Ce diaporama a bien été signalé.
Le téléchargement de votre SlideShare est en cours. ×

Trabalho História - Palestina;

Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Publicité
Chargement dans…3
×

Consultez-les par la suite

1 sur 11 Publicité
Publicité

Plus De Contenu Connexe

Plus récents (20)

Publicité

Trabalho História - Palestina;

  1. 1. Questão Palestina
  2. 2. Questão Palestina HEBREUS (JUDEUS) ÁRABES (MUÇULMANOS) RELIGIOSA HISTÓRICA OCUPACIONAL Os conflitos entre Israel e Palestina são travados desde a década de 1940 e remontam ao surgimento do movimento sionista, que defendia a fundação de um Estado judeu na Palestina. PALESTINOS
  3. 3. Histórico Até 70 d.C o território Palestino era ocupado pelos Judeus, porém dominada pelos romanos. DIÁSPORA (Expulsão dos Judeus do território da Palestina) Após a diáspora, os árabes ocupam a região e os Judeus são perseguidos por séculos na Europa. No século XIX os Judeus participam do Movimento Sionista, movimento esse de caráter religioso. Defende a criação de um Estado judeu soberano e o retorno dos judeus para a “Terra de Israel”. O movimento começou a se internacionalizar, e alguns judeus começaram a migrar para Palestina.
  4. 4. Segunda Guerra Mundial Holocausto (Perseguição aos Judeus) Em razão do holocausto mais a Guerra Fria, o Ocidente passa a apoiar o Sionismo. Para o ocidente era mais um jogo de interesses, seria excepcional ter um aliado no Oriente Médio. Na época a Inglaterra era quem controlava o território palestino. No entanto ela sede o território à ONU. 1947: ONU promove a partilha da Palestina. Os palestinos ficam insatisfeitos e dão início aos conflitos Árabes-Israelense.
  5. 5. 1948: Guerra da Formação de Israel JUDEUS PAÍSES ÁRABES VITORIOSOS CRIAÇÃO DO ESTADO DE ISRAEL ÁRABES PERDEM SEU TERRITÓRIO • Jordânia (Cisjordânia) • Egito (Faixa de Gaza)
  6. 6. 1956: Guerra de Suez (Canal do Egito) LIGA O MAR VERMELHO AO MAR MEDITERRÂNEO • Nasser assume o poder no Egito Nacionaliza o canal de Suez e manda tropas para fronteira de Israel. EGITO FRANÇA INGLATERRA ISRAEL URSS PEDEM REFORÇOS AO EUA, MAS NÃO É CONCEDIDO
  7. 7. 1967: Guerra dos 6 dias A justificativa para o conflito, iniciado por Israel, foi a antecipação a uma possível invasão árabe. A Guerra dos Seis Dias ocorreu em junho de 1967 e resultou na rápida vitória israelense sobre as tropas do Egito, Síria e Jordânia. Com a vitória, Israel anexou a seu território a Península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia, Jerusalém e as Colinas do Golã. MAIOR ALTERAÇÃO DAS FRONTEIRAS
  8. 8. 1973:Guerra do Yom Kippur FERIADO JUDEU (DIA DO PERDÃO) ÁRABES ATACAM NO FERIADO JUDEUS CONTRATACAM E SAEM VITORIOSOS COM A VITÓRIA DOS JUDEUS, OS EUA APOIAM OS JUDEUS DECLARADAMENTE. As sete irmãs são contra o apoio dos EUA à Israel e com isso nacionalizam as reservas de petróleo. O preço do petróleo aumenta.
  9. 9. 1979: Acordo de Camp David EGITO ISRAEL Acordo de Camp David firmava a paz entre os dois países e também permitia ao Egito recuperar o Sinai. ANWAR SADAT MORTO EUA com sua influência coloca Hosni Mubarak no poder.
  10. 10. 1987: Intifadas (Revoltas palestinas) HAMAS (DESTRUIÇÃO DE ISRAEL) OLP (Organização para a libertação da Palestina) ISRAEL 1995: RABIN É ASSASSINADO 1993: Acordo de Oslo (Paz em Israel em troca da Cisjordânia mais a Faixa de Gaza) ANP (Autoridade Nacional Palestina) A Cisjordânia é então controlada pelo FATAH e a Faixa de Gaza pelo HAMAS, o governo Israelense não fica contente com tal decisão e anula o acordo. Concluindo então a situação atual a qual os palestinos ainda não possuem um Estado próprio.
  11. 11. • Yara • Alyson • Melyssa • Raquel • Gabrielle • Francisco

×