Ce diaporama a bien été signalé.
Nous utilisons votre profil LinkedIn et vos données d’activité pour vous proposer des publicités personnalisées et pertinentes. Vous pouvez changer vos préférences de publicités à tout moment.

Manipulando Planilhas Excel com Python

Slides da Oficina realizada durante o evento Idear da Universidade São Judas Unimonte.

  • Identifiez-vous pour voir les commentaires

Manipulando Planilhas Excel com Python

  1. 1. Manipulando Planilhas Excel com Python APOIO:
  2. 2. Agenda • Motivação para essa oficina • Python, o que é? Onde vive? Do que se alimenta? • Biblioteca openpyxl • Gerando planilhas Excel com python • Lendo planilhas Excel com python APOIO:
  3. 3. Motivação para essa oficina APOIO: Produtividade = Automatizar tarefas!
  4. 4. Python, o que é? Onde vive? Do que se alimenta? APOIO: Python é uma linguagem de programação: ● Multiplataforma ● Open Source (código-aberto) ● Simples e fácil ● Multi-uso (verdadeiro “bombril” :P )
  5. 5. Python, o que é? Onde vive? Do que se alimenta? APOIO: Quem usa python? ● Netflix ● Globo ● Spotify ● Google Guido Van Rossum Monty Python
  6. 6. Python, o que é? Onde vive? Do que se alimenta? APOIO: O que é necessário para usar python? ● Baixar e instalar o interpretador Python https://www.python.org/downloads/ ● Bloco de notas e linha de comando ou IDLE
  7. 7. Python, o que é? Onde vive? Do que se alimenta? APOIO: Ambientando com o IDLE
  8. 8. Biblioteca openpyxl APOIO: ● Uma biblioteca open source mantida por voluntários, para ler e gravar arquivos do Excel 2010 (xlsx, xslsm, xltx, xltm) ● Baseado no projeto open source PHPExcel ● Para instalar a biblioteca deve-se digitar na linha de comando (cmd, no caso do Windows): pip install openpyxl ● https://openpyxl.readthedocs.io/en/stable/
  9. 9. Gerando planilhas Excel com Python APOIO: ● Deve-se importar a classe Workbook da biblioteca openpyxl ● Gerar um objeto Workbook, que contém as informações do arquivo excel, e um objeto Sheet que contém as informações de uma planilha do arquivo excel
  10. 10. Gerando planilhas Excel com Python APOIO: ● Deve-se importar a classe Workbook da biblioteca openpyxl ● Gerar um objeto Workbook, que contém as informações de um arquivo excel, e um objeto Sheet que contém as informações de uma planilha ativado arquivo excel
  11. 11. Gerando planilhas Excel com Python APOIO: ● Para colocar dados nas células a maneira mais simples é referenciar o objeto sheet através de coluna e linha: A1, A2, B1, B2, etc ● Para gravar basta invocar a operação save do objeto book, informando o nome do documento que deve ser gravado.
  12. 12. Gerando planilhas Excel com Python APOIO:
  13. 13. Lendo planilhas excel com Python APOIO: ● Para abrir um arquivo excel deve-se importar a função load_workbook() da biblioteca openpyxl ● Chamando a função load_workbook('arquivo.xlsx') ele retorna um objeto book com os dados do arquivo excel. Para saber quais os nomes das planilhas existentes pode usar a propriedade book.sheetnames
  14. 14. Lendo planilhas excel com Python APOIO: ● Para obter o objeto sheet do arquivo aberto, basta referenciar ao nome da planilha existente, no exemplo 'Planilha1' ● Para recuperar um valor de uma célula, basta se referenciar a célula e obter a propriedade “value” dela, depois exibir o valor com a função print().
  15. 15. Lendo planilhas excel com Python APOIO: ● Para saber quais as células ocupadas na planilha, é possível obter os limites através da propriedade “dimensions” do objeto sheet. ● É possível exibir o seu conteúdo, utilizando as dimensões junto com a estrutura de repetição “for” para poder ler todo o conteúdo da planilha de maneira dinâmica.
  16. 16. Lendo planilhas excel com Python APOIO: ● É possível realizar operações matemáticas, como a soma de todos os valores, os valores devem ser do tipo número, não podem ser caracteres (Strings)
  17. 17. Lendo planilhas excel com Python APOIO: ● A grande vantagem vem agora! Realizar a manipulação de vários arquivos ao mesmo tempo, desde de que você saiba onde estão as informações. ● Criando uma lista com nomes de arquivos, é possível montar um programa python para ler todos os arquivos e realizar operações matemáticas.
  18. 18. Lendo planilhas excel com Python APOIO:
  19. 19. Lendo planilhas excel com Python APOIO: ● É possível utilizar o load_workbook para abrir os arquivos excel, e o Workbook para gerar um outro arquivo, com o resultado de uma operação aritmética da leitura dos arquivos excel. ● Para adicionar valores dinamicamente é possível usar a operação “append()” de um objeto sheet ● O conteúdo das variáveis f e soma serão adicionados a nova planilha.
  20. 20. Lendo planilhas excel com Python APOIO:
  21. 21. OBRIGADO!

×