autorização do árbitro.  Um jogador da defesa pode executar um toque dentro da zona de ataque desde que, no momento do contato, a bola não esteja completamente acima da borda superior da rede.  Nenhum jogador pode efetuar um ataque após um saque dado pela equipe adversária enquanto a bola estiver dentro da zona de ataque.  No bloqueio, o jogador que está efetuando o movimento de erguer as mãos e ultrapassando a parte superior da rede não pode tocar na bola no espaço do adversário antes que este conclua o ataque.  O primeiro retardamento no jogo, realizado por um membro da equipe, seja ele jogador ou comissão técnica, receberá uma advertência. Se houver mais retardamentos dentro da mesma partida, a equipe passa a perder pontos por cada atraso.
  7. 7.  As posições dos jogadores são numerados da seguinte maneira como mostra a figura acima: os três jogadores que se encontram junto a rede, formam a linha de ataque e ocupam as posições 4, 3 e 2. os outros três jogadores ocupam as posições 5, 6 e 1.  Depois do saque, os jogadores podem se deslocar e ocupar qualquer posição na sua própria quadra e na zona livre. Uma falta de posicionamento leva à perda do ponto.  Quando a equipe ganha o direito de sacar, seus jogadores efetuam o chamado rodízio, avançando uma posição no sentido horário. O jogador na posição 2 vai para a posição 1, e será ele o sacador. O jogador da posição 1 vai para a posição 6, e assim por diante.
  8. 8.  O vôlei de quadra parte de seis fundamentos para a sua prática: saque, recepção, levantamento, ataque, bloqueio e defesa.  Saque - É a ação em que começa a partida ou reinicia o jogo a cada ponto. O jogador fica posicionado atrás da linha de fundo da quadra, em qualquer posição, e tenta enviar a bola para o campo adversário passando-a por cima da rede e entre as duas antenas
  9. 9.  Recepção - Considerado um princípio de defesa, é o movimento em que o jogador executa depois do saque adversário.  Levantamento - É o passe que antecede o ataque. Normalmente o toque é feito com as duas mãos acima da cabeça.  Ataque - Popularmente conhecido como cortada é o movimento cujo jogador da um salto seguido de um golpe forte e rápido, junto à rede, com o objetivo de fazer a bola ir diretamente para o chão da quadra de jogo adversária. 
  10. 10.  Bloqueio - É a defesa de uma cortada realizada junto à rede. Este fundamento consiste em uma combinação de dois movimentos que são o salto e a formação de uma barreira com as mãos, tentando reduzir a velocidade da bola ou impedir que ela passe para o lado da quadra de sua equipe. O bloqueio pode ser simples (um jogador), duplo (dois jogadores) ou triplo (com três jogadores).
  11. 11.  Defesa - É o movimento executado após um ataque da equipe adversária que tenha passado pelo bloqueio. O seu principal objetivo, é claro, tentar impedir que a bola cai no solo, porém, sempre que possível deve proporcionar o contra-ataque, permitindo que a bola chegue às mãos de levantador. Este é um fundamento executado principalmente pelo líbero.

×